Análise de dados e ações de relacionamento dão o tom do novo varejo

Análise de dados e ações de relacionamento dão o tom do novo varejo

*Por Cida Oliveira, diretora de marketing do Grupo Tacla Shopping

Cada vez mais, lojas físicas têm investido em tecnologias para obter informações sobre seus consumidores. Bancos de dados e sistemas de relacionamento passam a direcionar ações de marketing e a nortear campanhas de incentivo. Shoppings centers, por exemplo, usam sistemas de relacionamento com cliente (CRM) para oferecer uma experiência de compra diferenciada. Para trazer resultados, todas as ferramentas precisam funcionar como uma orquestra. E, como toda a orquestra, a afinação e o tom adequado são essenciais.

Mais do que desenvolver ações com os dados captados de um CRM, é preciso que eles sejam mensurados e cruzados, para traçar perfis e definir estratégias adequadas. A expressão criada pelo matemático londrino especializado em ciência de dados, Clive Humby, traduz o momento que estamos vivendo hoje: “dados são o novo petróleo”. Assim como o combustível precisa ser refinado, dados precisam ser analisados, e empresas usam a inteligência para transformá-los em realidade. Devem estar cada vez mais "alfabetizadas" para abordar esta nova linguagem e extrair o potencial desses dados.

Em shoppings centers, há diversas formas para captar informações de clientes. Geralmente os primeiros passos são dados em campanhas e eventos. Assim, perguntas sobre dados pessoais, lojas de preferência e ticket médio são fundamentais para traçar o perfil de cada consumidor, além de informações completas sobre o processo de vendas, baseado na jornada do cliente. Depois, pode ser realizada uma pesquisa para que sejam avaliadas as preferências e diferenciais percebidos de um empreendimento. É importante saber que cada cliente é único: enviar uma mensagem personalizada faz a diferença e estreita o relacionamento.

A rede de Wi-Fi também é uma ferramenta poderosa: quando um cliente se conecta, pode ser iniciada uma conversa - uma ótima oportunidade para captar dados diferentes e estreitar a comunicação entre empresa e consumidor. Com a conexão, pode ser mensurado o fluxo nos corredores e os diferentes períodos em que o consumidor frequenta o estabelecimento. Por exemplo, quando um cliente entra no shopping com o celular ligado, transmite informações importantes como, por exemplo, qual o corredor que ele mais circula e o tempo de permanência em cada loja. Só não podemos esquecer que essas análises e segmentações de dados devem ser feitas seguindo as premissas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP).

Por fim, esse “petróleo” não precisa ficar apenas em poder da administração de um shopping. Deve ser compartilhado com os lojistas, pois faz toda a diferença para continuar um relacionamento com os clientes. A qualidade de atendimento do shopping - e principalmente dos lojistas - é fundamental. Atitudes assim podem resultar em relacionamentos a longo prazo e até criar memórias afetivas nos consumidores.

Para estarem competitivas frente ao comércio eletrônico, as lojas físicas e shoppings centers devem investir no atendimento próximo e eficaz. E o combustível dessa relação são os dados. Por outro lado, oferecer uma experiência completa e momentos únicos são sentimentos que só podem ser transmitidos pessoalmente. Ou seja, o relacionamento humano é insubstituível e os shoppings precisam estar afinados para saber como estreitar estas relações.

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Projeto promove primeiro emprego para jovens da Vila Torres

Projeto promove primeiro emprego para jovens da Vila Torres

Programa de Aprendizagem Profissional do Centro Educacional Marista Eunice Benato capacita estudantes de 15 a 18 anos que estão em situação de vulnerabilidade social

Cerca de 100 jovens da Vila Torres, área de vulnerabilidade social de Curitiba, estão empregados em vagas de Jovem Aprendiz atualmente. Eles participam do Programa de Aprendizagem Profissional do Centro Educacional Marista Eunice Benato, que aumenta as chances de conquistar o primeiro emprego e ainda receber conhecimentos teóricos diferenciais para o mercado de trabalho.
Os jovens da região, que têm entre 15 e 18 anos, participam de cursos e oficinas sobre educação financeira, práticas administrativas e noções de empreendedorismo, ferramentas que capacitam para a jornada de trabalho.

As informações sobre o Programa são divulgadas por meio do edital de vagas na região. Após fazerem a inscrição para os cursos, os jovens são preparados para as entrevistas e etapas do processo seletivo. Os critérios de inserção incluem estar cursando Ensino Fundamental ou Médio, residir preferencialmente na Vila Torres, ter renda per capita e fazer parte, preferencialmente, do público atendido pelas Políticas de Assistência Social. “O programa impacta diretamente a geração de renda das famílias da região e possibilita o fortalecimento e manutenção do jovem na escola”, afirma Alessandra Maia Rosas, Diretora de Ação Social das Escolas Sociais do Marista.

Estudantes durante as oficinas de capacitação do projeto

Sobre as vagas ofertadas

Regulamentada em 2005, a lei do Jovem Aprendiz determina que toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes entre seus colaboradores. No Brasil a lei já beneficiou mais de 3,5 milhões de jovens e atualmente beneficia 450 mil jovens aprendizes, segundo dados do Ministério do Trabalho.

As vagas ofertadas no edital pertencem ao Grupo Marista, que conta com 15% a mais de aprendizes em seu quadro do que a quantidade estipulada pela lei. Eles são capacitados e exercem funções nas áreas de atuação do grupo, como solidariedade, educação e saúde. “O programa quer acolher o jovem em um momento de vida em que ele começa a experimentar relações formais de trabalho, em paralelo com o estudo”, afirma o superintendente do Grupo Marista, Paulo Serino.

A ideia é que esse jovem desenvolva habilidades durante o processo. “Preparamos eles para que possam ter uma experiência profissional nas nossas instituições. Aqueles que demonstram empenho e alinhamento com nossos valores são aproveitados em oportunidades internas, permitindo que desenvolvam suas carreiras”, aponta o diretor de DHO do Grupo Marista, Leandro Figueira Neto.

A jovem Danila Camila de Souza Silva, de 17 anos, participou duas vezes do processo e garantiu uma vaga no setor de infraestrutura. “Todas as atividades que eu exerço aqui vão ajudar no meu futuro profissional”, afirma. Durante a semana ela divide a rotina escolar e frequenta as oficinas ofertadas no Centro. Os temas passam por inclusão digital e comunicação e redação comercial e empresarial. “O Projeto é fundamental. Ele traz assuntos que eu levo para o dia a dia do meu setor”, conta ela, que tem o desejo de entrar na faculdade de Odontologia.

Escolas Sociais

As Escolas Sociais do Grupo Marista atendem mais de 7.400 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Os espaços funcionam dentro de comunidades com índices de extrema pobreza em 18 municípios de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. As unidades são mantidas pela área social do Grupo Marista e os atendimentos são potencializados por meio de projetos de captação de recursos. Para apoiar as Escolas Sociais, acesse www.todomundosonha.org.br.

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Shopping promove apresentações gratuitas de teatro para crianças

Shopping promove apresentações gratuitas de teatro para crianças

Espetáculos acontecem às quintas-feiras, 19h30, no Ventura Shopping

“Norman, Comedor de Livros”, “O Príncipe e A Aviadora” e “Uma Doce Nuvem de Histórias” são algumas das peças que fazem parte da programação teatral do Ventura Shopping, que começa nesta quinta-feira, 15 de agosto. As apresentações são gratuitas e voltadas às crianças.

A cada semana uma nova história será apresentada, proporcionando mais uma opção divertida. “As apresentações de teatro vem para enriquecer as ações que promovemos para as famílias e proporcionar momentos especiais”, explica a gerente de marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal.
O espetáculo “Norman, Comedor de Livros”, que abre a programação, conta a história do inseto da espécie Thysanura, conhecido por se alimentar de papéis e que se torna o primeiro inseto escritor. Inconformado com a vida rotineira, Norman decide criar uma espaçonave para explorar o universo. Ele acredita que, a sua espera, estão outros planetas, estrelas e astros, dançarinos, malabaristas, bichinhos ou objetos.

Mais informações sobre as próximas apresentações estão no site do empreendimento: http://www.venturashopping.com.br.

Serviço:

Teatro infantil no Ventura Shopping

Norman, Comedor de Livros

Data: 15 de agosto

O Príncipe e A Aviadora

Data: 22 de agosto

Uma Doce Nuvem de Histórias

Data: 29 de agosto

Horário: 19h30

Local: setor verde do Ventura Shopping

Valor: gratuito

Endereço: R. Itacolomi, 292 - Portão - Curitiba/PR

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Espetáculo de flamenco expões a fragilidade e a intimidade de artistas

Espetáculo de flamenco expões a fragilidade e a intimidade de artistas

A bailarina Miri Galeano e o músico Jony Gonçalves convidam o público para mergulhar no processo criativo da arte flamenca

Um espetáculo intimista em que o público vê os artistas totalmente entregues ao processo criativo é a nova proposta do casal Miri Galeano (Perlita) e Jony Gonçalves. Ela, que é paraguaia e andou pelo mundo com a dança flamenca, escolheu Curitiba, sua casa, para mostrar ao público que por trás da bailarina flamenca doce e forte existe uma mulher frágil enfrentando suas inquietações e encontrando alentos e respostas por meio da arte. Ele, músico curitibano, narra em acordes o longo percurso do artista até chegar ao palco e entregar à plateia suas emoções, medos e glórias.

Com essa proposta, os artistas brindam o público com um espetáculo próprio e totalmente autoral. "Sempre nos apresentamos com outros artistas, dividimos o palco com companheiros de arte e alunos, mas agora surgiu a necessidade de fazer algo só nós dois, mostrando a intimidade do nosso processo criativo", conta Miri.

Há quase 15 anos, Miri e Jony se dedicam ao ensino e à difusão da arte flamenca, o que envolve muito estudo e dedicação. Jony comenta que, antes de estar no palco e dialogar com a plateia, o artista passa por um longo caminho em que é preciso entrar em contato direto com as próprias emoções. "Resolvemos falar sobre esse processo de criatividade e encontro com a própria essência do artista", diz.

Todo esse percurso, tanto na estruturação de uma carreira quanto na elaboração de um espetáculo, exige muita coragem e persistência para enfrentar as próprias fragilidades. Por meio desse enredo, Miri e Jony, conduzem o público pelo planejamento estético e criativo de uma performance flamenca. O espetáculo "Frágil", que conta com a direção cênica de Ale Kalaf e a participação especial dos músicos Gustavo Rosa (percussão) e Davi Garcia (voz), acontece nos dias 31/8 às 20h e 01/9 às 19h, no Teatro do Paiol.

Serviço:

Quando: 31/8 às 20h e 01/9 às 19h

Onde: Teatro do Paiol

Ingressos: site alô ingressos, Capela Santa Maria - de segunda a sexta - das 9h às 12h e das 14h às 17h30min e no Teatro do Paiol de terça a sexta - das 14h às 18h30min.

Valor: R$ R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Mais informações pelos telefones: (41)95717379 e (41)95202051

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Magnólia abre nova unidade no Shopping Estação

Magnólia abre nova unidade no Shopping Estação

Marca aposta no público moderno e descolado da capital paranaense. A Mag encerrará agosto com 26 franquias espalhadas pelo país

A marca que desde 2018 conquista o Brasil com a arte do cotidiano em papel tem uma novidade para os paranaenses: no dia 15 de agosto a Magnólia abrirá uma nova franquia, desta vez no Estação Curitiba. Esse será o 2º quiosque na capital, alcançando a marca de 26 unidades no país. A Magnólia estimula a organização e a produtividade de jovens e adultos que usam o papel em paralelo ao digital para otimizar o dia a dia.

Thiago Janiques, sócio fundador e diretor de Expansão da Magnólia, explica a importância da nova unidade: “Tivemos ótima receptividade quando chegamos em Curitiba e agora que conhecemos o público e seu nível de exigência, estamos apostando nas nossas operações na região”. Janiques destaca o crescimento acelerado da Mag no estado: “Já estamos em Curitiba e em Maringá e temos sido muito procurados por empreendedores do Paraná”.

Sobre a Mag

Criada na capital federal, a marca acompanha o perfil moderno e as necessidades do público feminino. Com coleções próprias, produtos divertidos, atemporais e funcionais, a Magnólia se transformou em franquia e possui 26 quiosques em 11 cidades brasileiras. Além de Curitiba, a Mag está presente em Maringá, Brasília, Anápolis, Goiânia, Cuiabá, Sorriso, Campo Grande, São Paulo, Mauá, Porto Alegre e Fortaleza. O mix de produtos oferecido nos quiosques da Mag é composto por cadernos, cadernetas, planners, organizadores, agendas, fichários, canetas, marca texto, lápis, clips, washi tape, adesivos, quadros, canecas e souvenirs.

Leveza para o dia-a-dia

Além de sua funcionalidade, a papelaria pode ser usada para trazer mais cor e alegria às tarefas rotineiras, como deixar um recado para um colega, fazer uma lista de compras ou estudar para a prova. “Dizemos que a Magnólia é um colírio para uma mesa de trabalho cinza. Trazemos beleza para a rotina e tornamos o cantinho de estudos um espaço acolhedor”, destaca a diretora de Comunicação da Magnólia, Julia Hueb.

De acordo com a diretora de comunicação, a marca foi inspirada em uma mulher moderna e atemporal, que está ligada às tendências, mas nunca deixa de lado o apreço pelo clássico. “Tais características foram relacionadas à flor Magnólia, que é exuberante e clássica, delicada e ao mesmo tempo forte. É nesse perfil que nos inspiramos para cada criação”, completa Julia.

Sustentabilidade

O compromisso da Magnólia com as diretrizes de sustentabilidade permeia todo o negócio. O processo produtivo dos produtos próprios é considerado limpo, amparado pelos principais selos e entidades certificadoras ambientais do mercado. Um deles é o FSC – Forest Stewardship Council, o selo verde mais reconhecido do mundo, com presença em mais de 75 países. A missão do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shopping_estacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

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