Estabelecer uma rotina de sono adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Estabelecer uma rotina de sono adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Prestes a completar dois anos do anúncio da pandemia Covid-19, pesquisa avalia como está o sono dos brasileiros

Desde que foi divulgado em Wuhan na China, o primeiro caso do Coronavírus (Covid-19) no dia 31/12/2019, o estado de alerta mundial foi acionado com novas medidas sanitárias e o mundo vive momentos de caos e especulações. Prestes a completar dois anos de pandemia no Brasil, os números são avassaladores: Hoje são mais de 21M de casos registrados em todo o país, com uma somatória de mais de 603 mil mortes contabilizadas.

Como anda a qualidade do sono dos brasileiros neste período de pandemia? Foi classificada como "Ruim". O principal fator apontado foi o estresse causado pela pandemia. É o que afirma uma pesquisa realizada pelo Royal Philips que indicou que 74% dos entrevistados enfrentam problemas de sono. Desses, 50% acreditam que a pandemia afetou diretamente a possibilidade de dormir bem e 47% dos participantes também relataram que acordam no meio da noite.

Nervosismo, ansiedade, tensão e dificuldade no relaxamento são apontados como os principais impactos provocados pela pandemia. Além disso, a maior exposição às telas de computadores e celulares, devido à necessidade de adaptação do trabalho ao modelo remoto, também pode ser um dos causadores do crescimento de relatos de noites mal dormidas. “O celular, a televisão, os tablets acabaram se tornando uma extensão do nosso próprio corpo. A luz azul emitida pelos aparelhos acaba inibindo a eliminação da melatonina, que é o hormônio liberado para induzir e manter o sono”, enfatiza Dr. André Rocha - (fisioterapeuta, com mestrado em engenharia e membro da Associação Brasileira do Sono).

Se hidratar, estabelecer uma boa rotina alimentar e preservar o sono são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico durante o período de privação, mesmo quem já tomou uma ou duas doses de vacina. “Uma das funções do sono é o fortalecimento do sistema imunológico. Desta forma, um indivíduo que possui um sono adequado certamente estará mais protegido, prevenindo doenças virais. A melatonina produzida enquanto dormimos é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico”, explica o especialista.

Tratando-se da qualidade do sono, um estudo da Universidade Carnegie Mellon, realizado com 153 pessoas saudáveis, foi possível constatar que quem dorme menos de sete horas por noite está mais propenso a contrair resfriados e doenças relacionadas, devido à diminuição da imunidade. Baseado em estudos similares, Marcio Atalla, durante o programa Bem-Estar & Movimento na rádio CBN diz que durante o sono ou sono reparador, a gente deixa o nosso sistema imunológico mais preparado. Quando a gente dorme menos ou dorme em menor qualidade, nosso corpo acaba liberando o hormônio do estresse, o cortisol. E esse hormônio em excesso faz com que nosso sistema imunológico fique imunodeprimido, um pouco mais enfraquecido.

Diante do cenário de pandemia do novo Coronavírus, Dr. André alerta sobre os cuidados que devemos tomar em relação ao sono durante período de quarentena “Priorizar os cuidados com o sono é fundamental. Manter o horário de ir para a cama e o horário de acordar, além de evitar exposição demasiada aos equipamentos eletrônicos”, orienta. A escolha do colchão também é um fator primordial para uma boa noite de sono e com qualidade. Hoje no mercado, os colchões tecnológicos ganham destaque pela quantidade de benefícios agregados as tecnologias aplicadas. "Um colchão onde o cliente encontra mais de 50 tipos de massagens, zero bactéria, ozonioterapia - os colchões da Sono Quality saem com aparelho de ozonioterapia que inativa em 99,99% o vírus da Covid-19, densidade progressiva (promove alinhamento da coluna) são fatores que agregam valor e qualidade de vida ao móvel", finaliza André.

Add a comment

Presidente da Novozymes estará na 21ª Conferência Internacional de Açúcar e Etanol  

Presidente da Novozymes estará na 21ª Conferência Internacional de Açúcar e Etanol

No próximo dia 25 de outubro, das 15h40 às 16h40, William Yassumoto, presidente Regional da Novozymes Latin América, será um dos palestrantes da 21º Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol e abordará o tema ESG no setor sucroenergético.

Na oportunidade o presidente falará sobre os desafios e ações prioritárias das empresas na aplicação das estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) dentro da cadeia de fornecimento das indústrias do setor de açúcar e etanol, visando o aumento da qualidade, produtividade e sustentabilidade.

As mudanças climáticas vêm impactando diretamente esse setor, por isso, o mercado mundial está focado em organizações que são sustentáveis e socialmente responsáveis, criando um padrão de acordo com as métricas ESG, o que é importante para a evolução da cadeia de abastecimento, e muitas certificações examinam o comportamento das empresas como gerenciadoras do ambiente natural onde atua, entre elas, certificações que visam a governança, o ambiente e questões sociais, e a avaliação de fundos de investimentos sustentáveis.

A Novozymes acredita que o desenvolvimento sustentável é a força motriz de uma sociedade mais justa e com maior qualidade de vida para as pessoas, por isso incentiva as companhias a aderir práticas sustentáveis, e procura, diariamente, melhorar seus processos. Isso não foi diferente em 2020, nem mesmo com a pandemia. A empresa continuou buscando e incentivando a economia de CO2, permitindo a produção de combustíveis com baixo teor de carbono, gerando uma economia no setor de 49 milhões de toneladas de CO2. “As empresas são peças fundamentais na economia e também no meio ambiente, por isso, as decisões de seus negócios impactam muito no âmbito social. Movimentar a economia de maneira saudável, garantir o fluxo econômico e gerar empregos são formas de garantir a sustentabilidade”, comenta William Yassumoto.

Add a comment

HND aposta em linha de Shakes com foco em nutrição e tecnologia

HND aposta em linha de Shakes com foco em nutrição e tecnologia

Saudável e versátil, produto é opção para quem já está com foco no verão

A chegada da Primavera marca o início dos preparativos do verão. Enquanto os dias mais frios são marcados pela ingestão de mais calorias, os dias amenos trazem de volta a busca por alimentos mais leves. Atendendo a esse anseio do mercado, a HND, marca do Grupo Hinode focada em produtos de suplementos nutricionais, performance e bem-estar, aposta na linha de Shakes H-Control, com fórmula exclusiva e novos sabores.

As opções combinam nutrição e tecnologia para quem busca tanto um novo aliado na hora de perder peso de forma saudável, como também para quem procura manter uma dieta equilibrada mesmo nos dias mais corridos. Com foco no verão e no equilíbrio saudável da alimentação, a linha é uma opção versátil e pode ser incluída nos mais diversos momentos do dia. Morango, Triple Chocolate, Baunilha, Banana, Coco com Doce de Leite e Frutas Vermelhas são as opções de sabores disponíveis.

Com fórmula que preza o compromisso de entregar ao consumidor um produto da mais alta qualidade, os Shakes H-Control foram desenvolvidos em parceria com a DSM, empresa holandesa, líder mundial e que há mais de um século atua no segmento de nutrição, vitaminas, minerais e premixes, além da parceria com a suíça Firmenich, maior companhia privada de aromas e fragrâncias do mundo, que agrega ao lançamento toda a inovação e tecnologia aos sabores para agradar todos os paladares.

O lançamento HND se destaca pela alta densidade nutricional, e de fácil preparo, com quantidades ideais de carboidratos, fibras, proteínas, gorduras e micronutrientes que o corpo precisa para se manter saudável, oferecendo controle total da quantidade de calorias ingeridas durante uma refeição ao mesmo tempo que entrega nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.

A formulação do Shake H-Control combina alta densidade de nutrientes com 23 vitaminas e minerais com um blend de proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico e alto valor biológico que promovem a saciedade por mais tempo. Além disso, o shake é rico em vitamina C e possui zero adição de açúcar.

Outro diferencial da linha é a opção Zero Lactose, disponível no sabor Banana.

A versatilidade do lançamento permite que a bebida possa ser utilizada como substituto de refeição no processo de emagrecimento, além de excelente opção para consumir antes do treino. Cada porção confere o consumo de 18% de fibras recomendadas por dia numa dieta balanceada e saudável.

De preparo simples, a recomendação é a adição de 30g do pó em 250 ml de leite semidesnatado, preferencialmente gelado para garantir todo o potencial do sabor. Sugestões adicionais para preparo incluem bater no liquidificador com frutas ou até mesmo adicionar o shake em receitas.

Outro fator muito importante é a preocupação com a qualidade e conservação dos ingredientes do produto. Durante a produção, o Shake H-Control passa por um processo de nitrogenação que tem como objetivo retirar ao máximo o oxigênio das embalagens. Esse processo garante a preservação dos nutrientes, maximizando assim a longevidade e a qualidade do produto final.

Além do benefício nutricional, outra singularidade da linha está na embalagem, produzida com aço 100% reciclável e muito seguro para alimentos. Com a escolha, em apenas um ano a marca HND evita que 60 toneladas de plástico virgem sejam inseridas no meio ambiente.

Todas essas características destacam o Shake H-Control no mercado e são atestadas pelo selo Q-Blends, que representa o compromisso com a entrega de ingredientes da mais alta qualidade para nutrir e proteger as pessoas, além de criarem um meio ambiente melhor. O selo confirma qualidade, confiabilidade, rastreabilidade e sustentabilidade, compromissos da HND com o consumidor.

Informações sobre os produtos em www.hinode.com.br

Sobre HND

A marca do Grupo Hinode foi lançada em 2016 e é focada em produtos de suplementos nutricionais, performance e bem-estar, reunindo tecnologia para aqueles que buscam uma vida mais saudável e equilibrada. O portfólio conta com 36 produtos, divididos em categorias que abrangem controle de peso, chás, nutricosméticos e bebidas, todos necessários para manter uma vida saudável e uma dieta balanceada.
Hoje, a marca representa 15% nas vendas de todo o grupo, sendo que os itens são desenvolvidos em parceria com profissionais da saúde, laboratórios e empresas especializadas, tornando a HND referência no Brasil.

Add a comment

Eventos de diversas áreas compõem o encontro FAE Completa, realizado pela FAE Centro Universitário

Eventos de diversas áreas compõem o encontro FAE Completa, realizado pela FAE Centro Universitário

Encontro acadêmico com uma proposta mais ampla é aberto ao público e será realizado entre os dias 20 e 22 de outubro

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos em diversas áreas, a FAE Centro Universitário realiza, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o Encontro Acadêmico FAE Completa. O evento trará diversas palestras, webinars e mesas-redondas gratuitas, nos modelos on-line e híbrido, e é aberto ao público. As inscrições devem ser feitas em fae.edu/faecompleta até o dia 19 de outubro.

O FAE Completa modificou o modelo dos encontros acadêmicos tradicionais, em que os estudantes ou mesmo o público externo só assistiam às palestras em suas respectivas áreas. “O objetivo é que os alunos participem e conheçam outros temas, buscando atualizar-se, dentro da ideia do saber, fazer e ser que a FAE estimula”, afirma a coordenadora do FAE Completa, Flavia Leticia Soares e Silva. Além de o público ter a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre diversos assuntos, o evento também proporciona interação, sendo um momento de troca de ideias. “É uma oportunidade de aprimoramento de experiências e networking”, observa Flavia Leticia.

A programação é extensa e bastante variada, contemplando diversas áreas do conhecimento, como psicologia, engenharia, direito, administração, recursos humanos, economia (educação financeira), empreendedorismo, competências para o mercado de trabalho e carreira, literatura, intercâmbio, negócios, negócios internacionais, segurança pública, arquitetura, comunicação, criptomoedas, beleza, marketing, tecnologia, artes, contabilidade, pedagogia, transporte público e temas atuais (como pobreza menstrual, por exemplo). Veja a programação completa em fae.edu/faecompleta.

Serviço:

ENCONTRO ACADÊMICO FAE COMPLETA

Quando: de 20 a 22 de outubro

Horário: horários variados, manhã e noite

Onde: FAE Centro Universitário, nos modelos on-line ou híbrido

Inscrições gratuitas e programação: fae.edu/faecompleta

• Haverá certificação para quem se inscrever previamente.

Add a comment
OMO inaugura primeira lavanderia dentro de um shopping em Curitiba

OMO inaugura primeira lavanderia dentro de um shopping em Curitiba

OMO inaugura primeira lavanderia dentro de um shopping em Curitiba

Em funcionamento no Shopping Curitiba, a lavanderia segue o formato de autoatendimento

A OMO inaugurou nesta quinta-feira (14) uma lavanderia no Shopping Curitiba, a primeira operação da marca em um shopping da capital. A loja é 100% automatizada e funciona no modelo self service, ou seja, de autoatendimento. O cliente realiza todo o processo de forma autônoma, com a qualidade e a conectividade de máquinas profissionais.

A OMO Lavanderia oferece os serviços de lavagem e secagem, cada ciclo é contratado individualmente pelo consumidor. Um dos grandes diferenciais da loja é a agilidade, todo o processo de lavagem e secagem leva apenas 75 minutos. O preço é outro atrativo, a lavagem de 10 quilos de roupa (até 21 peças) sai por apenas R$ 15. E a secagem dessa mesma quantidade também custa R$ 15.

“Trouxemos para Curitiba um modelo de negócio mais sustentável e totalmente alinhado com as mudanças da sociedade. As pessoas estão morando em espaços menores, com área de serviço pequena, e muitas não querem perder tempo com as tarefas de casa”, detalha Orlando França Lamour, franqueado da marca. A loja tem como foco também os turistas que se hospedam na região.

Outro destaque é a economia de água e energia. Em casa, o cliente gastaria cerca de 120 litros de água e 9 kw de energia por ciclo de lavagem. Na OMO Lavanderia, o gasto é de 50 litros e 2 kw por ciclo.

A loja está localizada no piso L3 do Shopping Curitiba, na Alameda de Serviços. Mais informações: www.instagram.com/omolavanderia59

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos