Be Compliance lança Plataforma de Gestão SaaS para Compliance e LGPD

Be Compliance lança Plataforma de Gestão SaaS para Compliance e LGPD

(Empresa nacional, se diferencia das tradicionais devido a flexibilidade na oferta de negócios no modelo SaaS e atende LGPD e Compliance)

Há pouco mais de dois anos no mercado nacional, a Be Compliance, startup que nasceu com o propósito de transformar a sociedade através das empresas, criou uma plataforma SaaS, que oferece aos clientes soluções para implementação e gestão de políticas de Compliance e LGPD, incluindo todas as atividades, processos e ferramentas necessárias. A Be Compliance já conta com mais de 400 clientes usuários da solução e por meio da plataforma é possível automatizar processos, reduzindo em 90% investimentos que seriam necessários para alcançar o nível de conformidade exigido pela Lei Geral de Proteção de Dados.

A plataforma de gestão da Be Compliance é uma solução completa para profissionais de Compliance, DPO (Encarregado de Dados), Escritórios de Advocacia e Consultorias em LGPD e Compliance, construírem seu próprio sistema, de forma prática e ágil. Comercializada no modelo SaaS (Software as a Service) é dividida em módulos para facilitar a implantação. “Independentemente do tamanho e atuação, as empresas precisam implantar ou ajustar suas políticas de Compliance e LGPD. Todos acompanhamos a lava-jato com inúmeras prisões e o fechamento de muitas empresas, sem mencionar escândalos envolvendo políticos e executivos, fato esse que fez crescer a demanda por Compliance nas empresas, por isso criamos uma plataforma para facilitar essa jornada e tornar o processo mais simples”, explica Cyro Diehl, sócio-fundador da Be Compliance.

Com sede em São Paulo e filial em Vinhedo, a startup é liderada também por Gabriela Diehl, pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV e especializações de reconhecimento internacional, destaca que uma solução de Gestão de Compliance é uma evolução necessária, principalmente diante do modelo híbrido de trabalho, considerando home office e presencial, que requer mais controle, afinal os processos foram criados quando todos trabalhavam lado a lado e agora, tudo mudou.” Diante da nova realidade que estamos vivendo, é natural surgirem novos modelos de trabalho e ferramentas para auxiliar as organizações na resolução de problemas e eventuais riscos, de forma mais ágil e assertiva”, explica a executiva.

Como funciona a plataforma de Gestão Be Compliance

A plataforma é completa e abrange, desde códigos de conduta – até todos os materiais de comunicação e treinamento, além de propiciar a gestão da documentação, dos parceiros e fornecedores, canal de denúncia, entre outros. Comercializada no modelo SaaS, as empresas podem adquirir a Plataforma que conta com os 5 pilares necessários para um programa de Compliance eficaz segundo a CGU – Controladoria Geral da União. A plataforma de Gestão LGPD permite gerenciar a adequação à LGPD, bem como gerenciar o dia-a-dia da gestão da LGPD por meio de uma plataforma 100% alinhada a lei 13.709/2018.

Outro diferencial da solução, é a dispensa de conhecimentos profundos em tecnologia ou em direito, no caso dos tecnólogos. A solução é intuitiva e uma plataforma de cursos EAD acompanha as empresas em toda a jornada.

A Be Compliance é uma startup brasileira, que nasceu da experiência do sócio fundador, Cyro Diehl, executivo que acumula mais de 25 anos à frente de empresas nacionais e multinacionais e a também sócia e CEO, Gabriela Diehl, especializada em direito empresarial e proteção de dados. As soluções Be Compliance têm como objetivo auxiliar as empresas a transformarem a sociedade através da ética e transparência com a oferta de plataformas de tecnologia, no modelo SaaS para a adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados e para Gestão de Programas de Compliance), direcionada à profissionais de Compliance, DPO (Encarregado de Dados), Escritórios de Advocacia e Consultoria em LGPD e Compliance.

As soluções Be Compliance permitem as empresas de maneira ágil, engajar seus colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios em uma jornada digital em busca de uma sociedade mais justa e conta com sede em São Paulo e filial em Vinhedo, aproximadamente 50 colaboradores e atende mais de 100 clientes.

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Dicas fáceis e baratas para deixar a casa fresquinha no verão

Dicas fáceis e baratas para deixar a casa fresquinha no verão

Soluções rápidas e acessíveis podem ajudar a tornar o ambiente mais agradável para a época mais quente do ano

Para o início oficial do verão, no dia 21 de dezembro, ainda faltam muitos dias, mas as altas temperaturas nas últimas semanas em diversas regiões do estado indicam mais uma temporada muito quente. Seja em casa ou no trabalho, há várias medidas que podem ser adotadas para que o ambiente fique agradável e mais fresco. E o melhor, sem grandes investimentos de tempo ou dinheiro. Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, lista algumas soluções rápidas, baratas e acessíveis para deixar a casa mais fresquinha.

Cortinas

Nas paredes e fachadas nas quais o sol incide mais forte – como nas faces leste e oeste –, a dica é filtrar a irradiação com cortinas de tecidos leves ou tela solar, que, geralmente, é feita de material sintético, porém, com “furinhos”. Esse detalhe permite que o ar circule no ambiente, ao mesmo tempo em que funciona como barreira aos raios solares. “Já em fachadas de vidro voltadas para o lado que recebe sol diretamente, vale apostar em películas que filtrem os raios solares e refletem parte do calor. Nesse caso, haverá alteração visual na fachada, por isso, a importância do acompanhamento de um profissional”, diz a arquiteta, lembrando que, em alguns condomínios, ainda é preciso consultar o regimento interno para essa alteração.

Ainda com relação às cortinas, Cristina sugere que se dê preferência aos tecidos leves, naturais e de cores claras. “Além da função de filtros solares, essas cortinas passam a sensação de ambiente mais arejado e fresco. Contudo, isso também vale para sofás, tapetes, almofadas e demais elementos com superfícies estofadas.” Os tecidos naturais como algodão, sarja e linho são sempre recomendados em locais mais quentes, além de serem mais agradáveis ao toque e muito mais frescos e aconchegantes que os tecidos sintéticos. “É bom sempre investir em cores mais frias e tons claros, como branco, cinza claro, azul, verde. Já nas cores mais quentes é importante dosar com mais delicadeza, com cores como o alaranjado e amarelo”, pontua a arquiteta.

Plantas naturais

As plantas naturais também têm papel fundamental para deixar um ambiente fresquinho. Seja dentro ou fora de casa, as plantas ajudam a renovar o ar, a manter a umidade, além de serem bonitas e perfumadas. “Nas varandas, a dica é investir em vasos de diferentes alturas, preferencialmente feitos em cerâmica, que mantêm por mais tempo a umidade da terra, ajudam a filtrar o sol e levam frescor para dentro de qualquer lugar.” O perfume das plantas pode ser realçado por aromatizadores. No verão, a orientação é usar aromas mais leves e cítricos.

Decoração fresquinha

Na decoração, nem sempre é fácil mudar a cor de um sofá, por exemplo. No entanto, as almofadas, roupas de cama e objetos podem e devem ser trocados conforme a época do ano para proporcionarem um ambiente mais adequado à temperatura atual. “As mantas de tricô e pelegos dão lugar ao algodão, com estampas floridas e suaves. Com criatividade, é possível transformar a casa de acordo com a temporada sem gastar muito”, exemplifica a arquiteta. Nesse sentido, quando possível, a recomendação é também substituir ou retirar os tapetes do ambiente para deixar o piso mais arejado. “Seja porcelanato, vinílico ou laminado de madeira, pode-se colocar tapetes menores, de tecidos mais finos e naturais para que o ambiente fique mais aconchegante.”

Detalhes

De acordo com a profissional, com a alteração de apenas alguns detalhes, é possível compor um ambiente mais leve. “Simples e acessível é usar o que já temos, com pequenas adequações e soluções criativas, como decorar paredes e mesas com leques que, além de bonitos, também são funcionais.” Quem está disposto a investir um pouco, pode escolher alguns objetos com design, material e cores mais suaves, como vidro ou, ainda, mudar as paredes com pintura nova ou colocar algum revestimento frio, como pastilha de porcelana, cerâmica e porcelanato. “Outro detalhe é que a iluminação também pode colaborar com a temperatura do ambiente. Para isso, o melhor é usar ao máximo a luz natural e, quando se fizer necessária a luz elétrica, o ideal é usar lâmpadas frias de LED e de cores neutras”, sugere.

Ventilação

Na ausência de ar refrigerado ou ventiladores para climatizar o ambiente, a sugestão é que cômodos estejam bem arejados com ventilação natural. Para isso, a dica é deixar portas e janelas abertas para que o ar circule livremente. Deixar espaços livres e desobstruídos são essenciais para que uma simples brisa de fim de tarde leve embora o ar pesado e traga renovação e frescor para dentro de casa. “Para isso é importante que todas as portas e janelas que dão acesso ao exterior sejam ao menos parcialmente abertas, principalmente as que possuem a face voltada para norte e sul, onde a incidência de sol é mínima”, alerta a arquiteta.

Hábitos

Além de objetos e decoração, alguns hábitos contribuem muito para uma casa mais agradável nos dias quentes, mantendo-a sempre limpa e perfumada. “É muito prazeroso poder andar descalço em casa nos dias mais quentes.” Na cozinha, também podemos nos preparar deixando à disposição água gelada, saborizada com pedaços de frutas e ervas, dar preferência aos alimentos mais leves e de cocção rápida, já que um fogão ou forno usado por muito tempo é fonte de calor e pode deixar os ambientes desconfortáveis. “E quem dispõe de áreas abertas, deve aproveitar esses espaços de varandas, terraços e jardins porque eles são aliados do bem-estar em dias quentes”, conclui Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii.

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil m² de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

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Ouro Fino lança nova edição do Insano

Ouro Fino lança nova edição do Insano

Ouro Fino lança nova edição do Insano

Bebida tem edição limitada e sabor de frutas tropicais

Nada melhor para combinar com o verão do que uma bebida refrescante e saborosa. Com taurina e cafeína, o Insano Frutas Tropicais da Ouro Fino é produzido com a centenária água mineral natural da Ouro Fino, é rico em vitaminas B2, B3, B5, B6, B12 e C. Seu sabor é de frutas tropicais e não contém glúten ou alergênicos. A embalagem é livre de BPA.

O Insano Frutas Tropicais é uma edição limitada e que está à venda somente em Curitiba e Região Metropolita.

A água mineral natural Ouro Fino é envasada e distribuída desde 1898. Com mais de 120 anos, a empresa está localizada em Campo Largo, no Paraná, e consagrou-se como uma das maiores companhias de água mineral natural do Brasil. A pureza e a qualidade das suas águas minerais, são garantidas por mais de 6 milhões de m² de preservação ambiental. É um verdadeiro cinturão verde preservado aqui no sul do país.

A empresa é dedicada à hidratação saudável e qualidade de vida, investe em tecnologia e gestão, conta com mais de 250 colaboradores, nove linhas de envase e com uma fonte de água com capacidade de repor à natureza 4x mais água do que é utilizado em sua produção. Além disso, a empresa mantém a Estância Hidromineral Ouro Fino, um local encantador que permite a todos os visitantes contato direto com a natureza.

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SMZTO investe na área de tratamento e implantes capilares e lança Novo Fio

SMZTO investe na área de tratamento e implantes capilares e lança Novo Fio

Até 2026, rede projeta abrir 30 unidades e faturar R$ 162 milhões

Cerca de 42 milhões de brasileiros têm tendência genética à perda permanente de cabelo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Independentemente de tratar-se de homem ou mulher, a alopécia – nome que se dá a doença que leva à calvície – impacta um indivíduo não apenas no âmbito físico, mas também psicologicamente. Com o objetivo de aumentar o acesso da população brasileira aos mais modernos tratamentos, por meio de preços cerca de 30% abaixo dos praticados no mercado e com opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros, nasce a NovoFio, 16ª empresa investida pelo grupo SMZTO.

Estima-se que o mercado mundial de transplantes capilares, em 2020, tenha movimentado US$ 6 bilhões de dólares. Até 2027, a projeção é alcançar US$ 27.9 bilhões, segundo pesquisa do instituto americano Research And Markets. Com poucos profissionais oferecendo tratamentos eficientes no Brasil, os custos dos procedimentos são elevados, com média acima de R$ 30 mil, tornando-os inacessíveis para a maioria dos brasileiros.

A joint–venture NovoFio une como sócios o médico Marcos Kawasaki, dermatologista que é referência brasileira em terapias e transplantes capilares, proprietário do Instituto Capilar Brasil (ICBr®) outras cinco clínicas espalhadas pelo país; a SMZTO, maior fundo de private equity especializado em franquias do Brasil, fundada por José Carlos Semenzato; e Gislene Soares, gestora com mais de 10 anos de experiência no mercado de franquias que estruturou e liderou a Diretoria de Expansão da Sorridents Franchising por oito anos.

“Sempre tive esse desejo de mostrar às pessoas que é possível reverter a queda de cabelo, seja por tratamento ou transplante. Faço isso desde 2008 e pude ver de perto o quanto isso impacta positivamente a vida das pessoas, tanto no visual quanto no psicológico, fazendo-as se sentir mais confiantes em relacionamentos, trabalho e de bem consigo mesmas. Para isso, elaboramos um tratamento customizado para cada pessoa e usamos as melhores tecnologias disponíveis no mercado.”, destaca Kawasaki.

Com a demanda do consultório consumindo cada vez mais tempo, Kawasaki viu a necessidade de ampliar os horizontes para que mais pessoas pudessem ter acesso a esses tratamentos, ainda pouco conhecidos no país. “Meu objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas consigam vencer a alopécia. E para consolidar esses 13 anos de experiência em uma rede com capacidade de transformar a vida dessas pessoas, o Semenzato foi a melhor parceria”, contou o médico.

Marcos apresentou a NovoFio para Semenzato e juntos iniciaram os estudos e planejamentos da expansão via franchising, convidando Gislene para compor a sociedade por sua expertise. “O franchising é isso, unir forças complementares para obter o melhor resultado possível”.

Por enquanto, a NovoFio oferece um único modelo de franquia clínica destinado a médicos. Com investimento inicial entre R$ 163 mil para readequação de clínica já existente e R$ 342 mil para novas clínicas, a marca oferece uma lucratividade entre 25% e 35% sobre os procedimentos e pretende, até 2026, alcançar 30 unidades em funcionamento, 200 postos diretos de trabalho gerados e R$ 162 milhões de faturamento na rede.

O tratamento via mesoterapia – aplicação de medicamentos diretamente e internamente no couro cabeludo – tem um custo médio de R$ 4.100, dependendo da avaliação médica de cada paciente, incluindo todas as sessões de aplicação, acompanhamento, análise microscópica e médica. Já para o transplante, os valores variam entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, parcelado em até 12 vezes. Os preços variam de acordo com o tamanho da área (capilar: frontal, coroa e superior total; barba: completa ou microrregião; ou sobrancelha).

Os franqueados passarão por cursos intensivos presenciais no Instituto Capilar Brasil onde receberão toda fundamentação teórica e experiência prática para oferecer tratamentos clínicos customizados e realizar transplantes capilares. Além disso, a franqueadora oferecerá por um período de contrato um suporte via telemedicina para discussão de casos.

“Enxergamos na NovoFio uma grande oportunidade. Não é à toa que, mesmo com poucas unidades ativas, ela se torna a 16ª marca acelerada da SMZTO. Isto não é apenas pela grande quantidade de pessoas que pode atender, uma vez que cerca de 20% dos brasileiros possuem predisposição genética para a alopécia, mas principalmente pelo potencial de mudar positivamente a vida dessas pessoas", comenta José Carlos Semenzato. “A NovoFio traz a tecnologia e os resultados. Nossa tarefa agora é levá-los para todo o Brasil.”

Tratamento clínico ou transplante

O tratamento clínico, como explica Kawasaki, é realizado associando o uso em home care de soluções e medicamentos estruturados customizadamente para cada paciente, e oito sessões de tratamentos e procedimentos na clínica. Os procedimentos são estruturados com técnicas consagradas de mesoterapia e microagulhamento, mas associadas a tecnologia das formulações com nano partículas e princípios ativos atualizados, e os resultados começam a aparecer após 14 dias de tratamento. “Todo mundo que ainda tem folículos vivos – unidades cutâneas por onde nascem os cabelos – apresenta resultados. Através da mesoterapia, fazemos com que as células que não estão operando como deveriam voltem a produzir novos fios, possibilitando que os cabelos cresçam e se recomponham, inclusive devolvendo a cor original aos já esbranquiçados pela idade”. A grande maioria dos casos, quando diagnosticados precocemente, são revertidos. O paciente recebe acompanhamento clínico antes, durante e depois do tratamento, inclusive com utilização de teste genético para definição dos genes que atuam com a manifestação da alopécia e quais os princípios ativos que mais geram resultados para inibir a calvície.

Em último caso, quando os folículos já perderam sua capacidade e cicatrizaram, pode ser realizado o procedimento de transplante capilar. No passado, o transplante era uma técnica agressiva, que tirava toda uma faixa de cabelo da região de trás da cabeça, fatiava em unidades menores e implantava-a na frente deixando, além de cicatrizes, um resultado claramente artificial. Hoje, a NovoFio realiza implantes através da tecnologia FUE (Folicular Unity Extraction), com a qual os folículos ainda funcionais do paciente são removidos um a um da região posterior e lateral da cabeça e transplantados um a um para a região a ser implantada. Com isso, o transplante torna-se imperceptível e sem cicatrizes, fazendo com que o folículo passe a produzir cabelo para o resto da vida na área implantada.

“O transplante não precisa ser realizado em um hospital. É realizado na própria clínica, 100% seguro, e sem qualquer dor durante ou depois da operação. Os furinhos possuem menos de um milímetro cada e somem em menos de quatro dias. Em dois dias, o paciente pode tranquilamente voltar a trabalhar”, garante o médico.

Os resultados positivos acumulados nos mais de 13 anos de atuação do médico dermatologista permitiram que a técnica fosse constantemente aprimorada para alcançar o patamar de efetividade que possui hoje. Contudo, o médico alerta que é preciso ter cuidado ao se iniciar qualquer tratamento. “A avaliação tem de ser feita com um profissional médico, para definição da causa da queda capilar. A queda capilar pode ter várias razões, de patológicas a androgenéticas ou psicossomáticas. Pode ser causada por genética, estresse, uso de medicamentos, falta de vitaminas, desregulação hormonal, etc. Sendo assim, é importante o correto diagnóstico para se estruturar o tratamento adequado e duradouro”, explica.

Sobre a SMZTO

A SMZTO é a principal empresa de investimentos do mercado de franquias no Brasil. Com companhias como Espaçolaser, OdontoCompany, Instituto Embelleze, Oral Sin e Oakberry, seu portfólio inclui mais de 2.600 franquias ativas. Desde 2011, o grupo vem ajudando a desenvolver marcas líderes no mercado de franquias em diferentes setores.

Em 2020, mesmo em um cenário de pandemia, a empresa movimentou R$ 3,5 bilhões em faturamento. Para 2021, as perspectivas são de alcançar um faturamento de R$ 4,5 bilhões, com mais de 3 mil franquias em operação.

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Brasileiros consomem duas vezes mais sal do que o recomendado

Brasileiros consomem duas vezes mais sal do que o recomendado

O sal em excesso causa hipertensão, que é a maior responsável pelos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o ideal é não ultrapassar o limite de 2 gramas de sódio por dia, o equivalente a 5 gramas de sal. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, este consumo chega a cerca de 12 gramas de sal/dia em média e esse consumo exagerado está relacionado a diversos problemas de saúde. É o que explica o médico cardiologista do Pilar Hospital, Dr. José Carlos Tarastchuk. “Os alimentos, por si, só possuem uma quantidade natural de sódio em sua composição, além do sódio que vem ‘escondido’ nos industrializados”, alerta.

O sal em excesso causa hipertensão, que é a maior responsável pelos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. Também pode comprometer a função renal, causando perda progressiva e irreversível de suas funções. “Quanto mais hipersódica for a alimentação, maior os riscos de o indivíduo desenvolver hipertensão ao longo dos anos. No Brasil, 30% da população é atingida por esse mal, número que pode dobrar quando falamos da população acima de 60 anos. E aquilo que contribui para a pressão sanguínea pode sempre afetar os rins”, explica. Além disso, se somado a uma dieta muito rica em proteínas e baixa quantidade de água, o sal em excesso pode ser ainda mais prejudicial aos rins. “O recomendado é ingerir no máximo 6 gramas de sal por dia (que equivale a 2,4 gramas de sódio), e beber água, pois isso ajuda o corpo de várias formas e, principalmente, depois de consumir muito sal. Ela vai ajudar na eliminação do sódio extra”, reforça o cardiologista.

Para o especialista, o importante é cortar o sal tanto de mesa quanto aqueles escondidos nos alimentos e temperos prontos. Investir em comidas naturais e orgânicas como frutas e vegetais é uma boa opção. “Manter os níveis de sódio do organismo em equilíbrio é essencial para a saúde e para o bem-estar. Um dos primeiros sintomas de quem come muito sal é o inchaço, coisa que incomoda muito, principalmente, as mulheres, já que ele pode também causar alteração de paladar, ganho de peso, edemas e a piora dos sintomas da TPM, entre outros”, orienta.

Quando falamos do sal em excesso na alimentação, não estamos apenas chamando atenção para a quantidade colocada no prato. Um dos maiores perigos da alimentação moderna é o teor de sódio escondido nos alimentos industrializados. Até mesmo aqueles considerados “lights” podem conter grandes quantidades de sódio, por isso é importante fazer a leitura dos rótulos dos alimentos, pois todo produto processado deve trazer a indicação da quantidade de sódio no quadro de informações nutricionais. “Produtos industrializados, temperos prontos, molhos prontos, alguns refrigerantes, sopa prontas, enlatados, defumados, embutidos, sucos de caixinha, todos requerem consumo muito moderado, até porque o sódio é utilizado como conservante em grande parte desse tipo de alimentos para aumentar o tempo de ‘validade’”, explica o cardiologista.

Para ajudar a combater o sal consumido em excesso três coisas são importantes: fazer exercícios, se alimentar bem e manter-se hidratado. “Fazer exercícios físicos aeróbios pode ser a melhor defesa contra os efeitos do sal. O suor pode levar embora o excesso de toxinas e impurezas do nosso organismo e a hidratação é um bom complemento. Além disso, investir em alimentos naturalmente ricos em potássio, como vegetais folhosos e banana, por exemplo, podem ajudar também”, conclui.

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