Mãe Fora da Caixa chega em Curitiba neste final de semana

Mãe Fora da Caixa chega em Curitiba neste final de semana

]Protagonizada por Miá Mello, peça traz humor e reflexões sobre os dilemas da maternidade

Miá Mello chega em Curitiba com a peça Mãe Fora da Caixa e sobe no palco do Teatro Bom Jesus, com sessões nesta sexta(29/04), sábado(30/04) e domingo(01/05). Sucesso de público, a peça, que tem texto de Cláudia Gomes, é inspirada no best-seller homônimo de Thaís Vilarinho, que trata com humor os dilemas que envolvem a maternidade real. Na trama, uma mulher que já tem uma filha de sete anos, aguarda ansiosa pelo resultado de um novo teste de gravidez.

Para a diretora do espetáculo, Joana Lebreiro, a grande sacada da peça se passa nesses cinco minutos em que a protagonista está no banheiro. "São instantes em que cabe uma vida inteira e isso que acontece na cabeça e no coração de uma mãe”, revela . “Queríamos um espetáculo que juntasse esse papo reto e real sobre maternidade com a sensação de acolhimento às mães, sem deixar de lado o humor”, completa.

FICHA TÉCNICA

Texto: Cláudia Gomes. Elenco: Miá Mello. Idealização: Pablo Sanábio. Direção: Joana Lebreiro. Direção de Produção: Carlos Grun e Thábata Tubino. Iluminação: Paulo César Medeiros. Cenário: Mina Quental. Direção de Movimento: Andrea Jabor. Projeções: Vilaroucas Produções. Figurino: Bruno Perlatto e Mariana Safadi.. Produção: Bem Legal Produções.

Serviço:

MÃE FORA DA CAIXA

Realização: Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Lei de incentivo à cultura

Patrocínio: Unilever

Temporada Curitiba

Dias 29 de abril (sexta-feira), às 21 horas.

Dia 30 de abril (sábado), às 20 horas

Dia 1º de maio (domingo), às 18 horas.

TEATRO BOM JESUS - Rua 24 de maio, 135, Centro – Curitiba.

Vendas online pelo Disk Ingresso

DiskIngressos - MÃE FORA DA CAIXA

Compra presencial na loja do Disk Ingressos no Shopping Ventura, setor azul, nº 118. De segunda a sábado, das 9 às 18 horas.

Telefones: 3315 0808 e 0800 591 0251

Duração: 80 minutos.

Classificação: 12 anos.

Capacidade conforme protocolo Covid 19

Add a comment

Curitiba recebe maior festa de cerveja artesanal da história do Paraná neste final de semana

Curitiba recebe maior festa de cerveja artesanal da história do Paraná neste final de semana

A Way and Friends, que será realizado no ParCão, espaço anexo ao MON, contará com 150 torneiras de chope, rótulos inéditos de algumas das melhores cervejarias do Brasil, oito shows e diversas opções gastronômicas

Mais de 150 torneiras de chope artesanal com rótulos da Way Beer e de outras grandes cervejarias do Brasil, tudo isso potencializado por muita música, gastronomia de qualidade e atrações para toda a família em um evento que vai ocupar um dos principais pontos turísticos de Curitiba: o ParCão, espaço anexo ao Museu Oscar Niemeyer (MON). Assim será o Way and Friends, que acontece neste final de semana, nos dias 30 de abril e 01 de maio, reunindo o melhor da cultura cervejeira nacional.

Durante o Way and Friends, o público terá a oportunidade de saborear os principais rótulos de linha e sazonais da Way Beer, com preços a parte de R$ 12, além de quatro lançamentos exclusivos para o evento. Além disso, será possível degustar cervejas produzidas por 15 cervejarias de destaque nacional, entre elas Narcose, Sinergy, 277, Hespanha, Dádiva, Three Monkeys e 4 Graus, que serão servidas para degustação em copos de 150ml. A ideia é de que o público tenha acesso a uma grande variedade de rótulos, nunca vista antes na cidade de Curitiba, conhecendo um pouco mais do mercado nacional a partir de bebidas produzidas por alguns dos maiores cervejeiros do planeta, que contribuem diariamente para a expansão do segmento no Brasil.

Propondo uma experiência completa, o Way and Friends trará várias opções gastronômicas, preparadas por grandes nomes da gastronomia paranaense, entre eles sanduíches, fish and chips, comida vegana, sorvetes, coxinhas, hambúrgueres, batata no cone, pizzas e carnes assadas. O público poderá se deliciar com opções desenvolvidas por empreendimentos como O Bar do Açougueiro, Pork’s – Porco & Chope, Rock Pizza, Janaino Vegan, Fish*me, Koda, Bom à Bessa e Gelataio.

Já a programação musical do evento contará com atrações para todos os gostos e estilos. No sábado (30), sobem ao palco do Way and Friends os grupos Tangerim, Bigode Groove, O Blokinho e Bloco do Bossa. Já no domingo (01), o som de qualidade ficará por conta das bandas Hillbilly, Rock Bugs, Veraneios e Orange Cab. O evento contará, ainda, com um espaço kids especial, comandado pelo projeto Pintando na Calçada, para que os pais curtam a festa enquanto os filhos se divertem com muita segurança, área pet, estúdio de tatuagem e diversas outras atividades especiais para toda a família.

O Way and Friends 2022 será realizado neste final de semana, nos dias 30 de abril e 01 de maio, no ParCão, espaço anexo ao Museu Oscar Niemeyer (MON). Os ingressos são limitados e estão disponíveis na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/way--friends-2022__1543163) pelo valor de R$ 16 mais a doação de 1kg de alimento (todos que doarem 1kg de alimento pagam meia entrada).

Add a comment

Concerto tem música feita para mulheres interpretada por mulheres  

Concerto tem música feita para mulheres interpretada por mulheres

Primeira orquestra exclusivamente feminina do Brasil, Ladies Ensemble apresenta Vivaldi, que compôs maior parte da sua obra para suas alunas

Vivaldi foi o compositor escolhido para as apresentações de 29 e 30 de abril da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional formada unicamente por mulheres no Brasil. Compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do “Ospedalle della Pietà”, instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.

Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble. Até mesmo as solistas são componentes da própria orquestra. “Comumente quando as orquestras escolhem os solistas para os espetáculos, as mulheres são preteridas, além da preferência ser por músicos convidados”, conta Fabiola Bach Akel, fundadora e diretora artística da orquestra. Para esse espetáculo, serão nove solistas do grupo: Leila Taschek, Thalita Ferronto, Okasana Meister, Anadgesda Guerra, as irmãs Jusley e Gisele Borges, Juliane Weingartner, Karina Romanó e Morgana Schvetler.

As apresentações ocorrem mensalmente em Curitiba, dentro do programa anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A cada mês o programa muda, trazendo um novo espetáculo. A realização é do Solar do Rosário e as sessões ocorrem na sexta às 20h e no sábado às 17h. A regência será do maestro convidado Roberto Ramos.

O programa

Considerado um dos nomes mais notáveis da música clássica mundial, Vivaldi se destacou principalmente por seus 477 concertos, que influenciaram diversos músicos de períodos posteriores.

Neste espetáculo serão apresentados CONCERTO PARA 4 VIOLINOS EM B MENOR, RV 580 com as solistas Leila Taschek, Thalita Ferronto, Oksana Meister e Anadgesda Guerra; CONCERTO EM LÁ MENOR PARA DOIS VIOLINOS RV 522 com as solistas irmãs Jusley Borges Lajarin e Giselle Borges; AS QUATRO ESTAÇÕES com a Spalla da Orquestra Juliane Weingartner, na Primavera, Karina Romanó, no Verão, e Morgana Schvetler, no Outono; e a ABERTURA DA SINFONIA L´OLIMPIADE EM DÓ MAIOR, RV 725. 

A Ladies Ensemble

Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra.

O apoio a causas femininas é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto, em 2009, até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo.

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio das empresas BHS Corrugated, Oregon, Nórdica Veículos, Guararapes, Impextraco, Tintas Dacar, Sollo Sul, Ferragens Negrão, Transunion, Abase Vet, Grupo Barigui Veículos, Grasp, Milium, Trutzschler, Agrosul Catarinense, GV2C, Tintas Alessi, Fobras, PASA, Delta Cable, Plast & Pack, M.A. Máquinas, Dissul, Stampa Food e Perkons. A Instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe. A realização é do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura em Curitiba fundado em 1992. Com direção geral de Lucia Casillo Malucelli e direção musical de Fabiola Bach Akel. Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria amada Brasil, Governo Federal.

Serviço:

Ladies Ensemble – Vivaldi

Datas: 29 e 30 de abril de 2022

Horário: Sexta às 20h | Sábado às 17h

Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR

Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)

Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Add a comment

Profissão: influencer  

Profissão: influencer

Saiba como o Novo Ensino Médio prepara estudantes para profissões atuais

Antes consideradas apenas ferramentas de entretenimento, as redes sociais hoje são fonte de renda - e renda milionária - para muitos jovens - e outros nem tão jovens assim. Os influenciadores digitais arrastam multidões de fãs que fariam inveja à banda de rock mais badalada dos anos 1990, por exemplo. Donos de centenas de milhões de seguidores, assinam contratos milionários com marcas das mais diversas, de roupas a comida, passando por companhias aéreas e sites de apostas esportivas.

Há apenas uma geração, era impensável estimular adolescentes a ganhar dinheiro fazendo fotos e vídeos na internet. Atualmente, essa é uma realidade que já não pode ser ignorada. E, entre as mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio, está a possibilidade de discutir e trabalhar temas como a influência digital dentro da escola, sob o amplo guarda-chuva dos itinerários formativos. A coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, Milena dos Passos Lima, explica que há muitos benefícios em usar esse tipo de abordagem. “O influenciador digital tem que entender sobre mídia digital e linguagem, determinar o público-alvo, compreender gêneros textuais. Então, falando sobre isso, desenvolvemos habilidades como criatividade, argumentação, comunicação e senso crítico, uma série de aprendizados”, enumera.

Para a especialista, trazer esse tipo de assunto para dentro da escola é uma forma de atualizar os conteúdos trabalhados em sala de aula. “Esse é um tema que aparentemente estaria fora do currículo escolar, mas o currículo é vivo, está sempre se modificando e deve refletir o tempo em que está sendo aplicado”, reforça. De acordo com a lei do Novo Ensino Médio, há cinco itinerários que podem ser combinados: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza, Matemática e Técnico Profissionalizante.

Além disso, os itinerários precisam estar organizados em quatro eixos: processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, investigação científica e empreendedorismo. No caso dos influenciadores digitais, o assunto conversa perfeitamente com o eixo dos processos criativos. “Ter um itinerário que traga esse tema, não quer dizer que o aluno será influenciador, mas, com essas temáticas atualizadas e aprofundamentos interessantes, estimulamos os jovens a pensar em novas carreiras”, diz.

Jovens protagonistas

O princípio das mudanças no Ensino Médio é justamente o protagonismo juvenil, o desenvolvimento da autonomia do aluno a partir da condição juvenil. Por isso, destaca Milena, é fundamental entender o que é relevante para os jovens. Muitas vezes, esses interesses casam perfeitamente com os interesses dos professores. “Já ouvi algumas vezes, dos docentes, algo como ‘essa é a aula que eu sempre quis dar e não podia’. Os itinerários formativos trazem essa chance de que os estudantes absorvam um conhecimento que existe, mas que nem sempre pode ser compartilhado no currículo tradicional”, explica a educadora.

Dentre as propostas trazidas pelo Novo Ensino Médio, está a construção de uma aprendizagem significativa e que converse com a realidade dos estudantes para além dos muros da escola. “Essa é uma oportunidade de chamar o jovem para que ele deseje estar na escola. Quando trazemos essas temáticas, mobilizamos diferentes conhecimentos a partir do interesse do estudante. As pessoas são múltiplas e a escola pode dar a chance de desenvolver esses interesses”, pontua.

Como aplicar um itinerário inovador

Qualquer escola pode definir os itinerários formativos que deseja trabalhar. Segundo Milena, três passos são fundamentais para isso. O primeiro é entender o que se deseja do estudante, o que é relevante para ele e o contexto em que ele está inserido. A partir daí, é possível construir uma trajetória escolar. “Muitas escolas ainda não entenderam que, para fazer isso para o aluno, elas precisam olhar para a própria trajetória enquanto escola e pensar em estratégias que valorizem esse contexto”, detalha Milena.

O segundo passo é ouvir o estudante: acostumar-se a dar voz a ele e a ouvir o que ele tem a dizer. “Quantos alunos dizem que o currículo não está interessante? Poucos, porque eles não sentem que serão ouvidos. E acabamos perdendo a chance de ter essa escuta e fazer o casamento disso com a disponibilidade de espaço e a estrutura que a escola já tem. O que determina o sucesso de um projeto assim é estar disponível para essa caminhada”, finaliza.

Add a comment

Pesquisa aponta mudanças no perfil do consumidor de automóveis  

Pesquisa aponta mudanças no perfil do consumidor de automóveis

Crise de peças, digitalização do setor e preços de veículos impactam diretamente decisão de comprar ou trocar de carro

Foi-se o tempo em que os 18 anos eram aguardados como um sinônimo de tirar carteira de habilitação e comprar um carro novinho. Ao longo dos anos, o perfil de compra de veículos no Brasil vem se modificando significativamente - e uma das alterações que mais chamam a atenção é justamente o comportamento dos jovens entre 18 e 25 anos. Um levantamento realizado pela Tecnobank confirmou o que o mercado já percebe há algum tempo: os planos do carro próprio não são mais unanimidade nessa faixa etária. Mas, ainda que não seja entre os mais novos, muitos brasileiros pretendem, sim, andar em um novo veículo até o fim de 2022.

Muitos consumidores da faixa etária entre 37 e 47 anos e acima dos 70 admitem planos parecidos. Para o vice-presidente da Tecnobank, Luís Otávio Matias, o cenário de recuperação do setor, embora ainda não seja o ideal, já permite que os consumidores comecem a se planejar. “A crise de peças que enfrentamos nos últimos tempos, aliada à alta nos preços dos carros novos e usados, assustou muita gente. Mas, a economia começa a dar sinais de recuperação e as pessoas estão entendendo isso, começando a voltar a ter objetivos financeiros como a compra ou troca de veículo”, ressalta.

Concessionária virtual é tendência

Na hora de escolher o veículo, a maior parte das pessoas ainda prefere ir pessoalmente até uma concessionária. O contato com o vendedor, a possibilidade de ver de perto o carro escolhido e outros fatores estão diretamente ligados a essa preferência. Principalmente para as pessoas com mais de 59 anos, ainda é muito importante fazer essa visita presencial. A faixa etária entre 26 e 36 anos é a mais inclinada a comprar um carro de modo 100% on-line (55,3%).

Esse é um reflexo da migração de muitos processos do dia a dia para o ambiente virtual, tendência acelerada pela pandemia. Atualmente, de acordo com o estudo da Tecnobank, 83,8% das pessoas utilizam a internet para pesquisar preço e 79,9%, para comparar modelos. Quase 30% também prefere os meios on-line para escolher opcionais e fazer o pedido. Para o CEO da DealerSites, que atua na digitalização do mercado automotivo, Cesar Cantarella, esse é um cenário cada vez mais comum. "Uma série de fatores vêm mudando a forma como o consumidor escolhe um veículo novo. Atualmente, já é possível fazer todo esse processo pela internet, da comparação entre preços e modelos até fechar o pedido. Isso economiza tempo e facilita muito – tanto para o cliente, quanto para a concessionária."

Outras tendências

O preço e o valor atribuído ao veículo usado ainda são fundamentais na hora de decidir mudar de modelo, marca ou revendedor. Por fim, outro fator considerado pelos clientes é o tempo de espera por um carro novo. “Percebemos que, quanto maior a idade dos entrevistados, menos tempo eles estão dispostos a aguardar para sair dirigindo seus novos veículos”, finaliza Matias.

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia para negócios, que desenvolve soluções agregadas que geram segurança e agilidade aos processos eletrônicos dos segmentos bancário, financeiro e de veículos. Homologada pelos órgãos executivos de trânsito, a empresa fundada em 2007 tem sede em São Paulo (SP), mas atua em 12 estados brasileiros, com mais de 1.700 clientes ativos. A companhia possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu três prêmios de melhor empresa para trabalhar, em 2020, e o segundo selo consecutivo, em 2021, do Great Place to Work (GPTW).

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos