Campanha leva testes para Covid-19 à comunidade em São Luís do Maranhão

 

 

 

Campanha leva testes para Covid-19 à comunidade em São Luís do Maranhão

A campanha Bora Testar chega a Coroadinho, em São Luís do Maranhão, onde aplicará testes para a Covid-19 e pesquisa para mapear o contágio na comunidade

O projeto Bora Testar, criado para levar testes de diagnóstico às 10 maiores favelas do país com o objetivo de ajudar na prevenção da saúde de sua população e gerar dados que traduzam a realidade desses territórios, chega ao nordeste do país. A quarta maior favela do país, Coroadinho, em São Luis do Maranhão, vai ser o próximo território a receber a campanha, que já passou pelas quatro maiores favelas do eixo Rio – São Paulo.

Com patrocínio da empresa de mídia Outdoor Social e em parceria com a agência de comunicação LatAm Intersect PR, a testagem acontecerá neste final de semana - dias 6 e 7 de novembro. O objetivo da Campanha é alcançar as comunidades do Grupo G-10, composto pelas 10 maiores favelas do Brasil, e do qual o bairro Coroadinho, na capital maranhense, também faz parte.

Como aconteceu nas outras comunidades, Coroadinho foi dividido por setores censitários demarcados pelo IBGE para que o alcance da campanha seja proporcional e a pesquisa seja um retrato preciso do impacto da coronavírus na favela. Serão 400 casas visitadas, de porta em porta, dentro de quatro quadrantes e 55 setores, para triagem e encaminhamento para testes.

“Como gestora do Núcleo de Educação Comunitária do Coroadinho, muitas vezes, me deparo com situações adversas, a fome, a falta de saneamento e a falta de segurança que nos afligem na periferia. A pandemia intensificou tudo isso. Com o Bora Testar podemos informar, identificar e tratar os efeitos da Covid-19 nos moradores da comunidade, porque munidos da informação podemos sensibilizar o governo e a sociedade, para que busquemos juntos as soluções que efetivamente salvem nossas vidas”, diz Cristiane de Vicq, líder do G-10 das Favelas em São Luis, um bloco de líderes e empreendedores de impacto social das favelas, que se uniram para fortalecer o desenvolvimento econômico das 10 maiores favelas do Brasil e tem ajudado o projeto Bora Testar a promover as ações nas comunidades.

Para a visita à Coroadinho, a ação contará com seis equipes compostas por guias locais e profissionais da saúde que serão responsáveis por triar e aplicar os testes. “Nós privilegiamos trabalhar com pessoas da comunidade onde acontece a ação, porque é mais uma maneira de apoiar os moradores desses territórios que estão ainda mais vulneráveis com a pandemia”, afirma Emilia Rabello, uma das idealizadoras do projeto e responsável pelo planejamento e coordenação da equipe em campo.

Para dar suporte e inteligência à triagem, é utilizado um questionário de saúde e de dados socioeconômicos, hospedados na plataforma online Ciente (https://app.ciente.net/covid/), desenvolvida por um grupo de médicos parceiros do projeto. “A plataforma armazena os dados relacionados aos sintomas e situações de risco a que o entrevistado se expôs. Com isso, conseguimos entender a necessidade de submetê-lo ao teste. A ferramenta é individual e o cidadão pode utilizá-la por toda a vida para carregar seu histórico de saúde”, explica a médica e infectologista Juliana Arruda de Matos, uma das desenvolvedoras da plataforma.

Desde o início do projeto, foram mais de 1600 pessoas entrevistadas e em média, mais de 20% delas foram encaminhadas para o teste de Covid-19, após ser avaliada a possibilidade de estarem infectadas. A Rocinha é o local com maior número de contaminados (17%). Em seguida, aparece Paraisópolis com 6,3%, Heliópolis com 4% e Cidade Tiradentes com apenas 1,5% - bem abaixo da média geral. “Nosso objetivo é alcançar todo o país, e ao final ter um retrato do impacto da Covid nas favelas brasileiras. Para isso, contamos com a solidariedade da sociedade com a campanha”, afirma Claudia Daré, também idealizadora do projeto.

O Bora Testar conta com apoio de empresas solidárias e com uma plataforma de crowfunding para compra de testes e suporte logístico. E continua em busca de captação para ir para Baixada Nova Jurunas em Belém do Pará, Cidade de Deus em Manaus, Casa Amarela em recife, Pirambu, em Fortaleza, Ceará e Sol Nascente em Brasília, além do Morro do Alemão e Rio das Pedras, no Rio de Janeiro.

Para contribuir com qualquer valor a partir de 10 reais, basta acessar a plataforma aqui. Conheça mais sobre o projeto nas redes sociais @boratestarcovid no Instagram e Facebook.

O Desemprego - Os dados levantados pelo projeto Bora Testar, além do número de contaminados, trazem também um grave problema que atinge essa população - o desemprego. Em todos os locais, a falta de trabalho, provocada pela pandemia, aparece com alta incidência e acima da média nacional, que atualmente é de 14,4%, de acordo com dados oficiais do governo.

Em São Paulo, Paraisópolis apresenta o índice mais alto de desemprego - 26%. Em seguida, o bairro Cidade Tiradentes, com 22% dos entrevistados sem trabalho. Em Heliópolis, 18,5% estão desempregados. E por último, aparece a Rocinha, no rio de Janeiro, com 17,2% das pessoas desempregadas. Em todas as comunidades, a maioria das famílias vive com uma renda mensal de R$1045,00 – até 90%. O perfil majoritário dos que estão atualmente sem trabalho são de pessoas que se declaram negras ou pardas, com formação escolar entre primeiro e segundo grau incompletos.

Dados resultantes da ação em Paraisópolis - SP

400 moradores passaram por triagem. 28% foram encaminhados para testes e 6,3% tiveram resultado positivo para a Covid-19. Entre os que apresentaram resultado positivo para o coronavírus, 48% têm renda familiar até R$ 1045 reais. Foram contaminados igualmente 40,7% dos que têm o fundamental incompleto e os que têm ensino médio e superior incompletos. O contágio se deu com maior incidência entre os moradores que saem de casa para trabalhar (51,9%). 40% das pessoas trabalham com atendimento presencial (serviços) e 50% servem na área de saúde.

Dados resultantes da ação em Heliópolis - SP

Passaram pela triagem 400 pessoas e 26% foram encaminhadas para testes. Desse total, 4% apresentaram resultados positivos. Profissionais que atendem pessoas presencialmente são maioria, 23% no setor de serviços e 7% no comércio. Todos os diagnósticos positivos estão entre pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos.

Dados resultantes da ação em Cidade Tiradentes – SP

Com mais de 100 setores, a ação se deu no centro dos conjuntos habitacionais e 400 pessoas foram entrevistadas. 42% possuem renda familiar igual a um salário mínimo e 70% fazem uso do transporte público. Apesar de 20% afirmar que não usam máscara com frequência e 22% nunca terem feito teste para diagnóstico da Covid-19, nessa comunidade, o índice de contaminação apresentado foi bastante baixo: dos 24% encaminhados para a testagem, apenas 1,5% teve resultado positivo.

Dados resultantes da ação na Rocinha - RJ

Seguindo a metodologia padrão, foram realizadas 413 entrevistas. Desse total, 26% foram indicados para realizar os testes e 17% apresentaram resultado positivo - o índice mais alto das favelas percorridas até agora pelo Bora Testar. Destes, 23,5% usam transporte público e 18% residem no Quadrante 2 - uma região de grande concentração de comércio. O maior número de contaminados (8,1%) está entre 50 e 59 anos de idade, seguido de 7,7% entre os que têm menos de 20 anos. O número de mulheres contaminadas é de 19,2%, índice maior que o de homens (13,6%). 13% das pessoas com teste positivo trabalham no comércio, em atendimento presencial. Na Rocinha, 51% da população se declara parda e 22,5% negra. É preocupante que 37% disseram não usar máscara com frequência e 12,3% as usam às vezes. 43% nunca fizeram teste para a Covid.

Serviço:

Local de Encontro: Colmeia

Endereço:Av. Amália Saldanha n 286. Coroadinho. Ao lado da loja burguesinha

Horário de testagem: 8h30 às 17h

Sobre a Campanha Bora Testar

Idealizada para levar testes de diagnóstico da Covid-19 às favelas do Brasil, o objetivo da campanha é ajudar a preservar a saúde dessa população, além de gerar dados que traduzam melhor a realidade desses locais. Com quatro pilares básicos: informação, triagem, exames com sintomáticos e rastreamento, a campanha foi criada e desenvolvida pela Outdoor Social e Latam Intersect PR, empresas de comunicação que se uniram com suas diferentes especialidades para realizá-la.

Sobre os realizadores da Campanha

Outdoor Social

Criado em 2012, o Outdoor Social® é um negócio de impacto que atua no mercado brasileiro de publicidade como uma mídia OOH para a comunicação com a periferia e no desenvolvimento de pesquisas de opinião e consumo com este público. Presente em 6.200 comunidades em todo o país, a empresa conta com 150 agentes comunitários, responsáveis pela análise do local, cadastramento e contato junto a moradores de comunidades que cedem seus muros para a colação de painéis publicitários, grafites ou promoções, de forma remunerada. Com uma economia circular e gerando renda dentro das favelas, o sistema já beneficiou mais de 30 mil famílias. Para mais informações: www.outdoorsocial.com.br ou pelo Instagram @outdoorsocial.

LatAm Intersect PR

Agência de Comunicação e Relações Públicas especializada no suporte a empresas e marcas internacionais na América Latina. Com serviços baseados em conhecimento e relacionamentos aprofundados e projetados para fornecer representação, consultoria de comunicação e implementação de campanhas para empresas globais, atua como catalizador de projetos e campanhas de impacto na sociedade nas áreas de consumo, tecnologia, saúde e corporate. Para mais informações: https://latamintersectpr.com/.

 

 

 

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Teatro Dr. Botica retoma apresentações neste fim de semana em Curitiba

 

 

 

Teatro Dr. Botica retoma apresentações neste fim de semana em Curitiba

Para abrir a temporada de espetáculos será realizada a peça “O Presente”

O Teatro Dr. Botica, localizado no Shopping Estação, retoma suas atividades neste fim de semana com a apresentação “O Presente” da Cia Arteiros. O espetáculo lúdico e vibrante conta com a participação de um palhaço, um macaco, uma lagarta e uma dançarina, que mostram seus talentos em cima de um caixote. A peça transmite a diversidade de cada artista, seja dançando, tocando ou se arriscando em grandes alturas. O apresentador salsicha conduz essa aventura que se transforma em um presente.
O espetáculo é destinado ao público de todas as idades. No sábado (7) e no domingo (8), o teatro de bonecos tem apresentações às 14h, 16h e 18h. Os ingressos custam R$ 29 (inteira) e R$ 15 (estudantes, idosos e crianças até 12 anos). A compra dos ingressos é somente online através do site www.teatrodrbotica.com.br.

Todas as medidas de prevenção ao coronavírus serão cumpridas, como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento, funcionamento com 50% da capacidade e a proibição do consumo de comida e bebida dentro do teatro.

Teatro de Bonecos – Dr. Botica

O Presente

Sábado (7) e domingo (8)

14h, 16h e 18h

R$ 29 (inteira) e R$ 15 (estudantes, idosos e crianças até 12 anos)

Teatro de Bonecos Dr. Botica, piso L1 do Shopping Estação

www.teatrodebonecosdrbotica.com.br

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

 

 

 

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Farinha de chia reduz o apetite, melhora saúde intestinal e é antioxidante, diz estudo

 

 

 

Farinha de chia reduz o apetite, melhora saúde intestinal e é antioxidante, diz estudo

Pesquisa recente identificou a chia como alimento rico em lipídios, fibra alimentar, compostos antioxidantes, vitaminas e minerais

Um estudo de 2020 realizado no Programa de Ciências da Nutrição, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), identificou novas funcionalidades e benefícios da farinha de chia para a saúde. Um dos pontos analisados pela pesquisa foi a potencialidade da semente em condições fisiológicas alteradas, identificando a capacidade de absorção de nutrientes, mesmo na menopausa.

Desenvolvido com o objetivo de analisar o efeito do consumo da farinha de chia na biodisponibilidade de cálcio, ferro e zinco, o estudo também identificou melhorias na saúde intestinal, nas taxas de triglicerídeos, no processo inflamatório e no estresse oxidativo, que é ocasionador de danos celulares. A análise foi realizada pelas pesquisadoras Bárbara Pereira da Silva e Hércia Stampini Duarte Martino.

Segundo a engenheira de alimentos Melissa Gomide Carpi, a chia também é conhecida por regular as taxas de colesterol sanguíneo e fortalecer o sistema imunológico. "É um alimento que possui nutrientes com efeitos protetores, funcionais e antioxidantes. A pesquisa ressalta ainda mais as múltiplas funções da chia no nosso organismo, por compor uma alimentação mais saudável, promover o bem-estar e ainda contribuir no reforço da imunidade, essencial em tempos de pandemia", afirma a gerente de inovação de produto da Jasmine Alimentos, empresa especializada em alimentos saudáveis.

Seja no formato de grãos ou em farinha, a chia pode ser consumida em saladas ou compor receitas doces e salgadas. “Além de ser saudável, a chia é um alimento versátil, que pode ser incluído em sucos e vitaminas, ou ser encontrada em receitas prontas de biscoitos, bolos e pães, combinada com frutas e ervas, por exemplo. Outra opção é associar a chia a outras sementes, para potencializar os efeitos positivos à saúde. Um exemplo é o mix com a linhaça, formando a linchia, que é uma importante fonte vegetal de fibras e ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômegas 3 e 6”, explica Melissa.

 

 

 

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Mauricio de Sousa Produções lança vídeo inédito no Festival do Japão

 

 

 

Mauricio de Sousa Produções lança vídeo inédito no Festival do Japão

"Laços de Amizade" será exibido durante a live do evento no próximo sábado (07)

A história de parceria do Japão com o Brasil teve início há mais de um século, em 1908, quando imigrantes japoneses chegaram ao país para trabalhar nas fazendas de café em São Paulo. Pouco mais de 90 anos depois, alguns de seus descendentes começaram a voltar para o Japão. Hoje, segundo dados do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio e Itamaraty (2017), estima-se que o número de brasileiros no Japão ultrapasse 196 mil, ficando atrás apenas de China, Coreia, Vietnã e Filipinas como principal origem de imigrantes.

A fim de colaborar com a inclusão de crianças estrangeiras no Japão de um jeito leve e divertido, a Turma da Mônica auxilia os pequenos de famílias de decasséguis (aqueles que migraram para o país em busca de trabalho) nessa etapa de adaptação e integração.

Para isso, a MSP lança o vídeo “Laços de Amizade” durante a Live do Festival do Japão, que será realizada sábado, dia 7 de novembro, a partir das 19h, pelo canal do Youtube. A animação, que conta com participações especiais de Fabio Brazza; Guilherme Briggs; Joe Hirata; Julio Henrique Bogajo; Lucas Araujo; Mariana Chiuso e Ricardo Cruz, será lançada no Brasil e no Japão nos dois idiomas.

Além do curta, os fãs da Turma da Mônica poderão receber outro presente! Os participantes do concurso de cosplay concorrerão a um desenho feito à mão e autografado pelo próprio pai da turminha, Mauricio de Sousa. Já imaginou poder enquadrar e guardar pra sempre essa exclusividade? Que tal separar seu melhor look? Boa sorte!

Segundo Mauricio de Sousa, essa parceria de tantos anos contribui para fomentar a busca por conhecimentos sobre essa cultura tão rica, além de reforçar a importância da promoção de uniões entre os povos. “Há 60 anos a Turma da Mônica preza pela amizade multicultural. E queremos que continue assim!”, pontua.

Graças a essa parceria que ultrapassa fronteiras, a Mauricio de Sousa Produções pôde trazer um pouco da cultura japonesa para suas histórias e levar um pouco de Brasil pra lá! Exemplos disso foram a concepção da estética da Turma da Mônica Jovem, baseada em mangás, o cross com a Hello Kitty e outro com Astroboy, mostrando que a distância, a diferença de fuso horário e linguagem não são limites para uma grande amizade.

Serviço:

Live Festival do Japão

Data: 7 de novembro

Horário: 19h

Link: www.YouTube.com/festivaldojapao

 

 

 

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Destaque de Mendoza, vinícola Casarena tem linha completa chegando no Vino!

 

 

 

Destaque de Mendoza, vinícola Casarena tem linha completa chegando no Vino!

A linha completa de uma das mais celebradas vinícolas de Mendoza, a argentina Casarena Bodega y Viñedos, já está disponível nas lojas Vino! em Curitiba. São 22 rótulos, entre tintos, brancos e rosés, que comprovam a qualidade desta reconhecida produtora. As novidades podem ser encontradas nos dois endereços: Vino! Batel (R. Comendador Araújo, 891 – Hauer Shopping) e Vino! Mercadoteca (R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê).

O galpão onde funciona a Casarena, centenário, é um marco do início da vinicultura na região de Luján de Cuyo, em Mendoza. Aos pés da Cordilheira dos Andes, a vista encanta tanto quanto os terroirs especiais do local. A produção valoriza baixa densidade de plantio, recolhendo de cada planta, no máximo, um quilo de uvas. A colheita reduzida origina frutos mais concentrados, permitindo a elaboração de vinhos mais robustos e complexos.

Conheça alguns destaques da linha:

Casarena Icono Blend — Um blend com os melhores barris de DNA Merlot e DNA Cabernet Sauvignon, que resulta em um vinho de tons vermelho-escuros com violeta. O envelhecimento por 12 meses em barricas de carvalho francês garante os aromas de frutas com notas de ervas e taninos longos. Com teor alcoólico de 14,7%, é um vinho que harmoniza bem com carnes vermelhas, cordeiro e carnes de caça. — R$ 611

DNA Malbec — Preparado exclusivamente com uvas Malbec, este vinho passa 12 meses em barricas de carvalho francês. É marcado pelo aroma de flores e de frutas vermelhas com notas de cacau. O paladar, de acidez equilibrada, tem taninos suaves e presença mineral. Atinge 14.7% de teor alcoólico. Combina com aves, cordeiro e carnes vermelhas. — R$ 475

Lauren’s Single Vineyard Agrelo — Com envelhecimento de 18 meses em barricas de carvalho francês, este vinho utiliza uvas Cabernet Franc em sua elaboração. Sua intensa cor vermelho escuro é acompanhada de aromas de frutos vermelhos e pimenta, com notas de tabaco. Atinge graduação alcoólica de 14,7% e harmoniza com bife de chorizo, ossobuco e linguiça defumada. — R$ 251

Casarena Malbec Roble — Elaborado com uvas Malbec e Cabernet Sauvignon, o Malbec Roble destaca notas herbais e de frutas escuras como ameixa, com corpo médio e teor alcoólico de 14%. Apresenta taninos leves para médios com acidez média e intensa cor rubi. É ideal para ser servido com filé mignon e bife, entre outras carnes vermelhas. — R$ 78

Ramanegra Estate Malbec — Outro destaque com uvas Malbec, o Ramanegra Estate passa por nove meses em barricas de carvalho. Os aromas intensos de frutas secas são acompanhados de cor violeta intensa, em um vinho encorpado, fresco e com persistência no paladar. Ótimo com carnes vermelhas e tem teor alcoólico de 14%. — R$ 132

Nation Malbec 22 — O envelhecimento deste vinho acontece em barricas de carvalho francês e americano por oito meses. Elaborado com uvas Malbec, apresenta profunda cor vermelha acompanhada de aromas de frutos vermelhos, com notas de café e tabaco. Tem textura aveludada e boa persistência, com grau alcoólico de 14,5%. Acompanha bem carnes cozidas e grelhadas, em especial de porco. — R$ 137

Winemaker’s Selection Malbec — Ideal para servir com aves e cordeiro, este vinho é produzido com uvas Malbec colhidas à mão. O envelhecimento de seis meses em barricas de carvalho francês valoriza a cor violeta escuro e os aromas de canela e framboesa. O Winemaker’s Selection Malbec atinge 14% de teor alcoólico. — R$ 145

505 Reserva Malbec — Este vinho de uvas Malbec passa por três meses de amadurecimento em barricas de carvalho. Com taninos adocicados, apresenta aromas de geleia de frutas vermelhas e especiarias doces, com teor alcoólico de 13,5%. Ideal para degustar com massas, strogonoff de carne e queijos semiduros. — R$ 89

Casarena Sinergy Red Blend — Este blend conta com uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot. Passa 12 meses em barricas de carvalho francês, adquirindo suas notas de cassis e framboesa. No paladar, destaca baunilha e tabaco. Atinge teor alcoólico de 14%. — R$ 223

Ramanegra Reserva Malbec — O vinho, exclusivamente de uvas Malbec, amadurece por 12 meses em barricas de carvalho, intensificando sua cor rubi escuro. Aromas frutados se misturam a notas de baunilha e chocolate, com taninos presentes e macios. Seu teor alcoólico chega a 13,7%. Combina muito bem com cortes argentinos como bife ancho e bife de chorizo, além de mignon e embutidos. — R$ 132

Casarena 505 Rosé — A intensa cor rosada brilhante do 505 Rosé provém das uvas Malbec e Cabernet Franc. É um vinho fresco com acidez marcante, destacando aromas de frutos vermelhos maduros. Com envelhecimento em tanques de aço inox, atinge teor alcoólico de 13,9%. A harmonização é ideal com salmão, saladas, risoto e massas. — R$ 89

Casarena 505 Malbec — As uvas Malbec deste vinho passam três meses em barricas de carvalho, valorizando os aromas intensos de especiarias doces e geleias de frutas vermelhas. Atingindo teor alcoólico de 13,9%, apresenta taninos adocicados com agradável persistência. Ótimo para saborear com queijos semiduros, lasanha de presunto e queijo e spaghetti ao molho de linguiça calabresa. — R$ 89

Casarena 505 Chardonnay — Elaborado exclusivamente com uvas Chardonnay, este vinho passa três meses em barricas de carvalho, e atinge teor alcoólico de 13,5%. A cor amarelada com reflexos esverdeados combina com as notas cítricas e florais com nuances de baunilha. Harmoniza com frutos do mar, peixes, vegetais e massas com molhos leves. — R$ 89

Vino! Batel

Endereço: Rua Comendador Araújo, 891 – Hauer Shopping - Batel, Curitiba - PR

Funcionamento: aberto de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h, e sábado, das 12h às 23h

Informações: (41) 3355-1077

Vino! Mercadoteca

Endereço: Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê, Curitiba - PR

Funcionamento: aberto terças, quartas e quintas, das 17h às 23h, sextas e sábados, das 12h às 23h, e domingos, das 12h às 18h

Siga: www.instagram.com/vino.oficial

 

 

 

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