Cenário atual coloca menos pressão nos jovens ao escolher carreira profissional  

Cenário atual coloca menos pressão nos jovens ao escolher carreira profissional

Carreiras verticais perdem popularidade e profissões digitais chamam atenção da nova geração

Com os últimos meses do ano, chegam os vestibulares e, com eles, uma questão de peso: qual carreira os estudantes devem escolher para seu futuro? A autora do livro “A escolha profissional: do jovem ao adulto”, Dulce Helena Penna Soares, defende que a escolha profissional é influenciada por fatores políticos, econômicos, sociais, familiares e psicológicos, como percalços econômicos que afetam a vida profissional, a divisão da sociedade em classes sociais, a busca da realização das expectativas familiares e as motivações, habilidades e competências pessoais do profissional. Por conta dessas questões, ainda é muito difícil para os jovens escolher a carreira que querem seguir – 82% dos mais de dois mil entrevistados pela plataforma de carreira Cmov, em 2021, revelaram não saber ou ter dúvidas na hora de definir a futura profissão.

Entretanto, é possível perceber uma mudança desse cenário nos últimos anos, principalmente com a aceleração do trabalho remoto causado pela pandemia de covid-19. As mudanças geradas pela globalização, a expansão de mercado e os avanços tecnológicos refletem diretamente nas decisões dos jovens que passam a gerenciar suas prioridades e seus interesses na busca do autodesenvolvimento com mais autonomia e mobilidade profissional e, por conta disso, a escolha da carreira ao sair do Ensino Médio já não tem mais o mesmo peso como tinha nas décadas passadas, aponta a assessora de projeto de vida do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo (CIPP) e professora do Colégio Positivo, Micheline Castelli de Souza. “Alguns elementos, como satisfação pessoal e autorrealização, surgem com muita importância, além do status social e do salário. O jovem observa essas mudanças na sociedade e sente-se menos pressionado a fazer uma escolha única e assertiva em sua vida, podendo levar em consideração as inúmeras variáveis e oportunidades que podem surgir”, revela.

Micheline explica que essas mudanças na escolha da profissão ocorrem graças à evolução do próprio conceito de carreira, influenciadas pelas novas configurações de atividades vivenciadas no dia a dia. “À medida que a sociedade evolui, o contexto de carreiras adquire novas estruturas geradas a partir dos processos sociais, econômicos e culturais. Nota-se uma necessidade maior de adaptação às mudanças de cenários cada vez mais rápidas, o que altera diretamente as relações de trabalho entre os indivíduos e as organizações”, completa a professora, ressaltando que, atualmente, as escolhas de carreiras não se limitam a uma única trajetória, pois as pessoas dão importância às oportunidades que surgem ao longo do caminho, levando-as a buscar carreiras menos lineares e mais diversificadas. “Além disso, passaram a considerar o propósito de vida e o que faz sentido para elas, mesmo na área profissional.”

Na atualidade, por não se limitarem a percorrer um único caminho, a ideia de ter uma carreira vertical já não é mais tão envolvente quanto já foi no passado. A educadora destaca que essa ideia ainda é muito válida para quem quer desenvolver-se no campo em que já trabalha, porém, não para os que querem adquirir conhecimento em diferentes áreas de atuação. “É certo que a priorização de crescimento vertical foca mais na retenção de talentos, mas nota-se uma grande movimentação das novas gerações com foco horizontal. Ao contrário dos pais e avós, o jovem de hoje não vê problema em trocar de emprego.” Além disso, o crescimento do trabalho remoto trouxe a liberdade de escolher o modelo que mais atende ao perfil de cada um, conforme explica o coordenador do Ensino Médio do Colégio Positivo - Boa Vista, Tarsis Prado. “A idealização do sucesso rápido no empreendedorismo, a discussão e a ampliação dos estudos em investimentos financeiros levam os jovens a desejarem uma carreira solo, e não necessariamente em uma só área”, completa. Os dois professores defendem que, além do conflito de gerações e da falta de ações das empresas para engajar esses jovens profissionais, as questões anteriores também têm a ver com a diminuição da ideia de longevidade dentro de uma mesma empresa.

Por conta dessa horizontalidade, tanto a mudança de empresa quanto a de carreira são mais aceitas hoje em dia, analisa Micheline. “Mudar de ocupação exige um planejamento detalhado e é fundamental entender como esse novo mercado funciona e, principalmente, definir o motivo de querer tomar essa decisão, e refletir sobre fatores como salário, flexibilidade de horários, potencial de aprendizado e crescimento, além do propósito pessoal estar alinhado à transição de carreira”, pondera. Tarsis completa lembrando que o mundo corporativo muda constantemente, principalmente pelo grande número de inserção de startups e a rotatividade dessas empresas.

Além de todas essas questões, deve-se levar em conta também a introdução e popularização das carreiras digitais, como influenciador e criador de conteúdo, por exemplo. Uma pesquisa realizada por Elizabeth Saad, da Universidade de São Paulo (USP), revelou que, em 2021, o Brasil foi o país com o maior número de consumidores impactados por influenciadores digitais. Tarsis explica que a busca por essas profissões se dá porque, para a atual geração, é um modelo a ser seguido. “Nas décadas de 1980 e 1990, esses modelos eram as engenharias, a medicina e o direito. No momento atual, essas novas profissões tornaram-se o exemplo e a concretização dos anseios da nova geração”, justifica. Por serem profissões altamente concorridas, já não basta ter muitos seguidores. É preciso ter planejamento estratégico e consistência de conteúdo. “Esses novos profissionais enfrentam também novos desafios. Apesar de ainda não regulamentada, essas profissões estão em destaque como sonho de muitos brasileiros, pela possibilidade de fama e alta remuneração em curto período de tempo”, finaliza Micheline.

Add a comment

Criatividade e variedade de sabores marcam o maior festival de hambúrgueres do mundo, que acontece em Curitiba

Criatividade e variedade de sabores marcam o maior festival de hambúrgueres do mundo, que acontece em Curitiba

Ainda dá tempo de provar as receitas exclusivas do Burger Fest, que vai até o dia 30 de novembro. Mais de 30 estabelecimentos de Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e também de Londrina participam do maior roteiro gastronômico de hambúrguer do mundo. O festival celebra 10 anos de história e chega a sua 17ª edição reunindo cerca de 500 endereços em 11 estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Ceará - para promover simultaneamente a cultura do hambúrguer de qualidade no formato presencial, delivery e take out. O Burger Fest tem patrocínio do Santander, o banco da gastronomia, e Heinz, marca de Ketchup nº 1 do mundo, e apoio da Getnet, Esfera, Ballantine´s Bourbon Finish e BIMBO QSR.

Os estabelecimentos criaram receitas inéditas para o festival, com ingredientes como pão assado em forno a lenha, hambúrguer de linguiça de pernil, muçarela empanada, pesto de pistache e a combinação de goiabada e cream cheese. Tem até receita que leva 6 hambúrgueres.

Em Curitiba e região, os participantes são: Bar da Fábrica Bastards, We are Bastards, Buena Onda, O Hamburgay, Jurassic Burger, Villa Bistrô, Velho Joe Rangueria, Cidadão do Mundo, O Barba Hamburgueria, D’Bronx Burger , Wolfs Hamburgueria, Wanke Burger House, Ruano Burger, Gigg's Pub, Aces High Aviation Rock Bar, Burguer Bar, Chewie Burger, Janela Bar, Tomahawk Burger , Happy Burger, Fábrica Gourmet Hamburgueria, Bento Truck Bbq, Burger Beast, Bulldogs Gastrobar, Chelsea, Pilgrim Kitchen, Hard Rock Cafe Curitiba, Cooldown E-sports n' Burgers, Big Bear Burguer e Cão Véio. Em Londrina, o Mania de Churrasco Prime Steak & Burger (Catuaí Shopping Londrina) também irá participar do festival.

Todas as receitas e endereços estão listados no site www.burgerfest.com.br

DNA curitibano

O Burger Fest é um festival nacional, mas com uma forte ligação com Curitiba. Isso porque o criador do roteiro, Claudio Baran, é curitibano. Ele possui trajetória de mais de 20 anos no setor gastronômico, é ex-CEO da Le Cordon Bleu Anima, em São Paulo, e foi responsável por iniciar a operação da escola francesa de gastronomia no Brasil. Baran é sócio da KRP Relações Públicas, que também assina os festivais Brunch Weekend, Sanduweek, Food Delivery Series e Semana do Hambúrguer.

Em Curitiba, mais de 100 mil hambúrgueres já foram vendidos nas últimas edições do festival. “O mercado de hamburguerias em Curitiba é um dos mais dinâmicos do país. Com grande crescimento nos últimos anos, a cidade se destaca no cenário nacional com importantes hamburguerias na capital e região metropolitana. Acredito que é um mercado que continuará crescendo, devido ao gosto que os curitibanos desenvolveram pelo hambúrguer de qualidade”, detalha Baran.

O festival já injetou em 10 anos mais de R$ 5 milhões no mercado de hambúrguer nacional, gerando um valor de R$ 150 milhões em vendas.

Tendências do setor

O Burger Fest é responsável também por apontar, todos os anos, as tendências do setor de hamburguerias. “Somos o único festival que consegue reunir mais de 500 hamburguerias, restaurantes e bares em todo o país, cada uma criando uma receita inédita de hambúrguer em seu cardápio. Há 10 anos, fomentamos o mercado e detectamos quais serão as tendências para todo o setor”, explica o idealizador do festival.

Confira três delas:

- Carne suína: hambúrgueres feitos com blends de carne suína estão cada vez mais comuns nas hamburguerias.

- Retorno aos clássicos: versões artesanais dos hambúrgueres clássicos das famosas redes de fast-food estão entre as tendências.

- Picante: sabores picantes também estão em alta, com receitas marcadas por ingredientes como jalapeño, maionese com pimenta, pimenta biquinho, entre outros.

- Coquetelaria: outra vertente forte é a harmonização com drinques da coquetelaria clássica. No passado, o milk shake era a bebida preferida dos apaixonados por hambúrguer, depois as cervejas entraram em cena, e agora os drinques clássicos são os destaques na harmonização com o hambúrguer.

Santander e Gastronomia

O Santander mantém amplo incentivo à gastronomia, seja atrelando sua marca aos principais eventos do País, ou atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final, por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças. Por meio desta unidade de negócios, o Santander Brasil está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.

Diante do atual contexto de iniciativas relacionadas à retomada do setor gastronômico, o Santander também se destaca ao participar de ações que oferecem possibilidade de consumo ou delivery, permitindo que os amantes da gastronomia possam pedir em casa menus especiais preparados pelos estabelecimentos participantes.

Heinz

Com mais de 150 anos oferecendo alimentos de qualidade, a Heinz está presente em mais de 200 países ao redor do mundo. Além do icônico ketchup – líder de mercado –, seu portfólio inclui outros condimentos, como maionese, mostarda e barbecue, além de molhos de tomate.

Patrocinadora do evento há diversas edições, a marca do ketchup nº1 do mundo firma novamente essa parceria por acreditar que os melhores hambúrgueres devem vir acompanhados dos melhores condimentos do mercado, e que onde tem hambúrguer, tem Heinz. “Heinz é uma marca icônica e presente na memória de quem ama um bom burger, e nossa missão nessa parceria é seguir evidenciando que somos o match perfeito quando se trata de realçar o sabor”, comenta Cecília Alexandre, diretora de marketing da Kraft Heinz.

Serviço:

10 anos de Burger Fest - 17ª edição - 01 a 30 de novembro de 2022

@burgerfestoficial

@santanderbrasil

@heinz_br

@esferacomvc

@getnetbrasil

@ballantinesbr

@bq_brasil

Mais informações: burgerfest.com.br

Add a comment

Santander faz parceria com Clube da Alice para apoiar empreendedoras

Santander faz parceria com Clube da Alice para apoiar empreendedoras

Iniciativa inédita prevê oferta financeira e benefícios para que empreendedoras desenvolvam seus negócios

O Santander firmou uma parceria inédita com o Clube da Alice, comunidade curitibana do Facebook com mais de 560 mil mulheres, que incentiva o empreendedorismo feminino e a economia colaborativa. A iniciativa prevê a oferta exclusiva de pacote financeiro e apoio por meio do programa Avançar para o desenvolvimento de negócios.

Segundo Marilize Ferrazza, diretora da Rede Paraná do Santander Brasil, esta é a primeira vez que o Santander estabelece uma parceria com uma comunidade nativa digital voltada exclusivamente para mulheres. Para desenvolver o projeto, a equipe regional contou com apoio dos núcleos nacionais do Banco, criando ofertas customizadas e estabelecendo um programa progressivo de implantação.

“O Clube da Alice é um case de comunidade virtual único na América Latina. Influenciou os hábitos de consumo da curitibana e, desde 2014, quando surgiu, se tornou um ambiente que incentiva o empreendedorismo. Agora, estamos ainda mais perto para apoiar e fazer seus negócios prosperarem”, afirma Marilize.

Nesta primeira fase de implantação, o pacote ofertado tem condições exclusivas para abertura de conta e adquirência – maquininhas Getnet -, oferta de capital de giro, operações de crédito e acesso gratuito a uma plataforma de gestão para quem precisa digitar e organizar o fluxo de caixa. A parceria também conta com uma especialista presencial que oferecerá consultoria com base nos pilares de um planejamento financeiro completo.

“Além de termos um atendimento personalizado e produtos exclusivos para as “Alices”, o Santander também vai trazer muito conhecimento e networking para nossa comunidade nos apoiando em um novo projeto: a Academia Alice de Empreendedorismo”, conta Mônica Balestieri, fundadora e administradora do Clube da Alice.

As atividades acontecerão por meio do programa Avançar, que promove palestras, workshops, cursos online e conteúdos editoriais moldados especialmente para as PMEs. Além da área de desenvolvimento, as participantes terão acesso a diferentes plataformas com objetivo de acelerar seu crescimento.

Add a comment

Droga Raia e Drogasil terão coletores de medicamentos vencidos ou sem uso em 100% das farmácias de todo o Brasil

Droga Raia e Drogasil terão coletores de medicamentos vencidos ou sem uso em 100% das farmácias de todo o Brasil

Por conta da iniciativa, a RD já recolheu mais de 158 toneladas de material que, se descartados incorretamente, podem contaminar o solo e as águas

O grupo RD, que controla as farmácias Raia e Drogasil em todo o território nacional, anunciou que está prestes a bater a meta anual de abertura de 260 novas lojas em todo o país. Com 2.620 lojas em operação, a marca mantém e amplia a iniciativa para conscientizar o consumidor sobre as melhores práticas ambientais quando o assunto é o descarte correto e seguro de remédios e medicamentos.

Até o dia 30 de novembro, todas as unidades da Droga Raia e Drogasil terão coletores para que a população descarte de maneira correta medicamentos vencidos ou sem uso. Não à toa, o grupo RD tem como ambição ser a empresa que mais promove saúde e bem-estar aos brasileiros até 2030 por meio de 35 metas de sustentabilidade que também passam pela saúde do Planeta.

A RD incentiva os seus clientes a fazerem o descarte correto de medicamentos há mais de uma década e desde 2019 vem registrando um crescimento considerável na coleta deste material em suas farmácias. Nos últimos três anos, o grupo registrou um crescimento de mais de 178% em volume.

A diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil, Giuliana Ortega, afirma que este é um dos projetos prioritários da empresa: “Estamos trabalhando para levar mais saúde a toda a população no sentido amplo da palavra, porque queremos que a sociedade se conscientize que ao jogar remédios vencidos ou em desuso no lixo comum ou em vasos sanitários, tanques e pias, também aumentamos o risco de contaminação ao meio ambiente e, consequentemente, isso volta para nós de alguma forma”.

No Estado de São Paulo, serão 1.128 coletores instalados nas farmácias da Droga Raia e da Drogasil. “Os clientes podem levar seus medicamentos vencidos ou em desuso a qualquer unidade e se tiverem dúvidas sobre como efetuar o descarte devem seguir as instruções impressas no equipamento ou solicitar a ajuda de um funcionário”, informa Giuliana.

Todo o material coletado é retirado das farmácias por nossos próprios caminhões e são levados para os CDs para serem armazenados e posteriormente coletados por uma empresa especializada contratada pela indústria em parceria com a RD para efetuar o transporte e realizar a incineração correta dos resíduos.

Sobre a RD-RaiaDrogasil

A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch, além da RD Marketplace, que também é voltada à venda de produtos de saúde, bem-estar e beleza. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com mais de 2.600 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 260 farmácias em 2022. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board.

Add a comment

Black Friday Mueller tem descontos de até 70% e horário estendido

Black Friday Mueller tem descontos de até 70% e horário estendido

Nesta sexta-feira (25), o shopping abrirá das 8h às 23h com promoções nas lojas e atrações circenses pelo mall

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, a Black Friday Mueller vai oferecer descontos agressivos de até 70% e horário estendido para os clientes. As lojas abrirão em horário especial, das 8h às 23h. Além disso, durante todo o dia, o shopping estará animado pela alegria do circo, com atrações circenses pelo mall, seguindo a temática de Natal desse ano.

A promoção contará ainda com cupons de descontos exclusivos das lojas participantes no aplicativo “Shopping Mueller”, disponibilizados apenas nesta plataforma. Para ter acesso, o cliente faz o download gratuitamente na Apple Store ou no Google Play, realiza o cadastro e, depois de escolhida a oferta, apresenta ao vendedor da loja para usufruir do desconto.

Os influenciadores Leo Tramontin (@leotramontin1) e Alexandra Pryjmak (@dicasdecuritiba) farão uma curadoria especial, de acordo com o perfil e estilo de cada um, selecionando os produtos em promoção nas lojas do Mueller. Esses produtos serão divulgados no Instagram com stories e posts colaborativos no feed.

Compre e concorra

Quem comprar na Black Friday Mueller poderá participar da campanha de Natal Compre e Concorra. A cada R$ 600 em compras, os clientes podem trocar por um número da sorte para concorrer a vale-compras no valor de R$ 20 mil. Para participar da promoção, basta o cliente cadastrar suas notas fiscais pelo app “Shopping Mueller”. Quem realizar as compras e cadastrar as notas fiscais em novembro garante dois números da sorte.

As notas fiscais podem ser trocadas até o dia 28 de dezembro de 2022. Os sorteios serão semanais pela Loteria Federal e o primeiro acontece no dia 26 de novembro. Os demais sorteios serão em dezembro, nos dias 3, 10, 17, 24 e 31. A divulgação do resultado acontece nas redes sociais do Mueller e no site https://shoppingmueller.com.br/

Vila de Natal Mueller

A passarela mais famosa da cidade foi transformada na Vila de Natal Mueller com elementos cenográficos em 3D, luzes e sons que transportam o visitante para uma verdadeira experiência lúdica. Cenas do cotidiano típicas dessa época, como pessoas decorando suas casas, famílias reunidas para a ceia e trocas de presentes aguçam a memória afetiva de cada visitante. A passarela tem acesso pelo edifício garagem.

A Vila de Natal recebe o Circo Mueller – um espaço encantado para os clientes visitarem, se divertirem e fazerem fotos. O cenário do piso L4 tem um pórtico de entrada temático e uma árvore com um túnel iluminado. A magia inclui personagem inflável, Noéis de perna de pau e barraca de doces natalinos da Escola Nilza Tartuce, além de uma área para que as crianças escrevam e depositem suas cartinhas ao Papai Noel.

O vão central do shopping recebeu uma gigantesca árvore de Natal. Na parte externa, todo o telhado do shopping está iluminado com milhares de microlâmpadas com efeito cintilante. Um verdadeiro show de luzes.

Em seu trono no piso L1, Papai Noel recebe visitantes até o dia 24 de dezembro.

Serviço:

Black Friday Mueller

Local: Shopping Mueller - Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico, Curitiba (PR)

Data: 25 de novembro (sexta-feira)

Horário especial: das 8h às 23h

Telefone: 41 3074-1000

Informações: www.shoppingmueller.com.br 

Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba 

Instagram: @muellercwb

Sobre o Shopping Mueller

Desde sua inauguração, em 1983, o Mueller se preocupou em permanecer como uma referência em estilo, conforto e sofisticação. São mais de 200 lojas de marcas de renome nacional e internacional, além do moderno complexo de cinemas Cinemark, que conta com salas de exibição em 3D, restaurantes, atividades culturais e as melhores experiências.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos