23º Salão de Arte celebrou sucesso para todos  

23º Salão de Arte celebrou sucesso para todos

Evento aconteceu de 16 a 20 de agosto de 2022 no Clube Hebraica

No mês de agosto, um dos mais importantes eventos de arte voltou a figurar no calendário paulistano. Em sua 23ª edição, após 7 anos sem acontecer, o Salão de Arte reuniu grandes antiquários, galerias de arte e designers de joias que expuseram suas peças nos 5 dias de evento.
Entre os itens expostos para admiradores, estiveram grandes obras, peças e livros raros, fotografias, móveis, louças, porcelanas, lustres, abajures, pratos e uma infinidade de objetos finos para investimento.

Na seleção de expositores, passaram pelo Salão: Águia Monte Belense Antiguidades, AR Escritório de Arte, Arte 132, Began Baccarat, Caloula Filho Antiguidades, Caribe Galeria, Casa Leão Joalheria, Country House Arts & Antiques, Cris Musse Arte & Antiguidades, Ernani Leiloeiro, Ernesto Bitencourt Galeria de Arte, Espaço Eliana Benchimol, Fernanda Lynch Joias, Fernando Motta Antiquário, Hélio Livros Raros, Homenco Antiguidades, LL Galeria, Escritório de Artes Miguel Salles, Monica Botelho Joias, Museu de Arte Sacra de São Paulo, O Belo Artístico Livros Raros, Resplendor Antiguidades e Arte, Espaço Renot, Ruth Grieco Design, Sandra e Marcio, Sara Joias, Sheila Carrieri Joias e Villa Antica Leilão.

E seguindo a tradição do Salão de Arte, a venda dos ingressos e leilões beneficentes de obras e peças doadas, foi revertida para a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), que há mais de 105 anos desenvolve a autonomia de crianças, jovens, famílias e idosos em situação de vulnerabilidade e realiza, anualmente, 22 mil atendimentos nas áreas de inclusão social, apoio à educação, capacitação profissional, cultura e qualidade de vida.

Criado pela Ariane Juliani e com a companhia de Vera Lucia Chaccur Chadad a partir da 3ª edição, o evento retornou agora em 2022 com José Roberto Sevieri, da Proma, a frente da organização e com a consultoria de Vera Chadad.

Referência para o mundo das artes e antiguidades, o Salão de Arte realizou a sua 23ª edição, consolidado como o mais tradicional e representativo evento do setor em toda América Latina.

Esta edição trouxe vida, desenvolvimento, beleza e sofisticação em seus produtos nos estandes, os quais encantaram os visitantes, entre investidores, amantes das artes e colecionadores, que não decepcionaram e fizeram grandes aquisições durante a realização.
A próxima edição já está marcada para agosto de 2023 e certamente trará ainda mais variedades, peças antigas, obras importantes e o mais importante: a convivência sadia deste grupo importante da sociedade brasileira. Façam a sua programação.

Redes:

www.salaodearte.com.br 

https://www.instagram.com/salaodearte/

SOBRE SALÃO DE ARTE

Referência para o mundo das artes e antiguidades, O Salão de Arte chega a sua 23ª edição, consolidado como o mais tradicional e representativo evento do setor em toda América Latina.

Seus participantes são os mais importantes profissionais das artes, marchands, antiquários e designers de joias em atividade no Brasil.

O Salão de Arte traz vida, desenvolvimento, beleza e sofisticação, além de ser uma grande oportunidade para bons negócios.

SOBRE JOSÉ ROBERTO SEVIERI

José Roberto Sevieri, natural de São Paulo, é administrador de empresas, promotor de eventos e grande admirador da arte. Fundador da Proma Feiras, hoje é reconhecido como um dos grandes conhecedores de feiras comerciais.

Atuando desde 1977 a frente de seus negócios, Sevieri possui uma vasta experiência de mercado, recebendo diversas premiações ao longo da vida. Atualmente, é diretor e organizador do Salão de Arte, que chega a sua 23ª edição no Clube Hebraica.

Add a comment

Iluminação linear: LLUMM reúne dicas de como aplicar em cada ambiente da casa

Iluminação linear: LLUMM reúne dicas de como aplicar em cada ambiente da casa

O modelo cria um impacto visual cênico, moderno e intimista

Um projeto luminotécnico faz toda diferença nos ambientes e pode oferecer muitas sensações: conforto, relaxamento, atenção e motivação. Dentro desse aspecto, a iluminação linear é uma tendência que se tornou uma importante alternativa para trazer impacto visual e, sobretudo, uma distribuição agradável dos pontos de luz.

Mas, afinal o que é iluminação linear? A LLUMM, especialista em iluminação de alta potência e iluminação decorativa, explica o conceito. Muito usada por arquitetos e lighting designers em diferentes tipos de ambientes, ela é um sistema que permite a criação de linhas contínuas de luz que proporcionam um apelo e um efeito cênico às mais diversas aplicações, além é claro, de iluminar os espaços entregando uma luz dinâmica e confortável.

As fitas de LED são um exemplo disso. Elas permitem que os cantos mais estreitos da casa sejam iluminados, como por exemplo prateleiras, nichos e forros. Decorativa ou funcional, esse modelo cria um efeito de luz indireta aconchegante e realça a decoração.

Há 60 anos no mercado, a LLUMM traz um portfólio com muitas opções de fitas de LED. Estão disponíveis nas temperaturas branca quente, branca fria e RGB (sigla em inglês para vermelho, verde e azul). Além disso, há o sistema Smart que pode ser controlado por Wi-Fi, aplicativo ou assistente de voz. Tudo para deixar a casa mais moderna e acolhedora.

Para entregar uma iluminação ainda mais confortável às Fitas e facilitar a instalação delas, surgiram os Perfis de alumínio com dissipador em acrílico. Os modelos de embutir, sobrepor e com diversas espessuras, garantem mais versatilidade a utilização das Fitas em projetos.

Essa variedade de produtos no portfólio LLUMM consegue atender as necessidades dos projetos de iluminação. Cada pessoa tem uma preferência e cada ambiente tem um tipo de aplicação, ou seja, a iluminação é um aspecto individual, mas existem algumas boas práticas e dicas valiosas para valorizar a utilização da luz.

Na cozinha, por exemplo, a temperatura de cor branca quente é a mais indicada e pode ser instalada embaixo dos armários aéreos como uma luz de apoio para pia. Ela promove maior atenção na preparação dos alimentos.

Na sala de estar, a temperatura de cor branca quente é a ideal para trazer conforto nos momentos de descanso. Aplicar fitas e perfis nas prateleiras, nichos, bancadas ou nas sancas de gesso, cria uma iluminação indireta super aconchegante.

No escritório, local que nos demanda mais concentração, sobretudo nos tempos de home office, as Fitas LED e Perfis são ótimos companheiros para as horas de trabalho, pois garantem uma iluminação de apoio, além de gerar um cenário para as reuniões online.

No banheiro é possível misturar as temperaturas da luz de acordo com a preferência de cada pessoa. Próximo ao espelho, o indicado é apostar na luz branca fria para se barbear ou se maquiar, tarefas que precisam de mais atenção. Já a luz branca quente, que proporciona maior conforto, pode ser um artifício para um momento de relaxamento nesse espaço.

O mesmo ocorre no quarto. Fitas de alto IRC (Índice de Reprodução de Cor) deixam o closet mais funcional, pois eles reproduzem com fidelidade a cor dos objetos, ajudando na escolha de roupas e maquiagens no dia a dia. Para noites de sono deliciosas e leituras na cama, a temperatura de cor quente na cabeceira é a melhor opção.

Sem dúvida, a iluminação linear por Fitas e Perfis é uma tendência pelas inúmeras possibilidades de complementar a decoração dos ambientes e pelo conforto visual que asseguram para uma iluminação funcional. Essas soluções podem deixar qualquer ambiente mais intimista, moderno, leve e sofisticado.

Sobre a LLUMM

A LLUMM é uma empresa com 60 anos de tradição no mercado de iluminação e uma das principais do segmento, presente em todo o território nacional e também na Europa com atuação na Espanha, na França e em Portugal. Comprometida com a alta qualidade de seus produtos e satisfação dos clientes, a marca premium fabrica e importa as mais completas soluções em iluminação residencial, decorativa, comercial e empresarial, com amplo e moderno portfólio em tecnologia LED, lâmpadas e luminárias. Localizada na grande São Paulo em uma área de 100.000 m², a fábrica e a sede administrativa ocupam apenas 12.000 m², que conta com mais de 300 colaboradores diretos e indiretos. Os outros 88.000 m² são dedicados à preservação de Mata Atlântica virgem, em sintonia com a consciência ambiental da empresa, focada na eficiência energética e na preservação do meio ambiente.

Add a comment

O Boticário transforma apelo de fãs por fragrâncias descontinuadas em homenagem e relança Ma Chérie, clássico dos anos 90

O Boticário transforma apelo de fãs por fragrâncias descontinuadas em homenagem e relança Ma Chérie, clássico dos anos 90

Na companhia da filha Luísa, a atriz Fernanda Rodrigues incentiva a busca por "novos amores" e celebra a volta de Ma Chérie, a fragrância queridinha dos anos 90

Não importa se o conteúdo nas redes sociais de O Boticário é sobre um lançamento de produto, uma campanha emocionante ou um tutorial, uma coisa é certa: nos comentários haverá alguém pedindo a volta de alguma fragrância descontinuada. O fenômeno acontece desde que a marca iniciou a presença nas redes sociais, há mais de 10 anos. O que poderia ser visto como um problema se transformou em uma oportunidade que homenageia os fãs mais apegados, convidando à experimentação do portfólio de perfumaria e criando a expectativa por um dos retornos mais aguardados: Ma Chérie, fragrância lançada em 1997, em edição limitada.

"Acompanhamos de perto as interações diárias dos Botilovers nas redes sociais e identificamos a força da conversa. Não poderíamos relançar todos os pedidos, mas alimentamos a conversa que já existe nas redes, mostrando o quanto ouvimos ativamente nossos consumidores”, aponta Marcela de Masi, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário. "Trouxemos um dos produtos mais aclamados do público para relembrar grandes fragrâncias que remetem aos melhores momentos dos consumidores”, complementa.

Na proposta criada pela agência W3haus, do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, essa história é contada em um único filme, que começa em uma campanha e termina em outra. Na fase #ChegadeSdds, a atriz Fernanda Rodrigues convida os apaixonados por Boti a comentarem nas redes as fragrâncias que deixaram saudade para receberem sugestões de novas opções para experimentar. "Saudades de um a gente supera com cheiro de outro", brinca a atriz, deixando uma expectativa no ar: "mas o que é bom precisa voltar". A inteligência de dados por trás da estratégia incluiu o mapeamento do ranking das fragrâncias mais pedidas e o cruzamento com o perfil olfativo das opções no portfólio da marca. As conversas continuam nos canais da marca nas redes, no perfil de Fernanda e de influenciadores.

Quando chega o momento de revelar que um dos maiores apelos dos fãs foi atendido, Fernanda ganha a companhia da filha Luísa, de 12 anos. Elas contam juntas sobre o retorno de Ma Chérie, o queridinho dos anos 90, época em que Fernanda estourou como atriz na TV. Fernanda agora celebra que Luísa terá oportunidade de construir suas próprias memórias com Ma Chérie.

“A conversa próxima e a cocriação com a comunidade é o centro da nossa visão criativa e também o maior segredo do engajamento de Boti nas redes. Quando a gente propôs fazer algo com esse tema, que poderia ser uma ‘pedra no sapato’ – já que é impossível voltar com todas as fragrâncias–, a resposta positiva veio de imediato. Isso requer coragem e um pouquinho de frio na barriga”, comenta Natália Fava, Diretora de Criação e Conteúdo de O Boticário na W3haus.

As campanhas #ChegadeSdds e #MaChérieVoltou são integradas nos canais proprietários do Boticário no digital e, no Twitter, com o formato like to remember, que marca diretamente o @ do usuário que engajou com a primeira parte da campanha, provocando o view. Os esforços contemplam também hashtag patrocinada, trend, ativações de squad de influenciadores em conteúdos collab com a marca, com curadoria e contratação da Publination e PR da agência PROS.

FICHA TÉCNICA

Cliente: O Boticário

Nome do projeto: #ChegadeSdds e #MaChérieVoltou

Direção de Criação e Conteúdo: Natália Fava, Daniele Almeida e Larissa Magrisso

Head de Criação: Raisa Sutecas

Criação e Conteúdo: Felipe Lecina Marin, Joana Barboza, Mayrana Galas, Henrique Bruch, Luana Cachoeira e Manuela Borchardt

Estratégia e Dados: Eduardo Barreto, Daiane Hoffmann, Julianne Shtorache e Manuela Fonseca

Direção de Contas: Fernanda dos Santos e Débora Barbezani

Atendimento: Carolina Costa, Vanessa Jucá, Rafaela Braga, Rafaela Corner e Victor Batista Júlio

Diretora de Mídia: Roberta Vargas

Mídia: Aline Manha, Raphael Andrade, Stephanie Santos e Renata Manzano

Produção: Lucas Costa, Hannah Andrade e Renata Amaral

Aprovação: Sylvia Castello Branco, Nicolas Pscheidt e Caroline Cardoso

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.

**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma, novembro de 2017.

Sobre a W3haus

A W3haus é uma agência de propaganda do ecossistema Haus, formado pelas empresas HUIA (digital commerce); Brooke (produtora de conteúdo digital); CAPS (atuação in house nos clientes) e Ecglobal (plataforma colaborativa), além da Gauge (produtos/canais digitais e performance) e Inspiring (fidelização e engajamento). A agência foi fundada no ano 2000 em Porto Alegre, com operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Nestes 21 anos, vem construindo história para grandes marcas e obtendo reconhecimento, como os prêmios internacionais Cannes Lions, D&AD, Effie Awards, One Show e Webby Awards. Em 2020, foi adquirida pelo Grupo Stefanini, multinacional brasileira presente em 41 países e amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras com a visão de enfrentar os desafios de negócios e marcas dos clientes de ponta a ponta.

www.oboticario.com.br 

Add a comment

Arte e tecnologia para transformar: temas são destaque em oficinas de escolas públicas de Campo Largo e Piracicaba  

Arte e tecnologia para transformar: temas são destaque em oficinas de escolas públicas de Campo Largo e Piracicaba

Os municípios contam com o Tetear Tech, projeto criado para contribuir com a formação cultural de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda

Desde a primeira quinzena de março, escolas das redes municipais e estaduais das cidades de Campo Largo (PR) e Piracicaba (SP) contam com um apoio extra na educação de seus alunos: é o Tetear Tech – projeto da Parabolé e da Criacom, que oferece aos estudantes oficinas artísticas e tecnológicas. O projeto ficará em funcionamento nas escolas das regiões durante todo o ano letivo.

O Tetear Tech é pautado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e traz em sua essência temas voltados à Agenda 2030 das Nações Unidas. Para acontecer, o projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e por empresas patrocinadoras, chegando a nona edição em 2022. “A partir deste ano, o projeto está integrado a grade curricular em 90% das instituições parceiras, beneficiando semanalmente mais de mil crianças e adolescentes. No total de todos os anos, foram mais de cinco mil estudantes com a oportunidade de aprender gratuitamente artes visuais, circo, dança, percussão, teatro, além de criatividade, inovação e tecnologia. Este projeto e estes alunos são fruto do incentivo à cultura, integrando iniciativas públicas e privadas.” diz Rafael Galvão, coordenador geral do Tetear Tech.

O Tetear Tech é baseado em metodologias ativas e, por isso, incentiva os participantes a atuarem com suas aptidões colaborativas, criativas e críticas, favorecendo a autoestima e inclusão social. Thiago Domingues, coordenador de oficinas do Tetear Tech em Campo Largo, revela que o projeto traz benefícios para a vida. "Ao trabalhar diferentes perspectivas de aprendizagem, os alunos descobrem seus potenciais e interesses, apresentam possibilidades para lidar com o novo e escrevem sua trajetória pautada na superação de desafios, de maneira contínua. É incrível ver em cada um o brilho nos olhos ao buscar ser protagonista no processo das distintas aprendizagens”, conta Thiago.

As atividades trabalhadas nas oficinas estabelecem um diálogo entre os conhecimentos sistematizados na escola com as práticas relacionadas a vivências de processos criativos e experiências estéticas, proporcionando aos estudantes o contato com diferentes linguagens, tanto artísticas quanto tecnológicas. “Para isso, criamos uma parceria com os professores nas escolas onde o projeto acontece e, juntos, fazemos uso da cultura maker e da abordagem STEAM (Acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por meio de um viés “mão na massa” e na perspectiva do “aprender fazendo”, revela o coordenador do projeto em Piracicaba, Sergio Ferreira.

Para garantir que as aulas causem reais impactos para os estudantes, o Tetear Tech foca no aprendizado por meio de projetos, fortalecendo a importância em desenvolvermos habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, ao desenvolvimento da empatia e do autoconhecimento. “Desde a primeira edição do projeto em 2019 em Piracicaba, já notamos muitos ganhos para os jovens. Eles estão mais motivados a buscar diferentes tipos de conhecimento e entendem a importância dos momentos de troca com os demais”, relata Maurício Brasil, diretor da Escola Estadual Prof. Francisco Mariano da Costa.

Apoiadores em prol da educação

Para fazer o projeto acontecer, algumas empresas têm um papel especial na missão, como os patrocinadores Oji Papéis e Caterpillar. Os parceiros do projeto Tetear Tech contribuem para a viabilização de uma educação diferenciada e focada no futuro. ““A Caterpillar está comprometida em ajudar a construir comunidades mais fortes, resilientes e sustentáveis em todo o mundo. Por isso, buscamos investir em estratégias de desenvolvimento socioeducativo que ajudem jovens a adquirir as habilidades necessárias para o desenvolvimento da criatividade, colaboração, pensamento crítico e outras habilidades. Escolhemos apoiar o Tetear Tech porque acreditamos que a aprendizagem tecnológica, aliada aos estímulos socioemocionais praticados no projeto, contribui para preparar os jovens para um mundo de trabalho onde o conhecimento e as habilidades do currículo STEAM são muito valorizadas e cruciais para a inserção no mercado de trabalho”, conta Andrea Park, diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar.

O sentimento de fazer parte de algo maior também move Monica Salles da Oji Papéis Especiais. “Na busca por projetos para a comunidade, a Oji Papéis prioriza aqueles que agregam múltiplas habilidades. Assim, o Tetear Tech, além do teor de educação prática por meio da robótica oferece uma série de competências como resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe, essenciais para a vida.”

Dorotéa Stoco, Secretária Municipal de Educação de Campo Largo, garante que o projeto e todos os seus apoiadores são parte essencial de um caminho de sucesso que se abre para os estudantes envolvidos, o que o torna uma ação educacional de extrema relevância para o município e para o ensino público. “Cada pessoa e empresa realizadoras do Tetear Tech deixam uma semente de esperança, criatividade e amor nos alunos que participam das oficinas. Oferecer tudo isso para essas crianças e adolescentes nos dá a perspectiva de um amanhã melhor.”

Sobre o Tetear Tech

Criado para proporcionar vivência de processos criativos, contato com o universo artístico e interação com as transformações tecnológicas, o projeto acontece desde 2011 e, até então, é realizado em duas cidades (Campo Largo-PR e Piracicaba-SP) e atendeu 5.500 crianças e adolescentes no total. Para mais informações acesse o site www.tetear.com.br.

Sobre os patrocinadores

O projeto Tetear Tech é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Os idealizadores são a Parabolé e a Criacom. Tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e conta com o apoio do Instituto CLQ e Prefeitura Municipal de Campo Largo. Os patrocinadores são Scala Data Centers, Blau Farmacêutica, Oji Papéis Especiais, Frameport, Ademicon Consórcio e Investimento, Atlas Eletrodomésticos, Caterpillar, Scansource, Arcelor Mittal, Artely, Metisa e Ritmo Logística.

Add a comment
Projeto musical leva conhecimento de música erudita e concertos a escolas municipais do Paraná   

Projeto musical leva conhecimento de música erudita e concertos a escolas municipais do Paraná  

Projeto musical leva conhecimento de música erudita e concertos a escolas municipais do Paraná

Grupo passa por 10 cidades do interior levando história, oficinas e concertos didáticos para alunos e professores

O Almanaque de Música Brasileira para Crianças, idealizado pelo Duonovo e Diversa Produções, leva conhecimento de música erudita para dentro das escolas municipais do Paraná entre os dias 24 de agosto e 18 de novembro. O projeto é um incentivo da Copel, por meio do PROFICE (Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná).

Após ter passado por 20 escolas públicas do Ensino Fundamental de Curitiba, capacitar 100 professores, distribuir 3 mil livros e apresentar concertos para 5 mil crianças, o Almanaque de Música Brasileira para Crianças agora vai passar por dez cidades paranaenses de até 50 mil habitantes. Nas apresentações entre os dias 10 a 19 de agosto da segunda edição do projeto, só em Mandirituba e São Mateus do Sul, o grupo já atendeu 100 professores, quatro escolas, distribuiu mais de 260 livros e apresentaram-se para cerca de 800 crianças.

O projeto tem como objetivo fortalecer a identidade sonora brasileira e, por isso, na visão da diretora editorial e produtora executiva do programa, Priscila de Morais, faz sentido atuar dentro das escolas. “Nós queremos formar novos consumidores de música erudita e contar a história dos compositores brasileiros. Nas escolas, nós conseguimos fidelizar esse público”, conta a produtora.

Mas, segundo um dos idealizadores do projeto, Francisco de Luz, o Almanaque é muito completo porque oferece oficina de capacitação musical para professores, o almanaque com a história de compositores brasileiros para crianças e, por fim, um concerto musical para os alunos.

“Eu e o Audryn Souza [também idealizador] já fizemos muitos concertos didáticos nas escolas ao longo dos anos. Isso gera muitos momentos bacanas, mas percebemos que faltava embasamento para que os alunos sentissem melhor aquilo. Foi aí que veio o almanaque. O concerto ainda é o principal, mas há um livro que conta a história da música no Brasil e uma oficina que profissionaliza melhor os professores em relação à música”, conta Francisco, que é o violonista do Duonovo, junto do trompetista Audryn.

O Almanaque, inclusive, auxilia às escolas a cumprirem as determinações da Lei 13.278/16 (substituta da 11.769/08) que determina o ensino de música e outras linguagens artísticas nas escolas de Educação Básica. Por isso, a educadora musical Ana Marques, explica que as oficinas com os professores servem para que ela possa apresentar ferramentas musicais para que eles possam trabalhar com seus alunos.

“Muitas vezes nós associamos a música com algo muito técnico, isso é verdade, mas também temos que mostrar que a música é para todo mundo. Por isso, nós ensinamos aos professores como escutar de verdade e também apresentamos muitos jogos e brincadeiras que eles podem fazer com os alunos de uma forma leve, lúdica e acessível”, conclui Ana.

Segundo os organizadores, o projeto é, portanto, um despertar. “O Almanaque serve para as pessoas conhecerem mais sobre a música brasileira e, principalmente, como passar a ouvir música com mais cuidado, estimular uma escuta atenta desde criança”, afirma o idealizador.

O livro

O almanaque é um livro ilustrado que conta a história da música de concerto no Brasil através de 8 compositores desde o período colonial, quando a música de câmara chegou no país, até os dias de hoje. O livro é distribuído gratuitamente em todas as escolas que recebem as ações do projeto, acompanhado de um folheto de atividades para orientação dos professores.

No site do projeto qualquer pessoa pode baixar o livro em PDF e ter acesso aos links para ouvir gratuitamente o disco gravado pelo Duonovo, contendo músicas de Padre José Maurício, Carlos Gomes, Brasílio Itiberê, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Henrique de Curitiba e Egberto Gismonti.

Os concertos

Formado pelo violonista Francisco Luz e o trompetista Audryn Souza, o Duonovo realiza concertos interativos dentro das salas de aula de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, apresentando o repertório dos compositores retratados no livro.

“Por estarem em seu próprio ambiente, as crianças sentem-se confortáveis para se expressarem e conversarem com a gente. Sem necessidade de infraestrutura complexas, nós passamos um período de até 4 horas dentro das escolas, nos adaptando aos horários das turmas para fazer apresentações de até 20 minutos em cada sala”, completa Luz.

As oficinas

As oficinas possuem carga horária de 4 horas e tem como intuito instrumentalizar os professores a utilizarem o material impresso em suas aulas. São 40 vagas gratuitas com preferência aos professores das escolas onde se realizarão os concertos didáticos. Também haverá emissão de certificados para os participantes.

Confira o cronograma das ações

01/09 - Concertos didáticos com Duonovo em Prudentópolis

02/09 - Concertos didáticos com Duonovo em Palmeira

08/09 - Oficina “Uma escuta criativa” em Marialva

09/09 - Oficina “Uma escuta criativa” em Ubiratã

15/09 - Concertos didáticos com Duonovo em Ubiratã

16/09 - Concertos didáticos com Duonovo em Marialva

07/10 - Oficina “Uma escuta criativa” em Ibiporã e Cornélio Procópio

20/10 - Concertos didáticos com Duonovo em Cornélio Procópio

21/10 - Concertos didáticos com Duonovo em Ibiporã

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos