Indústria brasileira da multipropriedade atinge VGV de R$ 59,9 bilhões

Indústria brasileira da multipropriedade atinge VGV de R$ 59,9 bilhões

Indústria brasileira da multipropriedade atinge VGV de R$ 59,9 bilhões

Inédito, estudo desenvolvido pela Caio Calfat Real Estate Consulting e a ser apresentado hoje (17/05) durante ADIT Share, na Costa do Sauípe (BA), revela aumento de 15% no volume de lançamentos em território nacional, destacando crescimento de mais de 40% no valor geral de vendas (VGV)

Uma forma inovadora de adquirir imóveis. Essa é uma das propostas da multipropriedade, modelo de negócios que se popularizou nos Estados Unidos há décadas e vem se consolidando no Brasil. O sistema funciona com base na compra de propriedades por investidores que adquirem uma ou mais frações de um determinado imóvel e dividem tanto o direito de uso quanto as responsabilidades financeiras com os demais cotistas. E mais: os coproprietários podem optar por se hospedar, alugar ou intercambiar seu imóvel com propriedades em outros destinos.

A prova mais concreta da maturidade dessa indústria é seu constante crescimento, registrada ano após ano no estudo mercadológico “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil”. A edição 2023, a ser lançada hoje, 17 de maio, traz resultados do ano anterior e revela indicadores acima das expectativas, a começar pelo aumento de 43,3% do valor geral de vendas (VGV) potencial, um dos índices mais relevantes para esse segmento. O setor também comemora alta de 15,4% na oferta de empreendimentos que operam neste modelo em território nacional, saltando de 156, em 2022, para 180, em 2023.

A pesquisa tem base em informações coletadas no banco de dados da Caio Calfat Real Estate Consulting, um dos maiores especialistas do segmento na América Latina, combinadas a pesquisas junto aos agentes do setor. Das 180 multipropriedades mapeadas, 97 estão prontas, 69 em construção e 14 em fase de lançamento. As regiões Sul e Nordeste lideram a oferta com, respectivamente, 54 e 51 multipropriedades. Em seguida vêm o Sudeste (43), Centro-Oeste (26) e Norte (6).

Os dados acima registram a história do setor de multipropriedades. Contudo, a base de análise financeira e de tendências do relatório, considerou o mercado corrente nacional, que é composto por projetos que estão prontos há menos de cinco anos e/ou possuem estoque de frações inferior a 95%. Esse universo é composto por 104 os empreendimentos que se enquadram nesse cenário (sendo 50 imóveis em construção, 41 prontos e 13 em lançamento), queda de 9,6% na comparação com os 115 registrados em 2022.

Mercado corrente nacional
O número de unidades habitacionais saltou de 22.398, no mapeamento de 2022, para 25.672 (+14,6%) e o VGV potencial desse grupo de multipropriedades chegou a R$ 47,1 bilhões, crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior quando o índice no mercado corrente nacional atingiu R$ 34,1 bilhões. Empreendimentos em construção lideram o resultado, com VGV de R$ 24,3 bilhões, seguido pelos prontos (R$ 16,2 bilhões). Entre as UHs, o estudo destaca 12.608 em construção, 9.717 prontas e 3.275 em fase de lançamento.

Aumentos também foram registrados no número de frações – 628.260, em 2022, e 705.672, em 2023 – e no valor médio delas. Em 2022, cada fração valia R$ 54.201 (ou R$ 57.231, se for considerado o IPCA acumulado de 12 meses) enquanto em 2023 elas chegam a R$ 66.778. O valor médio por status de projeto é de R$ 70.743 (obras prontas), R$ 65.311 (lançamentos) e R$ 64.746 (em construção). 

A média de uso continua a mesma do ano anterior (1.9 semana por fração adquirida), mas varia de acordo com o status do projeto: 2,2 semanas por fração no caso de multipropriedades prontas, 1,8 para as em construção e 1,7 para os lançamentos.

Os resultados são motivados pelos benefícios que a multipropriedade traz tanto ao perfil de investidor – que tem à disposição um modelo de negócio sólido e confiável – quanto ao viajante – que encontra nela uma forma mais racional de aproveitar os momentos de lazer, já que existem empresas especializadas em promover o intercâmbio em diferentes destinos do mundo. É o caso da RCI, maior intercambiadora de férias do mundo, com mais de 4.300 resorts afiliados em mais de 100 países e que tem no Brasil um de seus mercados prioritários. “O país é o terceiro no ranking global, depois dos Estados Unidos e México/Caribe” revela Fabiana Leite, diretora de Desenvolvimento Negócios América do Sul da RCI e coordenadora da Comissão de Propriedade Compartilhada da ADIT Brasil.

Os negócios da RCI seguem em linha com as conclusões de crescimento e diversificação relatados pelo estudo. “2022 foi o melhor ano de toda nossa história, em termos de afiliações”, comemora Fabiana Leite, informando que o Brasil teve 22 novas afiliações com direito a estreia em novos destinos e regiões que chegam para somar ao portfólio, como Maraú, na Bahia; Gravatá, em Pernambuco; e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, além de destinos conhecidos e demandados como Porto Seguro (BA); Porto de Galinhas (PE); Praia Grande e Ubatuba (SP); Búzios (RJ); Penha (SC) e Pipa (RN). “Além disso, confirmamos dois projetos The Registry Collection, que são o Own Time Home Club Gramado, em Gramado, no Rio Grande do Sul (RS), e o Casa Búzios, em Búzios, no Rio de Janeiro”, finaliza.

Além dos novos empreendimentos, a RCI confirma a abertura de mais de 25 novas salas de vendas, ultrapassando 200 espaços especialmente criados para informar e comercializar os produtos e serviços disponibilizados pela RCI em 78 destinos e 17 estados brasileiros – e que se somam ao leque de ofertas mundiais da companhia.

Também a Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquia de hotéis de todo o mundo, com mais de 9.100 empreendimentos em 95 países, comemora dois marcos importantes: ser a única empresa global a administrar empreendimentos de multipropriedade no Brasil e ter alcançado a marca de 14 projetos de multipropriedade em seu portfólio – entre operações e contratos assinados.

Os dois contratos assinados mais recentemente são os projetos Ramada by Wyndham Jaguaruna e o Dazzler by Wyndham Praia do Rosa, ambos em Santa Catarina e desenvolvidos pela FS Empreendimentos, com 88 e 44 apartamentos respectivamente. Essas conquistas ainda marcam a chegada da marca Dazzler by Wyndham no Brasil, o que faz a rede global atingir 9 bandeiras em solo brasileiro dentro de suas 24 marcas existentes ao redor do mundo. A nova marca traz um estilo urbano com soluções simples, convenientes e relevantes para a estadia.

Segundo a Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Wyndham, Maria Carolina Pinheiro, “o nosso desenvolvimento no setor de multipropriedade é explicado pela maturidade do mercado. Cada vez mais os investidores buscam marcas fortes globais que vão dar aos empreendimentos credibilidade na venda das cotas, um know-how de operação consolidado, além de um suporte turn-key, ou seja, apoio desde o projeto até a operação, e uma capilaridade em visibilidade”.

Para este ano de 2023, a Wyndham, que já conta com 37 hotéis em operação no Brasil, planeja assinar ao menos mais 10 contratos, dos 50 que são a meta para a América Latina, região onde o país está inserido. “O desafio existe, mas o mercado está em busca de soluções completas como a nossa. E é isso que nos faz ter a certeza que vamos alcançar essa marca.” O time de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham estará no evento ainda com os executivos Armando Ramirez e Luciana Kuzuhara.

Do Brasil, a primeira administradora e gestora profissionalizada de multipropriedade do País, a Livá Hotéis & Resorts destaca que mantém os olhos atentos às tendências e oportunidades, mas leva em conta os aprendizados de mais de três décadas em gestão hoteleira – a empresa é um dos braços de negócios da Atrio Hotel Management, uma das três maiores administradoras hoteleiras do Brasil e primeira de capital 100% nacional –, experiência que permite ampliar o escopo de atuação da Livá para além da operação, fazendo com que a empresa ofereça desde a orientação para compra do terreno no qual se pretende construir o empreendimento, consultoria e modelagem jurídica para a implantação, concepção do projeto e monitoramento de todas as fases da obra até a entrega para a operação.

A empresa está na Costa do Sauípe com uma comitiva integrada por Beto Caputo, João Cazeiro, Rafael Almeida, Fabíola Lima, Israel Isaac e Rafael Delgado, que integra o painel “Desafios de uma Operação Hoteleira- Condominial – Como pagar a conta, onde estão os indicadores e quais cuidados os desenvolvedores devem considerar”. “O ADIT Share é uma oportunidade valiosa de acessar, compartilhar e aprender com as melhores práticas, além de ser um excelente ambiente para trocade ideias e para networking, considerando a ampla presença de investidores, consultorias, construtoras, incorporados e redes hoteleiras nacionais e internacionais”, diz Delgado.

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Curitiba: Programa seleciona startups para acelerar o crescimento   

Curitiba: Programa seleciona startups para acelerar o crescimento  

Curitiba: Programa seleciona startups para acelerar o crescimento 

Escolhidos terão participação societária, aporte financeiro, apoio operacional, tático e estratégico; Evento terá transmissão ao vivo 

Acontece amanhã (18/05) a terceira etapa do Starting 2023, um programa de aceleração diferenciado e idealizado pela Start Growth. Com 118 startups de todo Brasil inscritas, a ação pretende escolher três finalistas que receberão aporte financeiro de até R$ 7 milhões de um fundo de investimentos, apoio operacional, tático e estratégico para impulsionar o crescimento dos negócios.

O evento será realizado na sede da Start Growth, em Curitiba (PR) e terá representantes dos ecossistemas de empreendedorismo e startups do Paraná que incluem o Vale do Pinhão, Sebrae, Habitat Senai/FIEP, Inovação Fecomércio, Condor Connect, Honey Island Capital, TM3 Capital, Malbec Angels e Uex. Outros investidores, empreendedores e mentores de startups convidados também vão participar. O público poderá acompanhar tudo ao vivo, às 17h, pelo www.youtube.com/startgrowth 

“As finalistas serão selecionadas após avaliações mais profundas, levando em consideração diversos aspectos como planejamento, estratégias de vendas e crescimento, índice de satisfação dos consumidores, potencial do produto, perfil dos sócios, cultura interna, relacionamento com investidores passados, conversas com fornecedores e clientes”, explica Marilucia Pertile, fundadora e sócia da Start Growth. 

No rumo certo

O Starting 2023 surgiu da necessidade de empreendedores de startups em tracionar as vendas e desenvolver as áreas do negócio que ainda precisam de suporte para alcançar lucratividade e crescimento de escala.

Com um método próprio validado - testado e comprovado como eficiente – o programa de aceleração permite que as empresas escolhidas tenham uma base sólida para expandir de forma mais assertiva.

“Essa abordagem é crucial, uma vez que escalar de maneira desordenada e sem direção pode levar as startups a terem dificuldades em manter a qualidade de seus produtos ou serviços, além de aplicar recursos desnecessários em relação às demandas dos clientes”, destaca Marilucia.

Dentre os exemplos de sucesso de empresas aceleradas pela Start Growth, a Pontomais - atualmente a maior plataforma de gestão e controle de ponto eletrônico do Brasil - é um caso emblemático. Com o suporte financeiro e o trabalho da equipe, a empresa conquistou 21 mil clientes em apenas seis anos, ampliou sua rede de representação para 1.200 canais e manteve-se por quatro anos consecutivos na lista do Great Place to Work, que aponta ótimos lugares para trabalhar. Esses resultados chamaram a atenção de grandes grupos e a Pontomais foi adquirida pelo Grupo VR (Vale Refeição).

Outro exemplo é a Vhsys, desenvolvedora de um sistema de gestão empresarial voltado a pequenos e microempreendedores. Com o apoio estratégico e financeiro da Start Growth, a Vhsys quadruplicou de tamanho em apenas dois anos, aumentou sua base de clientes e fortaleceu a presença no mercado. O resultado foi a aquisição pela fintech Stone.

Conhecer para resolver e sobreviver

A dedicação em trabalhar junto com o idealizador da startup e conhecer a fundo suas necessidades de aprimoramento para sanar as dores dos clientes traz enormes benefícios.

Segundo a pesquisa The Top 12 Reasons Why Startups Fail - da companhia americana CB Insights, que fornece inteligência de mercado sobre empresas privadas e atividades de investidores - de cada dez startups que começam a funcionar, sete encerram as atividades entre dois e cinco anos de existência.

Entre os motivos mais comuns que levam ao fechamento estão a falta de dinheiro, o modelo de negócio falho, as questões jurídicas e até mesmo a desarmonia na equipe.

“Logo que nos tornamos sócios das novas startups, planejamos, operacionalizamos, investimos, assumimos risco e escalamos o negócio junto com o empreendedor. Colocamos a mão na massa para criar a máquina de vendas, usamos nossa rede de contatos e experiência para tracionar o negócio. Esse trabalho conjunto dá mais segurança para crescer de maneira sustentável. Essa proximidade e o fato de não ficarmos distantes, apenas acompanhando a operação, como faz grande parte do mercado de aceleradoras e incubadoras, é um de nossos diferenciais e maiores trunfos”, complementa a especialista Marilucia Pertile.

Sobre a Start Growth

A Start Growth é uma aceleradora de startups pensada para ajudar no desenvolvimento de negócios inovadores e escaláveis no modelo SaaS [Software como Serviço].

Com sócios experientes e um time de mentores altamente capacitados, seu papel principal é dar o suporte necessário para que startup atravesse o Vale da Morte de forma rápida, tracionem suas máquinas de vendas, encontrem o ponto de equilíbrio em até dois anos e estejam prontas para novas rodadas de investimento.

A aceleradora integra o ecossistema de investimentos em startups desde 2014 e tem em seu portfólio empresas como Pontomais, Vhsys, Leads2b, entre outros cases de sucesso.

Serviço:

O que: Terceira etapa do programa de aceleração Starting 2023

Quando: Quinta (18 de maio), às 17h

Como assistir: A transmissão será ao vivo, às 17h, pelo www.youtube.com/startgrowth 

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PKB se transforma em um grande ateliê de moda autoral

PKB se transforma em um grande ateliê de moda autoral

O shopping recebe o inédito "Isso não é uma roupa", onde designers criam peças inéditas ao vivo entre os dias 16 e 28 de maio, além de promover discussão sobre os bastidores da moda autoral, tendências e customização de peças

A praça de eventos do ParkShoppingBarigüi se transformou em um grande ateliê de moda autoral. De maneira inédita, dez designers locais apresentam, até 28 de maio, todo o processo criativo da produção de uma peça - desde a concepção até a costura e finalização de peças exclusivas. A experiência faz parte do projeto “Isso não é uma roupa”, uma criação da plataforma LabModa e da marca NovoLouvre, que acontece pela primeira vez dentro de um shopping.

“A ideia é humanizar a produção e provocar uma reflexão sobre toda a cadeia de moda”, diz a designer de moda e professora Mariah Viana, da NovoLouvre, curadora e co-idealizadora do evento. “Nosso objetivo é aproximar o consumidor final dos designers, algo que raramente acontece. Normalmente eles trabalham fechados em seus espaços e as pessoas não têm ideia de tudo que envolve a criação de uma blusa ou uma calça”, finaliza.

O PKB vai proporcionar aos clientes uma imersão nos bastidores da moda para conhecer todo o processo que envolve a produção de uma peça de roupa. Eles podem assistir os designers trabalhando em um atelier de vidro e também podem criar uma peça exclusiva, de sua própria autoria, a partir da customização em um espaço especial, com estampas únicas desenvolvidas especialmente para o evento por Ju Coelho (@bomju_coelho), Rob Abreu (@rob_abreu) e Amorim (@amorim.aln). As artes serão estampadas nas peças trazidas pelos próprios clientes com uma prensa térmica. O custo varia de R$ 10 a R$ 50 por estampa dependendo do tamanho escolhido.

“Esse projeto traz olhares de quem faz e de quem consome, do criador e do público. É fascinante promover essa discussão no PkB, onde unimos diferentes marcas, estilos e propostas”, afirma a Gerente de Marketing do ParkShoppingBarigüi, Silvia Pires Omairy. Para ela, é uma oportunidade incrível de designers e público consumidor interagirem e dialogarem de forma aberta sobre tendência e moda autoral, mas, principalmente, sobre o que é possível e acessível no mundo da moda, do design e da criação.

Durante os dez dias de evento também serão realizadas palestras e bate-papos abertos ao público sobre assuntos relacionados ao tema - como tendências de passarelas e história da moda. A programação completa pode ser conferida no app Multi ou em www.parkshoppingbarigui.com.br 

Inspiração

O nome do projeto faz referência à obra do artista surrealista belga René Magritte, autor do quadro “Isto não é um cachimbo” (“Ceci n’est pas une pipe”, da obra “A traição das imagens”, de 1929). Com a representação do objeto, o artista propõe um pensamento sobre o cachimbo em si e o significado da sua representação.

Da mesma forma, o evento propõe uma reflexão sobre tudo o que está envolvido na criação e no uso de uma peça de roupa. “Quando escolhemos uma roupa, queremos mais que nos cobrir ou aquecer. Ela faz parte do nosso estilo, nos representa e revela como queremos ser vistos”, explica o produtor cultural Rafael Perry, diretor do LabModa, um dos responsáveis pela concepção do evento.

Por meio da exposição do trabalho e dos processos para o grande público, o projeto propõe um olhar sobre a simbologia das peças, mas também do impacto ambiental, social e econômico da cadeia abrindo espaço para o processo criativo da moda autoral.

“Os shoppings da Multiplan são espaços de experiências e conexões. O PkB tem orgulho de ser palco de eventos que promovam o diálogo consciente sobre moda e consumo, trazendo benefícios a todos”, diz a Superintendente do ParkShoppingBarigüi, Jacqueline Vieira de Lemos. “Construir e realizar projetos com valor, conveniência e pioneirismo é o que nos move e contar com visões distintas e complementares é essencial para promover o desenvolvimento da nossa sociedade e do meio onde atuamos”, completa a executiva.

Serviço:

“Isso não é uma roupa”

Você nunca mais vestirá suas roupas como antes

Confecção ao vivo e exposição de peças autorais de designers locais, debates sobre moda, atrações musicais e customização de roupas com estampas exclusivas.

Local: ParkShoppingBarigüi - Praça de eventos

Data: 16 a 28 de maio

Horários: De segunda à sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 15h às 20h.

Entrada franca.

Customização: Entre R$ 10 e R$ 50 por estampa, dependendo do tamanho escolhido

Confira os detalhes da programação no site.

Realização: ParkShoppingBarigüi

Concepção: LabModa e NovoLouvre

Organização: Infinitoo Produções

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Mazé Mendes lança “Recortes de um Lugar” na Artestil, em Curitiba   

Mazé Mendes lança “Recortes de um Lugar” na Artestil, em Curitiba  

Mazé Mendes lança “Recortes de um Lugar” na Artestil, em Curitiba

No próximo sábado (20 de maio), às 10 horas, acontece na Artestil Galeria de Arte o lançamento do livro e exposição “Recortes de um Lugar”, da artista visual Mazé Mendes. O trabalho é resultado da exposição de mesmo nome que reuniu cerca de sessenta telas e fotografias no Museu Oscar Niemeyer (MON) em 2022. Criadas a partir de 2019, as obras da mostra foram inspiradas por fotografias de elementos urbanos produzidas pela própria artista. Os livros da exposição serão autografados e vendidos na Artestil Galeria de Arte por R$ 60. Todo o valor arrecadado será doado ao lar de idosos Jesus Maria José, em São José dos Pinhais. Com mais de quatro décadas de carreira, Mazé Mendes desfruta de grande prestígio nas artes, acumulando mais de 20 exposições individuais e 80 salões de arte e mostras coletivas no Brasil e no exterior. A artista possui obras em acervos de instituições como o MON, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e o Museu Municipal de Arte (MuMA). A mostra “Recortes de um Lugar” ficará em cartaz até dia 17 de junho de 2023. A Artestil fica na Alameda Carlos de Carvalho, 1.663, no Batel. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

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Centro universitário do Paraná oferece 14 bolsas de estudos completas para o curso de medicina

Centro universitário do Paraná oferece 14 bolsas de estudos completas para o curso de medicina

Centro universitário do Paraná oferece 14 bolsas de estudos completas para o curso de medicina

Vagas são para alunos de escolas públicas, que fizeram o ENEM e têm baixa renda

O Centro Universitário Integrado de Campo Mourão oferece 14 bolsas de estudos com cobertura total das parcelas (100%) para o curso de medicina. A taxa de inscrição para esse processo seletivo é de R$ 200,00. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio pelo site www.grupointegrado.br/graduacao/presencial/medicina. A publicação dos resultados sai em 3 de julho e as aulas começam no dia 17 do mesmo mês.

Desde 2018, quando iniciou o curso de medicina, o Integrado já concedeu 61 bolsas de estudos completas para essa graduação superior, que é uma das mais concorridas em todo Brasil e tem média de mais de 200 candidatos/vaga nas principais universidades nacionais.

“Estudar medicina permitirá atuar profundamente na melhoria das condições de vida e saúde da população. Ao mesmo tempo, vai proporcionar a construção de uma das carreiras mais valorizadas atualmente, modificando intensamente as perspectivas de vida dos acadêmicos. Os aprovados terão a oportunidade de estudar em uma escola de medicina absolutamente comprometida com o desenvolvimento individual de seus alunos, da comunidade na qual está inserida e que atua com responsabilidade social com o intuito de proporcionar formação médica com visão ética, humanística e centrada no objetivo final de servir as pessoas”, explica o diretor do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni.

Requisitos

Os candidatos inscritos neste processo seletivo serão escolhidos pelo resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas edições realizadas nos anos de 2021 e 2022. Somente será validado o resultado obtido na última edição de que o candidato tenha participado.

Para concorrer a uma das vagas que garante a cobertura total do valor das parcelas da graduação, o candidato deverá cumprir alguns requisitos, tais como não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa, não ser portador de diploma de curso superior, ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada, além de ter a renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio.

As bolsas não serão concedidas a acadêmicos que já tenham vínculo com o curso de medicina do Integrado e aos estudantes que não tenham concluído o Ensino Médio até o início do ano letivo do curso, que começa em 17 de julho de 2023.

Estrutura de ponta

A formação em medicina no Centro Universitário Integrado envolve aprendizagem prática em campo desde os primeiros dias de aula, integração, estágios, interdisciplinaridade e contextualização.

Os acadêmicos utilizam aparelhos de última geração, laboratórios de simulação realística, morfofuncional, ultrassom, habilidades médicas, simulação de desastres e os laboratórios específicos de Anatomia Humana, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia e Anatomia Patológica, Fisiologia e Bioquímica.

Além disso, os estudantes têm à disposição o Centro Cirúrgico Educacional, salas de tutoria e o Ambulatório Acadêmico de Especialidades Médicas – que é uma estrutura com mais de 1.800m² - onde, supervisionados por um professor médico responsável, os acadêmicos fazem atendimentos gratuitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campo Mourão e região.

Por mês, são realizados cerca de 800 atendimentos, em mais de dez especialidades clínicas e cirúrgicas.

Hospital simulado

Outro diferencial na graduação de medicina do Centro Universitário Integrado é o Hospital Simulado. A infraestrutura permite que o estudante realize procedimentos em cenários realísticos, criados com a ajuda de simuladores de alta fidelidade.

“Aqui o estudante pode integrar conhecimentos, habilidades, atitudes e praticar protocolos assistenciais embasados nas melhores evidências científicas previamente à sua atuação frente a pacientes reais, ampliando a segurança de sua inserção no atendimento aos usuários do sistema de saúde e, desta forma, proporcionar cuidados de saúde de excelência durante os estágios, o que permite assumir responsabilidades crescentes ao longo do curso”, destaca Marco Aurélio Marangoni.

Vestibular

Além do processo seletivo para oferta de bolsas de estudos, o Centro Universitário Integrado também está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina, cuja taxa de inscrição é de R$ 300,00 e pode ser dividida em três vezes no cartão de crédito. O edital pode ser consultado em www.grupointegrado.br/medicina e a prova acontece no dia 17 de junho.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

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