Estudantes de Foz do Iguaçu são selecionados para maior feira de ciências do Brasil  

Estudantes de Foz do Iguaçu são selecionados para maior feira de ciências do Brasil

Projeto é apresentado presencialmente em evento na USP, em março, com mais 199 finalistas de todo Brasil

Os alunos Yohan Donat Passos, Leonardo de Oliveira Mugnaini e Cauã Pedro Eggert, todos de 13 anos, do Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu, estão na final da Febrace (21.ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, presencialmente, na Universidade de São Paulo (USP). Com o projeto “Hidroponia sustentável: sistema de irrigação que gera energia para pequenas propriedades rurais”, os estudantes têm como objetivo melhorar a produção hidropônica, tornando-a sustentável, com a ideia de reutilizar a água da irrigação para gerar energia suficiente para o sistema de irrigação se tornar autossustentável. Contribuindo, assim, para o pequeno produtor economizar energia, e, consequentemente, diminuir o custo da produção.

Os colegas se destacaram na Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (Mobipe), realizada pelos colégios do Grupo Positivo. “No início, a gente não tinha grandes expectativas. Mas o tempo foi passando, a gente viu que o nosso projeto era bom, tanto que esteve entre os escolhidos pelo Grupo Positivo para passar pela seleção da Febrace. E isso, para nós, já foi uma conquista enorme. Vendo os resultados, passamos a nos dedicar ainda mais, até que chegamos à tão sonhada final. Sem dúvida, é uma das nossas maiores conquistas, porque, no início, era realmente algo inimaginável. Mas agora estamos muito felizes por termos conseguido chegar até aqui. Afinal, foi um esforço em conjunto: os colegas, os professores... E essa vitória merece ser celebrada”, comemora Leonardo, que, ao lado dos colegas Cauã e Yohan, concorreu na semifinal da Febrace com mais de 500 projetos, chegando à final entre os 200 melhores do Brasil.

Dedicação total: da pesquisa de campo à compra de insumos

A fim de buscar respostas para ver a viabilidade do projeto, os colegas realizaram pesquisas bibliográficas com consultas a artigos científicos, reportagens e textos sobre os temas abordados, além de uma entrevista com um agricultor familiar da região sobre o método de hidroponia utilizado. A partir disso, elaboraram o projeto de sistema hidropônico sustentável utilizando a plataforma "Tinkercad". Depois, fizeram o levantamento de um orçamento de materiais e insumos necessários para o sistema proposto ser aplicado na região de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com base no levantamento, eles observaram que os custos dos materiais eram baixos (totalizando, para um metro quadrado, em média R$ 30). Já em relação aos adubos (de frutificação e folhagem) necessários, houve variação de R$ 20 a R$ 55, na época, para uma quantidade de 1000 L de água. “Para gerar energia, o sistema permite que a queda de água tenha força suficiente para que uma roda d'água acoplada a um cano, funcione como uma bomba de água, tornando o sistema renovável, e, por consequência, sustentável”, explica Roberta Carvalho, professora de Ciências e de Laboratório e orientadora dos alunos no projeto.

“Essa é a prova real do quão importante é o incentivo à pesquisa que o colégio oferece por meio da Mobipe. Ver o desenvolvimento deles ao longo do projeto foi muito gratificante. Eles aprenderam muito sobre metodologia científica e buscar por fontes confiáveis”, afirma.

Ela destaca que ter chegado à final da Febrace é uma grande conquista e, de certa forma, uma surpresa, pois “percebemos que muitos alunos concorrentes eram mais velhos, alguns já indo para o Ensino Médio. Mas isso mostra também a maturidade e a seriedade com que eles desenvolveram o projeto de pesquisa”, avalia. “Como professora, me sinto absurdamente orgulhosa, e tenho certeza de que eles vão trilhar um caminho que vão se orgulhar, independentemente de qual seja”, comemora.

Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que anualmente realiza uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). A intenção é incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes da Educação Básica por meio de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A mostra de 2023 será presencial e acontecerá entre os dias 20 e 24 de março, e conta com 200 projetos finalistas, de 27 estados. www.febrace.org.br

Sobre a Mobipe

A Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (Mobipe), do Colégio Positivo, expõe experimentos científicos de diferentes áreas do conhecimento, com projetos de alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Técnico e de cursos pré-universitários, do ensino público e particular de todo o Brasil.

Os próprios alunos escolhem um tema de relevância social, ambiental ou tecnológica e trabalham a pesquisa científica, desde os levantamentos bibliográficos e de campo, passando pela coleta de dados, experimento e análise de resultados, tratamento de informações, até a conclusão, montagem do painel de apresentação e finalização do Diário de Bordo – a memória de todo o projeto. Depois da apresentação, arguição e avaliação, os projetos que se destacaram no evento pelo teor científico, pela abordagem criativa e/ou inovadora participam de uma banca de professores que seleciona um ou dois projetos - conforme determinação da Febrace - para representar o Colégio Positivo neste evento que é o maior do gênero no país.

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Sabores de Páscoa muito além dos ovos: confira cinco dicas  

Sabores de Páscoa muito além dos ovos: confira cinco dicas

De frappé a cerveja, Curitiba tem diversas pedidas exclusivas para celebrar o feriado

A temporada de Páscoa chega com sabores variados em Curitiba. Os ovos de chocolate são clássicos, mas não são única opção. Inspiradas pelo feriado, marcas criam sabores exclusivos para essa data. Cerveja, frappé, biscoitos e arranjos florais com doces traze variedade e criatividade.

Confira dicas para aproveitar o feriado com muito sabor:

Café Cultura – O clima de Páscoa chega aos cafés da rede Café Cultura. Sucesso dessa época, o Easter Espresso é exclusivo, com uma dose de café espresso servida sobre um ovinho de chocolate da marca artesanal Nugali. Outras pedidas de café com leite ganharão decoração especial com canela ou cacau polvilhados no formato de um coelhinho. Os pacotes de café ganham uma decoração temática também, o que os torna boa pedida para presentear. São seis endereços em Curitiba: ParkShoppingBarigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600), Soho Batel (R. Saldanha Marinho, 1050), Batel (R. Coronel Dulcídio, 558), Cabral (R. São Pedro, 696), Pátio Batel (Av. do Batel, 1868) e São Lourenço (R. Mateus Leme, 4715 – Abranches). Instagram: @cafecultura.

Cookie Stories – Famosa por seus cookies, a rede preparou sabores exclusivos de Páscoa. O Cookie de Cenoura leva recheio de brigadeiro, destaque para a temporada. Outra pedida, ideal como lembrança, é o Sugar Cookies. São três biscoitos amanteigados em formatos de coelho, ovo e cenoura, inspirados no feriado e com decorações de chocolate. São cinco unidades em Curitiba: Comendador (R. Comendador Araújo, 444 – Centro), Água Verde (R. Prof. Álvaro Jorge, 62), Marechal (R. Marechal Deodoro, 651 – Centro), Cookie Lab (R. Prof. Nilo Brandão, 564 – São Lourenço) e Juvevê (R. Moysés Marcondes, 429). Mais informações no Instagram @cookie_stories.

Esalflores – Os presentes de Páscoa ganham um toque sofisticado com as opções da Esalflores. A floricultura combinou chocolates com arranjos florais ideais para essa data. Há desde o Bombons e Rosas Para Você, que traz rosas vermelhas com caixa de Ferrero Rocher, até o Amor Sem Fim, um arranjo de astromélias, rosas e lisianthus com uma caixa de Ferrero Rocher e uma garrafa de espumante Chandon Brut Rosé. Os preços variam de R$ 179,90 a R$ 256,90. Quem for a uma das lojas da Esalflores, pode montar seu próprio kit, combinando diferentes flores e doces. São três endereços: Megastore (R. 24 de Maio, 1839 – Rebouças), Xaxim (R. Cel. José Leal Fontoura, 88) e Uberaba (Av.Sen. Salgado Filho, 5532). Instagram: @esalflores.

Go Coffee – Lançando pedidas sazonais com frequência, a rede Go Coffee usa a Páscoa como inspiração para seu frappé secreto desse mês. O Chocoberry é uma bebida gelada que celebra o sabor frutado, por ter sua base de morango combinada a chocolate e chantilly. Podem ser preparadas versões veganas, com leite vegetal de soja ou de aveia. São mais de 30 unidades Go Coffee em Curitiba, com os endereços disponíveis no Instagram: @gocoffeebrasil.

Way Beer – O sabor adocicado da temporada inspira também uma cerveja da Way Beer. A premiada cervejaria artesanal curitibana celebra o feriado com a Avelà Porter, uma produção encorpada ideal para harmonizar com chocolates. Esta cerveja Ale maturada com extrato de avelã apresenta maltes torrados, tostados e caramelizados, combinados a aveia, avelã e açúcar mascavo. A garrafa de 600 ml sai a R$ 25,90 (preço sugerido). No Instagram @way_beer é possível conferir onde encontrar essa e outras cervejas Way.

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Nova era dos negócios na Web3: E o empreendedorismo, como fica?  

Nova era dos negócios na Web3: E o empreendedorismo, como fica?

Por Ana Wadovski*

A Web3 é a nova realidade para o mundo dos negócios e cada vez mais empreendedores estão investindo nesse universo. Dados do Gartner, uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, apontam que a economia baseada em blockchain deve movimentar mais de R$14 trilhões até 2030. Vista como a revolução da internet, a Web3 tende a ser mais aberta, transparente e democrática que a atual era das Big Techs.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que a Web3 é sobre comunidades e existem alguns princípios básicos para conseguir empreender de forma efetiva na Web3. Essas comunidades se organizam em torno de um propósito e podem, até mesmo, se organizar em torno de um produto. Reconhecer a importância das comunidades fará toda diferença nas relações das marcas com seus consumidores.

Esse novo olhar de valorização das comunidades irá permitir que os novos serviços e produtos sejam criados a partir das comunidades e não apenas para as comunidades. Pela importância desse conceito de comunidades, a Web3 ainda diz respeito à noção de propriedade, ou seja, os novos consumidores querem mais do que apenas consumir, eles querem efetivamente fazerem parte de algo que acreditam e apoiam.

Por essa razão, um negócio que hoje funciona na Web2 poderá, sim, incorporar os conceitos das Web3. No entanto, é preciso lembrar que a transição para uma nova geração de tecnologias demanda também um mindset alinhado a essas exponencialidades advindas da Web3. Como ainda está em desenvolvimento, a Web3 se apresenta como um espaço para testes de novas propostas de interação e até mesmo modelos de negócios, no entanto, existem desafios.

O primeiro deles é entender quem é o seu cliente e se ele já está - ou quer estar - dentro desta nova realidade - Metaverso, Comunidades, Marketplaces de NFTs e assim por diante. Isso significa que as empresas precisam traçar um plano de curto, médio e longo prazo para a entrada na Web3, levando em consideração a maturidade de conhecimento sobre o assunto. Após reconhecidos esses pontos, o desenvolvimento de um roadmap plausível permite às empresas fazerem suas primeiras incursões na Web3 e observarem - efetivamente - as vantagens que ela oferece.

A partir disso, é perceptível que a Web3 irá impactar o mundo dos negócios como um todo, contudo, acredito que os negócios vão continuar operando nos dois modelos paralelamente por muito tempo: os tradicionais e os de web3. Não há nada que impeça as marcas de continuarem girando seus negócios nos modelos já conhecidos, mas já é preciso dedicar tempo e recursos para aplicar os conceitos da Web3 em seus projetos, e isto se faz cada vez mais urgente.

Há uma nova geração de consumidores que é, de fato, uma reserva de mercado prestes a explodir, inclusive impactando o ambiente de trabalho. A forma com que essa nova geração se relaciona com a tecnologia e até mesmo com seus ideais profissionais podem causar uma disrupção no modelo de trabalho atual. Basta nos perguntarmos se o mercado de trabalho, em especial, as empresas, estão prontas para absorver e manter essa mão de obra.

É claro que ainda há um longo caminho a percorrer, afinal, estamos tendo uma oportunidade única de observar um novo ecossistema para relações pessoais e profissionais se desenvolver do zero. A expectativa para o futuro é de termos cada vez mais experiências imersivas dentro de metaversos, hiper personalização do consumo e expansão da criatividade por meio das Inteligências Artificiais. Além de uma economia totalmente dedicada aos avatares e uma grande virada de chave para os produtores de conteúdo e artistas, que poderão também se beneficiar das plataformas de Web3 para monetizar de maneira mais justa suas criações.

*Ana Wadovski é fundadora da Go Digital Factory, empresa que desenvolve soluções para educar pessoas sobre Web3, Metaverso e a Nova Geração de Tecnologias. Com mais de 10 anos de experiência na área de produção executiva e acumulando prêmios e reconhecimento internacionais como o Prêmio Lusófonos e menções honrosas nos festivais LA Film Award e Canadian Short Film Festival, Ana é formada em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), especializada em Produção Executiva pela Fundação Getúlio Vargas, e pós graduada em Digital Business pela FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista)

 

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Startup voltada para a construção civil registra crescimento de 750% de receita no segundo ano de atuação  

Startup voltada para a construção civil registra crescimento de 750% de receita no segundo ano de atuação

Para 2023, a Construflow tem expectativas de triplicar o faturamento com aporte da Vedacit de R$2,6 milhões

Após a expansão acima da economia nacional registrada nos três últimos anos, a indústria da construção espera crescer 2,5% em 2023. É o que indicam os dados do relatório “Contas Nacionais Trimestrais - 3º Trimestre de 2022” divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicados pela Agência CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

Assim como o mercado, as iniciativas do segmento também registraram resultados positivos e têm expectativas promissoras para este ano. Exemplo disso, a Construflow - startup voltada para o setor da construção civil - que surgiu em janeiro de 2021 e, em seu segundo ano de atuação (2022), registrou um crescimento de 750% no faturamento. Para 2023, a empresa tem expectativas de triplicar a sua receita.

A perspectiva é que, ao longo do ano, novos talentos sejam recrutados para o negócio, principalmente com o investimento de R$2,6 milhões recebidos pela Vedacit. A expectativa é bem-vinda em um ano em que o número de desempregados pode chegar a 208 milhões em todo o mundo - 3 milhões a mais do que em 2022, conforme um alerta da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Nascida em 2021, a plataforma de integração de equipes já possui mais de 150 mil apontamentos e conta com cerca de 7 mil usuários. Com a tecnologia, os projetistas e engenheiros conseguem visualizar os erros antes que eles aconteçam - o que resulta em uma redução de até R$ 500 mil de custos por empreendimento.

De acordo com Cícero Sallaberry, CEO da Construflow, a startup possibilita que as construtoras e incorporadoras trabalhem utilizando cada vez menos recursos. “A palavra da vez é eficiência. As empresas buscam, por meio da tecnologia, trabalhar mais com menos. Além disso, é necessário ter um propósito claro, que responde ‘por que’ e ‘para que’ a empresa existe, uma motivação”.

Sallaberry conta que o objetivo da Construflow é ajudar os clientes a diminuir os erros e o tempo de projeto na construção civil, oferecendo soluções inovadoras e eficientes de gerenciamento de projetos. “O nosso propósito é tornar o processo de construção mais eficiente e preciso, proporcionando aos nossos clientes projetos de construção de alta qualidade e bem-sucedidos em um tempo menor”, afirma.

Na visão do CEO da Construflow, em 2023 as construtoras e incorporadoras devem investir na simplificação da jornada de projetos e na comunicação que integra as equipes, além de apostar em soluções inovadoras que melhorem a eficiência e a qualidade da jornada do trabalho. Cada vez mais, as empresas de construção civil têm procurado inovações tecnológicas que reduzam gastos, como mostra uma publicação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“Acreditamos que a tecnologia pode transformar a forma como os projetos são gerenciados e contribuir para a criação de edifícios mais seguros, duráveis e com entrega mais rápida”, diz Sallaberry. 

Sobre a Construflow

A Construflow é uma plataforma de coordenação de projetos que promove a comunicação e a integração dos processos através da criação de apontamentos garantindo agilidade no fluxo de informações e transparência entre todos os envolvidos na elaboração e compatibilização do projeto até o canteiro de obras.

Com foco na experiência do cliente, a tecnologia é capaz de diminuir erros e o tempo de projeto na construção civil, oferecendo soluções inovadoras e eficientes de gerenciamento de projetos - o que torna o processo de construção mais eficiente e preciso. 

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Doceria de Curitiba produz o famoso Ovo de Páscoa de Pudim que viralizou nas redes sociais   

Doceria de Curitiba produz o famoso Ovo de Páscoa de Pudim que viralizou nas redes sociais  

Doceria de Curitiba produz o famoso Ovo de Páscoa de Pudim que viralizou nas redes sociais

Na Zücka, o doce já faz sucesso desde 2020 em diversas receitas 

Se você ainda não se deparou com um ovo de pudim nas suas redes sociais, há algo de estranho acontecendo. Brincadeiras à parte, a verdade é que os vídeos dessa iguaria de Páscoa estão atraindo milhares de pessoas em busca do doce. Em Curitiba, a Zücka Cookies e Doces produz a delícia desde 2021 e neste ano já está com as encomendas abertas para todo o seu cardápio que inclui além do famoso ovo de pudim, o exclusivo Ovo Empada.

“Em 2020 criamos a sobremesa Delícia no Pote feita com brigadeiro de Leite Ninho, creme quatro leites, creme de Ninho, caramelo salgado e um pudim de leite condensado no topo. O sucesso foi grande e em 2021 montamos um ovo de Páscoa de chocolate branco, essa combinação de recheio e ainda massa de pão de ló para dar mais uma textura. A aceitação foi muito boa e hoje já temos até o panetone de pudim no Natal”, conta Katy Ávila, sócia proprietária da marca. 

A Zücka é uma doceria que produz delícias com inspiração americana e afetividade brasileira. Idealizada pelo casal Katy Ávila e Hugo Campos, a criatividade é uma característica que se destaca na marca. Outro exemplo disso é a criação do Ovo Empada, um ovo de Páscoa salgado, com massa de empada e recheio de frango com requeijão. 

O cardápio de Páscoa ainda conta com os ovos de cookies com creme de avelã; trufado Red Velvet; com casca de brownie nas versões uva verde ou morangos; brownie trufado com recheio de frutas vermelhas e creme de ninho; Kinder; Raffaello; Ferrero; clássico com brigadeiro gourmet e creme quatro leites de chocolate; trio de brownie com três versões menores. As delícias variam entre R$75 e R$110 e as encomendas vão até o dia 5 de abril. 

Além disso, Zücka oferece em seu cardápio dezenas de delícias, como cookies, donuts, brownies e salgados. 

A marca está em expansão, já possui quatro lojas, três em Curitiba, nos bairros Água Verde, Ecoville e Champagnat, e uma em Pinhais, no Pineville. Em breve será inaugurada a mais nova unidade no centro da capital paranaense. Neste ano, a Zücka lançou o modelo de franquia e já possui duas unidades franqueadas. A expectativa é de que até o final de 2023 alcance 10 franquias espalhadas por todo o país. São mais de 70 itens fabricados pela licenciadora, com as tendências da confeitaria americana, com aquele gostinho de feito em casa. 

Serviço:

Encomendas pelo WhatsApp 41 99978 8685

Link direto para o WhatsApp

Mais informações em https://www.instagram.com/amozucka/

 

Endereços das lojas:

ÁGUA VERDE - Angeloni Av. República Argentina, n° 900

CHAMPAGNAT Condor Av. Martim Afonso, nº 2800

ECOVILLE Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300

PINEVILLE Pinhais Av. Jacob Macanhan, nº 754, Loja 8

CENTRO Curitiba - em breve

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