Eleições 2022: entre o passado glorioso e o presente conservador

Eleições 2022: entre o passado glorioso e o presente conservador

Francis Ricken*

O eleitor, diferentemente do que muitos acreditam, toma decisões pensadas nas urnas. Ele busca o candidato que mais se parece com sua visão de mundo, tentando identificar pontos de convergência entre suas posições pessoais e a política. Sendo o voto um direito individual, podemos dizer que a escolha política de cada um vem de uma decisão pessoal, amparada pelo sigilo e protegida pela Constituição federal, por isso, essa decisão não pode ser considerada negativa ou positiva, ela é apenas uma decisão. As democracias possibilitam que possamos fazer escolhas e, com isso, tomar decisões certas e até mesmo decisões erradas. Saber o que o eleitor pensa é a pergunta de milhões e que todo analista gostaria de responder de forma exata, entretanto, podemos analisar com base em dados o possível caminho que o eleitorado pode tomar. Vejamos o exemplo dos candidatos que disputam voto a voto a intenção dos eleitores na eleição presidencial: Lula e Bolsonaro.

Lula tem construído sua campanha com um olhar atento ao Brasil do início dos anos 2000, um país que se estabilizou, que cresceu economicamente e que deu a sua população o poder de compra, juntamente com isso, emprego, renda e a inserção da população mais carente no ambiente de consumo. Obviamente que o candidato busca reafirmar que seu governo, iniciado a partir de 2003, foi capaz de fazer debates importantes e, ao mesmo tempo, colocar o país em um rumo de desenvolvimento econômico, com controle inflacionário e estabilidade reconhecida internacionalmente. Lula visa à lembrança de um passado glorioso nem tão distante, em que o Brasil passou por um período de ascensão e fomos colocados em destaque. O objetivo do candidato é focar na parcela da população que mais sofre as consequências da pandemia, da inflação alta, do desemprego e dos reflexos de um mercado de trabalho pós-reforma trabalhista. Esses eleitores foram atingidos diretamente pelas consequências dos solavancos econômicos dos últimos anos e das dificuldades que nosso país sofre no âmbito da economia.

A classe política que acompanha Lula rumo à eleição é formada por políticos de cunho progressista e alas do congresso nacional que ficaram de fora do Governo Bolsonaro. Lula tem vantagem significativa nos estados do Nordeste e ganha fôlego na Região Sudeste, principalmente nos grandes centros urbanos.

Já Bolsonaro aposta na ideia de um presente conservador, em que as palavras de ordem são os valores cristãos e a defesa da família. Para o candidato, mesmo que a economia não vá bem, o que importa é convencer o eleitor que retorno ao passado pode ser danoso para suas convicções morais, religiosas e conservadoras. É inegável que a defesa dos costumes e família pegou para uma parcela significativa da população. Assim como em 2018, Bolsonaro aposta num lema que leva a reboque um eleitorado considerável, em boa parte o público evangélico, conservadores, militares, forças de segurança e uma parcela muito grande do congresso nacional.

Bolsonaro se saiu vencedor na janela partidária, conseguindo organizar e aumentar os partidos aliados como o PP, PL e Republicanos. Deu espaço para o centrão entrar em seu governo, criando uma rede de apoio considerável nos Estados. Tem vantagem significativa na região Norte e nos estados do sul, principalmente em cidades de pequeno e médio porte, onde a atividade agrícola é forte.

Aparentemente, as Eleições 2022 vão se dar entre a defesa de um passado glorioso ou um presente conservador. Ambos os discursos funcionam muito bem, pois tocam o eleitor em pontos importantes e sensíveis das suas escolhas pessoais.

*Francis Ricken é advogado, mestre em Ciência Política e professor da Escola de Direito e Ciências Sociais da Universidade Positivo (UP)

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Delivery de baos do chef André Pionteke é opção para o friozinho curitibano

Delivery de baos do chef André Pionteke é opção para o friozinho curitibano

Exclusivo para entrega, o Kitsu oferece opções diferenciadas de preparos com o tradicional pãozinho chinês

As temperaturas estão caindo na capital paranaense e nessa época do ano não há nada mais aconchegante que uma comida bem saborosa e quentinha para aquecer o dia. Melhor ainda se for no conforto do lar. Para quem adora os sabores e texturas da cozinha asiática, uma ótima pedida é o Kitsu, delivery especializado em baos, comandado pelo Chef André Pionteke.

Exclusivamente para delivery, o Kitsu oferece um menu autoral focado exclusivamente em baos. Receita tradicional originária da China, os baos são pães de massa branca fermentada feitos no vapor com temperos e técnicas da cozinha oriental, e funcionam como base para diversos pratos, harmonizando perfeitamente com diferentes recheios. “O Kitsu é uma alternativa única e de alta qualidade para quem quer provar e aproveitar sabores inovadores, se conectando com a nossa proposta de experiência gastronômica no conforto de casa”, comenta André Pionteke.

O cardápio do Kitsu conta com sete opções de baos recheados: Barriga Laqueada (Pão feito no vapor recheado com panceta suína cozida com molho agridoce de shoyu, Kimchi, Maionese da Casa e Cebolinha Fresca), Lambari (Pão feito no vapor recheado com lambari frito, sunomono de pepino e maionese de alga), Berinjela Defumada (Pão feito no vapor recheado de Berinjela Defumada, Maionese de Castanha e Mostarda e Cebolinha Fresca), Copa Lombo Assado (Pão feito no vapor recheado Copa Lombo Assado com Maionese da Casa e Cebolinha), Cogumelos (Pão feito no vapor recheado cogumelos em conserva, maionese de castanha), Frango Frito (Pão feito no vapor recheado com frango frito na geleia de pimenta, Maionese da Casa e Cebolinha) e Peixe Empanado (Pão feito no vapor recheado com Peixe Branco Empanado com maionese de alga e cebolinha). O menu traz ainda duas opções de Sandos, um saboroso sanduíche oriental: O KatsuSando (Sanduíche de Pão Caseiro recheado de Porco Empanado e salada de Repolho) e o KatsoKimchiSando (Sanduíche de Pão Caseiro recheado de Porco Empanado e salada de Repolho e Kimchi).

“O conceito do Kitsu segue a mesma ideia já trabalhada no nosso outro empreendimento, o restaurante Kitsune, que combina culturas, e mistura técnicas nipônicas e brasileiras, unindo a tradição milenar com a diversidade dos ingredientes regionais da serra do mar. Isso acabou se consolidando como nossa principal marca, e que agora pode ser vivenciada em um novo formato, no conforto do lar”, completa André Pionteke.

O Kitsu funciona de quarta a sexta, das 19h às 23h, aos sábados, das 13h às 16h e das 19h às 23h, e aos domingos, das 13h às 16h. Os pedidos podem ser feitos diretamente pelo telefone (41) 99703-6332.

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Grupo Muffato imprime conceito inédito em nova loja Gourmet, em Curitiba

Grupo Muffato imprime conceito inédito em nova loja Gourmet, em Curitiba

Com ótima localização, unidade do Champagnat tem arquitetura aconchegante, expositores interativos, doces finos e visual sofisticado

Na próxima quarta-feira (11/05), às 08h, o Super Muffato inaugura uma nova loja Gourmet, que promete surpreender pela arquitetura e serviços conceituais. Não é a primeira loja gourmet do Grupo em Curitiba, mas esta traz uma experiência de consumo inédita. A unidade fica no Champagnat, Rua Martin Afonso, 2188, esquina com a Euclides da Cunha.

O empreendimento deve gerar para Curitiba, mais de 180 novos empregos diretos e aproximadamente 200 empregos indiretos. É um prédio compacto e aconchegante, com arquitetura interna contemporânea cheia de referências artísticas. A experiência começa quando as portas se abrem. Elementos visuais e aromas frescos conduzem nossos sentidos entre as gôndolas. O cliente entra e já é abraçado por uma atmosfera sofisticada, funcional e relaxante. No setor de bebidas, expositores interativos facilitam o acesso a informações adicionais sobre os produtos.

Seguindo a tendência de oferecer serviços multicanais - uma marca do Grupo Muffato - a nova loja Champagnat vai proporcionar aos clientes vendas por vários sistemas de entrega. Destaques para Muffato Delivery, em que o cliente compra pelo app ou site e recebe em casa, e o Muffato Express, que entrega até 15 itens em aproximadamente 30 minutos para quem mora no entorno, nos pedidos pelo aplicativo. A loja do Champagnat também terá vendas pelo Whatsapp, com ajuda da assistente virtual Maia. Quem quer pedir pela internet e buscar na loja pode usar o Click and Collect.

No atendimento presencial estarão disponíveis três tipos de checkout: caixas convencionais, autocaixa e sistema Shop and Go. O objetivo é atender o cliente de maneira reconfortante no momento em que ele mais precisa: a rotina do dia a dia. Além de um ambiente agradável, o mix de produtos é diferenciado, com foco no frescor. Destaques para o sushi e para a delicatessen com o menu de doces finos. Neste setor, haverá um checkout exclusivo para quem deu aquela passadinha rápida, só para buscar um lanche.

Toda comodidade em uma localização privilegiada que atende quem está em trânsito, pela via rápida, e também os moradores do entorno. Com esta loja, já são 82 unidades do Grupo Muffato nas regiões Sul e Sudeste do país. Para Eduardo Muffato, diretor do Grupo, “é gratificante poder entregar a Curitiba uma loja deste nível. E este é só o começo de um projeto de inovação que temos para a capital paranaense.”

O toque Gourmet que o Muffato traz para você

- Setor de saudáveis com Nutricionista: Tem alimentos perecíveis e secos sem lactose, sem glúten, sem açúcar, sem sódio e veganos, contando, ainda, com a presença de uma nutricionista para orientações exclusivas.

- Adega com Sommelier: Mais de 700 rótulos de vinhos e outros 220 de cervejas especiais, nacionais e importados. Temos um profissional especializado (sommelier) para auxiliar nas escolhas e harmonização das bebidas com os alimentos.

- Florista: O consumidor encontra buquês prontos no setor de floricultura e, em alguns horários, pode solicitar à profissional a montagem na hora. Além disso, nossas floristas orientam os consumidores em relação aos tipos e arranjos de flores.

Tecnologia de ponta a ponta

APP Muffato: um aplicativo dinâmico que traz listas de compras, receitas, churrascômetro, Delivery Express, ofertas personalizadas de acordo com as preferências do cliente, eletroeletrônicos, além de descontos exclusivos. É usar para economizar ainda mais!

Shop and Go: Escolha seus produtos e escaneie o código com o celular, em nossas lojas Gourmet. Pague direto no aplicativo e finalize imprimindo seu cupom fiscal com o QR code no autocaixa. É rápido e fácil!

Mupay – Cashback: A conta digital do Muffato é grátis e faz tudo que qualquer outra conta de banco faz, só que mais barato! E ainda oferece cashback: em até 48h, parte do valor pago nas compras volta para o cliente.

Crediffato: A bandeira de crédito virtual do Grupo Muffato para pagamento com prazos exclusivos.

Clubefato: Um clube de descontos exclusivos para clientes Muffato, com as famosas campanhas de selinhos. Cliente Clubeffato também tem acesso gratuito ao Wi-Fi nas lojas do Super Muffato.

Click and Collect: Compre pelo site ou aplicativo e retire na loja.

Pagamento: No Muffato você paga com cartões de débito, crédito e tickets alimentação.

Serviço:

Inauguração loja Champagnat: Dia: 11/05, às 8h Endereço:

Rua Martin Afonso, 2188, esquina com a Euclides da Cunha

Gerente: Elisângela da Silva Francisco

Horário de funcionamento: 7h30 às 22h, de segunda a sábado e 8h às 21h aos domingos e feriados

Grupo Muffato

O Grupo Muffato é o número um do Paraná e está entre as maiores redes varejistas do país. Com a unidade Champagnat, são 82 lojas entre varejo (Super Muffato) e atacarejo (Max Atacadista), dentre outros serviços. A rede atua em 31 cidades do Paraná e interior de São Paulo com 19 mil colaboradores diretos e mais de 10 mil empregos indiretos.

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Com foco na experiência do consumidor, O Boticário e Quem Disse Berenice? oferecem serviços de maquiagem em suas lojas, com valor revertido em produtos

Com foco na experiência do consumidor, O Boticário e Quem Disse Berenice? oferecem serviços de maquiagem em suas lojas, com valor revertido em produtos

O atendimento dura cerca de 45 minutos e custa R$ 120, revertido em produtos, entrando para a lista de serviços das marcas que oferecem uma experiência personalizada para o consumidor

Sempre em busca de melhorar a experiência do consumidor em suas lojas, oferecendo uma verdadeira imersão no universo da beleza, as marcas O Boticário e Quem Disse, Berenice? voltam a oferecer serviços de maquiagem em suas lojas. Essa experiência oferece uma produção de maquiagem com o valor de R$120,00. Como grande diferencial, 100% desse valor é revertido em produtos, onde a consumidora pode escolher aqueles itens de sua preferência.

O atendimento, que é agendado previamente pelo site ou diretamente nas lojas, é feito por um dos consultores das marcas, dura cerca de 45 minutos e oferece opções de maquiagem para que o consumidor escolha a mais adequada para a ocasião. Para agendamento, basta acessar o link https://agendamentoservicos.boticario.com.br/, para serviço nas lojas Boticário e https://www.servicosquemdisseberenice.com.br/, para garantir um horário nas lojas Quem Disse Berenice?

“Com a volta gradual aos encontros presenciais, nós temos olhado para o papel das nossas lojas, buscando oferecer uma verdadeira experiência de imersão ao mundo da maquiagem para nossos consumidores. Os serviços em loja passam a ser essenciais na estratégia do varejo físico, possibilitando a experimentação, a personalização e a experiência que só esse canal proporciona aos clientes”, explica Frederico Capelão, Diretor Executivo de Lojas e Omnichannel do Grupo Boticário. “Assim como outros serviços, como a Minha Rotina Botik e demais vivências que oferecemos em nossos espaços físicos, o “Serviços de Maquiagem” é uma experiência personalizada para nosso público, feito de acordo com as preferências de cada um, que demonstra toda expertise e performance dos nossos produtos e profissionais.”, completa.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.

**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma, novembro de 2017.

Sobre Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.U.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos. 

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em  https://www.grupoboticario.com.br 

Make na loja

De olho nas necessidades do varejo, as marcas O Boticário e Quem Disse, Berenice? voltam a oferecer serviços de maquiagem em suas lojas. A iniciativa busca melhorar a experiência do consumidor, oferecendo uma verdadeira imersão no universo da beleza. O atendimento dura cerca de 45 minutos e custa R$120,00, revertido em produtos. Em Porto Alegre, 11 lojas estão oferecendo o serviço mediante agendamento prévio pelos sites https://agendamentoservicos.boticario.com.br/ e https://www.servicosquemdisseberenice.com.br/, conforme marca escolhida. “Com a volta gradual aos encontros presenciais, os serviços em loja passam a ser essenciais na estratégia do varejo físico, possibilitando a experimentação, a personalização e a experiência que só esse canal proporciona aos clientes”, explica Frederico Capelão, Diretor Executivo de Lojas e Omnichannel do Grupo Boticário.

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Ateliê Jardim, em parceria com a Canteiro Fértil, promove feiras de suculentas para o Dia das Mães  

Ateliê Jardim, em parceria com a Canteiro Fértil, promove feiras de suculentas para o Dia das Mães

Ainda dá tempo de comprar aquele presente especial para o Dia das Mães. Até domingo (8), Curitiba contará com diversas feiras de suculentas pela cidade. O Ateliê Jardim, em parceria com a Canteiro Fértil, promove o evento em três locais diferentes: no Shopping Via Colleghi, sexta (6) e sábado (7), e já no Alto da XV Mall e na Floricultura Canteiro Fértil, as feiras são de sexta (6) a domingo (8).

Além das famosas e tradicionais mudas com preços a partir de R$2, as feiras também vão contar com opções de presentes alegres e divertidos para presentear as mamães.

"Estamos muito empolgados com a realização deste evento, executar feiras nesta proporção e em três lugares diferentes e simultâneos é desafiador e um grande motivo de orgulho para toda a nossa equipe”, pontua Claudia Pinheiro, sócia proprietária do Ateliê Jardim.
A programação completa está disponível no https://www.instagram.com/ateliejardimcwb/.

Serviço:

Feliz Dia das Mães de Plantas do Ateliê Jardim

Datas, endereços e horários: Shopping Via Colleghi (Avenida Erasto Gaertner, 113), sexta-feira (6) e sábado (7), das 9h às 19h.
                                          Alto da XV Mall (Rua Camões, 601)– sexta-feira (6) e sábado (7), das 10h às 20h, e domingo (8), das 14h às 20h.
                                      Floricultura Canteiro Fértil (Avenida Cândido Hartmann, 4979) – sexta-feira (6) e sábado (7), das 9h às 18h, e domingo (8), das 10h às 13h.

Mais informações: https://www.instagram.com/ateliejardimcwb

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