Outubro Rosa: INCA lança campanha de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: INCA lança campanha de prevenção ao câncer de mama

Para ressaltar importância da campanha, Instituto realiza webnário para atualizar dados sobre o câncer de mama no Brasil

Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata. Para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância fundamental da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, nesta sexta-feira (1º) o Ministério da Saúde lança a campanha do Outubro Rosa. A cerimônia será realizada online pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) no YouTube, às 14h.

No evento, técnicos do INCA vão detalhar os custos atualizados do câncer de mama para o Sistema Único de Saúde (SUS) e mostrar que hábitos saudáveis também ajudam na redução de riscos, e gastos, em oncologia.

No Brasil, em 2020, cerca de 8 mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do INCA.

Em outro recorte, relativo a 2018, o estudo retrata que o gasto para tratamento da doença no SUS passou dos R$ 813 milhões. Os quatro principais fatores de risco representaram 12,6% de todo o custo, ou R$102,5 milhões. A inatividade física correspondeu à maior fração do valor total (4,6%), seguida pelo não aleitamento materno (4,4%), excesso de peso (2,5%) e consumo de bebida alcoólica (1,8%).

“Fica evidente que ações de prevenção do câncer, em especial promoção da atividade física, podem ser extremamente eficazes não somente para tornar a vida das pessoas mais saudável como para diminuir os gastos do SUS em oncologia', diz a responsável pela pesquisa, Maria Eduarda Melo.

Mortalidade

Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos, mas ainda estão bem distantes dos 30% de redução estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.

“Câncer de mama é uma doença que está bastante presente na sociedade. E, por isso, é muito estudado no meio científico, com tratamentos altamente eficientes. Por isso, não é preciso ter medo do diagnóstico, pois não é uma sentença de morte”, destaca o mastologista Marcelo Bello, diretor do Hospital de Câncer III, especializado no tratamento do câncer de mama.

Serviço:

Webinário - Outubro Rosa 2021

Transmissão pela TV INCA no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0YjGArawJrc

Data: 1º de outubro

Horário: 14h

Add a comment

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana patrocina “1st WOMEN IN TECH BRAZIL AWARDS”

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana patrocina “1st WOMEN IN TECH BRAZIL AWARDS”

Evento, que homenageia brasileiras que atuam na área da tecnologia, tem premiação nesta sexta-feira, 1 de outubro

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, reconhecido por receber os principais congressos e eventos mundiais, é o patrocinador do “1st Women in Tech Brazil Awards”, que premiará na tarde desta sexta-feira, 1 de outubro, no Museu do Amanhã, brasileiras que se destacaram na área da tecnologia. No total sete mulheres serão destacadas e elegíveis ao Prêmio Global, marcado para novembro, em Lisboa, Portugal. Logo após a cerimônia, um coquetel no Fairmont Rio com vista para a Praia de Copacabana, um dos principais cartões postais da Cidade Maravilhosa, dará o tom da celebração.

“Estarmos conectados a premiações como esta reforça todo o espírito Fairmont Rio de Janeiro Copacabana de ser o coração da comunidade. As mulheres são uma potência no mundo que vivemos e reforçar isso é fundamental. Por isso, acreditar em um prêmio que traz em sua essência esse simbolismo é tão importante. Além disso, estamos conectados com tudo de positivo que acontece na Cidade”, garante Michael Nagy, diretor de comunicação e marketing do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.

A premiação terá como convidada especial Zarifa Ghafari, primeira mulher nomeada Presidente da Câmara de Maidan Shahr, no Afeganistão. Vivendo inúmeros desafios na carreira e na vida pessoal, Ghafari deixou o país com a família, migrando para a Alemanha, quando o grupo terrorista Talibã deu um golpe e tomou o poder, em agosto.

“É o momento de celebrarmos o trabalho e projetos que se destacaram no Brasil, na promoção da igualdade de oportunidades, da diversidade e inclusão – principalmente de gênero no setor da tecnologia”, diz a Embaixadora do Women in Tech no Brasil, Lindália Junqueira.

Sobre a Women in Tech

A Women in Tech é uma organização internacional sem fins lucrativos, que tem a missão de eliminar a lacuna de gênero e ajudar as mulheres a abraçar a tecnologia. A entidade, que tem sede em Paris e capítulos em seis continentes, somando mais de 70 mil membros, promove o empoderamento de meninas e mulheres em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: igualdade de gênero.

Add a comment

Jump Around: o maior castelo inflável da América Latina chega ao ParkShoppingBarigüi

Jump Around: o maior castelo inflável da América Latina chega ao ParkShoppingBarigüi

A maior novidade ao ar livre desembarca em Curitiba: Jump Around tem mega pula-pula, escorregas, escaladas e uma série de aventuras gigantes

Após sucesso em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, é a vez do ParkShoppingBarigüi receber o Jump Around, o maior castelo inflável da América Latina com 2.500 m²; uma atração com pula-pula, escorregadores, paredes de escalada, pistas de obstáculos, tabelas de basquete e muito mais. Gigante no tamanho e na experiência, o Jump Around será montado no estacionamento do ParkCultural para diversão em família, dos pequenos aos adultos! O evento será aberto ao público a partir do sábado (02 de outubro), mas os ingressos já estão disponíveis com venda antecipada por R$ 46,00 (meia-entrada), pelo Sympla; compre neste link.

Atração inédita em Curitiba, a mega brincadeira inflável contará com música e muito brincadeira, sempre guiada por monitores que acompanham, orientam a diversão e garantem a segurança durante todo o percurso. O Jump Around segue rígido controle do número de participantes e funciona com capacidade reduzida de 70% para evitar aglomeração. Para desbravar o castelo supercolorido e lúdico, os visitantes devem chegar com 30 minutos de antecedência ao local para aferição de temperatura e preparo para o check-in (retirada de sapatos e acessórios). O uso de meia é obrigatório na atração. Serão disponibilizados dispensers de álcool em gel e haverá distanciamento nas filas de entrada e saída do brinquedo.

Ingressos antecipados para a diversão!

As sessões de 30 minutos custam R$ 46,00 (meia-entrada) pelo site Sympla e R$ 49,90 (meia-entrada) na bilheteria. Cada minuto extra custa R$ 2,00 (em dias úteis) e R$ 3,00 (nos fins de semana). Bebês a partir podem participar, mas será obrigatório um adulto acompanhando os aventureiros mirins de até 5 anos - o responsável não pagará ingresso. Crianças com necessidades especiais e respectivos acompanhantes têm gratuidade garantida e será reservada uma vaga por hora. A atração ficará no estacionamento do ParkCultural, no ParkShoppingBarigüi, até 15 de novembro e funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30, e sábados e domingo das 13h às 20h30. O Jump Around é uma produção da Ponto Org Eventos.

Serviço:

Jump Around PkB - 02 de outubro a 15 de novembro

Estacionamento ParkCultural - ParkShoppingBarigüi

Segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30

Sábados e domingo das 13h às 20h30

Sessões de 30 minutos:

R$46 (meia-entrada) pelo site Sympla

R$ 49,90 (meia-entrada) na bilheteria

Clique aqui para comprar antecipado

Add a comment

Dia Mundial do Alzheimer alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

Dia Mundial do Alzheimer alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

Hospital Santa Cruz oferece projeto pioneiro no sul do país para cuidar dos idosos

Segundo os últimos dados do IBGE (2018), o Brasil tem mais de 28 milhões de idosos, lembrando que são considerados idosos as pessoas com mais de 60 anos. Este número representa aproximadamente 13% da população do país. A mesma pesquisa ainda mostra que este percentual tende a dobrar nas próximas décadas. E foi pensando no bem-estar do idoso que o Hospital Santa Cruz lançou um projeto pioneiro no sul do país chamado Santa Cruz Sênior.

Para agilizar, facilitar e simplificar a rotina de tratamento dos idosos e suas famílias, o programa oferece uma avaliação completa em um único dia (atendimento integral, multidisciplinar e interdisciplinar) com geriatras, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, entre outros.

“Desta forma, iniciamos uma avaliação global de cada paciente, de modo a melhorar a qualidade de vida de forma individualizada, de acordo com a necessidade de cada um. Nosso objetivo é auxiliar no envelhecimento de forma saudável”, explica a Dra. Patricia Westphal Marchiori CRM 18357, médica geriatra do programa Santa Cruz Sênior.

O programa já está em pleno funcionamento e para participar, o requisito básico é ter 60 anos ou mais e convênio atendido pelo hospital. “Os cuidados com os pacientes são personalizados, levando sempre em conta os aspectos físicos, sociais e emocionais de cada um e de seus familiares. Queremos proporcionar uma avaliação geral, e dar atenção especial para doenças que são mais normais após os 60 anos, como é o caso das alterações de memória e até a doença de Alzheimer. Faremos tudo que for necessário para que o paciente tenha uma rotina tranquila e o mais saudável possível”, pontua a Dra. Patricia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 100 mil novos casos de Alzheimer são diagnosticados por ano. No mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas. Segundo estimativa da Alzheimer´s Disease International (ADI), os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, por causa do envelhecimento da população.

Para a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), o mês de setembro, assim como o Dia do Idoso (01 de outubro) é uma oportunidade para sensibilizar a população, o governo, as entidades públicas e privadas de saúde, além dos profissionais da área sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado que deve ser ofertado. Bem como o apoio e o suporte necessário para os familiares e cuidadores das pessoas que convivem com a doença.

De acordo com a Coordenadora da Neurologia do Hospital Santa Cruz, Dra. Ana Carolina Dalmônico CRM 23693, o Alzheimer é uma condição neurológica que ocasiona progressivo declínio cognitivo. “Com o passar do tempo, podem surgir também sintomas de alteração do humor, como apatia e até agressividade, bem como dificuldades para a locomoção. Atualmente, esta doença é a principal causa de alteração de memória – que denominamos de demência – na população acima de 65 anos”, destaca.

Os pacientes com Alzheimer podem demorar anos para saberem que têm a doença, pois alguns de seus sintomas, como a perda de memória e o raciocínio lento, podem ser interpretados pelos parentes ou cuidadores como consequências normais do envelhecimento.

“É importante que, ao surgirem os primeiros sintomas, o paciente passe por uma avaliação neurológica, pois se iniciado precocemente, o tratamento garantirá uma boa qualidade de vida por longo tempo. O diagnóstico é feito com avaliação neurológica detalhada, testes de memória, exame físico e exames de imagem. É muito importante a presença do familiar que tem a convivência mais próxima do paciente para a adequada coleta das informações na consulta inicial”, afirma a Dra. Ana Carolina.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D'Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Bahia e Ceará. O Grupo opera com 52 hospitais, sendo 51 próprios e um hospital sob gestão. Atualmente a Rede D'Or contabiliza 7 mil leitos operacionais, e tem planos de chegar a 11 mil até 2022. São, ao todo, 51,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram 1,2 milhão de atendimentos de emergência, 254 mil cirurgias, 32 mil partos e 383 mil internações nos últimos 12 meses, além de 9,6 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há cinco anos. A Rede D'Or São Luiz também conta com a Oncologia D'Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em que está presente oito estados brasileiros.

Add a comment

Incentivo ao empreendedorismo, cultura e diversão fazem parte do mês das crianças do Shopping Crystal

Incentivo ao empreendedorismo, cultura e diversão fazem parte do mês das crianças do Shopping Crystal

Shopping preparou eventos para receber o público infantil durante todo o mês de outubro

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Shopping Crystal promove diversas ações que vão desde iniciativa social até incentivo ao empreendedorismo. No sábado e domingo (2 e 3), acontece o Mercadinho do Crystal com edição especial para as crianças. Em parceria com o Clube da Alice, o shopping realiza o tradicional Mercadinho, mas desta vez, com foco no empreendedorismo infantil. O horário de funcionamento será das 14h às 18h, na Praça de Eventos, no piso L2.

Os empreendedores mirins têm entre 3 e 17 anos. Por dia, serão aproximadamente 20 crianças vendendo seus mais variados produtos e que vão desde biscoitos, artesanato até desenhos e plotagens.

“Educação, desenvolvimento e entretenimento andam juntos. Por isso pensamos em oficializar uma brincadeira que as crianças já costumam fazer entre si, que é vender e comprar produtos umas das outras. Acreditamos que essa experiência inédita será além de divertida, um incentivo para os pequenos que tem a veia empreendedora”, explica a coordenadora de marketing do shopping, Rafaela da Rocha.

Programa musical com cantores mirins

No dia 9 (sábado), em parceria com o Clube da Alice e com a cantora Jady Mello, serão selecionados cantores mirins para participarem de um programa de musical. O evento contará com a apresentação de Jady e uma banca de jurados.

Show das princesas e heróis

No domingo (10), é a vez do show musical no qual princesas e heróis cantam e dançam as músicas de seus filmes. Depois do show, será realizado um meeting com os personagens. Já no dia 12 (terça-feira), na Praça de Eventos, acontecerá o evento Mão na Massa. A ação será constituída por três estações com atividades específicas entre marcenaria, robótica e ciências. Com duração de 30 minutos, as atividades têm como objetivo estimular a criatividade com experiências lúdicas. “Pensamos em uma programação completa que envolva os diferentes perfis de crianças, desde aquelas que amam música até as que curtem colocar a mão na massa com atividades mais específicas. Além disso, o Mercadinho também é uma proposta inovadora em que as crianças interagem e conduzem o evento. Além de tudo que teremos aqui, a parte social também estará presente, levando alegria, amor e carinho para tantas crianças que estão à espera de uma data especial”, diz Rafaela.

Ação solidária ao longo de todo o mês de outubro

De 1º a 31 de outubro, o shopping, em parceria com a Bumerang e o Programa Paraná Piá, incentiva os visitantes a levarem alegria e diversão para crianças carentes com a compra e arrecadação de brinquedos. A cada venda, o cliente será incentivado a comprar um brinquedo que estará com valor especial com o objetivo de ser doado.

Todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos pelo shopping. O uso de máscara é obrigatório e o estabelecimento oferece álcool em pontos estratégicos para ajudar no combate à pandemia do Covid-19.

Serviço:

Shopping Crystal

Endereço: Rua Comendador Araújo, 731 – Batel Curitiba / PR

Horário de funcionamento do shopping (bandeira amarela):

Lojas: segunda-feira a sábado das 10h às 22h; domingo das 14h às 20h

Praça de alimentação: segunda-feira a sábado das 10h às 22h; domingo das 12h às 20h

Restaurantes: segunda-feira à domingo das 12h às 22h

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos