Empreendedora social leva projeto de dança e cultura para crianças e adolescentes da periferia de Curitiba

Empreendedora social leva projeto de dança e cultura para crianças e adolescentes da periferia de Curitiba

No próximo dia 19 é celebrado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

No próximo dia 19 de novembro é celebrado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data é uma iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU), em parceria com diversas instituições globais, e incentiva às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios, levantando a bandeira da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

Empreender exige muito mais que apenas coragem, determinação e inovação. Em muitos casos, empreender por necessidade é a única opção. Unindo sonho com propósito, a empreendedora social Camila Casagrande é um exemplo de liderança feminina em Curitiba (PR). Nascida na periferia da capital paranaense, teve uma infância humilde e com poucos recursos. Filha de doméstica e caminhoneiro, estudou em escola pública e seus pais sempre a incentivaram a ter educação de qualidade.

Sempre muito dedicada, aos 12 anos, Camila vendia pulseiras para juntar R$ 18 por mês para fazer ginástica no contraturno escolar e, aos 15 anos, teve a primeira experiência artística na escola pública onde estudava, apresentando uma coreografia de dança com suas amigas na semana cultural. “Ao terminar a minha primeira apresentação, vivi algo novo, inesquecível e transformador. Me questionei sobre porque eu só havia sentido essa sensação de pertencimento com 15 anos e decidi tornar o aplauso acessível para outras pessoas”, lembra Camila Casagrande.

E com este objetivo, a empreendedora social montou um grupo de dança para crianças e adolescentes da comunidade em 2008, chamado Grupo de Dança Senses, e começou a dar aulas no pátio da escola em que estudava, ensinando coreografias que copiava dos vídeos no YouTube. Bolsista do ProUni, cursou Publicidade e Propaganda e fez especializações em Gestão da Arte & Produção da Cultura, MBA em Dança - Gestão e Produção Cultural, Empreendedorismo Social e Negócios Sociais e se formou como Líder Social na Falcons University.

“Por dez anos, ensinar dança fez parte dos meus planos. Vi a transformação acontecer na vida das crianças que não tinham nada. Crianças que tinham todos os motivos para escolher o caminho do crime. Crianças que também experimentaram o poder do aplauso, do apreço público e que optaram pela arte”, afirma Camila Casagrande.

Em 2017, Camila entendeu que além do impacto que já havia gerado, poderia gerar multiplicadores deste e atender ainda mais crianças. Fez o convite para que seus alunos se tornassem professores e fundou o Instituto Incanto, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social por meio da arte e da cultura, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia.

Atualmente, o Incanto atende várias ocupações e favelas de Curitiba e Região Metropolitana e conta com cerca de 120 voluntários ativos. Já impacta a vida de 510 crianças e adolescentes por meio de 17 ONG´s parceiras, que recebem as aulas desses professores distribuídas em 11 comunidades, além de outras 200 crianças atendidas diretamente no Centro Cultural Incanto, inaugurado em julho de 2021. “Até 2022 serão mais de 2 mil atendimentos nas favelas”, complementa Camila.

A organização gerencia voluntários professores que dão aulas regulares no Centro Cultural e também nas organizações e associações parceiras do Incanto. “Olhar o crescimento do Incanto e lembrar de que começamos tudo isso sem recurso algum é o que mais me faz acreditar na solidariedade e no potencial que temos como seres humanos”, diz emocionada Camila Casagrande, fundadora do Instituto.

Como as mulheres podem ser mais empreendedoras?

Na opinião de Camila Casagrande, incentivar e capacitar o empreendedorismo feminino é essencial e deve começar com a educação básica, independente da classe social. “No Incanto, por exemplo, nossas pequenas recebem aulas de como elas podem resolver problemas. Tenho a intenção de criar um comitê de gestão mirim, colocar um grupo de meninos e meninas para falar sobre o que eles querem pro mundo e como encontrar soluções para os problemas”.

Empreendedorismo feminino ainda é pouco incentivado no país

No Brasil, mais de 9 milhões de micro, pequenos e médios negócios são liderados por mulheres, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018.

São diversos os motivos que fazem as mulheres empreenderem, mas o principal deles ainda é a necessidade, muitas vezes causada pelo desemprego ou por relacionamentos abusivos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora, 26% das mulheres consultadas iniciaram seu negócio durante a pandemia de COVID-19, justamente pela necessidade de buscar uma nova renda. Além disso, a busca por mais flexibilidade, autonomia e a realização profissional também colaboram para o crescimento de mulheres empreendedoras.

“O empreendedorismo surgiu como uma consequência do que eu fui estudando e dos caminhos que foram me levando. Eu tive que aprender tudo sozinha por conta das necessidades que foram surgindo ao longo da jornada”, conta Camila Casagrande.

Para ela, o empreendedorismo social feminino deveria ser estimulado para gerar impacto positivo no mundo, seja por meio da educação, políticas públicas ou cultural. “As mulheres ainda não são vistas em cargos de liderança. Acabamos seguindo carreiras que são padrão e somos pouco incentivadas a ter o próprio negócio. Nós devemos e precisamos ocupar todos os espaços que nos são de direito, e aproveitar a sensibilidade feminina que temos para impactar positivamente a vida do próximo”, acrescenta. No Brasil, apenas 13% dos cargos ocupados por CEO são de mulheres, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Talenses, em parceria com o Insper.

Quer fazer parte do Instituto Incanto?

Quem tiver interesse em fazer parte dos projetos, de forma voluntária ou por meio de doações em dinheiro ou materiais, ou se inscrever de forma gratuita nas atividades esportivas, culturais ou de educação, pode entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3078-1358. Mais informações, acesse https://www.institutoincanto.org.br.

Add a comment

Black Friday: UniOpet oferece desconto de até 70% em novas matrículas

Black Friday: UniOpet oferece desconto de até 70% em novas matrículas

Descontos limitados vão até 3 de dezembro nas modalidades presencial, semipresencial e EAD

A Black Friday também chegou ao Centro Universitário UniOpet. Do dia 15 de novembro ao dia 3 de dezembro, todos alunos que se matricularem na instituição terão desconto de até 70%. Nesse período, os descontos serão variados nas modalidades presencial, semipresencial e EAD (os valores estão disponíveis no site https://www.opet.com.br/uniopet).

O objetivo da ação é tornar a graduação mais acessível, em uma oportunidade de investimento na carreira acadêmica e profissional dos alunos, dentro do propósito de formação de profissionais para o mercado de trabalho, com enfoque na empregabilidade.

As inscrições para o vestibular UniOpet estão abertas pelo site.

O Centro Universitário UniOpet tem a sua formação apoiada na experiência de 48 anos de ensino do Grupo Educacional Opet, cujo pioneirismo e espírito empreendedor no Paraná são características marcantes e fazem parte do seu DNA. Com 37 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, e 33 cursos de pós-graduação, a instituição está presente em Curitiba em dois campi: Centro Cívico e Rebouças.

Add a comment

Quer abrir uma franquia em 2022? Especialistas dão dicas

Quer abrir uma franquia em 2022? Especialistas dão dicas

De acordo com Marina Nascimbem Bechtejew Richter e Caio Simon Rosa, advogados e sócios do escritório NB Advogados, o sistema de franchising cresce anualmente, atrai cada vez mais investidores e é repleto de oportunidades nas mais diferentes regiões do Brasil. No entanto, uma análise criteriosa antes de investir continua sendo imprescindível

Está pensando em abrir uma franquia em 2022? Consolidado e sempre em crescimento, o franchising brasileiro segue atraindo investidores pelo Brasil. “No entanto, antes de investir numa franquia, uma análise bastante criteriosa é imprescindível a fim de evitar conflitos futuros ou até mesmo a perda do montante investido”, alerta Marina Nascimbem Bechtejew Richter, advogada e sócia do escritório NB Advogados.

O também advogado e sócio do escritório, Caio Simon Rosa, completa: “Não é possível afirmar se uma franquia é ou não confiável ou se terá sucesso. Como qualquer outra atividade, a franquia envolve riscos. Por isso, antes de assinar qualquer documento ou pagar qualquer valor, é preciso avaliar e estar seguro de que esta é a melhor opção para si”.

Os advogados prepararam um roteiro para auxiliar os investidores nesta análise inicial, vale conferir:

• Faça uma autoanálise: você tem perfil para ser franqueado? Isto se faz importante porque os franqueados têm uma certa subordinação, ou seja, precisam seguir padrões e regras determinadas pela franqueadora – o que garante a padronização do negócio;

• Pesquise os segmentos e marcas de interesse, avaliando, inclusive, se há possibilidade de expandir na área pretendida. Certifique-se de que você tem uma afinidade com o negócio para que o dia a dia no trabalho seja prazeroso, apesar de desafiador;

• Procure entender como funciona o sistema de franquias. Uma sugestão é o curso “Entendendo o Franchising” que é ministrado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising;

• Busque informações sobre a franqueadora que lhe interessa. Uma forma eficiente, além das pesquisas mais convencionais, é conversar com os franqueados da rede;

• Busque, ainda, informações sobre a marca de seu interesse, inclusive quanto ao seu registro no INPI;

• Verifique se a franqueadora está filiada à Associação Brasileira do Franchising. A filiação não é obrigatória, mas pode ser importante, já que existem alguns requisitos que as marcas precisam cumprir para fazer parte da entidade, além da possibilidade de participar de eventos de capacitação e negócios que promovem muita troca de experiência;

• Se a franqueadora for filiada à ABF, é importante analisar se ela já foi chancelada com o Selo de Excelência. Os franqueadores não são obrigados a participar do processo do Selo de Excelência, razão pela qual, não possuir o Selo não significa que não se trata de uma franquia séria. Contudo, a chancela é importante para manter a credibilidade das franquias: ela é fruto de uma pesquisa realizada junto a alguns dos franqueados da rede, além passar por outras análises que vão se aprimorando com o passar dos anos;

• Tanto o candidato como a franqueadora devem passar pelos passos da expansão sem pressa, fazendo todas as análises necessárias. Vale lembrar que, em muitos casos, o investimento do negócio representa o dinheiro acumulado durante toda a vida do candidato. Além disso, a relação entre franqueador e franqueado pode ser comparada a um casamento: ao se iniciar, pretende-se que seja duradoura;

• Antes de assinar o contrato, é importante estudar e analisar criteriosamente todos os documentos e informações recebidas, inclusive o plano de negócio apresentado;

• A Franqueadora precisa apresentar ao candidato a franqueado a Circular de Oferta de Franquia. Este documento, que deverá ser analisado com muito cuidado pelo candidato, deve conter as informações exigidas pela Lei de Franquia (artigo 2º da Lei de Franquia);

• O candidato deve entrar em contato com os franqueados que estão na rede e os que saíram. Os últimos – mais precisamente os que se desligaram nos últimos 24 meses - devem estar relacionados na Circular de Oferta de Franquias;

• É imprescindível que o candidato esclareça todas as suas dúvidas sobre o negócio e sobre o contrato que será firmado. Uma vez assinado, ambas as partes devem respeitá-lo integralmente. Contrate um advogado especializado em franquias para ajudar no entendimento dos documentos jurídicos e outras aspectos que julgue necessários.

“Uma vez que o candidato decida seguir com o negócio, o contrato de franquia será assinado e o candidato deverá buscar um ponto comercial que atenda às exigências da rede, avaliando inclusive o seu estado e as reformas que serão necessárias”, prossegue Marina.

O advogado Caio Simon Rosa vai além: “Iniciada a relação de franquia, é importante que seja mantido um canal de comunicação saudável com a franqueadora, evitando conflitos e desgastes desnecessários e que apenas trarão prejuízos ao negócio”.

Sobre o NB Advogados

O escritório NB Advogados oferece assessoria jurídica especializada em Direito Empresarial com foco nas seguintes áreas de atuação: societário, cível, consumidor, contratos - notadamente, franquia e canais de distribuição ao varejo - além de direito imobiliário e propriedade intelectual. Atua, ainda, no Direito de Família e Sucessões. www.nbadv.com.br.

Add a comment

Black Davene tem produtos a partir de 2 reais

Black Davene tem produtos a partir de 2 reais

Promoção de Black Friday tem até 80% de desconto na loja virtual até o dia 30 de novembro

Para aqueles que aguardam pela Black Friday para realizar suas compras pelo menor preço do ano, a Black Davene está imperdível. Na loja virtual da marca, já é possível encontrar diversos itens selecionados com até 80% de desconto e produtos a partir de 2 reais. Para complementar a promoção, as compras a partir de 130 reais no site ganham frete gratuito. A mega promoção da marca vai até o dia 30 de novembro.

Já para quem comprar a partir de 200 reais, ganha de presente uma banheira em miniatura da Davene para decoração da casa.

Entre os produtos com desconto estão o Mix de Sabonetes Vegetais da La Flore e La fruta, que sai por 7,58 reais, o tradicional Creme de Leite de Aveia em diferentes volumes a partir de 17,94 reais, sabonetes vegetais com até 20% off, Kit Creme para as Mãos de Rosas, por 15,90 reais e a linha Bebê Vida, com preços em torno de 4,50 reais.

Completando 45 anos de história, a Davene é nacionalmente conhecida por revolucionar o conceito de hidratação e higiene pessoal. Todos os

produtos da marca, maioria veganos, possuem eficácia comprovada, são livres de parabenos e corantes e livres de testes em animais.

Os itens com desconto da Black Davene podem ser encontrados em um revendedor mais próximo ou no site oficial da marca: www.davene.net.br.

Sobre a Davene

A marca que completa 45 anos de história é nacionalmente conhecida por revolucionar o conceito de hidratação e produtos de higiene pessoal. Atualmente cerca de 90% do portfólio de produtos Davene é vegano, livre de testes em animais. A marca atua também no mercado internacional com exportação para países como Angola, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Moçambique e África do Sul.

Mais informações:

www.davene.net.br | Instagram: @davene.br | Facebook: @davene.br

Add a comment

Maior rede de alimentação saudável do Brasil lança Panetone e Chocotone zero glúten e lactose

Maior rede de alimentação saudável do Brasil lança Panetone e Chocotone zero glúten e lactose

A proposta do Mr. Fit é saborear o Natal sem restrição

Uma das novidades mais gostosas deste fim de ano chega por meio do Mr. Fit, maior rede de franquias de fast food saudável do país, que decidiu inovar e lançar sua própria linha de panetones e chocotones sem glúten e sem lactose. Além de zero, as duas opções do bolo natalino - frutas e chocolate - possuem alto teor de fibras e menos calorias em comparação às versões tradicionais e são ideais para quem deseja sentir o gostinho do Natal sem restrição e com muito sabor.

O lançamento da linha reforça a estratégia de investimento do Mr Fit na produção de produtos da marca própria, visto que atualmente a rede já conta com mais de 90 itens. Os panetones podem ser encontrados em qualquer loja da rede ou através do iFood nas versões frutas e chocotone com gotas de chocolate light, por R$14,90 (150g) cada.

Sobre o Mr. Fit

Criada em 2013, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, a rede Mr. Fit é pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil. A ideia e formatação do negócio foi da empresária Camila Miglhorini, que depois de enfrentar dificuldades para encontrar uma comida rápida e saudável, em um mundo repleto de produtos artificiais e industrializados, fundou a franquia que oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. A rede está presente em 24 estados brasileiros e em Portugal. Mais informações: https://www.redemrfit.com.br/

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos