Suptropikal traz para Curitiba grandes nomes da economia criativa

Suptropikal traz para Curitiba grandes nomes da economia criativa

Design, moda, finanças e diversidade estão entre os temas das aulas que serão ministradas por especialistas das áreas

Conhecido por promover workshops que possibilitam, além de novos conhecimentos, a conexão entre pessoas, o Subtropikal, considerado um dos maiores festivais de criatividade do Brasil, apresenta em 2019 uma novidade ao público curitibano: masterclasses inéditas com grandes nomes das áreas de design, moda, diversidade e finanças. O festival, que terá sua quarta edição na capital paranaense, acontece entre os dias 3 e 9 de agosto no Cine Passeio, centro cultural inaugurado há apenas 3 meses no coração de Curitiba, e as inscrições para as aulas já estão abertas por meio do site Sympla (www.sympla.com.br/subtropikal).

“Moda com propósito” será um dos temas das atividades da programação do Subtropikal 2019. A masterclass de 2h de duração será ministrada pelo especialista em moda e comportamento André Carvalhal, que vem a Curitiba para se conectar com o mercado de moda local e tecer novos valores para o público participante. André é escritor e atual diretor criativo da marca co.criativa AHLMA, conhecido por utilizar preceitos de sustentabilidade, desdobrando conceitos do chamado "marketing da nova era".

Para os apaixonados por design será apresentada a masterclass “Design Afetivo”, com a MOCA Arquitetura. As sócias da empresa, Katia de Azevedo e a Ana Sikorski, vão apresentar tópicos como: design emocional, resgate a memória afetiva e criação de projetos afetivos. Na aula, os participantes aprenderão sobre como o design é uma construção contínua que atende as necessidades do cliente e que caminha junto com sensações, emoções e desejos. A MOCA Arquitetura é responsável pela criação de espaços como o Botanique (Café, Bar, Plantas), Orna Café e o Hanuman Café, ambos na capital paranaense.

Com um dos temas mais populares da atualidade, a especialista Maria Teresa Fornea, da startup Bcredi, apresentará a masterclass “Finanças para Negócios Criativos”, que vai ensinar como trabalhar com criatividade, mantendo as contas longe do vermelho. No evento, a palestrante explicará quais são os itens básicos para manter um negócio sustentável, seja ele produto ou serviço, além de abordar temas como captação de investidores, planejamento de carreira criativa, entre outros.

Outra atração inédita do Suptropikal 2019 é a masterclass “Diversidade na Comunicação”, que tem como objetivo convidar publicitários, estudantes, jornalistas e pessoas que trabalham diretamente com informação para o grande público para o manifesto “Precisamos criar uma nova cultura em torno da diversidade”. Ministrada por Isabel Aquino, uma publicitária e pesquisadora de Salvador que está à frente do TODXS, um estudo sobre como gênero e raça são representados na publicidade em todo o país. A aula fará com que o público pense em novos caminhos para uma comunicação mais diversa e inclusiva – indispensável para os novos tempos.

As inscrições para as masterclasses do Subtropikal podem ser feitas pelo Sympla (www.sympla.com.br/subtropikal), com preços a partir de R$ 70,00. A Stella Artois é a cerveja oficial do Subtropikal, que tem o patrocínio do James Delivery, Tasty Salad Shop e da Imaginarium, e apoio da RedBull, Fundação Cultural de Curitiba e ICAC. Todos os detalhes e a programação completa do evento estão disponíveis no site www.subtropikal.com.br.

Add a comment

Festival de Blues é atração em Bombinhas no mês de julho

Festival de Blues é atração em Bombinhas no mês de julho

Evento acontece entre os dias 18 e 21, com música, gastronomia, cervejas artesanais, vinhos catarinenses, artesanato, grafite e exposição de carros antigos

Atrações culturais, exposições, ocupação de espaços públicos e sustentabilidade são a tônica do 1º Bombinhas Blues Festival, evento que movimenta a mais bela praia do litoral catarinense entre os dias 18 e 21 de julho. A proposta é oferecer opções de entretenimento para moradores e turistas neste período de baixa temporada.

O evento, que é totalmente gratuito, terá como arena principal O Alquimista Burger, na Praia de Morrinhos, onde o ritmo do blues agita as quatro noites da programação. Além da música, gastronomia, cervejas artesanais, vinhos catarinenses, artesanato, grafite e exposição de carros antigos fecham a mescla de atrações. Na programação estão shows de artistas brasileiros, como Solon Fishbone, The Headcuters, Marzio Lenzi e Cristiano Ferreira, além de atrações internacionais, como o chileno Gonzalo Araya.

Outras atrações do festival poderão ser conferidas em espaços públicos, com objetivo de facilitar o acesso das pessoas à cultura. Segundo os organizadores, o Bombinhas Blues Festival promoverá apresentações nas ruas da cidade. O “Blues ao pôr do sol”, em Canto Grande, terá pocket-show e intervenção com grafiteiros. O mesmo acontece no “Blues na calçada”, no centro de Bombinhas.

O festival demonstra, ainda, uma preocupação muito significativa com a sustentabilidade, um dos pilares do projeto. Todo o material personalizado do evento foi produzido de maneira a reduzir os impactos ambientais do evento: canudos de metal, camisetas confeccionadas em matéria-prima natural e copos retornáveis, evitando a utilização de plásticos descartáveis e micro-plásticos nos tecidos das camisetas. Na arena principal do festival, haverá a separação correta dos resíduos gerados, a fim de promover o descarte consciente.

A programação pode ser conferida na página oficial do evento no Facebook (facebook.com/bombinhasblues/) e no Instagram (@bombinhasblues).

Onde se hospedar

Para quem pensa em visitar a cidade, uma alternativa são os imóveis de locação, que permite a experiência de curtir a cidade como um morador local. Única empresa imobiliária com serviço de hotelaria na cidade de Bombinhas, a Mattos Investimentos conta com um leque de imóveis de alto padrão para locação. São apartamentos finamente mobiliados e decorados, localizados em condomínios totalmente equipados – com piscina, academia, estacionamento, área gourmet – e ainda sistema de vigilância 24 horas. Todos os empreendimentos estão em áreas centrais, com localização e acesso facilitado às praias, comércios e demais atrações da cidade, e contam com valores de estadias super reduzidas na baixa temporada e bastante atrativas, se comparadas aos melhores hotéis da região.

Serviço:

O quê: Bombinhas Blues Festival

Quando: 18 a 21 de julho (quinta-feira a domingo)

Onde se hospedar: Mattos Investimentos

https://www.mattosinvestimentos.com

https://www.facebook.com/mattosinvestimentos

@mattosinvestimentos

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Central de Atendimento: (47) 3366-8151

Locações e Reservas: (47) 9 9215 3733 / (47) 9 9920-7491

 

Add a comment

Café Zurich lança menu especial de cremes

Café Zurich lança menu especial de cremes

Além dos cafés especiais, o estabelecimento também serve deliciosos pratos quentes para aquecer o Inverno curitibano

Inverno sempre pede uma comida quentinha, não é? Entre as tantas opções existentes, as sopas e cremes são uma unanimidade quando falamos em preparos tradicionais para os dias mais frios do ano. O Café Zurich, um dos endereços famosos da gastronomia curitibana, possui um cardápio especial de cremes deliciosos, perfeitos para os dias gelados.

No cardápio do Zurich, o público encontra três deliciosas opções de cremes acompanhados de torradinhas: Creme de batatas e alho-poró com linguiça Blumenau crocante (R$ 23,60), Creme de ervilha com lombo defumado (R$ 21,70) e Creme de abóbora com coalhada e amêndoas tostadas (R$ 20,90). Para completar, o empreendimento oferece, ainda, uma grande quantidade de preparos quentes, entre eles omeletes, crepes, sanduíches e quiches.

O Café Zurich fica no Shopping Novo Batel (Alameda Dom Pedro II, 255), no bairro Batel. Mais informações na página oficial do empreendimento no Facebook: www.facebook.com/cafezurichcuritiba/.

Add a comment

1º Container Brahma Express do Brasil abre as portas com 100 chopes a R$ 1 nesta sexta-feira

1º Container Brahma Express do Brasil abre as portas com 100 chopes a R$ 1 nesta sexta-feira

O empreendimento inédito no país vai funcionar no Espaço Havilá, novo complexo gastronômico da cidade de Curitiba

Nesta sexta, dia 12 de julho, o Espaço Havilá, mais novo complexo gastronômico da cidade de Curitiba, abrirá suas portas. Para celebrar a data, o Container Brahma Express, o primeiro do Brasil, vai promover uma ação bem especial. O empreendimento vai vender 100 chopes por apenas R$ 1. Para participar da ação, basta retirar uma das senhas a partir das 18h.

Além do Container Brahma Express, o Espaço Havilá terá diversas outras opções para quem ama bebidas de qualidade, entre elas o 360 Bar, que trará todo o conceito da marca de gins Tanqueray, oferecendo ao público uma viagem por drinks de todo planeta. Além disso, o público terá à disposição um bar de cervejas artesanais (HOP – Chopp Artesanal).

Na divisa entre os bairros Novo Mundo e Xaxim, o novo complexo gastronômico traz mais de 20 operações em uma área de 10 mil metros quadrados, além de proporcionar às famílias um ambiente amplo e acolhedor, com espaço kids, Kinder Park, estúdio de tatuagem (Rituall), loja de roupas (Havilá Store), estacionamento e palco para shows.

O Espaço Havilá foi implantado entre os bairros Novo Mundo e Xaxim, com entrada pela BR-116 (nº 15739) e pela Rua Francisco Derosso (nº 161). O empreendimento vai funcionar, a partir do dia 12 de julho, de terça a sexta, das 18h às 23h, aos sábados, das 11h às 23h, e aos domingos, das 11h às 22h. Mais informações no site www.havila.com.br.

Add a comment

Brasileiro cria conservante natural que substitui agrotóxico e se destaca em feira internacional de ciências

Brasileiro cria conservante natural que substitui agrotóxico e se destaca em feira internacional de ciências

Com 16 anos, João Pedro Silvestre Armani criou solução que conserva laranjas por mais de 50 dias

A safra brasileira de laranjas é a maior do mundo desde 1980, quando o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e, hoje, são produzidas aproximadamente 245 milhões de caixas todos os anos. Até hoje, essa grande produção demandava a utilização de agrotóxicos para conservação, substância conhecida pelos inúmeros malefícios causados ao meio ambiente e à saúde humana - segundo estimativas da Fiocruz, em 2017 aproximadamente 700 mil pessoas podem ter sido vítimas diretas dos agrotóxicos no Brasil. 

Foi pensando nisso que o estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Gabriela Mistral, em Palotina (PR), João Pedro Silvestre Armani, decidiu procurar meios melhores e menos tóxicos de conservar frutos. Como na cidade em que mora a produção de camarões é grande e o descarte da carapaça de camarão de maneira inadequada também contamina o meio ambiente, o estudante resolveu unir as duas necessidades.

“Eu utilizei a carapaça de camarão, que é descartada, extraí o biopolímero chamado quitina e transformei em quitosana. A partir disso, formei uma solução de quitosana e cera de abelha para realizar testes de conservação nas frutas”, explica João Pedro. No total, foram 150 laranjas analisadas com seis tratamentos diferentes - e a mostra com a solução criada pelo estudante foi a que obteve o melhor resultado, sobrevivendo mais de 50 dias em temperatura ambiente sem sinais de desgaste no fruto. “Desse modo, encontrei uma forma de substituir os agrotóxicos, ao mesmo tempo em que evitamos o descarte da carapaça dos camarões”, comemora.

O projeto, intitulado “Revestimentos comestíveis na pós colheita de laranja” foi realizado durante o ano de 2018 no Colégio Gabriela Mistral, conveniado ao Sistema Positivo de Ensino, e contou com a orientação da professora Carlise Debastiani e co-orientação da diretora Lucilda Rumilda Fries Binsfeld. Sendo vencedor da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, da USP), o trabalho ganhou vaga para a Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, realizada anualmente nos Estados Unidos, onde conquistou o 3º lugar mundial da competição. A Intel ISEF é a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Participaram do evento projetos de 70 nações e territórios diferentes de todo o mundo.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos