Tech recruiter e os desafios para atuar em um mercado escasso e disputado

Tech recruiter e os desafios para atuar em um mercado escasso e disputado

Por Guilherme Junqueira*

Com a grande demanda por profissionais de tecnologia e perspectivas de que a oferta de trabalho deve seguir aumentando pelos próximos anos no setor, um profissional ganhou destaque no mercado, o tech recruiter . Uma pesquisa recente do LinkedIn, intitulada LinkedIn Economic Graphic, realizada na própria plataforma, elencou os 10 empregos em alta em 2022 e, dentre as profissões, essa foi um dos destaques.

Em um cenário de intensa busca por talentos na área de tecnologia, é natural o aumento desse tipo de profissional. Para auxiliar na busca das empresas por bons desenvolvedores, com os requisitos técnicos necessários para as oportunidades, muitas empresas perceberam que não basta apenas um recrutador comum, é necessário um profissional especializado, que entenda em algum grau de profundidade o universo tech para selecionar bons talentos.

Com isso, os tech recruiter têm à frente o desafio de aprimorar os processos de recrutamento e selecionar talentos levando em conta hard skills, mas também soft skills. Apesar dos bons salários ofertados a esses profissionais, é necessário estudos e desenvolvimento contínuo para atuar em um mercado que está sempre em constante mudança.

Preparação é o primeiro passo

O tech recruiter tem um desafio que o difere da maior parte dos recrutadores comuns que é o de selecionar profissionais qualificados em meio a uma grande escassez de mão de obra. Em suma, diferentemente da maioria das outras profissões, no caso dos talentos da área de tecnologia, em razão da falta de mão de obra, a margem para erros na escolha de alguém é mínima. É necessário muita preparação e estudo.

Por isso, estar atualizado sobre o universo das tecnologias para ter um panorama mais completo sobre o seu funcionamento, bem como as principais necessidades, habilidades e técnicas é imprescindível. Mas não apenas isso, devido às características da área, é necessário aprimorar seus conhecimentos constantemente para não ficar desatualizado.

Contar com Tech recruiter pode trazer mais eficiência para a empresa

Como dito antes, selecionar profissionais de TI tem sido um grande desafio para muitas empresas em razão da escassez. Por isso é tão necessário alguém especializado para cuidar do processo. Além dos ganhos operacionais, como uma eficiência maior na contratação dos talentos necessários para as demandas das empresas, isso se reflete também em um posicionamento que expressa maior cuidado por parte da companhia com os talentos.

Neste sentido, empresas que contam com um profissional tech recruiter podem ser mais eficientes e também mais visadas pelos candidatos pelo cuidado maior no processo, na abordagem e filtro das oportunidades.

Para concluir, as perspectivas para quem almeja atuar como tech recruiter são ótimas. Até o mercado alcançar um equilíbrio entre demanda de oferta, ainda levará alguns anos, o que pode favorecer a categoria, que deve ter ofertas de trabalho mais atraentes e desenvolvimento profissional.

Guilherme Junqueira é CEO da Gama Academy

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E a privacidade? Os limites no uso de aplicativos de gestão

E a privacidade? Os limites no uso de aplicativos de gestão

Maioria das pessoas prefere usar um só dispositivo para assuntos pessoais e de trabalho. Quais os riscos para o empregador e o empregado?

Felipo Corvalan

Smartphones e sistemas de gerenciamento ocupam grande espaço em nossas vidas. Só na Apple Store são 2,2 milhões de aplicativos disponíveis. A Play Store, loja do Google, conta com 2,8 milhões de apps. Com tanta tecnologia disponível, não há binômio mais contemporâneo: privacidade e qualidade de vida.

Para a gestão empresarial, contexto deste artigo, a importante vantagem do mundo tecnológico é, justamente, a mobilidade. Aplicativos de manuseio de cartão de ponto, gerenciamento de painel de atividades e de produtividade, chamadas de vídeo, geolocalização, mensagens instantâneas e, claro, o bom e velho e-mail tornam tudo muito mais prático e ágil.

A informação disponível a qualquer momento acelera as respostas a demandas. Sem isso, a burocracia domina os processos, todo retorno leva um tempo maior. Em plena era da informação, um software de gestão empresarial é ferramenta essencial para gestores conhecerem a realidade da empresa, assim como vislumbrarem tendências e disporem de suporte para as estratégias da organização.

Um sistema de gestão torna viável a automação de tarefas e a otimização dos processos empresariais. Assegura maior controle sobre as operações da empresa, reduz custos e riscos da atividade empresarial e disponibiliza informações seguras sobre os resultados alcançados, de forma imediata.

A propósito, você conhece o BYOD?

É uma sigla para Bring Your Own Device, traga seu próprio dispositivo, em português. Conceito de infraestrutura tecnológica que consiste no uso de aparelhos dos próprios funcionários para desempenhar atividades empresariais.

O BYOD vem ganhando força, principalmente, porque a maioria das pessoas prefere a liberdade de usar apenas um dispositivo tanto para assuntos pessoais como para aqueles relativos à vida corporativa.

Existem algumas formas de implementar o BYOD. Uma delas é estabelecer que a organização tem o direito de controlar o dispositivo, uma vez que os dados de trabalho acessados são da empresa. Isso é importante para que informações sensíveis não fiquem desprotegidas. Outra opção é a empresa arcar com os custos da tecnologia; porém, se o funcionário não se sentir confortável com o aparelho, tem o direito de utilizar o seu próprio. E ainda há a possibilidade de fazer a transferência legal do aparelho para o colaborador.

As três formas oferecem vantagens, mas precisam ser bem avaliadas. Quais aparelhos poderão acessar dados? Quais serão as restrições? Mais importante, quanto essa facilidade afetará, direta ou indiretamente, a vida particular dos colaboradores.

O desafio é encontrar o equilíbrio entre um ambiente seguro e a capacidade de permitir ao funcionário acessar os dados em diversas e simplificadas formas. A mistura entre as escolhas pessoais e a segurança empresarial é essencial.

Empresas que encontram esse equilíbrio contam com funcionários mais satisfeitos e com índice de produção acima da média, além de aumentarem a velocidade de resposta para situações críticas.

E no direito, como estamos?

Ainda não há consenso no uso da tecnologia como instrumento de operação do direito. Um exemplo é o uso da geolocalização como meio hábil de prova para comprovar horas extras. A grande maioria dos aplicativos nos smartphones possui sistema de rastreamento por geolocalização. Com esses dados ativados, é possível que empresas como a Google saibam, com boa precisão, os locais onde o usuário do smartphone estava no dia “x” e na hora “y”. É uma boa ferramenta jurídica para averiguar se, de fato, uma alegação de horas extras em uma reclamatória trabalhista é procedente. Por outro lado, há quem defenda se tratar de medida invasiva à vida particular e que tal prova de rastreamento pode violar direitos constitucionais.

Sobre o tema, aspas ao parecer do Ministério Público do Trabalho de Porto Alegre, de relatoria do ilustríssimo Procurador do Trabalho Cristiano Bocorny Corrêa:

"A publicação feita por uma pessoa em rede social, como é o caso do "facebook" versando no requerimento formulado na petição inicial, não é propriamente uma informação "privada" ou "sigilosa", e vem sendo, sim, largamente utilizada tanto no processo penal e civil, quanto, inclusive, nessa Justiça do Trabalho, tendo esse Procurador do Trabalho presenciado já, por diversas vezes, o uso de textos extraídos de redes sociais nos processos, utilizados tanto por empregado quanto por empregador, na condição de parte adversa àquela de quem originada a publicação, sem que dali prevalecesse qualquer discussão acerca de uma suposta "violação de privacidade" (mesmo porque, repita-se, são publicações feitas e dadas a conhecer por seus autores em redes sociais, onde qualquer um de seus seguidores pode dar a elas o encaminhamento e a publicidade que quiser, sem que disso o autor da publicação tenha qualquer controle superveniente".

Portanto, não temos como evitar a relação “siamesa” entre nossa vida particular e as benesses da tecnologia. O direito, inclusive, terá que se adequar a estes novos tempos.

Voltando ao tema deste artigo, o sistema de gestão empresarial baseado na tecnologia favorece uma visão de 360 graus do desempenho de cada processo do negócio. Isso permite aprimorar controles internos e gerenciar a empresa com plena consciência de limitações e potencialidades, de modo que possam ser tomadas ações para superar obstáculos e aproveitar oportunidades.

Em contrapartida, ao empregador cabe o desafio de orientar seus gestores e colaboradores para a utilização adequada dos meios tecnológicos, a fim de saberem quais são os limites da privacidade digital.

A tecnologia veio para ajudar e facilitar. Enquanto os limites legais sobre o tema ainda estão em construção, é fundamental que empregado e empregador sejam cuidadosos para manter o equilíbrio no binómio privacidade e qualidade de vida.

*Felipo Corvalan é advogado no Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica

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Grupo Boticário investe em inovação, exclusividade e tendências de perfumaria voltado ao comportamento do consumidor  

Grupo Boticário investe em inovação, exclusividade e tendências de perfumaria voltado ao comportamento do consumidor

Há mais de 25 anos no grupo, César Veiga assume como primeiro perfumista para liderar estudos de fragrâncias, suas composições e inovações

Muitas vezes, a perfumaria é tratada como algo puramente estético, no entanto, não é nisso que o Grupo Boticário acredita. Para a empresa que tem grande expertise em fragrâncias, principalmente pela história de sua primeira marca, O Boticário, que tem seu carro chefe exatamente nesse segmento, os aromas transcendem a moda e adentram o universo do bem-estar. E é com esse foco que o Grupo comunica seu novo e primeiro perfumista da história, César Veiga. A partir de agora, as marcas que já vêm investindo em inovação e estudos aprofundados, como é o caso do Centro de Pesquisas do Olfato (CPO), dão mais um passo na direção de entender as dores e necessidades da sociedade e do consumidor.

Há mais de 25 anos no ecossistema de beleza e com experiência como Expert em Avaliação de Fragrâncias – Núcleo de Inteligência Olfativa do Boticário, César fez parte do desenvolvimento de grandes ícones da perfumaria do Grupo Boticário como Malbec, Egeo Dolce e Lily e das recentes inovações como a primeira fragrância do mundo desenvolvida com ajuda da Inteligência Artificial, além de projetos com uso de neurociência e implementação do CPO - Centro de Pesquisa do Olfato - área responsável por fomentar conhecimento no campo da pesquisa sobre o olfato e sua relação com bem-estar e comportamento humano, gerando valor para a sociedade e para o negócio. Com o novo cargo, César passa a atuar como perfumista das marcas do Grupo Boticário e trará um olhar ainda maior para tecnologia aliada ao desenvolvimento de pesquisas e estudos que levem para a antecipação de tendências e a novos caminhos olfativos proprietários, construídos com base em elementos inovadores e exclusivos, produzidos no Laboratório Quintana, exclusivo do Grupo.

Para César, as fragrâncias são grandes meios de comunicação e quando escolhemos uma, buscamos transmitir nossa personalidade, sentimentos e intenções, bem como, o poder de ajudar a balizar o emocional. Um bom exemplo disso foi o período pandêmico pelo qual o planeta passou em 2020 e que ainda deixa resquícios, mas já sem tantas restrições. “No início da pandemia, quando estávamos em casa, ansiosos e preocupados, as pessoas procuraram aromas que remetessem à paz, tranquilidade e acolhimento. Não à toa, fragrâncias como Floratta in Blue e Free Hugs, foram tão procuradas”, lembra.

Agora o momento é outro. Segundo o perfumista, com a volta às ruas, ao trabalho, aos bares e festas, a ideia é impactar. “Em 2023 é provável que tenhamos ainda mais eventos presenciais, o que nos mostra que para o próximo ano, fragrâncias marcantes e com maior difusão, que levem o consumidor ao lugar do lúdico, divertido, sedutor, e que promovam a sensação de aproximar e o calor de um abraço tendem a ganhar as ruas, como é o caso das linhas Malbec, Eudora e Glamour ”, afirma. Para tanto, é preciso que cada vez mais, as marcas se debrucem em estudos e pesquisas aprofundadas que mostrem esses movimentos e busquem soluções exclusivas. “Estamos empenhados em avançar na construção de matérias-primas proprietárias (exclusivas), ou seja, identificando aromas únicos , sempre com um olhar na sustentabilidade e inovação , trazendo aquele toque secreto de sedução e encantamento , assim como algumas das icônicas fragrâncias O Boticário: Lily, Malbec e Coffee”, afirma.

O perfumista diz ainda que trabalhar profundamente as novas matérias-primas proprietárias , validando os novos olfativos das marcas do Grupo Boticário e vislumbrar o futuro é o seu principal desafio daqui pra frente. “Mas é muito mais que isso. Trabalharemos em 2023 ainda mais o laboratório interno de desenvolvimento de novos olfativos, sempre com olhar para a cadeia como um todo e para o aprimoramento da sustentabilidade de nossas fórmulas e em parceria com as nossas casas de fragrâncias espalhadas pelo mundo trazer sempre novidades para encantar ainda mais nossos consumidores e contribuir para marcar momentos inesquecíveis de suas memórias olfativas . Estou muito animado e certo de que em breve voltaremos com novidades surpreendentes, na linha que o GB sempre atua. Amo o que faço e me conecto com o propósito da marca Boticário e que também se faz presente em todo grupo: o amor”, finaliza.

Um pouco mais sobre César Veiga

Formado em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), César começou sua trajetória no GB em 1996, como estagiário na marca Boticário, sendo o último cargo ocupado por ele foi a de Expert em Fragrâncias do Grupo Boticário. Com mais de duas décadas de atuação, o profissional que começou sua carreira trabalhando na área da saúde fazendo análises clínicas, desde cedo descobriu que a química dos cheiros o encantava e essa paixão é selada agora com a formação como perfumista, investimento do GB no profissional e na área de fragrâncias já tradicional das marcas.

#OndeTemAmorTemBeleza

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.

Fontes:

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2021. Total Brasil, 2000 lares.

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é brasileiro, multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.U.I e Dr. JONES, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São 14 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, o Grupo tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 45 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. O Grupo atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br 

www.boticario.com.br 

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A transformação digital está nos deixando mais solitários?

A transformação digital está nos deixando mais solitários?

A tecnologia está conectando ou isolando as pessoas? O psicólogo da Holiste Psiquiatria, Cláudio Melo, avalia o fenômeno da solidão entre os brasileiros

Mais da metade dos brasileiros afirmam que se sentem solitários. A informação faz parte de um levantamento realizado pela Ipsos com pessoas de 28 países sobre o impacto da Covid. Dentre todas as nações, o Brasil registrou o maior índice de solidão. Outra pesquisa sobre o fenômeno, com foco em adolescentes, sugere que uma das possíveis causas pode ser o uso excessivo de smartphones. Será que o estilo de vida conectado isola as pessoas? Para o psicólogo Claudio Melo, especialista da Holiste Psiquiatria, não se deve vilanizar a tecnologia.

"A transformação digital pode ter um impacto na solidão de algumas pessoas, ao afastá-la de outras atividades sociais e face a face. No entanto, também pode ser uma maneira eficaz de combatê-la, por exemplo, nos conectando a amigos e familiares à distância. O que precisamos nos atentar é que o sentimento pode ser uma experiência normal e saudável em determinadas situações, mas a solidão excessiva ou prolongada pode ser um sinal de problemas de saúde mental ou emocional", alerta.

Nos casos mais graves, quando a pessoa não tem controle ou possui severas dificuldades em conviver com os outros, em função de seu comportamento ou personalidade, a solidão pode ser sinal de problemas relacionados à saúde mental. O psicólogo aponta que, em alguns casos, mesmo na companhia de outras pessoas, vivenciamos solidão, pois não sentimos conexão ou apoio de quem nos cerca, mas esta percepção também pode indicar sinais de adoecimento emocional.

"Em resumo, é importante equilibrar o uso da tecnologia com atividades sociais e de interação presencial. A solidão é uma experiência humana não necessariamente patológica que pode surgir em qualquer momento da vida. Algumas pessoas podem sentir-se solitárias em momentos de transição, como mudar de cidade ou após um divórcio. Isso faz parte do processo de adaptação, o que chamamos de trabalho de luto. Contudo, se a solidão estiver afetando negativamente a sua saúde mental, é hora de procurar ajuda profissional", destaca Claudio Melo.

Grupos mais vulneráveis

Apesar de poder afetar a todas as pessoas em algum momento, o especialista da Holiste Psiquiatria afirma que a solidão pode ser um problema mais recorrente em determinadas fases da vida: adolescência e velhice. "Na adolescência, por exemplo, em que o jovem está passando por um processo de transição para a vida adulta, estas mudanças podem ser fonte de solidão. Outro caso muito comum é na terceira idade, seja por conta do afastamento dos entes queridos e até mesmo pela morte de amigos ou companheiros de vida, ou até mesmo pela própria estrutura social que isola e desampara as pessoas nessa idade".

Assim, são muitos os aspectos que podem ser gatilhos para a solidão. O mais importante é perceber que se há sofrimento emocional e psíquico, a ajuda profissional pode ser o primeiro passo para uma vida menos solitária. Quando o assunto é saúde mental, a informação é o primeiro passo do tratamento. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://holiste.com.br/

Sobre a Holiste

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br

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Três penteados masculinos para iniciar o ano novo

Três penteados masculinos para iniciar o ano novo

A Coordenadora Técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo, ensina como os homens podem inovar no visual

As férias de verão são o período perfeito para inovar no visual e começar 2023 com um novo look. Cada vez mais vaidosos, os homens também aproveitam a época para experimentar novas cores, cortes e estilos, como é o caso dos cabelos platinados - o famoso "nevou" - ou de penteados diferentes, como inspirado na série Peaky Blinders, que vem ganhando notoriedade nas redes sociais. Conheça 3 penteados simples de fazer, mas que fazem sucesso nos salões de beleza.

Arrojado e imponente: O penteado inspirado no personagem Arthur Shelby, da série Peaky Blinders, está fazendo a cabeça de muitos brasileiros. O segredo é um undercut, que traz a nuca e as laterais mais curtas, mantendo em destaque a parte superior da cabeça. O caminho para alcançar o visual da série é pentear o cabelo todo para trás com a ajuda de um gel com bastante fixação, como o Gel Cola Yamá Fix.

Clássico e versátil: O topete é um clássico dos penteados masculinos e pode ser revisitado para um efeito mais tradicional ou mais moderno, dependendo da finalização. Para um penteado alto e com bastante durabilidade, aplique um pouco do Gel Pedra Yamá Fix, com fixação hiper forte, nos fios. A linha conta resistência à umidade e, por isso, permite fixação por mais tempo.

Volume e definição: Para destacar os cabelos crespos e cacheados, a técnica COG é uma alternativa para finalizar as madeixas. Composta de três passos, a ordem de produtos é: creme de pentear, óleo capilar e gel. Com os cabelos úmidos passe o leave-in, em seguida aplique algumas gotas de óleo nas mãos e espalhe pelos fios. Por último, venha com uma pequena quantidade do Gel Aço Yamá Fix, com fixação extrema, e amasse os cachos de baixo para cima. Com PH neutro e sem álcool na composição, o produto não resseca os cabelos.

Os produtos da Linha Yamá Fix podem ser encontrados nas prateleiras de todo Brasil, assim como nas lojas onlines e e-commerces. Para mais informações, acesse: www.yama.com.br 

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