Pessoas com Síndrome de Down encontram oportunidade de desenvolvimento na Arcos Dorados  

Pessoas com Síndrome de Down encontram oportunidade de desenvolvimento na Arcos Dorados

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), operadora do McDonald's compartilha a história de colaboradores que tiveram a chance de crescer pessoalmente e profissionalmente na companhia

Pioneira na contratação de pessoas com deficiência, a Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) e reforça a importância de estimular a inclusão dessas pessoas em todos os âmbitos da sociedade, principalmente no mercado de trabalho, com igualdade de direitos e oportunidades. Consciente do potencial que tem para impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, a companhia tem como uma de suas prioridades, não só a empregabilidade de pessoas com deficiência, mas o acolhimento, capacitação e desenvolvimento da carreira desses profissionais.

Atualmente são mais de 1.800 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência no quadro de colaboradores do Brasil, sendo que 72% têm deficiência intelectual. Desses, 55 colaboradores têm síndrome de down e estão construindo uma jornada positiva junto à companhia, se desenvolvendo profissionalmente e pessoalmente e alcançando transformações positivas em suas vidas. Esse resultado é possível pois a companhia opera sob a filosofia Cooltura de Serviço, que incentiva que cada indivíduo se sinta à vontade para se expressar conforme se identifique e se sinta bem, gerando bons momentos sendo quem são em um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, assim, alcançando seu máximo potencial. Para que isso aconteça, a empresa não mede esforços e discute modelos efetivos de trabalho, criando oportunidades para as pessoas com deficiência, capacitando-as e sendo um agente facilitador nesse processo para que elas possam se desenvolver e descobrir suas habilidades.

Desde o início do processo seletivo, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado. Para isso, a companhia dispõe de uma equipe de profissionais dedicados à captação, contratação e acompanhamento dessas pessoas, que contempla gestores de inclusão, médicos do trabalho, enfermeiros e gerentes selecionadores, além de oferecer treinamento adaptado à condição de cada um, sem limite no tempo de aprendizagem. Além disso, por meio do programa Inclusão Além da Cota, a Arcos Dorados busca criar posições de trabalho e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência, além de contemplar uma série de ações afirmativas para ampliar a experiência desses profissionais na empresa.

Jornada de sucesso

A experiência com pessoas com deficiência integrando os times de funcionários nos restaurantes da rede tem sido extremamente bem-sucedida. A marca coleciona verdadeiros cases de sucesso e belíssimas histórias de vida, de transformação e de carreiras construídas por esses colaboradores ao longo dos anos trabalhando na rede.

Vanessa Silva Lemos, 35 anos, tem síndrome de down e sua inclusão no mercado de trabalho parecia distante até encontrar no McDonald’s a oportunidade que precisava para se desenvolver e, desde então, já são 11 anos trabalhando na rede. Vanessinha, como é chamada pelos colegas, atua como Atendente de Restaurante no McDonald’s da Av. Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo, e diz

gostar muito do que faz. “Amo muito trabalhar no McDonald’s porque aqui posso ver meus amigos. A minha família gosta do meu trabalho e já tenho 11 anos aqui”, conta.

A Gerente da Unidade conta que a colaboradora gosta muito do que faz, é muito espontânea e adora conversar com os clientes. Além disso, a mãe de Vanessinha dá todo apoio necessário à filha e a incentiva muito no trabalho, além de levá-la e buscá-la todos os dias no restaurante. “A minha mãe apoia muito o que eu faço aqui. Ela me dá carinho, conversa comigo”, diz.

O crescimento profissional de Vanessinha não para por aí. Isso porque ela acaba de passar no teste para ser promovida a Embaixadora da Experiência do Cliente e em breve assumirá novos desafios e funções, trabalhando no salão e apoiando os clientes no dia a dia. Perguntada sobre como ela foi no teste, ela responde: “Já está tudo ok, vou pegar uma roupa bonita como a da Maiara e da Jéssica”, conta alegre.

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Brasil ganha primeira rede de franquias fast food de feijoada  

Brasil ganha primeira rede de franquias fast food de feijoada

Novo empreendimento da indústria alimentícia Caldo Bom, Bean Go! oferece combinações servidas em copos especiais, com sabor de comida caseira, agilidade no preparo e consumo prático

Atualmente, aliar saúde, conveniência e praticidade na rotina alimentar é um dos maiores desafios dos brasileiros. Diversas pesquisas de tendências de comportamento e consumo revelam um crescente interesse do consumidor por alimentos que sejam, ao mesmo tempo, práticos e nutritivos. Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) confirma a tendência, revelando que 80% dos brasileiros buscam por uma alimentação saudável. Por outro lado, pesquisa recente da consultoria Kantar registrou um aumento de consumo dos lanches e queda no consumo de refeições completas, tendo em vista que é preciso desembolsar, em média, mais de R$ 40 para se alimentar fora de casa.

Uma novidade que nasceu em Curitiba chega para mudar esse cenário. Trata-se da Bean Go!, uma rede de franquias de foods to go (comidas para levar, em tradução livre), que disponibiliza refeições prontas à base de feijão, sem conservantes e aditivos químicos, com o característico sabor e know-how da indústria paranaense Caldo Bom Alimentos.

O grupo possui mais de 50 anos de história no segmento alimentício e atua, hoje, em 483 cidades de 12 estados brasileiros com mais de 150 produtos no portfólio. A gigante do ramo anunciou em 2022 e inaugurou oficialmente em 2023, uma rede de franquias de alimentos à base do feijão to go, com investimento de R$ 5 milhões, referente a desenvolvimento, análise e estudo de produtos, linha específica de maquinários, consultorias e primeira loja teste. Neste valor não está contemplada a infraestrutura das unidades de produção da Caldo Bom, que já estava em pleno funcionamento.

Variedade nutritiva

A Bean Go! oferece 14 combinações de pratos à base de feijão, servidos em copos com ingredientes de alto teor nutritivo. As criações do chef Junior Corbari são servidas em porções de 470 gramas e variam entre feijoada completa tradicional e versão vegana, além de dobradinha, mix de grãos e pratos inspirados na gastronomia americana, indiana, mexicana e italiana - sempre com o feijão como estrela principal. O cardápio do restaurante também inclui caldinho, ovos mexidos, porção de torresmo e seis opções de sobremesas.

“Desde 1971, nós trabalhamos com o comércio e beneficiamento de cereais. O feijão é o alicerce da empresa há 52 anos. O projeto da Bean Go! nasceu para resgatar o sabor da comida da avó e daquele prato da infância. Todos pensam no arroz e feijão como um alimento afetivo que sacia e agrada. Sabemos que a oferta e a procura por comidas práticas e saudáveis têm crescido cada vez mais. As opções de fast food que encontramos são caras e não muito saudáveis. Por isso, resolvemos lançar um fast food real, que não fosse junk food. Percebemos essa brecha no mercado e aproveitamos a nossa expertise nesse ramo para lançar a primeira rede de franquias do país de pratos à base de feijão”, descreve o CEO do Grupo Caldo Bom, Alexandre Stival.

“A brincadeira com o nome do novo empreendimento - Bean Go! - é realmente para representar o “feijão que vai”. Afinal, os pratos podem ser consumidos em casa, no escritório, na empresa, no carro, na calçada, na praça, na praia, no aeroporto, etc. Basta pedir pelo aplicativo de delivery ou ir até a loja e, em pouco tempo, é possível ter um saboroso e bem servido prato de feijão na sua mão. Intencionalmente, optamos pelo nome do projeto em inglês, porque acreditamos e queremos que esse prato brasileiríssimo atravesse fronteiras. Sem contar que é de fácil pronúncia e se relaciona com a palavra bingo, que nos traz um sentimento de conquista”, complementa

Novos negócios: tendências para o mercado de franquias

O mercado brasileiro de franquias vislumbra uma tendência significativa de crescimento. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou em seu último estudo que foi registrado um excelente desempenho em 2022 e o setor continua em ascensão. E um dos segmentos que mais crescem é o da alimentação, especialmente os restaurantes e food trucks. A vitalidade desse setor tem estreita relação com o fato de as pessoas optarem por refeições cada vez mais rápidas, práticas, saborosas e ao ar livre.

Dados da ABF reforçam esse crescimento: o food service acumulou R$ 35,7 bilhões em faturamento nos primeiros trimestres do ano passado. Outra parcela importante deste segmento que registra excelente desempenho é o serviço de entrega de alimentação (delivery). A praticidade e a comodidade de pedir comida por aplicativo, pagar e receber em casa são atributos que turbinam o setor alimentício.

“Hoje, a taxa de franquia das nossas primeiras lojas é de aproximadamente R$ 25 mil, sem cobrança de royalties. Nossa projeção de payback para o franqueado é de 18 a 24 meses, com rentabilidade média de 20%. Após a assinatura do contrato, é possível iniciar a operação em até 90 dias”, detalha Stival. Atualmente, a Bean Go! possui duas unidades, uma em Curitiba e outra em Ponta Grossa, e está formalizando a abertura de mais cinco lojas no estado.

“O sistema é similar ao das cafeterias to go, com infraestrutura enxuta e baixo investimento. Esse modelo se mostra cada vez mais assertivo, visto que requer pouca mão de obra, tem custo operacional baixo, espaço físico pequeno e desperdício zero. É muito prático, funcional e inovador”, complementa o CEO.

Prato secular com preparo inovador: é o fim da panela da pressão

Para viabilizar o projeto da Bean Go!, foi posto em prática o que há de mais moderno e inovador em relação ao processo de cocção elétrico. Todos os pratos são produzidos e cozidos a vapor, mantendo a qualidade, a saudabilidade e a segurança alimentar. Os alimentos não contêm conservantes e todas as propriedades nutricionais são preservadas.

“O processo é surpreendente: os produtos são pré-cozidos e esterilizados na embalagem, por meio de processamento térmico, no qual são controlados os parâmetros de tempo e temperatura. O cuidadoso processo de produção garante a preservação das características nutricionais dos produtos. Como o cozimento ocorre dentro da embalagem unitária e todos os produtos são esterilizados, não há necessidade de mantê-los sob refrigeração. Portanto, a estocagem é feita em temperatura ambiente”, detalha a engenheira de alimentos da Caldo Bom, Aline Cosmo.

Sem cozinha industrial, as unidades da Bean Go! possuem maquinário inovador, com vaporizadores importados que aquecem o produto e destacam as propriedades sensoriais, como aroma, textura, temperatura e sabor. As lojas têm espaços a partir de 8 m² e cabem perfeitamente em quiosques, food trucks e outros espaços reduzidos, já que não utilizam fogão, fritadeiras, fornos, chapas, geladeiras ou freezers.

A embalagem em formato de copo é feita em material específico para contato com alimentos e, por possuir dupla camada, mantém a temperatura do produto por mais tempo e não transfere o calor. Assim, o cliente consegue segurar o recipiente sem se queimar. “Temos rigorosa política interna de zero desperdício de alimentos. O arroz, o macarrão e o torresmo, por exemplo, são feitos aos poucos, conforme as demandas, para manter a qualidade e a segurança dos produtos”, acrescenta a engenheira.

A Bean Go! possibilita que os clientes acompanhem todo o processo de preparo dos pratos, uma vez que a unidade é aberta e envidraçada. A unidade física está localizada na Praça Gen. Osório, 145, no Centro de Curitiba, e também atende via iFood e Rappi. De acordo com o planejamento estratégico da companhia, neste ano, devem ser inauguradas 100 unidades da rede to go.

Serviço:

Bean Go! unidade Curitiba

Endereço: Praça Gen. Osório, 145 - Centro

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 21h, sábado, das 11h às 17h

Instagram: @beangobrasil

Site: www.beangobrasil.com.br 

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Síndrome de Down: Livros podem ser aliados no desenvolvimento e aprendizado  

Síndrome de Down: Livros podem ser aliados no desenvolvimento e aprendizado 

Títulos interativos, sensoriais e lúdicos possuem a proposta de servir como ferramenta de estímulo para crianças com com Síndrome de Down 

Celebrado desde 2006, o mês de março é o período de conscientização sobre a Síndrome de Down e, por se tratar de uma doença que causa o atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo e mentais, a Catapulta Editores selecionou quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos servindo como instrumento de estímulo e aprendizado.

Causado pela presença de 47 cromossomos nas células ao invés de 46, como a maior parte da população, a Síndrome de Down, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), afeta cerca de 300 mil pessoas, além de que um a cada 700 nascimentos no Brasil registra um número elevado de cromossomos.

Para Carmen Pareras, diretora da Catapulta Editores no Brasil, os livros podem ajudar as crianças, mas também é necessário que os pais comecem desde cedo introduzir a leitura na vida dessas crianças. “Nós sabemos que o processo não é fácil, mas quando falamos de crianças com Síndrome de Down, é importante ressaltar que os livros os ajudam bastante, principalmente se forem sensoriais e lúdicos. Por isso, é importante que a família introduza os livros desde cedo para além de ajudar no desenvolvimento mental, também auxiliar na criação das habilidades motoras”, explica.

Abaixo, confira os títulos escolhidos para começar a introdução à leitura na rotina das crianças:

Coleção Dedinhos – Com páginas texturizadas, as crianças descobrirão imagens feitas com quadrados, círculos e retângulos criados a partir de impressões digitais. As 6 obras possuem personagens lúdicos que vivem em um mundo de fantasia que combina fotografi­a e ilustração para reconhecer e aprender.

Coleção Toque e Escute – Esta coleção propõe experiências sensitivas às crianças os fazendo sentir como é a pele e quais sons os animais emitem. Com páginas cartonadas a coleção possui 7 títulos para os pequenos explorarem e conhecerem diversos animais.

Coleção Jogar e Aprender – A coleção possui 4 títulos com imagens lúdicas e divertidas que vão ajudar a reconhecerem os objetos, frutas, números e letras através de brincadeiras.

Pequenos Curiosos – Com 9 obras publicadas, a coleção possui páginas coloridas e cenários que se movimentam que além de encantar as crianças ao interagirem com o livro, também ensinarão assuntos como: Roupas, corpo, animais, sentidos e outros.

Todas as opções de livros podem ser encontradas nas principais livrarias do país, tanto em lojas físicas quanto online, além do e-commerce da editora no www.catapultalivros.com.br

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Alimentação combinada: saiba quais são os benefícios para pets filhotes  

Alimentação combinada: saiba quais são os benefícios para pets filhotes

Especialista da ROYAL CANIN® fala sobre as vantagens do mix feeding no desenvolvimento de gatos e de cães

Os alimentos para filhotes preenchem uma importante lacuna nutricional, fornecendo a solução mais abrangente para o bem-estar do pet durante toda a sua vida. A opção de oferecer a alimentação combinada com alimentos úmidos e secos, o mix feeding, torna a rotina alimentar ainda mais saborosa e nutritiva.

De acordo com a Médica-Veterinária Letícia Tortola, da Royal Canin Brasil, o fornecimento de alimentos na modalidade mix feeding traz inúmeras vantagens ao pet, além de também promover experiência na fase de socialização, evitando a neofobia (não aceitação de novos alimentos). “Esse é um dos motivos pelo qual deve-se optar pela mistura. Combinar alimentos secos e úmidos na rotina diária de alimentação do gato ou do cão traz benefícios para a saúde e o bem-estar. A crocância dos croquetes associada ao aroma e a textura macia dos alimentos úmidos oferecem a eles uma experiência alimentar sensorial rica, aumentando a diversidade de texturas e de aromas”, explica.

Outro aspecto relacionado ao mix feeding é a elevada palatabilidade, ideal para os animais mais exigentes. “É uma excelente opção para animais que desenvolvem aversão a algum alimento. Tanto para gatos quanto para cães, a combinação dos dois tipos de alimentos confere diversas vantagens, uma vez que une os benefícios de cada um. Outro benefício é que a alimentação combinada ajuda a estimular o apetite”, comenta Letícia Tortola.

O alimento úmido aumenta a ingestão indireta de água e auxilia na manutenção urinária e no controle do peso, por meio do efeito de saciedade e da diluição calórica. Associado ao benefício está a textura macia, que é um fator importante para animais em fase de desmame e aqueles com dificuldade de mastigação. Já o alimento seco é uma fonte concentrada de nutrientes, permitindo que o filhote coma pequenas porções durante o dia, associada a textura crocante, que promove um efeito mecânico nos dentes com resultados positivos na saúde oral.

Como combinar alimento seco e úmido?

Para que o filhote tenha acesso a uma dieta saudável, recomenda-se fracionar o alimento seco e incluir o alimento úmido na rotina do pet, conforme recomendação do Médico-Veterinário. Para os gatos, o tutor deve servir os alimentos em comedouros separados e oferecê-los ao pet durante momentos diferentes do dia. “Em geral os gatos têm a preferência de ingerir os alimentos secos e úmidos em comedouros separados, mantendo a textura crocante dos croquetes e a maciez do alimento úmido, e sempre respeitando a quantidade diária sugerida nas embalagens. No caso dos cães, também podemos servir os alimentos separadamente, oferecendo uma parte de alimento seco e posteriormente mais uma parte de alimento úmido. Mas alguns cães preferem a mistura da textura crocante dos croquetes com a maciez dos pedaços ao molho. Nessa opção, podemos misturar no comedouro os dois tipos de alimentos, respeitando sempre a porção diária sugerida na embalagem”, orienta a Médica-Veterinária.

Qual alimento escolher?

É importante garantir alimentos formulados com precisão científica e abordagem nutricional embasada, encontrados em lojas especializadas, e sempre conforme recomendação do Médico-Veterinário, para assegurar que o filhote desfrute de uma dieta equilibrada com todos os nutrientes essenciais para o seu crescimento saudável. O tutor também pode optar por alimentos adaptados às características individuais de gatos e de cães, como idade, tamanho, raça e sensibilidades. Gatos e cães filhotes, quando adaptados, geralmente aceitam ambos os tipos de alimentos. É recomendado seguir a preferência do pet e oferecer a quantidade ideal de cada tipo de alimento, conforme recomendação do Médico-Veterinário, que deve ser fracionada em pequenas refeições ao longo do dia.

Para mais informações sobre a linha Filhotes da ROYAL CANIN®, acesse: Link. E para buscar com mais facilidade os produtos da marca em lojas parceiras, entre na plataforma Go Find e descubra todos os produtos disponíveis e à loja física com o alimento disponível ou compra online mais próximas.

Sobre a ROYAL CANIN®

A multinacional Royal Canin, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, celebrou 50 anos em 2018. Com 16 fábricas no mundo e presente em 92 países, a marca considera sempre o gato e o cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais. Em 2002, passou a fazer parte da Mars, Incorporated, líder mundial em alimentos para animais de estimação. A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990. No mercado brasileiro, a marca disponibiliza mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Os produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.

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Dia Mundial da Água: Marfrig reforça compromisso com a gestão dos recursos naturais  

Dia Mundial da Água: Marfrig reforça compromisso com a gestão dos recursos naturais

Adoção de boas práticas são fundamentais em todo o processo operacional em 100% das unidades da companhia, incluindo a cadeia de valor

A água é um recurso natural essencial, seja como um componente bioquímico de seres vivos ou ainda como meio de vida de várias espécies vegetais e animais. A Marfrig - líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo - entende que o insumo é fonte de vida e fundamental para os processos produtivos do setor. No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a companhia reforça seu compromisso com a eficiência e a gestão deste recurso.

A companhia gerencia o uso da água por meio de uma série de processos e rotinas para garantir as melhores práticas e o consumo consciente. Há ainda um forte trabalho de orientação e incentivo na cadeia de valor para que os fornecedores - diretos e indiretos - adotem medidas alinhadas com os princípios de consumo responsável, minimizando os impactos no meio ambiente. Veja abaixo como é feito o passo a passo:

Medição e monitoramento

Todas as unidades operacionais da companhia realizam medições do volume captado de água, rotinas que seguem as exigências das agências ambientais dos países em que estão.

Tratamento - ETAs

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) estão presentes em 100% das plantas da Marfrig e são adequadas ao tipo de manancial de captação (subterrâneo ou superficial, por exemplo) da região em que estão localizadas. Essa característica permite que o insumo, após tratamento, atenda aos padrões de potabilidade exigidos pelas legislações dos mais de 100 países em que está presente com produtos com origem de carne bovina. A partir das ETAs, a companhia reutiliza a água tratada em alguns processos que não necessitam que o recurso seja potável, como a lavagem de jardins, pátios e vias.

Gestão de riscos hídricos

A companhia também adota tecnologias, ferramentas e processos para analisar a situação hídrica das localidades em que estão as operações. A prática é fundamental para identificar a qualidade e quantidade de água disponível nessas regiões.

Eficiência hídrica

No dia a dia, uma série de medidas são implantadas para promover o uso racional da água, que incluem utilização de equipamentos mais eficientes e bombas de controle de vazão do insumo. As equipes recebem treinamentos para disseminar o uso consciente durante o período de trabalho.

Na cadeia de valor

A Marfrig acredita que um relacionamento engajado com seus fornecedores é fundamental para a adoção de boas práticas. Eles são orientados a utilizar os recursos naturais de forma responsável em suas propriedades e na criação dos animais. Todos esses preceitos estão reunidos em um Guia de Práticas Sustentáveis.

Reconhecimento

Graças ao seu desempenho na gestão adequada dos recursos naturais, a Marfrig é reconhecida pelo Disclosure Insight Action (CDP) - organização que incentiva empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, preservar os recursos hídricos e proteger as florestas. Na última semana, a companhia entrou para a lista que reúne 8% das empresas mais bem avaliadas para o envolvimento de fornecedores sobre mudanças climáticas, com base na divulgação do CDP de 2022.

A Marfrig também é a empresa com melhor avaliação na gestão de recursos naturais (incluindo o quesito segurança hídrica) entre as indústrias de alimentos de origem animal presentes na lista divulgada pela organização no ano passado. Por três anos consecutivos, a companhia está listada no Índice de Resiliência Climática, organizado pelo CDP. 

SOBRE A MARFRIG

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 130,6 bilhões de reais em 2022 e capacidade diária de abate de 30.000 cabeças de bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 247.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 32.000 colaboradores, distribuídos em 32 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

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