Hora de blindar os negócios: mercado eleva projeção do IPCA   

Hora de blindar os negócios: mercado eleva projeção do IPCA  

Hora de blindar os negócios: mercado eleva projeção do IPCA

Entre os principais efeitos colaterais da inflação em alta estão menos previsibilidade de vendas e queda da competitividade. Gestão focada no planejamento estratégico pode amenizar crise nos negócios

Quando os economistas alertam sobre a importância de estar preparado para as volatilidades econômicas, estão se referindo exatamente a momentos como o de agora. Isso porque a previsão do mercado financeiro para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu, passando de 3,8% para 3,86%. A estimativa foi anunciada nesta semana, no Relatório Focus - pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com as projeções de analistas e instituições. O que mais chama a atenção é que este foi o terceiro aumento seguido para o IPCA em apenas cinco meses.

Diante do cenário, tudo leva a crer que o indicador responsável por medir a inflação oficial do país irá puxar um período marcado por ligeiras altas que devem durar até, pelo menos, 2026.
A previsão é uma alta de 3,74% para 3,75%, em 2025 e de 3,50% para 3,58%, em 2026. Ou seja, se a situação já era vista como ruim pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, as notícias recentes mostraram uma leve piora. As incertezas reverberam tanto no campo internacional como doméstico, mas, sobretudo, internamente após as mudanças na política monetária e na meta fiscal.

Além disso, o Focus estima que 2024 termine com o dólar cotado a R$ 5,05 e no caso da Selic com estabilidade em 10%. Aliás, vale lembrar que, recentemente, a taxa básica de juros brasileira sofreu forte reversão quando, diante das movimentações da moeda americana e outras conjecturas, o BC decidiu por diminuir o ritmo do corte de juros, que vinha sendo de 0,5 ponto percentual, para 0,25 ponto. Em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), ele se manteve em 2,05%. Apesar da queda de 2,09% para o nível atual, a perspectiva deu uma arrancada por cerca de dez semanas seguidas. Há pouco mais de um mês, era 1,85%. Em fevereiro, permanecia estável em 1,60%.

E os negócios, ficam como?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas no bolso do consumidor que a inflação provoca efeitos colaterais. Aliás, esse é o primeiro sintoma da subida dos preços, condição capaz de causar distorções que aumentam o custo de vida e reduzem o poder de compra, na visão de Clodoaldo Oliveira, diretor da JValério Gestão e Desenvolvimento. Para ele, a imprevisibilidade nos negócios gerada pela volatilidade da economia é praticamente certa, uma vez que com uma parte maior da renda comprometida as pessoas tendem a reduzir ou suspender investimentos relacionados a produtos e serviços não essenciais. “Por consequência, as empresas de ambos os segmentos veem as vendas despencarem e, de quebra, o faturamento”, afirma.

Nesse sentido, o executivo lembra que, além dos resultados comerciais serem afetados, as finanças empresariais também são impactadas pela inflação. Entre as principais consequências estão o aumento dos custos produtivos e operacionais e o encarecimento das linhas de crédito. “Para tentar se proteger desses efeitos, convém elaborar um planejamento estratégico no qual haja foco total no repasse de preços aos clientes, sendo que, muitas vezes, a melhor opção é manter o padrão e a competitividade. Atitudes como a de rever o orçamento a fim de garantir consistência e, quem sabe, implementar alterações que fortaleçam o controle financeiro podem gerar uma desejável segurança frente às turbulências da economia”, recomenda Clodoaldo Oliveira.
O executivo explica ainda que, com o argumento de que não é possível prever o futuro, muitos empresários e gestores ainda ignoram uma regra básica no mundo dos negócios: fazer um planejamento estratégico consistente pensando no curto, médio e longo prazo. “Planejar é primordial em tempos de lentas ou rápidas transformações. imaginar cenários e estar preparados para enfrentá-los é essencial para atravessar qualquer crise e alcançar os resultados almejados”, aponta.

Análise de cenários ajuda os empresários na tomada de decisões

Há mais de 10 anos, o professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Paulo Vicente, utiliza os ciclos de Kondratieff. como um modelo para estudar os cenários globais. Conforme essa teoria, o intervalo de 2018 a 2030 corresponde à subfase do quinto ciclo de Kondratieff, que sempre acaba em uma crise que força a reinvenção do capitalismo. O sistema se restabelece por meio do surgimento de uma onda tecnológica, que provoca mudanças culturais e desencadeia transformações sociais e no mercado de consumo. E são essas modificações que projetam saltos na economia. É assim que o capitalismo se sustenta: quando mergulha no caos, consegue emergir graças a uma revolução tecnológica, que acontece a cada 50, 60 anos.

A criação da linha branca é um exemplo clássico de como a inovação foi capaz de resgatar a economia em outra subfase do ciclo de Kondratieff. A geladeira, a televisão e a máquina de levar provocaram mudanças culturais. As mulheres enxergaram nos eletrodomésticos uma facilidade que as conduziu para o mercado de trabalho. A renda das famílias aumentou, a economia ficou aquecida e, mais uma vez, o capitalismo conseguiu driblar mais uma crise.

Na década de 90 a internet mudou a forma de fazer negócios. Depois dessa invenção, no período de 2005 a 2018, a economia mundial entrou na fase de esgotamento, que precedeu a crise atual. Em resumo, é assim que se alimenta o ciclo de Kondratieff, em três etapas principais: esgotamento, crise e recuperação. E, com base nele, na visão de Paulo Vicente, até 2030, as empresas terão que se adaptar internamente e prever os cenários globais para conseguir reagir e seguirem sendo competitivas em um tempo de volatilidade na economia.

O mapa de riscos para o período de 2018-2030 já foi desenhado por Paulo Vicente em 2012. Na lista do professor já havia inclusive a previsão de uma pandemia. “Afinal, elas têm ocorrido com certa regularidade desde a década de 1980, mas sempre foram relativamente controladas. Em 2020, esse cenário se concretizou com grande força com a COVID-19. Certamente, é o maior desafio global desde a Segunda Guerra Mundial e a maior pandemia desde a gripe espanhola, de 1918-19. As gerações que viveram no pós-guerra se acostumaram a um mundo de relativa abundância e paz, exceto em regiões de intenso conflito militar, como o Oriente Médio. Vivemos por décadas numa ilusão de segurança e prosperidade constante. Mas quando a pandemia deu uma trégua, desembarcamos em um mundo com uma nova Guerra Fria, provocada pela Rússia. Mais uma vez, a insegurança se instalou. E tempos desesperados, requerem medidas desesperadas. Essa frase resume bem o momento no qual estamos vivendo”, afirma Paulo Vicente.

Mais uma vez, o professor relaciona a crise atual com o modelo de Kondratieff. Cada ciclo terminou numa crise generalizada. O primeiro encerrou no auge das Guerras Napoleônicas (1808-1820); o segundo, em uma série de guerras civis e de unificação (1858-1870); o terceiro, na Primeira Guerra Mundial (1908-1920); o quarto, na Guerra Fria, corrida espacial e crises do petróleo (1968-1980). Agora, a pergunta que fica é qual será a extensão dos problemas e cenários decorrentes da crise gerada pela pandemia e pelo conflito europeu entre Rússia e Ucrânia.

Sem futurologia

Paulo Vicente acredita que é impossível prever o futuro e, por essa razão, não há uma resposta concreta de como os governos e as empresas vão conseguir sair da crise e migrar para a etapa de recuperação, como sugere o ciclo de Kondratieff. “Como não temos clareza dos resultados, sempre uso a técnica de cenários, para pensar em possibilidades e probabilidades, ao invés de buscar “falsas certezas”. Em tempos desesperados, pessoas e governos tomam medidas desesperadas. A história nos mostra que os quatro cavaleiros do apocalipse, a Guerra, a Fome, a Peste e a Morte costumam andar juntos em tempos difíceis. E, mais uma vez, estamos nesta encruzilhada”, aponta o professor. 

Ao conhecer o cenário, a próxima empreitada das lideranças é pensar em como será seu negócio daqui há 10 anos, quando o ciclo de Kondratieff atual entra na fase da recuperação. “Esse é o desafio dos empresários: pensar quais as tarefas precisam realizar para ser sustentável e competitivo no horizonte de dez anos. Essa é a linha do planejamento ambidestro. Além disso, é preciso prever, a curto prazo, mudanças abruptas de cenários, porque vivemos num momento de mudanças abruptas e constantes. Daí a necessidade de elencar probabilidades e buscar soluções e estratégias resilientes para sobreviver em diferentes cenários. O ano de 2024, assim como foi 2023, é de gerenciamento de riscos, mas não podemos perder de vista as conquistas que projetamos para o nosso negócio nos próximos dez anos”, propõe o professor.

Todas essas reflexões fazem parte do Parceiros para a Excelência, PAEX, um programa em parceria entre e FDC e a JValério, dirigido para empresas familiares e médias empresas. Os dos principais atributos da solução é a implementação de um modelo robusto de gestão, com a formação de executivos e equipes de alta performance, elevando os resultados de curto, médio e longo prazos. Para saber mais, acesse: PAEX - JValério (jvalerio.com.br).

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Flexibilidade, ambiente positivo e propósito contribuem com a retenção de talentos

Flexibilidade, ambiente positivo e propósito contribuem com a retenção de talentos

Flexibilidade, ambiente positivo e propósito contribuem com a retenção de talentos

Assunto será debatido no II Encontro do Fórum Empresarial da JValério. É uma oportunidade para gestores, empreendedores e executivos se prepararem para os desafios da liderança

Para lidar com a alta rotatividade da equipe, os líderes devem ter um foco no que é mais importante: satisfação e retenção de talentos. Se os funcionários de alto desempenho se sentirem sobrecarregados e subestimados – e se não forem apoiados o suficiente para encontrar harmonia entre trabalho e vida pessoal – podem ficar desanimados e desconectados de seu trabalho, colegas e empregadores e, fatalmente, desistir.

As pessoas tendem a ser mais produtivas em um ambiente positivo com colegas de trabalho com quem gostam de estar junto. Além disso, uma cultura de escritório amigável fará com que os funcionários se sintam confortáveis o suficiente para abordar a gerência quando houver problemas. É por isso que é tão importante que as empresas que buscam crescer se concentrem em criar um ambiente agradável para os colaboradores.

Clodoaldo Oliveira, diretor geral da JValério Gestão e Desenvolvimento, enfatiza que pandemia despertou novas necessidades que devem ser avaliadas para reter talentos. “Entre elas a implementação do trabalho em home office, que caiu no gosto dos trabalhadores: o que era apenas uma tendência se transformou numa alternativa viável para as empresas. O novo modelo impacta tanto na satisfação dos funcionários quanto na redução de custos com infraestrutura. Hoje, o regime híbrido, parte do tempo na empresa e a outra em casa, se tornou bastante comum”, avalia.

Segundo levantamento da Consultoria Mercer, o “Estudo Global de Tendências de Talentos”, 43% dos brasileiros buscam mais flexibilidade no trabalho, pensando principalmente em modelos de trabalho remoto e híbrido, quando há uma combinação do home office com o trabalho presencial. O Brasil está abaixo da média global: 60% dos entrevistados responderam que desejam ter mais flexibilidade.

Manter acesa a chama do propósito é mais uma forma de reter talentos. Cabe aos responsáveis por postos de comando motivar equipes a se engajar em causas comuns e ampliar a valorização da marca da organização. Ao assumir posições-chave nas companhias ou comandar projetos estratégicos, líderes têm um dos principais desafios na carreira: atrair pessoas em torno de uma causa comum, chamada de propósito de um negócio.

Pesquisa feita pela Harvard Business Review Analytic Services e do EY Beacon Institute só reforça essa percepção. No levantamento realizado em 2015 com 500 executivos, 80% dos entrevistados responderam que uma organização com propósitos claros e que são de conhecimento dos stakeholder vai alcançar mais sucesso “na satisfação dos colaboradores e fidelização dos clientes”.

Quando os funcionários constatam que suas chefias trabalham com um propósito moral, de acordo com outro estudo promovido pela britânica a CIPD – Chartered Institute of Personnel and Development, as chances de talentos deixarem a empresa são menores. Isso demonstra que as equipes fazem questão de mergulhar ainda mais nos projetos que lhes são encaminhados.

Retenção de talento em pauta

De olho nas tendências de mercado, a retenção de talentos é o tema do II Encontro do Fórum Empresarial da JValério, que será no dia 26 de junho. Na ocasião, os professores da Fundação Dom Cabral, Paulo Almeida e Alexandre Peres, abordarão essa temática. O objetivo dos encontros é proporcionar o desenvolvimento pessoal de cada integrante em relação à realidade da empresa. “É uma oportunidade para gestores, empreendedores e executivos se prepararem para os desafios atuais da liderança e da gestão de negócios, bem como se munir de novos artifícios que permitam o crescimento e a perpetuidade das organizações”, relata Oliveira.

O Fórum Empresarial possui módulos temáticos, presenciais, com duração de 5 horas. A solução promove o contato de professores renomados e troca de experiências entre os participantes, que contribuem com a construção de insights no playbook pessoal. Dessa forma, o crescimento e o aprimoramento das habilidades ocorrem de forma prática e compartilhada.

Para saber mais sobre o Fórum Empresarial, acesse: O desafio de reter e atrair talentos de uma força de trabalho em transformação - JValério (jvalerio.com.br).

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Casacor Paraná 2024: Inovação e Criatividade em Destaque

Casacor Paraná 2024: Inovação e Criatividade em Destaque

Casacor Paraná 2024: Inovação e Criatividade em Destaque

No próximo dia 04, a Mostra CASACOR Paraná 2024 abre suas portas com uma edição repleta de inovação e criatividade. Entre os destaques deste ano, a designer Janaina Marques e a arquiteta Camila Kubota apresentam a "Adega Residencial", um espaço que convida o visitante a um ambiente de relaxamento e apreciação. Janaina, participando pela quarta vez, e Camila, pelo segundo ano, conduzem os visitantes a uma experiência única onde o vinho é o protagonista. Este elemento se manifesta de diversas formas, desde as cores, formas e história até, literalmente, suas garrafas.

Outra atração imperdível é o arquiteto Marcelo Lopes, que celebra 15 anos de participação na exposição. Neste ano, ele apresenta o "Quarto de Hóspedes", um projeto que traz uma reflexão crítica e consciente sobre a forma de projetar nosso futuro. Utilizando o contraste entre luz e sombras, Marcelo provoca introspecção e questionamento nos visitantes.

Ao lado de Marcelo, a arquiteta Fernanda Gonçalves faz sua estreia na CASACOR Paraná com o espaço "Cápsula Sensorial". Fernanda convida os visitantes a embarcarem em uma viagem através das texturas e cores, criando uma experiência sensorial única que promete encantar e envolver todos os sentidos.

Rodolfo Fontana também estreia nesta edição da CASACOR com o "Bar". Seu projeto foi inspirado por uma coletânea de vagões de viagens de trem ao redor do globo. O movimento art deco, com suas linhas velozes e expressivas, também influenciou o design do espaço, oferecendo uma combinação de elegância e dinamismo.

Apesar das propostas distintas, todos esses ambientes refletem a essência e a criatividade de seus criadores, proporcionando ao público uma mostra diversificada e inspiradora. Marcelo, Fernanda, Janaina, Camila e Rodolfo, com suas visões únicas, garantem que esta edição da CASACOR Paraná será inesquecível, destacando-se pela capacidade de encantar e surpreender.

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Festa Junina do Pátio Batel traz dez opções gastronômicas, shows e brincadeiras   

Festa Junina do Pátio Batel traz dez opções gastronômicas, shows e brincadeiras  

Festa Junina do Pátio Batel traz dez opções gastronômicas, shows e brincadeiras

Terceira edição do Terraço Junino será realizado no Piso L4 nos dias 7, 8 e 9, 14, 15 e 16 de junho com entrada gratuita; 100% do valor arrecadado com as brincadeiras é destinado ao Hospital Erastinho

A festa junina mais charmosa da cidade está de volta ao Pátio Batel. A terceira edição do Terraço Junino promete reunir toda a família com dois palcos, área infantil e muita gastronomia em seis dias de evento, sempre às sextas, sábados e domingos.

A programação conta com 18 shows, dez restaurantes com gastronomia típica e diferentes brincadeiras infantis. O Terraço Junino do Pátio Batel terá entrada gratuita e será realizado nos dias nos dias 7, 8 e 9, 14, 15 e 16 junho no piso L4, no rooftop do shopping. Neste ano, a decoração segue sendo assinada pela arquiteta Bárbara Cassou, que traz tecidos, cores e estampas para a cenografia.

Gastronomia traz restaurantes e chefs celebrados

Serão dez opções de restaurantes oferecendo um cardápio típico especialmente pensado para o evento, sendo algumas releituras de clássicos de festa junina.

Estabelecimentos consagrados de Curitiba – como Emy by Kazuo, La Pasta Gialla e Bull Prime – irão marcar presença no Terraço Junino com pratos individuais, além de opções para sobremesas como Mary Ann Apple Factory e Café Cultura. Para os fãs de drinks, o Ponto Gin e a World Wine marcarão presença, além de uma cervejaria artesanal patrocinada pela Harley Davidson.

Confira a lista completa de restaurantes

Emy by Kazuo
Pantucci
Bull Prime Carnes Nobres
La Pasta Gialla
Café Cultura
World Wine
Cantina do Délio
O Limoeiro
Quintana Gastronomia
Mary Ann Apple Factory
Ponto Gin

Crianças poderão brincar de pescaria, acerte o espantalho e boliche, entre outros

Os pequenos terão bastante opções para se divertir no evento do Pátio Batel. As atividades são diversas, e orbitam entre o lazer e o lúdico: pescaria; acerte o espantalho; boliche; camarim de maquiagem; e mesas de atividades. O valor para participar de cada uma é de R$6 e, como prenda, foram desenvolvidas quatro opções de bottons colecionáveis exclusivas para o evento.

Assim como nas edições anteriores, 100% da arrecadação com as brincadeiras será destinada ao Hospital Erastinho, instituição de Curitiba especializada no combate ao câncer infantojuvenil.

18 shows ao vivo com direito a apresentações musicais típicas de Festa Junina

Para quem curte música ao vivo, o Terraço Junino preparou uma programação especial de gêneros que transitam do forró e sertanejo ao folk, com nomes como Xaxados e Perdidos, Igor Brenaz, Iara Trio e Buck Rooster’s Band, que trarão a ambientação típica de Festa Junina ao evento no rooftop. Duas bandas se apresentarão especialmente para as crianças: Xaxadinhos e Perdidos e Tupi Pererê. Para a noite de abertura, o DJ AkA Dias também é presença confirmada e promete animar a noite de sexta-feira.

A programação cultural completa, assim como os estabelecimentos gastronômicos participantes e o cardápio, pode ser conferida em patiobatel.com.br/terracojunino.

Serviço:

Terraço Junino no Pátio Batel

7, 8 e 9, 14, 15 e 16 junho, no Piso L4 - Rooftop

Endereço: Avenida do Batel, 1868 - Batel

Programação: patiobatel.com.br/terracojunino

Horários

07/06: 18h às 22h

08/06: 12h às 22h

09/06: 12h às 20h

14/06: 18h às 22h

15/06: 12h às 22h

16/06: 12h às 20h

Entrada franca

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Celebre o amor no Shopping Jardim das Américas   

Celebre o amor no Shopping Jardim das Américas  

Celebre o amor no Shopping Jardim das Américas

O Shopping Jardim das Américas celebra o amor neste Dia dos Namorados com uma promoção repleta de carinho. A cada R$ 350,00 em compras, os clientes recebem um cupom para concorrer a cinco aparelhos iPhone 15, em um sorteio especial que acontecerá no dia 13 de junho. Afinal, nada como presentear quem amamos e ainda ganhar um presente incrível para ficar sempre conectado com seu amor.

A promoção é válida de 29 de maio a 12 de junho. Lembrando que o cadastro para participar da promoção será feito exclusivamente pelo app do Shopping Jardim das Américas. Além disso, clientes Ouro e Diamante do programa de fidelidade Jardim Pass ganham cupons em dobro.

Para quem ainda não conhece, o Jardim Pass é o programa de fidelidade do Shopping Jardim das Américas. A cada R$ 1,00 em compras, o cliente ganha um ponto que pode ser trocado por benefícios exclusivos e quanto mais pontos, ele sobe de categoria. É só baixar o app do Shopping Jardim das Américas na Google Play ou App Store.

Aproveite esta oportunidade de presentear seu amor e ainda ficar bem conectado a ele! Venha celebrar o amor conosco! 

Serviço:

Shopping Jardim das Américas

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 - Jd. das Américas

Compras online – assistente virtual - FLORA (41) 99238-1421

(41) 3366-5885

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