Barba e bigode: dicas e cuidados que os homens precisam ter no verão  

Barba e bigode: dicas e cuidados que os homens precisam ter no verão

Nas altas temperaturas da estação, os pelos pedem uma atenção especial

Seja bigode, cavanhaque, estilo lenhador ou van dyke, as barbas precisam de cuidados especiais no verão. O calor pode desencadear problemas como a oleosidade, a descamação da pele, o ressecamento dos fios e os odores fortes causados por uma má higienização. Além da alta temperatura, os efeitos do sal e do cloro podem interferir na qualidade e beleza dos fios.

Segundo Márcio Medeiros da Silva, barbeiro do Expert Beauty Center, os cuidados com a barba nesta época do ano evitam o aparecimento de alergias, de irritações e do bloqueio no crescimento do pelo. “Novos hábitos no verão podem desencadear no acúmulo de resíduos nos fios e em um ambiente úmido e quente, propício para a proliferação de bactérias”, alerta o especialista.

Mas a boa notícia é que os cuidados em casa, para evitar os danos, são simples. De acordo com Medeiros, o primeiro passo é usar um shampoo de limpeza profunda, para eliminar as células mortas. “Na hora da lavagem é importante equilibrar o pH dos fios, através de um bom shampoo e condicionador. Tônico de fortalecimento também é muito indicado nesta época do ano”, menciona o barbeiro ao dar dicas para a higienização dos pelos.

Diariamente alguns produtos também podem ser incorporados na rotina. “Um óleo ou pasta hidratante é ótimo para manter a beleza dos fios. E para quem pratica atividades ao ar livre ou se expõe a longas horas de sol é importante usar um filtro solar capilar”, ressalta Márcio.

Além dos cuidados em casa, o especialista ressalta a importância das manutenções profissionais em salão. “A higienização de forma mais técnica e com produtos adequados é primordial a cada 15 dias. Além de recuperar os fios, a ida ao salão pode ser um momento relaxante com a barboterapia”, explica o barbeiro.

Sobre o Expert

O Expert Beauty Center é a maior e mais completa rede de salões próprios de Curitiba com quatro unidades nas regiões mais nobres da capital paranaense. À frente da empresa, os irmãos José e Adir Hillani, empreendedores com mais de 25 anos de experiência no setor da beleza. A rede conta com um time de aproximadamente 500 profissionais, divididos nos setores de manicure, pedicure, depilação, podologia, maquiagem, estética e cabeleireiros, todos altamente preparados para oferecer o melhor atendimento com as últimas tecnologias. O Expert agrega também uma equipe de hair designers formados nas mais importantes academias do mundo tais como Toni Guy, Maldonado, Pivo Point, Longueras e Vidal Sasson.

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Sou herdeiro. Como encarar a transição nos negócios da família?  

Sou herdeiro. Como encarar a transição nos negócios da família?

Consultoria em governança é essencial para assertividade no planejamento, perenidade e sucessão da empresa

A sucessão de um negócio familiar é uma questão importante dentro das organizações e deve ser pensada cedo, quando os fundadores ainda estão no comando. Quantos exemplos existem de negócios que se dissolveram após a perda de um fundador ou divórcios que afetaram todo o contexto empresarial.

Esta é uma das questões que hoje fazem parte da caldeira de ideias de Diego Simões Munhoz, atual presidente da Caemmun indústria e conectivo de móveis, sediada em Arapongas (PR). “É necessário ter um acordo de acionistas bem desenhado assim como todos os processos dentro da gestão, pois sem isso o negócio pode ter um fim antecipado”, afirma.

A história na gestão da empresa da família começou quando ele era bem jovem. Com 16 anos, Munhoz teve a oportunidade de terminar o ensino médio fora do país, e no seu regresso quis retribuir a oportunidade. Prestou vestibular para administração de empresas e ingressou na empresa da família.

Segundo Munhoz, com o passar do tempo e crescimento da empresa, o jovem administrador foi transitando entre vários departamentos e criando outros, como o de comércio exterior. “Fiquei um bom tempo na área comercial visitando e me relacionando com clientes e fornecedores. Em 2009 iniciamos um forte planejamento estratégico e anualmente reforçávamos as novas estratégias. Nesse período me aproximei aos poucos da alta direção e naturalmente com o passar dos anos, fui participando mais ativamente do crescimento dos negócios”, relembra.

Alto escalão

Munhoz conta que nunca existiu um pensamento sobre se tornar o presidente, mas sim de contribuir com o progresso da empresa. Apenas em 2016 essa chave foi virada, quando iniciou um processo para preparar a família.

“Entendemos que a família deve ser empresarial, acionista, e por conta disso procuramos o processo de mentoria para que todos nós, herdeiros da segunda geração, participássemos. Neste processo, que durou quase dois anos, fizemos a análise de capacidade técnica e competências de cada pessoa para entender onde nós estávamos e onde poderíamos chegar”, explica.

Munhoz conta que a ideia inicial foi buscar assessoria no processo de governança. Quando a GoNext chegou, consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares, a preparação para a sucessão passou a ser efetivamente pensada na companhia.

“Buscamos implantar um conselho para melhorar a tomada de decisão e deixar o papel de cada um bem definido. Com o passar do tempo, fomos aprendendo que a empresa não cresce na proporção que a família cresce: a tendência é que as famílias aumentem, mas o negócio não. E aí existe um problema. Então trabalhar na sucessão, além de todos os outros processos de gestão e governança passou a ser uma prioridade para os fundadores e herdeiros”, aponta Munhoz.

Com a metodologia aplicada, a questão da sucessão foi acelerada. “Os fundadores tiveram muita sabedoria, pois usaram o lema de que ‘o dono do avião não precisa ser o piloto’ e pediram para que nós, segunda geração, plantássemos novas sementes. Iniciamos novos negócios, agora com mais estrutura, apoio, e aí iniciamos, junto com os acionistas e a consultoria da GoNext, um processo de novos desafios e aí assumi a presidência.

Base

De acordo com o especialista em governança corporativa e diretor-presidente da GoNext Governança e Sucessão, Eduardo Valério, as empresas que dão atenção para a governança da companhia com critérios técnicos bem definidos e metodologia científica, evitam conflitos familiares, identificam o sucessor adequado e garantem a longevidade empresarial.

“A governança é maneira como a empresa é administrada; diz respeito aos processos, decisões corporativas, formulação de políticas, distribuição de direitos e responsabilidades entre o conselho, gerência, acionistas e partes interessadas. A governança não existe apenas em grandes corporações. Qualquer empresa, independente do porte, deve ter uma governança, que também será crucial para a aplicação de tomadas de decisões estratégicas, como a elaboração do planejamento sucessório, por exemplo”, explica Valério.

“O processo de sucessão de uma organização exige ferramentas metodológicas técnicas e científicas capazes de colocar na mesa as competências e habilidades dos herdeiros. Com base no diagnóstico, os herdeiros são direcionados para as suas competências mais fortes e assim são definidos os seus papéis e responsabilidades no novo ambiente de sucessão”, completa o especialista.

Valério percebe na prática que os projetos vitoriosos são aqueles muito bem planejados com início, meio e fim. “É um trabalho que se constrói devagar, que precisa ser maturado, em conjunto entre sucessor, sucedido e todo o ambiente empresarial, para que no final, a transição de legado e poder ocorra de forma eficaz. O que acontece na Caimmun é um bom exemplo de projeto aplicado e bem sucedido”, destaca Eduardo Valério.

Saiba mais sobre o assunto neste episódio do podcast GoNext Talk: Episódio 03: Herdei a empresa da família, e agora? Como identificar a solucionar problemas de gestão? by GoNext Talk (anchor.fm)

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/

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FiberX participa do Show Rural Digital em Cascavel  

FiberX participa do Show Rural Digital em Cascavel 

Companhia é a responsável pela comunicação wi-fi na Arena Digital

A FiberX – uma das mais tradicionais empresas de distribuição de produtos de telecomunicações do Sul do Brasil – é uma das patrocinadoras do Show Rural Digital de Cascavel (PR). O evento que começou ontem (07) e vai até a próxima sexta-feira (11) vai reunir milhares de pessoas dentro da 34ª edição do Show Rural Coopavel.

Além de apresentar o que há de mais moderno em soluções para telecomunicações, a companhia é a responsável por fornecer o serviço de wi-fi ao evento, que reúne empresas e startups ligadas ao setor tecnológico para apresentar soluções aos problemas do campo. “Nosso objetivo é demonstrar a qualidade do wi-fi atendido por equipamentos Huawei, uma das principais integradoras do mundo”, explica o head de Enterprise e Governo da FiberX, Reinaldo Guerra.

Entre os benefícios da conectividade sem fio de alta velocidade para o agronegócio estão a redução de custos, flexibilidade e facilidade de uso, segurança para troca de informações e aumento da produtividade em todos os ambientes de trabalho.

Quem visitar o estande da FiberX também terá acesso a uma série de informações sobre produtos e soluções oferecidas para redes locais (conectividade LAN), lousa interativa, equipamentos de acesso com reconhecimento facial, servidores e serviços em nuvem. “Engana-se quem pensa que tecnologia e agronegócio andam dissociados. Nossos produtos auxiliam desde quem precisa conferir a previsão do tempo, até quem necessita de suporte para uma inspeção sanitária internacional por videoconferência”, salienta Guerra. 

Conectividade e produtividade

O executivo enfatiza que a inovação e a tecnologia são grandes aliadas do agronegócio brasileiro, o que faz do campo um segmento de destaque para a companhia que nasceu em Chapecó, importante pólo agroindustrial de Santa Catarina.

“Dados recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) mostram que o agronegócio já representa quase 25% do PIB brasileiro, o que reforça nossa responsabilidade em oferecer soluções tecnológicas ainda mais avançadas para o segmento”, destaca.

“Desde o aumento da produtividade como a diminuição de gastos e desperdícios, somos aliados importantes do empresário do agronegócio quando o tema é gestão e conectividade. E já existem pesquisas que comprovam a importância e a necessidade do nosso trabalho”, relata, citando a análise da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP). De acordo com dados recentes da entidade, “67% das propriedades agrícolas no Brasil já utilizam ou adotaram algum tipo de inovação tecnológica”.

“A FiberX entende que a tecnologia gera mais precisão e agilidade ao produtor rural, à indústria de transformação e que processos integrados e otimizados rendem mais benefícios a todos”, complementa Reinaldo Guerra.

Segundo o executivo, as tecnologias disponibilizadas pela empresa, em parceria com a Huawei, auxiliam desde quem precisa de conectividade para acessar aplicativos de gerenciamento e monitoramento de fazendas, até o controle total de complexos processos industriais.

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O trabalho do nutricionista e a performance desportiva  

O trabalho do nutricionista e a performance desportiva

A Nutrição Esportiva tem se mostrado cada vez mais importante para o atleta profissional. É o nutricionista que tem capacidade reconhecida para orientar atletas que buscam melhor desempenho nas suas atividades, com uma alimentação saudável que integre boa qualidade de vida e busca de altas performances.

A data de 10 de fevereiro é especial para todos os desportistas. Nele, se comemora o Dia do Atleta Profissional, homenageando todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. Curiosamente, somente há quatorze anos a prática desportiva foi regulamentada como atividade profissional no Brasil. A Lei 9615, de 24 de março de 1998, também conhecida como “Lei Pelé”, instituiu as normas gerais que norteiam as atividades desportivas no país. Nela, está definido o funcionamento do Sistema Brasileiro de Desporto, bem como os princípios fundamentais do esporte e a regulamentação da prática desportiva profissional, tratando de temas como a Justiça Desportiva e o controle de doping.

Gisele Farias (CRN-8 4626)* é especializada em Nutrição Esportiva Funcional e explica que o acompanhamento nutricional de um atleta é complexo e não admite fórmulas mágicas ou imediatistas. “De maneira geral, trata-se de um indivíduo que busca a melhora do seu rendimento. No entanto, a performance é alcançada ao longo da trajetória esportiva, de forma progressiva. As estratégias nutricionais devem ser programadas de acordo com a fase do treino que o atleta se encontra, o que chamamos de periodização nutricional”.

Importância da avaliação nutricional

Segundo Gisele, essas estratégias se fundamentam em três pontos principais: a periodização de nutrientes, de acordo com o volume e intensidade do treinamento, a periodização de estratégias que otimizem o rendimento esportivo e a organização do tipo e do momento da ingestão alimentar, visando a otimização da recuperação do treino. Mas, para pôr em prática essa estratégia, é fundamental uma boa avaliação nutricional. “É uma ferramenta imprescindível para o nutricionista, pois, além de identificar riscos nutricionais, reflete o estado geral de saúde do indivíduo, uma vez que resulta do equilíbrio entre a ingestão e utilização de nutrientes”.

A avaliação nutricional deve considerar a interconexão entre todos os sistemas corporais, bem como as suas interações com aspectos bioquímicos, fisiológicos, emocionais e cognitivos, fornecendo assim subsídios para determinação do requerimento energético e planejamento dietoterápico mais assertivo. “No contexto do esporte, resgatando os conceitos de bioquímica e fisiologia do exercício, devem ser investigados fatores que interferem no metabolismo energético, no estresse oxidativo, na regulação hormonal, na digestão e absorção de nutrientes, no sistema imunológico, no suporte à destoxificação e biotransformação hepática, no processo inflamatório e no equilíbrio psicológico e espiritual do indivíduo”, diz Gisele.

Integrando saúde física, mental e emocional

Para essa avaliação, é imprescindível obter dados antropométricos, bioquímicos, clínicos, dietéticos e de estilo de vida. Os instrumentos para avaliação da composição corporal mais utilizados na prática do nutricionista esportivo são adipômetro, fita métrica, bioimpedância elétrica e ultrassom. “A base da prescrição nutricional do atleta tem relação com as vias bioquímicas dos nutrientes e na fisiologia do exercício. O entendimento das vias metabólicas e mecanismos de regulação das concentrações plasmáticas dos carboidratos, proteínas e lipídios, e de como estes substratos energéticos se transformam em energia para as diversas funções fisiológicas do organismo, orienta a conduta nutricional adequada ao tipo de exercício físico”.

Há nutrientes adequados ao metabolismo predominante de cada exercício. É importante saber que, para um mesmo atleta, a estratégia nutricional para um treino que exige mais força é diferente daquela utilizada para um treino que requer mais aptidão cardiorrespiratória e ambos os treinos podem acontecer no mesmo dia. “E, aqui, reforço a importância dos conhecimentos básicos de bioquímica e fisiologia, assim como da utilização da estratégia da periodização nutricional no acompanhamento desses indivíduos. Individualizar o planejamento alimentar adequado à intensidade e/ou duração do exercício físico, traz benefícios não só para saúde física, mas também mental e emocional do paciente”, explica a especialista.

Trajetória

Gisele conta que tinha interesse na área de Nutrição Esportiva desde o início do curso de graduação e seu primeiro estágio foi em um clube de futebol. “Porém, após a conclusão do curso a vida me direcionou para a atuação no tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica. Dez anos depois de concluir a graduação decidi fazer especialização nessa área, pois houve aumento da demanda de pacientes acompanhados por mim, que, após o emagrecimento, começaram a praticar corrida de rua e ciclismo, por exemplo”.

Em sua trajetória profissional, ela fez cursos de extensão, ouviu palestras e participou de congressos. Mas, o que a deixou mais segura para atender seus clientes foi a especialização na área de Nutrição Esportiva. Para quem se interessar em conhecer mais sobre essa área de atuação, Gisele aconselha revisar os livros de bioquímica e fisiologia e sugere buscar um estágio. “Para vivenciar a atuação do nutricionista na área esportiva e, após isso, se sentir que possui mesmo afinidade com a área, buscar cursos de extensão e especialização, além da leitura de artigos científicos e acompanhar os posicionamentos das sociedades nacionais e internacionais da medicina do esporte”.

* Gisele Farias é graduada (UFPR) e pós-doutoranda em Nutrição (UNIFESP). Doutora em Clínica Cirúrgica e mestre em Medicina Interna pela UFPR, é especialista em Nutrição Esportiva Funcional e em Nutrição Clínica Funcional. Tem experiência em atendimento clínico nutricional há 15 anos, com ênfase no acompanhamento de portadores de doenças crônicas, pacientes em preparo ou submetidos a cirurgia bariátrica e em Nutrição Esportiva. É docente na graduação e pós-graduação e pesquisadora na área de obesidade e cirurgia bariátrica

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GRUPO GR lança programa de diversidade colaborativa  

GRUPO GR lança programa de diversidade colaborativa

Empresa de segurança privada aposta em políticas de Diversidade, Inclusão e equidade em todos os níveis da organização como forma de atrair e reter os melhores talentos, fomentar a inovação e reforçar os valores da companhia

O ano mal começou e muitas empresas já estão pensando em maneiras de atrair novos talentos e deixar o ambiente corporativo com ainda mais diversidade, seja ela racial, étnica ou de gênero.

Essa é uma das premissas do GRUPO GR, especialista em segurança privada no Brasil, que acaba de dar início ao PROGRIDE, programa criado com objetivo de combater as diversas formas de discriminação e preconceito e promover a inclusão de todas as pessoas por meio de normas, valores, expectativas e atitudes partilhadas de seus colaboradores, fornecedores, parceiros e públicos atendidos em relação às diversidades.

“Os colaboradores têm acesso a diversos canais de comunicação como e-mails, encontros online direcionados ao tema diversidade e ações de endomarketing. A principal contribuição do PROGRIDE é proporcionar um espaço em que as diferenças sejam valorizadas para que equipes de trabalho tenham maior liberdade para se expressar. O ambiente diversificado da empresa propicia o desenvolvimento de novos conceitos e ideias entre os colaboradores”, explica Paulo Marques, Diretor de DH do GRUPO GR.

No ano passado, a empresa investiu também na criação de um Comitê de Inclusão, que tem como foco promover ações de conscientização de diversidade de orientação sexual, raça, cor, gênero, idade, entre outras. Para maximizar a iniciativa, a equipe de atração de talentos passou por treinamento específico para fazer um processo de seleção inclusivo. A empresa também firmou parcerias com instituições de apoio LGTQIA+, como a Transempregos, as Secretarias de Direitos Humanos e outras consultorias.

“Nosso objetivo é criar um ambiente cada vez mais inclusivo. Queremos conscientizar nossos colaboradores quanto ao tema, reiterar nossos valores de respeito mútuo e espaço livre de qualquer tipo de discriminação e assédio. Nos baseamos nos códigos de ética e conduta do GRUPO GR e de respeito mútuo. Estamos consolidando uma política com maior promoção da inclusão da diversidade. Assim, gradualmente, criamos um ambiente que dá cada vez mais oportunidades a todos”, pontua o Diretor de DH do GRUPO GR.

Entre as ações de inclusão, estão os cursos sobre diversidade, disponíveis na plataforma EAD gratuita, Universidade GR (UNIGR), acessível a mais de 11 mil funcionários. Além de proporcionar estudos para aperfeiçoar o desempenho profissional, a plataforma promove encontros digitais para discussão de diversos assuntos relacionados à diversidade, além de temas ligados à área de segurança e liderança.

Contratações a todo vapor

O GRUPO GR está com vagas abertas em diversos estados do país. Os pré-requisitos estão listados no link https://grupogr.com.br/. A candidatura à vaga é pelo site, no campo Trabalhe Conosco. A empresa não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico e a candidatura é feita somente online, no site relacionado acima. Ela é gratuita, sem custo para participação nos processos seletivos. O GRUPO GR oferece treinamentos contínuos e chances de crescimento profissional.

“Nossos processos de seleção são inclusivos e buscam abrir oportunidades a todos os públicos. Em nossa equipe temos profissionais que ministram treinamentos com orientações de direitos e deveres para sensibilização social e jurídica, que englobam o tema diversidade”, finaliza Paulo Marques, Diretor de DH do GRUPO GR.

Sobre o GRUPO GR

O GRUPO GR é referência nacional na prestação de serviços especializados de Segurança Patrimonial, Portaria, Controle de Acesso, Bombeiro Civil, Recepção, Limpeza, Segurança Eletrônica e atende condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de vários segmentos em todo o Brasil. Atuante no mercado desde 1992, possui sede na capital paulista.

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