Produtores rurais podem usar o código do consumidor contra atrasos na entrega de insumos agropecuários  

Produtores rurais podem usar o código do consumidor contra atrasos na entrega de insumos agropecuários

Advogado afirma que a crise no abastecimento pode levar a indenizações

Produtores rurais brasileiros têm vivido dias de angústia com as frequentes respostas de seus fornecedores de insumos comunicando que o produto adquirido não veio e não tem previsão de chegar. A lista vai desde fertilizantes até defensivos agrícolas, como herbicidas, passando, inclusive, por dessecantes e máquinas agrícolas. Entidades representativas de produtores afirmaram recentemente que têm recebido inúmeras reclamações de agricultores de todo o país em relação à não entrega ou ao grande atraso na chegada do produto, inviabilizando, por vezes, a continuidade do plantio, ou ainda, o início colheita.

A Confederação Nacional de Agricultura (CNA), por exemplo, vem emitindo constantes alertas sobre a falta de produtos para a realização de todas as etapas da lavoura. Segundo a entidade, “isto inclusive coloca em risco o futuro da produção de alimentos no País”. Enquanto isso, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem feito viagens e contatos com outros países fornecedores de insumos para buscar uma solução e evitar uma redução maior na produção agrícola brasileira.

Para o advogado Ralph Melles Sticca, sócio do Passos e Sticca Advogados Associados, especializado em temas do agronegócio, atrasos na entrega ou o não cumprimento de contratos de compra e venda de insumos pode possibilitar a busca por indenização pelas perdas e danos sofridos pelo produtor rural, mas alerta que a situação deve ser analisada caso a caso, já que os tribunais superiores vêm afastando a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nessas situações.

“Se houve aumento de preços não justificado ou recusa na entrega do insumo, cabe ao produtor rural cobrar o que foi acertado no contrato, inclusive judicialmente, a fim de ressarcir-se dos prejuízos sofridos”, aponta o advogado. “Contudo, se é um evento que afeta toda a cadeia e ao qual poderão ser alegadas e a saída negocial pode ser a melhor alternativa”, afirma, concluindo que “por mais ameaçador que seja o cenário global atual na questão dos insumos agropecuários, abre-se uma grande oportunidade para que a indústria invista em substitutos nacionais e biológicos, reduzindo a dependência econômica – e política – de outros países”.

Sobre o PSAA - Especializado em Direito Empresarial, o Passos e Sticca Advogados Associados (PSAA) presta serviços jurídicos a empresas brasileiras e estrangeiras, dentre as quais indústrias e grandes grupos agroindustriais, comerciais exportadoras e importadoras, e-commerce e prestação de serviços de alto valor agregado, além de instituições financeiras e fundos de investimento.

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A criatividade como ferramenta para melhorar o mundo  

A criatividade como ferramenta para melhorar o mundo

Maratona da Criatividade, promovida pela Full Sail University, vai premiar a melhor produção de curtas-metragens produzidos nas escolas

Vivemos na era da criatividade. Ela integra o conjunto de habilidades subjetivas chamadas de soft skills, em um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o potencial criativo de seus colaboradores. Para incentivar a criatividade de jovens no mundo todo, a Full Sail University (Flórida, EUA) promove o projeto Maratona da Criatividade, que através do cinema vai premiar produções e soluções criativas relacionadas à Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável. Um total de 50 escolas do Brasil foi convidada a participar do projeto.

De acordo com dados de 2021, a expectativa é que a chamada Economia Criativa valerá US$15 bilhões, conforme a revista Forbes. Se a infância é marcada pela criatividade, esse potencial não se perde ao longo dos anos – precisa apenas ser incentivado. Albert Einstein disse que a “criatividade é a inteligência divertindo-se”. Nesse sentido, a Maratona da Criatividade é um convite ao divertimento e uma oportunidade para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo se unirem para resolverem alguns dos maiores desafios do mundo por meio de uma competição de cinema.

Para fazer parte da Maratona Criativa e concorrer a prêmios, os estudantes de escolas convidadas precisarão fazer um curta metragem de 3 minutos, no qual apresentam alguma forma de solucionar os problemas listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os alunos vão trabalhar com soluções para impasses como acabar com a fome e a pobreza do mundo, promover saúde, bem-estar, energia, saneamento a todos, uso sustentável dos ecossistemas e outros.

As escolas que foram selecionadas para a Maratona Criativa deverão dividir os alunos em grupos de até cinco integrantes. O vídeo a ser produzido pelos estudantes ser postado no Facebook, de acordo com as diretrizes do concurso. O personagem principal? A criatividade.

Para o desenvolvimento do projeto, as equipes contarão com a orientação de um professor da mesma escola dos alunos da equipe. Os participantes também receberão mentoria online com experts em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Para participar do Maratona Criativa, o professor orientador e os estudantes devem se inscrever até 01 de abril de 2022 e o envio do material é até 30 de abril de 2022. A participação é voluntária e gratuita.

Cinco países estarão competindo na Maratona da Criatividade deste ano: Brasil, Colômbia, Índia México e Estados Unidos. Os alunos da equipe regional vencedora e o professor da equipe regional ganharão um cartão-presente no valor equivalente em reais a US$ 100 (cem dólares). Além de uma Experiência Virtual Full Sail Labs, a escola da equipe regional vencedora, os alunos da equipe regional vencedora e o mentor do grupo vencedor receberão um troféu do Desafio. Um pacote de prêmio adicional será concedido ao mentor e a cada membro da equipe vencedora global, que receberão um troféu da equipe do Desafio, uma GoPro Hero10 Black Bundle, que inclui câmera GoPro Hero10Black, Magnectic Swivel Clip, Bateria Extra, Floating Hand Grip, Cartão SD de 32GB e uma case para a câmera.

“A Full Sail University defende que a criatividade é o recurso mais valioso do ser humano. E acredita que o ato de criar pode ser estimulante, desafiador ou, às vezes, até assustador. Muitas vezes, pode ser uma mistura de todas as opções! Seja como for, a criatividade é a força que impulsiona o progresso, a expressão e a descoberta”, diz a Community Outreach Director da Full Sail University, Carol Olival. Deixar a criatividade brilhar em uma competição internacional de cinema que promove soluções criativas e a esperança de um futuro melhor em todo o mundo é o convite da universidade.

Inscrição

As equipes podem se inscrever até dia 01/04 através do site do Desafio https://go.fullsail.edu/creativity-marathon

Mais sobre a Full Sail

A Full Sail University é uma das instituições mais reconhecidas do mundo na profissionalização para a indústria do entretenimento. Oferece diversos programas presenciais e online, desde cursos intensivos com certificado (certificates) a graduações (Bachelor’s degree) e pós-graduações (Master’s degree), sempre com abordagens focadas na solução criativa de problemas e na experiência real do mercado de trabalho. A instituição está alinhada com empresas de entretenimento e mídia, trazendo oportunidades únicas aos seus alunos.

Fundada em 1979, atua na formação de mais de 78 mil graduados no mundo. No Brasil, a universidade nutre uma comunidade virtual através de parcerias com escolas, faculdades e empresas, fomentando a constante discussão da economia criativa.

Para mais informações sobre a Full Sail Universidade, acesse: www.fullsail.edu
Para mais informações sobre a comunidade brasileira da Full Sail University, acesse: www.experienciafullsail.com.br 

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Parceria entre empresa e universidade moderniza logística em planta industrial

Parceria entre empresa e universidade moderniza logística em planta industrial

Veículo autoguiado de baixo custo desenvolvido por estudantes carrega matéria-prima, além de produtos finalizados entre setores da indústria

A parceria entre empresa e universidade resultou em uma solução de baixo custo para modernizar um processo de logística em uma planta industrial de Curitiba (PR). O protótipo de veículo autônomo autoguiado e movido a bateria agiliza o transporte de produtos entre setores da fábrica, resultando em solução sustentável e diminuindo desperdício.

O projeto começou quando uma equipe da Neodent, indústria curitibana de implantes dentários, procurou a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para desenvolver, em parceria com alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, uma forma de transporte de baixo custo que levasse a matéria-prima do setor de logística para o de produção, e retornasse com os produtos finalizados. Dois estudantes foram escolhidos em processo de seleção para trabalhar na fábrica como estagiários, recebendo auxílio da empresa para levantar a melhor forma de resolver a questão.

De abril a dezembro de 2021, após compreender o funcionamento da fábrica e as necessidades da produção, os estudantes desenvolveram um modelo de veículo autônomo, movido a bateria de lítio, que percorre os setores por uma linha-guia, sem necessitar de alguém para conduzi-lo. Um sinal sonoro é emitido quando o produto inicia o trajeto para que as equipes recebam o carrinho.

Conhecido pela sigla AGV - que vem de Automated Guided Vehicle -, o carrinho, com o auxílio de um sensor infravermelho, faz a leitura da linha e identifica a posição do veículo, processa a informação e envia resposta às rodas, que corrige sua posição e, só então, segue o seu caminho. O veículo - de aproximadamente 1 metro de comprimento por 70 centímetros de largura - está sendo utilizado em forma de teste, em um percurso de 60 metros para atender à demanda da fábrica de alinhadores transparentes ClearCorrect. Em uma segunda etapa, deve ser utilizado também pela fábrica da Neodent, que produz implantes dentários.

Relação “ganha-ganha”

O resultado vem superando as expectativas: em um mês de testes, foram realizadas 92 rotas e transportados 1.223 pedidos – entre matéria-prima e produtos finalizados. A intenção da empresa é criar novas rotas e utilizar mais AGVs no transporte dentro da planta. Para isso, serão procuradas empresas interessadas em transformar o protótipo em produto. “Temos outras opções de AGV no mercado, mas com custo muito mais elevado e que não seriam produzidos para nossa necessidade específica. A solução encontrada pela equipe da UFPR resultou em um veículo sustentável e que foi pensado para nossas operações”, conta o gerente de operações da Neodent, Rodrigo Pascini.

O transporte entre os setores era realizado até então por um colaborador, que passava o dia na função de guiar manualmente um carrinho e, muitas vezes, aguardando por muito tempo até o pedido ser carregado. Com essa a novidade no processo, o colaborador foi realocado e agora faz parte da equipe de entregas dentro do setor de faturamento da empresa.

De acordo com o orientador do projeto na universidade, o objetivo proposto para os alunos foi estudar a aplicação de novas tecnologias que facilitem a movimentação de materiais, agregando valor e reduzindo eventuais desperdícios. “Foi uma possibilidade de aplicação do conhecimento em uma situação de necessidade real de uma empresa, sobretudo uma de grande porte. Os estudantes passaram do nível teórico, em termos de conhecimento, para um campo de percepção de poder que o conhecimento científico tem para produzir soluções impactantes para a indústria”, comenta o professor Pablo Deivid Valle, do departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, que acompanhou o trabalho dos estudantes Gustavo Sanches e Lucas Zappani.

Sobre o Grupo Straumann

O Group Straumann (SIX: STMN) é líder global em soluções odontológicas e de substituição de dentes que restauram sorrisos e confiança de pacientes ao redor do mundo. O Grupo une marcas internacionais que representam excelência, inovação e qualidade em odontologia substitutiva, corretiva e digital, incluindo Straumann®, Neodent®, Medentika, ClearCorrect®, Dental Wings, Yller®, Smilink® e outras empresas e parceiros de forma integral e parcial. Em colaboração com as principais clínicas, institutos e universidades, o Grupo pesquisa, desenvolve, fabrica e fornece implantes dentários, instrumentos, próteses CADCAM, biomateriais e soluções digitais para uso na substituição e restauração de dentes ou para prevenir a perda de dentes. Com sede em Basel, na Suíça, o Grupo tem atualmente mais de 6 mil colaboradores em todo o mundo e seus produtos, soluções e serviços estão disponíveis em mais de 100 países por meio de uma ampla rede de subsidiárias e parceiros de distribuição.

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Hortifrutitrator é a tecnologia destaque na Expodireto 2022  

Hortifrutitrator é a tecnologia destaque na Expodireto 2022

LS Tractor tem na hortifruticultura uma de suas especialidades

“O DNA da LS Tractor, tem a sua origem na hortifruticultura.Com a visão sobre o tamanho deste mercado no Brasil a LS Tractor produz modelos com diferentes versões que vão de 40, 50, 65 e 80 cavalos e até modelos que chegam a 145 cv, que atendem perfeitamente a este segmento, por isto ganharam o nome de HortifrutiTratores, e uma campanha de marketing direcionada a esses produtores”, explica o gerente de marketing e vendas da LS Tractor Brasil, Astor Kilpp. Ele complementa afirmando que a grande maioria deste mercado é composto por agricultores familiares, com pequenas áreas, mas também existem os médios e grandes produtores, no Brasil e exterior e os tratores LS, atendem completamente às necessidades de todos eles, ressalta o executivo. Segundo ele, diferentes produtores em várias regiões do País, “têm nossos produtos nestas atividades e mostram grande satisfação, em seus depoimentos”.

Conforme expõe Kilpp os tratores LS possuem diferenciais tecnológicos como a transmissão de 32 velocidades a frente e 16 à ré, chegando até 40 à frente e 40 a ré, com super redutor e sistema de reversão Synchro Shuttle ou Power Shuttle, que vai disponibilizar a velocidade exata para execução de cada tarefa no campo. A reversão facilita nas manobras principalmente em espaços reduzidos e em atividades em que o trator precisa fazer constantes inversões de sentido. O pacote tecnológico da LS Tractor proporciona redução do consumo de combustível, como já testado e aprovado no campo por diversos clientes.

Os tratores possuem ainda um alto vão livre, que favorece a operação em canteiros, menor raio de giro para maior agilidade nas manobras e creeper que conferem versatilidade para o trator executar, com mais economia, as diversas operações necessárias na produção de HF. Tomada de força independente com três opções, 540, 750 e 1.000 rpm, uma rotação ideal para cada tarefa com implementos acionados pela TDP, motor diesel quatro cilindros da marca LS com tecnologia Mar1/Tier3, para os modelos até 65 cavalos. Em 2019 foi incorporado nos modelos de 80 até 145 cv os motores Perkins. Todos estes conjuntos de tecnologias têm o foco na oferta de um excelente torque e baixo consumo. Para a Expodireto 2022, feira que tem forte significado para a empresa, pois há nove anos foi a estréia dela no Brasil, a LS Tractor vai mostrar ainda toda a linha de tratores que vão de 25 a 145 cv. “Tratores para as mais diversas atividades do campo”, assinala Kilpp.

LS Tech - Controlar as diversas atividades que são executadas simultaneamente na lavoura e avaliar no detalhe o que precisa ser melhorado, o que o produtor não consegue fazer só observando é uma das vantagens de ter o sistema de Telemetria instalado no trator. Isto porque é ela que vai gerar informações preciosas das atividades diárias da máquina, como consumo de combustível, velocidade em que está sendo operada na função exercida, situação do motor, entre outras. “É uma ferramenta de gestão de máquinas a campo de grande valia”, assinala Kilpp. Ele acrescenta que também faz parte do pacote tecnológico o sistema de proteção eletrônica do motor que transmite ao produtor ou ao operador, um alerta contra aquecimento e falta de óleo lubrificante evitando assim um problema indesejado em seu funcionamento que, por vezes, gera um grande prejuízo com a manutenção quando acontece um evento desta natureza.

Dentro desta linha de produtos Tech, a LS também comercializa o piloto automático, que assegura que as operações sejam realizadas de forma mais eficiente e minuciosa, como, por exemplo, melhor alinhamento das linhas de plantio, pulverização mais precisa, reduzir amassamento de plantas e outros processos que contribuem para o aumento da produção. Com o portfólio LS Tech estas tecnologias estão disponíveis para tratores de pequeno e médio porte.

“LS Tractor, a marca que mais cresce no mercado.”

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Housi lança empreendimento da era da tokenização em São Paulo  

Housi lança empreendimento da era da tokenização em São Paulo

Plataforma vai oferecer a investidores o benefício de cashback TOKEN

A Housi avança mais um passo no mercado imobiliário 4.0. Em março, a empresa, que é pioneira mundial em moradia flexível 100% digital, vai lançar um empreendimento em São Paulo cujas unidades adquiridas darão ao investidor um benefício extra: um cashback TOKEN. Quem investir em uma das unidades do ON Jardins Powered By Housi, o primeiro empreendimento Housi conectado à tokenização, vai receber cashback em tokens para iniciar ou compor a sua wallet. A iniciativa revoluciona o segmento, principalmente, em relação aos imóveis para investimento, pelas facilidades que a nova tecnologia proporciona aos investidores. O projeto é em parceria com a Vitacon, incorporadora do empreendimento, e com a Insignia, empresa que tem o objetivo de atender a demanda do mercado de tokenização imobiliária no Brasil.

“O futuro do mercado imobiliário vai migrar para tokenização. É claro que a transição vai ocorrer de maneira gradativa. Mas o fato é que ativos tokenizados otimizam a experiência de vida do investidor em termos de menos burocracia, menos custo, mais liquidez e mais fracionamento. Nesta introdução ao mundo dos tokens, estamos oferecendo uma experiência de vanguarda para o investidor aprender e evoluir conforme a evolução do mercado”, afirma Alexandre Frankel, CEO da Housi.

O token foi desenvolvido internamente pela equipe jurídica e de TI da plataforma, usando como base a tecnologia blockchain, utilizada também nas criptomoedas. A ideia é oferecer, ao longo do ano, esse produto exclusivo Housi para aquisição de imóveis com segurança e alta tecnologia nos mais de 150 empreendimentos de todo o Brasil que têm a marca Housi. Para que isso aconteça, Frankel também se preocupa em desenvolver uma cultura educacional nas pessoas. A Housi vai promover uma série de palestras e encontros com especialistas que vão ensinar sobre a tokenização e como será o futuro tokenizado.

De acordo com Frankel, a vantagem mais nítida deste produto em relação a investimentos tradicionais é a pulverização do ativo. Ou seja, o investidor pode vender frações do mesmo bem com valores menores, já que cada token representa uma fatia do imóvel.

“Além do aprendizado e de ter esse primeiro contato com universo blockchain, o investidor também terá uma vantagem adicional, pois o cashback token confere outra dimensão ao investimento imobiliário, contribuindo com um desconto nas despesas operacionais do apartamento. Com a tokenização, não é preciso dispor mais de R$ 500 mil para fazer um investimento imobiliário. Qualquer pessoa pode acessar os investimentos anteriormente disponíveis apenas para pessoas com patrimônio estabelecido. Além disso, estamos rompendo as fronteiras geográficas, já que o proprietário do imóvel pode vender os tokens a qualquer investidor do mundo que tenha uma carteira digital e acesso ao produto. É possível, inclusive, convertê-lo em outros ativos”, explica Frankel.

Para Frankel, a tokenização chega para derrubar algumas verdades do mercado imobiliário, conhecido como ilíquido, burocrático e custoso. “O token consegue eliminar uma série dessas objeções ou dessas questões que ainda são entraves para investimento no setor. O mercado ainda é incipiente em iniciativas assim. A partir do momento em que as pessoas tiverem conhecimento de como funciona, vão querer migrar totalmente para o modelo tokenizado”, acredita o empresário.

Sobre a Housi

Lançada em 2019, a Housi é pioneira mundial no serviço de moradia flexível 100% digital. Criada por Alexandre Lafer Frankel e mais 3 sócios dentro de um apartamento de 28m², a empresa veio para revolucionar o jeito de morar, proporcionando mais liberdade, tempo e menos burocracia aos usuários por meio de seu serviço de locação por assinatura. Todo o processo é feito de forma digital e, para alugar um imóvel na plataforma, leva-se menos de um minuto. Além disso, a Housi traz praticidade, conveniência e conforto por meio dos serviços oferecidos em conjunto com empresas parcerias. Em menos de dois anos, a Housi já está presente em todo o Brasil, oferecendo moradia sob demanda, o que ajuda incorporadores a venderem mais, investidores a maximizarem seus retornos e moradores a terem um aluguel flexível, com pagamento online.

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