Arcos Dorados tem 81% das oportunidades de promoção para cargos de liderança em seus restaurantes conquistadas por pretos e pardos no Brasil

Arcos Dorados tem 81% das oportunidades de promoção para cargos de liderança em seus restaurantes conquistadas por pretos e pardos no Brasil

Arcos Dorados tem 81% das oportunidades de promoção para cargos de liderança em seus restaurantes conquistadas por pretos e pardos no Brasil

Franquia do McDonald’s na América Latina e Caribe divulga dados em celebração ao Dia da Consciência Negra

A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, teve 81% das oportunidades de promoção para cargos de liderança na rede conquistadas por pessoas negras entre 2020 e 2021. Além deste recorte, considerando todo o quadro de funcionários da empresa, 61% dos que foram promovidos no último ano se identificam como pretos ou pardos. A companhia celebra os números em reconhecimento ao Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20.

Os últimos meses foram marcados por grandes avanços da Arcos Dorados em promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, com a integração do pilar Diversidade e Inclusão à estratégia de atuação ESG da companhia, chamada Receita do Futuro. Um reflexo desse movimento, no Brasil, foi a criação da Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão e a nomeação do executivo Fábio Sant’Anna para liderar a área, reforçando o compromisso da rede em oferecer um ambiente de trabalho com equidade para todos.

No início do ano, a Arcos Dorados anunciou sua adesão ao MOVER, um movimento formado por 46 empresas de diversos segmentos, com o objetivo de gerar uma transformação em prol da equidade racial e combate ao racismo, agindo de forma conjunta e propositiva com toda nossa cadeia de valor perante a sociedade. Uma das metas desse movimento é gerar, juntas, 10 mil novas posições para pessoas negras em cargos de decisão até 2030.

“Somos um dos maiores geradores de primeiro emprego formal da região e temos consciência de nossa responsabilidade em promover um ambiente de trabalho seguro, diverso e respeitoso. Além disso, estamos trabalhando constantemente para oferecer a igualdade de oportunidades para todos, incluindo a ascensão de carreira para cargos de liderança de pessoas negras em nosso quadro, contribuindo com a luta antirracista no mercado de trabalho”, comenta Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão na Divisão Brasil da Arcos.

Há cerca de três anos, em toda América Latina e Caribe, a companhia conta com um Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem o propósito de conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades. Entre as ações internas relacionadas à equidade racial, está a realização de treinamentos e distribuição de conteúdos educativos. Atualmente, 60% dos colaboradores da rede se declaram como pretos ou pardos.

Haroldo Rodrigues da Luz, de Curitiba, no Paraná, começou como Atendente no ano de 1995. Na época com 18 anos, Haroldo lembra até hoje de seu primeiro dia no McDonald’s. “Era tudo novo, o ambiente era cheio de energia, as pessoas estavam concentradas, preocupadas com a qualidade do serviço e produtos. Parecia um sonho”, comenta. Durante os 25 anos de empresa, Haroldo passou de Atendente a Treinador, Coordenador de Equipe e Gerente de Plantão. “Essa foi minha maior conquista. Lembro do dia que contei para a minha mãe. Ver o orgulho dela estampado nos olhos não tem preço”, fala emocionado.

Mas Haroldo não parou por aí. Foram muitas capacitações, estudos, cursos na Hamburger University. Tudo contribuiu para chegar onde está hoje: há 4 anos ele está à frente da unidade Batel, na capital paranaense. Hoje, com 44 anos, Haroldo fala orgulhoso da trajetória profissional. “É um desafio diário, mas o McDonald’s me proporciona condições para sempre buscar bons resultados e ser negro nunca foi um obstáculo, muito pelo contrário. Consigo manter minha equipe sempre unida, trabalhando motivada e tento reproduzir no time os valores da empresa, mostrando que independentemente de cor, raça, orientação sexual e religião todos podem e devem ter oportunidades”, conclui.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes da marca nessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2021). No Brasil, são mais de 1.040 unidades, empregando mais de 50.000 pessoas. A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com.

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O futuro é digital e é idoso: o que aprendi com minha mãe de 83 anos durante a pandemia

O futuro é digital e é idoso: o que aprendi com minha mãe de 83 anos durante a pandemia

Por Ozires de Oliveira*

Nunca é tarde demais para encarar o mundo digital. Minha mãe me provou isso aos 83 anos, quando perdeu o medo da tecnologia e decidiu aprender a usar o celular. Um processo difícil e um pouco solitário, porque foi o isolamento da pandemia que a fez perceber como a tecnologia poderia ser uma aliada para diminuir a distância de familiares e amigos. O fato é que a presença digital já não diz respeito apenas aos jovens e adultos. E isso não é só um retrato momentâneo, é também uma tendência que mudará para sempre a forma como a sociedade consome produtos e serviços.

Sim, os 80 são os novos 50. As gerações mais velhas estão encontrando na tecnologia meios para envelhecer melhor. Quando pensamos na covid-19, concluímos que a utilização dessas ferramentas tornou-se essencial ao grupo de risco. Minha mãe mesma está presente em mais redes sociais do que eu. Isso mostra que idosos têm descoberto que o digital pode dispor de ferramentas poderosas para minimizar o distanciamento social, dar autonomia e desenvolver funções mentais. Eles querem estar por dentro do que acontece no mundo, saber tudo sobre política, economia e saúde.

Mas, se para os jovens não é fácil acompanhar tantas atualizações do universo digital, para os idosos essa tarefa se torna ainda mais complicada. Só fui entender a dimensão dessa dificuldade quando acompanhei de perto o contato inicial da minha mãe com a tecnologia. Foi aí que percebi a necessidade de iniciativas, como cursos de capacitação para a terceira idade, começando pelas funções do smartphone, que pudessem diminuir os desafios e as barreiras que surgem na utilização de dispositivos. Enviar uma foto ou um áudio, participar de uma conversa de vídeo ou ainda encaminhar um arquivo são tarefas que se tornaram essenciais, mas não faziam parte da rotina dessas pessoas.

E é sim possível tornar mais fácil o uso de celulares e computadores. O primeiro passo seria as empresas de tecnologia se preocuparem com a experiência do usuário e a interface digital. Fontes e áreas de clique maiores, contraste de cores, atenção ao uso exagerado de elementos e informações claras de uso são alguns poucos exemplos do que precisa ser aplicado para facilitar a utilização de produtos digitais por idosos. Mais do que nunca, as empresas de tecnologia têm o dever de pensar em soluções para ajudar na inserção dos idosos nesse universo.

Estamos caminhando para um futuro cada vez mais digital e idoso. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo; em 2030, terá mais velhos do que jovens e, em 2050, a população acima dos 60 anos será o dobro do contingente de crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Até lá, a tecnologia já será uma parte intrínseca do nosso dia a dia e não faltarão ferramentas para tornar a vida mais segura. Por isso, a inclusão digital desse grupo mais vulnerável já é iminente e novos hábitos precisarão ser incorporados a partir dessa virada de chave. Terceira idade e tecnologia combinam, sim.

*Ozires de Oliveira é gerente de Serviços e gestor de Ação e Responsabilidade Social no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI)

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Construtora oferece descontos especiais durante o mês de novembro

Construtora oferece descontos especiais durante o mês de novembro

Na feira da Ademi é possível encontrar imóveis em Curitiba e Região Metropolitana

“A hora de comprar um imóvel é agora”. Essa afirmação parte do economista e diretor comercial da Pride Construtora e Incorporadora, que atua no mercado paranaense desde 2012, Thiago Kuntze. Pensando em antecipar o cenário que está por vir aos interessados em adquirir um imóvel, Kuntze vislumbra o mercado da construção civil dos próximos semestres com aumento no valor dos insumos responsáveis por materializar os empreendimentos.

Para acelerar as compras e com condições especiais, a Pride participa da 29º Feira de Imóveis da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná, que acontece de até 21 de novembro em Curitiba. “Nessas ocasiões, conseguimos mostrar ao cliente os nossos diferenciais, detalhes dos empreendimentos e, principalmente, conseguimos verificar as condições de pagamento. O cliente já sai com tudo na hora”, conta a gerente de relacionamento com o cliente Fernanda Eleto.

Além disso, durante todo o mês de novembro, a Construtora e Incorporadora está com ações especiais de venda para comemorar o Black November. “A Pride está oferecendo descontos especiais para aquisição de imóveis neste mês de novembro. Os clientes que visitarem a feira, poderão conferir nossas opções de imóveis com descontos que variam de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 reais”, relatou Veviane Jacques, gerente geral comercial da Pride.

Durante a feira será possível conhecer os empreendimentos

Verttice: Em construção na zona Norte de Curitiba, próximo do Parque Bacacheri, uma das regiões que mais cresce na cidade, é um condomínio que atende famílias de todos os tamanhos, seu diferencial são as áreas de lazer e convivência.

Berlim: Localizado no bairro Água Verde, o empreendimento é composto por 25 apartamentos na modalidade Studio e traz em seu DNA a modernidade e conforto que as diversas faixas etárias precisam. Consegue atender desde novos casais, até pessoas solteiras e idosos que estão em busca de residências menores e mais funcionais.

Safir: Empreendimento localizado no litoral do Paraná que conta com o conforto necessário para curtir bons momentos com a família e ser um refúgio da vida agitada das grandes cidades.

Moradas de Bragança: Está no Centro de São José dos Pinhais e possui um conceito especial para aquelas pessoas que procuram conforto e mobilidade com localização estratégica.

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UniCuritiba e Criadouro Onça Pintada unem esforços para a preservação da fauna silvestre

UniCuritiba e Criadouro Onça Pintada unem esforços para a preservação da fauna silvestre

Convênio de cooperação técnica assinado na quarta-feira (17/11) vai garantir que estudantes de Medicina Veterinária e outros cursos ajudem no atendimento a mais de 2.200 animais

Uma parceria inédita acaba de ser firmada entre o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – e o Criadouro Onça Pintada. Oficializado na quarta-feira (17/11), o convênio de cooperação técnica permitirá que estudantes do curso de Medicina Veterinária e de outros cursos deem atendimento e ajudem nos cuidados com os mais de 2,2 mil animais abrigados no local.

Mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, o Criadouro Onça Pintada tem programas de recomposição e manejo da fauna, com o desenvolvimento de pesquisas e técnicas de criação e reprodução das espécies. Localizado em Campina Grande do Sul, a 30 quilômetros de Curitiba, o local conta com mais de 150 recintos para 190 espécies de aves, mamíferos e répteis.

O diretor do UniCuritiba, Cristiano Ferreira de Assis, ressalta a relevância da parceria para a instituição e para todos os acadêmicos, especialmente os estudantes de Medicina Veterinária. “O Criadouro Onça Pintada vai proporcionar aos nossos estudantes uma experiência prática, única e incrível envolvendo pesquisa, conservação da vida silvestre e perpetuação da fauna e da flora brasileiras”, diz.

Por outro lado, continua o diretor, o Criadouro contará com a expertise de todos os cursos e áreas de conhecimento do UniCuritiba para potencializar seu projeto e os impactos gerados. “Tenho certeza de que a nossa parceria vai proporcionar grandes resultados para a sociedade.”

Ensino, pesquisa e extensão
Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Uriel Cotarelli de Andrade, a sinergia entre a direção do Criadouro Onça Pintada e do UniCuritiba levou à formalização deste importante convênio. “Nosso lema é mudar o país pela educação e não vamos medir esforços para a conscientização, o ensino e as pesquisas que contribuam com a preservação da fauna brasileira e a redução dos impactos ambientais”, garante.

O diretor geral do Criadouro Onça Pintada, Luciano do Valle Sabóia, explica que o espaço é destinado à conservação, preservação e reintrodução de espécies ameaçadas. “Das 20 espécies de animais silvestres que estão em extinção no Brasil, 12 estão sendo preservadas dentro do Criadouro. Esse convênio com o UniCuritiba vem ao encontro da nossa esperança de que o Criadouro se perpetue por muitos anos e que a sociedade perceba que é a preservação da natureza que vai garantir a sobrevivência humana na terra.”

Preservação da fauna e flora

O Criadouro Onça Pintada segue os padrões exigidos pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e colabora para a preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestres do país.

Por sua filosofia conservacionista, o local não é aberto ao público como um zoológico convencional e as visitas são proibidas. Tudo para manter a paz e a tranquilidade dos animais.

Além das parcerias com instituições públicas e privadas, o Criadouro Onça Pintada conta com o apoio de empresas e da comunidade para doações. O local também recebe ecovoluntários que podem permanecer nos alojamentos e trabalhar com tratadores, biólogos e veterinários após um treinamento. Além da mão de obra, é necessário contribuir com recursos para a manutenção do projeto.

Como ser um ecovoluntário
Para ser um ecovoluntário é necessário gostar da natureza e dos animais, ter idade mínima de 18 anos, ter paciência, saber trabalhar em equipe e preencher o formulário de inscrição em http://criadourooncapintada.org.br/colabore/

Durante a estadia, os voluntários podem ajudar no preparo da alimentação dos animais, tratamento e recuperação, limpeza dos recintos, estufa para cultivo de plantas que visam à produção de folhas e frutos usados na dieta dos animais e acompanhar a rotina das aves, mamíferos e répteis sob a supervisão de profissionais especializados.

A intenção da Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre é ampliar as atividades do Criadouro Onça Pintada e, por meio da divulgação dos trabalhos, obter a ajuda de mais patrocinadores para que a riqueza dos recursos ambientais e científicos sejam compartilhados com entidades de pesquisa e com a sociedade.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

 

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Bebida vegetal orgânica: uma opção duplamente benéfica para saúde do consumidor e sustentabilidade do meio ambiente

Bebida vegetal orgânica: uma opção duplamente benéfica para saúde do consumidor e sustentabilidade do meio ambiente

Com propriedades anti-inflamatórias, baixo índice glicêmico, sem aditivos, menor potencial alergênico e enriquecida em cálcio, vendas do produto cresceram 860%

As bebidas vegetais têm conquistado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Essa tendência do novo hábito alimentar extrapolou sua antes tímida presença nas prateleiras dos supermercados. Mais que uma alternativa de consumo para pessoas intolerantes à lactose ou com alergia à proteína do leite, o segmento de bebidas vegetais evoluiu exponencialmente. Segundo dados do Euromonitor Internacional, a categoria cresceu 860% em 2019 e estima-se que possa aumentar 150% até 2024. Pode-se afirmar que as bebidas vegetais, hoje, são uma opção mais saudável e sustentável para os consumidores atentos aos hábitos alimentares, além de oferecer uma pluralidade de opções inovadoras à base de cereais, frutos, sementes oleaginosas e leguminosas.

A Jasmine Alimentos, empresa paranaense líder no segmento de alimentação saudável e pioneira na comercialização de bebidas à base de plantas no país, aposta nessa tendência desde 2010 e oferece uma variedade de seis bebidas vegetais batizadas de BIOV’s em duas versões: líquida e em pó para diluir. Os sabores da bebida líquida são: Arroz com Amêndoas, Arroz com Cálcio e Aveia com Cálcio, enquanto os sabores em pó dividem-se em Original, Arroz com Coco e Arroz com Aveia. Inovadoras e saudáveis, as bebidas vegetais apresentam melhor biodisponibilidade – proporção de nutrientes que de fato são digeridos e absorvidos pelo organismo – e menores impactos ao meio ambiente.

A saudabilidade dos BIOV’s

Os componentes ativos presentes nos BIOV’s são cereais integrais e sementes oleaginosas. Desta forma, cada opção do portfólio da marca apresenta uma composição nutricional específica, com concentração de vitaminas, minerais, proteínas, compostos ativos e fibras distintos e de acordo com o ingrediente de base. Além das propriedades nutricionais dos sabores de aveia, amêndoa, coco e arroz, as bebidas líquidas Arroz e Aveia são enriquecidas com cálcio vegetal (Lithothamnium Calcareum) à base de algas, assegurando um produto ainda mais completo.

Dentre os benefícios em aderir a bebida feita à base de plantas, destacam-se as propriedades anti-inflamatórias e fácil digestibilidade. As bebidas vegetais ainda são livres de colesterol, têm potencial alergênico reduzido visto que não possuem caseína e ainda não apresentam gorduras saturadas, sendo de fácil digestibilidade. “É importante que o consumidor verifique o rótulo do produto e certifique-se que a bebida vegetal não tenha aditivos, como adoçantes, corantes, aromatizantes e conservantes. Uma outra dica é, quando possível, escolher as bebidas orgânicas livres de agrotóxicos, a fim de garantir maior teor nutricional”, detalha dra. Karla Maciel, nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos.

Reforçando sua responsabilidade social e segurança alimentar, as bebidas da Jasmine Alimentos não levam leite na composição, tampouco têm risco de contaminação de lactose. “Nossos produtos são integralmente clean label, sem adição de aditivos artificiais, açúcares ou conservantes. Eles são orgânicos certificados e adotamos especial cuidado na elaboração, processo de envase e rotulagem para entregar um produto seguro, explicativo e nutricionalmente completo para nosso cliente”, complementa Melissa Gomide Carpi, gerente de P&D da empresa.

Uma bebida ecológica

Superando os benefícios nutricionais, as bebidas vegetais causam menos impactos ao meio ambiente. Isso se deve ao fato de a indústria agropecuária leiteira ser uma das atividades que mais gera impacto na natureza com altos índices de emissão de gases do efeito estufa, além de consideráveis usos de terra e água.

Segundo um estudo feito pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a produção de um copo de leite gera quase três vezes mais emissões de gases do efeito estufa que qualquer alternativa vegetal.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014, a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

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