Eventos inteligentes marcam agenda da cidade dentro do CRIA

Eventos inteligentes marcam agenda da cidade dentro do CRIA

Campus de inovação no Rebouças consolida novo ambiente para cursos, debates e vitrine de inovação

Um curso do Green Building Council Brasil, um roadshow sobre transformação digital e um masterclass em quatro módulos sobre governança e a nova economia são os próximos eventos marcados para ocorrer na praça central do CRIA CWB – Campus Rebouças de Inovação e Aceleração. O campus é o mais novo espaço de eventos inteligentes de Curitiba. A agenda foi aberta na inauguração, no dia 12, e o espaço vem reunindo centenas de profissionais, empreendedores e estudantes em eventos com alto potencial de network e colaboração, nas áreas de soluções inteligentes para as cidades, energias renováveis e construções sustentáveis.

Situado na Rua Engenheiros Rebouças, 1225, endereço da fábrica da extinta Ceras Canário, no coração do Vale do Pinhão, o CRIA tem 16 mil metros quadrados de espaço para as startups, empresas e academias trabalharem juntos. Além disso, conta com espaço gastronômico que está sendo preparado para atender também ao público em geral.

Cerca de 140 mil pessoas ligadas à área de ciência e pesquisa circulam pela região semanalmente, segundo estimativa dos empreendedores baseada na movimentação gerada por universidades, empresas públicas e privadas com sede no Rebouças.

Vitrine de inovação

Cerca de mil pessoas passaram pelo CRIA no dia 12, em uma maratona de sete horas de palestras e pitches animada por 34 startups, que apresentaram seus produtos e projetos. O evento de inauguração deu a largada em um novo modelo de ambiente para colaboração e de vitrine para exposição de ideias inovadoras.

“Nossa área comum está à disposição também de empresas com sede própria, que queiram sair de seus limites e ganhar visibilidade para compartilhar experiências e buscar parcerias”, diz Ricardo Cansian, empreendedor do CRIA. O espaço tem infra-estrutura para receber eventos de todos os portes, desde reuniões a grandes encontros.

Na última semana, a Proa Arquitetura Integrada realizou no CRIA uma das edições de seu projeto Proa Talks, série de encontros dedicados aos empresários do setor. Os bate-papos são gratuitos e acontecem mensalmente, como uma forma de promover mais negócios na cidade e fortalecer os contatos profissionais. Além de arquitetos, participaram engenheiros, técnicos, designers e especialistas em tecnologia. Inspirado no modelo norte-americano TED Talks, o Proa Talks traz conferências de no máximo 18 minutos, e no dia 17 abordou o tema “Educação no futuro: inclusão, criatividade e rock´n roll”. No dia 19, o debate foi em torno do livro O Novo Poder, de Timms&Heimans, durante o X Meetup Governança&Nova Economia.

Próximos eventos

No dia 26, o ecossistema de inovação vai se reunir para o II Roadshow Smart Sky - Edição Curitiba. O tema é Transformação Digital e o evento, das 17 às 21h30, tem a participação das empresas Smart Sky – que está instalando sua nova sede em espaço dentro do CRIA –, H3 Dynamics, Amitech, Autodesk, RAC Engenheria e iCities.

Em outubro e novembro, o CRIA recebe os inscritos para os quatro módulos do Masterclass Governança&Nova Economia, com aulas de 16 experts no tema. Os módulos serão realizados nos 4, 5, 18 e 19 de outubro, 8, 9, 22 e 23 de novembro. Às sextas, as aulas serão de 13h30 às 22h30. E aos sábados, das 8h às 13h.

Já nos dias 31 de outubro de 1 de novembro, o Green Buildin Council Brasil – GBC Brasil promove treinamento para quem quer se tornar consultor LEED GA (Green Associate). O curso é dedicado a engenheiros, arquitetos, construtores, incorporadores, gerenciadores, corretores de imóveis, empreiteiros, representantes de produtos e de entidades de classe, profissionais da área do meio ambiente, estudantes e pessoas interessadas em compreender os princípios da construção sustentável, ou que estão à procura de uma nova carreira.

Informações sobre o CRIA estão disponíveis pelo telefone (41) 99960-8829, com Patricia Chepelski, e no site www.criacwb.com.br.

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Grife curitibana Billie se reposiciona e lança nova coleção

Grife curitibana Billie se reposiciona e lança nova coleção

Agência Vulgata assina as novas produções de editorial de moda; aposta será incentivar interações nas redes sociais

Quem é de Curitiba, com toda certeza, conhece e provavelmente, já teve ou tem uma peça da loja Billie. Sim, a marca do Pinguim. A antiga “Billie Brothers” passou por um reposicionamento da marca e agora vai focar exclusivamente no público feminino, oferecendo as principais tendências da moda em cada estação, com preços competitivos, sempre prezando pela qualidade. Todas as peças de roupa da coleção da Billie são de fabricação própria.

Para essa nova fase, a Billie conta com a Agência Vulgata para gerenciar o marketing da grife incluindo no Facebook e Instagram, além de ser a agência responsável pelos editoriais de moda, publicidade e estratégias. Em breve, a grife curitibana irá promover um coquetel de lançamento da nova coleção, com a presença de clientes da marca e também jornalistas e influencers do mundo da moda.

A Billie está presente em quatro lojas na cidade: Rua Luiz Xavier (pertinho da Praça Osório), Shoppings Mueller e Palladium, além da Outlet da marca, na Rua XV de Novembro.

Serviço:

Billie

Loja Shopping Mueller, Piso L2

Loja Shopping Palladium, loja 1016 – Piso L1

Loja Garcez – Rua Luiz Xavier, 103

Outlet Rua XV de Novembro, 530

Facebook e Instagram: @billie_combina

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Curitiba recebe 4o Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação

Curitiba recebe 4o Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação

Secretários de Educação, técnicos que atuam na área e responsáveis por iniciativas de colaboração entre municípios para o desenvolvimento conjunto da qualidade da Educação se reúnem em Curitiba, nos dias 26 e 27 de setembro, no 4o Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação. O evento concentra os municípios que se organizaram em consórcios ou arranjos de desenvolvimento da educação de todo Brasil.

A proposta é reunir líderes de arranjos e consórcios que compõem a Rede, além de outras iniciativas de ações conjuntas na Educação, para que se conheçam, troquem experiências e percebam que podem aprender cada vez mais uns com os outros. “Pela primeira vez, no evento deste ano, houve a união de duas redes: a rede de consórcios e a rede de arranjos. Com o apoio de duas instituições específicas – Itaú Social, grande apoiador de consórcios, e Instituto Positivo, grande mobilizador e apoiador de arranjos no Brasil -, pensou-se na união dessas duas redes. Porque apesar de os secretários de Educação estarem organizados de maneiras distintas, em arranjos ou consórcios, o trabalho, em geral, é o mesmo. Todos eles têm o mesmo propósito: trabalhar pela melhoria da qualidade da Educação”, destaca a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

Ela explica que enquanto municípios maiores formam consórcios para, com uma nova natureza jurídica, conseguir fazer compras e contratações conjuntas, por exemplo, reduzindo custos e otimizando as ações, municípios com menos de 50 mil habitantes utilizam da modalidade de arranjo para que uma mesma iniciativa seja aplicada em mais de uma cidade da mesma região. “É assim que conseguimos, por exemplo, levar formação, atualização, aperfeiçoamento para os professores de várias cidades simultaneamente”, conta.

“O trabalho em rede, por meio de consórcios e Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), amplia as possibilidades de troca, colaboração e aprendizados entre diferentes territórios, fortalecendo as iniciativas que envolvam crianças, adolescentes e jovens. O intuito é proporcionar o compartilhamento de boas práticas e saberes na gestão municipal da Educação, assim como o trabalho conjunto e a otimização de recursos”, afirma a coordenadora de implementação do Itaú Social, Sonia Dias.

No 4o Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, serão apresentados oito arranjos, sete consórcios e outras sete iniciativas que não fazem parte da Rede, mas também buscam formação e atuação conjunta para o desenvolvimento da Educação. Mas a Rede também convidou secretários estaduais e municipais de Educação que ainda não desenvolvem projetos de ação conjunta. “O maior desafio é o desconhecimento de gestores sobre esses mecanismos, pois apesar de constar na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases, Plano Nacional de Educação, os arranjos e consórcios ainda não são muito conhecidos. Então estamos fazendo uma provocação, no evento de abertura, convidando secretarias de Educação de praticamente toda a Região Metropolitana de Curitiba e algumas cidades próximas, como Ponta Grossa, Campo Largo, Palmeira, Paranaguá, entre outros municípios, para virem conhecer as iniciativas e os resultados”, conta Eliziane.

Na palestra de abertura, na noite do dia 26, o ex-governador do Acre e ex-secretário do Ministério da Educação, Binho Marques, falará sobre “O Regime de Colaboração como instrumento para aumento da equidade educacional”. Já no dia 27, o evento é exclusivamente dedicado aos membros das iniciativas, que participarão de oficinas temáticas e momentos de trocas de experiências e boas práticas.

Consórcios Públicos e ADEs

Consórcios públicos e Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) são instâncias de colaboração que envolvem prefeituras e secretarias de Educação de diferentes municípios em um Regime de Colaboração. Por meio deles, os gestores estabelecem acordos e momentos coletivos de tomada de decisões, assim como discussão de políticas públicas educacionais. Ambos – Consórcios Públicos e ADEs – têm perfil propositivo e deliberativo, com o objetivo de melhorar a qualidade de gestão para chegar no público principal, que é o aluno. O que diferencia os dois é o grau de formalidade: enquanto o ADE é uma rede de secretarias sem personalidade jurídica, o Consórcio é uma instância constituída por intermédio de um Consórcio Público em que fazem parte dois ou mais municípios, e que estão amparados na Lei de Consórcios Públicos. Desse modo, às Câmaras Técnicas, de modo distinto dos ADE, é facultada a possibilidade de deliberar sobre a prestação conjunta de serviços públicos educacionais e realizar compras públicas de insumos para as redes.

Um ADE pode potencializar a capacidade de enfrentamento de problemas comuns, compartilhar experiências exitosas e promover discussões sobre currículo, gestão educacional, compras, calendário escolar ou outros aspectos de planejamento. Por unir um grupo, o ADE tem maior facilidade de negociação com fornecedores e atração dos melhores, contribui no alinhamento dos materiais adotados, compartilhando as discussões coletivamente, com transparência e qualidade na tomada de decisões.

Já os Consórcios podem atuar nos itens acima, mas também fazer contratações públicas consorciadas, o que permite ganhos em escala nas compras, incluindo valores licitatórios ampliados.

4o Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação

DATA: 26 e 27 de setembro de 2019

LOCAL: Teatro Positivo - Pequeno Auditório / Curitiba

REALIZAÇÃO: Instituto Positivo e Itaú Social

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Experiência sensorial e inclusiva: clientes de restaurante em Londrina são convidados a jantar de olhos vendados

Experiência sensorial e inclusiva: clientes de restaurante em Londrina são convidados a jantar de olhos vendados

Evento será realizado no dia 25 de setembro (quarta-feira). Ação é promovida pelas Óticas Diniz e o restaurante Gelobel Garden

Já imaginou degustar um menu completo de olhos vendados? Essa é a proposta do “Jantar às Cegas” que será realizado no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 20 horas, no Restaurante Gelobel Garden do Catuaí Shopping Londrina.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular e promover a inclusão social das pessoas com deficiência visual. A ação é uma iniciativa da rede de Óticas Diniz em parceria com o Gelobel.

O evento contará com a presença de alguns convidados, entre eles, autoridades, jornalistas e influenciadores digitais. O jantar também será aberto ao público, com entrada gratuita. O cliente vai pegar pelo que consumir.

As pessoas que quiserem participar da experiência poderão fazer seus pedidos normalmente, mas receberão o desafio de comer com os olhos totalmente vendados.

“Nosso objetivo é oferecer uma experiência única de empatia, inclusão e doação, para reforçar a mensagem de que só a prevenção garante a saúde dos olhos”, afirmou o responsável pelo Marketing das Óticas Diniz Prime Londrina, Alex Lombardi.

“Por isso, nada melhor do que chamar a atenção para essa causa com um jantar, já que primeiro comemos com os olhos”, completou a diretora comercial do Grupo Gelobel, Daniela Zanoni.
Cardápio em braile

Além de ser uma sensação única, o “Jantar às Cegas” quer despertar cada vez mais as pessoas para a inclusão. E para contribuir com essa causa, o Grupo Gelobel vai lançar, no dia do evento, o seu cardápio em braile.

Doação para o Instituto Roberto Miranda

Durante o jantar, os organizadores doarão um cheque de R$ 3 mil ao Instituto Roberto Miranda, entidade londrinense que tem como objetivo proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual.

O Instituto foi fundado em 1965 e oferece serviços e atividades como informática, artes, esportes, academia, hidroterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e biblioteca em braile.

A ação da rede de Óticas Diniz conta com a parceria do Restaurante Gelobel Garden e o apoio do Catuaí Shopping Londrina e das produtoras Usina de Ideias e INTUIT, além do Projeto Visual Eventos.
Serviço

Jantar às Cegas

Quando: 25 de setembro (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Restaurante Gelobel Garden do Catuaí Shopping Londrina

Entrada: gratuita – 100 lugares reservados para o evento (cobrança apenas da consumação)

Shopping Catuaí Londrina

Rod. Celso Garcia Cid, 5600 - Gleba Fazenda Palhano, Londrina (PR).

https://www.catuailondrina.com.br/

https://www.facebook.com/catuailondrina

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Morar Mais Curitiba inicia venda de ingressos

Morar Mais Curitiba inicia venda de ingressos

Já é possível adquirir ingressos para o evento Morar Mais Curitiba, que será realizado de 1º de novembro a 08 de dezembro, no Shopping Crystal. O primeiro lote de ingressos já está disponível no Sympla: https://bit.ly/2lup6eY, com valores de R$ 20 a R$ 35,00. Além disso, é possível já garantir também o seu catálogo da mostra.

O Morar Mais Curitiba é uma mostra de arquitetura que reunirá profissionais renomados da área e contará com mais de 40 ambientes projetados aliando tendências, sustentabilidade e inclusão.

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