A telefonia na nuvem ajuda empresas no controle e manipulação de dados conforme a LGPD

A telefonia na nuvem ajuda empresas no controle e manipulação de dados conforme a LGPD

Telefonia corporativa na Nuvem é uma alternativa que vem apresentando resultados positivos

Desde agosto de 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor e tem como objetivo principal de regulamentar o tratamento de dados tanto no setor público, quanto no privado. Um dos setores de maior impacto da LGPD é o de telefone, seja ela a área de celulares, corporativa, de call center ou voip, todos os segmentos, de uma forma ou outra atuam um volume expressivo de dados. Em 2021 e 2022 vimos crescer as denúncias no setor sobre vazamento de dados. Lilian Albach Baldussi, diretora jurídica na Baldussi Telecom, explica que é preciso entender a abrangência e os impactos tanto da LGPD para o tratamento dos dados, bem como para os casos de punição pelo seu descumprimento.

Conforme a advogada, a lei é bastante ampla e cerca o setor de telefonia de maneira bem expressiva. “Pela Lei, tratamento de dados abrange qualquer atividade que utilize um dado pessoal na execução da sua operação, como, por exemplo: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. Ou seja, todas as atividades que envolvem a telefonia no Brasil”, explica.

A LGPD estabeleceu uma estrutura legal que empodera os titulares de dados pessoais, fornecendo-lhes direitos a serem exercidos perante os controladores de dados. Esses direitos devem ser garantidos durante toda a existência do tratamento dos dados pessoais do titular realizado pelo órgão ou entidade. “Hoje em dia não é mais possível fazer o tratamento de dados sem a anuição expressa do titular dos dados, que, inclusive, depois da entrada em vigor da lei, passou a poder também condicionar o uso, de revoga-lo, do impedimento de compartilhamento e até da transparência. “Para as empresas que trabalhar com um volume considerável de dados ou a pequena empresa que mantém uma base já fixa de clientes, não importa. A LGPD será aplicada da mesma forma e o tratamento dos dados também. Por isso, é importante que as empresas estejam preparadas e em dia com relação à sua responsabilidade sobre os dados”, orienta.

As falhas de segurança podem gerar multas de até 2% do faturamento anual da organização no Brasil. Sendo limitada à um valor de R$50 milhões de reais. Quem determina o valor da penalidade é a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, sendo utilizado como critério, a gravidade da falha para a aplicação da sanção. “Para evitar não só as sanções, mas o impacto negativo de um problema com a proteção de dados, é importante que as empresas e seus fornecedores estejam bastante preparados e com barreiras de proteção que contribuam para a segura e a preservação dos dados conforme a LGPD”.

Uma dessas alternativas, para as corporações é a Telefonia em Nuvem. Desde 2015 a Baldussi Telecom vem atuando para oferecer às empresas um modelo confiável, seguro e que também facilite o dia a dia do gestor e, agora, do Controlador de Dados. “Nosso trabalho está adequado desde o contrato até a forma de gravação dos dados, recebimento, entregas, relatórios, a autorização para gravação, entre outros. Focamos na segurança, ao oferecer esse serviço e produto aos empresários, disponibilizamos o que há de mais inovador em segurança, mas, também, de estabilidade, contando com a hospedagem do serviço no Google Host, além de possibilitar, de acordo com as necessidades da empresa, que os dados sejam recebidos e manipulados só por aqueles que são efetivamente responsáveis por eles, evitando, assim, muitos dos vazamentos ou tratamentos inadequados de dados”, explica Lilian.

Sobre a Baldussi

A Baldussi Telecom atende hoje empresas em mais de 2.500 cidades brasileiras, contando com representantes em todas as regiões do país e consegue atualizar seus clientes, em tempo real, com as principais informações de negócios, como chamadas ativas, recebidas, duração, além de prestar suporte de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h. Para conhecer mais sobre a Baldussi Telecom acesse www.baldussi.com.br, email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para 0800-5912386. No Linkedin: https://www.linkedin.com/company/baldussi-telecom.

Add a comment
Escambo Solidário realiza troca de brinquedos por livros   

Escambo Solidário realiza troca de brinquedos por livros  

Escambo Solidário realiza troca de brinquedos por livros

Projeto do jornal de literatura Rascunho acontece no sábado (dia 10), na Arte & Letra Livraria e Café, em Curitiba

No próximo sábado (dia 10)*, das 10h30 às 18h, acontece na Arte & Letra Livraria e Café, em Curitiba, a quarta edição do projeto *Escambo Solidário — cujo objetivo é promover a troca de brinquedos novos ou em bom estado por livros.

“É uma ação importante na qual todos saem ganhando. Os leitores levam para casa ótimos livros e entregam, junto com os brinquedos, a possibilidade de um Natal mais humano e feliz a muitas crianças”, afirma o escritor Rogério Pereira, idealizador do projeto.

Toda a arrecadação do evento será destinada à Afece (Associação Franciscana de Ensino ao Cidadão Especial). Fundada em 1967, a Afece oferece atendimento gratuito a cerca de 600 pessoas com deficiência múltipla, física e intelectual em todos os graus de complexidade nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Realizado pelo jornal de literatura *Rascunho*, o Escambo Solidário conta neste ano com o apoio da Arte & Letra, editoras Maralto e Intrínseca, da distribuidora de livros A Página, da agência de designer Thapcom e da Mem Comunicação.

Além das doações das editoras parceiras, foram selecionados títulos do acervo do Rascunho de diversos gêneros como infantil, jovem adulto, ficção, não-ficção, poesia e biografia. Ao todo, cerca de 700 títulos estarão à disposição dos leitores.

Serviço:

O que: Escambo Solidário

Quando: 10 de dezembro (sábado)

Horário: das 10h30 às 18h

Local: Arte & Letra Livraria e Café (Rua Desembargador Motta, 2011, Centro, Curitiba–PR)

Add a comment
Condomínios devem reforçar limpeza e higienização nas férias   

Condomínios devem reforçar limpeza e higienização nas férias  

Condomínios devem reforçar limpeza e higienização nas férias

Cresce a busca por zeladoria terceirizada; redução de custos, eficiência nos resultados e menos dor de cabeça agrada contratantes

Com a proximidade do fim do ano, os condomínios se preparam para as férias escolares e o lazer dos moradores e visitantes. A maior quantidade de pessoas circulando nas áreas comuns - especialmente crianças e adolescentes - exige um planejamento da administração para manter a organização e a limpeza dos espaços, ainda mais no momento em que as contaminações pelo Coronavírus voltaram a crescer no Brasil.

Para que os adultos aproveitem o conforto dos ambientes coletivos - enquanto os pequenos se divertem com brincadeiras ou jogos nas quadras esportivas, parquinhos e piscinas – todos os espaços de uso comum devem ser bem limpos, do jeito certo e com os produtos certos.

“É preciso muita atenção de quem faz a limpeza dos condomínios nesse momento de descanso. Alguns prédios recebem muitos visitantes e os cuidados devem ser redobrados nos locais onde as pessoas pisam, tocam e sentam”, explica Lorena Diniz, diretora da Higicorp, empresa especializada em serviços terceirizados de zeladoria e limpeza para condomínios de Curitiba e Região Metropolitana.

Portas, maçanetas, botões nos elevadores, corrimão, churrasqueiras e pias, cadeiras e mesas, televisores e controle remoto, piso do salão de festas, banheiros, brinquedos do parquinho – tudo deve ser higienizado com produtos adequados para evitar contaminações, enfatiza Lorena.

Terceirização de serviços

Essa modalidade de serviço tem crescido no país. Atualmente, o Brasil registra aumento de 94% de contratações do segmento de facilities [limpeza, copa, segurança, jardinagem, recepção e portaria] em relação ao começo da pandemia. A informação é da Fundação Instituto de Administração (FIA-SP).

Dentre os benefícios que os condomínios têm ao optar pela terceirização nos serviços de limpeza e conservação estão a redução de custos, a queda na burocracia, mão de obra qualificada, flexibilidade nas rotinas e eficiência operacional.

“Para quem conhece as dificuldades de fazer a gestão de pessoas, a terceirização é uma ótima alternativa. Todo o gerenciamento de horário, escalas, faltas, férias, licenças, atestados, afastamentos, seleção, contratação e treinamento dos trabalhadores é feito pela prestadora do serviço. Isso traz enorme comodidade e segurança ao contratante”, observa Lorena.

A diretora da Higicorp recomenda atenção na escolha do prestador do serviço e sugere que o contratante fiscalize para ver se a terceirizada está pagando corretamente os encargos trabalhistas e previdenciários.

Condomínios vazios

Outro ponto a destacar é que em muitos condomínios acontece o contrário: o esvaziamento durante as férias. “Isso é bem comum, já que muitas famílias viajam para o litoral, interior e o campo. Neste caso, os condomínios não precisam intensificar a limpeza, mas podem aproveitar para realizar manutenções ou dar férias estratégicas para alguns funcionários”, explica a diretora da Higicorp.

“O trabalho da equipe de limpeza e conservação deve estar sempre em consonância com o dia a dia do condomínio e integrar um plano traçado em conjunto com o síndico e a administradora de condomínios”, enfatiza Lorena Diniz.

Sobre a Higicorp

Fundada em Curitiba em 2016, a Higicorp tem expertise na área de facilities e realiza serviços terceirizados de zeladoria, limpeza, copa, jardinagem, portaria e recepção para empresas e condomínios.

A companhia forma os colaboradores com processos de Boas Práticas de Operação (BPO) e tem reserva técnica para atendimento em até 2 horas. Três vezes por mês, supervisiona in loco todas as tarefas contratadas.

Add a comment

Neste Natal, o Boticário reafirma seu compromisso com o amor e propõe o resgate das relações

Neste Natal, o Boticário reafirma seu compromisso com o amor e propõe o resgate das relações

Uma pesquisa realizada neste ano pela DOJO e KOGA - intitulada Brasil de Bolhas - revelou que estamos deixando de conversar. Dos dois mil entrevistados em todo o país, 58,9% das pessoas afirmaram que tentam constantemente convencer os outros a respeito do que acreditam. O dado reflete um contexto de distanciamento que é, cada vez mais, observado nas relações interpessoais. Entendendo a importância de retomarmos as conexões neste fim de ano, Boticário lança uma campanha de Natal inspiradora que incentiva a reaproximação e tem como objetivo central despertar uma reflexão propositiva sobre o poder do amor e do respeito como forma de superar as diferenças - ocasionado pelos mais diferentes temas e motivos.

Contextualizando como as discussões podem criar fendas entre pessoas que se gostam, a campanha de Natal propõe resgatar o amor e o respeito, como agentes transformadores capazes de unir as pessoas e restabelecer relações. ”O Boticário acredita na importância de promover conversas sobre amor e respeito. As diferenças nunca deixarão de existir. E é nesse espaço que precisa coabitar o respeito e o amor”, comenta Renata Gomide, vice-presidente de Consumer do Grupo Boticário.

O filme conceito da campanha, idealizado pela AlmapBBDO, retrata situações cotidianas atravessadas por rupturas entre pessoas que se amam - mas que, em meio a brigas e discussões, se distanciam. No decorrer da produção, as fendas dão lugar para gestos capazes de promover o reencontro e a reconexão entre as pessoas queridas, a partir de um ato de amor e respeito, embaladas pela trilha sonora “One Love”, de Bob Marley. “Ignorar o momento que vivemos seria impensável para uma marca tão conectada com os brasileiros, como o Boticário. Por isso, encontramos uma metáfora sensível e corajosa para passar uma mensagem fundamental nesse fim de ano”, afirmam Rodrigo Monte e Rafael Gil, Diretores Executivos de Criação da AlmapBBDO.

Além do filme, que estreia em TV aberta no domingo (27), a marca se inspirou em histórias reais em que o amor superou as diferenças e o respeito prevaleceu. As narrativas de pessoas anônimas fortalecem a estratégia da marca e ajudam a disseminar, ainda mais, uma perspectiva do coletivo, incentivando que os consumidores possam refletir e se reaproximar de quem importa nesse final de ano. As histórias foram coletadas a partir da curadoria do Razões para Acreditar, plataforma de conteúdo positivo, que tem como propósito fortalecer o otimismo.

No offline, todas as regiões do Brasil contam com ativações em 10 praças prioritárias com estruturas interativas para que o consumidor esteja no centro da estratégia. São Paulo e Curitiba recebem árvores de Natal com janelas que projetam fotos dos consumidores que engajarem na hashtag da campanha - além disso, em alguns momentos, as árvores das duas cidades se conectam e permitem que consumidores das duas cidades interajam diretamente.

SOBRE O BOTICÁRIO

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário.

A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.

**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma, novembro de 2017.

SOBRE ALMAPBBDO

Liderada por Luiz Sanches e Filipe Bartholomeu, a AlmapBBDO é uma powerhouse de criatividade e negócios que se reinventa todos os dias. Sua crença fundamental é de que a criatividade é protagonista na geração de valor para as marcas, no crescimento dos negócios dos seus clientes e, não menos importante, na transformação das pessoas. Porque as pessoas são o centro da cultura da agência e, por lá, elas criam vínculos duradouros. Assim como seus clientes. Essa consistência fez da Almap a Agência Global dessa Década, título recebido pelo Cannes Lions. Assim como segue fazendo da agência a empresa brasileira mais eficaz da América Latina, segundo o Effie Latam. Mais informações no site www.almapbbdo.com.br 

FICHA TÉCNICA ALMAP

Anunciante: O Boticário

Agência: AlmapBBDO

Título: Abismo

Produto: Datas

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches, Pernil

Diretores Executivos de Criação: Rafael Gil, Rodrigo Almeida

Criação: Rodrigo Almeida, Rafael Gil, Daniell Rezende, Flavio Cherem, Gabriel Carletti

Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Vera Jacinto, Vanuza Passos, Aline Silva

Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Amanda Moutinho, Monique Costa, Nataly Barros e Pedro Miranda

Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari, Tiago Tateyama, Giovana Damião

Mídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Suellen Kiss, Everton Maciel, Vitória Soares, Gabriele Santos, Leticia Estrada e Patrick Novais.

Art Buyer: Tereza Setti, Ana Cecilia da Costa

Foto modelo: Marco Mendes /Lumini Fotografia

Stylist: Adelmo

Make/hair: Patrick Guisso

Casting: Babi

Produção executiva: SD/Sonny Domingos

Foto pack e ilustração 3D: Big Studios

IMAGEM:

Produtora: DLKTSN

Direção: Pedro Becker

Diretora Executiva: Luciana Mattar

Produção Executiva: Tathi Pires e Claudio Costa

Line Producer: Juliana Lutterbach e Ingrid Korenjak

Assistente de NewBusiness/LineProducer: Ana Paula Brito

Coordenação de Produção: Grayce Felix

Secretária de Produção:AnaPaulaBento

Pós Produção: GlobeTrotter

Produção Executivo de Pós-produção: André Serra e Ana Ourique

Coord.Pós-produção: Diego Nascimento

Assistente de Ilha: Gabriela Viseu, Alek Lima e Gideon Arruda

Finalizador: Ale Campos

ÁUDIO:

Produtora de som: Raw Audio

Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira

Direção Musical: Hilton Raw

Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein

Atendimento: Carol Peternelli

Coordenação: Robério Barbosa

Locutora: Martha Mellinger

Aprovação: Alexandre Bouza, Renata Gomide, Marcela De Masi

Add a comment

Sete alimentos que podem aumentar a felicidade, segundo a ciência  

Sete alimentos que podem aumentar a felicidade, segundo a ciência

Está comprovado: alguns alimentos têm o poder de aumentar os níveis de serotonina e vitamina B no organismo e melhorar o humor. Saiba quais são e invista neles

Muitas pessoas não sabem, mas uma dieta rica em doces, gordura saturada, cereais refinados, ou seja, alimentos preparados com farinha branca margarina, possuem um grande potencial de serem pró-inflamatórios – ou seja aumentam a probabilidade de o organismo desenvolver doenças inflamatórias. Mas não é só isso. A ciência também explica que esses alimentos são associados à piora de sintomas depressivos e de ansiedade. Logo, para manter a saúde em dia, a dieta tem que ser justamente contrária a isso. “O ideal é investir numa alimentação com um perfil anti-inflamatório, bastante frutas, legumes, verduras, cereais integrais, azeite de oliva, carnes magras, e em especial peixes de águas frias, como salmão, atum e sardinha”, afirma a nutricionista Carolina de Quadros Camargo, mestre e doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora do curso de Nutrição na Universidade Positivo (UP).

Ela sugere uma dieta parecida com a mediterrânea, só que, neste caso, acrescentam-se também alimentos como cacau, chá verde, gengibre, cúrcuma e alecrim. “Todos eles têm um potencial de melhorar transtornos depressivos e de ansiedade e podem fazer parte do cardápio, seja na forma de temperos ou como o chá verde, que pode ser tomado ao longo do dia, entre as refeições, menos no período noturno, por conter cafeína”, explica.

A professora Carolina também cita a importância dos alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 na alimentação. “Eles teriam uma potencialidade de melhorar os aspectos cognitivos e transtornos de humor. São encontrados no salmão, na sardinha e no atum”, orienta. Segundo ela, a vitamina B12 também não pode ficar fora dessa lista de nutrientes, já que, como o ômega 3, podem trazer benefícios cognitivos. “Eles estão presentes nos alimentos de origem animal, mas deve-se dar preferência ao menor teor de gordura, como leite e derivados desnatados e carnes magras.”

Quanto mais frutas no prato, menor risco de depressão

O fato de boa parte dos alimentos que dão a sensação de felicidade vir das frutas tem uma base científica. Um estudo publicado no British Journal of Nutrition entrevistou 428 adultos e analisou a relação entre o consumo de frutas, legumes, lanches doces e salgados e a saúde psicológica. A pesquisa mostrou que quanto mais frequente o consumo de frutas, menor o risco de depressão.

As descobertas dos pesquisadores sugerem que a frequência com que se come frutas é mais importante para a saúde psicológica que a quantidade total que é consumida durante uma semana típica. O estudo também descobriu que as pessoas que comem lanches salgados, como batatas fritas, que são pobres em nutrientes e ricos em gorduras saturadas, são mais propensas a relatar maiores níveis de ansiedade. Depois de levar em consideração fatores demográficos e de estilo de vida, como idade, saúde geral e exercícios, a pesquisa descobriu que tanto frutas ricas em nutrientes quanto lanches salgados pobres em nutrientes pareciam estar ligados à saúde psicológica. Eles também descobriram que não havia associação direta entre comer vegetais e saúde psicológica. “A verdade é que os nutrientes encontrados em alimentos saudáveis trabalham para fazer com que o cérebro produza serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. O triptofano, aminoácido essencial para a síntese de serotonina, está presente em muitos alimentos, entre eles nas frutas como a banana, o abacate e o coco”, explica a professora.

Precursores da felicidade

Mas não só essas frutas estão ligadas à felicidade. Outros produtos muito apreciados e conhecidos dos brasileiros como o cacau, o café e os alimentos fermentados atuam no nosso humor. Veja abaixo o porquê de cada um deles, de acordo com os estudos publicados pelo site americano CTNET e validados pela professora de nutrição da Universidade Positivo, Carolina de Quadros Camargo:

Abacate: fruta cremosa, de sabor suave, é rica em gordura monoinsaturada, que tem um potencial anti-inflamatório e repleta de nutrientes, incluindo a colina, que o organismo usa para regular o sistema nervoso e o humor. Um estudo de 2020 descobriu que as gorduras saudáveis do abacate estão associadas à diminuição da ansiedade nas mulheres. Outro grande motivo é que ele é rico em vitamina B, que tem sido associada a níveis mais baixos de estresse.

Alimentos fermentados: kefir, kombucha, iogurte, ajudam a manter um intestino saudável e podem ajudar a melhorar o humor. O processo de fermentação cria probióticos, que, por sua vez, sustentam bactérias saudáveis no intestino. Até 90% da serotonina produzida pelo organismo é criada a partir de células intestinais. Logo, consumir alimentos fermentados promove uma melhor produção de serotonina.

Banana: ela sozinha não tem uma quantidade suficiente de triptofano capaz de produzir a quantidade de serotonina adequada no cérebro a ponto de atravessar a barreira hematoencefálica. Mas pode desempenhar um papel crucial na regulação do humor de maneira mais indireta, já que o organismo precisa de vitamina B6 para criar serotonina – e as bananas são especialmente ricas nesse nutriente. Uma banana média contém 0,4mg de vitamina B6, ou seja, 25% da ingestão diária recomendada.

Café: uma meta-análise de 2016 concluiu que o consumo de café, com moderação, está significativamente associado à diminuição do risco de depressão. Um estudo do National Institute of Health (EUA) avaliou que quem toma 4 xícaras de café diariamente – tanto com cafeína quanto descafeinado – tem 10% menos chance de sofrer de depressão.

Chocolate amargo: de preferência acima de 70% de cacau, tem um perfil anti-inflamatório. Mas uma revisão sistemática descobriu que o chocolate também pode atuar positivamente no humor. E existem três componentes principais encontrados nele que estão associados à sensação de felicidade: triptofano, teobromina e feniletilamina. O primeiro, o triptofano é um aminoácido que o cérebro usa para produzir serotonina; a teobromina é um estimulante que pode melhorar o humor; e a feniletilamina é outro aminoácido usado pelo organismo para produzir dopamina, atuando como antidepressivo.

Coco: é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas, chamadas de triglicerídeos de cadeia média, que podem ajudar a aumentar a energia ao mesmo tempo que auxiliam no controle do colesterol. Um estudo de 2017 em animais descobriu ainda que os triglicerídeos de cadeia média do leite de coco poderiam reduzir a ansiedade.

Frutas vermelhas: as famosas berries são ricas em antioxidantes, mais especificamente em flavonoides, que podem reduzir os sintomas de depressão. Um estudo em que os participantes receberam suco de mirtilo mostrou resultados promissores que também vincularam a ingestão da fruta ao declínio cognitivo mais lento associado ao envelhecimento.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos