Práticas de terapias integrativas cresce durante a pandemia  

Práticas de terapias integrativas cresce durante a pandemia

O uso de óleos essenciais está entre as atividades mais procuradas; conheça os três aromas mais utilizados para a saúde mental e suas funções

Desemprego, luto, insegurança sobre o futuro, sentimento de medo. Não está fácil suportar o peso emocional provocado pela pandemia. Com tantas mudanças, os brasileiros foram em busca de alternativas naturais para controlar o estresse e a ansiedade.

Em 2020, mais da metade da população brasileira (61,7%), recorreu a meditação, fitoterapia, reiki, aromaterapia, homeopatia e outras práticas para o equilíbrio emocional. Esses são dados da pesquisa PICCovid, desenvolvida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), também da Fiocruz, e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Unifase).

Cada vez mais estudadas e reconhecidas, as PICs - Práticas Integrativas e Complementares, também ganham espaço na rede pública. Atualmente, o Ministério da Saúde reconhece 29 práticas ofertadas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“As PICs complementam os tratamentos convencionais, sendo muito importante para a participação ativa do paciente como protagonista no seu autocuidado. Com essa percepção de um tratamento integral, as melhoras são evidentes”, explica Vinícius Bednarczuk, coordenador dos cursos de Farmácia e Práticas Integrativas Complementares, do Centro Universitário Internacional Uninter.

Uma das opções mais presentes na rotina dos pacientes são os óleos essenciais, que integram a área de aromaterapia. A composição natural é produzida geralmente a partir de folhas, cascas, vegetais e flores, atuando diretamente no sistema límbico, responsável pelo armazenamento de sentimentos e lembranças.

Aromas para a saúde mental

- Lavanda: considerado o mais versátil e útil, reestabelece o equilíbrio mental e atenua estados de ansiedade e tensão, possuindo efeito calmante e sedativo, além de tranquilizar as emoções.

- Bergamota: considerado um dos principais óleos para tratar somatizações físicas de estados emocionais, este óleo acalma a irritabilidade e estimula o entendimento das emoções, além de fortalecer a confiança e a alegria.

- Ylang-Ylang: este óleo trabalha o amor-próprio, a autoconfiança e a sensualidade, além de acalmar sentimentos de frustração, raiva e medos.

Como utilizar

- No ambiente: colocar de 3 a 5 gotas para uma colher de sopa de água em difusor de ambiente.

- No corpo: misturar duas ou três gotas no momento de passar o creme hidratante.

- Difusor individual: colocar duas ou três gotas em um pedaço de algodão dentro de um difusor individual, como por exemplo, um pingente.

- Antes de dormir: para facilitar o sono e espantar a insônia, pingar algumas gotas no travesseiro.

Add a comment

MAM Baby lança linha de Bombas Tira-Leite 2em1 que possibilitam extração manual e elétrica

MAM Baby lança linha de Bombas Tira-Leite 2em1 que possibilitam extração manual e elétrica

Linha de produtos, que possuem manuseio simples e silencioso, conta também com um upgrade set para mães que já possuem a bomba tira-leite manual

A MAM Baby, marca especialista em bebês, expandiu a sua linha de produtos voltados ao aleitamento materno com o lançamento da Bomba Tira-Leite 2em1, que permite a extração de leite, de maneira manual e elétrica, com manuseio simples e silencioso. A linha possui a versão unitária e dupla, além de um upgrade set para as mães que já possuem a versão manual.

O aleitamento materno é a maneira ideal de fornecer aos bebês os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável, além de ser uma experiência única entre mãe e bebê. “Nós, da MAM Baby, desenvolvemos a nova linha para oferecer ainda mais apoio, segurança e facilidade às famílias no processo de amamentação”, comenta Leandro Bazello, diretor-geral da MAM no Brasil.

As Bombas Tira-Leite 2em1 da MAM proporcionam às mães flexibilidade para lidar com a nova rotina de ter um bebê em casa e maior controle, no que diz respeito à alimentação e ao bom desenvolvimento dos pequenos. “As bombas são ergonômicas e de fácil manuseio. Toda a linha tem motor bivolt, recarregável, sem necessidade de fios ou pilhas, e painel touchscreen com nove níveis de ajuste, tanto para o modo estimulação quanto para o de extração. Tudo pensado para garantir maior conforto e praticidade”, explica Bazello.

Com o lançamento, a linha de bombas de extração da MAM passa a ser composta por quatro produtos, todos compatíveis com os Potes de Armazenamento da marca:

Bomba Tira-Leite 2em1 Extração Unitária

Com motor bivolt recarregável (bateria de até cinco horas de duração), visor touchscreen, adaptador de tomada e tubo conector para uso elétrico. Pode ser, facilmente, convertida em extração manual em apenas dois passos:

Bomba Tira-Leite 2em1 Extração Dupla

Proporciona três configurações diferentes para extração de leite: dupla, alternada ou somente no seio direito ou esquerdo. É composta por motor bivolt, recarregável (bateria de até três horas de duração) com visor touchscreen, adaptador de tomada, tubo conector para uso elétrico e alarme para que as mães programem o melhor horário para a próxima extração. A opção dupla também pode ser, de maneira simples, convertida em extração manual em apenas dois passos:

Upgrade set

É o adaptador para Bomba Tira-leite Manual MAM e acompanha motor bivolt recarregável, adaptador de tomada e tubo conector. Ideal para mães que já tem a Bomba Tira-leite Manual MAM ou que optaram pela Bomba Tira-Leite Manual, para se adaptarem ao uso ou por conta de um desembolso menor, transformem-na em elétrica com apenas 2 passos: retirando a tampa com conector para o motor e substituindo pela de alavanca manual, que possui formato ergonômico para um bombeamento sem esforço.

Linha completa de aleitamento

Além das bombas, a MAM Baby possui uma linha de produtos específicos para auxiliar as mulheres durante o período de amamentação. Entre eles, está:

• absorventes para seios - ultrafinos e discretos, absorvem todo o excesso de leite produzido durante o período de amamentação, o que garante maior proteção aos seios e uma sensação seca, segura e confortável;

• potes de armazenamento - ideais para armazenar o leite materno e outros alimentos. Esterilizados podem, inclusive, ser utilizados na extração direta do leite para facilitar o armazenamento. Possui, ainda, espaço para anotação, à lápis, da data de extração, de forma a facilitar o gerenciamento da qualidade e tempo do alimento.

“A categoria de aleitamento é uma das mais fortes do nosso setor de atuação, com diversos produtos desenvolvidos para estimular, cada vez mais, que os bebês se alimentem, exclusivamente, com o leite materno nos primeiros meses de vida. Queremos ser parceiros das famílias nesse desafio e esperamos que os novos produtos tragam o conforto, a tranquilidade e a segurança que as mães precisam”, finaliza Bazello.

Sobre a MAM

Fundada na Áustria, em 1976, a MAM tem presença em mais de 60 países e está desde 1998 no Brasil. A empresa conquistou a posição de liderança mundial em produtos para bebês, e é a principal referência na categoria de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras. Com o lema “We love babies”, a MAM continua se expandindo todos os dias, de forma sustentável e responsável, para seguir com seu objetivo de sempre apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais. Em 2019, a MAM recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards, por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor.

Add a comment

Sedentarismo: até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fizesse mais exercícios

Sedentarismo: até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fizesse mais exercícios

Não é vergonha nenhuma admitir que está sedentário. Pelo contrário. Segundo a diretora técnica da Higia Clinic, a médica Marcia Simões, ter essa consciência é o primeiro passo para mudar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fizesse mais exercícios.

A médica lembra que a prática de exercícios físicos é essencial para manter a saúde em dia, além de contribuir para uma boa saúde mental, combatendo o estresse, ansiedade e depressão. A pandemia da COVID-19 trouxe um aumento de 90% nos casos de depressão, segundo levantamento feito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro): a prevalência de pessoas com estresse agudo subiu de 6,9% para 9,7% (aumento de 40%), casos de depressão saíram de 4,2% para 8% e casos de crise aguda de ansiedade foram de 8,7% para 14,9% (alta de 71%).
Para ser considerado fisicamente ativo, é necessário realizar qualquer prática de atividade física por mais de 150 minutos semanais, ou seja, por meia hora durante cinco dias por semana. Se a atividade for vigorosa, 75 minutos semanais são suficientes. “Sair do sedentarismo exige disciplina e planejamento. A dica é encontrar uma atividade que traga prazer”, afirma a médica.

Márcia lembra que muitos pacientes colocam barreiras como o tempo disponível, mas indica que a prática seja vista como um compromisso. “É como tomar banho e se alimentar todos os dias, quando os exercícios são incluídos na rotina, se tornam um hábito, o corpo responde de forma positiva e você passa a fazer isso de maneira natural e prazerosa com o tempo”, afirma. Durante a prática, o cérebro libera endorfina, substância que regula as emoções e traz a sensação de bem-estar, aliviando as tensões e a ansiedade.

A sugestão da médica é dar o primeiro passo. “Caminhar por 30 minutos pelas ruas do bairro já traz os benefícios do exercício para a saúde. Quando o corpo começa a se acostumar com a atividade, pode ser que comece a pedir mais: aumentar o tempo do exercício ou procurar atividades mais desafiadoras”, afirma. “Experimente diferentes atividades em diferentes horários. Pode ser pela manhã, ao acordar, após o trabalho, no fim do dia! Encontre a atividade e o horário que esteja de acordo com a sua realidade”, convida. Márcia lembra ainda que fortalecer os músculos é essencial no tratamento de algumas doenças além de ajudar no controle e prevenção da pressão alta, diabetes e alterações no metabolismo. “É importante buscar acompanhamento médico, verificar a saúde geral com exames físicos e de sangue e buscar orientação profissional para que a prática dos exercícios esteja de acordo com o seu estado de saúde”, alerta.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019, no Brasil, 47,5% das mulheres eram pouco ativas. Os homens apresentaram uma taxa de 32,1%. Mais da metade (59,7%) das pessoas de 60 anos ou mais de idade era insuficientemente ativa, e o grupo de idade menos sedentário foi o de 18 a 24 anos de idade (32,8%), seguido do grupo de 25 a 39 anos (32,9%).

Add a comment

Depilação a laser é cada vez mais popular entre os homens

Depilação a laser é cada vez mais popular entre os homens

Público masculino já representa 30% dos clientes da Vialaser Depilação, uma das principais empresas do setor no Brasil

A depilação a laser é um procedimento que garante uma pele lisa por meio de um tratamento quase indolor e rápido. Por esse motivo, tem se tornado cada vez mais popular entre o público masculino. Na Vialaser Depilação, por exemplo, eles já são 30% do total dos atendimentos, o que representa uma média de 11 mil atendimentos por mês.

Dedicar um tempo para cuidados pessoais, como passar horas no salão de beleza, não costuma fazer parte da rotina da maioria dos homens. O tratamento de depilação a laser dura de dois a dez minutos, conforme a área escolhida. Sua praticidade e a eficácia das aplicações são as razões que têm atraído esse público para o procedimento.

Resultados definitivos

Quando comparada às técnicas tradicionais, como cera e lâmina, a depilação a laser costuma ser muito mais eficiente. Homens que realizam a depilação da barba com lâmina, provavelmente, precisam repetir o processo toda semana, para manter os resultados. Nesse caso, a depilação a laser é ideal, pois inibe o crescimento dos pelos.

No procedimento, a pele também é beneficiada. A depilação a laser estimula a produção de colágeno, que garante a firmeza na área depilada. Outro benefício é o fim dos pelos encravados, também conhecidos como foliculite.

“Diferentemente de outras empresas do setor, na Vialaser não fazemos distinção de preço entre gêneros, isso porque queremos que o acesso ao procedimento seja o mais democrático possível. Entendemos que se livrar dos pelos é um desejo menos comum entre os homens, mas buscamos oferecer um serviço completo e de qualidade para quem procura a praticidade, eficácia, segurança e o conforto desse tipo de solução estética”, afirma Kilmer Lima, CEO e sócio-fundador da Vialaser

Sobre a Vialaser Depilação

Criada em 2011, em Criciúma, SC, a marca se fortaleceu na Região Sul e logo se tornou referência em depilação a laser nos Estados da região. Em 2019, iniciou sua expansão para outras regiões, e também chegou ao Paraguai. Hoje a rede Vialaser Depilação possui mais de cem clínicas no Brasil, quatro no Paraguai e realiza em média 38 mil atendimentos por mês. Conta com forte plano de expansão e estima faturar R$ 1 bilhão até 2024.

Add a comment

Isabela doa 489 toneladas de alimentos no Sul do País desde o início da pandemia

Isabela doa 489 toneladas de alimentos no Sul do País desde o início da pandemia

Apoio da Isabela, marca da empresa M. Dias Branco, tem sido importante no combate à fome

A Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas de destaque no Sul do Brasil, cumpre o seu papel social a partir da doação e alimentos. No total, desde o início da pandemia, foram doadas 489 toneladas de alimentos, equivalentes a R$ 2.590.533,00. Além das doações de alimentos, a marca também apoia projetos via incentivos fiscais.

Uma das instituições assistidas constantemente pela marca Isabela é a Associação Beneficente Patronato Bento Gonçalves (ABRAÇAÍ), localizada na serra gaúcha. O objetivo da ABRAÇAÍ é desenvolver atendimento a crianças e adolescentes, impactando também seus familiares, em situação de vulnerabilidade social.

Há aulas de capacitação e reforço escolar para pessoas entre 05 e 17 anos no contraturno escolar. São atividades como: Tecnologia da Informação e Comunicação; Noções Básicas da Língua Inglesa; Conscientização para a Vida, Corporal e Ambiental; Apoio à Escolarização; Musicalização; Acesso à Informação e à Formação e Iniciação Profissional (em parceria com o SENAC e SENAI), regulamentado pelo Programa Jovem Aprendiz. A entidade promove também ações, palestras e atendimento às famílias, transporte e alimentação aos jovens.

“Graças ao apoio da Isabela, cuja sede está aqui pertinho da ABRAÇAÍ, oferecemos aos jovens alimentos de qualidade no almoço, no café da manhã e da tarde. A marca investe também em oficinas de música, que usam instrumentos musicais e de coro no estímulo ao trabalho em equipe, na expressão, coordenação motora e desenvolvimento pessoal”, afirma Eliana Casagrande Lorenzini, presidente da ABRAÇAÍ.

Dar apoio social às comunidades que vivem no entorno de suas unidades industriais e centros de distribuição, espalhados por 17 estados, é uma das diretrizes da área de sustentabilidade da M. Dias Branco, que detém a marca Isabela. Por isso, a Companhia intensificou suas parcerias para a doação de alimentos durante a pandemia da Covid-19. Só neste ano, foram doadas 175 toneladas de alimentos em todo o Brasil, equivalentes a R$ 1.044.841,00.

“Aproveitamos a força regional de cada marca, como é o caso de Isabela no Sul do Brasil, para levar comida a quem precisa”, ressalta Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco. O executivo lembra que o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual a Companhia é signatária, tem como um de seus pilares o investimento social, a partir do aporte de recursos em entidades e instituições idôneas e íntegras, motivadas por razões filantrópicas legítimas e em apoio a causas humanitárias e sociais.
Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br

Sobre a Isabela

Líder em vendas na categoria de biscoitos na Região Sul do Brasil, a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há 26 anos consecutivos segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada pela 18ª vez consecutiva como a marca preferida e mais lembrada na categoria Biscoitos do Prêmio Marcas de Quem Decide 2018 segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan “A vida é mais com Isabela”, possui mais de 70 produtos em seu portfólio, entre eles as crocantes e fresquinhas Torradas e os deliciosos biscoitos Cookies Tradicional com gotas de chocolate, Cookies sabor Chocolate com gotas de chocolate, Leite sabor Chocolate, Leite Vitamina de Frutas e Maria Chocolate.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos