Endometriose pode ser a causa de 40% dos casos de infertilidade  

Endometriose pode ser a causa de 40% dos casos de infertilidade

Sintomas semelhantes a outras doenças mascaram este sofrimento às pacientes

Segundo o Ministério da Saúde, no grupo de mulheres com infertilidade, estima-se que a prevalência de endometriose pode chegar a 40%, sendo esta patologia a principal causa feminina da dificuldade para engravidar. Além da infertilidade, a endometriose pode trazer sintomas em outros sistemas como urinários, gastrointestinais e ortopédicos, como dores lombares ou que irradiam às pernas, o que faz com que a paciente busque ajuda com outras especialidades médicas – e não com ginecologista.

A avaliação clínica, associada ao exame de toque vaginal, detecta até 80% dos casos. A maior dificuldade, segundo Ana Luisa Alencar De Nicola, médica consultora da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), ainda é a relação que a paciente deve fazer entre os sintomas para endometriose.

“É possível que metade das adolescentes com dismenorreia intensa possa ter endometriose, ou seja, a cólica menstrual que impede atividades cotidianas ou aquele grupo onde a escala visual analógica de dor (EVA) é maior que sete, numa escala de zero a dez, deve suscitar o diagnóstico. Entretanto, uma grande parte destas meninas nem reconhecem esta dor como algo anormal, pois existe uma banalização da cólica menstrual, mundialmente. Este talvez seja o principal fator que colabore para o atraso no diagnóstico da doença. Além disso, estima-se que até 10% das portadoras possam ser assintomáticas e nem buscarão o diagnóstico”, explica a médica.

Uma informação importante sobre a paciente para ser levada ao profissional ginecologista é o histórico familiar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), mulheres que tenham parentes em primeiro grau diagnosticadas com a doença tem um risco sete vezes maior de desenvolver endometriose.

Ana Luisa acrescenta que, após a avaliação clínica e o exame físico, são solicitados exames de imagem complementares, como ultrassonografia transvaginal, que são capazes de diagnosticar a endometriose ovariana e a adenomiose (endometriose do útero) ou ainda mostrar suspeita da endometriose profunda; a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal ou a ressonância magnética da pelve, ambas com altíssima acurácia para diagnóstico de todas as formas da endometriose, inclusive o chamado mapeamento pélvico da doença. A ressonância magnética pélvica com preparo intestinal é também indicada para mulheres que ainda não tiveram relações sexuais com penetração e não podem realizar a ultrassonografia transvaginal.

“Os exames estão disponíveis nos grandes centros, inclusive em alguns serviços públicos. Mas, com certeza, precisamos manter treinamentos contínuos de médicos radiologistas e ultrassonografistas para atendermos esta demanda. Também precisamos superar as dificuldades de diagnóstico, trabalhando com campanhas de conscientização, pois o mais comum é que as pacientes sejam orientadas a usar pílula anticoncepcional para amenizar sua cólica, como as adolescentes, e assim sigam por muitos anos convivendo com a doença sem saber do seu diagnóstico e sem tratamento para efetivo bloqueio do seu crescimento”, observa Ana Luisa.

Na FIDI, por exemplo, nos últimos cinco anos, foram realizados cerca de 14,7 mil procedimentos de mais de 40 tipos, que ajudam na detectação da endometriose. A instituição é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS. Apenas de janeiro a maio deste ano, já foram feitos mais de 1.200 exames de imagem somente para apoiar a avaliação dos médicos sobre a ocorrência de endometriose. A faixa etária principal é de pessoas adultas – 12.790 procedimentos -, seguida de idosas, adolescentes e crianças. Segundo Ana Luisa, tem-se reduzido o tabu em relação aos exames ginecológicos, que apoiam a conclusão de um diagnóstico, mas ele ainda existe. Ela orienta como rotina para qualquer mulher a ida ao ginecologista, todos os anos, e que, na ocasião da consulta, relate todos os seus sintomas e não banalizem a cólica menstrual.

“Toda dor associada ao período menstrual deve ser contada ao médico, por mais estranha que pareça. Outro exemplo é mulheres com endometriose no diafragma (músculo que separa o abdômen do tórax) poderão apresentar dores no ombro direito durante a menstruação e perder anos tratando como se fosse um problema ortopédico, sem melhora. Na prática, todos os sintomas catameniais (que pioram durante a menstruação) nas mulheres em idade fértil devem ser notificados ao ginecologista”, comenta, afirmando que é o médico quem indica o melhor exame de imagem para cada paciente.

A especialista ressalta que os diagnósticos por imagem receberam forte incremento nos últimos vinte anos e hoje já substituem o diagnóstico por meio da laparoscopia. E ressalta que pesquisas utilizando a inteligência artificial têm mostrado bons resultados para o diagnóstico da endometriose, por meio de dados estatísticos e do uso de métodos de imagem, particularmente ressonância magnética.

Outras consequências - As complicações mais graves da endometriose são raras e envolvem a obstrução intestinal, levando a uma cirurgia de urgência ou o estreitamento e obstrução dos ureteres, com o comprometimento da função renal a longo prazo, o que é grave e irreversível.

“Esta última condição pode ser silenciosa e não trazer sintomas específicos urinários, dificultando a sua detecção. Outra complicação muito importante da doença é a sensibilização central do cérebro à dor. Isto pode ocorrer quando a mulher passa tantos anos sentindo a dor crônica que, mesmo depois de tratada a causa, esta dor persiste como uma memória de dor a nível cerebral”, completa Ana Luisa.

Sobre a FIDI

Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com mais de 2.100 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos parceiros, a FIDI está presente em 83 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás. É a maior empresa especializada em diagnóstico por imagem do Brasil. Em 2023, foram 4,3 milhões de exames realizados - 7% de crescimento em relação à 2022 -, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Telerradiologia, Gestão Completa, Consultoria, Serus Academy e Inteligência Artificial.

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade e em 2023 renovou a certificação, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).

Perfil - Dra Ana Luisa Alencar De Nicola

É médica ultrassonografista especialista no diagnóstico da Endometriose. Graduada em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade São Paulo e em Ultrassonografia no CETRUS-SP. Possui título de especialista em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia – CBR. É membro da comissão de Radiologia da Sociedade Brasileira de Endometriose.

Add a comment

Explore a Europa Nórdica: Europamundo oferece roteiro pela Escandinávia e Fiordes  

Explore a Europa Nórdica: Europamundo oferece roteiro pela Escandinávia e Fiordes

Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, além de possibilidade de conexão à Polônia, complementam viagem

As paisagens impressionantes da Escandinávia e dos Fiordes, uma região de beleza natural incomparável que cativa os viajantes pela sua majestade e encanto, passam a integrar os programas oferecidos pela Europamundo Vacaciones, com o “Explore a Europa Nórdica”.

O roteiro inclui Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, além de ter a opção de se conectar à Polônia para uma experiência ainda mais enriquecedora.

As viagens são realizadas de ônibus e desbravam cidades incríveis, nas quais a natureza se revela em seu máximo esplendor: dos majestosos fiordes às exuberantes florestas e paisagens montanhosas, cada canto desta região é de tirar fôlego.

Os passeios turísticos incluídos nas principais cidades permitem um mergulho na cultura e na história desta região fascinante, enquanto mais de 40 combinações de itinerários oferecem a flexibilidade de personalizar sua viagem de acordo com seus interesses e preferências.

Fiordes Lendários Fim Copenhague (10 dias), Turnê Nórdica Início Copenhague (12 dias) ou Joias Nórdicas e Polônia Fim Tallinn (13 dias) são exemplos dos percursos cuidadosamente desenhados e criados pela Europamundo. A experiência é integralmente realizada com passeios de ônibus acompanhados por guias especializados em espanhol e português, seguro básico de viagem e hotel com café da manhã.

Sobre a Europamundo Vacaciones

Criada há 25 anos, a Europamundo Vacaciones (EMV) é líder em circuitos rodoviários pela Europa e detentora de roteiros exclusivos em inúmeros outros países, entre eles os quais estão Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Índia, Japão, Turquia, Egito, Jordânia, Marrocos, Israel e Arábia Saudita.

Com sede em Madri, na Espanha, onde tem 140 funcionários, a empresa tem representantes nos principais países das Américas, África e Ásia. Seus quase 200 guias conduzem entre 180 e 200 mil passageiros por ano, nos seus mais de 1.000 circuitos rodoviários diferentes. Mais informações estão disponíveis no site.

Add a comment

Férias escolares: o que incluir na lancheira das crianças?  

Férias escolares: o que incluir na lancheira das crianças?

Alessandra Luglio, nutricionista e consultora da A Tal da Castanha, explica sobre a importância de incluir lanches saudáveis na rotina dos pequenos 

A primeira etapa da infância na alimentação caracteriza-se pela ampliação da capacidade de selecionar alimentos por meio de sabores, cores, experiências sensoriais e texturas. No decorrer dessa fase, a criança vai aperfeiçoando o paladar, reconhecendo os gostos.

E um dos grandes desafios de pais e responsáveis é montar uma lancheira voltada à alimentação fora do lar, como é o caso do colégio. Muitas vezes eles enviam alimentos como salgadinhos, biscoitos recheados, sucos de caixinha, que quando ingeridos de forma excessiva, podem aumentar o risco de, no futuro, desenvolverem doenças como a obesidade, hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia entre outras.

“Alimentação e lanches saudáveis precisam ser antes de tudo práticos e simples, de forma que você consiga inserir na rotina do dia a dia da criança, criando assim hábitos saudáveis que perduram a vida toda”, ressalta Alessandra Luglio, nutricionista e consultora da A Tal da Castanha.

A nutricionista explica que o ideal é sempre priorizar alimentos in natura, de preferência orgânicos, ou minimamente processados. Outra dica é consumir em pequenas quantidades os processados com aditivos artificiais ou com excesso de sódio ou açúcar como pães, queijos e iogurtes processados e biscoitos refinados, evitando ao máximo os ultraprocessados cheios de aditivos, a exemplo de biscoitos, salgadinhos, mistura para bolo, produtos ultraprocessados congelados e prontos para consumo. 

Opções prontas para consumo

A Tal da Castanha tem em seu portfólio uma linha desenvolvida especialmente para as crianças, chamada de Mini. Esse produto foi pensado como a melhor alternativa à ingestão do leite animal para compor a alimentação infantil e, por consequência, estar presente na lancheira da criançada.

A bebida vem em quatro sabores: chocolate, morango, baunilha e maçã com banana sendo adoçada com açúcar demerara orgânico ao invés do refinado, que passa por processos químicos. Em relação ao dulçor, o Mini contém até 60% menos em comparação com bebidas mais tradicionais para o dedicada ao público infantil.

Sua composição também é livre de caseína, a proteína do leite que mais frequentemente provoca alergias. O produto pronto para consumo também é rico em gordura “do bem”, zinco, proteína, ferro e é enriquecida com fibras e cálcio, ajudando a suprir a necessidade deste nutriente tão fundamental para o desenvolvimento ósseo.

Sobre a preocupação de algumas pessoas em relação as bebidas vegetais pela necessidade do cálcio, Alessandra Luglio, explica que é possível suprir a falta do leite de vaca com outros alimentos ricos no mineral, como os vegetais de coloração verde escura, leguminosas, sementes e oleaginosas. “Mas, como nem sempre as crianças ingerem esse tipo de alimento em quantidade suficiente, as bebidas vegetais fortificadas podem oferecer a complementação necessária para atingir a recomendação de ingestão de cálcio. Uma caixinha de 200 ml de Mini, por exemplo, contém 300 mg de cálcio, o que corresponde a, em média, 30% da necessidade diária desse nutriente para crianças entre dois e seis anos”, finaliza.

Sobre A Tal da Castanha

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e produtos para uso culinário. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Add a comment

Aprenda a gastar dentro do orçamento nas férias escolares  

Aprenda a gastar dentro do orçamento nas férias escolares

Especialista em finanças pessoais explica que se programar com antecedência é o segredo para evitar excessos nesse períodos 

As férias escolares do mês de julho, momento tão aguardado pelos estudantes de todo o Brasil, finalmente chegaram. Diante da animação, principalmente de crianças e adolescentes, é muito comum que os gastos acabem sendo maiores nessa época do ano. No entanto, é importante tomar cuidado para não fazer dívidas e principalmente para não extrapolar o orçamento.

Segundo o especialista em finanças pessoais, João Victorino, apesar da empolgação ser grande para conseguir aproveitar as férias ao máximo, gastando com passeios, experiências e produtos de forma geral, comprar por impulso nunca é uma boa opção, pois isso pode gerar consequências sérias, impactando de forma negativa o seu planejamento e comprometendo os próximos meses.

João explica que uma boa maneira para evitar gastos em excesso é fazer uma programação. “Os pais ou responsáveis devem sentar juntos com seus filhos e avaliar o que gostariam de fazer durante as férias. É claro que não dá para fazer tudo, mas criando um cronograma, fica mais fácil avaliar o que é viável fazer e o que é melhor deixar para outro momento. Desta forma, é possível existir um controle maior dos gastos estipulados no seu orçamento”, diz.

Além da programação para saber o que fazer, o especialista afirma que o ideal é decidir esse roteiro com certa antecedência, não deixando para comprar tudo de última hora. No mês de julho, justamente por ser um período de férias, as coisas costumam estar mais caras. Porém, comprando com um pouco de antecedência, talvez seja possível aproveitar promoções ou conseguir algum tipo de desconto, o que já faz diferença na conta final.

Aliado a isso, João recomenda pesquisar por programações gratuitas também. “Acredito que dá para fazer um equilíbrio. Existem ótimas opções de lazer em que você não vai precisar gastar nada para aproveitar. É importante ensinarmos para os nossos filhos desde cedo que não precisamos desembolsar altas quantias de dinheiro para conseguirmos nos divertir. Na maioria das vezes, o que vale mais é a companhia e as experiências memoráveis do que o gasto em si”, ressalta.

O especialista ainda enfatiza os benefícios de os filhos verem seus pais planejando as férias antecipadamente, pois oferece valiosas lições educativas. Ao testemunharem esse processo, as crianças aprendem sobre organização, priorização de recursos e disciplina financeira, percebendo a importância de estabelecer metas e trabalhar de maneira consistente para alcançá-las. Para João, essa experiência fortalece o vínculo familiar e também prepara os jovens para tomar decisões conscientes e responsáveis em suas próprias vidas no futuro.

Outro ponto de atenção está relacionado a viagens, que costumam ser feitas em família nas férias, e que tendem a ser bem mais caras nessa época do ano, independente se os destinos forem nacionais ou internacionais. Por essa razão, novamente a dica de se programar com antecedência acaba pesando no bolso no final das contas, gerando assim diferenças de preços bastante significativas.

Neste cenário, João reforça a importância de ter um planejamento financeiro. “Quando você organiza suas finanças pessoais, entende a importância de juntar dinheiro antecipadamente para momentos de lazer. Ao comprar a maior parte dos itens da viagem com antecedência em outros períodos do ano, você acaba poupando dinheiro, o que evita dor de cabeça, não extrapola o orçamento e acaba sendo muito vantajoso”, finaliza.

Sobre João Victorino

João Victorino é administrador de empresas, professor de MBA do Ibmec e especialista em finanças pessoais, formado em Administração de Empresas, tem MBA pela FIA-USP e Especialização em Marketing pela São Paulo Business School. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro.

Hoje, com uma carreira bem-sucedida, João busca contribuir para que pessoas melhorem suas finanças e prosperem em seus projetos ou carreiras. Para isso, idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Add a comment
O Boticário e Paramount se unem para o lançamento de Cuide-se Bem Bob Esponja, que explora a diversão da famosa Fenda do Biquíni

O Boticário e Paramount se unem para o lançamento de Cuide-se Bem Bob Esponja, que explora a diversão da famosa Fenda do Biquíni

O Boticário e Paramount se unem para o lançamento de Cuide-se Bem Bob Esponja, que explora a diversão da famosa Fenda do Biquíni

A esperada collab chega com itens colecionáveis de Cuidados e Maquiagem inspirados nos personagens da animação da Nickelodeon, com diversas texturas e cheirinho inspirado em abacaxi

Vocês estão prontos, botilovers? No ano de celebração dos 25 anos de Bob Esponja, Cuide-se Bem – marca de cuidados pessoais do Boticário, conhecida pelos seus lançamentos icônicos e collabs desejadas – uniu-se a Paramount, por meio de seu departamento de Licenciamento de Produtos e Experiências, para apresentar Cuide-se Bem Bob Esponja, linha de edição limitada inspirada nos personagens da franquia, que traz cheirinho inspirado em abacaxi em itens para o cuidado corporal e facial, banho, make, além de acessórios, convidando os consumidores a trazerem mais otimismo para a rotina de autocuidado.

Assim como o personagem, conhecido por seu otimismo implacável e alegria contagiante, Cuide-se Bem carrega a leveza e diversão como pilares na idealização de novas linhas e produtos, além de um olhar cuidadoso e atento com sustentabilidade. Toda a linha apresenta itens 100% veganos e com alta porcentagem de ingredientes naturais, enquanto os itens enxaguáveis são os primeiros a apresentarem o selo “fórmula amiga das águas” e o sabonete líquido que apresenta o primeiro frasco PE PCR (embalagens feitas a partir de plástico reciclado pós-consumo) do Grupo Boticário.

A sinergia da collab reforça a leveza e o bom-humor comuns entre Cuide-se Bem e Bob Esponja e, para além disso, traz uma comunicação que abraça diversas gerações com um personagem tão querido pelo público. “Queremos que as pessoas se conectem genuinamente com o lançamento e criem memórias afetivas ao sentirem a fragrância deliciosa da linha, que faz referência ao abacaxi icônico da casa do Bob Esponja, despertando uma conexão imediata. E, para aumentar ainda mais a experiência sensorial, desenvolvemos um portfólio rico em cores, texturas e embalagens divertidas, que refletem a irreverência de Cuide-se Bem aliada à autenticidade dos personagens do desenho", comenta Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.

Com família olfativa Frutal Gourmand, que apresenta notas, como abacaxi tropical, flor de laranjeira, pina colada e espumante rosé, a fragrância de todos os itens foi inspirada no cheirinho de abacaxi – um elemento ícone da animação. Em uma variedade de texturas e benefícios, a linha explora ao máximo a experiência sensorial da Fenda do Biquíni e conta com um amplo portfólio de 14 itens. Entre eles, produtos para o corpo, como o Hidratante Corporal do Bob Esponja e Hidratante Corporal Sandy Bochechas, fornecem 48 horas de hidratação e textura cremosa. Já a Geleia Hidratante Corporal Lula Molusco traz uma textura de gelatina ultraleve, com sensação refrescante e rápida absorção, e também o Creme Hidratante Para Mãos Gary, que promete uma textura em gel-creme, nutrindo e protegendo as mãos da perda de água - além de alto nível de fofura com embalagem que faz alusão ao formato real do personagem.

A linha de banho traz o Sabonete Líquido Patrick Estrela e o Sabonete em Barra Bob Esponja com formato do personagem, que garantem pele macia e perfumada, além de uma espuma cremosa. Há também o queridinho Body Splash para manter a pele perfumada, o Desodorante Antitranspirante Roll On 48h, que é geladinho e refrescante como a brisa do mar, com secagem rápida que mantém a hidratação natural da pele, e o Gel de Limpeza Facial, que purifica e remove o excesso de oleosidade mantendo a hidratação natural da pele.

Para os amantes de make, o portfólio também conta com uma Paleta Multifuncional de quatro cores, com dois diferentes tipos de acabamento (mate e superbrilho), que podem ser usados como blush e iluminador, além do Lip Tint Patrick Estrela e Lip Tint Sandy Bochechas, com duas opções de cores (rosa e coral), que proporcionam aparência de lábios e bochechas saudáveis, fácil de espalhar e construir camadas.

Para complementar a linha, o nécessaire é a opção perfeita para carregar os itens, e o kit presenteável incentiva os consumidores a presentear amigos queridos, reforçando uma das características mais marcantes da animação: a amizade dos personagens.
Com uma legião de fãs, a famosa esponja dos Sete Mares é um dos personagens mais queridos da Nickelodeon e um verdadeiro ícone pop multiplataforma, sucesso na TV, no streaming, no cinema, na internet, em eventos dos mais variados portes e setores, além de experiências e produtos licenciados e vendidos em todo o mundo.

"Estamos muito animados com essa parceria entre a Nickelodeon e o Boticário, uma das marcas mais sólidas do mercado brasileiro, que será lançada às vésperas da comemoração dos 25 anos da animação de sucesso mundial", disse Victor Fonseca, vice-presidente de Licenciamento da Paramount América Latina. "Essa parceria, que celebra um dos personagens mais icônicos da Nickelodeon, combina qualidade e autocuidado com a diversão e o carinho que todos têm pelo Bob Esponja em uma linha de produtos que certamente encantará consumidores e fãs de todas as idades", conclui.

Os itens de edição limitada são encontrados em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do aplicativo Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Reforçando o pilar da sustentabilidade, o Boticário disponibiliza o programa de logística reversa Boti Recicla, para descarte de qualquer material, seja plástico, vidro ou papel, e de qualquer marca. E, para incentivar o descarte de resíduos da forma correta, na troca de três embalagens vazias, você ganha R$ 15 de desconto nas compras acima de R$ 150. A promoção vai até o dia 25/12/2024; então aproveite o momento para descartar com responsabilidade e ainda receber desconto na sua compra.

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países.

O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes:     

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Sobre a Paramount Consumer Products

A Paramount Consumer Products supervisiona todo o licenciamento e marketing da Paramount (Nasdaq: PARA, PARAA), uma empresa-líder global de mídia e entretenimento que cria conteúdo e experiências premium para o público em todo o mundo. Impulsionado por marcas de consumo icônicas, o portfólio da Paramount Consumer Products inclui uma lista diversificada de marcas e conteúdo da BET, CBS (incluindo CBS Television Studios e CBS Television Distribution), Comedy Central, MTV, Nickelodeon, Paramount Pictures e Showtime. Com propriedades que abrangem animação, live action, pré-escolar, adolescente e adulto, a Paramount Consumer Products está empenhada em criar produtos da mais alta qualidade para algumas das franquias icônicas mais amadas do mundo. Além disso, a Paramount Consumer Products supervisiona os negócios online direto ao consumidor de propriedades da CBS e Showtime, bem como os sites de comércio eletrônico de Star Trek, Bob Esponja Calça Quadrada, South Park e MTV.


LOÇÃO 400 ml Bob Esponja | R$ 72,90
- 97% de ingredientes naturais
- 48 horas de hidratação
- Textura cremosa
- Manteiga de Karité e glicerol
- Absorve rapidinho
- Pele macia, perfumada e desodorizada
- Livre de parabenos, silicone e petrolatos
- Cheirinho inspirado em abacaxi

LOÇÃO 200 ml Sandy Bochechas | R$ 52,90
- 97% de ingredientes naturais
- 48 horas de hidratação
- Textura cremosa
- Manteiga de Karité e glicerol
- Absorve rapidinho
- Pele macia, perfumada e desodorizada
- Livre de parabenos, silicone e petrolatos
- Com plástico vegetal
- Cheirinho inspirado em abacaxi


CREME PARA MÃOS 45 g Gary | R$ 39,90
- 95% de ingredientes naturais
- Textura gel-creme refrescante
- Hidrata, nutre e protege as mãos da perda de água
- Não fica pegajoso
- Com papel reciclado
- Cheirinho inspirado em abacaxi


GELEIA HIDRATANTE 150 g Lula Molusco | R$ 52,90
- 95% de ingredientes naturais
- Sensação refrescante
- 24 horas de hidratação
- Textura de gelatina ultraleve
- Absorve rapidinho e desodoriza a pele
- Com plástico reciclado
- Cheirinho inspirado em abacaxi


SABONETE LÍQUIDO 250 ml Patrick Estrela | R$ 49,90
- 98% de ingredientes naturais
- Fórmula amiga das águas¹
- Pele macia e perfumada
- Espuma cremosa
- Limpa sem ressecar a pele
- Livre de parabenos, silicone e petrolatos
- Com plástico reciclado
- Cheirinho inspirado em abacaxi
¹Redução no impacto na água de acordo com a metodologia Índice de Avaliação de Risco Ambiental (I.A.R.A.) comparada a fórmulas semelhantes do Grupo Boticário


SABONETE BARRA 2 x 100 g Bob Esponja | R$ 35,90
- 97% de ingredientes naturais
- Espuma cremosa
- Pele perfumada e aveludada
- Limpa delicadamente sem ressecar a pele
- Livre de parabenos e petrolatos
- Embalagem presenteável
- Com papel reciclado
- Cheirinho inspirado em abacaxi


PALETTE MULTIFUNCIONAL 10 g Bob Esponja | R$ 82,90
- Fórmula multifuncional
- 4 cores versáteis
- Diferentes acabamentos (mate e superbrilho)
- Pode ser usada como blush e iluminador
- Alta pigmentação
- Textura aveludada
- Fácil de construir camadas


LIP TINT 5,5 ml PATRICK ESTRELA e SANDY BOCHECHAS | R$ 39,90
- Fórmula multifuncional
- Proporciona aparência de lábios e bochechas saudáveis
- Textura leve
- Fácil de espalhar e construir camadas
- Cor: coral e rosa


DESODORANTE ROLL-ON 55 ml Bob Esponja | R$ 28,90
- Fórmula biodegradável
- Geladinho e refrescante como a brisa do mar
- Secagem rápida
- Mantém a hidratação natural da pele
- 48 horas de proteção


GELEIA DE LIMPEZA FACIAL 150 g Bob Esponja | R$ 39,90
- 98% de ingredientes naturais
- Fórmula amiga das águas
- Purifica e remove o excesso de oleosidade
- Mantém a hidratação natural da pele
- Espuma cremosa e refrescante
- Para todos os tipos de pele
- Cheirinho inspirado em abacaxi
- Com plástico vegetal
- Livre de parabenos


BODY SPLASH 200 ml Bob Esponja | R$ 84,90
- Vegano
- Pele Perfumada
- Cheirinho inspirado em abacaxi
- Plástico reciclado
- 94% de ingredientes naturais


NÉCESSAIRE | R$ 64,90
- Item presenteável
- Perfeita para levar seus produtos da linha
- Bolso interno
- Textura/acabamento 3D
- Não possui materiais de origem animal

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos