Piercings e tatuagens na boca: é possível diminuir riscos?

Piercings e tatuagens na boca: é possível diminuir riscos?

Por ser uma área com alto número de bactérias, procedimentos feitos sem os devidos cuidados podem causar infecções e outras complicações

Quem tem piercings e tatuagens, em geral, não se contenta apenas na primeira experiência, já que as opções são infinitas. As tão populares modificações corporais têm um custo acessível e uma grande disponibilidade de locais onde podem ser feitas. E entre as partes do corpo escolhidas para os piercings e tatuagens, a boca tem aparecido com mais frequência nos últimos anos, principalmente no interior dos lábios, língua e gengiva.

Mas as modificações nesses pontos podem provocar complicações, por conta de características como a posição dos nervos e vasos sanguíneos. “Há um risco alto de contrair infecções pelas características da mucosa, já que os furos atingem muitos vasos sanguíneos que absorvem a tinta, ou então pelas condições dos materiais utilizados para realização das tatuagens ou aplicação dos piercings. Por isso, é importante sempre escolher profissionais confiáveis, respeitar o período de cicatrização e higienizar o local”, explica o dentista e especialista em saúde coletiva da Neodent, João Piscinini.

Tatuagem nos lábios

Por serem regiões com alto nível de vascularização, os lábios são áreas perigosas para incisões como tatuagens. “A boca humana possui centenas de espécies de bactérias e precisa de acompanhamento médico constante. Os problemas mais comuns de piercing oral incluem sangramento excessivo, infecções e lesões na boca e nos dentes. Há também inchaço, cicatrizes e danos aos nervos”, ressalta a infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, Camila Ahrens.

Além de ser arriscado, o procedimento também não é permanente: a mucosa se renova com facilidade e não absorve a tinta como outras partes do corpo. Após algum tempo, será necessário fazer o retoque da tatuagem. Em contrapartida, essa habilidade de renovação das células propicia uma rápida cicatrização do procedimento, desde que feito com agulhas finas e que não agridam tanto o local.

Piercings

Também por conta do alto número de microrganismos, a boca precisa de um cuidado especial quando se trata de aplicar piercings. É necessário manter a higiene bucal antes mesmo do procedimento, para evitar complicações decorrentes de alguma infecção não detectada. “É importante conversar com seu dentista sobre qualquer procedimento na boca. Exames de rotina identificam possíveis alterações na saúde bucal que podem se transformar em complicações pós-cirúrgicas”, explica o dentista.

Os piercings podem ser aplicados em diversas áreas: nos lábios e suas extremidades, gengiva e língua. O material deve ser hipoalergênico e colocado por profissionais com experiência, e em locais que sigam as normas de biossegurança recomendadas pelo Ministério da Saúde. “Além da atenção com o local e aplicação, é essencial perceber que patologias prévias podem causar complicações. Embora seja incomum, alguns pacientes precisam de internação hospitalar e tomar antibióticos intravenosos para tratar infecções na língua e no assoalho da boca”, alerta a infectologista.

Sobre a Neodent®

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 80 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

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Tray disponibiliza nova integração de E-mail Marketing direto na plataforma para lojistas

Tray disponibiliza nova integração de E-mail Marketing direto na plataforma para lojistas

Importante ferramenta no dia a dia dos brasileiros, serviço pode fidelizar clientes e buscar novos consumidores

A publicidade digital nacional movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022, segundo o estudo Digital AdSpend Brasil. Os números indicam um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Hoje, o e-mail ainda é uma fonte poderosa de contato com o cliente. Com o recurso de e-mail marketing, disparos automáticos para campanhas de marketing podem ser feitos, transformando um simples disparo de e-mail em uma máquina automática robusta de vendas.

Na versão da Tray, o lojista poderá criar e-mails personalizados para aniversariantes, carrinhos abandonados, visitantes frequentes, e-mails pontuais, entre outros. Além disso, é possível editá-lo, com cores e texto da preferência do lojista. A integração, ainda, permite a criação de pop-ups de retenção, oferecendo benefícios e também a captura de e-mails.

“Ainda há muitas pessoas imaginando que a tecnologia é um aspecto associado a grandes projetos e perspectivas de desenvolvimento. É fundamental que a gente possa entender que, cada vez mais, a inovação de verdade já está ao nosso alcance e já conseguimos, por exemplo, utilizar ferramentas para buscar novos clientes por todo o Brasil, com diferentes perfis e segmentos, e até mesmo fidelizar os consumidores que já conquistamos”, pontua Thiago Mazeto, Diretor Geral da Tray.

A Tray é uma plataforma de e-commerce para criação de lojas virtuais personalizadas do zero e com as funcionalidades ideais de acordo com o tipo de negócio. A empresa está há 19 anos no mercado e oferece um pacote de soluções completas para empreendedores digitais que desejam usar a internet para aumentar as vendas. “Ao longo do ano de 2021, apresentamos diversas evoluções do produto e realizamos várias novas integrações em todo o período. No decorrer do ano, além dos mais de 630 novos parceiros, somamos um total de 120 novas integrações”, finaliza Mazeto.

Sobre a Tray

A Tray - unidade de e-commerce da Locaweb Company – é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações. Para mais informações, acesse: www.tray.com.br 

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Cinco dicas para arrasar na redação do Enem 2022

Cinco dicas para arrasar na redação do Enem 2022

Alcançar nota mil é possível, desde que estudantes prestem atenção a critérios de correção, aponta especialista

“Estudante alcança nota máxima na redação do Enem.” Uma vez ao ano, manchetes como essa pipocam nos mais variados sites de notícias e chamam a atenção de jovens que estão se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. A tão sonhada nota mil é um passo muito importante para quem quer garantir pontuação para concorrer a vagas nas universidades mais concorridas do país. E alcançar essa nota é possível, basta que o texto cumpra à risca alguns critérios de correção estabelecidos.

Embora não haja uma fórmula mágica, estudantes bem preparados podem, sim, entregar uma redação perfeita para os moldes do exame. “Alguns dos desafios da redação do Enem são o prazo apertado e o tema do texto, que o candidato só conhece na hora da prova. Mesmo assim, seguir alguns padrões pode trazer bons resultados”, destaca o assessor de Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão. Mas, para isso, é indispensável se preparar, construindo um bom repertório cultural ao longo do tempo por meio de livros, músicas, filmes, séries e visitas a museus, por exemplo.

O especialista explica que a redação do Enem é avaliada com base em cinco competências. Cada uma delas vale de zero a 200 pontos, o que soma os mil pontos totais. “Quem quer alcançar uma boa nota, precisa, principalmente, estar atento a essas competências”, aconselha.

Não escorregue na escrita formal da Língua Portuguesa

Pontuação, gramática, concordância, ortografia e outros fatores próprios da escrita formal da Língua Portuguesa são cuidadosamente avaliados. Gusmão lembra que, com mais de dois erros nesse quesito, o estudante já perde a chance de obter a nota máxima. “Para evitar isso, a melhor estratégia é fazer uma revisão quando terminar de escrever o texto”, orienta.

Preste atenção à proposta e construa um texto dissertativo-argumentativo

Não basta escrever bem, é preciso escrever o que a prova pede. Um poema, por exemplo, não é aceito no Enem porque a proposta do exame é um texto dissertativo-argumentativo em prosa. Assim, a segunda competência avalia a capacidade do candidato de demonstrar conhecimento sobre o assunto solicitado dentro dos limites de estrutura desse tipo de texto. “Aqui, o candidato precisa se manter dentro do tema proposto, sem fugir dele e sem abordá-lo apenas parcialmente. Também precisa ter uma tese a respeito desse tema e, com base em argumentos sólidos, com coesão e coerência, construir um texto dissertativo-argumentativo.”

Argumente com propriedade

Um texto não pode ser apenas um amontoado de informações desconexas ou, pior, falsas. Por isso, o estudante deve saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões, informações e argumentos relacionados ao ponto de vista de sua tese. “Podem ser usados no texto alusões a fatos históricos, comparações, citações, dados estatísticos, argumentos de autoridade e outros recursos que ajudem a convencer o leitor a concordar com a tese defendida”, ensina o especialista. É por essa competência que vale lançar mão de todos os conhecimentos adquiridos. No entanto, todos esses conhecimentos devem estar relacionados ao assunto e/ou à tese.

Saiba como organizar seu texto

Para que uma redação faça sentido, um parágrafo deve estar relacionado ao parágrafo anterior e ao subsequente. "O estudante deve estar atento à escolha das palavras e fazer bom uso dos elementos coesivos. A nota máxima nessa competência só é dada para aqueles que conseguem articular bem as diferentes partes do texto, além de apresentar um bom repertório de recursos coesivos", afirma.

Proponha uma solução e respeite os direitos humanos

Para que a redação do Enem esteja completa e adequada, o candidato precisa elaborar uma proposta de intervenção para o problema apresentado. E essa proposta precisa respeitar os direitos humanos. "Além de deixar a ação de intervenção bem clara, o candidato precisa explicar quais os meios de execução dessa ação, qual sua finalidade e quais os seus efeitos”, finaliza Gusmão.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

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Escola Social promove oficina gratuita de bolachas decoradas de Natal

Escola Social promove oficina gratuita de bolachas decoradas de Natal

O projeto realiza atividades que impactem na geração de renda da comunidade

O período de Natal está chegando e, além das festividades, o período é uma oportunidade para trabalhadores autônomos garantirem uma renda extra com a venda de produtos de decoração, artesanato e culinário. Pensando nisso, o Marista Escola Social Curitiba, promove nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, uma oficina de bolachas decoradas de Natal. O evento, que acontece das 08h às 10h, tem como principal objetivo auxiliar na geração de renda das famílias.

O projeto Café & Prosa já existe há 5 anos, e a atividade proporciona o encontro da escola com as famílias e a comunidade. “Abrimos as portas da Escola para recebermos pessoas de todo o entorno, nossa ideia é impactar além dos muros, e proporcionar que esse público conheça outras ações que possam contribuir ou impactar na sua renda”, explica Ricardo Sartorato, diretor da Escola Social.

Localizada no Bairro do Fazendinha, a Escola Social atende mais de 300 crianças, de 4 meses a 5 anos de idade, oferecendo uma educação gratuita. Cerca de 45, famílias vivem abaixo da linha da pobreza. “O Café & Prosa surge da necessidade desse vínculo familiar e pessoal, conhecendo a comunidade, aprendemos também quais são as ações que podemos realizar”, explica.

Para a sexta-feira, a oficina de bolachas decoradas de Natal será realizada por uma voluntária, Silvia Warketin Janzen. O público poderá aprender a fazer as bolachas, assim como itens de decoração, seja para partilhar em família, presentear ou vender no final do ano, garantindo um aumento de renda.

Serviço:

Oficina de bolachas decoradas de Natal

Local: Marista Escola Social Curitiba - Rua Raul Pompeia, 188 - Fazendinha

Data: 11/11

Horário: Das 8h às 10h

Gratuito

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Incorporadora paranaense cresce 550% e investe em projetos de responsabilidade social em Curitiba e Região

Incorporadora paranaense cresce 550% e investe em projetos de responsabilidade social em Curitiba e Região

Para 2023 a Weefor deve somar uma produção imobiliária de mais de R$ 100 milhões, revertendo 1,5% do VGV para o Instituto WF, em busca de melhorias para a cidade

A Weefor nasceu de um desejo que busca recriar o papel do incorporador na cidade. Além de dar o primeiro passo no processo de comercialização e construção de um imóvel, a empresa fundada e liderada por mulheres, tem como objetivo ir além da geração de lucro por meio dos empreendimentos imobiliários, valorizando aspectos de responsabilidade social, gentileza urbana, mobilidade e criando um ecossistema de parcerias capazes de construir um mundo melhor.

Trazer à construção civil uma ótica mais atual e que faça sentido dentro do ambiente em que vivemos: foi esse o entusiasmo que fez a Weefor dar início a concretização dessa ideia. Atuando nesse ramo há mais de 10 anos, as fundadoras puderam adquirir experiência e sentiram a necessidade de fazer diferente; desprendendo-se dos antigos padrões.

“A principal intenção da Weefor é trazer para o mercado curitibano empreendimentos menos exclusivos e mais inclusivos. Grande parte da cidade é construída pelos incorporadores e isso é uma responsabilidade muito grande, que vai além da construção de um prédio, por isso queremos nos responsabilizar não só pelo lado de dentro dos muros, mas pela cidade como um todo”, explica a CEO da Weefor, Maria Eugenia Fornea.

A primeira empreitada da incorporadora já iniciou de maneira muito mais aberta e colaborativa. O Weefor.Arq, é um concurso que permite que os escritórios que estiverem alinhados com a visão proposta, participem da construção de Curitiba. “A busca é por parceiros que consigam enxergar que juntos podemos mais, tudo começa com uma oportunidade”, relata a CEO.

No último ano a empresa cresceu 550%, saindo das duas fundadoras para 11 colaboradores que trabalham com um objetivo em comum: modernizar e democratizar a incorporação na construção civil. Em 2022, a empresa conta com dois empreendimentos, o MUDA WF, com projeto assinado pelo escritório paulista NN Arquitetos Associados, vencedor do primeiro Weefor Arq. O empreendimento está atualmente em construção no bairro Água Verde em Curitiba e possui uma área total construída de 5.399,72 m².

O segundo empreendimento é um residencial de alto padrão, que será construído na Av. Sete de Setembro, próximo à Praça do Japão, com projeto do escritório Austral Studio, de Curitiba, em parceria com o escritório Estúdio Vertical, de Joinville, vencedore do segundo Weefor Arq.

Com esses dois projetos em andamento, para o ano de 2023 a Weefor deve colocar no mercado 75 milhões em VGV de lançamentos e entregar 30 milhões. Somando uma produção imobiliária de mais de 100 milhões. Além disso, 1,5% do VGV da incorporadora será revertido para o Instituto WF.

O Instituto WF tem por objetivo articular os atores que constroem a cidade em prol da redução da desigualdade no meio urbano. “Nossa missão é juntar conhecimento técnico e responsabilidade social em projetos de impacto. Contamos com conhecimento, técnica e articulação para unir as duas pontas daqueles que ocupam e constroem a cidade. A transformação é possível, cabe a cada um de nós”, reforça Maria Julia Fornea, diretora financeira da Weefor.

Em uma pesquisa sobre o Mercado Imobiliário Paranaense desenvolvida pela Brain Inteligência Estratégica, entre março de 2022 e março de 2021, o VGV de empreendimentos residenciais cresceu 23,6%, chegando a uma média maior que 9 milhões por mês em 2022. “Se todas as incorporadoras do Paraná se responsabilizassem pelas cidades nas quais constroem e doassem 1% do seu VGV, teríamos uma média de R$ 90.000,00 investidos na cidade todos os meses”, propõe a diretora financeira da Weefor que busca o apoio de outras incorporadoras para desconstruir o mercado da construção civil no estado.

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