Para evitar o desperdício da produção desenfreada, empresa investe em consumo consciente de roupas

Para evitar o desperdício da produção desenfreada, empresa investe em consumo consciente de roupas

A customização é uma opção em diversos setores, principalmente na moda

A indústria da moda é responsável pelo massivo consumo de peças de roupas e calçados, e atualiza varejistas e seguidores da moda, com lançamentos e ideias de consumo de novos panos diariamente. Estima-se que marcas responsáveis pela produção de novas peças despejam cerca de 80 bilhões de vestuários por ano.

Com o intuito de diminuir as emissões de carbono, a alta procura por serviços de customização ampliou. Muitas empresas chegaram ao mercado oferecendo esses modelos de conserto, e a Tem Jeito, rede de franquias especializada em costura, conserto e customização de peças de roupa, foi uma delas. Fundada em 2015, com o intuito de entregar um bom atendimento, serviços de alta qualidade e ajudar na sustentabilidade de reuso de peças.

“Nosso apelo é ser sustentável, acreditamos que devemos fazer um mundo melhor, onde nós fazemos um pouco da nossa parte e incentivamos os nossos clientes a fazerem a parte deles”, comenta o fundador da rede Tem Jeito, Evandro de Macedo Filho, que esse ano, para comemorar o Dia da Árvore, doou 100 mudas de árvores em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Paraíba.

Para o final desse mês de novembro, Evandro informa que irá inaugurar em Campina Grande um ponto de coleta e serviços expressos: “Essa loja possuirá apenas 6,5 metros quadrados, e vai servir para o cliente deixar e coletar suas peças, e também, fazer serviços simples e rápidos. A loja irá possuir apenas 2 máquinas e 1 provador.”.

Os serviços de costura, customização e consertos de roupas da Tem Jeito estão disponíveis nas unidades de Campina Grande, Juazeiro do Norte e João Pessoa. Para mais informações, acesse: http://franquiatemjeito.com.br/

Sobre a Tem Jeito

Fundada em 2015, pelo empresário Evandro de Macedo Filho, que viu no segmento de costura uma ótima opção para investir, já que nenhuma empresa ou costureira, realizava o serviço de costura, conserto e customização em pouco tempo, com qualidade e mantendo um ótimo atendimento com o cliente. Presente no segmento de Franchising, há 2 anos, a rede já conta com 4 unidades ativas.

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Shopping Curitiba sorteia R$ 100 mil em compras

Shopping Curitiba sorteia R$ 100 mil em compras

A cada R$ 250, o cliente terá direito a um cupom; serão 20 sorteios de R$ 5.000 em vales-compra

O Shopping Curitiba lançou nesta quarta-feira (17) sua campanha promocional de Natal, que irá sortear um total de R$ 100 mil em vales-compra nas lojas do shopping. Serão 20 prêmios no valor de R$ 5 mil cada. A cada R$ 250 em compras, nas lojas físicas aderentes ou pela Assistente de Compras, o cliente poderá trocar por um cupom e participar da promoção.

Os sorteios serão realizados nos dias: 26/11, 27/11, 03/12, 04/12, 10/12, 11/12, 17/12, 18/12 e 30/12, 03/01/22, sendo dois por dia, sempre às 19h. Para participar, o cliente precisa cadastrar as notas das compras via aplicativo ou diretamente no shopping, de 17/11 até 31/12.

E quem participar do Natal solidário do Shopping Curitiba terá mais chances de ganhar. A cada cinco quilos de alimentos não perecíveis ou cinco quilos de ração doados, o cliente irá ganhar um cupom extra para concorrer aos sorteios. As arrecadações serão destinadas às instituições Acridas, Afece, Reviver Down e Amigo Animal.

Decoração de Natal

A decoração de Natal do Shopping Curitiba traz elementos clássicos, com muito brilho, bolas, laços, estrelas e as cores tradicionais, verde, vermelho e dourado. A árvore de Natal principal foi montada na plataforma central do shopping, em uma estrutura de 11,5 metros de altura. Há também espaços instagramáveis, como túnel de luz e guirlanda gigante.

Neste ano, o Papai Noel está presente pessoalmente no shopping, seguindo todos os procedimentos de segurança e tomando os cuidados redobrados. O público poderá tirar fotografias com o bom velhinho, separados por uma divisória transparente de acrílico.

Sorteios de Natal – Shopping Curitiba

Sorteios de 20 vales-compra de R$ 5 mil cada.

A cada R$ 250 em compras, no período de 17/11 a 31/2.

Sorteios nos dias: 26/11, 27/11, 03/12, 04/12, 10/12, 11/12, 17/12, 18/12 e 30/12, 03/01/22, sendo dois por dia, sempre às 19h.

Certificado de Autorização SECAP nº 06.016425/2021

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br  

@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba 

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Escola de Curitiba estimula conscientização ambiental dos alunos ensinando práticas de consumo consciente  

Escola de Curitiba estimula conscientização ambiental dos alunos ensinando práticas de consumo consciente

Estudantes foram convidados a aprenderem sobre a prática da permacultura para entenderem a importância do consumo consciente.

“A escola é uma potência, responsável por cada jovem que dela sai. Podemos oferecer possibilidades aos alunos, ensiná-los, engajá-los e mostrar através das nossas propostas que é direito e dever de todos viver em um mundo inteiro, consciente e mais sustentável”. A frase da pedagoga Carolina Paschoal reflete o que uma escola de Curitiba está fazendo com seus alunos: ensiná-los na prática a ter noções de sustentabilidade, e acima de tudo, de consumo consciente. 

Um projeto iniciado no segundo semestre de 2021 convidou os estudantes do Ensino Fundamental II da escola Pedro Apóstolo a conhecerem melhor a permacultura, uma prática criada no século XX que contempla conhecimentos de agricultura para uma geração de menor impacto sobre o planeta.

Convite feito, convite aceito. Os encontros dos estudantes acontecem todas as sextas-feiras, no período da tarde e cada turma desenvolve uma prática sustentável. Segundo Carolina Paschoal, os alunos pesquisam e também colocam a mão na massa - literalmente. 

“Desde que iniciamos o projeto, recebemos um arquiteto permacultor que passou aos estudantes conhecimento sobre o assunto. O grupo realizou sabatinas e assembleias para discutir sobre o que aprenderam e aplicaram, na prática, as técnicas que adquiriram. Tivemos então a construção de horta em espiral, sistema de umidade e irrigação, sistema de compostagem e a pesquisa sobre os Impactos que a troca de aparelhos celulares tem sob os recursos naturais”, comenta a diretora. 

As atividades não geram as tradicionais notas para os estudantes. Mesmo assim, a equipe pedagógica constatou o empenho e vontade dos estudantes em participarem do grupo, com presença de até 70% dos alunos da faixa etária de 11 a 15 anos. Já no terceiro encontro de alunos, mais da metade dos que compõe o Ensino Fundamental II estava presente. Aos poucos, com os estudos mais amadurecidos, os alunos ainda foram às turmas do Ensino Fundamental I mostrar o que aprenderam nas atividades. 

Ao mesmo tempo em que aprendem sobre a permacultura, segundo a diretora, conhecimentos sobre probabilidade, física, química e geografia também são abordados. E muito mais do que isso: eles entendem seu papel no mundo na questão ambiental e ainda todos os debates internacionais que vem acontecendo. "Mesmo que pareça insignificante, a cada pessoa que abrir os olhos a respeito desse tema é um passo que se dá em direção a um planeta mais saudável. Nesse ponto entra a importância da escola", afirma Carolina Paschoal.

Sustentabilidade também na matrícula 

Outra ação da Escola Pedro Apóstolo para engajar as famílias para transformar o ambiente no mais sustentável possível, foi proporcionar o desconto sustentável. Ou seja: todos os alunos que forem se matricular para 2022 e comprovarem que fazem alguma ação que impacte positivamente o meio ambiente receberão 3% de desconto no valor das mensalidades.

Para participar do “desconto (benefício) sustentável” basta que a família demonstre sua ação através de um desenho ou vídeo de até 15 segundos. “A sustentabilidade na Pedro Apóstolo surgiu como uma necessidade de sobrevivência da própria escola. Sim, porque se temos a função de ensinar globalmente, temos que envolver o meio ambiente nesta jornada. E foi essa vontade de ir além e compreender que quando você joga algo fora, o fora não existe, é que damos cada passo em direção a preservação do nosso Planeta. Por isso achamos muito importante envolver toda a comunidade escolar junto conosco nesse objetivo”, afirma a diretora da Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal.

Sobre a Escola Pedro Apóstolo  
   
Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Mais de vinte anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece aulas em meio período (matutino e vespertino), intermediário e integral bilíngue.  

A Escola Pedro Apóstolo foi fundada em 1997 por Odilon Augusto Paschoal e Dircea Paschoal. A ideia do casal era que a escola apresentasse um ensino no qual o aluno pudesse ser visto como único e que as habilidades dele fossem valorizadas e estimuladas por meio de aulas dinâmicas, professores capacitados comprometidos e experientes com o olhar cuidadoso e atendimento individual.  

Além da formação dos alunos, a constante atualização dos professores também é uma das missões da Pedro Apóstolo. Além de valorizar profissionais altamente qualificados no mercado, a escola organiza grupos de estudo de leitura, atualidades e vivência entre os seus professores como forma de incentivo e de promover a troca de cultura e conhecimentos.  

Escola Pedro Apóstolo  

Rua Dr Manoel Linhares de Lacerda, 69 – Capão Raso  

41 3347-5834  

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www.pedroapostolo.com.br   

Facebook: escolapedroapostolo  

Instagram: escolapedroapostolo

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Mudança no perfil do consumidor embala aumento na produção de celulose no Brasil

Mudança no perfil do consumidor embala aumento na produção de celulose no Brasil

Líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para o setor estima alta em torno de 20% na capacidade produtiva até 2025

Mesmo com a transformação tecnológica em setores que tradicionalmente utilizam grandes quantidades de papel, como escritórios e indústrias gráficas, o segmento de celulose no Brasil tem registrado um grande aumento da capacidade produtiva na última década e buscado se adequar às constantes mudanças no consumo de papel. A pandemia, principal barreira para outros setores, ajudou a impulsionar ainda mais a demanda por produtos oriundos da celulose, como papéis tissue (papel higiênico, lenços e toalhas de papel) e cartão (embalagens de alimentos). Segundo levantamento da Valmet, líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo para o setor, o perfil do consumo mudou, mas o uso do insumo foi amplificado nos últimos dois anos. A companhia finlandesa estima, inclusive, que a produção de celulose aumentará em torno de 20% até o ano de 2025 no Brasil.

De acordo com o diretor de Celulose e Energia da Valmet na América do Sul, Fernando Scucuglia, a crise sanitária obrigou o mundo moderno a reconhecer sua dependência de tais produtos. “Em uma sociedade cada vez mais urbana, tivemos o crescimento do material tissue, como lenços descartáveis, papel-toalha e papel de embalagem. O e-commerce e os aplicativos de comida nunca consumiram tanto papel, e a falta de matéria-prima foi sentida nos primeiros meses da pandemia, com uma demanda nunca antes vista, desencadeada pelas medidas protetivas, entre elas os protocolos de higienização, necessidade de redução de circulação de pessoas e o pelo isolamento social”, analisa o diretor.

Oportunidade para o Brasil

Maior exportador mundial de celulose, o Brasil avançou 7,8% na produção do produto no último trimestre de 2020 - segundo maior volume desde o início do registro histórico, de acordo com levantamento da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Mas, por que o país se destaca tanto entre a concorrência? A resposta está no solo brasileiro: com as florestas mais produtivas do mundo, houve diminuição dos gastos logo no plantio da matéria-prima, fato que dá competitividade ímpar aos produtores de celulose e papel. “Se pegarmos o eucalipto como exemplo, ele leva de 5 a 7 anos para estar pronto para o corte. Esse tempo é duas, três vezes menor que em outros países e isso é fundamental, já que as despesas de produção com matéria-prima representam de 60% a 70% dos gastos da indústria”, afirma Scucuglia.

Além disso, a área de plantio do eucalipto no Brasil não concorre com locais utilizados para a produção de alimentos, problema vivenciado pelos principais concorrentes. “O preço da polpa é mais baixo que na região escandinava, na Europa e nos EUA, então, nossos clientes têm maiores lucros nas negociações”, acrescenta.

Capacidade produtiva

E, para acompanhar o movimento favorável do mercado, os principais fabricantes de celulose e papel com instalações em solo brasileiro têm investido em projetos de expansão: CMPC, Klabin, Bracell, LD Celulose, Suzano, Eldorado; todos em processo de ampliação e modernização em suas plantas. Com grandes projetos em solo brasileiro, a América do Sul deverá aumentar sua capacidade produtiva em 35% até o ano de 2030.

Participando dos principais projetos do setor, a Valmet tem buscado desenvolver soluções em conjunto com os gigantes do segmento. “Recentemente tivemos o start up da MP 27 e da nova linha de fibras da Klabin com o primeiro digestor contínuo Valmet geração 3 (Valmet Continuos Cooking G3), áreas fundamentais para o aumento de capacidade de produção de embalagens da fábrica. Na Bracell, por exemplo, entregamos a maior planta de evaporação do mundo e a maior planta de licor branco sem utilização de queima de combustível fóssil, um marco para a América do Sul. E agora fomos escolhidos pela CMPC como principal parceira no projeto BioCMPC, que irá modernizar a unidade de Guaíba, incrementando a performance ambiental da unidade e aumentando a capacidade de produção da fábrica de celulose", explica Fernando Scucuglia.

Para a Klabin, em Ortigueira (PR), a Valmet forneceu a máquina MP 27, que produz o Eukaliner, o primeiro do mundo produzido com 100% de celulose oriunda do eucalipto. Em Lençóis Paulista (SP), no projeto STAR da Bracell foram entregues uma planta de evaporação, uma planta de licor branco para a caustificação e dois fornos de cal com gaseificadores de biomassa, que serão os primeiros e maiores gaseificadores da América do Sul com geração de energia livre de combustíveis fósseis.

Já a LD Celulose, que será responsável pela produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano, adquiriu as linhas de fibras, secagem de celulose e enfardamento, além de uma planta de licor branco e uma planta de evaporação. A Valmet também ficará responsável por todo o sistema de automação da fábrica em Minas Gerais.

Além disso, recentemente foi anunciada a escolha da Valmet como principal parceira no projeto BioCMPC, A meta do projeto é melhorar ainda mais a performance ambiental da unidade em termos de emissões hídricas, gasosas e resíduos sólidos. Como benefício adicional, a unidade terá um aumento de capacidade de produção da linha 2 da fábrica de celulose de Guaíba, no Rio Grande do Sul, de 1,5 milhão de ADt/ano (toneladas secas ao ar por ano) para 1,85 milhão de ADt/ano. Com conclusão prevista para final de 2023, a entrega da Valmet para a modernização da linha 2 da fábrica de celulose de Guaíba incluirá reformas na secagem de celulose, linha de fibras, evaporação e planta de licor branco, uma nova caldeira de recuperação e um novo tratamento de cinzas, além de uma ampliação no sistema digital de controle distribuído (SDCD) incluindo aplicações avançadas de internet industrial. A modernização da linha inclui melhorias para alta confiabilidade e desempenho com baixo impacto ambiental.

E o futuro?

De acordo com Scucuglia, além do aumento na capacidade produtiva, o Brasil também será protagonista de uma nova etapa da indústria de celulose, que contará com a difusão de produtos novos e sustentáveis.

“Seremos pioneiros na produção de fibra, papel tissue, embalagem e também na substituição de produtos com matéria-prima renovável, substituindo plástico e outros produtos desalinhados com o conceito “environmental friendly” por fibra de celulose a partir da nanotecnologia. A celulose é uma molécula flexível e pode ser utilizada em uma infinidade de aplicações. Pelo protagonismo, seremos fundamentais nessa nova etapa do mercado, como nos avanços da Klabin na extração e refinação de lignina e na microfibra de celulose. O que hoje é uma fábrica de celulose, poderá ser em futuro bem próximo uma biorrefinaria, com florestas certificadas como fonte de matéria-prima, produzindo fibra, papel, energia, fio de tecidos, metanol, ácido sulfúrico, lignina e outros produtos bioquímicos essenciais para a vida humana, com baixo impacto ambiental, através de processos sustentáveis e tecnologia de ponta”, completa.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

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Bob's apresenta novas embalagens inspiradas na música brasileira

Bob's apresenta novas embalagens inspiradas na música brasileira

Estimulado pela variedade cultural da música no Brasil e motivado pela participação da marca no Rock in Rio, o Bob's convidou três artistas para ilustrar as embalagens da marca com ritmos e danças brasileiras

A relação do Bob’s com a música é longa. Desde que foi fundada, em 1952 no burburinho de Copacabana, este é um dos grandes pilares da marca. Ao longo da história, a primeira rede de franquias do Brasil participa de grandes eventos como Carnaval e Rock in Rio com maestria, sempre levando uma saborosa opção para público.

Com o retorno dos eventos presenciais, em especial ao Rock in Rio, do qual o Bob’s é parceiro desde a sua 1ª edição, em 1985, a marca optou por trazer esta temática para as suas embalagens.

Para Raquel Paternesi, diretora de Marketing do Bob´s, este é um projeto muito especial. “Levar arte, cultura e música a toda a população brasileira sempre será um grande prazer para nós. E com mais de mil pontos de vendas espalhados pelo país, por que não utilizar as nossas embalagens para dividir isso com eles?”, conta.

“Pensando em toda a cultura, música e diversidade cultural do nosso país, convidamos três artistas brasileiros para desenvolverem ilustrações, cada um com sua interpretação, olhar e poesia próprios. Foi um trabalho muito gratificante e estamos ansiosos pela reação dos nossos consumidores”, completa.

A Zaic Branding, consultoria de branding e comunicação, foi a responsável por transportar as artes criadas por Estela Carregalo, Adolfo Morandini e Anatriz para as embalagens do Bob’s.

Segundo Zeuner Fraissat, Diretor Executivo da Zaic Branding, o Bob's é uma marca que tem a energia do Brasil. “É a representação da combinação deliciosa do nosso povo, da nossa cultura e da nossa música. Os três artistas que convidamos para fazer parte desse projeto conseguiram traduzir, em cada um dos seus estilos, nossas cores e ritmos. O desafio de transformar sua arte em design e comunicação foi a tarefa mais simples. As criações são tão ricas que vestiram as embalagens e peças de comunicação com a alegria da marca”, completa.

A artista Estela Carregalo sempre teve a cultura brasileira como maior inspiração artística, principalmente a música. “Adorei retratar o forró, já que é meu ritmo preferido. Assisti diversos vídeos de dança para chegar em uma síntese de um movimento único. Pensar que minha arte vai impactar várias pessoas em seus cotidianos me deixa muito animada”, exalta.

“Meu trabalho tem tudo a ver com essa diversidade que o Bob’s vem apresentando ao longo dos últimos tempos. Me aproximar do grande público é um grande objetivo. Não gosto da ideia de galeria, gosto de colocar a arte na bandeja para atingir toda a população, sem qualquer barreira” destaca Adolfo Morandini.

"Isso pode, em algum momento, despertar a curiosidade do consumidor do Bob’s em se interessar pela arte. Acredito que a arte é uma comunicação universal, uma linguagem que se fala no mundo inteiro", completa.

A artista potiguar Anatriz diz que procurou representar o sentimento do Brasil em seus desenhos. “Temos ritmos muito exclusivos da cultura brasileira, como o próprio funk. Eu quis transmitir essa alegria. Quando as pessoas pensam em música brasileira, elas sempre pensam em alegria, em uma coisa calorosa. É isso que eu quero que as pessoas vejam meu trabalho”, explica.

Os consumidores terão acesso a toda essa cultura no papel da bandeja, nos wraps e cartuchos que envolvem os sanduíches, no cartucho de batata, nos copos de 400ml de plástico e de 500ml de milk shake, além dos sacos para delivery.

Sobre o Bob’s

Primeira rede de franquias do Brasil, o Bob’s é uma empresa genuinamente brasileira, fundada em 1952 no burburinho de Copacabana, que rapidamente lançou moda e virou mania entre os cariocas. Sua expansão pelo Brasil começou em 1984 por meio de um bem-sucedido sistema de franquias, que segue até hoje oferecendo suporte para todos os interessados em abrir uma unidade da rede. Atualmente, são mais de 1.000 pontos de venda em todas as capitais do Brasil.

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