Empresa cria metodologia que usa a literatura para tornar ambiente de trabalho mais humanizado e saudável

Empresa cria metodologia que usa a literatura para tornar ambiente de trabalho mais humanizado e saudável

Em ambientes focados em performance, metas e números, ter um tempo para conversar, se expressar e ampliar o repertório cultural pode ser muito transformador, não só para os funcionários como para a cultura organizacional das empresas.

Foi pensando nisso que a Arca – empresa criada por Dante Gallian, professor titular na Universidade Federal de São Paulo – desenvolveu um Laboratório de Leitura focado na humanização do ambiente de trabalho, o LabLei. A metodologia consiste na leitura e discussão de clássicos da literatura, incentivando o compartilhamento dos afetos, questionamentos e identificações com os personagens e as histórias.

O projeto se iniciou com alunos do curso de medicina, a fim de humanizar futuros profissionais da área da saúde no tratamento com os pacientes e, atualmente, passa por diversas empresas que se preocupam com a prevenção de distúrbios como ansiedade e burnout.

Por meio de textos simples e curtos, os colaboradores conseguem trabalhar o autoconhecimento e a consciência do outro de uma forma efetiva, que vai além de palestras pontuais e team buildings tradicionais. “Estudando e pesquisando os efeitos da Literatura para a Humanização, encontramos um aspecto curativo ao se trabalhar com as Artes, que não se dá em mais nenhum tipo de atividade prática. Por se tratar de uma experiência estética e lúdica, mas ao mesmo tempo extremamente profunda, é a melhor forma de se reconectar consigo mesmo e repensar sentimentos e atitudes do dia a dia corrido do mundo corporativo.”, explica Gallian.

Ao dar o primeiro passo de ler e discutir um livro clássico, os colaboradores se tornam leitores, acabam com o preconceito com a literatura e seguem se inspirando para um trabalho cada vez melhor com seus líderes, liderados e seus desafios. O aumento do repertório cultural, em uma dinâmica de referências já viciadas e raramente se deparando com algo que realmente seja “fora da caixa”, é essencial para garantir inovação com uma visão ampla e nova.

A iniciativa já foi aderida por diversas empresas, como Bradesco, C&A, Fleury, Natura, Porto Seguro e Zodiac, que conseguiram sentir na prática a valorização do ser humano com base na experiência reflexiva das artes, desenvolvendo uma densidade intelectiva e afetiva essencial para a tomada de decisão e relação com o próximo no ambiente de trabalho.

Muitos relatos vividos com essas atividades estão no novo livro que Dante Gallian escreveu em conjunto com Alexandre Seraphim (CEO da farmacêutica Zodiac): Responsabilidade Humanística: uma proposta para a agenda ESG. Na obra, os autores explicam o termo Responsabilidade Humanística, criado e registrado para refletir exatamente a experiência criada pelas atividades da Arca: a valorização do Ser Humano com base na experiência estético-reflexiva das artes, desenvolvendo uma densidade intelectiva e afetiva essencial para a tomada de decisão e relação com o próximo no ambiente de trabalho.

Sobre a Arca

A Arca é uma empresa criada pelo professor titular da Universidade Federal de São Paulo, Dante Gallian, que tem como objetivo humanizar o ambiente de trabalho - de um jeito diferente das diversas soluções que são oferecidas hoje em dia. Através das Artes (principalmente a Literatura), a empresa oferece diversas atividades transformadoras que saem da rotina automática e performática do mundo corporativo e inspiram lideranças com novas referências e melhora do clima organizacional. A principal atividade oferecida é o Laboratório de Leitura. Estudado cientificamente desde 2010, o LabLei começou a ser aplicado no ambiente corporativo desde 2012 com excelentes resultados, com clientes como Natura, Banco Santander, BB-Mapfre, Porto Seguro, Fleury, entre muitas outras. O ISE Business School, associado ao IESE, adotou-o como atividade constante em seus programas de formação (MBA, PMD e AMP), assim como nas ações de educação in company e programas customizados para empresas como Bradesco e Sicredi. Laureado com o Prêmio Viva Leitura de 2014 e homenageado por diversas associações, a experiência do Laboratório de Leitura e seus efeitos humanizadores foi recentemente registrado e descrito através de um livro publicado em 2017 pela editora Martin Claret, intitulado A Literatura como Remédio: os clássicos e a saúde da alma, de autoria do Prof. Dr. Dante Gallian (EPM-UNIFESP), desenvolvedor da metodologia.

Sobre Dante Gallian

Historiador, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós doutoramento pelo Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França, onde é professor visitante desde 2005. Desde 2011 é pesquisador do Center of Humanities and Health do King’s College of London, UK.
Trabalha na UNIFESP desde de o ano 2000 e, atualmente, é Professor Titular e Diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM), professor orientador da pós-graduação em Saúde Coletiva e Ensino em Ciências da Saúde e pesquisador do CNPq e FAPESP.

Redes sociais da Arca e Dante Gallian:

https://www.linkedin.com/company/arca-responsabilidade-humanistica

https://www.linkedin.com/in/dantegallian/

https://www.instagram.com/dantegallian/

Add a comment

Com soluções digitais, nav9 fatura R$ 9 milhões em 2022 e mira corporações em transformação digital no Brasil

Com soluções digitais, nav9 fatura R$ 9 milhões em 2022 e mira corporações em transformação digital no Brasil

Criada no Rio Grande do Sul como Nave.rs, empresa já tem entre seus cases de sucesso o banco ABC Brasil, Vittude e Iguatemi

Especializada em soluções digitais, a nav9, empresa criada em 2017 pelo empreendedor Matheus Danemberg, de 29 anos, se prepara para novos voos e mira corporações em transformação digital no Brasil. Em um momento de crescimento exponencial, agora como nav9, nova marca, reforça sua vocação como software house de soluções digitais para todo o mercado brasileiro, com um time que aumentou dez vezes em quatro anos, chegando a 2022 com faturamento de R$ 9 milhões e um crescimento de 50% na comparação com o ano passado.

Na carteira de clientes da nav9 estão empresas com atuação em diversos segmentos, como mercado financeiro, varejo, educação, mídia, entre outros. Entre eles, Banco ABC Brasil, Vittude e Iguatemi. “Temos um mindset muito forte de agilidade e entendimento das necessidades do cliente, e este diferencial temos potencializado por uma metodologia proprietária que combina conceitos de Extreme Programming com Lean Startup”, revela Matheus, que, antes de criar a nav9, já havia fundado quatro startups.

Com um time de ponta, mergulhado no negócio, a nav9 atua nas frentes de estratégia (gestão ágil e estratégia de produto), design de produto (UI Design, UX Design, UX Research e protótipos), engenharia de software (Desenvolvimento de plataformas e aplicativos e Testes funcionais e automatizados) e DevOps (Infrastructure as code, CI/CD e Monitoramento).

“Trabalhamos de um jeito simples, descomplicado e muito próximo do cliente em um mercado que geralmente é de difícil compreensão para o contratante. Tecnologia muitas vezes é uma caixa preta para os executivos e até mesmo para founders de startups, que não vêm de um background técnico. Por isso, essa aproximação é essencial e proporciona conexão e segurança para que o cliente avance sem medo”, afirma Danemberg, que também dedica esforços para a formação de pessoas. “Temos um modelo de ensino criado por nós e validado por dezenas de alunos. Essa formação é o que nos permite abraçar os projetos dos clientes tendo a certeza de que vamos ter pessoas qualificadas para tocá-los”, explica.

Cases de sucesso

O Banco ABC estava com um projeto que necessitava de urgência para ser iniciado. Era um serviço que funcionava de maneira manual, porém havia a intenção dele se tornar digitalizado. A nav9 idealizou um produto e partiu para o desenvolvimento. Em pouco mais de dois meses, a ferramenta estava no ar, com as funções solicitadas pelo cliente e proporcionando o resultado que precisava.

Outro case de destaque foi a parceria com a Vittude, uma startup de mental health. Desde outubro de 2017, a nav9 é uma tech solving partner da Vittude e tem garantido viabilidade técnica para a parceira, o que possibilitou o crescimento da empresa.

Sobre a nav9

A nav9 é uma solving tech partner que planeja, desenvolve e entrega experiências centradas no usuário. Por meio do NavWay (desenvolvida com exclusividade, combinando Extreme Programming com conceitos do Lean Startup), cria soluções digitais efetivas para acelerar negócios e impactam positivamente a vida das pessoas, além de apresentar velocidade, rápida capacidade de execução, agilidade e escalabilidade. Como missão, quer ajudar organizações a entender antes de agir, efetuar com precisão e lucrar a partir de mudanças.

 

Add a comment

Parceria entre Vapza e Marvel para linha de alimentos infantis já representa cerca de 10% do faturamento da indústria

Parceria entre Vapza e Marvel para linha de alimentos infantis já representa cerca de 10% do faturamento da indústria

Linha de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor para crianças é inédita e está presente em mais de 1.500 pontos de venda do Brasil

Os produtos Vapza Avengers foram lançados no final de 2021 e já somam cerca de 10% no faturamento total da Vapza. A parceria inédita com a Disney lançou no mercado o primeiro licenciamento brasileiro de pratos prontos e saudáveis atrelados à marca Marvel. A linha de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, com ingredientes premium, teve aporte inicial de R$ 500 mil e precisou cumprir uma série de protocolos em relação a qualidade antes de chegar as gôndolas do varejo; hoje os produtos já estão em 169 redes de varejo em todo Brasil, totalizando presença em mais de 1.500 pontos de venda.

Segundo o CEO da empresa, Enrico Milani, além do varejo, as opções de refeições completas se destacam também no e-commerce. “Os produtos estão entre os 20 itens mais vendidos de 2022 e a página da linha entre as mais acessadas no e-commerce da Vapza. Isso significa que as famílias realmente estão mais atentas a qualidade da alimentação que oferecem às crianças”, diz.

Os produtos foram criados para oferecer praticidade aqueles que têm uma vida corrida e procuram produtos saudáveis para alimentação dos filhos. Além de se tratar de uma parceria inédita da Disney/Marvel com uma empresa brasileira para a criação de pratos prontos, saudáveis e orgânicos, esta foi a primeira vez que a Vapza desenvolveu refeições completas – Carne Bovina com Legumes, Peito de Frango com Mandioquinha e Canja com Arroz Integral. A indústria paranaense também utilizou a tecnologia de código de barras 2D da GS1 Brasil, sendo uma das primeiras a utilizar tal solução.

Sobre a Vapza

A Vapza Alimentos é pioneira e referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, proporcionando alimentação saudável, prática e segura. Fundada em 1994 nos Campos Gerais do Paraná, a Vapza possui tecnologia exclusiva de ponta no Brasil e oferece em seu portfólio grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com distribuição nacional e com exportação para mais de 13 países, a empresa conta com certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais como a BRCGS, além de ter os selos Kosher, Vegan e Orgânico, atendendo todos os públicos que buscam comida de verdade. Além disso, é Top Of Mind na categoria Orgânicos pela pesquisa Organis 2019 e líder de vendas na categoria de pratos semiprontos, em investigação feita pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2022. Para saber mais, acesse: https://www.vapza.com.br/

Add a comment

Ano novo: planejamento é fundamental para alcançar os objetivos  

Ano novo: planejamento é fundamental para alcançar os objetivos

Coach elenca quatro dicas para se organizar e traçar metas que podem ser cumpridas ao longo do ano

Todo final de ano vem carregado de reflexões, fechamentos e avaliações sobre o que foi produzido e alcançado ao longo dos últimos 365 dias. É também o momento de propor novos desafios, metas e objetivos. Mas para que isso não vire uma grande frustração no próximo ano, é preciso ser realista, olhar para si mesmo com empatia e acolher as suas dificuldades.

Cândida Semensato, presidente da ICF - International Coaching Federation Brasil, organização global e independente de acreditação e validação profissional, presente em 140 países, com mais de 50 mil membros, elenca quatro dicas importantes.

• Primeiramente, separe os objetivos de vida pessoal e profissional. Ninguém melhor do que você para saber o que mais lhe incomodou no último ano, do que mais sentiu falta: fazer um curso de idiomas? Passar mais tempo de qualidade com a família?

• Saiba definir metas factíveis, que podem ser cumpridas em um determinado período. No lugar de escolher ser fluente em um idioma, estabeleça um cronograma assertivo: matricule-se em um mês, inicie um intensivo e conclua em até 3 meses, por exemplo.

• Tenha sempre em mãos indicadores, tanto os positivos, para reforçar todas as conquistas, como também os pontos que precisam ser melhorados: retomar um projeto que foi pausado, se esforçar mais em uma atividade, etc. O ideal é criar lembretes, que podem ser semanais, mensais, para que se acompanhe de perto a evolução dos projetos.

• Se o objetivo é chegar ao fim do próximo ano com as metas cumpridas, é válido parar, no início do segundo semestre e reavaliar o que de fato avançou. Esse movimento servirá para, se necessário, colocar metas e prazos diferentes, de acordo com as suas demandas e realidade. Também é fundamental para evitar frustrações, caso algo não saia como o planejado.

Para que tudo isso seja viável, sempre vale lembrar da importância de procurar por ajuda profissional. E nesse sentido, um coach poderá apoiá-lo na definição de suas metas, instigá-lo a levantar questões relevantes sobre si mesmo, cujas próprias respostas que lhe guiarão por um caminho de decisões assertivas e conscientes. Caso as respostas para sua vida, profissional ou pessoal, sejam dadas pelo especialista, desconfie.
Não esqueça também que, mesmo que as metas não tenham sido alcançadas, ou não da forma como se esperava, é sempre possível recomeçar, planejar novos objetivos e ir em busca do mesmo sucesso, só que de formas diferentes, com novas visões e expandindo as perspectivas. Seja gentil com você. 

Sobre a ICF

A ICF – International Coaching Federation - é a maior associação global de coaches, com 50 mil membros associados em mais de 140 países. Fundada em 1995, independente e sem fins lucrativos, a sua missão é contribuir para o avanço da arte, ciência e prática do Coaching profissional. A ICF é pioneira no desenvolvimento de padrões globais para o coaching profissional, com competências essenciais, um robusto Código de Ética e pesquisas de mercado - oferece o maior recurso mundial de pesquisas sobre Coaching, com mais de 2.500 estudos disponíveis. Além disso, a organização acredita programas de formação em coaching, garantindo altos padrões na profissão, e credencia coaches com o único programa de credenciamento independente, reconhecido mundialmente, concedido aos coaches profissionais que tenham cumprido com os rigorosos requisitos de educação e comprovada experiência.

No Brasil a ICF possui mais de 450 coaches associados, 200 credenciados e está presente na Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Mais informações: https://www.icfbrasil.org/

Add a comment

O novo surto de covid-19 na China que estremece o planeta

O novo surto de covid-19 na China que estremece o planeta

João Alfredo Lopes Nyegray*

No início do mês de novembro, imagens de trabalhadores fugindo de uma unidade da Foxconn tomaram as redes e os sites de notícias. A Foxconn é uma empresa taiwanesa de eletrônicos, computadores e componentes – alguns dizem a maior do mundo –, e que fabrica os produtos da Apple, os videogames da Sony e os telefones da Motorola, além de peças para a Dell e para a HP. Em que pese sua sede ser em Taipei, suas principais unidades produtivas ficam na China continental, especialmente em Shenzhen e Zhengzhou, cidades altamente industrializadas.

É exatamente na China continental que o governo vem aplicando a política de tolerância zero contra a covid-19: uma estratégia rigorosa de isolamento domiciliar, empresarial ou mesmo de cidades inteiras, em que há total restrição da circulação de pessoas e testagem diária em massa. Não é a primeira vez que os chineses lançam mão dessa estratégia, e várias vezes num passado recente fábricas foram fechadas e os maiores portos simplesmente pararam de operar, causando falta de peças e itens por todo o mundo.

Para evitar que ficassem trancados com colegas de trabalho, no início de novembro, trabalhadores chineses desesperados fugiram da fábrica da Foxconn em Zhengzhou. Agora, ondas de protesto se espalham por toda a China, num teste imediato para o terceiro mandato do Todo Poderoso Xi. Num país em que protestos não só não são comuns, como são reprimidos violentamente, há certamente algo ocorrendo na China que extrapola o desespero de uma população com medo de mais um rígido “encarceramento” obrigatório.

A China já chegou a anunciar 31 mil casos de covid num só dia. Com o receio de mais um fechamento de fábricas e portos, chineses fogem das maiores cidades ou protestam nas ruas. Os efeitos econômicos dos protestos e do receio de uma nova onda de lockdowns também já são sentidos. Na terça-feira, dia 29 de novembro, o preço das commodities caiu em bolsas de todo o mundo, assim como as ações de empresas que dependem de insumos vindos do gigante asiático.

O questionamento que fica é: será essa política de tolerância zero uma estratégia de saúde pública, ou o receio de novas mortes? Seja como for, parece que o número de vítimas da covid-19 na China é muito maior do que os 5.200 falecidos anunciados oficialmente por Pequim.

*João Alfredo Lopes Nyegray é doutor e mestre em Internacionalização e Estratégia. Especialista em Negócios Internacionais. Advogado, graduado em Relações Internacionais. Coordenador do curso de Comércio Exterior na Universidade Positivo. Instagram @janyegray

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos