Tecnologia e saúde: paranaense Medicalway investe em fabricação própria e locação de equipamentos médicos

Tecnologia e saúde: paranaense Medicalway investe em fabricação própria e locação de equipamentos médicos

Há mais de 20 anos no mercado de equipamentos médicos, atualmente com sedes no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Medicalway ganhou força no segmento de saúde com os cases do 7Lives – Helmet, a cápsula respiratória que salvou vidas na pandemia, e o Robô Rosa (ROSA® Knee System), para cirurgia de implante de prótese de joelho. Com a união cada vez mais forte da tecnologia com a saúde, a empresa agora investe na fabricação de produtos próprios e intensifica a locação de equipamentos médicos, ampliando o acesso a profissionais e pacientes.

“Com a locação de equipamentos médicos, queremos dar acesso a tecnologias avançadas para aqueles clientes que não têm orçamento para adquirir um equipamento próprio. Além disso, a locação oferece vários benefícios, como a possibilidade de renovação de tecnologia periodicamente e abatimento fiscal. Além disso, também estamos desenvolvendo produtos de fabricação própria que serão complementares às nossas linhas de equipamentos, como Equipos para Bombas de Infusão e Transdutores de Pressão Invasiva. A ideia é continuar trabalhando pra trazer soluções inovadoras e com custo acessível para os nossos clientes”, afirma Antonio Carlos Muller Mello, CEO da Medicalway.

A empresa possui um amplo portfólio de equipamentos para Centro Cirúrgico e UTI, como Ventiladores Pulmonares, Monitores de Paciente, Máquina de Anestesia. E também a Linha de Imagem, com máquinas de Ultrassom, Mamografia e Arcos Cirúrgicos. A principal região de atuação é a Sul de Brasil, com clientes como Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Unimed Litoral, Pilar Hospital, Hospital Marcelino Champagnat, entre outros importantes clientes.

“Nosso objetivo, que hoje já é realidade, é disponibilizar as melhores tecnologias, preços, financiamentos e condições acessíveis ao mercado, acompanhamento pós-venda e suporte técnico qualificado e ágil. Para isso contamos com mais de 80 colaboradores, alguns com mais de 25 anos de experiência no nosso mercado, trabalhando todos por um mesmo propósito: ajudar nossos clientes a seguirem mantendo e salvando vidas”, complementa Mello.

O setor da saúde está cada vez mais aquecido e, por conta disso, os fabricantes investem muito dinheiro em desenvolvimento de novas tecnologias. “Nossos fornecedores todo ano lançam diversos novos produtos que agregamos ao nosso portfólio, produtos com funções e características que facilitam, otimizam e trazem mais segurança ao usuário e ao paciente. Dois bons exemplos disso são a Conectividade e a Cirurgia Robótica”, conta.

O Brasil foi um dos primeiros países da América Latina a oferecer aos pacientes o acesso a um inovador sistema robótico para uso em cirurgia de implante de prótese de joelho, a artroplastia (prótese) de joelho primária - o ROSA® Knee, desenvolvido pela Zimmer Biomet, empresa multinacional americana e líder global em saúde musculoesquelética, representada pela Medicalway. Na capital paranaense, o pioneiro com a tecnologia robótica em cirurgia ortopédica foi o Pilar Hospital, no ano de 2021. Atualmente, o número total de equipamentos aumentou: são sete estados brasileiros e 13 hospitais em que o robô está presente.

O ROSA® Knee System é um sistema cirúrgico assistido por robô, projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho, com recursos para auxiliar nas ressecções ósseas, bem como avaliar o estado dos tecidos moles para facilitar o posicionamento do implante no período intraoperatório. O sistema fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos.

A Medicalway também ganhou destaque no mercado durante a pandemia do coronavírus, com o lançamento do 7Lives – Helmet, uma cápsula respiratória que visa auxiliar na respiração dos pacientes que têm dificuldade por conta dos danos causados pelo Covid, conseguindo assim evitar a intubação em vários casos, deixando as máquinas disponíveis apenas para os mais críticos. “A Medicalway se viu numa situação onde tínhamos muitos clientes precisando de equipamentos para conseguir atender pacientes em estados graves de Covid, e já não tínhamos equipamentos disponíveis em estoque e nem a possibilidade de importar, pois lá fora também estavam esgotados. Procuramos encontrar uma solução simples, com um custo acessível e que pudesse ser produzido aqui mesmo para atender os hospitais com máxima agilidade! Junto com o time de engenharia da Agile Med iniciamos os estudos e lançamos o capacete”, finaliza Mello.

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Cenário de incerteza política e econômica de 2022 fortalece a necessidade de ações de gestão empresarial efetivas

Cenário de incerteza política e econômica de 2022 fortalece a necessidade de ações de gestão empresarial efetivas

Das empresas ativas no país, quase 70% delas são formadas por microempreendedores individuais (MEI). Segundo o boletim Mapa de Empresas, existem 13.489.017 MEI no país, de um total de 19.373.257 empresas ativas

Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, nos quatro primeiros meses de 2022, foram abertas 1.350.127 empresas em todo país, número 3,2% inferior ao registrado no primeiro quadrimestre de 2021. No mesmo período, 541.884 empresas fecharam as portas, apresentando uma alta de 23% na mesma comparação.

Já nas demais categorias de empresas, o ritmo de abertura varia. De janeiro a abril, 226.549 sociedades empresariais limitadas foram criadas, alta de 19,1% em relação ao mesmo período de 2021 e de 3,2% sobre os quatro meses finais de 2021. Ao todo, existem 4.667.178 empresas dessa categoria em funcionamento no Brasil.

Para Clodoaldo Oliveira, diretor geral da JValério Gestão e Desenvolvimento, o número de fechamentos de empresas é preocupante, não apenas pela questão da redução do número de empregos no país, mas principalmente pela visão de negócio e a gestão propriamente dita. “Com os dados, mostra que, além da crise micro e macroeconômica que o país vivencia, o empresariado não possui uma visão estratégica, nem mesmo um olhar para o futuro em termos de gestão”, salienta.

“O Brasil atingiu a marca de quase 600 mil empresas fechadas em dois anos, é claro que, com a pandemia, a reserva financeira foi limitada para resistir as mudanças exigidas, e o acesso ao crédito financeiro no Brasil, se tornou mais difícil”, explica. No entanto, para Clodoaldo, o importante para as empresas é ter um olhar ambidestro a respeito da sua gestão. “Independentemente de ser um micro, pequena ou grande empresa. É necessário o planejamento ambidestro, ou seja, olhar para os cenários existentes, as crises e pensar no futuro. Avaliar as matrizes de impacto, o cenário atual e as perspectivas de futuro e o plano de ação de fato”, avalia. “Para sobreviver no mercado é preciso fazer a lição de casa, não pensar apenas no retorno financeiro que terá, mas estar equilibrado com a gestão da empresa”, pontua Clodoaldo.

E o segundo semestre de 2022 promete ser um desafio aos empresários, principalmente ao microempreendedor. “Teremos um período eleitoral, seguido do evento mais almejado pelo brasileiro que é a Copa do Mundo. Durante o período que antecede as eleições o clima de instabilidade toma conta dos investidores, que diminuem o ritmo, causando o desaquecimento da economia, a diminuição das contratações. Precisamos nesse ano investir apenas no que é necessário”, alerta Clodoaldo.

Para o diretor, o cenário de incerteza econômica e política de 2022 ensina o empresário a olhar a estrutura do seu negócio, em como ela está no hoje e se essa estrutura conversa com o futuro, conforme ele venha a ser apresentado. “Não podemos ficar com os braços cruzados esperando o resultado de outubro. Precisamos sim avaliar todos os cenários, federais, estaduais e mundiais para planejar as ações de gestão. E esse tipo de atitude é fundamental ao microempreendedor, mesmo com um futuro incerto, não se pode viver apagando incêndios empresariais”, enfatiza.

Soluções – Programa de Aceleração de Negócios

Para o pequeno empresário, a solução oferecida pela JValério para gestão da empresa é o Programa de Aceleração de Negócios – PAN, que conversa com a necessidade do microempreendedor e com as ferramentas de negócios. “No PAN o empresário aprende a dominar os objetivos e resultados chave, as OKRs, e na conquista de resultados no curto prazo e principalmente com o envolvimento de toda a equipe”, enfatiza Oliveira.

O PAN está aberto também para organizações em processo de desenvolvimento. O programa oferece diagnósticos de evolução e plano de negócios para as próximas ações da empresa. Também contempla uma série de abordagens por meio de workshops, mentorias e reuniões de acompanhamento para saber como estão caminhando as execuções das ações inovadoras.

“Todo esse processo que busca novos níveis de resultados não poderia funcionar sem envolver lideranças e equipes de trabalho. Eles serão estimulados a troca de experiências sobre como melhorar as práticas e o relacionamento entre seus setores”, explica Clodoaldo.

Vale ressaltar que o programa funciona por meio de ciclos anuais de desenvolvimento. Os conteúdos e metodologias não são uniformes e todos são adaptados às necessidades e características de cada empresa. “Professores da Fundação Dom Cabral e profissionais do mercado estarão à disposição para conversar e trocar experiências, por meio de mentorias online. Além disso, são oferecidos ainda aos participantes uma série de conteúdos complementares como cases, artigos, vídeos, podcasts e textos de apoio”, salienta. “É importante que o empresário não permita que o seu negócio inicie ou vá para a UTI. Um planejamento adequado permite que o negócio não morra antes de começar”, finaliza Clodoaldo.

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Infertilidade: o que fazer quando não é possível engravidar naturalmente?

Infertilidade: o que fazer quando não é possível engravidar naturalmente?

Buscar apoio especializado logo nos primeiros indícios é fundamental para o diagnóstico e a solução ideal

Gerar uma vida é prioridade para muitas pessoas, porém nem sempre é possível conceber de forma natural. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 8 milhões de brasileiros podem ser inférteis, sendo que as causas são diversas e podem ser tanto femininas como masculinas ou ainda devido à associação de dificuldades dos dois parceiros.

Mas o que fazer quando a notícia da infertilidade é uma realidade?

Para o médico ginecologista e obstetra, Francisco Furtado Filho, especialista em fertilização e diretor técnico da Fertway, é estimado que cerca de 35% dos casos de infertilidade estão relacionados à mulher, 35% ao homem, 20% a ambos e 10% por causas desconhecidas, no entanto a maior parte dos casos é perfeitamente tratável.

“Estimativas dizem que mesmo em pessoas saudáveis, que mantenham relações sexuais regulares e que não fazem uso de contraceptivos, a chance de engravidar é de 20%. Nesse processo, saber as razões da infertilidade, conseguir lidar com a descoberta e ter a quem buscar ajuda e apoio, é fundamental para conduzir o processo e buscar uma solução adequada”, afirma.

Entre as soluções existentes, as técnicas de reprodução assistida estão cada vez mais avançadas e possibilitam opções seguras para os casais. Nestes casos, Furtado reforça sobre a importância de buscar ajuda assim que tiverem os primeiros indícios de dificuldades para engravidar.

“A reprodução assistida é um conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar pessoas a terem filhos. Ela funciona pela manipulação de pelo menos um dos gametas e dos meios de fecundação, proporcionando condições para que o processo de gravidez ocorra de maneira planejada e segura”, conta o especialista.

Técnicas de reprodução assistida mais utilizadas

Quanto aos procedimentos, hoje já é possível escolher o que melhor se adequa à situação, uma vez que novas técnicas existentes possibilitam uma variedade maior de opções e de forma personalizada:

1. Relação Sexual Programada ou Coito Programado

Esse método é realizado com ou sem indução da ovulação. O ciclo ovulatório é monitorado através de acompanhamento ultrassonográfico seriado e, portanto, em dias específicos do ciclo menstrual. Desse modo tem-se a possibilidade de programar as relações sexuais no período ovulatório.

2. Inseminação Intrauterina (IIU) Artificial

A Inseminação Intra Uterina (IIU) ou Inseminação Artificial é uma técnica de baixa complexidade que compreende em fazermos a colocação dos espermatozoides capacitados em laboratório dentro da cavidade uterina para que eles possam encontrar o óvulo dentro da trompa do paciente e, eventualmente, conseguir uma gravidez. Esta técnica é indicada em casais que o marido produz uma quantidade menor de espermatozoides móveis ou que o teste pós-coital esteja alterado. Também é uma opção para aquelas mulheres que buscam a maternidade independente e que precisarão de sêmen de doador ou de banco.

3. FIV (Fertilização in vitro)

A FIV é um procedimento de alta complexidade, usado para tratar diversos casos de infertilidade, como também para mães solo e casais homoafetivos que querem ter filhos. Nesse caso, o procedimento é feito com a coleta dos gametas feminino e masculino e a partir daí realiza-se a fecundação em laboratório, transferindo, posteriormente, o embrião ao útero que irá gestar o bebê. As taxas de sucesso ficam entre 5% e 55% por tentativa, dependendo de cada caso e, principalmente, da idade da mulher.

4. Injeção Intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)

Igualmente à FIV, e ICSI difere-se apenas na etapa final, pois nesse caso a inseminação é feita via injeção do espermatozoide diretamente dentro do óvulo. Com o auxílio de micromanipuladores e com uma agulha finíssima, o espermatozoide é colocado diretamente no interior do óvulo. Inicialmente essa técnica era indicada para casos de fator masculino grave. Atualmente é usada rotineiramente em praticamente todos os casos.

5. Doação de Óvulos

Técnica indicada para mulheres que não tenham mais os óvulos ou possuam uma quantidade muito reduzida e de baixa qualidade. Geralmente ocorre com mulheres de idade mais avançada, com menopausa precoce ou problemas relacionados à produção de óvulos. O procedimento é feito pela doação de óvulos de uma mulher desconhecida, sendo que a receptora é preparada com o uso de medicamentos para receber o embrião. A fecundação ocorre in vitro com os espermatozoides do marido e possui uma taxa de sucesso semelhante à obtida com FIV/ICSI.

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Brasil registra aumento de 50% no número de empresas que investem no mercado publicitário

Brasil registra aumento de 50% no número de empresas que investem no mercado publicitário

Nos últimos dois anos KM Mídia, plataforma de mídia OOH, registra crescimento de 40% no faturamento, com aumento de 220% no número de clientes no primeiro semestre de 2022

O KM Mídia, empresa que inovou no mercado de mídia OOH – Out of Home - com a primeira plataforma online de anúncios em veículos em movimento, registra crescimento de 40,18% no faturamento no primeiro semestre de 2022. O número de clientes também subiu: aumento de 220% comparado com o mesmo período de 2021.

A empresa conecta os carros de aplicativo que circulam todos os dias pela cidade, a uma campanha de marketing para impulsionar a marca de empresas. Entre maio e junho deste ano, uma campanha realizada para divulgar a nova grade de programação da Rede Massa / SBT, resultou em mais 700 mil km rodados, e mais de 287 milhões de impactos, com 80 carros circulando por Curitiba.

Um levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media, observou um crescimento de 97% na utilização de locomoção por aplicativos, em comparação com os últimos 3 anos. Ainda, a mídia OOH teve em 2021 volumes de inserções mais altos inclusive comparados a 2019, com 39% de aumento entre os dois anos.

Nos últimos dois anos, segundo a mesma pesquisa, as mudanças de comportamento e necessidades do consumidor, aliados aos avanços tecnológicos, encorajaram pequenas e médias empresas a começar a investir em publicidade, com crescimento de 50% no número de anunciantes, entre 2019 e 2022. “A presença mais ativa das pessoas nas ruas e o fim das medidas restritivas causadas pela pandemia da COVID-19 impulsionaram o setor. A expectativa é fechar 2022 com aumento de 150% no número de clientes, afirma o COO do KM Mídia, Rafael Poralla.

De acordo com dados do Target Group Index, no Brasil, a OOH atinge 82% da população, o que representa um aumento de 11% ao longo dos últimos cinco anos. Entre os formatos de OOH se destacam aqueles que se encontram majoritariamente nas ruas: Transportes (68%), Estabelecimentos Comerciais (67%), Grandes Formatos (65%) e Mobiliário Urbano (64%).

No início de 2022, o KM Mídia foi aportado, “O investimento está sendo direcionado estrategicamente para reestruturação da marca, fidelização e aquisição de novos clientes", comenta Poralla.

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Imóvel na planta traz diversas vantagens em relação ao finalizado

Imóvel na planta traz diversas vantagens em relação ao finalizado

Mesmo com a alta na taxa Selic nos últimos 12 meses, a venda de imóveis segue em crescimento no Brasil. O total de novos imóveis comercializados aumentou 6,2% no primeiro trimestre de 2022, em comparação a igual período de 2021. Ao todo, foram vendidas 36.982 unidades de janeiro a março deste ano no país. O levantamento foi feito com 18 empresas pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os lançamentos de imóveis também seguem o mesmo movimento de elevação percentual. O crescimento no mesmo período foi de 2,2%, com 26.973 unidades lançadas. Especificamente sobre o segmento de imóveis de médio e alto padrão, esse também registrou alta, com expressivos 35,6%, marcando a chegada de 10.013 unidades ao mercado. Dessas, as vendas tiveram acréscimo de 109% só nos primeiros três meses do ano. No total, foram 9.533 unidades, entre elas, os apartamentos na planta.

Os números só comprovam que comprar um apartamento na planta se apresenta muito mais vantajoso, visto que o valor total do imóvel é bem mais baixo que o do apartamento finalizado. Considerada também, uma das formas mais seguras de investimentos, já que tem apresentado rendimento superior às aplicações convencionais nos últimos três anos.

Comprar o imóvel na planta tem outro fator positivo: o comprador tem a chance de pagar o valor promocional da tabela de lançamento, sem contar que tem prioridade na escolha das plantas que mais se encaixam às suas necessidades, como tamanho, andar e localização em relação ao sol. Após pesquisar sobre a trajetória e reputação da construtora, sem dúvidas, o primeiro passo ao decidir adquirir um apartamento na planta é procurar um imóvel que atenda às expectativas de valor e localização, além do prazo de entrega da obra.

Nos apartamentos na planta, a entrada costuma ser bem mais baixa, cerca de 0,8% do valor do imóvel. Já em apartamentos prontos, a entrada, geralmente, é de, no mínimo, 20%, em caso de financiamento. Quando se adquire um apartamento na planta, em geral, são abatidos 34% do valor total do imóvel até a conclusão da obra e o restante pode ser financiado em até 30 anos, em banco à escolha do cliente.

Atentas às necessidades do consumidor, diversas construtoras já possuem departamentos especializados em financiamentos, que auxiliam o cliente em todas as fases da compra, desde a simulação das parcelas até a conclusão do processo. Esse serviço, sem dúvida, deve ser levado em consideração na hora da compra, pois traz a garantia de informações precisas para a aquisição do imóvel.

Há, ainda, a possibilidade de as construtoras financiarem o imóvel desde o início do processo; opção já existente em muitas empresas. Outra vantagem é não ter a necessidade de comprovação de renda nem avalista, além de ter um sistema bastante simples de contrato, que permite a assinatura digital, portanto, não sendo necessária a presença do cliente na empresa nem de procuração. Isso permite ao cliente adquirir seu imóvel em qualquer lugar do mundo.

É importante destacar que, caso o comprador precise de um imóvel residencial com urgência, o apartamento pronto é a melhor opção, pois permite a mudança imediata. Entretanto, se for possível planejar a compra, e se tiver tempo para esperar a conclusão da obra, sem dúvidas, o apartamento na planta apresenta o melhor custo x benefício. Planejar ainda é o melhor negócio para o bolso do cliente.

Marco Antonio Santi é corretor de imóveis da Imobiliária Raul Fulgêncio, exclusiva da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de doze anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br

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