Teatro Positivo alerta para Síndrome do X Frágil

Teatro Positivo alerta para Síndrome do X Frágil

Campanha global recebe apoio de monumentos do mundo todo

Com o objetivo de ajudar na conscientização da população, no dia 22 de julho, o Teatro Positivo será iluminado de verde-azulado como parte de uma iniciativa do Dia Mundial da Síndrome do X Frágil, celebrado nesta data. “Compreender, diagnosticar e ampliar a conscientização sobre a Síndrome do X Frágil são ações necessárias para acolher as pessoas portadoras da condição”, diz o diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva, que abre as portas do maior teatro do Paraná para dar visibilidade à causa. "Para nós, iluminar o Teatro Positivo é dar luzes sobre o tema, além de ser uma forma de mobilizar esforços para o desenvolvimento de tratamentos cada vez mais eficazes", pontua.

Em todo o mundo são 238 pontos turísticos e marcos históricos iluminados com a cor da conscientização da síndrome e, em Curitiba, além do teatro, também participam da ação locais como a Arena da Baixada, o Museu Oscar Niemeyer e o Obelisco da Praça Dezenove de Dezembro.

A Síndrome do X Frágil é uma condição genética e hereditária que afeta, em média, um em cada 4 mil meninos e uma em cada 8 mil meninas, sendo a segunda causa mais comum de deficiência intelectual, conforme explica a doutora em Genética Humana e professora de Genética Médica do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Fabiana Andrade. “O distúrbio é causado por mutações no gene FMR1 (Fragile x Messenger Ribonuceloprotein 1), localizado no cromossomo X, que resulta na diminuição dos níveis da proteína FMRP no cérebro, impactando as conexões entre os neurônios”, detalha.

Segundo Fabiana, os sintomas mais comuns incluem déficit intelectual, dificuldade de aprendizado e distúrbios de comportamento, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Além disso, é uma das causas do transtorno do espectro autista, observado na maioria dos meninos que sofrem com essa condição. “Algumas características físicas, como face alongada e mandíbula proeminente, também são comuns à síndrome. Para chegar ao diagnóstico, é indicado o teste de DNA que avalia a presença de mutações no gene FMR1”, aponta a professora.

Além de servir como conscientização, o Dia Mundial da Síndrome do X Frágil é também uma forma de celebrar e apoiar as famílias que são afetadas por essa condição, e destacar a evolução das pesquisas que buscam tratamentos efetivos para essa enfermidade e, eventualmente, uma cura. “Essa data é importantíssima, pois a síndrome é desconhecida até mesmo entre profissionais da área da saúde. A disseminação do tema colabora para o reconhecimento desses pacientes, o que pode refletir em diagnósticos precoces e, consequentemente, um acompanhamento adequado e melhora da qualidade de vida”, ressalta a geneticista.

Em Curitiba, o evento é organizado pelo Instituto Buko Kaesemodel, que há oito anos desenvolve o Programa Eu Digo X, que realiza pesquisa, diagnóstico, orientação e mapeamento a respeito da Síndrome do X Frágil em todo o país. O programa tem 801 pessoas cadastradas em seu banco de dados e, como 80% dessas pessoas tiveram o diagnóstico confirmado, imagina-se que a estimativa de casos é muito maior do que o registrado. Mais informações a respeito dessa condição podem ser encontradas no site eudigox.com.br

Sobre o Teatro Positivo

Com 2.400 lugares, quatro camarins e quatro camarotes, o Teatro Positivo é o maior teatro do Paraná e um dos mais bem equipados do Brasil. Sua infraestrutura o transformou em referência no calendário de grandes espetáculos culturais no Brasil. Seu projeto arquitetônico foi inspirado no teatro grego Epidaurus, do século IV a.C. O teatro tem instalações e equipamentos que permitem receber todos os tipos de eventos, desde grandes espetáculos de música, dança e teatro até formaturas, aberturas de congressos, convenções e eventos corporativos.

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Vacina contra herpes zóster chega no Brasil em versão com maior eficácia

Vacina contra herpes zóster chega no Brasil em versão com maior eficácia

Imunizante promete 90% de eficácia e tem melhor cobertura em pessoas imunocomprometidas e acima dos 50 anos

Segundo pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o número de casos de herpes zóster aumentou 35,4% depois da pandemia da Covid-19, sendo que hoje são mais de 41 casos por milhão de pessoas. A doença, caracterizada por lesões na pele e muita dor, atinge com maior recorrência pessoas acima de 70 anos que tiveram catapora na infância. Para ajudar a combater o alastramento da doença, chega no país a vacina Shingrix, da farmacêutica GSK.

Para a enfermeira da Clínica Vacinne, Kátia Oliveira, a chegada da nova vacina é vista com muito otimismo, apesar do preço ainda não ser tão acessível. “Como a vacina é importada, temos a influência do dólar no preço final, porém a eficácia desse novo produto nos deixa otimistas, pois ela tem uma capacidade de cobertura de 90%, ou seja, quase ninguém que tomou a dose desenvolve a doença”.

Outra vantagem da Shingrix é que ela pode ser usada em pessoas imunocomprometidas, como pacientes em tratamento contra câncer ou pessoas que passaram por transplantes e que, por estarem com o sistema imune fragilizado, têm maior predisposição a desenvolverem a doença, que assim como as demais herpes, aparece com a queda da imunidade. “A vacina anterior, a Zostavax, não permitia a aplicação em pessoas imunocomprometidas, já a Shingrix tem essa cobertura, além de proteger também contra a complicação grave da herpes zóster, a neuralgia pós-herpética, que é quando as bolhas duram mais do que três meses”, afirma Kátia.

Sobre a aplicação, a especialista afirma que essa versão deve ser tomada no esquema de duas doses e que apenas pacientes com receita médica poderão se vacinar. “Não é uma vacina que todos deverão tomar, pois a indicação vai depender de diversos fatores que apenas o médico saberá avaliar. Caso o profissional ache vantajoso, deverá fazer uma prescrição médica para aquele caso em específico”, explica.

Herpes Zóster

É uma doença causada pelo vírus varicella-zoster, sendo que a sua primeira manifestação no ser humano é como catapora. Diferente de outros microrganismos, o varicella-zoster permanece no organismo durante a vida inteira, podendo (ou não) se manifestar novamente como herpes zóster. O vírus da herpes fica adormecido nos neurônios e pode se manifestar por fatores como estresse, idade ou baixa imunidade. Essa segunda manifestação é chamada de recidiva e não será mais uma catapora e sim a herpes zóster. “Nem todas as pessoas que tiveram catapora terão essa segunda manifestação, porém, quando acontece, é geralmente em pessoas com mais de 50 anos ou em imunossuprimidos. A grande vantagem da vacina é que ela vai ajudar essas pessoas, que geralmente já contam com um alto volume de medicações, a terem uma qualidade de vida melhor”, finaliza.

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Sicredi tem aumento de 58% na concessão de crédito para energia solar nos quatro primeiros meses de 2022

Sicredi tem aumento de 58% na concessão de crédito para energia solar nos quatro primeiros meses de 2022

Com mais de R$ 880 milhões em financiamentos disponibilizados no período, instituição financeira cooperativa reforça seu fomento a projetos que apoiam os negócios voltados ao sistema de energia limpa no Brasil

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, contabilizou um total de R$ 882 milhões em crédito destinado a projetos de energia solar no Brasil, entre janeiro e abril deste ano. O valor representa um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2021, que foi de R$ 560 milhões.

Do total de financiamento concedido no primeiro quadrimestre deste ano, 50% foram destinados a empresas, 33% a pessoas físicas e 17% ao agronegócio. A carteira de crédito do Sicredi para a finalidade atingiu R$ 5 bilhões em abril, o que representa um aumento de 84% no saldo em relação ao mesmo período de 2021.

“O mundo está cada vez mais atento a preservação dos recursos essenciais para a vida e o no Sicredi temos na nossa essência apoiar iniciativas que fomentam a sustentabilidade”, afirma osuperintendente de Crédito e Negócios do Sicredi, Thiago Rossoni. “Trata-se de um compromisso não apenas ecológico, mas que também gera benefício financeiro aos associados a partir da economia com a conta de luz que é gerada com a utilização dos equipamentos”.

Incentivos à energia solar

Um dos motivos do crescimento dos projetos de energia limpa é o diferencial no trabalho realizado em parceria pela instituição com as empresas instaladoras. O modelo possibilita que o financiamento de instalação obtido no Sicredi já seja depositado diretamente na conta dessas empresas, facilitando o processo para seus associados.

Outro exemplo de incentivo e colaboração a projetos sustentáveis é o Programa de Desenvolvimento de Integradores de Energia Solar (PDI), desenvolvido no Rio Grande do Sul em parceria com o Sebrae/RS e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O programa oferece qualificação profissional na instalação de equipamentos solares às empresas parceiras, contribuindo para o seu desenvolvimento e qualidade dos serviços prestados. Hoje, são mais de 500 parceiros homologados por meio do programa.

Como forma de ampliar sua atuação no fomento de soluções sustentáveis, o Sicredi criou em 2021 uma área de Finanças Sustentáveis, dedicada à captação de recursos para a geração de valor à sociedade e ao meio ambiente. Em 2021, essa estrutura coordenou a captação de US$ 120 milhões junto à International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, focada em atender à crescente demanda por crédito destinado à instalação de sistemas de energia solar.

“Nós temos como compromisso apoiar as pessoas em suas necessidades financeiras e cada vez mais temos aliado isso ao fomento de soluções sustentáveis, que contribuem não só economicamente, mas também em termos ambientais e sociais”, conclui Rossoni.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

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Mentalidade centrada no consumidor favorece novas especialidades no marketing

Mentalidade centrada no consumidor favorece novas especialidades no marketing

Estar atento às mudanças e ter a capacidade de entender os clientes é o grande diferencial da área

Segundo pesquisas da International Data Corporation, os gastos com tecnologias que favoreçam a experiência do consumidor (customer experience) devem alcançar o valor de U$641 bilhões até o final de 2022. Esse valor representa um aumento de 8,2% com relação aos últimos quatro anos, confirmando uma tendência na área do marketing que cresce vertiginosamente e está intimamente ligada ao comportamento de compra e a capacitação de profissionais da área.

Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o comportamento de compra está cada vez mais dinâmico, sendo que os consumidores interagem entre diferentes dispositivos e canais ao mesmo tempo. “É importante que os agentes de comunicação e marketing entendam as principais mudanças nesse cenário e saibam traçar estratégias para captação, engajamento e retenção, conectando-se à jornada dos clientes e colocando o consumidor no centro de todas as ações”, explica. Para atingir este objetivo, nascem especialidades na área que buscam atender cada estágio da jornada do consumidor, independente da área de atuação que determinada empresa atue. “A principal mudança está no mindset de toda a cadeia produtiva e de atendimento, porém os profissionais do marketing precisam ir além, pois são também agentes de uma nova mentalidade”, conta.

Nessa nova mentalidade, nasce o marketing omnichannel e profissionais com especializações, como: customer success, user experience, data-based marketing, entre outros, com habilidades complementares, que buscam não apenas entender o perfil dos consumidores, mas também traçar uma jornada com a melhor experiência. “Pesquisas mostram que já atingimos um patamar sem volta com relação ao poder de escolha que o consumidor tem. São muitas marcas, muitas opções de preços e muita concorrência, mas o que vai fazer a diferença é a experiência e a percepção de valor. E é isso que o marketing omnichannel propõe: estratégias de vendas que integrem diferentes canais de comunicação, com uma experiência de marca unificada. Assim cada consumidor pode alternar entre os vários canais e ainda conseguir o melhor atendimento, serviços e produtos. E é essa a demanda que o marketing precisa atender”, reforça o especialista.

Nesse panorama, os desafios dos profissionais e, principalmente, dos CMOs (Chief Marketing Officers), será a formação de equipes com qualificações que caminham entre áreas como humanas e exatas. “Se antigamente a estratégia era focada em atingir o maior número de pessoas, via canais de comunicação, como TV e Rádio, hoje é consideravelmente diferente, pois é necessário segmentar o público para entender seus anseios e assim entregar a melhor experiência para aquele nicho. É a antecipação daquilo que muitas vezes as pessoas nem sabiam que queriam, com o cruzamento de dados reais. E os profissionais dessa nova era de consumo precisam estar capacitados para isso. A boa notícia é que as possibilidades na área não param de crescer”, finaliza Frederico.

Áreas do Marketing para profissionais apostarem

· Publicidade / Marketing Digital

· Estratégia de Marca

· Employer Branding

· Gestão de Sucesso do Cliente / Customer Success

· Comportamento do Consumidor

· Gestão de Vendas

· Eventos

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Guararapes lança MDF inédito no setor: resistente a marcas de dedo e microrriscos

Guararapes lança MDF inédito no setor: resistente a marcas de dedo e microrriscos

Áris será apresentado em primeira mão na ForMóbile 2022

A Guararapes lança uma nova categoria de produto: Áris. A solução, desenvolvida para ambientes de uso intenso que exigem superfícies mais resistentes, é uma das grandes novidades no mercado decorativo brasileiro. O lançamento será apresentado na ForMóbile 2022, que acontece de 5 a 8 de julho de 2022, no São Paulo Expo, na capital paulista.

De forma inédita no país, Áris utiliza feixes de elétrons em conjunto com a resina acrílica para formar uma camada extra de proteção. Trata-se de uma tecnologia exclusiva de revestimento, desenvolvida na Alemanha, para ser aplicada diretamente no MDF. O grande diferencial deste produto é combinar em um mesmo painel a tecnologia que evita marcas de dedo com a alta resistência a microrriscos, ao calor e radiação UV.
Áris chega ao mercado com duas opções de padrões, Neblina e Noite, ambos em acabamento fosco. O MDF Neblina é um cinza moderno e versátil que permite diversas possibilidades de aplicação. Já o MDF Noite é um preto imponente que traz elegância e sofisticação para os projetos de interiores.

“É um produto inédito no Brasil, resultado da combinação de diferentes processos, que oferece aos profissionais de interiores uma solução prática, completa e resistente. A dupla camada de resina acrílica, aplicada no processo de impregnação, traz mais resistência ao painel enquanto a proteção contra as marcas de dedo acontece por meio da tecnologia Electron Beam (feixe de elétrons)”, detalha Humberto Oliveira, gerente de marketing da Guararapes.

Padrões Araucária, Amana e Perspectivas

Quem visitar o estande da Guararapes na Formóbile ainda terá a oportunidade de conhecer outras novidades de 2022, os padrões melamínicos: Araucária e Amana, que serão lançados na feira, e São Paulo e Floresta, da premiada linha Perspectivas.

O MDF Araucária, da linha Madeiras do Brasil, possui a textura Deep Wood e traz no desenho os traços elegantes da madeira clara, com veios equilibrados e tonalidades naturais da araucária. É um lançamento que está ligado diretamente à tendência do bem-estar, pois reflete simplicidade, naturalidade e aconchego. Além disso, o Araucária também foi pensado no público que busca atemporalidade, facilidade de aplicações e de combinações.

Já o padrão Amana, da linha Magma, foi inspirado em formações rochosas compostas por minerais depositados ao longo do tempo. O painel tem textura de pedra escovada e base cinza com veios claros que conferem um aspecto levemente rústico. Por suas tonalidades lembrarem uma “nuvem de chuva”, recebeu esse nome vindo da língua indígena Tupi.

Outro destaque da Guararapes é a linha Perspectivas, ganhadora do iF Design Award 2022, prêmio máximo do design e principal selo de excelência internacional. A linha Perspectivas conta com uma tecnologia ainda pouco explorada, a impressão digital, e reproduz nos painéis de MDF imagens de satélite da Floresta Amazônica e da cidade de São Paulo, tiradas a mais de 700 mil metros de altura pelo fotógrafo norte americano Benjamin Grant.

Sobre a Guararapes

A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF e compensados, e uma das maiores exportadoras da América Latina. Com mais de 35 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade de produção de mais de 600 mil m³/ano de MDF e 380 mil m³/ano de compensados. Atualmente, comercializa seus produtos para todo o território nacional, com exportação para mais de 50 países, e garantia de qualidade para atender aos mais exigentes mercados dentro e fora do Brasil. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cores básicas e cru (standard), além de HDF, e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean®, de ação vitalícia, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Detém diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br

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