Insegurança jurídica marca início do ano tributário para empresas  

Insegurança jurídica marca início do ano tributário para empresas

Especialista aponta sete temas da pauta contábil de 2022

Uma possível reforma tributária chegou a causar preocupação a contadores e tributaristas no segundo semestre de 2021, mas acabou travada no Senado. Ainda assim, esses profissionais não ficaram tranquilos no último mês do ano. Dois temas foram monitorados de perto: o diferencial de alíquota do ICMS (DIFAL) e a prorrogação da desoneração da folha de pagamento.

Enquanto a desoneração da folha foi sancionada no dia 31 de dezembro, o DIFAL ficou para depois. E, de acordo com o coordenador e professor dos programas de MBAs em Contabilidade e Finanças da Universidade Positivo (UP), Marco Aurélio Pitta, isso trouxe uma insegurança jurídica enorme para as empresas – principalmente porque alguns estados se anteciparam. "O Paraná, por exemplo, regulamentou, ainda em dezembro, algo que ainda não tinha lei complementar federal sancionada, o que veio a ocorrer somente nos primeiros dias de 2022. Fica a dúvida quanto à eficácia da cobrança desse diferencial: já a partir de janeiro? Após 90 dias, conforme lei complementar? Em 2023?", questiona o especialista.

Considerando as eleições presidenciais, Pitta elencou sete temas que profissionais de contabilidade e direito tributário precisam ficar de olho em 2022.

Teses tributárias em disputa: Existem milhares de discordâncias entre os contribuintes e o Fisco, sobretudo na esfera federal. As “filhotes” da famosa “tese do século” (exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS) devem ser discutidas em 2022.

Reforma tributária baseada nas PECs: As propostas das Emendas 110/19 e 45/19 tendem, em ano de eleições, a ficarem um pouco de lado. "Senado e Câmara dos Deputados devem voltar a dar atenção para esse tema somente em 2023", prevê Pitta.

Consolidação do PIS e COFINS: A fusão desses dois tributos “gêmeos” foi proposta pelo governo federal por meio do Projeto de Lei 3887/20 (CBS) em uma espécie de Fase 1 de uma Reforma Tributária. Se não vingar via PL, acontecerá pela PEC dentro da Reforma Tributária oriunda das PECs. Mas, segundo Pitta, também só deve voltar à pauta em 2023.

Tributação de Dividendos e redução do IRPJ: Para pleitear possível entrada na OCDE, o Brasil precisa alterar a forma de tributação de dividendos. "A tributação deverá ser de 15% e, em contrapartida, haverá uma redução de alíquota dos atuais 25% no Imposto de Renda para as empresas", antecipa. Outro tema que deve ficar para o ano que vem, segundo o especialista.

Tributação sobre pagamentos: Para fazer frente a possível desoneração da folha, a tributação sobre movimentações financeiras, algo próximo à antiga CPMF, pode aparecer como novidade, segundo Pitta. "A tributação de novos serviços e produtos digitais está na mira", ressalta.

Mudanças no Imposto de Renda Pessoa Física: O governo federal é a favor de aumentar a faixa de isenção do IRPF para cerca de R$ 3 mil mensais. "Essa questão é promessa de campanha do presidente. O problema é que, em ano de eleições, dificilmente deve avançar", avalia.

Revisão de incentivos fiscais: São quase R$ 300 bilhões de reais anuais com renúncias como o Simples Nacional e a Lei Rouanet, por exemplo. O secretário de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula, já anunciou nos primeiros dias de 2022 um pacote de mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Entre elas, a redução de 50% no teto do incentivo, de R$ 1 milhão para R$ 500 mil.

Add a comment

Linha queridinha do Boticário, Egeo lança fragrâncias com combinações contrastantes e inusitadas

Linha queridinha do Boticário, Egeo lança fragrâncias com combinações contrastantes e inusitadas

Novo Egeo Blast traz notas doces, frescas e suculentas das frutas abacaxi e cereja, unidas à cremosidade do caramelo e da baunilha, resultando em duas fragrâncias divertidas, ousadas e com explosões de frutas

Egeo, linha de fragrâncias queridinha das brasileiras – caracterizada por fragrâncias marcantes e intensas – acaba de ganhar um novo integrante no portfólio: Egeo Blast. Com dois itens que são verdadeiras potências na explosão das frutas, a nova linha é um verdadeiro blast de diversão, devido às suas combinações contrastantes e inusitadas, que juntam as notas doces, frescas e suculentas das frutas à cremosidade do caramelo e da baunilha. 

Egeo Cherry Blast e Egeo Pina Blast, que compõem a novidade, foram criados especialmente para a Geração Z, composta por jovens que procuram por fragrâncias alegres e inusitadas. Enquanto a cereja oferece potência e se conecta com o caramelo para trazer o dulçor que chama a atenção, o abacaxi tem uma saída fresca e frutal. As duas conexões dão um ar divertido ao cheirá-las e senti-las envolvendo você, além de serem compartilháveis.

“Para desenvolver Egeo Blast, nós entendemos os desejos e as preferências olfativas da Geração Z, percebendo que ela gosta de combinações contrastantes, alegres e aditivas. Então, para Egeo Cherry Blast, trouxemos um gourmand potente, com uma explosão de fruta (cereja) para dar um ar mais divertido e leve. Além disso, trouxemos um dulçor que deixa a fragrância mais cremosa, robusta, marcante e intensa”, explica Letícia Schwartz, Diretora da Categoria de Perfumaria Feminina Gouper do Boticário. “O público jovem gosta também de combinações alegres, fáceis e contrastantes; então, em Pina Blast, trazemos notas aquosas com frescor e um contraste com os toques adocicados da baunilha e do caramelo”, completa. 

As novidades podem ser usadas em diversas ocasiões e em todas as estações do ano, já que possuem forte fixação. Para o lançamento, a novidade chega com 20% de desconto nos canais de venda da marca.

Os itens são encontrados em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do aplicativo Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre

Serviço:

#OndeTemAmorTemBeleza 

Egeo Cherry Blast – 90 ml

Preço sugerido: R$ 109,00

Um “exageeero blaster” de diversão, que combina as notas gourmands e divertidas da cereja à cremosidade do caramelo e da baunilha!

Saída: pera nashi, cupuaçu, bergamota, amora, cereja, framboesa, calda de abacaxi e cassis

Corpo: Rosa, ylang, violeta, tuberosa e amêndoa

Fundo: sândalo, cedro, caramelo, baunilha e musk 

Egeo Pina Blast – 90 ml

Preço sugerido: R$ 109,00

Uma verdadeira “blast” de diversão, que combina as notas frescas e divertidas do abacaxi à cremosidade do caramelo e da baunilha.

Saída: maçã, limão, cupuaçu, abacaxi, mandarina e gengibre de Madagascar

Corpo: canela, gerânio, flor de lótus, tomilho, notas aquosas, pimenta-preta e lavanda

Fundo: Musk, Cedro, Âmbar, Cumarina, Caramelo, Sândalo, Baunilha de Madagascar  

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis. 

*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares. 
**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma, novembro de 2017. 

www.oboticario.com.br 

Add a comment

"Pais precisam estender os cuidados da escola em suas casas contra Covid-19", alerta pediatra  

"Pais precisam estender os cuidados da escola em suas casas contra Covid-19", alerta pediatra

Escolas redobram cuidados para evitar contaminações

Unidades da rede particular de ensino devem retomar nesta segunda-feira (07), às aulas presenciais. Em torno de 370 mil alunos, de acordo com o Sinepe/PR, estão voltando gradativamente a ocupar suas cadeiras para mais um ano letivo.

Desde o ano passado, algumas escolas já haviam retomado as aulas presenciais, em sua grande maioria, as particulares. Neste ano, com o aumento do número de alunos em salas, alguns cuidados precisam ser intensificados.

Segundo a pediatra credenciada da Paraná Clínicas, empresa do grupo SulAmérica, Dra. Maria Gabriela Garbelini (CRM 26978/RQE 2194), a volta às aulas é fundamental para o desenvolvimento das crianças. “Depois de dois anos de isolamento, muitas crianças ainda não voltaram ao convívio escolar e nós sabemos que elas foram muito privadas de socialização, já que a escola não é apenas o lugar de aprender, mas sim de contato com o mundo, de se relacionar com os outros e estabelecer amizades”, ressaltou.

“A escola está tomando todas as medidas de segurança e proteção para os alunos, estamos falando aqui sobre troca de máscaras, álcool em gel, aferição de temperatura. Além disso, para que continuemos seguindo de forma segura, é necessário um cuidado de quem cuida fora da escola”, ressalta Ana Cláudia Alexandrini, diretora do colégio Stella Maris Água Verde. A rede inicia as aulas no dia 14 de fevereiro em suas unidades 3 unidades do Colégio Stella Maris e para isso está orientando os pais e responsáveis a cumprirem todos os protocolos de segurança, conforme orientação dos órgãos municipais de saúde e regras básicas previstas na escola: máscara, álcool em gel e havendo qualquer sintoma, comunicar imediatamente a instituição e fazer o isolamento até sair o resultado do teste, caso esta seja a orientação.

A pediatra destaca que os cuidados da escola são complementares aos dos pais, ou seja, mais uma vez é preciso que em casa as crianças continuem a se prevenir. “Os pais precisam ter comportamento de prevenção e cuidados. Ou seja, devem continuar o uso das máscaras de qualidade e de forma correta, higienizar as mãos e, principalmente, evitar as aglomerações. Esse aumento de casos em crianças era esperado, dado o esquema vacinal que priorizou as outras faixas etárias, consequentemente, as que estão sem a imunização acabam se contaminando mais, porém, com os cuidados das escolas e dos pais, essas taxas serão muito menores”, explicou a médica.

“Agora, o que precisamos entender é que os pais não devem esperar um quadro grave para iniciar o isolamento. Vale lembrar que a covid não possui um padrão sintomático, qualquer sinal, a recomendação médica é que a criança e toda família iniciem o isolamento o mais cedo possível. Assim que a escola avisar, é necessário que o pai vá buscar o filho imediatamente e não espere o quadro se agravar. A chegada da pandemia nos mostrou que a telemedicina é um aliado importante para as crianças, nos primeiros sinais, é possível realizar uma teleconsulta para receber orientações e esclarecer as dúvidas”, finalizou Maria Gabriela Garbelini.

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br

Sobre o Colégio Stella Maris

Com mais de 55 anos de dedicação à educação e formação integral de seus alunos, o Colégio Stella Maris está entre as grandes referências de ensino em Curitiba e, atualmente, conta com três unidades nos bairros Água Verde, Juvevê e Xaxim. Fundado em 1963, o Colégio segue as premissas de ensino forte e personalizado, baseando a educação nos valores que primam pela família e pelo bom convívio social. O Colégio Stella Maris atingiu resultados pedagógicos expressivos ao longo dos anos, sendo reconhecido, em 2020, como a segunda escola com maior eficiência digital, dentre 34 escolas no Brasil. Buscando sempre adotar as mais modernas tendências pedagógicas, o Colégio e seus professores são conhecidos pela dedicação e a atenção individual ao aluno.

Add a comment

Confí inaugura seu segundo restaurante

Confí inaugura seu segundo restaurante

Felipe Leite leva para o Ahú o seu conceito de Cozinha de Memória, com buffet diferenciado na cidade

Após dois anos de sucesso no Bigorrilho, o Restaurante Confí inaugura nesta segunda-feira (07) sua segunda unidade em Curitiba. Localizado na Rua Eurípides Garcez do Nascimento, 638, o Confí Ahú oferece a mesma variedade e qualidade de pratos do buffet original da marca, incluindo opções de mignon, salmão, pato, camarão e bacalhau em diferentes dias. Sob o comando do restaurateur Felipe Leite, o Confí Ahú também oferece pratos do dia, para montagem do próprio cliente e com opção FIT, e os já celebrados Kits com acompanhamentos. Advogados inscritos na OAB e servidores do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Paraná têm desconto de 10% no restaurante.

“Chegamos para trazer algo novo e diferenciado para moradores, estudantes e profissionais que trabalham na região do Ahú. O Confí investe muito na qualidade dos insumos e no preparo dos alimentos para oferecer uma cozinha de memória, que lembra a casa dos nossos pais e avós. Provocamos a visão, o olfato e o paladar dos nossos clientes para ativar as lembranças de uma refeição saborosa, generosa e muito bem feita. Escolhemos nosso novo endereço com muito carinho e remodelamos todo o espaço para oferecer muito conforto e segurança a todos“, afirma Leite.

Além do já consagrado buffet, o Confí Ahú também oferece os famosos kits da marca, que servem de 2 a 3 adultos. Cada dia da semana é um sabor diferente: Segunda = Brasileirinho (virado de feijão com picadinho e couve crispy); Terça = Dobradinha; Quarta = Feijoada; Quinta = Rabada; Sexta = Língua bovina; Sábado = Feijoada e Eisbein; e Domingo = Paleta de Cordeiro e Frango com Polenta.

O cliente também pode montar o seu “Prato do Dia” (individual com 650 gramas), escolhendo uma proteína, um legume e um acompanhamento. Para quem deseja algo mais light, também tem a opção FIT (com 400 gramas), com arroz e feijão, um legume e uma proteína.

O Confí Ahú atende de segunda a sexta, das 11h30 às 15h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 15h30, com estacionamento gratuito para até 20 veículos. O valor do buffet é R$ 84,90/kg nos dias de semana e R$ 94,90/kg nos fins de semana e feriados.

Add a comment

Queijo Gorgonzola Tirolez agora é Queijo Azul Tirolez  

Queijo Gorgonzola Tirolez agora é Queijo Azul Tirolez

A alteração segue as novas orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Associação Brasileira das Indústrias de Queijos (ABIQ)

Novo nome, mesmo sabor. O Queijo Gorgonzola Tirolez agora é encontrado nas gôndolas dos supermercados com a nomenclatura Queijo Azul. A textura, qualidade e caraterísticas já reconhecidas pelo público permanecem sem alterações, assim como a tradicional embalagem vermelha, que se mantém. O produto está disponível nas versões fracionado, com 200g, e a peça, de 3 kg.

O motivo da troca de nomenclatura segue as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Associação Brasileira das Indústrias de Queijos (ABIQ), que corresponde à legislação do produto (Instrução Normativa nº 45/2007 e Decreto 9.013/2017).

Entre os diferenciais do Queijo Azul Tirolez estão a cremosidade e o sabor intenso e picante. A sua maturação é de 35 dias. Trata-se de um excelente ingrediente para receitas diversas, como massas, sopas e molhos, além de ser delicioso puro. Harmonizá-lo com vinhos encorpados também garante uma boa experiência de consumo. 

Saiba mais curtindo nossas redes sociais ou acesse o nosso site:

www.tirolez.com.br 

https://www.instagram.com/tirolezqueijos/

https://www.facebook.com/TirolezQueijos

Sobre a Tirolez
Fundada há 41 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos