Trombectomia: nova tecnologia para tratamento de AVC deve chegar ao SUS

Trombectomia: nova tecnologia para tratamento de AVC deve chegar ao SUS

Hospital universitário busca captar R$ 8,7 milhões para projeto que moderniza diagnósticos minimamente invasivos e pode beneficiar mais de 1,2 mil idosos

A cada hora, 11 pessoas morrem por acidentes vasculares cerebrais (AVCs) no Brasil. Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, somente nos seis primeiros meses de 2022 foram registradas mais de 56,3 mil mortes pela doença. O derrame cerebral é também responsável pela maior incidência de danos neurológicos e incapacidade no mundo, com uma taxa de 70% de pessoas que carregam algum prejuízo funcional e 30% que apresentam dificuldades de locomoção. Dados como esses mostram a necessidade de procedimentos cada vez mais especializados e impulsionam para que o SUS tenha uma nova tecnologia disponível: a trombectomia.

"É um procedimento endovascular, ou seja, uma cirurgia realizada por cateterismo, sem grandes cortes, em que o objetivo é realizar a retirada do trombo ou coágulo que está causando o entupimento de um vaso sanguíneo cerebral", explica a neurocirurgiã do Hospital Universitário Cajuru, Luana Gatto. De acordo com a médica, a alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral pode ser isquêmica, quando há o bloqueio de uma artéria, ou hemorrágica, quando um vaso sanguíneo é rompido. No caso de um derrame cerebral isquêmico, que corresponde a 85% dos casos, a inserção de um cateter no vaso sanguíneo do paciente, para remover o bloqueio e restaurar o fluxo sanguíneo, pode salvar muitas vidas.

O procedimento faz parte do serviço de hemodinâmica: uma estrutura fundamental nesse processo de tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas. Uma das causas mais comuns de mortes no país, as doenças cardíacas podem ser ainda mais suscetíveis em idosos, já que a cada duas pessoas com mais de 80 anos, ao menos uma é hipertensa - de acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. "Com o avanço da tecnologia e de novas técnicas de tratamento é possível realizar intervenções minimamente invasivas em doenças que antes eram tratadas apenas com cirurgias abertas de grande porte", explica o cardiologista Rômulo Francisco de Almeida Torres, do Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba (PR).

"A agilidade do procedimento e da recuperação impacta diretamente no melhor resultado para a saúde do paciente", afirma o médico. Dedicados em diagnosticar e tratar doenças de forma certeira, os profissionais da saúde que trabalham na hemodinâmica do hospital paranaense com atendimento 100% SUS reconhecem que o setor é importante, principalmente para o tratamento de pessoas com a idade mais avançada. "Quanto mais idosa a população, mais patologias associadas ao envelhecimento são observadas", analisa Rômulo.

Investimento em tecnologia

Para oferecer mais segurança aos pacientes idosos com doenças cardíacas, neurológicas e vasculares, um projeto do Hospital Universitário Cajuru deve promover justamente a modernização do setor de hemodinâmica. Com a aquisição de novos equipamentos, a intenção é que 1,2 mil idosos passem a ser beneficiados a cada ano – mas o volume de atendimentos será ainda maior considerando as demais faixas etárias. Para o investimento se tornar realidade, a instituição lança mão de campanhas para captação de R$ 8,7 milhões, a partir do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. ”A destinação de valores via percentual de Imposto de Renda devido, seja de pessoa física ou jurídica, é fundamental para darmos sequência ao nosso atendimento humanizado e de qualidade. Dessa forma, o contribuinte consegue escolher em que seu dinheiro será aplicado e ter a certeza de que foi em um projeto que realmente beneficia a população", afirma o diretor-geral do hospital, Juliano Gasparetto.

Além de uma significativa melhoria na assistência, Juliano Gasparetto explica que o novo equipamento e as novas instalações da hemodinâmica irão gerar oportunidades de aprendizado para residentes, estudantes e, também, profissionais que atuam no setor. “Somos uma instituição filantrópica e 100% SUS, atuando com um déficit de cerca de R$ 1,5 milhão ao mês. Por isso, a contribuição da população e de empresas é fundamental para que nosso hospital-escola continue a salvar vidas", complementa.

Para mais informações sobre como ajudar o Hospital Universitário Cajuru, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 99685-9405 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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Nova plataforma de ensino oferece formação e atualização de profissionais de saúde

Nova plataforma de ensino oferece formação e atualização de profissionais de saúde

O Centro de Estudos e Pesquisa em Emergências Médicas e Terapia Intensiva - Cepeti acaba de lançar a plataforma Intensiva, um método de ensino a distância que oferece toda a expertise adquirida durante os 23 anos da instituição paranaense.

Por meio de um método de ensino e aprendizagem moderno e ágil, a ferramenta oferece ao aluno um ambiente interativo e que possibilita ao aluno realizar os cursos de acordo com o tempo disponível. A plataforma apresenta duas áreas de formação específicas - a Intensiva Med, com conteúdo voltado para médicos intensivistas, e a Intensiva Multi, destinada a profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e demais áreas da saúde.

Dentro da plataforma, o aluno tem acesso a trilhas de desenvolvimento, com temas específicos e de alta relevância, como segurança do paciente, procedimentos à beira do leito, emergências médicas, suportes básico e avançado à vida. A Intensiva oferece também testes e materiais complementares para a fixação do conteúdo e ainda a oportunidade de interagir com o professor por meio de fóruns.

O diretor do CEPETI e médico intensivista, Dr. Álvaro Réa-Neto, revela que a criação da plataforma surgiu da ideia de disponibilizar e compartilhar o dia a dia de quem atua em UTI, contribuindo para a formação e atualização constante de médicos e demais profissionais da área. “Todo material é selecionado e produzido pela equipe do CEPETI buscando proporcionar a melhor experiência de ensino e aprendizagem. Nossa plataforma Intensiva, será um diferencial na formação e na atualização dos profissionais da área de medicina intensiva”, destaca o diretor do Cepeti. 

Sobre o CEPETI

Criado em 1999, o Centro de Estudos e Pesquisa em Emergências Médicas e Terapia Intensiva atua no aprimoramento educacional e científico na área de medicina intensiva. Por meio de constante atualização, presta um atendimento humanizado, ético, assertivo e com excelência em resultados.

Tem como foco atender e estudar o paciente crítico tendo em vista sempre a qualidade e segurança assistencial, exercendo as melhores práticas, agregando aos pacientes satisfação, saúde e qualidade de vida. O CEPETI foi idealizado com o objetivo de colaborar com a boa prática de Terapia Intensiva; aprimorar o desempenho de todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente em UTI (médicos e equipe multidisciplinar); estimular o trabalho de pesquisa, ensino e assistência e promover cursos, simpósios, estudos, reuniões, congressos e similares.

O CEPETI é responsável por oito UTIs de hospitais públicos e privados de Curitiba, dentre eles o Hospital do Trabalhador, Santa Casa e Hospital VITA Batel.

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GPTW: Muito mais do que um selo, certificação mostra importância das pessoas para o Sicredi

GPTW: Muito mais do que um selo, certificação mostra importância das pessoas para o Sicredi

*Rodrigo Wegener

Em agosto de 2022 recebemos uma notícia que muito nos orgulha, o Sicredi foi certificado pelo segundo ano consecutivo pela consultoria global Great Place to Work (GPTW – Excelente Lugar Para Trabalhar, na tradução da sigla em inglês). Mais do que um título, essa certificação é resultado de uma análise criteriosa, que demonstra o foco da nossa empresa em colocar as pessoas no centro das decisões, o que vale não somente para os nossos mais de seis milhões de associados, mas, antes disso, para nossos mais de 37 mil colaboradores.

A certificação pela metodologia GPTW acontece quando a instituição atinge a nota mínima de 70 pontos percentuais em uma pesquisa de clima respondida de forma anônima e voluntária por seus colaboradores. As perguntas avaliam a percepção e a experiência das pessoas em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Colaboração.

Neste ano, nossa pesquisa de clima contou com a participação de 29 mil pessoas, que contribuíram com sua percepção sobre como é trabalhar no Sicredi, atingindo um resultado (índice de confiança) de 89%, um ponto percentual acima da pesquisa de clima de 2021, e nossa maior nota histórica. Esse resultado crescente demonstra que estamos unidos para cumprir nosso propósito e praticando um dos pilares importantes da nossa estratégia, Pessoas Engajadas: gerando orgulho, conexão e vínculo com os nossos valores e a nossa essência.

Orgulho de trabalhar no Sicredi

Os destaques da certificação deste ano passaram por várias dimensões do questionário. No quesito “Orgulho”, por exemplo, a frase “Levando-se tudo em conta, eu diria que este é um excelente lugar para trabalhar” obteve resultado de 96 pontos em uma escala de 100, mesma nota atribuída à citação “Quando vejo o que fazemos por aqui, sinto orgulho”.

Esses são resultados que demonstram que estamos caminhando de forma coerente em cumprir nosso propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”, o que só é possível a partir de uma cultura de confiança e um ambiente saudável de trabalho, que permite que os colaboradores vivam a essência do que é feito pelo Sicredi, sabendo que são parte do impacto positivo promovido na sociedade.

Outro dado importante para o Sicredi é entender o momento e evolução dentro do Employee Net Promoter Score (eNPS), dado que mostra o nível de engajamento dos colaboradores. Nesse sentido, a questão “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria essa empresa para um amigo trabalhar?” teve nota 83, dois pontos a mais do que em 2021, resultado que nos mantém na zona de excelência.

Todos os destaques são dignos de celebração e, com razão, nos enchem de orgulho, mas o processo de sermos um Great Place to Work é mais do que isso. A própria jornada nos ensina muito! De todos os aprendizados, o mais importante tem sido entender o que quem faz acontecer no dia a dia tem a dizer. Os números têm seu real sentido ao gerarem base para ações evolutivas. Graças à análise dos resultados da pesquisa, nossas práticas podem se desenvolver cada vez mais. Diante disto, são feitos trabalhos envolvendo as lideranças, em diversas frentes, para propor ações de impacto real no clima.

A participação das lideranças no processo de clima e engajamento, inclusive, é fundamental para nossa jornada de aprendizado e evolução constante. Ao longo do ano, gestores foram conscientizados sobre seu papel nas dimensões de credibilidade, respeito e imparcialidade, na qual estão diretamente relacionados com a pesquisa de clima e metodologia GPTW.

Somente com essa transformação interna e real sendo feita de forma contínua é que o nosso propósito se manterá vivo, com um ambiente interno de confiança, respeito, diversidade e inovação, que se reflete da porta para fora, no relacionamento com os associados.

O olho no olho nas relações, a maneira colaborativa de lidar com as situações do dia a dia, a busca pelo desenvolvimento e a preocupação em compartilhar conhecimento são detalhes que nós valorizamos e sintetizam o nosso “Jeito Sicredi de Ser”. Nossa missão como instituição fortalece essa cultura ao propor a valorização do relacionamento e a melhora da qualidade de vida.

Somente com a força do coletivo seremos capazes de transformar o nosso mundo. Por isso, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções financeiras que apoiam o associado, procuramos nos manter próximos e conectados com os princípios e valores do cooperativismo, o que só é possível em uma empresa formada por pessoas felizes e engajadas.

*Rodrigo Wegener é superintendente de Gestão de Pessoas do Sicredi

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Phil Young's abre nova unidade dentro da Universidade Positivo

Phil Young's abre nova unidade dentro da Universidade Positivo

No segundo semestre, as salas de aula da Universidade Positivo (UP), por onde passam milhares de alunos diariamente, vão abrigar uma nova unidade da Phil Young’s English School, escola com mais de 40 anos de atuação no ensino da Língua Inglesa. A novidade vai atender a estudantes de todos os cursos da Universidade Positivo, além de colaboradores da instituição e toda a comunidade em torno do campus Ecoville.

Para a CMO (chief marketing officer) da Phil Young’s, Marcella Rasera, esse é mais um passo de um projeto que a empresa já vinha desenvolvendo: o de levar aulas de idiomas para dentro de outras instituições de ensino. O modelo será ofertado de forma pioneira em uma instituição de ensino superior. “A oportunidade de replicar esse formato dentro de uma universidade é única. A forma como desenhamos essa parceria vai enriquecer ambos os lados e trazer benefícios para os alunos em comum”, destaca.

Parte de uma nova estratégia de integração da Universidade com a comunidade, por meio da UP Experience, a parceria com a Phil Young’s é uma forma de permitir que os estudantes aproveitem melhor o tempo que passam dentro do campus. O diretor da UP Experience, Eduardo Faria, explica que o objetivo é firmar outros convênios como esse, buscando marcas líderes de seu segmento, como a Phill Young's, que são reconhecidas principalmente pela qualidade de seus serviços e produtos. “Queremos que nossos estudantes vejam o campus como uma extensão de suas vidas. Muitas de nossas ações têm sido orientadas para trazê-los para mais perto da infraestrutura que temos à disposição aqui”, afirma.

Com bolsas de até 100% para alunos da UP, as aulas da Phil Young’s começam no dia 29 de agosto. Colaboradores, professores e alunos terão 15% de desconto para estudar no campus Ecoville e 10% em outras unidades. As aulas terão duração de duas horas, sempre às segundas e quartas ou terças e quintas, e acontecem em todos os turnos. O curso é voltado apenas para adultos. “Temos que estar onde os alunos estão, facilitar a vida deles o máximo possível. Como eles passam a maior parte do tempo dentro do campus, deslocar-se para uma escola de idiomas pode ser um impeditivo para aprender”, ressalta Marcella.

Serviço:

Unidade Phil Young’s Universidade Positivo

Início: 29 de agosto. Matrículas durante o mês de agosto garantem 15% de desconto para o segundo semestre de 2022

Informações: philyoung.com e www.instagram.com/upexperiencebr/ 

UP EXPERIENCE

Formada por Teatro Positivo, UP Expo e pelos campi da Universidade Positivo (Ecoville, Osório e Santos Andrade), e projetada pelo arquiteto Manoel Coelho, a UP Experience é o maior e mais completo centro cultural, esportivo e científico do Paraná para a realização dos mais diversos tipos de eventos. Com mais de 500 mil m², sendo 153 mil m² de área verde, UPX é parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do Paraná e de todo o Brasil. Atuando para ser referência nacional, a UP Experience supera as expectativas do mercado e da sociedade realizando ações com qualidade e sofisticação, e democratizando o acesso de todos à cultura e ao conhecimento.

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3 Corações oferece refil de café para a Cidade do Rock durante todos os dias de festival

3 Corações oferece refil de café para a Cidade do Rock durante todos os dias de festival

A 3 Corações está mais uma vez presente no Rock in Rio. A marca inovou em 2019 ao oferecer refil de café durante todo o festival e, neste ano, não poderia ser diferente. Durante os sete dias de evento, a marca vai proporcionar diversas experiências com a bebida. O espaço da 3 Corações, instalado na Rock District, contará com uma estrutura para oferecer café de alta qualidade em formato “refil” e assim garantir a energia de quem é movido a café durante todo festival.

Todas as pessoas poderão garantir o seu copo oficial por R$ 10,00 e, automaticamente, garantir seu refil de café infinito durante todos os dias de festival. Para aqueles que forem em mais de um dia, é só levar o copo na sua bolsa e reabastece-lo no espaço localizado na Rock District ou na Rota 85.

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