Avanços no tratamento do câncer de bexiga foram tema de debate no ASCO 2019

Avanços no tratamento do câncer de bexiga foram tema de debate no ASCO 2019

Encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica contou com a participação de Manuel Caitano Maia, do COP, que enalteceu o progresso nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia em câncer de bexiga

Ocorrido entre 31 de maio e 4 de junho, o 55º Encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2019) foi cenário de discussão e apresentações de resultados importantes para o combate a tumores geniturinários, como o câncer de bexiga.

Entre os destaques, um estudo indicou que uma nova droga, chamada enfortumab vedotin, conseguiu 12% de resposta completa (desaparecimento do tumor) no tratamento, além de 32% de resposta parcial em casos de pacientes com câncer de bexiga que não haviam obtido respostas positivas para terapias a base de platina e imunoterapia.

“Esse é um grande avanço para o tratamento do câncer de bexiga, que até pouco tempo não possuía alternativas além da quimioterapia”, destaca Manuel Caitano Maia, Oncologista do Centro de Oncologia do Paraná (COP), presente no evento. “Um outro estudo interessante apresentado é de um grupo do Egito, em pacientes com câncer de bexiga localizado que foram operados com cistectomia radical. Os pacientes foram randomizados para receber radioterapia ou quimioterapia padrão. O estudo tentou avaliar se algum dos tratamentos era superior em relação a sobrevida global. Os resultados mostraram, porém, que as duas formas de terapia produziram conclusões semelhantes”. A única diferença que fala a favor da radioterapia em relação a quimioterapia seria uma maior taxa de controle local.

Estatísticas

Para o Brasil, estimam-se 6.690 casos novos de câncer de bexiga em homens e 2.790 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 6,43 casos novos a cada 100 mil homens, ocupando a sétima posição; e de 2,63 para cada 100 mil mulheres, ocupando a 14ª posição no país.

Sobre o COP

Desde 1991, o Centro de Oncologia do Paraná (COP/PR) se dedica ao tratamento do câncer, priorizando um atendimento exclusivo, sempre atualizado e com ênfase no relacionamento médico-paciente. Conta com um corpo clínico qualificado, com profissionais especializados na área de cancerologia, incluindo cirurgia oncológica, vídeo-cirurgia, oncologia clínica, mastologia, oncologia pediátrica, e oncologia ginecológica. Possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, hematologia, farmacêuticos, nutricionistas e psicóloga.

Add a comment

Antiga fábrica do Café Damasco vai ganhar bar de drinks e balada

Antiga fábrica do Café Damasco vai ganhar bar de drinks e balada

O Clube Inbox, que será inaugurado no dia 12 de julho, trará para Curitiba um conceito inédito inspirado nas primeiras festas de música eletrônica

Durante décadas, o Café Damasco foi uma das marcas mais conhecidas do Estado do Paraná. Sua fábrica, localizada na BR-277, era um ponto de referência para quem estava chegando em Curitiba vindo do interior paranaense. A história de sucesso acabou em 2010, com a venda da empresa para uma multinacional e transferência das atividades para o Estado de São Paulo. Mas agora, o espaço que estava abandonado há quase uma década ganhará vida nova. A partir do dia 12 de julho, a estrutura da antiga fábrica vai sediar o Clube Inbox, um complexo de entretenimento que contará com um bar de drinks, operações gastronômicas e uma casa noturna focada em música eletrônica.

O Clube Inbox foi inspirado nos primeiros eventos de música eletrônica, que surgiram em Londres, nas décadas de 1980 e 1990. Na época, as festas revolucionárias tinham como palco grandes prédios e comércios abandonados, que davam ao estilo musical o ar de rebeldia e um mistério todo especial. A ideia do Inbox é propor uma experiência única para os curitibanos, com momentos inesquecíveis e marcados por um serviço de excelência. A experiência especial começa pelo conceito e, principalmente, pela infraestrutura que atenderá o público com uma qualidade única na cidade.

O Clube Inbox, que terá uma estrutura com 240m², vai funcionar de quarta a sábado, a partir das 18h. Um dos grandes destaques do empreendimento será o bar de drinks autorais, que terá capacidade para 52 pessoas sentadas e contará com a assinatura do premiado Romero Brito, que recebeu, em 2018, o prêmio de Melhor Bartender do Sul do Brasil no Concurso Diageo World Class, maior competição de bartenders do planeta. Na carta exclusiva da casa, com mais de 20 opções, o público vai encontrar grandes clássicos da coquetelaria mundial e preparos desenvolvidos com exclusividade para o bar curitibano. Além dos drinks, o empreendimento vai oferecer cervejas, vinhos e espumantes. Se durante a noite bater a fome, o espaço vai oferecer ainda operações gastronômicas exclusivas, que irão trabalhar com preparos para todos os gostos, entre eles hambúrgueres e cachorro quente estilo americano.

Nas sextas e sábados, além da abertura normal do bar, o Inbox contará com uma programação especial focada na música eletrônica, com a abertura da pista que terá capacidade para 800 pessoas. Nesses dias, a casa vai receber festas incríveis, comandadas por grandes DJs nacionais e internacionais. A curadoria musical será outro grande diferencial do empreendimento. Nos próximos meses, o clube vai receber grandes nomes internacionais como Shonky, Leo Pol, Subb Ann, Yaya, Adam Shelton e Tomy Wahl.

Alma industrial

O Inbox manterá toda a essência da antiga fábrica do Café Damasco, potencializada por uma iluminação planejada nos mínimos detalhes. A estrutura do barracão original será mantida, preservando a história do espaço. As baquetas do bar, por exemplo, foram desenvolvidas a partir das cadeiras do antigo auditório. Já as prateleiras que acomodam as bebidas no novo bar surgiram a partir da utilização de materiais encontrados entre os escombros da indústria desocupada. Para dar um clima ainda mais urbano para o espaço, as paredes do clube receberam grafites do artista Rodrigo Nickel.

O Clube Inbox foi instalado na antiga fábrica do Café Damasco, na Rua Delfina Braga Visioni (nº 3661). O espaço vai funcionar de quarta a sábado, a partir das 18h, além de receber festas especiais em alguns domingos. Mais informações no site www.clubeinbox.com, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou nas redes sociais oficiais do empreendimento no Instagram e no Facebook.

Add a comment

Rafa Gomes faz show beneficente em Curitiba

Rafa Gomes faz show beneficente em Curitiba

Evento vai arrecadar fundos para programa que beneficia a formação acadêmica de estudantes de baixa renda

No dia 24 de agosto, em Curitiba, a cantora Rafa Gomes, conhecida nacionalmente por participar do reality show ‘‘The Voice Kids’’, fará uma apresentação beneficente no Colégio Marista Santa Maria. O intuito do evento é arrecadar fundos para o Programa Bom Aluno, que acompanha e incentiva o desenvolvimento de alunos de baixa renda, bom rendimento escolar e comprometimento, proporcionando a oportunidade de uma formação acadêmica de excelência a partir do 7º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino superior.

Os ingressos serão vendidos pelo site Disk Ingressos, com valores a partir de R$ 30. O primeiro lote estará disponível para compra a partir de 4 de julho.

O diretor do Colégio Marista Santa Maria, Everson Ramos, destaca a importância do show, que alia cultura à educação, fazendo com que as crianças e adolescentes se interessem cada vez mais pelo aprendizado. ‘‘Esse evento é importante para que nós, como cidadãos e instituição, possamos ajudar a conscientizar a população de que é indispensável o acesso a uma educação de qualidade para todos’’, afirmou.

“O Bom Aluno e o Colégio Marista Santa Maria têm uma parceria consolidada há anos, por meio de bolsas de estudos. Esse apoio das instituições de ensino e sociedade civil é de fundamental importância para que o Programa mantenha seu funcionamento. Parcerias como essa nos fortalecem e ser a instituição escolhida como beneficiada nesta ação é um grande privilégio para nós. Será uma grande noite, tenho certeza!” destaca a gerente do Instituto Bom Aluno do Brasil, Maria Isabel Dittert.

O Programa Bom Aluno atende atualmente em torno de 500 crianças e adolescentes em todo o País. Só em Curitiba são 200 alunos em formação.

Serviço:

Rafa Gomes - Show beneficente

Local: Teatro Marista Santa Maria - Colégio Marista Santa Maria – Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, 98 - São Lourenço, Curitiba (PR)

Data: 24/8/2019

Horário: 19h (abertura às 17h45)

Entrada: R$ 30 (meia-entrada), R$ 60 (entrada inteira para plateia), R$ 40 (meia-entrada vip), R$ 80 (entrada para área vip)

Mais informações: Disk Ingressos

Add a comment

Para cada empresa fechada em 2019 outras três foram abertas, segundo Empresômetro

Para cada empresa fechada em 2019 outras três foram abertas, segundo Empresômetro

Maioria dos negócios criados e encerrados está na área varejista de vestuário

Os últimos dados do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de mercado, mostram que para cada empresa que foi fechada este ano, três foram abertas.

“É uma tendência da economia brasileira. A busca pelo espaço no mercado, a necessidade de gerar renda e a facilidade de promover a regularização e cadastro de empresas faz com que o número aumente”, diz o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Nos últimos três anos, o comércio varejista de roupas e acessórios foi a atividade mais escolhida pelos empreendedores brasileiros, isso se reflete também na mortalidade das empresas.

“A consequência é a concorrência, o que, por sua vez, faz com que mais desses negócios fechem”, afirma Amaral, que acredita que até o final do ano esses números se mantenham.

Isso porque no ano de 2018 foram fechadas mais empresas do que abertas, um saldo negativo de 5%, mais de 2,4 milhões de cadastros foram encerrados naquele ano.

Desde 2014 a taxa de mortalidade foi subindo, até atingir o ápice no ano passado, mas 2019 começou com novo ânimo; além de mudanças na legislação, que trouxeram facilidades e redução da burocracia, e o contínuo acesso ao crédito.

“O que analisamos foi pura e simplesmente as empresas que tiveram seus cadastros no CNPJ encerrados, isto é, deixaram de existir de forma regular”, conta o CEO.

A média de crescimento dos últimos seis anos mostra que para cada empresa fechada, foram abertas 1,34. Veja a tabela comparativa abaixo.

ANO     TOTAL DE EMPRESAS BAIXADAS       TOTAL DE EMPRESAS ABERTAS
2014     567.368                                         1.193.401
2015     1.677.349                                      1.586.525
2016     1.420.367                                      1.717.190
2017     1.001.739                                      1.999.337
2018     2.478.767                                      2.345.345
2019     442.346                                         1.296.864

Para Amaral os dados somente ilustram um cenário comum em mercados como o das Américas, por exemplo, onde todos buscam uma oportunidade, mas nem sempre há o sucesso numa primeira empreitada.

“O empresário irá sofrer vários tombos pelo caminho, mas aquele que os superar e aprender com os erros irá prosperar, além de ajudar nosso país gerando renda e empregos”, conclui o empresário.

Add a comment

Garage Vinhos e The Market anunciam parceria inédita

Garage Vinhos e The Market anunciam parceria inédita

Loja especializada em vinhos será a responsável pela harmonização das receitas disponibilizadas pela startup gastronômica

A Garage Vinhos, loja conceito da Bodegas Wine na cidade de Curitiba, e o mercado de receitas The Market acabam de lançar uma parceria inédita. O The Market é uma startup comandada por chefs de cozinha que tem como proposta a criação de receitas de nível profissional que podem ser feitas em casa. Os clientes que adquirem as receitas do site recebem em casa os ingredientes e o modo de preparo dos pratos. Agora, quinzenalmente, a Garage Vinhos será responsável pela harmonização das receitas oferecidas pelo The Market.

A primeira receita resultante da parceria é o Steak Frites com Molho Especial de Mostarda, um delicioso prato composto por um suculento entrecôte e batatas fritas crocantes. O vinho escolhido pela Garage para acompanhar o preparo é o Las Perdices Syrah Viognier 2017. “Seguindo as técnicas de harmonização, para este molho, que tem leve apimentado e sutil adstringência, nada melhor que um Syrah. Essa uva combina perfeitamente com a pungência da mostarda pois tem acidez para contrastar com o toque apimentado. Além disso, fica equilibradíssimo com a suculência da carne”, explica Nicole Negrão Gomes, Sommelier da Garage Vinhos.

O Steak Frites com Molho Especial de Mostarda harmonizado com o rótulo Las Perdices Syrah Viognier 2017 pode ser adquirido pelo site www.themarket.com.br. A próxima receita da parceria, que será lançada em meados de julho, ainda não foi anunciada, mas o público curitibano pode esperar novidades surpreendentes.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos