Árvore de Natal natural: Tuia Holandesa é uma alternativa elegante e sustentável para a decoração de fim de ano

Árvore de Natal natural: Tuia Holandesa é uma alternativa elegante e sustentável para a decoração de fim de ano

Opção para substituir as árvores artificiais, os pinheirinhos naturais trazem beleza e complementam o ambiente na data mais especial e aguardada do ano

Decorar a casa com temas natalinos é sem dúvida uma das tradições mais importantes e divertidas durante o período de festas de final de ano. Em meio às luzes e itens que remetem ao Papai Noel não há adorno mais representativo e simbólico do que a árvore de natal. Atração principal na composição para a data tão especial, montar e ornamentar os pinheirinhos é um costume disseminado no mundo todo e, também, entre os brasileiros. Porém, diferente dos países da Europa e da América do Norte por exemplo, que priorizam as espécies naturais, no Brasil foram as opções artificiais que se popularizaram.

Mas que tal adotar novos hábitos e apostar em uma versão natural da árvore de natal? “Aos poucos, as espécies plantadas tem ganhado espaço na casa dos brasileiros. Sabendo dos benefícios de ter qualquer planta ornamental incrementando, purificando e agregando graciosidade ao ambiente é fácil pontuar as vantagens em relação a utilização das opções sintéticas. Além disso, são sustentáveis e podem permanecer com a família por meses além do Natal”, comenta Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores, uma das principais redes de floriculturas do Brasil, que anualmente prepara um estoque exclusivo de espécies naturais com tamanhos e preços variados.

Bonitas e sofisticadas, as opções de árvores de natal naturais agregam leveza e requinte a qualquer espaço. A Tuia Holandesa é a opção mais popular e pode ser encontrada em diversas dimensões. Na Esalflores, há opções com tamanhos entre 40cm a 1,20m de altura, com preços que variam entre R$ 39,90 e R$ 139,90. Outras possibilidades é a Tuia Strickita com 30cm por R$16,95, mas independente da escolha é preciso estar atento aos cuidados para mantê-las saudáveis e duradouras. “A Tuia dura cerca de 1 a 2 meses, dificilmente vai durar de um ano para o outro, mas é ideal para o período das festas de Natal e ano novo”, explica Bruno José Esperança. “Para mantê-la saudável é preciso muita água e luz. Com relação aos enfeites, não há restrição. Assim como as árvores artificiais, os galhos suportam vários modelos de enfeites e combinam bem com os mais variados tipos de adereços natalinos. Já as luzes devem ser preferencialmente de LED, pois não esquentam e, portanto, não representam perigo para a planta", explica o especialista.

Quanto as regas e crescimento, a maioria das espécies com perfil para árvores de natal naturais exigem regas em dias intercalados e adubação mensal com substâncias especificas encontradas em lojas especializadas. “Lembrando que é sempre importante estar atento ao aspecto da planta, checando a umidade da terra e os sinais que a aparência dos galhos e folhas oferecem”, sugere o profissional. “Após o período de festas, basta retirar os enfeites e adornos da planta e manter os cuidados. Caso necessário, é possível transportá-la para um vaso maior para incentivar o crescimento”, completa Bruno José Esperança.

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Os perigos do excesso de autoconfiança e do ego no ambiente de trabalho

Os perigos do excesso de autoconfiança e do ego no ambiente de trabalho

* Alexandre Slivnik

Quando se fala sobre autoconfiança, é possível e fácil enxergar esse atributo de forma positiva. Em contrapartida, o ego é visto da forma contrária e quase sempre com razão. Muitas vezes, especialmente em espaços corporativos, o ego pode ser um fator negativo e destrutivo para a construção de um ambiente agradável para todos os colaboradores.

Eu tenho estudado o ego há muitos anos, porque é uma característica do ser humano e garanto: o excesso de ego pode prejudicar as pessoas dentro do ambiente de trabalho, uma vez que pode gerar um excesso de autoconfiança.

Uma boa reflexão sobre o assunto foi feita pelo filósofo Aristóteles ao dizer que gente grande de verdade sabe que é pequena e por isso cresce, enquanto os pequenos que se acham grandes costumam diminuir outras pessoas. E o ego tem tudo a ver com isso. Se você usa o seu ego para reduzir outras pessoas, ele vai prejudicar a sua carreira definitivamente. Por essa razão, é fundamental distinguir a autoconfiança do egocentrismo.

O reconhecimento no trabalho é uma parte importante do desenvolvimento profissional, no entanto é preciso diferenciar o reconhecimento da pessoa e o comportamento. Enquanto o reconhecimento do comportamento gera autoconfiança, o da pessoa gera um ego inflado.

Imagine que eu diga a um jogador que ele possui uma habilidade e controle de bola incríveis. Certamente ele vai ficar autoconfiante com o elogio. Mas se eu disser que ele é o melhor jogador da história, o cenário é diferente. Quando eu elogio a atitude, a competência, a tendência é que ele seja autoconfiante. Quando eu elogio o ser humano ou a pessoa, a tendência é que ele tenha excesso de autoconfiança.

Quando um indivíduo tem excesso de confiança, pode começar a pisar em outras pessoas e o ego se torna prejudicial. Com base nisso, o tom e a forma como se comunica, podem passar uma imagem arrogante. Atualmente, um dos pontos importantes no ambiente profissional é o altruísmo, o pensamento no bem coletivo. Qualquer desvio dessa qualidade acaba impactando negativamente o espaço de trabalho.

Uma outra questão imposta pelo ego é que ele também pode gerar problemas de hierarquia, porque muitas pessoas que são lideradas e tem o ego inflado, normalmente não aceitam decisões dos seus líderes e o contrário também acontece, muitos líderes descartam sugestões dos seus colaboradores, pensando que manda quem pode, obedece quem tem juízo. Mas vale ressaltar que esse tipo liderança ficou no passado.

Quando você se acha o melhor naquilo, normalmente pode perceber, é o momento que as pessoas começam a se afastar de você. É o momento que você vai se sentir mais sozinho. Portanto é um momento para você refletir.

Ainda assim, existe o ego que é positivo, aquele que é usado como estímulo para a evolução e autodesenvolvimento. O ego também pode ser um combustível para continuar fazendo o melhor que pode. Mas é preciso ter cautela para evitar excessos, mantendo sempre a busca constante por aperfeiçoamento de ações e desenvolvimento. Afinal, como diz o escritor mineiro Guimarães Rosa: “O animal satisfeito dorme!”.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.

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PIB deve crescer 0,5% em 2022 e ativos locais começarão o ano com preços descontados

PIB deve crescer 0,5% em 2022 e ativos locais começarão o ano com preços descontados

Relatório com perspectivas da Santander Asset para o próximo ano aponta crescimento menor, juros mais elevados e menor visibilidade no mercado doméstico

O ano de 2022 será de virtual estagnação da economia brasileira, na avaliação da Santander Asset Management (SAM), que prevê expansão de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no período. Em relatório com perspectivas da instituição para o próximo ano, a equipe da gestora de recursos do Santander afirma que as projeções sugerem um período “difícil, com crescimento baixo, inflação alta e taxa Selic elevada”. Em 2021, a expectativa é que o PIB cresça 4,6%.

Publicado nesta semana, o documento também contém a visão da SAM para o ano que vem sobre o cenário macro no exterior, com estimativas para EUA, Zona do Euro e China, assim como comentários sobre o que esperar para os mercados internacional e local. Enquanto a expectativa lá fora é de crescimento global sólido e juros ainda muito baixos nas principais economias, no Brasil, o ano deve se iniciar de forma mais cautelosa.

Para a SAM, após encerrar 2021 com aumento de 10,1%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve desacelerar para 5,4% em 2022. Apesar da descompressão, o indicador oficial de inflação do País ainda ficará em nível elevado, avalia a gestora, e superior ao centro da meta perseguida pelo Banco Central para o próximo ano (3,5%).

Ao Comitê de Política Monetária (Copom), restará prosseguir no processo de alta acentuada da taxa Selic, diz a SAM. Após uma alta total de 7,25 pontos percentuais em 2021, com a Selic passando de 2,0% para 9,25% ao ano, a asset do Santander espera que o BC leve a taxa para níveis acima de 11% nas primeiras reuniões de 2022.

No cenário da gestora de recursos, o Copom deve elevar a taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual na reunião de fevereiro, que será seguida de um ajuste de um ponto percentual no encontro de março. Assim, a Selic chegará a 11,75% anuais ao final do primeiro trimestre, patamar em que deve permanecer até o fim de 2022.

Mercado doméstico

Segundo a SAM, o desempenho negativo do mercado local em 2021, com queda da Bolsa brasileira, ajuste de alta das taxas de juros na renda fixa em diferentes prazos e depreciação adicional do real, faz com que os ativos domésticos comecem 2022 com preços mais descontados. Por outro lado, diferentes riscos para monitorar reduzem a visibilidade.

“Assim, temos um ambiente com fator macro negativo e fator preço mais interessante, com baixa visibilidade em função dos riscos”, aponta a equipe da gestora do Santander. No caso da Bolsa, os analistas afirmam que é preciso acompanhar o potencial ajuste para baixo na projeção de lucro das empresas. Já na renda fixa, o crédito privado tem perspectivas favoráveis, devido à alta da taxa Selic. Também há oportunidades no mercado de capitais, com preços ainda interessantes.

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18ª edição do Bazar Moda do Bem atraiu mais de 8.300 mil pessoas

18ª edição do Bazar Moda do Bem atraiu mais de 8.300 mil pessoas
Evento aconteceu no último fim de semana, 10, 11 e 12 de dezembro, em Curitiba, e 8 toneladas de alimentos, além de ração para os pets. Próxima edição acontece em maio/2022

Mais de 8.300 mil pessoas estiveram na 18ª edição do Bazar Moda do Bem, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de dezembro em Curitiba. O evento reuniu mais de 80 lojas e arrecadou 8 toneladas de alimentos, além de ração para os pets. Os alimentos foram encaminhados para a Superintendência Geral de Ação Solidária do Estado do Paraná (SGAS).

“Estou muito feliz e honrada em ter participado do Bazar Moda do Bem e presenciar a solidariedade de tantos paranaenses! Juntos, vamos proporcionar um natal mais especial com alimento na mesa e muita alegria para as famílias que mais precisam”, Luciana Saito Massa, Primeira-dama e Presidente do Conselho de Ação Solidária.

Os destaques da 18ª edição foram o espaço kids ofertado ao público de forma gratuita, o espaço gastronômico com opções como D’Vicz Sorvetes, Z.Sushi (culinária japonesa) e Terra Madre (massas) do Grupo Vino, Para2PorFavor, Cozinha Caseira e os drinks deliciosos do Ponto Gin. Entre as opções de compras estavam os Chocotones super recheados do Ateliê Janaina Pontes, além de lojas com roupas femininas, masculinas, infantis, vestidos de festa, moda praia, pijamas, acessórios, calçados, bolsas, itens de cozinha e decoração, itens de beleza, acessórios para animais de estimação, roupas, óculos e acessórios de marcas famosas como Arezzo, Colcci, Anacapri, Schutz, Tip Top, Morena Rosa, Animale, Farm, Carmim, Reserva, entre outras.

“Após dois anos sem evento presencial, a 18ª edição foi um sucesso! Recorde de público, mais de 8.300 mil pessoas em três dias. Agradeço a confiança de todos os lojistas e aos visitantes que acreditaram mais uma vez no Moda do Bem!”, comenta Yannih Tsushima, idealizadora do evento. “A próxima edição será em maio de 2022 e teremos muitas novidades”, completa Yannih.

O evento foi uma excelente oportunidade para adquirir bons produtos a preços especiais, principalmente para quem estava à procura de presentes para o Natal. Quem tiver interesse em participar da próxima edição deve entrar em contato pelas redes sociais do Bazar Moda do Bem ou ainda pelo e-mail ou telefone Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 41 99995-0266.

Serviço:

Bazar Moda do Bem

Facebook: www.facebook.com/bazarmodadobem

Instagram: @moda.dobem

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 41 99995-0266

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Maringá recebe 1ª unidade da rede Paris 6 no interior do Paraná

Maringá recebe 1ª unidade da rede Paris 6 no interior do Paraná

Renomada franquia inspirada nos bistrôs parisienses tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2022

Maringá é a cidade escolhida para abrigar a segunda unidade no Paraná e a primeira no interior do Estado da renomada rede de restaurantes Paris 6. As obras já estão em andamento e a previsão de abertura é para o primeiro semestre de 2022 no Shopping Catuaí.

O conceito da franquia é inspirado nos bistrôs e brasséries do 6º Distrito da chamada “Cidade Luz”. Em Maringá, a marca apresenta o Paris 6 Petit, modelo de operação no estilo petit bistrô, atualmente com oito unidades em funcionamento pelo Brasil.

O novo empreendimento vai contar com aproximadamente 200 m² e capacidade para atender 100 pessoas na área interna, com decoração charmosa que reproduz os elementos da Paris dos anos 1920.

Todos os itens do cardápio do Paris 6 homenageiam artistas brasileiros e personalidades do esporte. No menu, os maringaenses vão encontrar variedades de cafés, lanches rápidos, bolos, doces de vitrine, porções e opções gastronômicas famosas e exclusivas, com a assinatura do empresário e fundador do Paris 6, Isaac Azar. Além dos diferentes sabores de risoto, um dos pratos mais requisitados é o gnocchi com recheio de queijo brie. Outro campeão de vendas é o Grand Gateau, sobremesa carro-chefe do restaurante, atualmente com mais de 40 mil unidades vendidas por mês em toda a rede.

“Além de enxergarmos toda a região de Maringá com grande potencial, temos muitos fãs e clientes paranaenses que frequentam as casas de todo o Brasil quando estão em viagem. Além disso, o nosso bistrô de Curitiba é um sucesso desde a inauguração”, conta o fundador da Paris 6, Isaac Azar.

A superintendente do Catuaí Maringá, Fernanda Almeida, ressalta a proposta de expansão do mix de gastronomia que o shopping reserva para 2022, com diversas novidades. “Estamos muito contentes com a chegada do Paris 6, ainda mais sendo a primeira unidade da franquia no interior do Paraná, que chega para abrilhantar ainda mais as opções gastronômicas que oferecemos aos nossos clientes de Maringá e região”, comemora.

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