Mercado Imobiliário acompanha transformação digital potencializada pela pandemia para se adequar à venda de imóveis

Mercado Imobiliário acompanha transformação digital potencializada pela pandemia para se adequar à venda de imóveis

Nova Cipasa Urbanismo acelera investimentos na área e na capacitação de funcionários e corretores

Uma das consequências do isolamento social da pandemia foi a aceleração da transformação digital por parte das empresas. A migração do presencial para as redes e, assim, atender aos novos padrões do consumidor, antes prevista para ocorrer até 2025, precisou ser antecipada para 2020, em uma mudança que veio para ficar em definitivo.

Essa transformação também pegou em cheio o mercado imobiliário, até então estruturado no modelo de negócios e vendas presencias nos estandes de venda, segundo revelou o diretor e fundador da empresa de Marketing Digital Resense, Eduardo Bueno, durante conversa com o diretor da Nova Cipasa Urbanismo, Rogério Riquelme, no Cipasa Academy de outubro, com o tema Jornada de Compra na Era Digital (https://www.youtube.com/watch?v=iMT4wVgUsrM).

“O comportamento de compra do brasileiro mudou muito, inclusive no mercado imobiliário”, disse Bueno. Dos 100% de clientes que iniciam conversas com empresas do setor imobiliário pelas redes, com intensão de saber mais sobre os produtos, somente 40% seguem adiante e de 10% a 20% são convertidos em fechamento de negócios.

A baixa conversão entre o início das conversas até a compra, segundo ele, é um índice verificado em todos os setores, ou seja, nada exclusivo do mercado imobiliário. “O cliente está sendo bombardeado por estímulos, conversas e mais informações dos concorrentes, o que obriga o vendedor a correr atrás do cliente”, conta. Ele acrescenta que também é preciso ter mais conhecimento do produto que está vendendo e dispensar maior atenção ao consumidor.

Segundo Bueno, enga-se quem acha que o mundo digital encurtou o tempo de venda dos imóveis e outros produtos. Na verdade, ocorreu o contrário. “O cliente (lead) precisa ser trabalhado, não está ainda no momento da compra. A empresa e o vendedor precisam dar a mão, explicar e ter paciência. Saber colocar as informações na hora certa para fechar o negócio”, acrescenta.

No caso específico do mercado imobiliário, um estudo realizado pelo DataZap, apontou que um ciclo de venda pelo digital dura, em média, quatro meses. Neste período, a pessoa conversar com 13 corretores, o que torna uma venda bastante complexa. “Ter boa comunicação, processos e paciências são os segredos para convencer e vender”, alerta Bueno.

Riquelme, diretor da Nova Cipasa Urbanismo, lembra que por ser um setor mais tradicional, mais “pé na obra”, acostumado a realizar vendas com visitar aos estantes, o setor imobiliário até antes da pandemia pouca atenção dava ao mundo digital. “Não se falava em venda digital de imóveis antes da pandemia. E hoje estamos totalmente no digital”, conta.

Riquelme diz que o que está se vendo desde março do ano passado é uma grande transformação. A grande maioria dos consumidores passa pelo site da empresa para conhecer os produtos, condições de vendas, locação e iniciar uma conversa com o corretor.

Desde 2019 a Nova Cipasa Urbanismo vem destinando boa parte de seus investimentos para a adequação de seus negócios ao mundo digital, levando informações ao público pelos canais digitais e criando novas ferramentas. A taxa de conversão, segundo ele, está entre 10% e 20%, o mesmo índice do modelo presencial, mas tende a aumentar nos próximos anos.

“O público já chega até nós com uma bagagem de conhecimento e informações muito grande sobre os produtos e a concorrência, tornando as vendas mais complexas e demoradas na maioria dos casos. Mas para quem já chega decidido a comprar, a era digital encurtou o prazo de conclusão de vendas de 180 dias para 60 a 90 dias”, conta o executivo.

Ele completa: antes, o fator preço era determinante para o fechamento das vendas e hoje perdeu posições entre os fatores de decisão, caindo para o terceiro lugar, atrás de itens como consciência (problemas que o consumidor tem no momento para adquirir um imóvel) e consideração (já está sabendo o que realmente deseja).

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Da casa inteligente à cidade inteligente: assistentes virtuais se tornam ferramentas para administrações públicas

Da casa inteligente à cidade inteligente: assistentes virtuais se tornam ferramentas para administrações públicas

Municípios descobrem inteligência artificial como aliada para atender demandas e disponibilizar serviços

A pandemia deu, literalmente, vez e voz para assistentes virtuais. Com a necessidade de isolamento social e trabalho remoto, houve aceleração no uso dessa ferramenta entre os brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Ilumeo, de Data Science, 47% das pessoas utilizaram mais aparelhos eletrônicos controlados pela tecnologia durante o isolamento, e 54% viram mais valor na funcionalidade em 2020. Quase metade dos entrevistados (48%) já faz uso da tecnologia ao menos uma vez na semana, sendo que 1 em cada 5, diariamente.

Essa é uma tendência que deve se manter: 2 em cada 3 dos brasileiros ouvidos pela pesquisa gostariam de usar mais aparelhos com inteligência artificial nos próximos seis meses. E outros países mostram que há espaço e demanda para isso. Nos Estados Unidos, os donos de smart speakers já superam a marca de 90 milhões de usuários, representando cerca de 35% da população adulta. Os dados fazem parte do relatório U.S. Smart Speaker Consumer Adoption Report 2021, publicado pelo Voicebot. E esse índice fica ainda maior se considerarmos a tecnologia acoplada em outros aparelhos. O relatório de 2020 da Voicebot já mostrava que o número de pessoas que têm algum assistente de voz integrado ao smartphone chegava a 83% dos norte-americanos.

Avanços aplicados à gestão pública

O sucesso dos assistentes virtuais passou a ser visto como estratégia a ser utilizada nos negócios. De acordo com levantamento encomendado pela IBM e realizado pela Morning Consult, 40% das empresas brasileiras já aplicaram o recurso de inteligência artificial nos negócios. A grande novidade é que a administração pública também vem descobrindo a ferramenta como aliada para atender demandas e disponibilizar serviços para a população.

Realidade que começou a ser vivenciada pelos mais de 700 mil habitantes de Osasco (SP). A população passou a ter no assistente virtual um novo canal de comunicação com a prefeitura do município. Desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), a ferramenta utiliza inteligência artificial e tecnologia do comando de voz para disponibilizar acesso aos serviços e às informações da cidade. A coordenadora do projeto, Francielle Regeane Vieira da Silva, explica que, inicialmente, a possibilidade será aplicada nos serviços mais buscados pela população de Osasco, incluindo tapa buraco, iluminação pública, limpeza de bueiros, retirada de móveis, coleta de entulho e consulta de protocolos.

“Para entender diferentes contextos desses serviços, o assistente virtual foi treinado com palavras específicas predefinidas em linguagem natural. E como se trata de um assistente virtual inteligente, esse treinamento é contínuo. Conforme o cidadão for conversando com ele, novos serviços serão incorporados, e a inteligência dos serviços municipais vai se construindo”, explica a coordenadora.

Mais praticidade e inclusão

Ainda segundo a pesquisa da Ilumeo, as pessoas enxergam mais valor em uma marca que tenha a tecnologia como assistente virtual: 70% dos participantes afirmaram perceber mais força nessas empresas. E isso não deve ser diferente dentro do ambiente público. “O processo de desenvolvimento da ferramenta foi feito com foco no futuro da tecnologia, que vem mudando a forma como as pessoas se comunicam tanto com entidades privadas quanto públicas”, explica o líder técnico da equipe do sistema de atendimento ao cidadão de Osasco, Rodrigo Danielewicz Kruger.

Mudança que já faz parte do dia a dia das novas gerações. “A possibilidade de solicitar serviços públicos e obter informações municipais apenas com comandos de voz torna nossa plataforma de atendimento ao cidadão muito mais prática, moderna e inclusiva”, defende o gerente da Central 156 de Osasco, Bruno Chagas. “Incorporar o uso da tecnologia de voz nas soluções é trazer mais rapidez na busca por informação e serviços municipais. Introduzir esse tipo de tecnologia na sociedade é pensar nas novas gerações, buscando envolvê-las cada vez mais no cuidado com a cidade”, reforça a coordenadora do projeto.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

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Liderança digital é a nova forma de gerenciar equipes junto à transformação tecnológica

Liderança digital é a nova forma de gerenciar equipes junto à transformação tecnológica

Por Sandro Stanczyk

Em tempos de transformação tecnológica, ser líder é um desafio que exige adotar novas formas de pensar e se relacionar com as equipes. A liderança digital ou 4.0 é o novo modelo de gerir pessoas, que busca o respeito mútuo entre diferentes cargos hierárquicos.

Líderes digitais investem tempo em orientar e engajar os colaboradores, que trabalham com autonomia e são conduzidos de acordo com suas competências e especificidades. Se, antes, a chefia gerenciava pela autoridade, atualmente é um espelho para os profissionais, que participam da tomada de decisão e enxergam, na liderança, um benchmark para a sua carreira.

Entre as competências das novas lideranças, estão a capacidade de engajamento, ou melhor, a habilidade de se relacionar com empatia e tornar os colaboradores ativos em projetos, a capacidade analítica para interpretar as informações e saber usá-las a seu favor a fim de tomar decisões assertivas, e orientar os profissionais a alcançarem seus objetivos graças à criação de equipes eficientes. A comunicação com mensagens claras e coerentes também faz parte das metas, com o uso dos canais digitais para manter a força das relações e atingir a todos.

Com a aceleração atual do mercado de trabalho, as empresas estão se reinventando para oferecer às pessoas diferentes meios de trabalho, sejam eles o home office, o teletrabalho, híbrido, com horários alternativos, entre outros formatos. Com isso, os líderes são desafiados a gerenciar equipes dentro desses modelos e oferecer oportunidades de desenvolvimento rápido e conciso aos liderados – principal meta da nova geração de colaboradores.

A liderança digital não beneficia apenas quem trabalha nas organizações, mas também a própria empresa, que cresce com o engajamento dos profissionais. Com a orientação individualizada e empatia, as atividades são desempenhadas com maestria e perfeição, além de haver a diminuição do turn over, uma vez que as pessoas se identificam e geram uma conexão com a empresa que vai além das questões financeiras.

*Sandro Stanczyk é diretor de Customer Experience da NTT DATA

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Black Friday: Farmácia Miligrama anuncia um dia com 50% de desconto no site

Black Friday: Farmácia Miligrama anuncia um dia com 50% de desconto no site

A Farmácia Miligrama antecipa a ação de Black Friday e, nesta quarta-feira, 10 de novembro, promove 24 horas com todo o site (www.fmiligrama.com.br) oferecendo 50% de desconto e, alguns produtos especiais, mais desconto ainda. “Além disso, quem comprar com a gente no dia 10 terá frete grátis, válido para todo o Brasil e irá ganhar um brinde especial”, adianta Paulo Morais, um dos sócios e VP da Miligrama.

Com a essência de uma farmácia de manipulação, atrelada à tecnologia e ousadia de vender na internet, a Farmácia Miligrama vem crescendo não apenas em Curitiba (PR), mas em todo o território nacional. Com 16 anos de atuação, a farmácia tem como missão atender às pessoas em todas as fases da vida, dos bebês até a melhor idade, manipulando receitas de forma física e online e vendendo produtos manipulados através de seu site.

Com um amplo portfólio, a equipe é capacitada para manipular receitas médicas nas áreas de Fitoterápicos, Suplementos, Dermatologia, Nutrição, Odontologia, Ortomolecular, Homeopatia, Florais e medicamentos em geral, incluindo os controlados da Portaria 344. A Miligrama conta com mais de 1.200 produtos cadastrados em seu e-commerce atuando também nos principais marketplaces.

Miligrama

Rua Des. Westphalen, 2201. Rebouças, Curitiba - PR

https://www.fmiligrama.com.br/

@FMILIGRAMA

Capitais e região metropolitana: 3004-9494

Demais regiões: 0800 761 6130

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Lansay apoia o Novembro Azul e cria linha de malas e acessórios de viagem com parte da renda revertida ao Instituto Vencer o Câncer

Lansay apoia o Novembro Azul e cria linha de malas e acessórios de viagem com parte da renda revertida ao Instituto Vencer o Câncer

O kit especial da Linha Dijon já está a venda no e-commerce da marca

Em apoio à campanha Novembro Azul - que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Lansay desenvolveu uma edição especial do Kit Dijon em parceria ao Instituto Vencer o Câncer. Parte da renda adquirida com a venda será revertida ao projeto do instituto que alerta a população quanto aos fatores de risco, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cura, além de disponibilizar gratuitamente conteúdo, orientações e informações de apoio a pacientes oncológicos, familiares e amigos diante do diagnóstico.

O Kit Dijon Novembro Azul conta com três itens que podem ser adquiridos juntos ou separadamente: mala de viagem, frasqueira e nécessaire. Todos identificados com o chaveiro do ‘Laço Azul’, símbolo da campanha. Especializada na fabricação de malas e acessórios de viagem, a Lansay cuidou para que toda a linha estivesse de acordo com as regras dos principais aeroportos do mundo.

As malas de bordo, por exemplo, são do tamanho ideal aos padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) - evitando surpresas na hora do embarque. O modelo Dijon é confeccionado em vinil reforçado e o interior com tratamento impermeável. O puxador retrátil e as rodinhas 360º facilitam a locomoção e a divisão em dois compartimentos garante o espaço interno para a arrumação. A entrega acompanha um cadeado modelo TSA, que é compatível com a fiscalização dos principais destinos de viagem.

A linha fica completa com a frasqueira e o nécessaire. Com ampla abertura fechada com zíper e duas opções de uso: alça de mão ou tiracolo, a frasqueira é o acompanhante ideal para viagens ou para o dia a dia. O interior com elásticos reguláveis para prender frascos, bolsos com zíper interno e externo, além do encaixe traseiro para malas de viagem, Já o nécessaire é um coringa para deixar os itens pessoais sempre a mão, sem abrir mão da qualidade da confecção da Lansay.

Com mais de 20 anos de experiência, a Lansay oferece garantia de 2 anos para defeitos de fabricação em todos os itens e assistência técnica permanente com peças originais. Para mais informações sobre os produtos Lansay e como colaborar com a campanha Novembro Azul, acesse o site: www.lansay.com.br

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