Inteligência Artificial substitui a criatividade no marketing?   

Inteligência Artificial substitui a criatividade no marketing?  

Inteligência Artificial substitui a criatividade no marketing?

Especialistas defendem que a IA impulsiona a personalização de campanhas, mas é a narrativa humana que consegue romper a bolha algorítmica e gerar conexões com o consumidor

Até este ano, a Inteligência Artificial (IA) no marketing era vista como uma tendência, com profissionais explorando ferramentas como geradores de conteúdo e chatbots. Para 2025, institutos de pesquisa apontam uma nova realidade: a IA deixou de ser uma promessa futura e já está moldando o mercado de forma concreta.

O recém-lançado relatório The Year of Impact (O Ano do Impacto), realizado pela empresa de mídia global Dentsu, por exemplo, indica que a sociedade está entrando na "Era Algorítmica da Mídia". Nessa era, a IA e os algoritmos possibilitarão interações personalizadas e em tempo real entre as marcas e seus clientes. Na prática, isso significa ajustar as mensagens conforme o comportamento dos consumidores em cada micromomento de seu processo de compra: "eu quero saber", "eu quero fazer", "eu quero comprar" e "eu quero ir".

Esse futuro próximo pode ser ilustrado com Ana, uma consumidora hipotética, que está passeando em um shopping. No pulso, ela carrega um relógio inteligente que, conectado à internet, monitora seus hábitos e preferências de consumo. Nos últimos dias, Ana pesquisou diversos modelos de smartphones online. Agora, enquanto passa em frente a uma loja de eletrônicos, a IA da loja detecta sua proximidade e, com base nas buscas recentes, sugere uma oferta personalizada para o exato modelo de smartphone que ela vinha considerando.

"Esse tipo de interação — ágil, personalizada e precisa — é o que chamamos de personalização dinâmica dos micromomentos de compra; ali, a IA atua em tempo real para ajustar a comunicação conforme as necessidades imediatas do consumidor", explica o especialista em Marketing Leonardo Oda, que também é CEO da LEODA Inteligência de Marketing.

No caso ilustrativo, a IA analisou o comportamento de Ana e agiu no momento oportuno, integrando dados de localização e preferências para criar uma experiência relevante. Em vez de uma mensagem genérica, Ana recebeu uma oferta que parecia feita sob medida para ela, no momento exato em que estava mais propensa a tomar uma decisão de compra.

O que vem pela frente no marketing com IA?

A história de Ana ilustra como a inteligência artificial já está transformando o marketing, e no coração dessa revolução está a capacidade da IA de processar uma imensa quantidade de dados. "Ao analisar o histórico de interações, dados geográficos e o comportamento de compra, a IA pode oferecer insights que simplesmente não seriam possíveis para uma equipe humana", destaca Leonardo Oda.

E o que esperar para o futuro? Uma combinação ainda mais sofisticada de processamento de grande volume de dados, em tempo real e conectado com a chamada Internet das Coisas (IoT), que capta informações de dispositivos "inteligentes", como relógios, carros e eletrodomésticos. Esse vasto ecossistema de dados irá ampliar a capacidade de capturar e entender o comportamento do consumidor ao vivo. "Com isso, a IA terá mais precisão para identificar o que cada cliente em potencial deseja, muitas vezes antes mesmo que a pessoa saiba", prevê Leonardo Oda.

Vai sobrar espaço para o toque humano no marketing com IA? 

Apesar dos pontos positivos do avanço da tecnologia no marketing, a IA gera a "bolha algorítmica", que limita a comunicação a interesses e comportamentos preditivos, segundo o relatório do Dentsu. E, para furar a bolha, a recomendação é capturar a atenção do consumidor de forma mais profunda e emocional, por meio do storytelling. Isso porque, de acordo com o relatório, ao contar histórias relevantes e ressonantes, as marcas podem ultrapassar as barreiras criadas por algoritmos que filtram o conteúdo com base em preferências individuais.

Leonardo Oda acredita que, nesse cenário, a combinação entre análises avançadas de dados e criatividade humana será o diferencial das marcas. Se por um lado a IA permite que as marcas cheguem ao consumidor no momento certo, por outro, é a criatividade humana que vai transformar esse contato em uma conexão significativa. "O toque humano continuará sendo essencial para criar campanhas que realmente conectem com as pessoas. A IA nos entrega o momento certo, mas o que dizer nesse momento? Isso ainda depende de nós", conclui Oda.

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Decisão: Circuito Paranaense de Esgrima chega na reta final   

Decisão: Circuito Paranaense de Esgrima chega na reta final  

Decisão: Circuito Paranaense de Esgrima chega na reta final

De março até agora, foram mais de mil participações de atletas de todo o Estado durante as competições

Está chegando ao fim mais um Circuito Paranaense de Esgrima, organizado pela Federação de Esgrima do Paraná (FEP). As duas últimas etapas da competição serão realizadas nos dias 16 (sábado) e 17 de novembro (domingo), na modalidade adulto, no Círculo Militar do Paraná; e nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo), nas modalidades infantil e veterano, na Sociedade Thalia.

A competição, que teve início em março deste ano, contou com mais de mil participações de atletas de todo o Paraná. Para as últimas etapas são aguardados cerca de 200 atletas nos dois finais de semana de disputas.

As inscrições custam a partir de R$100,00 e podem ser feitas através dos clubes e escolinhas ou pelo site https://cbesgrima.org.br/calendario-fep/, clicando na categoria desejada.

Alunos das escolinhas públicas de esgrima, que conheceram o esporte por meio da parceria entre a FEP e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ), além de alunos que tenham comprovada baixa renda familiar, ficam isentos do pagamento das inscrições, conforme regulamento disponível no site.

Os eventos têm entrada gratuita para o público, graças ao incentivo do PROESPORTE/PR, Governo do Estado do Paraná e COPEL.

Escolinhas de esgrima

Curitiba tem se destacado nacionalmente na esgrima e conta com cinco centros de treinamento para atletas. Atualmente, as regionais que oferecem aulas de graça são: CIC, Cajuru, Santa Felicidade e Água Verde, além da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no bairro Neoville.

Para as aulas na UTFPR as inscrições podem ser realizadas diretamente com a professora Lorana Schwantes pelo telefone (41) 99911-1885.

Campeonato Paranaense de Esgrima

Data: 16 e 17 de novembro (adulto) e 23 e 24 de novembro (infantil e veterano)

Locais de prova: Círculo Militar do Paraná - Largo Bittencourt, 187 - Centro (adulto)

Sociedade Thalia - R. Comendador Araújo, 338 - Centro (infantil e veterano)

Valor da inscrição: a partir de R$100,00

Site: https://cbesgrima.org.br/calendario-fep/

Evento gratuito para o público

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O Boticário amplia estratégia de expansão no atacarejo e dobra o número de lojas sustentáveis   

O Boticário amplia estratégia de expansão no atacarejo e dobra o número de lojas sustentáveis  

O Boticário amplia estratégia de expansão no atacarejo e dobra o número de lojas sustentáveis

A marca reafirma compromisso com a agenda ESG, que já reutilizou 180 toneladas de plástico na iniciativa

O Boticário, marca pertencente ao Grupo Boticário, terceira empresa de beleza mais sustentável do mundo, segundo o índice Dow Jones de 2023, inaugurou em outubro/2023 a centésima loja sustentável, localizada em Guaianases, Zona Leste de São Paulo.

Com 16% de lojas desse perfil na região Sul, a iniciativa, que faz parte da estratégia de expansão da marca no setor de atacarejo e reforça o compromisso com a agenda ESG, já reutilizou mais de 100 toneladas de plástico, provenientes de parte das embalagens de produtos coletados pelo Boti Recicla, o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta*.

Com crescimento de 53% só no último ano (2023), o projeto atinge o marco de 100 lojas sustentáveis e planeja, até o final de 2025, alcançar 150 unidades, totalizando com essa iniciativa a reutilização de 180 toneladas de plástico que serão reintroduzidos no ciclo produtivo, reduzindo, assim, a extração de matéria prima virgem da natureza.

O modelo de loja, iniciado em 2020, com a primeira unidade em São José do Rio Preto (SP), foi projetado para expandir a presença do Boticário em mercados estratégicos, como o atacarejo, onde o fluxo de consumidores é intenso e o apelo por conveniência e sustentabilidade é crescente. O investimento vai ao encontro de dados da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS), 2023, que aponta que, sete em cada dez brasileiros realizam compras em unidades de atacarejo - evidenciando o potencial de capilaridade desse formato.

Para Rafael Marconi, Diretor Executivo de Franquias do Boticário, ao adotar esse modelo, a marca não apenas amplia a presença no mercado, mas também reforça a conexão com o público, oferecendo uma experiência de consumo mais sustentável e acessível. “Atualmente, mais de 70% das lojas sustentáveis do Boticário estão localizadas em atacarejos, um segmento que combina alto volume de vendas com preços competitivos, atendendo a um público variado. As lojas sustentáveis são um marco na nossa estratégia, permitindo que os consumidores encontrem nossos produtos em locais de grande circulação, ao mesmo tempo em que reforçamos nosso compromisso com a agenda ESG.”

O crescimento está alinhado com a estratégia de capilaridade da marca, que já está presente em 90% das Unidades Federativas (UFs) do Brasil - garantindo que os consumidores de diferentes regiões tenham acesso a produtos que atendam às suas expectativas de qualidade.

Estrutura sustentável de ponta

As lojas sustentáveis utilizam plástico reciclado em parte de sua estrutura. Cada unidade é projetada para ser 50% mais leve e 40% mais eficiente termicamente em comparação aos containers tradicionais, contribuindo para a redução de consumo de energia. Esse modelo utiliza a chapa sustentável - uma matéria-prima inédita utilizada nos mobiliários, produzida a partir de materiais de baixa reciclabilidade, como isopor e tecido. A iniciativa, pioneira no mercado, foi desenvolvida em parceria com a Mão Colorida, empresa especializada em projeção e construção de pontos de venda, e reforça o compromisso de reduzir, cada vez mais, os impactos ambientais da cadeia produtiva da marca, como um todo - com uma atuação consistente em relação à sustentabilidade.

A escolha de plásticos ABS e EPS na construção das lojas não apenas reduz o impacto ambiental, mas também aumenta a durabilidade e a performance técnica das unidades, já que as estruturas construídas com o material têm uma vida útil mais longa e resistem a danos durante o transporte e a instalação. Além disso, a cada nova unidade inaugurada, aproximadamente 2 toneladas de resíduos sólidos reciclados é incorporada na construção, reforçando o compromisso da marca com a economia circular.

Boti Recicla

O Boti Recicla, maior programa de logística reversa do país em pontos de coleta do setor de beleza, está no centro dessa transformação. A operação, que foi criada pela marca em 2006, conta, atualmente, com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados pelo Brasil. Para estimular o descarte correto, o Boticário oferece descontos a partir de R$150 reais em compras nas lojas físicas para quem entregar três ou mais embalagens de produtos (de qualquer marca do setor de cosméticos), em qualquer loja física.

“A loja sustentável carrega, em sua essência, os claims de sofisticação do varejo, na medida em que se ajusta para chegar até o consumidor onde ele estiver. Desde o início do projeto, em 2020, temos crescido exponencialmente, e este ano estamos quase dobrando o número de lojas sustentáveis em comparação ao ano anterior. Acreditamos firmemente nesse modelo e continuaremos focados em sua expansão nos próximos anos”, finaliza Marconi.

As embalagens devolvidas por consumidores e revendedores nos pontos de coleta são enviadas e doadas para as cooperativas homologadas no programa, que realizam a destinação correta, enviando para a reciclagem. Além disso, parte destas embalagens vazias são transformadas em projetos internos no Grupo Boticário, como por exemplo, na construção das lojas sustentáveis.

Sobre O Boticário 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    

Fontes:      

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022. 

*Corporate Sustainability Assessment (CSA): avaliação anual das práticas de sustentabilidade das empresas e principal critério de elegibilidade para o Índice Dow Jones Sustainability Index 
**Resultado divulgado pelo Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global no dia 22 de dezembro de 2023.

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Casamentos em alta: Instituto 4013 by Braé tem atendimento personalizado para noivas   

Casamentos em alta: Instituto 4013 by Braé tem atendimento personalizado para noivas  

Casamentos em alta: Instituto 4013 by Braé tem atendimento personalizado para noivas

Número de matrimônios volta a aumentar no Paraná pelo segundo ano consecutivo, de acordo com dados do IBGE 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o número de casamentos cresceu pelo segundo ano consecutivo em Curitiba e no Paraná, alcançando o patamar de uniões celebradas no período pré-pandemia. Em 2022, Curitiba registrou mais de nove mil casamentos, o que significa uma média de 24 casamentos por dia, somente na capital.

No ano passado, este mercado movimentou cerca de R$26 bilhões e promete ultrapassar os R$28 bilhões ainda em 2024, de acordo com pesquisa da Casar.com, plataforma de sites e listas de casamento, em parceria com a plataforma de gestão de eventos Assessoria VIP.

Pensando na crescente demanda, o Instituto 4013 by Braé, inaugurado em outubro deste ano com foco em cursos profissionalizantes para cabeleireiras, acaba de lançar mais um serviço exclusivo: atendimento personalizado às noivas. Com a novidade, agora elas têm uma nova opção de serviços repletos de qualidade, conforto e exclusividade enquanto se preparam para uma das datas mais especiais de suas vidas.

De acordo com Lucas Lima, sócio do Instituto 4013 by Braé, Curitiba é um dos mercados mais promissores do Brasil para a área da beleza. E, por isso, o público exige produtos e serviços de qualidade. “Tudo foi pensado com muito carinho e alinhado com as necessidades do mercado. Desde a escolha do local, bem no coração do Cabral, até os detalhes do ambiente e dos profissionais que estarão à frente dos cursos e atendimento em geral. Sabemos que a experiência do cliente é de extrema importância e não pecamos nisso”, afirma o empresário. 

Serviços disponíveis

Cada atendimento pode ser escolhido pela noiva, de acordo com sua necessidade. O instituto oferece o aluguel da sala, com todos os profissionais incluídos - cabeleireiro, manicure, maquiador, fotógrafo, bartender, serviço de catering, dentre outros. Ou a cliente tem a opção de levar seus profissionais de preferência até o local. O Instituto 4013 by Braé disponibiliza todo suporte e auxilia na contratação de profissionais disponíveis no mercado além de, se necessário, deslocar uma equipe até o local do casamento para preparar a noiva. O atendimento pode incluir a mãe da noiva, damas de honra, madrinhas e amigas.

O atendimento também está disponível para os noivos, que podem contar com os mesmos serviços oferecidos para as noivas.

“Queremos que as nossas clientes se sintam à vontade para escolher o que faz mais sentido para esse dia especial. Não há obrigatoriedade de contratar todos os serviços se ela já tem profissionais de sua confiança”, acrescenta Lucas Lima.

Para profissionais

O espaço também está disponível para profissionais da beleza alugarem e levarem seus clientes, oferecendo um atendimento completo.

De acordo com o empresário, o Instituto 4013 by Braé foi idealizado para auxiliar e promover profissionais em seu desenvolvimento, podendo oferecer a eles a oportunidade de escolher um local para atender. “Muitos cabeleireiros têm clientes fiéis, mas não tem o local adequado para um atendimento tão personalizado. A ideia é que eles possam oferecer um serviço a mais, contando com o espaço e uma vasta opção de serviços complementares”, finaliza Lucas.

Serviço:

Instituto 4013 by Braé

Endereço: Praça São Paulo da Cruz, 50 - Cabral - Edifício A.R300 - sala 506

Instagram: @4013mybraecuritiba_

Informações: (41)99212-0135

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Brasil registra recorde de empreendedorismo em 2024 com mais de 3,3 milhões de novas empresas

Brasil registra recorde de empreendedorismo em 2024 com mais de 3,3 milhões de novas empresas

O Brasil registrou recorde histórico na criação de novas empresas, com destaque para Itajaí, que se consolida como um dos principais polos de negócios no país, com a abertura de 10.678 novas empresas até a segunda quinzena de outubro. Desse total, 93,28% correspondem a Micro e Pequenas Empresas. Os setores de comércio e serviços lideram as novas aberturas, representando 25,36% e 61,13%, respectivamente

O Brasil alcançou novo recorde na abertura de empresas, com mais de 3,3 milhões de novos CNPJs registrados nos nove primeiros meses de 2024, segundo dados do Sebrae. Desse total, 96% são micro e pequenas empresas, o que demonstra o fortalecimento do empreendedorismo no país. Em meio a esse cenário de crescimento, Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, desponta como um dos principais polos de negócios, tendo registrado a abertura de 10.678 novas empresas de janeiro até a segunda quinzena de outubro. Desse total, 93,28% correspondem a Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que incluem Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Os setores de comércio e serviços lideram as novas aberturas, representando 25,36% e 61,13%, respectivamente.

Com o maior PIB de Santa Catarina e infraestrutura robusta, Itajaí se destaca pela capacidade de atrair investimentos privados e públicos. Um dos exemplos desse potencial é o Passeio São Vicente, novo mall que está em construção e que promete ser um marco para a economia local, especialmente por trazer movimentação econômica ao bairro localizado nas proximidades da área central e, com isso, expandir o desenvolvimento. Com R$ 30 milhões em investimentos, o empreendimento terá 5,5 mil metros quadrados de área na primeira fase e deve gerar 300 empregos diretos, além de movimentar R$ 4 milhões mensais em negócios.

"O crescimento econômico de Itajaí e seu potencial empreendedor foram fatores decisivos para o investimento no Passeio São Vicente. A cidade oferece mão de obra qualificada e uma localização estratégica, com fácil acesso a rodovias, portos e aeroportos, o que a torna uma escolha natural para empresas que buscam se estabelecer em um mercado dinâmico e em expansão", afirma Jeferson Ferrão, diretor do Passeio São Vicente.

O Passeio São Vicente será um ambiente ideal para a instalação de diversos tipos de empresas, como comércios de varejo, restaurantes, clínicas de saúde e beleza. O empreendimento também se beneficia da localização no bairro São Vicente, que é considerado o novo centro urbano da cidade, com uma população crescente e uma oferta cada vez maior de serviços e comércios.

Itajaí: polo de negócios e infraestrutura de ponta

Além do recorde no número de empresas abertas, Itajaí é reconhecida por sua infraestrutura de alto nível, com um dos maiores portos do Brasil e localização estratégica às margens da BR-101. Isso, aliado a altos índices de segurança e qualidade de vida, faz da cidade um ambiente propício para negócios e para a valorização de imóveis comerciais e residenciais.

Com o Passeio São Vicente e grandiosos projetos de infraestrutura em andamento, como o Promobis, que prevê a construção de um túnel submerso entre Itajaí e Navegantes e a implementação de ônibus elétricos intermunicipais, a cidade se consolida como um dos principais destinos para investimentos no Brasil.

Sobre o Passeio São Vicente

O primeiro mall do bairro São Vicente, considerado o “novo centro urbano” de Itajaí, cidade com maior PIB de Santa Catarina, é idealizado pelo empresário Jeferson Ferrão, por meio da Donna Empreendimentos. O Passeio São Vicente terá, em sua primeira fase, 5,5 mil m² e já está em fase de construção na Rua Arquiteto Nilson Edson dos Santos, local com grande fluxo de pessoas na região.

https://www.passeiosv.com.br/

https://www.instagram.com/passeiosaovicente/

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