O que mudou no consumidor pós-pandemia?

O que mudou no consumidor pós-pandemia?

Digitalização, experiência do cliente e diversificação de canais de vendas são os desafios das empresas para 2022

A pandemia da COVID-19 completa dois anos no Brasil. Em 2020, na segunda quinzena de março, o lockdown se instalou no país e mudou drasticamente o relacionamento do consumidor e as marcas. Hoje, com o avanço da vacinação e a vida voltando à normalidade, as empresas sabem que o modelo de negócio precisa se atualizar.

Segundo o especialista em marketing e negócios, Frederico Burlamaqui, o consumidor mudou, a revolução digital prevista para os próximos 10 anos aconteceu nos últimos dois anos e as empresas que não se adaptarem a esse novo perfil estão certamente fadadas ao fracasso. “Na compra online, o cliente não tem interação humana, mas precisa ser atraído e convencido da sua compra da mesma forma que uma loja física. A experiência do consumidor precisa ser completa, independente do canal que a compra for realizada”, afirma.

Burlamaqui aponta as principais tendências para atrair o novo consumidor e oferecer uma experiência de compras completa:

- Varejo Omnichannel: unifica os diferentes canais, físicos e digitais, buscando uma melhor experiência de compra. Aqui, é importante unificar todos os canais de vendas e setores da empresa, fazer análises constantes do trajeto do cliente dentro dos diferentes canais, e oferecer uma experiência completa, facilitada e ágil. O cliente pode comprar na loja e devolver o produto online, comprar online e trocar na loja, o importante é que esse processo seja facilitado, proporcionando uma experiência de compra satisfatória para o consumidor;

- Pagamento facilitado: oferecer diversos meios de pagamento faz com que a finalização da compra seja facilitada. É possível oferecer um desconto para pagamento por PIX, por exemplo, por meio de QRCode, fazendo com que a decisão do cliente seja rápida, e feche a compra antes mesmo de pensar em pegar os números do cartão;

- Lojas físicas: a compra presencial ainda apresenta inúmeras vantagens para o consumidor. O cliente sai com o produto em mãos, além de resolver problemas e sanar dúvidas sobre o produto ou serviço na hora. Aqui, é importante investir na qualidade e agilidade de atendimento, na curadoria de produtos e também na apresentação dos produtos e treinamento dos vendedores;

- Trabalhe seus canais de comunicação: o cliente pós-pandemia sabe, mais do que nunca, como pesquisar sobre a empresa. Esteja presente nas redes sociais, tenha um site bem estruturado, mantenha uma comunicação frequente com o cliente e ofereça a ele acesso a empresa: as avaliações são um termômetro importante na decisão de compra do consumidor;

- Invista no relacionamento com o cliente: muitos clientes de lojas físicas utilizam os canais digitais em outros momentos, especialmente no pós-vendas. Não deixe clientes sem respostas, e se preocupe com a solidez da marca e a reputação da empresa em todos os meios. Tenha canais de comunicação abertos e acessíveis, seja através de um email, redes sociais ou um telefone, sempre busque soluções para possíveis problemas e tenha certeza de que o problema do cliente foi resolvido.

O especialista lembra que conquistar o consumidor exige pesquisa, análise, investimento em treinamentos e tecnologia constantes. “O cliente precisa se sentir seguro, confiante e satisfeito com sua decisão de compra, independente do canal de venda escolhido. É preciso um planejamento estratégico e inteligente, dispondo de toda a tecnologia disponível hoje, para conquistar e fidelizar clientes”, finaliza.
Um levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro, aponta um crescimento de 9% na receita do e-commerce, com faturamento recorde de R$ 174 bilhões em 2022. No ano passado, o e-commerce brasileiro apresentou crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.

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Imposto de Renda 2022: FAE Centro Universitário oferece atendimento gratuito a contribuintes de Curitiba e São José dos Pinhais

Imposto de Renda 2022: FAE Centro Universitário oferece atendimento gratuito a contribuintes de Curitiba e São José dos Pinhais

Por meio do programa "Amansando o Leão", uma iniciativa do curso de Ciências Contábeis da FAE, em parceria com a Receita Federal através do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e do Núcleo de Extensão Universitária, a instituição esclarece dúvidas e oferece orientações sobre a declaração do IRPF para a comunidade

A fim de promover a inclusão social e fiscal dos contribuintes de Curitiba e São José dos Pinhais, a FAE Centro Universitário realiza, nos dias 1º, 2, 8 e 9 de abril, mais uma edição do programa Amansando o Leão, que oferece atendimentos gratuitos à comunidade sobre a Declaração de Imposto de Renda – Pessoa Física. As vagas, no entanto, são limitadas. O prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda 2022 à Receita Federal se encerra no dia 29 de abril.

O programa Amansando o Leão é uma iniciativa do curso de Ciências Contábeis da FAE Centro Universitário, em parceria com a Receita Federal por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e do Núcleo de Extensão Universitária. Quem procura o programa pode solicitar orientação sobre assuntos fiscais em geral, mas nesta época as informações são exclusivamente referentes ao Imposto de Renda – Pessoa Física.

Diferentemente de 2021, quando o programa foi realizado no formato on-line, nesta edição os atendimentos voltam a ser presenciais em duas unidades: campus Curitiba e campus São José dos Pinhais. De acordo com a professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis e do Amansando o Leão, Alessandra Fernandes Bichof, a expectativa é realizar em torno de 300 atendimentos neste ano.

Para participar desta que é a 19ª edição do programa, é preciso atender a alguns critérios preestabelecidos (confira a relação completa abaixo), fazer a doação de 2kg de alimentos não perecíveis e agendar o atendimento pelo telefone 0800 727-4001. Lembrando que esta é uma ação acadêmica e de cunho social, realizada pelos alunos de Ciências Contábeis da FAE Centro Universitário, sob a supervisão de seus professores - uma forma também de inserir os estudantes no dia a dia da profissão.

Amansando o Leão 2022: critérios para participar

• Renda de até R$ 60.000,00/ano.

• Não vendeu bens no ano de 2021.

• Não operou na Bolsa de Valores.

• Não possui bens com valores superiores a R$ 300.000,00.

• Não teve ganhos com ações judiciais.

• Fazer a doação de 2kg de alimentos não perecíveis no campus Curitiba ou São José dos Pinhais, entre 1º de abril e a data do atendimento.

IR 2022: quem deve declarar?

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 começou no dia 7 de março e se encerra no dia 29 de abril. Vale lembrar que a multa para quem não declarar o IR é de, no mínimo, R$165,74, mas pode variar até 20% do imposto devido, mais juros de mora. Quanto antes entregar, mais cedo a restituição (se houver) é paga.

A declaração é obrigatória nos seguintes casos:

• Todos os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano.

• Quem recebeu rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.

• Quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores.

• Quem teve propriedade, em 31 de dezembro de 2021, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.

• Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2021.

• Relativamente à atividade rural: quem obteve receita bruta anual com valor superior a R$ 142.798,50.

• Quem tem renda superior a R$ 22.847,76 e recebeu auxílio emergencial no ano de 2021.

Serviço:

Amansando o Leão

Campus Curitiba:

01/04: das 14h às 18h

02/04: das 10h às 17h

08/04: das 14h às 18h

Campus São José dos Pinhais:

09/04: das 9h às 17h

Inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800 727-4001.

Confira a relação completa de documentos necessários para declarar o Imposto de Renda 2022 em: https://fae.edu/noticias-e-eventos/evento/161376492/amansando-o-leao-.htm.

Lembrando que os atendimentos são gratuitos e estão sujeitos aos critérios do programa.

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Rinoplastia além da estética: quais são as indicações para operar o nariz

Rinoplastia além da estética: quais são as indicações para operar o nariz

Em 2022, procedimento liderou, pela primeira vez, ranking da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps)

Ter o nariz “perfeito” é um dos motivos que levam pacientes a buscar atendimento médico para realizar a rinoplastia, procedimento cirúrgico que remodela a estrutura nasal, tanto a parte óssea quanto a cartilaginosa. Mas segundo um estudo publicado na revista científica Plastic Reconstructive Surgery, que avaliou os efeitos do procedimento na função olfatória pós-operatória, os pacientes que realizaram cirurgias nasais apresentaram melhorias significativas no olfato, fluxo de ar nasal e qualidade de vida.

Otorrinolaringologista do Hospital IPO, referência em ouvido, nariz e garganta, Gislaine Patricia Coelho comenta que a rinoplastia é feita com o objetivo de melhorar a estrutura nasal. Para além da questão estética, portanto, a cirurgia pode ser indicada para casos em que o paciente apresenta má-formação congênita, pós-trauma nasal e obstrução nasal por insuficiência de válvula nasal, entre outras condições.

Gislaine ressalta que ainda que a rinoplastia seja o procedimento mais conhecido popularmente quando o assunto são cirurgias do nariz, pacientes também podem realizar a septoplastia, indicada para pessoas com desvio de septo. Apesar de serem cirurgias diferentes, podem ser realizadas de forma conjunta a depender do caso. A operação se chama septorrinoplastia.

“Um paciente que apresenta queixas estéticas e também possui desvio de septo pode realizar uma septorrinoplastia e corrigir os dois problemas. Mas se a pessoa não deseja modificar a aparência do nariz e também não possui nenhuma alteração estrutural nasal que traga dificuldade para a respiração, não há a necessidade de se submeter a uma rinoplastia, apenas à septoplastia”, explica a médica otorrinolaringologista.

A especialista pontua que, após passar pela septoplastia, é importante que o paciente fique atento aos sinais relacionados à qualidade respiratória. Caso não haja melhora mesmo após o procedimento, pode ser necessário realizar uma rinoplastia.

“Recomendamos que os pacientes que já fizeram a cirurgia de desvio septal mas ainda mantêm obstrução nasal procurem um médico para serem reavaliados, para que seja feita uma análise da estrutura nasal como um todo. É possível que haja algo na estrutura que possa ser mudado com cirurgia estética e vá ser muito significativo para melhorar a respiração”, destaca Gislaine.

Outro critério que deve ser levado em conta para considerar uma cirurgia no nariz é a dificuldade para respirar mesmo em situações de normalidade – sem ser após a realização de exercícios físicos, por exemplo – e até a presença do ronco durante o sono.

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Entenda o que é o aneurisma de aorta e os riscos da doença  

Entenda o que é o aneurisma de aorta e os riscos da doença

Tabagismo, hipertensão e doenças congênitas são os principais fatores de risco

A aorta é a maior artéria do corpo humano, ela garante que o sangue bombeado pelo coração seja direcionado para o resto do corpo. Pense que para que o fluxo sanguíneo ocorra normalmente pelo corpo, é necessário que haja uma resistência das veias e artérias, senão, ele acumularia em determinadas regiões. Um exemplo seria a forma como a água que corre pelo encanamento das casas.

Conhecida como aneurisma de aorta, essa doença é caracterizada justamente pelo enfraquecimento e alargamento das paredes das artérias, permitindo que aconteçam acúmulos na região. Além disso, o evento mais complexo dessa condição é a ruptura da artéria afetada, causando uma hemorragia interna. Nesses casos, a taxa de mortalidade pode chegar a 97%.

Abaixo, o médico especializado em cirurgia vascular do Hospital Nove de Julho, Dr. Carlos André Vieira, responde cinco perguntas sobre o aneurisma de aorta. Confira:

1. Qual é a idade mais comum para o aneurisma de aorta aparecer?

R: Essa enfermidade atinge, principalmente, homens acima de 65 anos que fumam. A condição é relativamente frequente em adultos com idade superior a 50 anos, sendo uma estimativa de 4 a 7% no sexo masculino, e 1 no feminino.

Vale ressaltar que o aneurisma de aorta é a 10ª causa de mortalidade em homens acima de 55 anos.

2. Em quais regiões do corpo é possível encontrar essa doença?

R: O aneurisma de aorta é definido de acordo com a localização dele no corpo, se dividindo entre a região abdominal e torácica. Os casos da condição afeta mais a área abdominal, do que o tórax, embora as chances de ruptura do segundo tipo sejam maiores.

As duas categorias apresentam diferentes formações. Desta forma, elas mostram distinções estruturais em sua parede, no qual acredita-se que seja uma das causas da maior incidência de aneurismas abdominais. Já os aneurismas de aorta torácica são menos comuns, porém, costumam ser identificados acidentalmente na realização de exames, como: radiografia ou tomografia de tórax.

3. Como é o tratamento dessa enfermidade?

R: Na maioria das vezes, como se trata de uma condição assintomática, é essencial que o diagnóstico seja facilitado para que haja uma forma prática de identificar a doença. Porém, nos dias de hoje, em que a medicina baseada em evidência entrou em destaque, ainda não se tem uma resposta precisa de como rastrear essa doença de forma prática na população.

Um estudo publicado pelo The Journal Of Vascular Surgery, diz que existe uma recomendação para diminuir a taxa de mortalidade da doença. Trata-se da realização de uma ultrassonografia abdominal, ao menos uma vez na vida, por homens acima de 65 anos. Com esse exame é possível checar se ocorreu alguma alteração nas paredes da artéria.

4. Quais são os principais riscos do aneurisma de aorta?

R: Um dos riscos mais comuns do aneurisma de aorta é o tabagismo, somado a hipertensão, insuficiência renal, aterosclerose, doenças congênitas do tecido conjuntivo como Síndrome de Marfan, alguns tipos de infeção (aneurismas micóticos) e enfermidades inflamatórias nas paredes dos vasos sanguíneos. É preciso alertar que homens acima de 80 anos são os mais vulneráveis.

O tabagismo é o principal fator de risco associado à formação do aneurisma da aorta abdominal. Embora as pessoas fiquem anos sem fumar, existem efeitos que permanecem no corpo por muitos anos e continuam fazendo com que a artéria enfraqueça. Vários estudos inferem que alguma infecção viral ou bacteriana possa ser o gatilho para o início da doença.

Nesta condição, o maior risco é a ruptura, porém, existem outras preocupações também. Como se trata de uma dilatação na artéria, acontece uma mudança na velocidade e direcionamento do fluxo sanguíneo, fazendo com que, frequentemente, tenha trombos nas paredes arteriais, que podem obstruir a passagem do sangue. Estes são conhecidos como tromboses arteriais, causando dor aguda na região e até casos de amputação.

Por último, outro ponto importante, é como definir a probabilidade de acontecer uma ruptura na artéria. Ela está diretamente relacionada com o seu tamanho, aqueles com menos de 5 cm têm chance menor que 1%, enquanto aqueles com seis centímetros apresentam chance de cerca de 10% de romper o vaso sanguíneo a cada ano. Diâmetros maiores aumentam muito mais essa probabilidade.

5. Quanto aos tratamentos, quais são eles e como podem ser realizados?

R: O tratamento é realizado principalmente por meio de cirurgias que desviam o fluxo sanguíneo das artérias dilatadas , sem a necessidade de cortes e de forma indolor. Hoje, com a tecnologia e a presença de dispositivos cada vez mais adaptados à anatomia de cada paciente, é possível observar que a taxa de mortalidade operatória não ultrapassa 0,5%. Assim, os riscos de não fazer a cirurgia são muito maiores.
Nem todos os aneurismas devem ser operados, porque não são todos que apresentam risco de romper. É importante considerar o tamanho e a presença ou não de sintomas. Os pacientes com a doença devem ficar atentos para corrigir fatores de risco e acompanhar o crescimento com exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia.

A operação não deve ser considerada cura da doença, mas sim de controle, pois pode haver casos de progressão, principalmente para aqueles que não mudaram o estilo de vida. O tratamento reduz drasticamente o risco de ruptura, mas, não necessariamente, o elimina.

Sobre o Dr. Carlos André Pereira Vieira

É médico com 15 anos de experiência (2007). Graduação em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002-2007), fez residência médica em Cirurgia Geral pela Irmandade Santa Casa de São Paulo (2008-2010) e residência em Cirurgia Vascular no Hospital do Servidor Público Estadual (IAMSPE) 2010-2012. Possui Título de Especialista pela SBACV em 2013. Foi médico titular em cirurgia vascular no Hospital Paulistano de 2012 a 2019. Atualmente, é médico titular no principal hospital do Grupo DASA em São Paulo (Hospital Nove de Julho). Atua em consultório próprio na realização de exames e consultas na Av. Paulista, 91, conj. 307.

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Wine realiza ação promocional e degustação de vinhos em loja de Curitiba

Wine realiza ação promocional e degustação de vinhos em loja de Curitiba

WineFest acontece até o final de março, em comemoração ao Aniversário do Clube Wine, sempre de quinta a sábado, das 15h às 20h. Roleta premiada de cashbacks e brindes também fazem parte do evento

Março é o mês de aniversário do Clube Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Para comemorar, a marca promove diversas ações promocionais, entre elas, a 2ª edição do Wine Fest. O evento acontece sempre às quintas e sextas, das 18h às 20h e aos sábados das 15h às 17h, nas lojas físicas da Wine de todo o Brasil, incluindo a unidade de Curitiba, no Batel, com atividades como: roleta premiada com cashback, vinhos em lata e descontos exclusivos; degustação de vinhos e o lucky lift em que os clientes ganham rótulos de graça e brindes nas compras acima de R$350,00.

O Wine Fest convida todos os apaixonados por vinho para conhecer as lojas da Wine e participar também da degustação gratuita de rótulos exclusivos das unidades físicas. Alguns rótulos que serão degustados nas próximas semanas são:

• Finca La Daniela 2019 – um Malbec, elaborado pela Bodegas Barberis, que integra a linha Finca La Daniela, cujos vinhos privilegiam a expressão varietal da uva. Em boca são harmoniosos e fáceis de gostar. Um tinto com aromas de frutas vermelhas e negras maduras, com notas de especiarias, que em boca traz taninos macios, boa acidez e com corpo de leve para médio.

• Iselen Rosado - rosé produzido 100% com a uva garnacha, com gustativo de frutas vermelhas, aromas frescos e intensos. Seu perfeito equilíbrio entre doçura e acidez, mostra como é um vinho perfeito para comidas asiáticas e até mesmo para servir como aperitivo.

Ao longo de 2022, novas edições do Wine Fest irão acontecer pelo Brasil, nas 16 lojas físicas da Wine. Essa é uma ação em que a Wine busca trazer o seu sócio do Clube Wine e demais consumidores para a loja física e proporcionar uma experiência única, complementando o que a marca faz no app e e-commerce.

Serviço:

Loja Wine - Curitiba

Endereço: Alameda Dom Pedro II, 656, Batel, Curitiba (PR)

Horário: Seg - sab das 10h às 19h. Delivery: até 18h

Delivery: (41) 98744-0093

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação. Além disso, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

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