Os impactos das modernas formas de corrupção nas democracias  

Os impactos das modernas formas de corrupção nas democracias

Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados

Historicamente, a corrupção tem sido vista como facilitadora de alguns tipos de crimes econômicos e do crime organizado, por exemplo, através do pagamento de subornos para agências ou órgãos governamentais ou através da influência indevida na tomada uma decisão por agentes públicos. No entanto, as formas modernas de corrupção – que as mídias interpretam como transnacionais por natureza – estão ainda mais entrelaçados com o crime econômico. Ambos os conjuntos de crimes compartilham impulsionadores semelhantes, contam com mecanismos similares para movimentar e lavar fundos ilícitos e privar as sociedades de recursos financeiros tão necessários, ameaçando não apenas a estabilidade econômica e social de outros países em todo o mundo, mas também o Estado de direito e a democracia.

De acordo com o Grupo de Trabalho do G20 sobre Anticorrupção, a atual ênfase nas “formas modernas de corrupção”, que está cada vez mais ligada ao crime econômico e organizado. Este artigo entende “formas modernas de corrupção” como:

de natureza transnacional;

e/ou possivelmente envolvendo o uso de tecnologia para adquirir, movimentar ou alienar bens ilicitamente.
Na medida que o mundo se tornou cada vez mais conectado, o mesmo aconteceu com o conceito de corrupção”. A globalização econômica e política fez com que a corrupção se tornasse mais transnacional por natureza, uma vez que as empresas se expandem para o exterior visando competir nos mercados internacionais. Ou seja, os jogadores corruptos conspiram cada vez mais além de suas próprias fronteiras.

No entanto, quando redes corruptas se sobrepõem a grupos criminosos organizados, é provável que exibam várias características comuns, subjacentes mecanismos e consequências. Estes incluem:

o uso de veículos jurídicos anônimos, como “shell companies”;

dependência de uma série de profissionais respeitáveis, como advogados, banqueiros e consultores de investimento;
uma tendência de tentar cooptar instituições estatais e partidos políticos para reduzir o risco de ações de fiscalização que prejudicar seus interesses.

A combinação de corrupção e crime econômico pode frustrar os sistemas regulatórios e de governança. Uma governança fraca permite que criminosos se infiltrem em instituições estatais e cooptar agentes públicos, o que permite que os criminosos se expandam com impunidade. Além disso, a captura progressiva de poder político por poderosos atores privados representa uma ameaça à democracia e à segurança nacional como indivíduos ou grupos moldam as políticas nacionais e leis.

A corrupção descontrolada e crime econômico proporcionam um ambiente propício para os criminosos limpar e lavar lucros de negros ilícitos. O submundo do crime e os regimes autoritários da mesma forma confiam na corrupção para desviar seus ganhos, financiar suas atividades ilegais ou até mesmo financiar organizações terroristas no exterior.

A estabilidade econômica também é afetada, pois os recursos necessários para o desenvolvimento são saqueados. A capacidade do governo de cumprir suas obrigações e os direitos socioeconômicos de cidadãos e proporcionar um ambiente propício para o crescimento econômico é prejudicado. Em extremo circunstâncias, o governo pode até se tornar ilegítimo aos olhos dos cidadãos, levando agrave instabilidade política e econômica.

Concluindo, tanto a corrupção, quanto o crime econômico, representam e oferecem um terreno fértil para uma infinidade de ameaças à estabilidade do Estado de Direito e para as democracias.

Patricia Punder, advogada é Compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020.

Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil)

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Marca da Rede iGUi é destaque no Ranking das Maiores Franquias do Brasil  

Marca da Rede iGUi é destaque no Ranking das Maiores Franquias do Brasil

Com crescimento de mais de 364% em número de unidades no ano passado, Splash é a franquia que mais cresceu em 2021

Detentora das marcas iGUi, Splash, UNLIMITED e TRATABEM, a Rede iGUi comemora o destaque da Splash no Ranking das 50 Maiores Franquias do Brasil em número de unidades 2021.

A Splash apresentou crescimento de 364,2%, em 2021 na comparação com o ano anterior, passando de 109 para 506 operações. Com isso a marca saiu da posição de número 147 para a 41ª. Os dados foram obtidos em um levantamento anual da Associação Brasileira do Franchising (ABF).

“Nós sempre acompanhamos atentamente o movimento e as tendências do mercado de piscinas no Brasil, e colocamos em prática estratégias de crescimento sustentável da rede iGUi como um todo. Entre essas estratégias, lançamos a marca Splash, oferecendo aos nossos franqueados e consequentemente aos nossos clientes, piscinas com a qualidade iGUi por um preço mais competitivo. Também como resultado dessa estratégia, além de parte dos franqueados iGUi optar por tornar sua loja uma Splash, tivemos um enorme crescimento das vendas desta marca, que saltou de 109 unidades em 2020 para 506 em 2021. Com isso, especialmente nesse período de retração econômica, as vendas continuam aquecidas, o que resultou nessa expansão recorde da rede iGUi, exemplificado na marca Splash”, explica o fundador e CEO da Rede iGUi, Filipe Sisson.

Com mais de 25 anos de existência, a Rede iGUi é líder mundial do segmento de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), com mais de 40 fábricas instaladas estrategicamente no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos. Os norte-americanos, por sua vez, ocupam a liderança no ranking mundial de piscinas, sendo seguidos de perto pelo Brasil.

“O alcance desta posição no ranking das 50 Maiores Franquias do Brasil por unidades reflete um aquecimento contínuo do segmento de Casa e Construção que, pelo segundo ano consecutivo, apresentou alta. Isso se deve basicamente a uma ressignificação dos lares por boa parte dos brasileiros, que passaram a utilizar a residência não apenas como local de descanso, mas também de trabalho, estudo e lazer. Como consequência direta, observou-se um maior investimento em melhorias nas residências, estando a instalação de piscinas entre elas”, completa Sisson.

No território nacional, a Rede iGUi conta com mais de 800 unidades, entre lojas iGUi, Splash e UNLIMITED, e unidades TRATABEM. Além disso, a franqueadora reúne no Brasil 15 fábricas que atendem a todas as demandas dos franqueados, desde o abastecimento de piscinas e acessórios até uniformes e demais artigos, sempre com uma logística facilitada que produz, anualmente, mais de 30 mil piscinas no País.

Sobre a Rede iGUi

A iGUi é a maior fabricante de piscinas em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) do mundo e está presente com indústrias e franquias em mais de 40 países. A rede iniciou suas atividades na cidade de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, em junho de 1995. Em 2000, estabeleceu seu primeiro polo industrial fora da Região Sul, em Cedral, no interior de São Paulo. Em 2008, transferiu oficialmente sua sede para a cidade. Atualmente, com mais de 20 anos de mercado e muita inovação, é líder mundial no segmento de piscinas em PRFV, contando com mais de 1.100 unidades entre lojas de piscina e franquias TRATABEM no Brasil e exterior, nos cinco continentes. Com mais de 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México e Portugal, disputa os maiores e mais desenvolvidos mercados mundiais como os da Europa, Estados Unidos e Austrália. A rede é Top Of Mind do segmento segundo o Datafolha, com mais de 1 milhão de acessos via web, e detém 89% das buscas de piscinas na internet, segundo o Google Brasil. Em muitas regiões, a iGUi é a única marca de piscinas conhecida. Tudo isso provado pela simples pergunta: “Qual marca de piscinas você conhece?”.

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Jockey Plaza Shopping realiza manhã exclusiva para autistas no Vikings no Gelo  

Jockey Plaza Shopping realiza manhã exclusiva para autistas no Vikings no Gelo

Com organização diferenciada, o empreendimento abre 280 vagas no próximo domingo para diversão gratuita na maior pista de patinação da cidade

No próximo domingo, 6 de março, o Jockey Plaza Shopping realiza um evento especial direcionado para o público autista na pista de patinação no gelo e no parque de obstáculos Vikings no Gelo. Das 9h às 11h, horário que o shopping ainda não está aberto ao público geral, o empreendimento recebe as crianças e suas famílias, com 280 vagas gratuitas, mediante inscrições pelo app PODI, disponível em IOS e Android.

“Uma organização diferenciada, para garantir maior conforto e silêncio, sem música ou ruídos de limpeza, decoração na simbologia do autismo e muito carinho nessa recepção especial garantem uma manhã de muita diversão e inclusão”, afirma a gerente de marketing, Michelle Cirqueira. Cada participante poderá aproveitar a pista e o parque de obstáculos por 30 minutos. Após a brincadeira, será oferecido um lanche especial aos participantes.

Democrático e atento às necessidades de toda a sociedade, o Jockey Plaza adotou como prática que em toda atração infantil que traz ao shopping a cada bimestre, sempre realiza uma edição especial exclusiva às famílias de autistas. “Os autistas podem ter dificuldades de interação social e são sensíveis a alguns barulhos, o que limita a participação em grandes eventos infantis nas condições normais do shopping”, lembra Michelle.

O Vikings no Gelo é a maior pista de patinação no gelo já instalada em Curitiba, com aproximadamente 350 metros quadrados, e está no shopping pelo terceiro ano. É equipada com todos os acessórios de segurança necessários para garantir a diversão de crianças e adultos, com instrutores capacitados para orientação e apoio para os iniciantes. Ao lado da pista, um parque de obstáculos, com diversas opções de atividades para os pequenos, entre elas bolha inflável, trilha, pula-pula e escalada radical.

A pista de patinação é direcionada para maiores de 5 anos e, para crianças de 2 a 5 anos, a atração oferece um passeio de Big Ice Car, um trenó guiado pelos instrutores no qual a criança vai sentada em um divertido passeio pelo gelo, sendo obrigatório o acompanhamento de um responsável legal. O parque de obstáculos recebe crianças de até 12 anos. Os equipamentos compartilhados seguem os protocolos de higiene, com todas as medidas de segurança, distanciamento e constante higienização das áreas comuns.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor fixo de R$13, por todo o período de utilização dentro da mesma diária.

Serviço:

Vikings no Gelo edição exclusiva para autistas

Quando? Dia 6 de março – domingo

Horário: das 9h às 11h

Inscrições: app PODI, disponível em IOS e Android

https://www.podiapp.com.br/

Instagram: @podiapp e @jockeyplazacuritiba 

Sobre o Jockey Plaza Shopping

Inaugurado em junho de 2019, o Jockey Plaza Shopping possui mais de 200 mil m² de área construída, com 400 operações, sendo 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com vista panorâmica para a pista de corridas do Jockey Club do Paraná. O empreendimento conta ainda com oito salas de cinema Cinépolis e espaços para jogos e lazer, que tornam o local ainda mais completo. Com um vasto mix de lojas e serviços, é um shopping que se propõe a atender de forma democrática todos os seus perfis de público. O projeto arquitetônico prioriza espaços amplos, iluminação natural e muita área verde, e busca ressignificar o lazer, remetendo o local a uma extensão de um espaço externo. O Jockey Plaza Shopping é um empreendimento do Grupo Tacla Shopping, Casteval, Paysage e GRCA.

www.jockeyplaza.com.br 

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Recovery ensina como calcular o custo e o preço de produtos e serviços  

Recovery ensina como calcular o custo e o preço de produtos e serviços

Saber fazer as contas e definir o preço certo é um dos maiores desafios de empreendedores e comerciantes

No Brasil, muitas pessoas tiram seu sustento da prestação de serviços ou venda de produtos na vizinhança, em grupos de WhatsApp, no Instagram, Facebook ou em suas redes de relacionamentos. Outras, complementam a renda com essas atividades, realizadas de forma autônoma ou como microempreendedores individuais. Uma dificuldade bastante comum entre quem faz isso é entender todos os custos envolvidos, calcular o preço certo para ter lucro e, ao mesmo tempo, fisgar a clientela. Para ajudar, a Recovery, empresa do Grupo Itaú e pioneira na cessão de carteiras de crédito no Brasil reuniu algumas dicas simples, mas importantes de como calcular o custo e o preço de produtos e serviços.

Para começar: qual é a diferença entre custo e preço?

Um jeito simples de explicar: custo é aquela quantidade de dinheiro que você precisa tirar do bolso para ofertar o seu produto ou serviço. Se a sua área é a de confeitaria, o custo do bolo de leite em pó com morangos é a soma do que você pagou pelos ingredientes, mais o gás usado para assar, a energia usada durante o preparo, a embalagem que protege o bolo e o que é gasto para levar o produto até a casa do cliente, por exemplo.

Já o preço é o valor que você cobra do cliente pelo produto e que deve ser superior ao do custo. A diferença entre o custo e o preço forma o lucro – aquele dinheiro que permite que você continue trabalhando, ganhando o necessário para viver ou realizar seus planos. Resumindo, o preço menos o custo é igual ao lucro.

Como calcular custo e preço de um produto

Para calcular o custo do produto é necessário fazer uma lista de tudo o que foi usado na produção daquele item, seja uma peça de roupa, uma colcha, um vaso ou alimento. Vamos usar como exemplo o mesmo bolo de leite em pó sobre o qual falamos acima. A seguir, listamos como ficaria o custo direto da preparação, considerando o preço dos ingredientes no mercado e a quantidade usada na receita. Além do custo direto, vamos considerar também aluguel, água, luz, gás, WiFi e o salário de uma funcionária. Vamos imaginar que o resultado dessa soma deu R$ 2.500,00 por mês. Dividindo esse valor pelo número de bolos que você costuma vender por mês; digamos que sejam 200 bolos, você vai ter o custo fixo por unidade: R$ 12,50.

Portanto, o custo de um bolo de leite em pó será a soma do valor gasto nos ingredientes (R$ 38,37) mais gastos fixos (R$ 12,50), ou seja, R$ 44,62.

Qual deve ser, então, o preço de venda e o lucro de um bolo?

Antes de definir o preço, a dica é fazer uma boa pesquisa básica para descobrir quanto o produto custa em outras confeitarias, quanto você gostaria de lucrar com a venda e, também, ouvir potenciais compradores para saber quanto eles estariam dispostos a pagar por um bolo de leite em pó com morango de um quilo. Vamos imaginar que, depois dessa sondagem, você chegou à conclusão que pode cobrar R$ 65,00 pelo bolo inteiro (ou R$ 6,50 por fatia de 100 gramas). O seu lucro, será, então, de R$ 20,38 por bolo.

Como calcular custo e preço de um serviço

Se você trabalha como cabeleireira, manicure, cuida de jardins ou é eletricista, por exemplo, o cálculo do custo do serviço é um pouco mais simples. Digamos que você quer se tornar um eletricista. É preciso considerar um investimento inicial médio de R$ 800 em um curso técnico e mais R$ 500 para adquirir as ferramentas necessárias. Ou seja, você vai desembolsar R$ 1.300,00 para entrar nesse mercado.

Você pode estimar que, no decorrer do ano, conseguirá fazer 50 visitas em casas ou escritórios que precisam do seu serviço. No primeiro ano, é possível diluir os R$ 1.300,00 nestas 50 visitas, resultando em um custo de R$ 26,00 por visita. É preciso considerar, ainda, o custo de seu deslocamento, seja transporte público ou gasolina. Digamos que esse gasto seja de R$ 15. Isso significa que o custo total de cada visita, pelo menos no primeiro ano de atuação, é de R$ 41. Considere isso na hora de definir seu preço. A dica para produtos serve aqui também: busque fazer uma pesquisa na sua região, entre os concorrentes e futuros clientes.

Como calcular o preço por hora

Muitos autônomos que atuam na área de serviços cobram por hora. Se, por exemplo, você tem uma formação em marketing digital e consegue seu primeiro cliente – uma loja de autopeças para a qual irá trabalhar duas horas ao dia. Quanto cobrar? Pense no seu momento de carreira, formação, experiência e quanto gostaria de ganhar no mês. Para facilitar, imagine qual seria seu salário se estivesse trabalhando em uma empresa nessa mesma atividade. Se chegar à conclusão que ganharia R$ 4.000 por mês, faça as contas:

R$ 4.000 divididos por 22 dias úteis, divididos por 8 horas ao dia é igual a R$ 22,72 por hora. Ou seja, como irá trabalhar duas horas por dia para este cliente, poderia cobrar R$ 181,81 por semana ou R$ 727,27 por mês. Esse é apenas um valor de referência. O ideal é incluir na conta o valor equivalente a um mês de férias e o décimo terceiro salário. Aos poucos, vá fazendo os ajustes necessários.

Qual é o meu valor?

Nesse exercício de descobrir o custo e definir o preço do seu produto ou serviço, existe um terceiro fator que precisa ser pensado: o valor. Esse conceito, muito pessoal e subjetivo, diz respeito ao quanto achamos que merecemos ganhar e como as pessoas percebem o valor de nosso trabalho. A noção de valor explica por que um cabeleireiro que domina as mesmas técnicas, tem a mesma formação e trabalha no mesmo bairro que um outro colega, às vezes, cobra até 50% a mais pelo corte de cabelo. Para pensar sobre seu valor, pergunta-se:

Quanto eu mereço ganhar? Quanto investi em estudos e dedicação?
Quais são os meus esforços para que meu trabalho tenha diferenciais? O que tenho de inovador? As pessoas percebem isso?
O que eu ofereço de especial (incluindo habilidades e conhecimentos), que meus concorrentes não têm e nem oferecem?
Veja mais dicas como essa no https://www.gruporecovery.com/blog/.

Sobre a Recovery

A Recovery é uma empresa do Grupo Itaú e plataforma pioneira em cessão de crédito no Brasil. Líder de mercado, com o maior volume de ativos, a companhia possui atualmente mais de 30 milhões de clientes em sua base e mais de R$ 110 bilhões de carteiras inadimplentes sob gestão. A Recovery atende grandes e médias empresas de diferentes segmentos, entre eles, financeiro e varejo, com foco na compra de carteiras inadimplentes para transformar dívidas em capital de giro para estas companhias. Mais informações em https://www.gruporecovery.com/.

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Sugestão de pauta: Paraná Clínicas investe em tecnologia para acelerar atendimentos no pós-carnaval  

Sugestão de pauta: Paraná Clínicas investe em tecnologia para acelerar atendimentos no pós-carnaval

Os profissionais de saúde alertam para uma possível nova onda da covid-19 no período pós-carnaval. Mesmo com a decisão de muitas cidades paranaenses não realizarem as tradicionais festas típicas, com bloquinhos nas ruas, desfiles e reuniões, para assim, evitar aglomerações, os médicos preveem que as festas devem ocorrer em reuniões familiares e de amigos.

Prevendo esse aumento no número de casos e atendimentos, a Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, investiu em formas de atendimento remoto, reforçando a orientação médica de que as pessoas inicialmente busquem este tipo de atendimento médico. A plataforma de atendimento Pronto-Socorro digital realizou mais de 50 atendimentos na última onda.

Além dele, a operadora colocou à disposição dos seus beneficiários uma landing page para atendimento instantâneo, bastando apenas inserir os dados principais e já ser redirecionado para a conversa com o médico.

Outras funcionalidades também estão à disposição dos beneficiários.

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br

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