Startup de minimercado autônomo inaugura primeira operação no Paraná

Startup de minimercado autônomo inaugura primeira operação no Paraná

Cidade de Ponta Grossa foi a escolhida pela startup de varejo que tem projeção de abertura de 10 unidades no estado

A Minha Quitandinha está com um projeto de expansão e abriu a primeira loja no Paraná. A startup que criou um modelo de minimercado autônomo para ser instalado dentro de condomínios residenciais, empresariais e centros esportivos, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de funcionários, chegou a cidade de Ponta Grossa. A expectativa até o fim do ano, no estado, é ter 10 lojas com cinco licenciados e R$180 mil de faturamento. A meta da empresa é chegar a 300 lojas até o final de 2022 em todo Brasil. A estrutura da startup está sendo ampliada também, já que antes o escopo era mirar apenas em condomínios e agora aposta em empresas, clubes, academias, marinas e hotéis com um fluxo de 500 pessoas, em média.

“A chegada em Ponta Grossa é estratégica para gente, porque ela é a quarta maior cidade do Paraná, então vamos ter uma boa visão de como a Minha Quitandinha será aceita no estado e como podemos atuar de uma maneira que agrade aos clientes, pois cada local é diferente e tem suas particularidades e produtos preferidos típicos”, afirmou Douglas Pena, CRO e sócio da startup.

A Minha Quitandinha tem uma operação simplificada, pois não requer muito espaço, sendo o ideal acima de 2 m², podendo ser no hall de entrada, recepção, corredor ou até mesmo em uma vaga de garagem. O layout é pré-definido e personalizado para cada projeto de acordo com a área e caso desejável, podendo ser instalado em um container, se for numa área externa, ou white label. Para o consumidor, a startup é intuitiva, com as compras sendo realizadas por meio de um app de celular gratuito e permite o passo a passo bem simples: escanear o código de barra dos produtos que deseja adquirir e pagar diretamente pelo aplicativo, via cartão de crédito e débito.

A startup conta com 30 lojas instaladas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará, e enxerga um grande potencial para crescer com este modelo de negócio, já que entre os benefícios de se fazer compra em um mercado autônomo estão a praticidade, economia de tempo e segurança.

Sobre Minha Quitandinha

A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo, que surgiu no ano de 2020, em Santa Catarina, em meio a pandemia do coronavírus. Idealizada por três empreendedores: Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena, a ideia é levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança, através de um minimercado autônomo, baseado no conceito de honest market, instalado dentro de condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, que opere durante 24 horas por dia, sete dias por semana. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 100-150 apartamentos/casas e demais locais, com fluxo médio diário acima de 500 pessoas.

Add a comment

Setembro Amarelo: psicóloga alerta para casos de depressão em pessoas acima do peso

Setembro Amarelo: psicóloga alerta para casos de depressão em pessoas acima do peso

O mês de setembro é marcado pela conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30% das pessoas que buscam tratamento para emagrecer apresentam depressão. Segundo relatório “Estatísticas da Saúde Mundial de 2021”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), 22% da população adulta brasileira está obesa.

Especialistas alertam que pessoas obesas são mais vulneráveis ao risco de suicídio. “Pensando na gordofobia e nos indivíduos que sofrem preconceitos por estarem acima do peso - a OMS considera a questão da obesidade um dos maiores problemas de saúde pública. No Brasil, mais da metade da população está com sobrepeso e isso traz riscos em diferentes contextos, além dos casos de suicídios que crescem e podem estar relacionados com histórico de agressões vinculados com o corpo fora dos padrões sociais esperados”, alerta a doutora Rafaela de Faria, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo (UP).

Ela lembra, ainda, que pessoas que estão acima do peso costumam ser vítimas de bullying na sociedade. “Muitas pessoas sofrem piadas e julgamentos, além dos problemas de saúde relacionados com essa condição, as questões de cunho emocional afetam a conexão desses indivíduos com seus corpos e suas relações, tanto no contexto pessoal, como no profissional”, conclui. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho - classificado on-line de currículos e vagas - com 31 mil executivos, identificou que 65% dos presidentes e diretores de empresas tinham alguma restrição na hora da contratação de pessoas obesas. Ainda conforme os dados do estudo, o mercado paga melhor aos magros.

Segundo a psicóloga, é fundamental que esse tipo de orientação se inicie ainda na infância, com abordagem dos valores, já que é papel de todos entender como isso ocorre, para que essa rede de preconceito diminua. “Essa construção, que vem desde a infância, a partir de xingamentos, de piadas, vai construindo um indivíduo com autoestima frágil e, com isso traz tristeza, desespero, recusa de se expor, em função do julgamento das outras pessoas. Temos a vítima, o agressor e os observadores que estão neste contexto, então é função de todo mundo entender como isso ocorre e cortar essa rede de preconceito relacionado não só com as pessoas que estão acima do peso, mas também com quem pode ser atingida ou agredida em função de outras características específicas", finaliza Rafaela.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil m² de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Add a comment

Reconhecer pequenas conquistas das crianças é fator imprescindível para o desenvolvimento e educação

Reconhecer pequenas conquistas das crianças é fator imprescindível para o desenvolvimento e educação

Conheça a Cerimônia da Caneta: evento criado como forma de incentivar o desenvolvimento dos alunos com a presença dos pais

O desenvolvimento da criança é marcado por vários momentos que merecem ser celebrados. São estas pequenas conquistas que motivam e despertam o interesse da criança para estes acontecimentos.

Pensando nisto, as unidades do Colégio Acesso de Curitiba resolveram simbolizar de maneira especial um momento que já é significativo e muito esperado, a transição do uso de lápis para a caneta com os alunos do quarto ano. “ Entendemos que este é um momento muito aguardado pelos pequenos, mas que gera uma certa insegurança também, por isso, envolvemos os pais nesta ação. Os pais entregaram para os seus filhos um objeto que marcou a infância deles, dentro de uma caixinha, além de um certificado e a caneta fazendo a transição do lápis”, explica Kamila Fernanda da Silva, coordenadora pedagógica.

Este foi o primeiro evento após um ano e meio de pandemia que os pais puderam participar dentro da escola, junto com os seus filhos e foi uma oportunidade de comemorar toda a simbologia dessa ocasião, que marca de forma positiva o amadurecimento a trajetória do aluno. “Foi muito emocionante, os pais se emocionaram por esta evolução e principalmente por estarem novamente participando pessoalmente de eventos junto com os seus filhos na escola”, ressalta Kamila.

SOBRE O GRUPO ACESSO

Fundado em 2003, o Grupo Acesso surgiu com o objetivo de preparar alunos para os vestibulares, com qualidade, preço acessível e um grande vínculo com a disciplina e resultados. Atualmente, possui dez unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana, formando alunos desde a Educação Infantil, com o Acesso Kids, ao tradicional Pré-Vestibular. Em 2020, o Grupo Acesso recebeu o reconhecimento de ‘Escola com maior eficiência digital’, comparado com outras 34 escolas do Brasil, reafirmando o compromisso com o resultado na formação, aliado a inovação e o acolhimento aos alunos, principalmente durante as aulas remotas, sendo referência em termos de escola completa e humana.

Add a comment

iFood entra no mundo dos games e chega no Cidade Alta

iFood entra no mundo dos games e chega no Cidade Alta

O app de delivery presente em mais cidades do país agora chega em mais uma: Cidade Alta, a maior cidade virtual do GTA iFood é o primeiro app de delivery a entrar nos games

O iFood, maior foodtech da América Latina, entra no mundo dos games com a construção de experiência inédita no Cidade Alta - principal servidor de GTA V da América Latina. Apontado como o app de delivery favorito por mais de 81% da comunidade gamer, segundo a pesquisa Game Brasil¹, o iFood inova mais uma vez e chega em uma cidade diferente: Cidade Alta.

Fenômeno entre streamers, o Cidade Alta é um servidor que usa o GTA V para criar uma cidade fictícia onde o gamer cria e vive o personagem que quiser. O diferencial está na dinâmica: tudo é criado pela comunidade e ocorre como na vida real, com o jogador tendo que lidar com questões de trabalho, família e relacionamentos. Essa modalidade de GTA V é diferente do tradicional, em que o jogador tem que cometer delitos para ter sucesso.

Experiência metaverso no jogo

O iFood é o primeiro app de delivery a entrar nos games construindo um metaverso - quando o mundo real é simulado no digital. Agora os jogadores poderão viver a experiência de ser entregador iFood no jogo, em que cada entrega é uma missão que rende dinheiro (virtual - para ser usado dentro do jogo), reputação e até cupons de desconto.

Assim como na vida real, o jogador poderá escolher o veículo (eBike elétrica, moto ou carro) e a modalidade de preferência como, por exemplo, a possibilidade de receber o delivery do Avalanches, famoso restaurante virtual, ou do Altamart, o mais novo mercado para compras de diversos itens da cidade. Essa iniciativa tem criação da agência SUNO com desenvolvimento da Outplay. Para a parte de mobilidade ativa, o projeto conta com o apoio da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável pelas e-bikes do projeto pensado e realizado para entregadores, o iFood Pedal, em parceria com a foodtech.

“Acreditamos que o metaverso é a grande tendência do entretenimento e o iFood, que é uma marca icônica e amada pelos gamers e que tem inovação no seu DNA, usou desses elementos para ressignificar a sua presença como marca no jogo. Somos o primeiro app de delivery que colocou no mundo virtual o ecossistema igual ao que acontece na vida real”, afirma Pedro Tozzini, Especialista em Branding Ativação do iFood.

O desenvolvimento de todo esse metaverso ficou a cargo da Outplay, proprietária do servidor. “Produzimos o universo iFood do zero para que a experiência dos jogadores e do público possa ser diferente de tudo o que já foi feito dentro do mundo dos games. E é isso que o Cidade Alta busca, equalizar as experiências da vida real e aproximar as pessoas à experiências jamais vistas nos jogos e nos conteúdos stream”, explica Paulo Benetti, CEO da Outplay.

Toda quarta-feira é dia de iFood no game

Para o lançamento, a marca desafiou os maiores streamers do jogo para viver a experiência iFood no Cidade Alta, com início no dia 22/09 às 20 horas. Para acompanhar a programação completa basta seguir o Instagram e o Twitter do iFood. A ação acontecerá durante os próximos seis meses com várias outras novidades que ainda estão por vir.

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo.
Informações para a imprensa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

¹Fonte: Pesquisa Game Brasil (PGB), realizada pelo Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM - 2021

Add a comment

Economia comportamental aplicada ao dia a dia

Economia comportamental aplicada ao dia a dia

Tomada de decisões, tanto nos negócios como nas finanças pessoais, é alvo de estudo do doutor, consultor e professor José Balian

A economia comportamental estuda os efeitos dos fatores neuropsicológicos nas decisões de indivíduos e de instituições no segmento econômico. Esta linha de atuação é alvo de estudo do consultor, professor universitário e doutor em Ciências Sociais, José Balian.

Conhecida também como neuroeconomia, as dinâmicas mentais nos processos de escolhas das pessoas permitem que tenham uma percepção de erros e acertos quando o assunto é finanças, tanto pessoal como nos negócios. Para aproximar a realidade de quem quer conhecer mais sobre o tema, o professor Balian lança, pela editora Taygeta, a obra Economia para os negócios e finanças pessoais.

Um dos pontos mais examinados pelo autor é como este comportamento se aplica no dia a dia. Ou seja, como o conhecimento pode ser usado para equilibrar o caixa, viver melhor e ainda ter dinheiro para investir. Segundo Balian, grande parte das decisões relacionadas ao orçamento pessoal está ligada ao lado racional do cérebro e que, frequentemente, o ser humano considera as relações entre as coisas, ele mesmo e os outros, ou seja, o próprio contexto.

Esta parece ser a forma como o cérebro humano está programado para pensar. Será importante desmontar alguns preconceitos em relação a tomada de decisões com base em critérios puramente racionais e repensar profundamente sobre o que faz mover as pessoas que nos rodeiam. (Economia para os negócios e finanças pessoais, p. 311)

Balian dividiu a obra em quatro partes. Na primeira apresenta conceitos básicos de economia para compreender, interpretar e analisar a realidade econômica. Na segunda, dedica-se a compreender a atuação do governo e a forma com que se pode contribuir para o debate atual e importância de se posicionar.

Já na terceira, une a experiência acadêmica e de mercado com um panorama sobre macroeconomia; gestão de preços; teorias econômicas; etc. E, por último, traz tudo o que aprendeu com a vasta experiencia em consultoria e ensina o leitor a organizar suas finanças pessoas com base na economia comportamental.

Ficha técnica:

Livro: Economia para negócios e finanças pessoas

Autor: José Eduardo Amato Balian

Editora: Taygeta

ISBN: 978-65-88901-02-01

Formato: 16x23 cm

Páginas: 379

Preço: R$ 80,00

Link de venda: https://bit.ly/livroprofbalian

Sobre o autor: José Eduardo Amato Balian, ou professor Balian, é escritor e consultor, doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, mestre e pós-graduado em Administração pela Universidade Paulista – UNIP. Sócio-diretor da LBS&C Consulting em que atua em diversos projetos como reestruturação empresarial, sucessão familiar, estudos de viabilidade financeira, custos e preços, fusões e aquisições, além de palestras e treinamentos in company.

Site www.lbscconsulting.com.br

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/jose-eduardo-amato-balian

Instagram: https://www.instagram.com/professorbalian/

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos