XVI Maratona Aquática de Curitiba acontece neste sábado

XVI Maratona Aquática de Curitiba acontece neste sábado

Após dois anos de adiamentos devido à pandemia, evento acontece em 30 de julho, na UPX Sports

As raias da piscina olímpica da UPX Sports - complexo esportivo da Universidade Positivo - vão ficar agitadas neste sábado, 30 de julho. Cerca de 700 atletas participam da 16.ª edição da Maratona Aquática de Curitiba, principal competição de natação de longa duração da capital paranaense. Depois de dois longos anos de espera, o evento, realizado pela Prefeitura de Curitiba, une prática esportiva e ação social, por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis.

As equipes são compostas de, no mínimo, 12 e, no máximo, 24 atletas e a maratona consiste em um super revezamento de 6 horas de natação ininterruptas. A equipe vencedora será a que nadar a maior quilometragem no final do período. A inscrição foi por meio da arrecadação de 200 kg de alimentos não perecíveis por equipe, que serão encaminhados à Fundação de Ação Social (FAS) para atender famílias em situação de vulnerabilidade social.

O evento também conta com a ação voluntária de contrapartida social de atletas, técnicos e entidades beneficiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. A primeira edição da competição aconteceu em 2002, sempre com o objetivo de aliar esporte e ação social e, desde então, reúne clubes de natação, universidades e academias. Para o diretor do Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Prefeitura de Curitiba, Guilherme André da Silva, a parceria com a UPX Sports foi muito importante para que o evento acontecesse. “Encontramos dentro da Universidade Positivo um espaço único em Curitiba, com toda a infraestrutura que uma competição desse porte necessita. Muito mais que uma piscina olímpica aquecida, temos aqui um centro esportivo completo, estacionamento amplo, instalações modernas, seguras e de fácil acesso”, declara.

Já o diretor da UP Experience, Eduardo Faria, destaca que esses eventos são de grande valia para Curitiba e comemora a oportunidade da UPX Sports fazer parte desse projeto. “Como um dos maiores complexos esportivos do Paraná, é extremamente importante recebermos uma competição de grande porte como a Maratona Aquática de Curitiba e, ainda, incentivar a prática esportiva e poder cumprir, mais uma vez, o nosso papel social. ”, destaca.

A prova

Participam da XVI Maratona Aquática de Curitiba: alunos, atletas, paratletas e praticantes de natação maiores de 14 anos. Durante a prova, cada nadador poderá nadar no máximo 30 minutos, alternadamente ou não, respeitando o tempo mínimo de 15 minutos por vez. Há também os participantes "Coringas" da Equipe da Lei Municipal do Incentivo ao Esporte de Curitiba, que poderão atuar para suas respectivas equipes, desde que também não ultrapassem o limite de 30 minutos de natação. Os nadadores não poderão utilizar prancha, puIlbuoy, palmares e pés-de-pato e cada um deverá apresentar documento oficial com foto (RG, CNH) no balizamento – do contrário, fica impedido de participar das provas.

Serviço:

XVI Maratona Aquática de Curitiba

Data: sábado, 30 de julho

Horário: 13h (solenidade de abertura) 13h30 às 19h30 (competição)

Doações: as doações deverão ocorrer no local destinado no dia do evento.

Endereço: piscina da UPX Sports, na Universidade Positivo Campus - Ecoville Ecoville | Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, n. 5300 - Ecoville

UPX SPORTS

O centro esportivo UPX Sports conta com mais de 10 espaços ideais para a realização das mais variadas práticas. Com academia, salas de dança e luta, piscinas aquecidas, ginásio poliesportivo, pista de atletismo e campos oficial e sintético, o espaço recebe mais de 1 mil pessoas todos os dias e serve de palco para a realização de competições e eventos regionais e nacionais. O ginásio comporta mais de 2 mil pessoas, além de contar com mais de 4 mil m² de área total.

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5G deve acelerar tecnologia no agronegócio

5G deve acelerar tecnologia no agronegócio

Adoção da nuvem pode permitir a conectividade no campo, impulsionando a agricultura de precisão e agricultura 4.0, fundamentais para segurança alimentar do planeta

O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreou no Brasil no início do mês e deve chegar a todas as capitais até 29 de setembro. A tecnologia oferece velocidade média de 1 Gigabit por segundo (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, e tem a possibilidade de chegar a 20 Gbps. Entre outras vantagens, a novidade pode ajudar a acelerar a digitalização do agronegócio, fundamental para o futuro da segurança alimentar do planeta.

“O agronegócio é uma atividade que ocorre em área aberta e 70% destas áreas produtivas ainda são descobertas de conectividade, são os chamados pontos cegos ou pontos de sombra. Com a chegada do 5G, além de mais qualidade no sinal de internet, haverá maior cobertura e mais ofertas de conectividade, futuramente levando a tecnologia para todos estes pontos”, destacou o account manager para o agronegócio da dataRain — empresa 100% nacional dedicada à tecnologia em nuvem, parceira da AWS —, Bruno Barros.

Barros destaca a importância da adesão da nuvem para o setor, que pode trazer benefícios que garantem a chamada Agricultura de Precisão e a Agricultura 4.0, conceitos de otimização da gestão agrícola por meio de conectividade, sensoriamento remoto, softwares gerenciais,dispositivos Internet das Coisas (IoT) e Big Data, que coletam e analisam dados sobre a lavoura para viabilizar a automação e dar base para decisões mais assertivas. “Com o uso dessas ferramentas, é possível ter acesso a informações sobre diferentes culturas e solos, além de previsões meteorológicas, fundamentais para o sucesso na colheita, permitindo a tomada de decisões estratégicas”, ressaltou Barros.

O especialista dá exemplos práticos de como a computação em nuvem pode contribuir com o agronegócio, incluindo o acompanhamento das mudanças climáticas, monitoramento da lavoura para detecção e combate às pragas, programação para irrigação automática, a operação autônoma de máquinas agrícolas e a telemetria, que permite a coleta remota de informações, garantindo um raio-x completo de toda a operação, auxiliando uma produção sustentável e capaz de entregar resultados mais expressivos de cultivo e colheita.
Entre as funções em destaque, estão o armazenamento e segurança de dados e informações, a capacidade computacional escalável, disponibilidade, acessibilidade e o acesso à tecnologias como Machine Learning, Data Lake, Data Analytics. “Quando falamos em nuvem, falamos de uma vasta gama de soluções que podem ser moldadas, visando atender à necessidade de cada área. Assim que conhece os benefícios da tecnologia para o agronegócio, o produtor percebe a eficiência e passa a tê-la como uma aliada para enfrentar as adversidades inerentes ao setor”, destaca.

Para ele, a tecnologia é fundamental para otimizar o setor no País, atividade em franco crescimento, que atualmente é responsável por 27% do PIB brasileiro e deve finalizar o ano em 30%. Além do crescimento econômico, Barros destaca o papel fundamental da tecnologia para garantir a segurança alimentar do planeta. “Até 2050, a previsão é passarmos de 7 para 10 bilhões de habitantes no planeta Terra. Por esta razão, a demanda pela produção de alimentos crescerá muito e o Brasil é um grande expoente neste cenário. Hoje, a cada cinco pratos de alimentos servidos no mundo, um é cultivado pelo Brasil. Nossa demanda vai dobrar e por isso, a única saída é a tecnologia, que começa com a conectividade no campo”, finalizou Barros.

Sobre a dataRain

A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real. Presta serviços nas áreas de Saúde, Educação, Terceiro Setor, Governo, Utilities, Agronegócio e Setor Privado. Soma mais de 160 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe, com expertise de mais de 12 anos no segmento de computação em nuvem. Com confiabilidade, inovação, comprometimento, agilidade e maleabilidade, visa apoiar o crescimento dos clientes e proporcionar tranquilidade em relação à TI, armazenamento e segurança de dados.

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Aposentadoria começa na infância  

Aposentadoria começa na infância

Envolver crianças em planejamento de longo prazo, inclusive voltado à aposentadoria, é investimento para futuro mais equilibrado

Aposentar-se. Um verbo que dificilmente entra no vocabulário das crianças mais novas, mas que, na idade adulta, tira o sono de muita gente. Por isso, a preparação para esse momento da vida precisa começar desde cedo, de preferência logo nos primeiros anos da infância, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo.

De acordo com o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Fernando Vargas, especialista em educação financeira, é a partir dos três anos de idade que as crianças começam a se identificar no meio social, fora do ambiente familiar. Convivendo com outras crianças na escola e frequentando espaços comerciais, por exemplo, elas passam a desenvolver seu senso de valor e a reconhecer valor em diferentes coisas. segundo ele, é nessa idade que começam as birras quando os pais se negam a satisfazer determinadas vontades dos filhos. “As crianças são expostas muito cedo aos encantos do consumo. Então, é fundamental construir com elas desde sempre a consciência do planejamento financeiro”, explica.

Isso pode ser feito de diversas formas, mas a mais eficaz, segundo o especialista, é o exemplo. Quanto mais novas as crianças, mais elas tendem a imitar o comportamento dos pais, responsáveis e outros adultos com os quais convivem. Assim, se esses adultos se rendem frequentemente ao consumismo, será difícil educar crianças que não reproduzam esse padrão de comportamento. “Precisamos educar adultos planejadores. Isso não quer dizer que eles vão se privar de tudo, mas que terão suas realizações pessoais sem extrapolar suas possibilidades financeiras”, detalha. Para Vargas, uma criança que aprende a planejar será capaz, no futuro, de poupar para se aposentar com recursos suficientes para ter uma vida tranquila.

A aposentadoria pode começar com o videogame ou a bicicleta

Uma boa estratégia para educar financeiramente desde cedo é motivar os pequenos para que aprendam a fazer escolhas. Quando uma criança pede, por exemplo, uma bicicleta ou um videogame, cabe aos adultos explicar que isso custa dinheiro e, portanto, precisa estar previsto em um planejamento mais amplo. “Os pais podem dizer ‘podemos comprar essa bicicleta daqui a cinco meses, por exemplo, mas, para isso, não podemos ficar comprando os brinquedinhos do supermercado’. Isso vai estabelecer um prazo para a compra e a economia com outros itens vai fazer com que a bicicleta deixe de ser apenas um objeto e se torne uma realização pessoal”, ensina.

A construção dessa lógica de que as coisas precisam ser conquistadas é o alicerce para que as crianças comecem, desde cedo, a pensar e a fazer planos para o futuro. “Falar de criança e aposentadoria parece algo muito distante. Esse não é um assunto imediato para os pequenos, não gera satisfação momentânea ou realização psicológica. Por isso, é tão difícil de abordar”, destaca Vargas. No entanto, ele alerta que é ensinando por meio dos desejos imediatos das crianças que se cria o senso de responsabilidade com o dinheiro. “Para pensarmos no futuro, temos que pensar no presente. Um investimento para o futuro não necessariamente é tangível ou monetário. Mas o que é o futuro se não plantarmos as sementes no presente?”, finaliza.

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ABFintechs realiza evento para discutir o futuro do mercado de pagamentos no Brasil

ABFintechs realiza evento para discutir o futuro do mercado de pagamentos no Brasil

O Fintopics, será online e contará com a presença de especialistas de empresas como Pinheiro Neto Advogados, Grant Thornton Brasil e Iniciador

Atualmente, o Brasil é considerado um dos principais países quando se fala em inovação e tecnologia para o mercado de meios de pagamento. No ano passado, foi o quarto país que mais realizou transações em tempo real, algo em torno de 8,7 bilhões de operações, de acordo com relatório global da ACI Worldwide. Segundo a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), 26,6% das fintechs associadas que atuam no mercado brasileiro são no segmento de meios de pagamento e a tendência é que este número cresça ainda mais com a expansão do Open Finance. Pensando nos próximos passo do segmento, a ABFintechs realiza na próxima quarta-feira, 27 de julho, o Fintopics | O Futuro do Mercado de Pagamentos, que contará com a presença de especialistas para discutir os desafios tecnológicos em meios de pagamento via Open Finance.

Moderado por José Luiz Rodrigues, Conselheiro da ABFintechs, o evento contará em sua programação com o painel “O que é a Iniciação de Pagamento? Qual impacto terá no mercado?, realizado pelo Marcelo Martins, Diretor Executivo da associação, Regulação x Open Finance, com a participação da Verônica Rossi Marins, associada do escritório de advocacia Pinheiro Neto Advogados, Compliance, com André Menezes, Manager na Grant Thornton Brasil, Desafios de Tecnologia, com Guilherme De Campo, CTO no Iniciador e Experiência do Usuário, com Luana Soratto, Coordenadora do GT de UX no Open Finance Brasil. Por fim, os participantes que queiram tirar dúvidas poderão fazer perguntas aos palestrantes.

“O mercado de meios de pagamento brasileiro é um dos mais inovadores do mundo. O Open Finance é o ponto de partida para criação de soluções cada vez mais eficientes e sofisticadas. Promover o debate sobre as incontáveis oportunidades e possibilidades deste ambiente fomenta o acesso a novos entrantes, aumentando a concorrência e favorecendo o consumidor”, comenta Marcelo Martins, Diretor Executivo da ABFintechs.

Serviço:

Nome do evento: Fintopics | O Futuro do Mercado de Pagamentos

Data: 27 de julho

Hora: 17h

Custo: gratuito

Link para inscrições: Sympla - https://bityli.com/BVYxut

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Currículo atraente e canais diversificados potencializam oportunidades de emprego na terceira idade

Currículo atraente e canais diversificados potencializam oportunidades de emprego na terceira idade

Especialista afirma que pessoas acima de 60 anos devem focar em mostrar as qualidades mais buscadas no mercado, como seriedade e experiência acumulada

Segundo pesquisa do PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) a retomada do mercado de trabalho tem se intensificado ao longo dos últimos meses, atingindo um contingente de 97,8 milhões de pessoas ocupadas, o que representa uma alta de 10% com relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa revela também que a expansão da ocupação vem ocorrendo de forma generalizada, abrangendo todas as regiões, todos os segmentos etários e educacionais e todos os setores da economia.

Para o consultor de carreira e diretor da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, esse panorama apresenta um mercado mais aquecido e que exige dos profissionais uma atenção redobrada no momento de preparar o currículo. “O currículo deve apresentar pontos que mostrem as habilidades pessoais, trajetória acadêmica, profissional, além de cursos e idiomas. Foto e pretensão salarial, apenas se a vaga exigir. O importante é lembrar que as empresas querem contratar pessoas que sejam capazes de dar resultados, trazer soluções e de se engajar na cultura organizacional existente, assim, currículos vencedores sempre são aqueles que conseguem apresentar profissionais capazes de realizar isso.”

Além do conteúdo que deve integrar um currículo vencedor, a forma de montar e a escolha das ferramentas são igualmente importantes, uma vez que são elas que irão oferecer a visibilidade daquele profissional. Nesse caso, Weiler afirma que a primeira dica é usar o Linkedin como rede social. “O Linkedin possui uma estrutura adequada, é aceito por todas as empresas e permite algo extremamente relevante que é a divulgação e a visibilidade das habilidades e competências, sem contar que permite buscar vagas disponíveis, lapidar/aprimorar o perfil, além de possibilitar uma proatividade do candidato”. Já para quem é docente/ professor, o especialista afirma que a plataforma mais adequada é o LATTES. “Também é possível utilizar editores de texto como word, ou ainda aplicativos de celular específicos”, reforça.

Inserção da população 60+

O cenário de aquecimento do mercado de trabalho é também uma grande oportunidade para a inclusão de candidatos 60+, que hoje são 12% da população e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representarão até 2050 22% da população e da força de trabalho. Diante desses dados, Weiler afirma que as organizações podem ter muitas vantagens ao apostar na inserção da terceira idade no mercado de trabalho, pois além de serem uma parcela considerável da população esse perfil possui características muito buscadas e prestigiadas pelas empresas e que estão se tornando raras no mercado, como: seriedade, maturidade, experiência acumulada em setores nichados, comprometimento, engajamento, resiliência e o famoso “vestir a camisa”. “Para esses candidatos o ponto de partida será buscar vagas que demandem o perfil e empresas que valorizem as características citadas. Já, durante o processo seletivo, é fundamental que o candidato deixe claro que entende que a empresa valoriza estes diferenciais e que você os possui”.

Envio e apresentação

A forma de envio do currículo também merece atenção. Nesse caso, o ideal é escolher os canais que a empresa está sinalizando como válidos. “Esteja onde a empresa alvo, ou que ofereça a vaga, está e utilize os canais específicos que ela utiliza. Hoje há empresas que utilizam sites, aplicativos, número de WhatsApp, e-mail, entrega presencial ou agências. No caso de envio por email é muito importante acompanhar o seu currículo de um texto bem formulado que desperte o desperte o interesse por parte do recrutador”. No caso de processos seletivos que solicitam foto, o profissional deve lembrar de usar uma que esteja conectada com o seu perfil profissional e que retrate seriedade e profissionalismo. “Muito importante também que ela esteja conectada com o perfil da vaga e a cultura organizacional da empresa que está contratando”.

Uma vez conquistada a entrevista, a forma de apresentação do candidato deve ser considerada como algo primordial. ”Uma boa apresentação passa por vestir-se adequadamente, portar-se de forma respeitosa e positiva, além de utilizar linguagem adequada, que não precisa ser rebuscada, mas que seja livre de expressões vulgares, gírias, etc. Na vestimenta, o equilíbrio e a parcimônia sempre são grandes aliados: por um lado roupas informais demais podem ser um problema e por outro, excesso de adereços também depõem contra o perfil profissional”, finaliza.

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