Confiança do comerciante paranaense cai pela primeira vez desde maio  

Confiança do comerciante paranaense cai pela primeira vez desde maio

Índice de Confiança do empresário do Comércio reduziu 0,6% no Paraná

Enquanto o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve queda nacional de 3,1%, no Paraná a redução foi menor, de apenas 0,6%.

Com 126,1 pontos no Paraná e 119,3 pontos na média nacional, apesar das reduções, os indicadores permanecessem acima de 100 pontos e por isso podem ser considerados satisfatórios.

As projeções dos empreendedores para o futuro não andam nada favoráveis diante das incertezas causadas pela escalada dos juros e da inflação, além do fim do Auxílio Emergencial e a polêmica em torno do Auxílio Brasil de R$400,00, fatores que refletem diretamente no poder de compra dos consumidores.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) caiu 1,5% no Estado. Porém, na média nacional, as perspectivas são ainda piores, com queda de 3,1% na comparação com setembro.

As Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), em que o empresário avalia a situação atual da economia, do comércio em geral e da sua empresa, baixou 0,5% no Paraná e reduziu 4,5% no cenário nacional.

Apesar da confiança em queda, os empresários paranaenses ainda planejam investir. O indicador Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) cresceu 0,6% no Estado, em oposição à diminuição de 2% entre os demais empresários brasileiros. Verifica-se, porém, que a projeção de contratação de novos funcionários, que vinha crescendo desde junho, é menor em outubro, diante de uma redução de 3,1% no Indicador de Contratação de Funcionários (IC). Os recursos serão direcionados para a estrutura das empresas (4,3%) e na formação de estoques (2,2%).

Na análise por porte das empresas, houve redução no ICEC nos dois perfis analisados: entre as micro e pequenas empresas (até 50 funcionários), o índice caiu 0,6% na variação mensal e elas estão menos confiantes, com 125,9 pontos. Já entre os médios e grandes estabelecimentos (acima de 50 funcionários), o ICEC baixou 0,4% em outubro na comparação com setembro e está em 134,2 pontos.

Mesmo com a redução na variação mensal, na comparação com outubro de 2020, o ICEC cresceu 20,6%, com melhora considerável em todos os subindicadores, sobretudo as Condições Atuais do Empresário do Comércio (57,1%).

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A importância do planejamento pessoal

A importância do planejamento pessoal

(*) Sandra Morais Ribeiro dos Santos

Estamos nos aproximando do final de mais um ano e começam a tomar nosso pensamento novas esperanças e sonhos. Você tem sonhos a conquistar? Ótimo! Então nada mais inteligente, neste momento, do que desenvolver um planejamento pessoal. Afinal, planejar é saber onde se quer chegar. Consiste em estabelecer metas e objetivos que irão ajudá-lo a alcançar coisas inimagináveis e a mudar até mesmo sua história de vida.

Tudo começa com o planejamento, passo a passo, como cita um ditado popular: “quem não sabe onde quer chegar, não chega a lugar algum”. Esse conselho, na verdade, vale para todas as coisas que queremos fazer: seja a compra de um bem material de maior valor, ou escrever um livro, ou fazer um curso, ou até mesmo realizar um casamento. Mas, para um bom planejamento pessoal, é importante observar alguns detalhes que realmente ajudam a tirar o plano do papel.

A primeira dica é estabelecer objetivos e metas alcançáveis. Quem explicou isso de forma bem simples foi Vincent van Gogh quando disse que “grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas”. Então divida seu objetivo em projetos e tarefas menores para evitar a perda de tempo e empregar esforços em atividades desnecessárias. Isso também ajudará a manter o foco no que é essencial. Outra ideia é colocar as metas em um local que veja sempre e ir marcando os alvos conquistados. Importante: não desista quando não conseguir realizar a tarefa no tempo proposto. Remaneje datas e insista até que o alvo seja alcançado.

Construir um plano exige rever concepções e valores pessoais. Não tem jeito, temos muitos pensamentos e filosofias negativas oriundos de nossa cultura, família e amigos, e eles acabam nos sabotando. Então é importante prestar atenção ao que pensa de si mesmo. Comece a pensar positivamente a respeito de si próprio, rompa com velhos paradigmas. Isso implica em rever sua história de vida, seu passado e presente, e pensar: o que desejo para meu futuro? Qual será o meu legado de vida? O que desejo ter ou ser daqui a dez ou vinte anos? Quais meus motivos pessoais para conquistar estes objetivos?

Estabelecer motivos irá animá-lo a continuar, mesmo nos momentos mais difíceis ou desafiadores. Tenha essa resposta muito clara em sua mente, a razão pela qual você quer atingir tal objetivo. E outro movimento importante é ter bons mentores. Pessoas que te motivem, que acreditem no seu potencial e te defendam até de si mesmo quando se sentir desmotivado. Rodeie-se de pessoas positivas, proativas e que te inspirem continuar a evoluir. Além disso, é importante saber filtrar as críticas negativas, não absorvê-las de forma indiscriminada. A maior parte das pessoas não conhecem você de fato, não sabem toda a sua história, seus desafios pessoais e sonhos.

Enfim, planejar é também mudar a forma de pensar. Muito do que somos é resultado de nossos pensamentos, os quais influenciam nossas atitudes. Então saia da procrastinação. É verdadeira mesmo aquela máxima de não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Contudo, não seja duro demais consigo se vier a falhar. Retome, pois perseverar é a chave para conquistar o que deseja.

Depois de feitos os planos, lá quando estiver com a mão na massa fazendo acontecer, então será a hora de aplicar a dica de ouro: reveja de tempos em tempos seus planos, observe seu avanço, faça readequações do que for necessário. A melhor forma de criar o futuro é criá-lo dia após dia. Uma das chaves para uma vida feliz e realizada é justamente alcançarmos nossos objetivos na vida. Para ter mais chances de que isso ocorra você precisa saber quem é, o que quer e o caminho por onde ir, e fazer um planejamento pessoal te ajudará nessas descobertas. Você é o principal responsável pela mudança que deseja, bem como as escolhas que faz hoje determinarão a direção que sua vida tomará.

(*) Sandra Morais Ribeiro dos Santos, mestre e doutoranda em Teologia, é professora do curso de Bacharelado em Teologia da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER

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Nativa SPA Acquagel traz fórmula revolucionária para hidratantes corporais e alia textura em gel a ativos potentes  

Nativa SPA Acquagel traz fórmula revolucionária para hidratantes corporais e alia textura em gel a ativos potentes 

Lançamento do Boticário tem fórmula com ácido hialurônico, aloe vera e óleo nutritivo de quinoa. Nova proposta de hidratantes protege a pele dos danos diários e do ressecamento com sensorial ultraleve e fragrâncias intensas

O crescente interesse na textura gel para a categoria de hidratação, inspirou o Boticário no desenvolvimento do lançamento de Nativa SPA Acquagel, que traz esse sensorial até então mais comum em produtos para cuidados com o rosto ou o banho, em versão para hidratação corporal. Outro benefício importado da categoria facial é o ácido hialurônico – um dos ativos mais queridos do skincare – que agora está presente nessa versão inovadora de loção hidratante e que, aliado ao aloe vera, promove uma barreira hidratante sob a pele. Para finalizar a fórmula de hidratação intensa e agregar ainda mais ao produto, está presente também na composição o óleo nutritivo de quinoa, ingrediente já conhecido em Nativa SPA, que aumenta a produção de colágeno na pele, nutrindo e protegendo dos danos diários, como radiação solar e poluição*. 

Nativa SPA Acquagel traz uma proposta de sensorial diferente para que os consumidores possam escolher qual textura e formato de hidratação preferem, ou seja, os que gostam de texturas mais leves e refrescantes, mas que ainda assim não abrem mão de uma hidratação potente, têm agora uma opção cheia de benefícios. Nativa SPA Acquagel entrega uma textura de gel ultraleve, refrescante e não oleosa, garantindo a alta performance na hidratação e na rotina de cuidados corporais por meio da sua fórmula revolucionária, que mantém uma perfumação intensa e de longa duração já reconhecidas de Nativa SPA. 

Além da textura de gel, dos ativos potentes e da fragrância que deixa a pele perfumada o dia todo, todos os produtos da linha são cruelty free, veganos e possuem fórmula que conta com mais de 94% de ingredientes naturais. 

O lançamento traz para Nativa SPA a nova e exclusiva fragrância Aloe Vera, um floral fresco que complementa a seleção feita com as linhas preferidas dos consumidores da marca. São elas: Ameixa, Ameixa Negra, Açaí, Quinoa, Jasmin Sambac e Matcha. Todas as fragrâncias são intensas e de longa duração, perfumando e complementando os cuidados diários com o corpo. 

“Atentos às tendências de mercado e necessidades do consumidor, trouxemos essa novidade com alta tecnologia e fórmula revolucionária, com composição única de ativos inteligentes enriquecidos com ácido hialurônico, aloe vera e óleo nutritivo de quinoa, que formam uma barreira hidratante sobre a pele, protegendo-a dos danos diários e do ressecamento, além de manter a perfumação intensa e de longa duração, já características de Nativa SPA. A textura refrescante e ultraleve de Nativa SPA Acquagel, reforça a variedade na oferta de hidratantes corporais da marca, trazendo uma nova opção de sensorial, que pode ser perfeita também para os dias e as regiões mais quentes”, afirma Vanessa Machado, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário. 

Nativa SPA Acquagel estará disponível a partir de 13/10 em todas as lojas físicas do país e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

E, como oportunidade para o lançamento, a linha chegará nos canais de venda com desconto de 20%. A promoção será válida até 31/10 para as novidades de Nativa SPA Acquagel e conforme disponibilidade de estoque. 

Serviço:

Loção Hidratante Corporal Nativa SPA Acquagel 250 g

Com textura de gel refrescante ultraleve e não oleosa, a loção hidratante deixa a pele macia e nutrida. Fórmula vegana, com 94% de ingredientes naturais e ativos inteligentes: ácido hialurônico, aloe vera e óleo nutritivo de quinoa. Fragrância intensa e de longa duração, com a nova Aloe Vera e outras seis opções de top fragrâncias da marca: Ameixa, Ameixa Negra, Açaí, Jasmin Sambac, Matchá e Quinoa.

Preço sugerido: R$ 61,90 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares

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Ação de Dia das Crianças movimenta o sertão do Piauí  

Ação de Dia das Crianças movimenta o sertão do Piauí

Equipe do LIVRES realizou uma agenda de atividades nas comunidades sertanejas da região

O feriado de 12 de outubro foi marcado por uma série de atividades direcionadas às crianças no sertão do Piauí. A oportunidade de acesso ao lazer, cultura e atividades de formação atraíram muitas famílias. De 9 a 12 de outubro, a equipe LIVRES promoveu uma série de ações e brincadeiras com crianças e adolescentes na região urbana de Paulistana e em mais 03 comunidades: Quilombo Rocinha, Assentamento Serra Branca e Chapada, com participação de mais de 350 crianças.

Dados do relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2021 trazem informações entristecedoras: 1,66 milhão de crianças e adolescentes de até 17 anos de idade informaram não estar estudando e 4,6 milhões de crianças e adolescentes de até 17 anos de idade informaram não ter recebido atividades para realizar em casa, mesmo que estivessem estudando.

“Nesse dia de celebramos às crianças, nos deparamos com dados que demonstram a violação aos seus direitos em diversos âmbitos. Vai do acesso à educação ao acesso à cidadania e à vida mesmo”, conta o CEO do LIVRES, Clever Murilo Pires.

Desde o início da pandemia, os agentes de missão social da organização têm se desdobrado para socorrer tantas famílias. Com o comprometimento de empresas parceiras, conseguiram chegar para assistir 53 comunidades e outros povoados em 4 cidades onde tem instituições sociais parceiras em suas necessidades básicas de alimento e água.

Com a redução das medidas de enfrentamento ao covid-19, os colaboradores puderam ampliar sua atuação na região para auxiliar as crianças. “Quando chegávamos nas comunidades, as crianças estavam largadas, sem estudar e com muita dificuldade. Os professores até tentavam, mas os resultados são muito pouco eficazes”, reitera o CEO.

Imagine o contexto: as crianças vivem em regiões rurais bem distantes, as escolas estavam fechadas e, às vezes, um ou outro professor podia levar a “tarefa” para ser distribuída na escola. Os pais trabalham na roça e não têm tempo nem transporte para ir buscar. Os que conseguem, repassam às crianças que não sabem ler e interpretar e os pais não conseguem ajudar porque, em sua maioria, são analfabetos. Um ciclo de desesperança e falta de oportunidade que se repete.

“Nossos agentes estão fazendo visitas semanais às comunidades e povoados para, enquanto uns assistem aos pais, outros se dedicam às crianças, à trazer atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades e competências, que promovam o lazer, e os auxiliam nas tarefinhas escolares. Não conseguimos suprir toda a necessidade, mas estamos fazendo nosso melhor. Se nós não estendermos nossas mãos e desenvolvermos nossa solidariedade como cidadãos, que futuras gerações teremos?”, finaliza o executivo da instituição.

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Raio-X: especialista dá dicas para aumentar fluxo de clientes e as vendas do varejo  

Raio-X: especialista dá dicas para aumentar fluxo de clientes e as vendas do varejo

Interação online é essencial para o sucesso dos negócios; primeiro trimestre registrou aumento de 57,4% nas compras online

Um estudo realizado pelo IDC a pedido da Infobip revela que o Brasil lidera o ranking de compras no e-commerce na América Latina: com 88% dos brasileiros compraram online desde o início da pandemia. Só no primeiro trimestre do ano, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Neotrust.

O especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, afirma que já passou da hora das empresas se profissionalizarem nas vendas online. “A venda online não é plus, é essencial para o sucesso da empresa. Além de vender, é preciso interagir com o cliente, conhecer o perfil de quem compra e antecipar as necessidades deles”, explica.

Estudo do Google apontou que 47% dos compradores planejam continuar usando a opção de comprar online com retirada em loja próxima. Outros 67% afirmaram que gostam de verificar um item online, antes de se dirigir a uma loja física. “Isso prova que a presença online não é um complemento e sim, tem que fazer parte da estratégia e raiz das empresas. Oferecer a compra online e retirada na loja também é uma estratégia para que os clientes visitem o espaço físico e aumente as chances de comprar outros produtos”, lembra.

Como a compra online não permite que o cliente manuseie o produto, investir em avaliações dos clientes garante que o novo comprador possa conhecer mais sobre o item que está buscando. “As empresas podem criar campanhas para incentivar essa avaliação, oferecer um desconto na próxima compra, um bônus no frete. Porém, precisam estar preparadas para sanar as dúvidas e reclamações que irão surgir”, explica Burlamaqui.

O frete também conta na decisão de compra. De acordo com a pesquisa da Neurotrust, no primeiro trimestre de 2021, 53% dos pedidos foram entregues sem que o consumidor pagasse pelo frete. No primeiro trimestre de 2020, a porcentagem de entregas gratuitas era de 47%. “O efeito do frete grátis no cérebro do consumidor é decisivo na hora de fechar a compra. Por mais que o valor esteja incluído no valor do produto, é satisfatório para o consumidor ver que não está pagando pela entrega”, afirma. Pesquisa do E-commerce Trends mostrou que cerca de 80% dos abandonos de carrinho são causados pelo valor da entrega.

O especialista lembra que é preciso estar presente no mundo digital, seja por meio do site, das redes sociais ou interações diretas com o cliente, como whatsapp e newsletters. “Quanto maior a presença digital, maior a chance de impactar o público com seu produto. Porém é preciso atenção, dedicação, estudo e tecnologia para que esse impacto faça sentido para o consumidor, e resulte tanto na venda, como na fidelização desse cliente”, finaliza.

Sobre Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia

Consultoria empresarial em marketing e estratégia de negócios, a Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia atua nas áreas de Marketing, Estratégia de Negócios, Gestão de Marcas e Gestão Comercial, por meio de uma metodologia única, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referência no mercado em que atuam. Consultoria de Marketing mais recomendada no Sul do Brasil (de acordo com o Google Places), já gerou mais de R$ 500.000.000,00 em faturamento para clientes de todos os portes. A empresa conta com escritórios em Curitiba (PR), São Bento do Sul (SC) e Porto Alegre (RS) .

www.marketingestrategia.com.br

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