Projeto com restos de persianas une sustentabilidade e inclusão social

Projeto com restos de persianas une sustentabilidade e inclusão social

Descarte consciente e geração de renda para refugiados e pessoas em vulnerabilidade social

O projeto “Eu já fui uma persiana” será lançado em Curitiba, no próximo dia 6 de agosto. A ideia é inovadora e une a necessidade de descarte consciente e a geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social. A união foi perfeita: a empresária Claudia Semprebon de Figueiredo, gerente comercial da Sunshine, queria dar uma destinação digna e adequada aos retalhos de tecidos que são gerados no processo produtivo das persianas. Já Andrea Koppe, presidente da Unilehu - Universidade Livre para a Eficiência Humana, promove oficinas de geração de renda para públicos em vulnerabilidade social. Dessa forma, resíduos limpos de persianas agora são transformados em variados objetos com design exclusivo.

“A ideia inicial era confecção de Ecobags para destinar parte da renda para projetos que atuassem na remoção de lixo dos oceanos”, explica Claudia. Mas o projeto foi além, com a criação da Linha ClaritáEco. Desenvolvida pelo designer Rafael Fagundes, uma completa linha upcycling ganha o Brasil. Vale dizer que upcycling não é reciclagem, mas sim, o reuso de material que não teria mais utilidade ou valor comercial, transformando-se em peças lindíssimas. “O nome foi escolhido com base no conceito do resíduo, já que as persianas servem para controlar a luminosidade dos ambientes. Depois de uma pesquisa etimológica, foi escolhida a palavra Claritá que, em latim, remete ao brilho. Foi incluída o sufixo eco no final para chamar a atenção para esse reaproveitamento de materiais como matéria-prima, ficando mais claro para o consumidor que os produtos da linha são sustentáveis do ponto de vista ecológico”, conta Claudia.

A linha completa possui sete tipos de ecobags, quatro tipos de nécessaires, lancheiras e marmiteiros térmicos, kit ecobag hortifrúti, bolsa fitness, organizadores, embalagem para vinho e estojo. “O grande destaque da Linha ClaritáEco são as ecobags e pacotes de hortifrúti retornáveis – pois eles evitam o uso de sacolas e sacos plásticos, reduzindo fortemente a geração de lixo”, conta Claudia. Os produtos inicialmente estarão à venda na loja virtual da Supera e no showroom da fábrica e, em breve, em mais canais. No dia do evento de lançamento da linha, 100% do lucro dos produtos vendidos serão revertidos para ações da Unilehu.

O valor de cada peça é muito maior que o custo que ele possui, afinal, são confeccionadas, em sua grande maioria, por pessoas em vulnerabilidade social - refugiados do Haiti e Venezuela. Há jovens em formação profissional, terceira idade e mulheres da comunidade que também participam deste grupo.

Quem quiser ser um revendedor poderá se tornar um SUPERAMIGO, um selo que reconhece lojistas que apoiam o programa ao contribuir para as vendas de sua produção, dando sustentabilidade financeira para a iniciativa social. Interessados devem entrar em contato com Andressa Koppe – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3040-3130. Para quem ainda quiser ajudar, é possível doar resíduos de persianas e cortinas para destinar ao programa na utilização da produção da linha. A ressalva fica para a destinação de sobras de fabricação sem uso, pois os produtos foram desenvolvidos para o uso de materiais novos e não do reaproveitamento de persianas usadas.

Exemplos de impacto direto da causa - o senhor Octavius Ottilus é o haitiano mais antigo do grupo, que está no Supera desde 2017, sendo um dos primeiros alunos. Ele aprimorou suas habilidades de costura como produtor e hoje tem na costura a sua principal remuneração. O dinheiro ganho está sendo enviado para o seu país para conseguir trazer a sua família - esposa e filho. Outro exemplo é Emanuelly Nascimento, jovem que veio para o grupo para auxiliar na produção nas funções mais básicas, como corte, revisão e limpeza sem nenhum conhecimento profissional. Foi aprendendo a costurar no cotidiano da produção e está se tornando uma das revelações do programa.

“Nosso maior orgulho, além da ideia de criar o consumo coletivo e consciente com o que chamam de Slow Fashion e upcycling que é a moda de reuso, é a parceria da Unilehu e do Projeto Supera, neste trabalho de inclusão social. Com isso, uma causa simples tomou outro rumo. Afinal, a quantidade de vidas que serão impactadas direta e indiretamente pelos projetos que apoiam a ação, fez tudo fazer sentido”, avaliam as idealizadoras.

Sobre a Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana – é uma instituição social que tem por missão social a inclusão no mundo do trabalho. Uma de suas iniciativas de inclusão é o Supera, um negócio social inovador que une a geração de renda com a confecção de produtos exclusivos. Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, pessoas em vulnerabilidade social são qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Quando os alunos atingem um nível técnico adequado, eles podem se tornar produtores certificados, com possibilidade de remuneração por produção.

Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria-prima para a confecção dos produtos, como também se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido. O Supera amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Esta vocação em produtos verdes e com o viés upcycling e reciclagem inspirou a criação da Linha ClaritáEco, com produtos feitos a partir de resíduos da fabricação de cortinas e persianas.

Sobre Rafael Fagundes - designer com formação e experiência no desenvolvimento de produtos, trabalha no Programa Supera desde o início das atividades em 2016.

Serviço:

Lançamento da Linha ClaritáEco

Data: 06 de agosto

Horário: 16h

Endereço: Unilehu - R. Prof. Doracy Cezzarino, 328

Custo: 100% do lucro dos produtos vendidos no dia do evento serão revertidos para ações da Unilehu.
e-commerce: http://programasupera.org.br

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Conheça os diferenciais da vibrolipo

Conheça os diferenciais da vibrolipo

Técnica permite menor esforço do médico para retirada de gordura

A busca pela retirada das gordurinhas indesejadas é cada vez maior entre os brasileiros. A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) aponta um aumento de 5% no total de procedimentos cirúrgicos no Brasil em 2017. A lipoaspiração é responsável por 14, 6% dos procedimentos realizados no país.

A vibrolipo, ou vibrolipoaspiração, é uma técnica que utiliza um dispositivo elétrico ou mecânico para auxiliar o processo de retirada da gordura corporal. “O aparelho movimenta as cânulas finas, com rapidez, e facilita a retirada da gordura” afirma o médico cirurgião plástico Bruno Legnani. O médico lembra que a técnica é indicada para pacientes que já realizaram o procedimento, pois o dispositivo passa com maior facilidade em áreas com fibrose, comuns quando já foi realizada uma outra lipoaspiração no mesmo local.

Além da vibrolipo, existem outras técnicas de lipoaspiração para eliminar as gordurinhas indesejadas, porém, o médico alerta que todas as técnicas podem trazer bons resultados. “A habilidade do médico, o comprometimento do paciente com as orientações antes da cirurgia e pós-cirúrgicas são essenciais para o resultado final”, afirma Legnani. É importante avaliar, junto com o médico, qual técnica pode ser usada para alcançar o resultado esperado pelo paciente. “O primeiro passo é certificar-se que que o médico é membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, completa.

Sobre Bruno Legnani

O médico cirurgião plástico Bruno Legnani possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), tem residência médica em cirurgia plástica e microcirurgia pelo Instituto Nacional do Câncer e fellow internacional em cirurgia plástica estética na Akademikliniken, na Suécia.

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Crepe francês: Receita europeia agrada brasileiros

Crepe francês: Receita europeia agrada brasileiros

Uma receita francesa que caiu no gosto dos brasileiros, os crepes fazem sucesso seja em estabelecimentos gastronômicos ou para eventos.

Originalmente o crepe era feito sobre uma chapa de metal e levava farinha de trigo, ovos, leite, água, açúcar e baunilha. Mantendo a tradição de produzir os crepes em uma chapa aquecida para garantir uma massa de textura agradável e bem fininha, a Crepe em Casa vem despontando como opção de serviço para quem busca um diferencial para qualquer tipo de evento.

Feitos na hora, os crepes recebem as mais diversas combinações de recheios doces e salgados, sempre com apresentação impecável. A Crepe em Casa também oferece alternativas para aqueles que possuem algum tipo de restrição alimentar. A empresa tem em seus cardápios massas sem glúten, sem lactose e recheios vegetarianos.

Mais informações podem ser obtidas através do (41) 98767-5841 e também via redes sociais: https://www.facebook.com/CrepeemCasaCWB/

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Skank se apresenta em Curitiba com a turnê “Os Três Primeiros”

Skank se apresenta em Curitiba com a turnê “Os Três Primeiros”

Show acontece no sábado, dia 03 de agosto, no Teatro Positivo. Os ingressos estão à venda a partir de R$90

O Skank sobe ao palco no Teatro Positivo, no sábado, dia 03 de agosto, com sua turnê “Os Três Primeiros”, um show que reúne os maiores sucessos dos três primeiros álbuns que marcaram o começo da carreira da banda mineira. Os ingressos estão à venda a partir de R$90, via Disk Ingressos. A produção e realização são da RW7 Production & Entertainment.

O repertório reúne os sucessos dos três primeiros álbuns e algumas das músicas mais representativas do Skank nesse período. Entre as canções que farão parte do repertório do show, estão "Tanto", "Jackie Tequila", "Partida de Futebol", "Garota Nacional", "Tão Seu", "Pacato Cidadão" "Let Me Try Again", "Baixada News", "Sem Terra", "Eu Disse a Ela" e "Te Ver", entre outras.

O single inédito do projeto “Algo Parecido” estreou no Top200 do Spotify e alavancou 28% o número de ouvintes mensais da banda na plataforma. Nas rádios de todo país, a faixa foi #1 no segmento pop/rock. Já o clipe, em uma semana de lançamento, já ultrapassou 380 mil visualizações.

A ideia do projeto surgiu durante os shows comemorativos aos 20 anos do Samba Poconé, a partir dos pedidos de canções do repertório também dos dois primeiros discos (Skank/1993 e Calango/1994). Além disso, nos anos 90, a banda não teve nenhum álbum ao vivo e sempre sentiu falta de um registro dessa sonoridade.

O primeiro disco foi lançado em 1992, de forma independente. Em fevereiro de 1993, depois de contratada pela Sony, a banda remixou o álbum, que vendeu 250 mil cópias. “Calango”, lançado em 1994, é o álbum em que o Skank mais se mostrou influenciado pelo dancehall jamaicano. Vendeu ao todo 1,2 milhões de cópias. Já “Samba Poconé” é o álbum mais vendido da banda e o primeiro da carreira do grupo a receber um cuidadoso lançamento no exterior. Ele foi lançado em 1996 e, ao todo, foram vendidas 1,8 milhões de cópias.

Serviço:

SKANK em Curitiba

Quando: 03 de agosto de 2019 (sábado)

Local: Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

Horário: 21h15

Ingressos: variam de R$90 (meia-entrada) a R$520 (inteira), de acordo com setor e modalidade escolhidos

Setor Azul - R$90 (meia) e R$180 (inteira)

Setor Laranja - R$110 (meia) e R$220 (inteira) - ESGOTADO

Setor Verde Superior - R$150 (meia) e R$300 (inteira)

Setor Verde Inferior - R$120 (meia) e R$240 (inteira)

Setor Rosa - R$200 (meia) e R$400 (inteira)

Setor Branco - R$260 (meia) e R$520 (inteira) - ESGOTADO

Vendas: Disk Ingressos

Forma de pagamento: Dinheiro | Cartão de Débito | Cartão de Crédito em até 4x com acréscimo

Classificação Etária: Livre

Realização: RW7 Production & Entertainment

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Passeios e presentes: Shopping Curitiba tem a experiência completa para o Dia dos Avós

Passeios e presentes: Shopping Curitiba tem a experiência completa para o Dia dos Avós

Nesta sexta-feira (26/07) é comemorado o Dia dos Avós. Para quem busca ideias e sugestões e não quer deixar a data passar em branco, o Shopping Curitiba oferece diversas opções de gastronomia, presentes e lazer.

Confira algumas opções:

Presentes

Lojas dos mais diversos segmentos compõem os corredores do Shopping Curitiba, possibilitando encontrar o presente ideal para cada estilo de avô e avó. Artigos do lar, diversos, calçados, vestuário, acessórios, perfumaria, chocolataria, livros e joias estão entre as opções.

Gastronomia

Para quem não dispensa um almoço especial, um café quentinho ou um jantar diferente, restaurantes, cafeterias, e sorveterias estão à disposição.

Lazer

Ainda há a opção de curtir um cineminha com os avós. A programação completa diária do Cinesystem Shopping Curitiba pode ser conferida pelo site www.shoppingcuritiba.com.br/cinema .

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

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