Shoppings Curitiba e Estação participam de campanha no combate à pobreza menstrual  

Shoppings Curitiba e Estação participam de campanha no combate à pobreza menstrual

brMalls lança campanha #AbsorvaEssaIdeia para ajudar no combate à pobreza menstrual em todo país

Com a intenção de auxiliar no combate à pobreza menstrual no Brasil, a brMalls e cerca de 20 shoppings administrados pela holding se uniram ao Fluxo sem Tabu, projeto que visa levar dignidade menstrual às camadas mais vulneráveis da sociedade, na campanha #AbsorvaEssaIdeia. A ação, que tem como objetivo arrecadar e doar absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social em diferentes regiões do país, tem início no dia 8 – Dia Internacional da Mulher – e vai até 31 de março.

“Um dos principais problemas causados pela pobreza menstrual é a evasão escolar. Estima-se que uma entre cada cinco jovens perde aula por falta de absorvente. Com base nisso, se queremos uma sociedade com cada vez mais equidade entre gêneros, precisamos agir na base, não permitindo que meninas percam oportunidades por algo tão básico na vida de uma mulher”, diz Luana Escamilla, fundadora do Fluxo Sem Tabu.

De acordo com a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” realizada pela UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - e UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas -, em maio de 2021, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

“Esta ação é uma forma de incentivar o espírito de solidariedade da população e fazer com que se juntem a nós nessa causa. Acreditamos na força da cooperação e buscamos sempre apoiar projetos sociais que ajudem as comunidades do nosso entorno. São quase 20 shoppings participando da campanha e arrecadando absorventes que serão distribuídos nas regiões que eles estão localizados. Para nós, é uma alegria conseguir realizar essa mobilização e dar luz a um tema que pouco se fala”, finaliza Vanessa Amorim, Diretora de Marketing da brMalls.

No Paraná, os Shoppings Curitiba e Estação participam da campanha.

Confira os shoppings que participam da campanha #AbsorvaEssaIdeia

São Paulo: Mooca Plaza, VillaLobos, Jardim Sul, Metrô Santa Cruz, São Bernardo Plaza e Campinas Shopping

Minas Gerais: Independência Shopping, Estação BH, Del Rey e Center Shopping Uberlândia

Rio de Janeiro: Plaza Shopping Niterói, NorteShopping e Shopping Tijuca

Paraná: Shopping Estação e Shopping Curitiba

Rio Grande do Sul: Shopping Villagio Caxias

Mato Grosso: Shopping Estação Cuiabá

Mato Grosso do Sul: Shopping Campo Grande

Amazonas: Amazonas Shopping

Sobre a brMalls

A brMalls é a maior empresa de shoppings centers do Brasil com atuação nas cinco regiões do país. Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus espaços em destinos de felicidade e oportunidades, a companhia busca promover - com um mix diversificado - a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.

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Redução do IPI terá mínimo impacto no preço de produtos de shopping, diz ALSHOP  

Redução do IPI terá mínimo impacto no preço de produtos de shopping, diz ALSHOP

O anúncio de redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados) não deverá ter impacto significativo nos artigos vendidos nos shoppings. A conclusão é da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) que analisou os impactos da nova alíquota que abrange boa parte dos produtos do comércio, mas que não deverá resultar em preços mais atrativos para o consumidor. O impacto do IPI é de no máximo 1,7%, caso dos produtos da chamada "linha branca", o que inclui refrigeradores, lava-roupas, fogões e outros eletrodomésticos.

"O impacto é mínimo e chega após um aumento sucessivo de impostos que elevaram o custo final dos produtos para o consumidor. Se considerarmos só a inflação e o aumento de custos fixos para o empresário do comércio, estimamos que o incremento nas vendas deve ser de no máximo 5% nos próximos meses, mas por um efeito psicológico das promoções do IPI reduzido", comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor Institucional da ALSHOP.

Na avaliação da ALSHOP, custos elevados como energia e aluguel impulsionados pela inflação, interferem na redução de preços dos itens mais vendidos nos shoppings como vestuário, calçados, acessórios, presentes e eletrônicos. "A própria redução do dólar nos últimos meses ainda é um fator incerto por conta do conflito no Leste Europeu que também pressiona os insumos básicos usados nesses produtos como os chips. Ainda há escassez desses produtos em vários subsegmentos", avalia Ildefonso.

Incertezas prejudicam estimativas para 2022

Na avaliação da entidade, segundo seus associados, as incertezas em torno do dólar e de conflitos como a da Rússia e Ucrânia além do ano eleitoral, dificultam as projeções de venda para este ano. "Com o fim dos decretos restritivos e também a tendência de desobrigar o uso de máscaras em locais fechados e abertos, o consumidor ficará mais confiante em voltar normalmente aos centros de compra e assim poderemos retomar as atividades comerciais normalmente como já vínhamos reivindicando ao longo dos últimos meses", revela Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.

No início de abril, a ALSHOP irá divulgar uma estimativa de crescimento das vendas para esse ano e números de avaliação do comércio nos primeiros três meses de 2022. "O início do ano foi muito difícil, mas temos confiança na retomada da economia com mais força e sem pandemia para melhorar o cenário do comércio e de tantos associados que foram prejudicados nos últimos dois anos", finaliza Sahyoun.

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Cresce o número de mulheres na liderança de empresas e startups  

Cresce o número de mulheres na liderança de empresas e startups

De acordo com Thaisa Batista, fundadora do abler, a mudança de pensamento dentro da indústria colabora fortemente para esse cenário

É cada vez mais comum ver mulheres em posições de alto escalão atuando nas grandes empresas, corporações e até mesmo startups. O movimento é recente, tendo em vista que o mercado de trabalho, por muito tempo, se mostrou segregativo nesse sentido.

Para Thaisa Batista, graduada em Administração de Empresas pela UFPR e fundadora do abler, startup que visa trazer agilidade e efetividade aos processos seletivos, são diversos os desafios enfrentados por mulheres no mercado de trabalho. “Em muitos casos, a mulher tem que cuidar da sua casa, da família e, ao mesmo tempo, trabalhar e ter uma carreira profissional. Além disso, a gestação é uma barreira para muitas empresas, pois elas ficam por um período ausente para cuidarem de si e de seus bebês. É um grande desafio equilibrar tudo isso sem gerar uma cobrança sobre você mesma”, relata.

De acordo com a administradora, mulheres que ocupam cargos de liderança sofrem com olhares desconfiados, até mesmo de sua própria equipe. “Principalmente quando o nosso time de colaboradores é predominantemente masculino, precisamos nos provar e mostrar uma postura um pouco mais firme e contundente. Em muitos casos, só assim nossas vozes são ouvidas”, lamenta.

A fundadora da abler revela que existe um crescimento na atuação das mulheres em alguns setores específicos do mercado. “É possível ver um volume significativo de profissionais do gênero feminino trabalhando nas operações de marketing, customer success e na área de vendas. Existe uma evolução em relação ao espaço que as mulheres têm ocupado, com mais posições importantes dentro das empresas que, anos atrás, teriam uma equipe predominantemente masculina”, pontua.

Segundo Thaisa, é importante que essas mulheres deixem sua marca em seu local de trabalho, pois apenas assim, é possível alcançar o reconhecimento em algumas startups. “Tenha um objetivo estabelecido, visando trazer um impacto positivo para a vida de clientes e outros colaboradores. Minha principal meta é contribuir para que candidatos tenham uma melhor performance em seus processos seletivos e consegui ser reconhecida positivamente nessa função. Nosso trabalho está ligado diretamente a nossa identidade e precisamos ser transparentes e empáticos com as pessoas ao nosso redor”, argumenta.

O movimento recente de empresas e startups destacando a importância das mulheres no mercado de trabalho e em posições de alto escalão tem sido crucial para que elas descubram não só sua vocação, mas também seu propósito profissional. “O incentivo dentro das organizações, dando ênfase à equidade de gênero, tem formatado suas culturas para que isso aconteça de uma forma menos disruptiva. Com esse trabalho de incentivo e mudança de pensamento, estamos cada vez mais presentes em grandes cargos da indústria, que antes eram majoritariamente destinados ao sexo masculino”, finaliza a fundadora do abler.

Sobre Thaisa Batista

Graduada em Administração de Empresas pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de Recrutamento e Seleção há oito anos. Curiosa por soluções que pudessem otimizar a produtividade de selecionadores e melhorar a experiência de candidatos, fundou o abler para ajudar a desenvolver o mercado de R&S, trazendo agilidade e efetividade nos processos seletivos.

Sobre a abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 3 milhões de profissionais cadastrados.

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Instituto inaugura Associação de Moradores da Vila Joanita em projeto de responsabilidade social  

Instituto inaugura Associação de Moradores da Vila Joanita em projeto de responsabilidade social

Área com 400 famílias receberá ação do Instituto WF para adequação de um espaço comunitário que centralize atividades culturais e educacionais de apoio à população

Uma comunidade de 400 famílias receberá um espaço comunitário do Instituto WF. No próximo domingo, dia 13 de março, será inaugurada a Associação de Moradores da Vila Joanita, que visa ofertar atividades educacionais e culturais e fortalecer lideranças comunitárias femininas. Ao Instituto WF, se uniram parceiros para a realização da adequação do espaço: as empresas Weefor, RAC, Hiex, Altma e Idee.

A Vila Joanita fica localizada entre o Bairro Alto e o Tarumã, tendo sido fundada há 50 anos. Por não ter um reconhecimento oficial, ainda é considerada área de ocupação irregular, o que dificulta a conquista de direitos básicos, de acesso à educação até áreas de lazer. O Instituto WF decidiu apoiar a comunidade com o Projeto Vila Joanita, buscando reduzir a desigualdade no local através de educação ambiental, adequação e requalificação de espaços comunitários, além de capacitação e qualificação de mão de obra.

Assim, o instituto já realizou diversas ações no local, reforçando o sentimento de comunidade e pertencimento. Um diagnóstico participativo, em conjunto com a Urbideias, expectativas dos moradores foi essencial para a elaboração de um plano de ação. Foram organizadas doações de alimentos, vestuário e produtos de higiene, além da transferência de hortas agroecológicas do Weefor ECO para a Vila Joanita com um mini curso de horta básica. Cursos de capacitação, articulação com o poder público e com parceiros para doação de serviços, atualização da situação jurídica da vila e um levantamento socioeconômico favoreceram para esse fortalecimento da comunidade.

Agora, uma nova etapa do Projeto Vila Joanita é inaugurada junto com o espaço comunitário. Mais do que apenas montar uma estrutura, o Instituto WF busca ter um impacto efetivo na identidade local da vila. “No sentido de construir uma cidade para todos e por todos, seguimos na adequação de um espaço comunitário, que vai além da construção física: é a construção intelectual. A educação é o caminho realmente possível para a transformação de realidades”, comenta Adriane Nunes Ferreira, co-fundadora e diretora do Instituto WF.

O Instituto WF surgiu da vontade das sócias da Incorporadora Weefor em transformar a cidade, não só nas incorporações como também pela responsabilidade social. Seu maior objetivo é viabilizar ações de responsabilidade social da incorporadora, que tem como premissa doar parte do valor geral de vendas de cada empreendimento construído para amadrinhar comunidades na capital paranaense. A Vila Joanita foi a primeira comunidade atendida pelo Instituto WF.

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CFO explica a importância de um bom planejamento para a empresa em momentos de guerras e pandemias  

CFO explica a importância de um bom planejamento para a empresa em momentos de guerras e pandemias

Empresas que consideram a instabilidade da economia no planejamento financeiro passam pelos altos e baixos do mercado com menores efeitos negativos no seu planejamento

Um dos principais pilares para realizar um bom planejamento financeiro de uma empresa é a visão de futuro de seus gestores. Muito além das perspectivas de mercado e previsões de faturamento, o gestor deve estar atento a eventos que influenciam de forma global e local os negócios.

Acompanhando a economia nos últimos anos, as empresas entraram em uma onda de instabilidade, tanto no nível financeiro quanto na vida social de seus consumidores. “Desde 2020, os países vêm se adaptando a uma crise prolongada na economia repercutindo diretamente no planejamento e desenvolvimento das empresas. Estar preparado para reagir a vários cenários é fundamental, inclusive se prevenido para situações que não estão no nosso radar. É isso o que torna uma empresa preparada para vencer os desafios”, destaca o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR), Ricardo Pereira.

Mas a principal angústia dos CFOs, que são os executivos responsáveis pelo planejamento financeiro, é de como prever esses acontecimentos. Respondendo a essa questão, o presidente do IBEF aconselha: “como primeiro passo, devemos montar cenários com as situações que estão mais próximas da nossa realidade e com menor risco de previsão, como a evolução de alguns de nossos produtos no mercado, o relacionamento com clientes fiéis, a evolução das despesas e receitas tradicionais. No entanto, vivemos nos últimos dois anos em um ambiente de grandes incertezas, devido a pandemia, e agora o cenário macro apresenta grande nível de estresse, com a inflação e taxa de juros em alta e, mais recentemente, o início de uma guerra no leste europeu com possíveis grandes impactos nos mercados globais”.

Com isso, o segundo passo é criar cenários no planejamento em que várias dessas projeções sejam de grande estresse, como por exemplo a sensibilidade aos preços das commodities, a variação cambial, a subida mais acelerada dos juros e, no limite, a escassez de insumos para a produção de sua empresa. “Como a sua empresa será impactada neste cenário? Como estará a liquidez neste momento agudo? É o momento de assumir grandes investimentos no meio destes cenários de grande risco?”, enumera Ricardo ao mencionar as perguntas que devem ser feitas nesse momento.

Por outro lado, comenta Pereira, a cautela e a criação de cenários não pode se transformar em uma paralisação das atividades. “Vale salientar que no meio de grandes crises é de onde surgem as grandes oportunidades. No planejamento, devemos considerar as oportunidades advindas destes cenários. O que podemos nos beneficiar da situação atual? Quais ações podem ser tomadas em liderança aos nossos competidores? Qual é o melhor posicionamento financeiro a se assumir previamente? E com as perguntas corretas, tentar entender o cenário que maximiza o valor da companhia, minimizando os maiores riscos sem perder a oportunidade de crescimento que as crises nos trazem”, acrescenta.

O presidente do IBEF finaliza que é preciso estar preparado. “Saber ler os sinais para agir rápido, com o monitoramento dos indicadores corretos, entendendo para onde está indo à realidade e como reagir a ela. Não adianta ter vários cenários no seu modelo e não conseguir ler o mercado e tomar as decisões corretas. Temos que estar 100% atentos a todos os sinais e ter exercitado e planejado quais ações devem ser tomadas, dependendo da evolução do mercado (micro e macroeconômicos)".

Para ajudar os CFOs neste ano de grandes incertezas, o IBEF abre as inscrições para o primeiro evento do ano com o Comitê de Finanças, que irá discutir e analisar o que impactará a economia local com os palestrantes Rogério Schmitt, analista de risco político da Empower Consultoria e colaborador da Fundação Espaço Democrático, e Álvaro Bandeira, sócio e economista-chefe do banco digital Modalmais.

O evento hibrido, com transmissão online e vagas presenciais, será no dia 10 de março, das 18h30 às 20h30. As inscrições são limitadas e gratuitas para associados do IBEF, para os demais interessados R$100 presencial e R$50 na modalidade online. A iniciativa recebe o patrocínio de Gaia, Silva e Gaede Advogados, PwC Brasil e Valore Elbrus.Serviço

2022 (Pandemia, Inflação, Juros Altos, eleições, Guerra na Ucrânia) – Ameaças e Oportunidades, que Estratégia de Finanças Adotar?

Data: 10 de março de 2022

Horário: 18h30 às 20h30

Inscrições: https://www.ibefpr.com.br/class/comite-de-financas-3/

Valores: Gratuito para associados / Não associados R$ 100,00 presencial e R$ 50,00 online

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