INCA sedia curso internacional sobre estudo das células de câncer  

INCA sedia curso internacional sobre estudo das células de câncer

Alunos e pesquisadores da América Latina e Caribe conhecerão novas metodologias e aplicações da genômica de células únicas

O curso científico "Single Cell Genomics - Latin America and The Caribbean", que será sediado no Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão abertas até 13 de abril. Promovido e subsidiado pela instituição inglesa Wellcome Connecting Science, a programação deste ano contará com treinamento prático sobre as mais recentes metodologias e aplicações para a análise de ácidos nucleicos (DNA e RNA) de células individuais ou células únicas, fundamental para os estudos de genômica.

O sequenciamento de célula única vem se tornando cada vez mais comum em diversas áreas de pesquisa, sendo usado para estudar muitos aspectos da biologia de um organismo. “Na pesquisa em câncer, as tecnologias de sequenciamento de célula única permitem que os cientistas examinem células individuais dentro de um tumor, fornecendo uma compreensão mais abrangente de seu desenvolvimento e progressão, e ainda possibilitando identificar como os tumores podem ser tratados de forma mais eficaz”, explica Patrícia Possik, pesquisadora do INCA e uma das responsáveis pela organização do curso.

O treinamento será realizado de 28 de julho a 4 de agosto, das 8h30 às 19h, de forma presencial, nos laboratórios da Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPQI) do INCA. A atividade é destinada a cientistas em início e meio de carreira, estudantes de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado de países latino-americanos, que estão envolvidos ou planejam se envolver em pesquisas de células únicas.

Serviço:

Curso científico "Single Cell Genomics - Latin America and The Caribbean

Inscrições: até 13 de abril

Realização: 28 de julho a 4 de agosto

Horário: 8h30 às 19h

Inscrição: https://coursesandconferences.wellcomeconnectingscience.org/event/single-cell-genomics-latin-america-and-the-caribbean-20230728/

Programação: https://coursesandconferences.wellcomeconnectingscience.org/event/single-cell-genomics-latin-america-and-the-caribbean-20230728/

Add a comment

Curitiba recebe evento inédito e gratuito sobre liberdade financeira  

Curitiba recebe evento inédito e gratuito sobre liberdade financeira

Leandro Hassum, Fernando Fernandes e Luiz Hota comandam a programação do Revolution, no Espaço Torres, palestra show que vem rodando o mundo 

Quem nunca sonhou em conquistar liberdade geográfica e financeira? Realizar sonhos e ter uma vida tranquila, sem se preocupar exclusivamente com os boletos mensais, é certamente o desejo de muita gente. A chave para alcançar essa liberdade será o tema da primeira edição do Revolution, que reúne um time de peso, no dia 25 de março, em Curitiba. A “showlestra” - uma soma de show com palestra - que internacionalmente ganhou o nome de Tribe Connection, reuniu mais de duas mil pessoas nas cidades de Lisboa e Porto (Portugal) e em Nagoya (Japão). Agora o evento ganha uma programação extensa no Brasil, sob comando do empresário Luiz Hota, fundador da empresa brasileira TradeStars - maior comunidade de operadores financeiros e investidores da América Latina. Junto com ele, o ator e humorista Leandro Hassum e o apresentador e atleta paralímpico Fernando Fernandes discutem o assunto de forma descontraída.

“O Revolution é muito mais do que uma palestra, é uma oportunidade para acionar a alta performance de cada um e entender o que é necessário para ser a sua melhor versão. A educação financeira é o melhor método para isso e o trader e o investimento são ferramentas para alcançar esse objetivo”, explica Luiz Hota, que é investidor e trader profissional e opera ativamente no mercado financeiro há mais de 18 anos, gerando milhões em resultados e ensinando milhares de pessoas no mundo inteiro.

De maneira bem humorada, Leandro Hassum fará provocações em torno da temática com o projeto Pode rir que estou falando sério. O apresentador e importante atleta paraolímpico Fernando Fernandes irá compartilhar suas experiências de vida pessoal e como esportista, instigando reflexões acerca de temas delicados como o ego, a vaidade e o medo de não conseguir, fomentando o engajamento de times e pessoas por meio do próprio exemplo.

Luiz Hota conta sua própria história para provar que a liberdade financeira e geográfica - para morar onde quiser e fazer o que gosta - é uma realidade possível. Formado em odontologia, o paranaense de Maringá iniciou a trajetória profissional em consultórios, mas a rotina como dentista não era exatamente o que desejava como projeto de vida. Por isso, começou a empreender, abrindo uma rede de clínicas odontológicas.

Ao mesmo tempo, passou a estudar sobre o mercado financeiro e deixou definitivamente o mundo da odonto, abrindo a TradeStars, empresa de educação financeira que leva conhecimento a mais de 30 países.

Hota tornou-se um autêntico nômade digital, viajando com a mulher e o filho, enquanto opera e ensina. “Poder divulgar o conhecimento que adquiri e transformar vidas é minha maior satisfação. Milhares de pessoas que já participaram dos eventos da TradeStars pelo mundo encontraram no trade e nos investimentos muito mais que uma forma de ganhar dinheiro: fazem isso de qualquer lugar e ainda alcançaram independência financeira”, ressalta Hota.

O Revolution Curitiba tem entrada franca, mas as inscrições são limitadas. O evento acontece das 12h às 18h, no dia 25 de março, no Espaço Torres Kennedy. As inscrições devem ser feitas pelo site https://eventorevolution.com.br/curitiba/?o=rp

Revolution

O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Palestrante Master: Luiz Hota

Convidados: Fernando Fernandes e Leandro Hassum

Data: sábado, dia 25 de março

Horário: das 12h às 18h

Local: Espaço Torres Kennedy (Av. Presidente Kennedy 2377. Curitiba-PR)

Inscrições: https://eventorevolution.com.br/curitiba/?o=rp

Glossário

Trade - Palavra do inglês que define a operação de compra e venda de ativos (ações) no curto prazo

Trader - O trader é um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado.

Sobre a TradeStars

A TradeStars nasceu no Brasil em 2016 com o propósito de ser a maior empresa educacional do mundo no setor financeiro. Tem mais de 70 mil alunos, em mais de 30 países, e é a maior comunidade de traders e investidores da América Latina.

Add a comment

Serasa Experian lança programa de aceleração de Startups que impulsionam a inclusão e saúde financeira dos brasileiros  

Serasa Experian lança programa de aceleração de Startups que impulsionam a inclusão e saúde financeira dos brasileiros

Programa vai investir em negócios inovadores que gerem impacto positivo para pessoas e empreendedores

A Serasa Experian, em parceria com a ACE Cortex, vai acelerar startups de todo o país que transformem a saúde financeira de pessoas e empreendedores. Com o objetivo de fomentar a inovação ao mesmo tempo gerar impacto social, o programa “Impulsiona Startups”, selecionará 6 empresas com modelos escaláveis e que promovam, por meio dos seus produtos, a inclusão financeira. As inscrições estão abertas do dia 21 de março a 20 de abril no site oficial.

“Queremos impulsionar startups que, assim como a gente, querem transformar o futuro por meio da inovação. Segundo nossas recentes pesquisas, 43% da população adulta no brasil se encontra inadimplente e 28% de micro e pequenas empresas estão no vermelho, e muitas vezes o problema não está só na renda, mas também na forma que as pessoas lidam com o dinheiro, ou a falta de acesso a serviços financeiros. É por isso que a Serasa Experian se uniu à ACE Cortex para lançar o Impulsiona Startups. Vamos acelerar negócios inovadores e escaláveis nessas frentes”, declara o Head de Sustentabilidade da Serasa Experian, Roger Cruz.

Startups de qualquer segmento podem se inscrever no site oficial, desde que a maturidade seja “early stage” e tenham soluções escaláveis que impactem positivamente a saúde financeira dos brasileiros, nos seguintes focos:

Educação e gestão financeira;

Inclusão dos invisíveis ao crédito;

Novas formas de concessão de crédito;

Geração de renda para pagamento do crédito.

Dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) mostram que, até o final de 2022, existiam 1.753 empresas deste tipo no país. A ACE Cortex, parceira do programa e uma das principais e mais renomadas consultorias de inovação da América Latina, guiará as startups na jornada do programa oferecendo diagnósticos, análises, direcionamentos, mentorias e apoio na implementação de técnicas de growth, para ganharem tração e transformarem a vida de pessoas e empreendedores.

“Acreditamos que o empreendedorismo é uma das principais alavancas de transformação social, assim como a inovação potencializa a performance e perenidade dos negócios. Neste sentido, juntamente com o time da Serasa Experian, vamos potencializar startups com times absolutamente talentosos e apaixonados por negócios e tecnologia, com foco em crescimento dessas empresas, geração de impacto e resultados reais”, disse Luís Gustavo Lima, CEO da ACE Cortex.

Premiações e benefícios

Após o período de inscrição, serão selecionadas 24 startups que serão treinadas para apresentarem seu negócio, soluções e impacto social. Deste grupo, 6 startups serão escolhidas para receber a aceleração de 6 meses. Ao longo desse período os negócios terão um dos programas mais completos do mercado, com mentorias individuais com a Ace Cortex e líderes seniores da Serasa Experian, mentorias coletivas, acesso gratuito a produtos e parceiros Serasa Experian e além de aportes sem contrapartida societária de até R$ 260mil por startup:

Inicial de R$ 30 mil para custeio da participação do programa;

Até R$ 50 mil para o desenvolvimento do seu produto.

No fim, após o demoday, as 3 startups com melhor evolução e potencial de impacto terão mais 3 meses de aceleração para ida a mercado e serão premiadas em:

1º lugar com R$ 180 mil;

2º lugar com R$ 150 mil;

3º lugar com 120 mil.

Confira a seguir a programação do “Impulsiona Startups”:

Inscrições: De 21 de março a 16 de abril de 2023 no site oficial do programa;

Abril/23: Pitch day e seleção

Junho/23: Bootcamp (Início do programa)

Junho a novembro/23: Aceleração

Novembro/23: Demoday, com premiação para três startups

Dezembro/23 a fevereiro/24: Aceleração adicional para ida a mercado.

“Com a ação, a Serasa Experian visa ampliar a inclusão e saúde financeira dos brasileiros. Esta é uma forma inovadora de gerar impacto social positivo, usando nossa inteligência, soluções e parcerias para a resolver problemas da sociedade”, finaliza Roger Cruz.

Para mais informações fale com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br 

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Add a comment

O futuro da área de criação com o uso da Inteligência Artificial  

O futuro da área de criação com o uso da Inteligência Artificial

*Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade na DreamOne

No final de 2022, viralizou nas redes sociais o uso de ferramentas de inteligência artificial específicas para criação de imagens de diferentes estilos, a partir de fotos pessoais. Por meio de um pequeno e simples descritivo de ações e poucos cliques, os usuários conseguiam transformar suas fotos normais em avatares robóticos, animalescos ou antiquados, representados através de ilustrações de nível artístico bastante alto.

Além de servir como uma prova de como a IA está bastante avançada, esse movimento viral acabou reacendendo um alerta que paira há algum tempo na nossa sociedade: o quanto o desenvolvimento tecnológico se tornará uma ameaça ao mercado de trabalho?

Antes de mais nada, não acredito que o desenvolvimento da IA irá substituir de forma integral a participação humana em qualquer atividade. Creio, por outro lado, que esse movimento inevitável e, porque não, irreversível, irá servir como ferramenta fundamental para que seja possível melhorar o nível de qualidade dos produtos e serviços. Digo isso, pois acredito que existe uma fronteira que, além de não ter sido superada até agora, talvez nunca seja rompida pela tecnologia: a criatividade e a inovação.

Na publicidade, por exemplo, há um contexto muito difícil de ser substituído por algum recurso tecnológico. Trata-se do relacionamento humano entre marcas e consumidores. Entretanto, não podemos esquecer que a IA é uma ferramenta capaz de elevar a entrega e a resposta de uma campanha, além de ser importante para aproximar uma marca de seu público.

Com as demandas de marketing digital cada vez mais aceleradas, produzir regularmente conteúdos de alta qualidade se tornou um passo extremamente importante para se manter competitivo no mercado. É aí que essas ferramentas de IA podem auxiliar como, por exemplo, na produção de um texto. Mesmo que não consiga substituir todo o trabalho feito pelos redatores, a tecnologia contribui com a estrutura e a sintaxe desses materiais, deixando o mais atraente e compreensível, sem comprometer o estilo de escrita do autor. No caso de um designer, softwares como o citado logo no início do texto podem ser importantes para construir as primeiras prévias das imagens que serão utilizadas no case, auxiliando o processo de criação de todo o componente visual do produto.

Além desses fatores, podemos ressaltar ainda que o uso do recurso tecnológico também traz novas oportunidades para os profissionais criativos. Com a automatização de tarefas rotineiras, os responsáveis pelos processos mais inventivos terão mais tempo para se dedicar à criação de materiais de alto nível e à experimentação, testando novas técnicas e formatos para o produto.

Neste caso, a tecnologia pode contribuir também para a distribuição das ações publicitárias por meio de um trabalho de identificação de comportamentos e preferências por parte do público-alvo almejado, melhorando assim a compra de mídia. Além disso, algoritmos de IA podem analisar dados em tempo real e ajustar as campanhas de acordo com a necessidade, permitindo elevar as taxas de conversão e um retorno sobre o investimento mais significante.

Vale ressaltar que não vamos deixar de lado as diversas lutas e transformações na criação ao longo das últimas três décadas, como os avanços nas formas manuais de se produzir uma campanha, passando pelos equipamentos de grande impressão, máquinas de escrever ou vetores de imagem, muito pelo contrário. O movimento tecnológico no segmento a partir dos anos 2000, ajudou a Inteligência Artificial a ficar cada vez mais presente nos processos criativos.

Por isso, acredito que a utilização de IA no processo criativo é uma realidade. O uso correto de ferramentas como Chat GPT, que pode ser utilizado pelos planners e redatores conteudistas, e o trio DALL-E, Midjourney e Lensa, para os diretores de arte, pode ser de grande valia para milhares de agências e profissionais na execução de campanhas de comunicação - deixando de ser vista como uma inimiga, mas como uma aliada no processo criativo. Até porque, por mais avançada que seja a tecnologia, a jornada da criatividade ainda é uma qualidade essencialmente humana. Sugiro que estejamos abertos e preparemos nosso caminho para desfrutarmos da melhor forma as novidades que estão por vir em 2023.

*Ricardo Tarza é sócio e diretor de inovação e criatividade na DreamOne. Pós-graduado em gestão, marcas e produtos de multimídia pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, NA agência é responsável direto pela liderança de talentos, gestão, planejamento criativo, marketing digital e coordenação de ações com UX e UI, sempre com intuito de desenvolver estratégias e oportunidades com foco na conversão durante a jornada e experiência do usuário online e offline.

 

Add a comment

Páscoa é ótima oportunidade para renda extra e importante experimento na carreira de confeitaria  

Páscoa é ótima oportunidade para renda extra e importante experimento na carreira de confeitaria

Especialista em confeitaria artística há mais de 10 anos, Cidha França tem expectativa acima da média dos dois últimos anos para 2023

Se há uma data comemorativa com mais oportunidades para gerar renda extra, ainda desconhecemos. A páscoa dá a oportunidade de pessoas experimentarem os desafios de empreender, garantir uma renda extra e testar uma nova carreira. Além dos tradicionais ovos de páscoa e os chocolates, outras possibilidades mais decorativas e artísticas podem ser uma excelente opção para atrair clientes nessa época.

Cidha França, artconfeiteira há mais de 10 anos, trocou seus dias à frente do mercado áudio visual para vivenciar os desafios de empreender no mercado de confeitaria e ao longo destes 10 anos, atestou o potencial do período de páscoa para a geração de renda extra. “A páscoa é uma data que culturalmente no Brasil se costuma presentear as pessoas com chocolate, logo, a demanda tende a aumentar bastante nessa época” comenta Cidha.

Cidha garante que uma pessoa iniciante e sem clientela é capaz de faturar R$3.000,00 produzindo doces com decoração artística, como um ovo bolo, por exemplo, nesse período. “A depender da dedicação e do engajamento da pessoa nas redes sociais, ela consegue facilmente esse ganho”, explicou a especialista. Ela aposta em suas criações de modelagem temáticas que foram sucesso nas páscoas anteriores para garantir mais um ano faturando muito bem. “O ‘bolo ovo de páscoa’ é uma receita autoral e que conquistou muito as minhas clientes. É um bolo em forma de ovo com camadas de recheio e massa por dentro. É de comer rezando” - descreve a confeiteira.

Para inovar e ser o diferencial entre tantos profissionais, geralmente as pessoas apostam em sabores diferentes e combinações inusitadas. Cidha conta que os recheios tradicionais, como chocolate preto e brigadeiro trufado, são bem consumidos. No entanto, esses sabores variam de região para região. Em São Luís sua cidade natal, por exemplo, o sabor de cupuaçu é uma escolha que agrada muito quem reside naquela região, logo, acaba sendo um dos sabores mais vendidos. Por isso, sugere que as confeiteiras apostem nos sabores regionais e tradicionais.

Para ter um lucro acima do valor investido, a confeiteira diz que o segredo é tornar seu produto diferenciado e entregar qualidade ao cliente. “No caso do ‘bolo de ovo páscoa’, não se trata apenas de uma comida, mas também uma linda forma de presentear o outro. Com isso, um valor é agregado ao produto”, explica Cidha.

Ela também conta que sua marca registrada dentro da confeitaria artística é a personalização através da modelagem e pintura comestível. A especialista possui um portfólio recheado de trabalhos incríveis e promete investir mais em cursos de formação dentro da confeitaria. “Próximo a data sempre promovo um super aulão online e gratuito com o passo a passo de como dobrar o faturamento na Páscoa. O material é bem didático e exclusivo”, aponta Cidha. A confeiteira costuma divulgar as datas sempre em sua rede social.

A especialista acredita que o ingrediente secreto para ter uma páscoa rentável é utilizar um bom chocolate em suas receitas e abusar do marketing para criar uma base sólida de clientes. Para finalizar, a Artconfeitera conta que a confeitaria artística tem uma demanda enorme e que pode ser uma opção viável para muitas pessoas que buscam uma nova formação que dê um retorno expressivo. Só é preciso dar o primeiro passo e estar sempre se aperfeiçoando dentro da área.

Sobre Cidha França

Cidha é referência em Confeitaria Artística na cidade de São Luís - Maranhão e já chegou a vender bolos artísticos de até R$7.000,00. A confeiteira também ministra diversos cursos e já formou mais de 100 alunas no Brasil.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos