Estudante do UniCuritiba mostra o papel social do designer gráfico   

Estudante do UniCuritiba mostra o papel social do designer gráfico  

Estudante do UniCuritiba mostra o papel social do designer gráfico

Comemorado em 27 de abril, dia mundial dedicado a esses profissionais coloca em evidência um mercado promissor para quem se especializa e explora a criatividade

O design é um mercado promissor no Brasil. Até 2025, o setor deve crescer 8% ao ano e chegar à casa dos R$ 22,5 bilhões em faturamento, aponta um levantamento da consultoria de negócios  KPMG.

Se o setor cresce em ritmo acelerado, as oportunidades de trabalho na área aumentam. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a demanda por designers gráficos e a procura por cursos de formação subiu 40% no Brasil em 2023.

As empresas que apostam nesses profissionais também saem ganhando. Uma pesquisa da WeDoLogos mostra que as marcas com investimentos consistentes em design viram seu faturamento saltar 89%.

Estudante do curso de Publicidade e Propaganda do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país -, Gustavo Vitor de Andrade Rosa já se destaca nesse mercado.

Aos 20 anos e frequentando o terceiro período da graduação, ele foi um dos dez finalistas brasileiros no Certiport’s Adobe Certifield Professional World Championship, o campeonato mundial de criatividade com tecnologias Adobe no Illustrator ou Photoshop.

Com o suporte de professores do UniCuritiba, Gustavo submeteu ao concurso um post para Instagram, em formato de carrossel, desenvolvido para a ONG Grupo Vida Brasil – uma instituição de assistência aos idosos. A conquista encheu o estudante de orgulho, principalmente porque o projeto contribui para o fim do etarismo.

Além disso, a competição mostrou o papel do designer gráfico como um aliado das causas sociais. E Gustavo é a prova isso. “Com o nosso talento podemos chamar a atenção da sociedade para uma causa, sensibilizar e despertar a empatia. Foi isso o que o fiz para apresentar na competição.”

Para o futuro, ele tem um olhar crítico sobre a profissão. “Para se destacar na área do design gráfico é necessário que os profissionais se especializem e se diferenciem. Muita gente transita em águas rasas no design, mas quem realmente estuda e se dedica a projetos maiores tem muito espaço. Esse é um oceano cheio de possibilidades.”

Criatividade a serviço da comunicação

A demanda por serviços de design gráfico é impulsionada, no Brasil, por fatores como a ascensão do comércio eletrônico, aumento da importância da comunicação visual e necessidade crescente de profissionais em áreas como animação, motion graphics, realidade aumentada e realidade virtual.

Gustavo começou cedo a se envolver em projetos de comunicação visual. “Sempre tive interesse por trabalhos em mídias sociais e, no ensino médio, quando comecei a editar meus primeiros vídeos, tive a certeza de que o design gráfico é a área que eu quero seguir.”

Da criação de logotipos e embalagens ao desenvolvimento de materiais de marketing e interfaces de websites, o mercado é vasto para um designer gráfico criativo e inovador – seja para o trabalho em empresas públicas, privadas, agências de publicidade ou organizações do terceiro setor. “De alguma forma, o designer gráfico é capaz de causar impactos positivos na sociedade”, finaliza Gustavo.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment
Escolas públicas de Curitiba recebem ações que incentivam a leitura de livros infanto juvenis   

Escolas públicas de Curitiba recebem ações que incentivam a leitura de livros infanto juvenis  

Escolas públicas de Curitiba recebem ações que incentivam a leitura de livros infanto juvenis

Atividades acontecem em abril, em diferentes bairros e atende pessoas de todas as idades

Dez escolas municipais de Curitiba recebem o projeto Literatura Para a Infância – Encontros. Idealizado pela escritora Lilyan de Souza, a ação tem o objetivo de incentivar a leitura em pessoas de todas as idades, promover o contato com os livros e a literatura infanto juvenil produzida na capital paranaense.

O projeto acontece neste mês de abril, as atividades são gratuitas e realizadas em escolas municipais, escolas de educação especial, faróis do saber e grupo de idosos da capital paranaense.

Durante os bate-papos com estudantes, professores e equipe pedagógica, Lilyan propõe a interação dos leitores, o contato com os livros, aborda seu processo de escrita, a temática levantada em cada obra, suas inspirações, vivências e relação literária, a leitura e a infância. Para isso, utiliza três livros próprios, que são A menina dos sonhos, ed. Inverso; O que é que tem no sótão? e Neli, do tamanho de um enorme coração!; ambas da ed. Urutau.

“Meus livros falam sobre o tempo na perspectiva infantil, os medos, as curiosidades e todas as sensações e sentimentos que vivemos quando crianças e que permanecem em nós a vida toda. Com a leitura em voz alta de alguns trechos, apresento as obras, a temática contida nas páginas e abro para o diálogo sobre a infância, memórias, vivências, medos e saudades. As crianças ficam muito curiosas, tanto para descobrir o restante das histórias, saber sobre mim e o processo criativo da escrita, quanto para decifrar algumas palavras, expressões e leituras provocadas pelos livros e isso é ótimo”, explica Lilyan de Souza.

Contrapartida social

Além das dez escolas públicas municipais atendidas nessas ações, a autora propõe - como contrapartida social - mais cinco encontros gratuitos, destinados a públicos específicos: um grupo de idosos do CRAS Fazendinha, três escolas municipais de educação especial e um grupo de estudantes das Escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) da Regional Cajuru.

“Como a literatura para a infância não é necessariamente somente destinada às crianças, propomos a ampliação do público-alvo. Assim, vamos atender jovens e adultos em processo de alfabetização, idosos e pessoas com deficiência; tudo para democratizar o acesso aos bens culturais produzidos em Curitiba e possibilitar que expressem suas vontades e desejos”, destaca a escritora Lilyan de Souza.

Benefícios da leitura

As escolas e instituições sociais atendidas pelo projeto Literatura para a Infância – Encontros receberão a doação de 25 exemplares de cada um dos títulos citados.

“Nos primeiros encontros tivemos turmas com mais de 80 crianças. Elas gostaram das atividades, ficaram instigadas para saber o desfecho dos enredos literários e fizeram fila para emprestar os livros doados. Assim, pretendemos impactar diretamente mais de 2.500 pessoas, ampliar o gosto pelo livro e pela leitura e ainda reforçar que a literatura para infância, a literatura infanto juvenil, é tão importante e tão rica no processo de incentivo à leitura quanto obras destinadas ao público adulto. E que, independentemente da idade, uma obra literária destinada à infância pode alcançar todos que já viveram ou ainda vivem essa fase”, complementa Lilyan.

O contato com a literatura para a infância permite não só criar o prazer estético e lúdico - o desenvolvimento da imaginação e da sensibilidade - como também a captação de sentidos implicados nos textos (e nas imagens) de forma a desenvolver a compreensão leitora e de mundo. Ao mesmo tempo, a proximidade com o escritor gera uma relação mais íntima com a leitura, com os livros e com o universo mágico da criação artística.

O projeto Literatura Para a Infância – Encontros é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba; Prefeitura Municipal de Curitiba; Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:

O que: Projeto cultural Literatura Para a Infância – Encontros incentiva a leitura em crianças, jovens, adultos em processo de alfabetização, idosos e pessoas com deficiência

Quando: Até o dia 25 de abril

Quanto: Gratuito

Informações e horários: Com a escritora Lilyan de Souza – tel. 41-98442-0942

Onde vai acontecer: Em escolas municipais de Curitiba [Eva da Silva, no Capão da Imbuia; Madre Antônio, no Tarumã; Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho; João Macedo Filho; Marumbi [as três no Uberaba]; Farol do Saber Antônio Machado, na Barreirinha; Farol do Saber Tom Jobim, no Santa Quitéria

Em escolas de educação especial da capital paranaense [Tomaz Edison de Andrade Vieira, no Capão Raso; Ali Bark, no Seminário; Helena Wladimirna Antipoff, no Boqueirão; Lineu Ferreira do Amaral, no Cajuru; CRAS, no Fazendinha].

No Centro de Atividades da Pessoa Idosa, do bairro Água Verde, e com o grupo de estudantes das Escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) da Regional Cajuru.

Add a comment
Embaixador do Brasil em Cabo Verde lança livro em Curitiba   

Embaixador do Brasil em Cabo Verde lança livro em Curitiba  

Embaixador do Brasil em Cabo Verde lança livro em Curitiba

O escritor, compositor e diplomata Bert Jr. estará em Curitiba, no próximo dia 25 de abril, para lançar o livro "Antes do Fim do Riso", sua mais recente publicação pela editora Oito e Meio. O lançamento será no Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton, durante o evento sensorial "Aroma, Jazz e Vinhos".

O livro é o primeiro romance do autor que já publicou contos e poesias, além de compor. A obra parte de uma premissa aparentemente absurda para tecer uma "distopia humorística", que lança luz às intersecções entre a vida social e a política.

A ideia para "Antes do fim do riso" surgiu em 2021. Observando os desdobramentos do quadro sanitário causado pelo Covid-19, o diplomata se perguntou "e se, num contexto de crise sanitária ainda mais grave, uma corrente política oportunista decidisse acusar o humor de ser o grande responsável pelos problemas nacionais?".

O questionamento acabou se tornando a espinha dorsal da obra que traz a trajetória pessoal e o desenvolvimento de um professor, que perpassa temas como a insegurança quanto à carreira de comediante e uma atribulada vida amorosa, dividida entre figuras femininas cativantes, mas antagônicas.

Sobre o autor

Bert Jr. é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Depois de graduar-se em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Atualmente, ocupa a posição de embaixador do Brasil na República de Cabo Verde, na África. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Estreou na ficção em 2020, com Fict-Essays e contos mais leves. Em 2021, publicou o seu primeiro livro solo de poesia “Eu canto o ípsilon E mais”, o livro de contos “Do Incisivo ao Canino (ed. Versiprosa)” e "Nevoandeiro”, também poesias, pela editora Kotter.

Serviço:

Aroma, Jazz e Vinhos

Data: 25 de abril de 2024, às 19h

Local: Koré Gastronomia - Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton

Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 - Batel

Valor: R$495 + 10% por casal

Vendas e Informações: 55 41 3340-4000 (WhatsApp)

Add a comment
Descubra as vantagens do networking   

Descubra as vantagens do networking  

Descubra as vantagens do networking

Idealizadoras inspiram o empreendedorismo feminino em seu novo evento

O networking é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino. Muitas vezes subestimado, ele oferece vantagens competitivas para os negócios, possibilitando a compreensão das tendências do setor, identificação de oportunidades e riscos, além de estratégias eficazes para se destacar no mercado.

Para nos ajudar a compreender melhor esse conceito, pedimos ajuda às já experientes empreendedoras Claudionėia Dadas de Oliveira e Cristiane Bernardes. "Um bom networking consiste em criar e manter relacionamentos pessoais e profissionais sólidos, conectando-se com pessoas que possam ajudar a alcançar os objetivos da empresa. Por meio dele, é possível compartilhar informações, ideias e oportunidades, expandindo a rede de contatos pessoais e profissionais", dizem as especialistas.

Além disso, o networking aumenta a visibilidade e melhora as habilidades de comunicação e relacionamento. É uma ferramenta capaz de estabelecer e manter bons relacionamentos com clientes, fornecedores, equipe de trabalho e outros profissionais, proporcionando uma vantagem competitiva para o negócio.

"Algumas formas de auxiliar o networking de novos empreendedores são eventos, coffees e reuniões, pois nesses meios além de relaxar e descontrair você pode aprender muito com outros participantes e palestrantes. Um exemplo disso são os eventos que nós mesmas organizamos com esse exato objetivo, sendo o próximo no dia 25 de abril para dar boas-vindas aos mais novos empreendedores de Curitiba", dizem Claudionėia Dadas de Oliveira e Cristiane Bernardes.

Após expandir as conexões, existe mais acesso a informações e possibilidades de colaboração, além de potenciais oportunidades de negócios. Por meio do networking, é possível conhecer pessoas e organizações do setor que podem se tornar parceiras comerciais.

É importante ressaltar que ele não se resume apenas a conversar ou se apresentar a possíveis parceiros comerciais. Para alcançar um bom networking e demonstrar o valor que você pode oferecer, é necessário seguir alguns passos importantes:

1. Seja autêntica: seja sempre verdadeira e honesta sobre sua empresa e seus objetivos. Isso cria confiança nas pessoas e as torna mais propensas a ajudar.

2. Cause uma boa primeira impressão: apesar do nervosismo inicial, seja profissional e empático ao ouvir e ser ouvida. Essa postura cria uma base sólida para a construção de relacionamentos.

3. Ofereça ajuda: todos têm algo a ensinar, inclusive você. Se puder ajudar alguém, faça isso. Essa atitude cria uma relação de confiança e reciprocidade.

4. Participe de eventos e grupos: frequente congressos e eventos na sua área de atuação e esteja disponível no mercado. Isso permite que você conheça outras pessoas do setor e crie oportunidades de networking.

5. Faça bom uso das redes sociais: as redes sociais são uma excelente maneira de se conectar com outros empreendedores e expandir sua rede de contatos. Utilize-as de forma estratégica para fortalecer seus relacionamentos profissionais.

6. Seja grata: lembre-se de agradecer às pessoas pelo apoio e ajuda recebidos. Isso fortalece os relacionamentos e aumenta a disposição das pessoas em ajudá-la no futuro.

Por fim podemos ver que além de criar boas relações com outras pessoas do setor, o network forma uma rede orgânica de contatos que pode impulsionar o crescimento e o reconhecimento da sua empresa. Invista no networking e aproveite todos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

Se quiser saber mais sobre eventos inspiradores como esse ou trocar experiências sobre empreendedorismo feminino, não deixe de acompanhar e participar do grande evento uma por todas e todas por uma da MEP. Ele ocorrerá no dia 25/04/2024 no Centro Cultural de Pinhais às 19hs, com um maravilhoso coquetel, palestra do Sebrae e que está contando com apoio de várias lideranças de mulheres fortes.
As Empreendedoras Claudionéia Dadas de Oliveira e Cristiane Bernardes.

Evento:

Uma por todas e todas por uma

Data: 25/04

Horário: 19h

Local: Centro Cultural de Pinhais

Serviço:

Cristiane Bernardes e Claudionėia Dadas de Oliveira

Empreendedoras e organizadoras

@modelleskin

@lapidandotalentosoficial

Add a comment

Amora Padilha apresenta "TPM" no Teatro Regina Vogue em Curitiba  

Amora Padilha apresenta "TPM" no Teatro Regina Vogue em Curitiba

Espetáculo explora as complexidades da vida amorosa com humor e leveza

Uma noite de gargalhadas e reflexões sobre a vida amorosa feminina é a proposta do "TPM" - Terça Para Mulheres - com Amora Padilha. O espetáculo acontece no dia 30 de abril, às 21h, no Teatro Regina Vogue, em Curitiba. Em uma comédia nada romântica, Amora vai além dos clichês e explora todas nuances sob o ponto de vista sexual dos relacionamentos e da autonomia feminina com humor inteligente e acessível. O monólogo no formato “stand up comedy” promete arrancar risadas da plateia enquanto apresenta histórias do cotidiano feminino com as quais a imensa maioria das mulheres, tanto as casadas quanto as solteiras, se identificarão.

Amora Padilha, protagonista da peça, é uma personalidade nacionalmente reconhecida por seu trabalho pela autonomia e do prazer feminino. Com mais de uma década de experiência, ela atua como palestrante, mentora de sexualidade e relacionamentos, além de liderar uma equipe de vendas no mercado erótico. Sua abordagem que combina leveza, diversão e elegância, a torna uma influência inspiradora para mulheres de todas as idades.

Serviço:

TPM - Tempo Para Mulheres

Data: 30 de abril de 2024

Horário: 21h (duração de 2 horas)

Local: Teatro Regina Vogue, piso 2 do Shopping Estação, Curitiba

Informações e ingressos: (41) 99975-6969

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos