Primeiro automóvel deixa de ser prioridade para jovens brasileiros, diz pesquisa  

Primeiro automóvel deixa de ser prioridade para jovens brasileiros, diz pesquisa

Mudanças no mercado, aumento de preços e busca por flexibilidade alteram perfil de consumidores jovens

Nada de ansiedade pela maioridade legal para correr com a busca pela primeira habilitação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Tecnobank, a maior parte do público brasileiro na faixa etária entre 18 e 25 anos não comprou carro nos últimos dois anos e tampouco pretende comprar nos próximos dois.

De fato, já faz alguns anos que a relação das gerações mais novas com bens duráveis vem se modificando. Enquanto os boomers tendiam a buscar estabilidade - o que envolvia, entre outras coisas, adquirir imóveis e automóveis próprios -, millennials e as gerações Y e Z questionam os benefícios de se apegar a esse tipo de aquisição. Para muitos, comprar uma casa ou um carro significa prender-se a um estilo de vida mais engessado, que impede grandes mudanças - exatamente o oposto do que eles querem para a própria trajetória pessoal e profissional.

Registros de contratos de financiamento de veículos são a especialidade da Tecnobank, responsável pelo levantamento. Segundo o estudo, quanto menor a idade, menor é a intenção de comprar um carro nos próximos 24 meses. Para o diretor de Comunicação e Marketing da empresa, Cristiano Caporici, há outros motivos para essa mudança no comportamento dos jovens. “Além do perfil desses consumidores, que querem mais flexibilidade para suas vidas, há fatores econômicos envolvidos. Atualmente, eles preferem aplicar esse dinheiro em itens como viagens e até mesmo investimentos financeiros”, explica.

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Autêntico fogo de chão, música boa e desafio sob fogo neste domingo

Autêntico fogo de chão, música boa e desafio sob fogo neste domingo

Autêntico fogo de chão, música boa e desafio sob fogo neste domingo

Restaurante Bucaneiro, em parceria com o Bikers Canelinha e Botega Bar, promove segunda edição da Costelada dos Bravos

Neste domingo (22), o Restaurante Bucaneiro, em parceria com o Bikers Canelinha e o Botega Bar, promove a segunda edição da Costelada dos Bravos. O evento vai acontecer no Clube Mercês a partir do meio dia e vai contar com o autêntico fogo de chão, sob o comando do chef Marcos Oliveira do Restaurante Bucaneiro.

Além da tradicional costela, também será servido frango, linguiça, arroz branco, farofa, mandioca com bacon e provolone, salada de tomate com cebola, chope e cerveja.

“Vai ser um domingo diferente, não é só um simples almoço, mas sim, um dia para aproveitar com a família e os amigos, curtindo o autêntico fogo de chão e muita música boa. Como gostamos de valorizar os artistas locais, a nossa atração musical será com o nosso querido Gulin, aqui de Santa Felicidade”, pontua o chef Marcos Oliveira.

A II Costelada dos Bravos ainda vai contar com a presença do Milton Rodrigues, participante do Desafio Sob Fogo 3ª Temporada América Latina (programa que passa no History).

“Minha experiência no Desafio Sob Fogo foi maravilhosa, representar o Brasil, e, principalmente, o Paraná foi sensacional. Participar deste desafio sempre foi meu sonho, então, para mim foi uma grande vitória”, enfatiza Rodrigues.

Os ingressos antecipados estão à venda por R$59,90 e são limitados. O evento também vai contar com Espaço Kids, estacionamento e exposição de artesanatos de madeira.

“Eu sempre digo que fogo de chão é uma arte, é bonito de se ver e gostoso de comer”, finalizar o chef.
A programação completa está disponível no https://www.instagram.com/restaurantebucaneiro.

Serviço:

II Costelada dos Bravos

Data: 22 de maio (domingo), a partir do meio dia

Local: Clube Mercês (Rua Valério Haisi, 262 – Santa Felicidade)

Ingressos antecipados: R$59,90 por pessoa no Restaurante Bucaneiro (Marcos – 41 99761-1312), Botega Bar (Erikson – 41 99661-0123) e Bikers Canelinha (41 99985-7227)

Mais informações: https://www.instagram.com/restaurantebucaneiro

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Projeto Brasil Musical desperta o interesse pela música popular brasileira  

Projeto Brasil Musical desperta o interesse pela música popular brasileira

Milhares de estudantes e educadores têm acesso às videoaulas

O projeto Brasil Musical é um conjunto de dez videoaulas voltadas para crianças, adolescentes e educadores, que desperta o interesse pelas variações da música popular brasileira. O projeto é uma realização da Parabolé e do Grupo Isto é Bom, através do Mecenato Municipal com o patrocínio do Positivo e Celepar. O grupo é formado pelos músicos e educadores Cássio Menin, Alysson Reinert, Rodrigo Mendes e Lucas Baumer.

Os vídeos apresentam um panorama da música brasileira e enfatizam a pluralidade cultural desse povo, passando por diversos gêneros musicais. Em meio a demonstrações dos instrumentos, os músicos trazem referências históricas e executam pequenos números musicais que demonstram a conexão entre gêneros musicais antigos e atuais.

O material foi disponibilizado para a equipe pedagógica do Departamento de Artes da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que está utilizando o conteúdo junto aos estudantes do ensino fundamental. Como as videoaulas também foram disponibilizadas no Canal Parabolé, no YouTube, o alcance do projeto se tornou ainda maior. Em poucos dias, um dos vídeos já sinalizava mais de 40 mil visualizações.

O quarteto que integra este projeto realiza concertos didáticos desde 2009, tendo já circulado em escolas privadas e públicas de diversas cidades paranaenses. Para esta gravação, o grupo contou com apresentação da cantora Janine Mathias, direção de Levi Brandão, produção audiovisual de Lucas Rachinski, gravação e mixagem de áudio Ale Age e revisão histórica de Otavio Bob Zucon.

Segundo um dos realizadores do projeto, Nélio Spréa, o Brasil Musical encanta crianças e adolescentes por revelar a diversidade, a mistura, e trazer conhecimento histórico. “Os quatro músicos integrantes possuem experiência em pesquisa e docência. Durante a apresentação, eles se revezam nos instrumentos de origem indígena, africana e europeia. Dentre os instrumentos utilizados, estão o violão, cavaco, viola caipira, vozes, pandeiros, flautas, caixas de folia, caxixis, agogôs, congas e tamborim. Em meio aos sons dos instrumentos, surgem histórias inusitadas sobre a MPB”, explica.

Para Lucas Balmer, músico do Brasil Musical, fazer parte do programa é uma experiência única. “Através do contato com a obra de grandes compositores, podemos delimitar e compreender alguns gêneros e formas musicais que influenciaram nossa cultura. É importante que pessoas mais jovens tenham acesso a estes saberes e entrem em contato com a grande diversidade musical que possuímos”, relata.

O projeto contribui para a formação de plateia e proporciona o contato dos estudantes com estas variações de linguagem da música popular. A falta de conhecimento sobre a formação da música popular, por parte da população em geral, é um fator que justifica e dá legitimidade a ações de cunho formativo no campo da música.

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Grupo Musical Le Pifolé lança álbum musical com 12 peças para pífano  

Grupo Musical Le Pifolé lança álbum musical com 12 peças para pífano

A inspiração é o regionalismo da música brasileira

A sonoridade do Le Pifolé é inspiração para muitos músicos e fãs da música brasileira. O grupo musical fará o lançamento de seu primeiro álbum, em uma Live, no dia 21 de maio, no Canal Parabolé, no YouTube. O álbum contém 12 peças instrumentais, escritas para pífano – instrumento tradicional que no Brasil adquiriu contornos de linguagem muito peculiares e que reúne em torno de si uma importante tradição musical. O projeto é realizado pela Parabolé Educação e Cultura por meio do mecenato municipal com o patrocínio da Lojacorr, Positivo e Intersept.

As músicas são inspiradas em temas tradicionais executados por bandas de pífano em diferentes regiões do Brasil e composições contemporâneas para pífano. O grupo é motivado pelos regionalismos da música brasileira, e principalmente os de origem rural. Neste álbum, apresenta suas experiências com o repertório e a instrumentação das bandas de pífano, em arranjos feitos por Carlos Malta e Sérgio Albach. Integram o grupo os músicos Leandro Teixeira (pífano, voz e percussão), Leon Adam (pífano, voz e percussão), Ary Giordani (acordeom e coro), Iê dos Santos (percussão e coro), Zé Ronaldo Ribeiro (dança, percussão e coro).

Conhecido como pífaro em Portugal e piffero na Itália, na tradição do nordeste brasileiro, o pífano, ou apenas pife, é um tipo de flauta popular feita com diversos materiais como taquara, bambu, metal e até mesmo em tubo PVC. “Ele é um instrumento muito primitivo, mas com muitas possibilidades a serem exploradas. A ideia é estimular as crianças e adultos para que conheçam o instrumento e também aprendam a fazê-lo com as próprias mãos. O lançamento do CD ajuda a difundir os gêneros musicais populares e variações de estilo da música brasileira que são pouco conhecidas nos grandes centros de consumo cultural. É uma forma de democratizar o acesso para estilos que não são muito divulgados e explorados”, conta o músico Leandro Teixeira que junto com o produtor Nélio Spréa fundou a banda. Com mais de 200 apresentações realizadas, o Le Pifolé tem dois prêmios conquistados – Prêmio Funarte da Música Brasileira 2012 e Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2011.

A proposta do álbum é apresentar a versatilidade do instrumento pífano e isso se dará a partir do aproveitamento de temas melódicos que são executados por pifeiros tradicionais, como João do Pife, Zabé da Loca e Mestre Bia, além de releituras de composições de instrumentistas como Carlos Malta, Egildo Vieira e Edmílson do Pífano.

Serviço:

Live: Lançamento do álbum musical Le Pifolé

Dia: 21 de maio

Horário: 11h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=pyaV_xziMBo

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Três cinturões, 14 lutas e a estreia do filho de Wanderley Silva são atrações do Max Fight  

Três cinturões, 14 lutas e a estreia do filho de Wanderley Silva são atrações do Max Fight

Depois de três anos de ausência devido a pandemia do covid-19, o Max Fight, um dos maiores eventos de MMA do Mundo está de volta. A edição de número 24 acontece no dia 27 de maio em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba com grandes atrações. Serão 14 lutas no total, sendo três delas valendo cinturão e a estreia de Thor Silva, filho do lendário Wanderley Silva. 

“O Max Fight tem como propósito contribuir com a carreira de quem almeja viver do esporte. Desde 2006 descobre talentos e os revela para os melhores eventos do mundo”, disse Ricardo Saldanha, idealizador do Max Fight.

Essa é a expectativa de Thor Silva que fará sua estreia no evento diante de Gabriel Ferreira. 

"Estar em um evento como esse é uma grande alegria, uma oportunidade única para que eu possa colocar em prática tudo aquilo que venho treinando", afirma Thor Silva. 

Os curitibanos Marcos Pirata x Mario Souza fazem a principal luta da noite no peso médio. Vice-líder do ranking nacional de MMA, Souza vai defender o cinturão que conquistou na edição anterior em 2019.

“Sei que o Pirata é um adversário experiente, mas estou bem treinado e pronto para uma guerra. O Max Fight é uma grande vitrine para os maiores eventos do Mundo, como o UFC, e a expectativa é imensa”, falou o lutador que contabiliza três vitórias na competição e nenhuma derrota.

O adversário vê a luta como a oportunidade da vida. “Será minha primeira vez no Max e estou muito animado com isso. Mantive meus treinos mesmo na pandemia para esse momento”, disse Pirata.

Outro curitibano que defende o cinturão é Rodrigo Cavalheiro da Thai Brasil no peso médio (até 77 kg).

O piauiense Flávio Negrão disputa o cinturão no peso leve (até 70 kg) com o colombiano Carlos Garcia.

Entre as disputas, duas serão femininas. Destaque para o confronto de Pamela Mara da Inside MMA, 6ª no ranking nacional de MMA e Andressa Romero, da Thai Brasil Floripa, 14ª no ranking.

Para a narração das lutas, o Max Fight 24 vai trazer dos Estados Unidos o announcer Xicão Joly, um dos principais nomes na área com mais de oito mil lutas no currículo.

A pesagem dos atletas acontece na quinta-feira 26/05 às 19:30 no Mondrí, em São José dos Pinhais (Av. Rui Barbosa, 5813).

No dia do evento terão atrações gratuitas na área externa do ginásio das 16h às 20 horas. Serão quatro shows abertos ao público e diversas atividades recreativas. Estarão presentes nas arquibancadas 300 crianças praticantes de artes marciais de projetos sociais da prefeitura de São José dos Pinhais.

O ingresso para as lutas pode ser adquirido pelo https://www.sympla.com.br/max-fight-24-edicao__1519236 ou na bilheteria do ginásio ao preço de R$ 50,00 

Para nós da Action Eventos é uma honra trazer o Max Fight ao cenário nacional, agregar ao evento o potencial dos shows de artistas do nosso casting e colocar os melhores atletas do Brasil na vitrine nacional. Todas as cidades que receberem o Max Fight a partir de agora terão muito mais que um evento de luta e sim uma festa para a comunidade", o Diretor da Action Eventos Fernando Nunes.

Serviço:

Data: 27 de maio

Local: Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann - Av. Rui Barbosa, 4997 - Afonso Pena, São José dos Pinhais

Atrações gratuitas 16h às 20h

Max Fight início às 20h

www.maxfight.com.br 

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