Em alta, mercado imobiliário de Curitiba ainda é para poucos

Em alta, mercado imobiliário de Curitiba ainda é para poucos

Levantamento mostra que somente 15% das famílias podem pagar preço médio da casa própria na capital paranaense

Politicamente alardeada durante muito tempo como “capital social” do Brasil, a cidade de Curitiba não foge do padrão nacional da desigualdade social. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade paranaense é a 8.ª capital mais desigual do país. Quando se trata do acesso à moradia, o choque de realidade se repete, comprovando que a oportunidade a uma vida mais digna, com conforto, infraestrutura e segurança, ainda está muito distante da grande maioria dos curitibanos.

Segundo dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a BRAIN Inteligência Estratégica, o preço médio dos imóveis em Curitiba é de R$ 651 mil. Sendo assim, seguindo os requisitos da Caixa Econômica Federal, seria necessária uma renda familiar de aproximadamente R$ 15 mil para financiar um imóvel dentro dos preços médios da cidade. Um estudo realizado pela Incorporadora WeeFor, levando em consideração o valor da moradia e o salário médio dos moradores de Curitiba segundo o IBGE, mostra que apenas 15% das famílias curitibanas têm condições de acessar um financiamento imobiliário. Logicamente, os 15% estão concentrados nos bairros centrais da cidade.

“Enquanto incorporadores, sentimos um incômodo em participar da construção dessa cidade. Cada vez mais vemos em Curitiba empreendimentos certificados, sustentáveis e luxuosos, definitivamente a cidade entrou no mapa quando se pensa em empreendimentos de alto padrão. Isso é legal, porém, qual cidade estamos construindo? Hoje, em Curitiba, temos um Valor Geral de Venda (VGV) de lançamentos de R$ 3,7 bilhões, certamente muito dinheiro está sendo investido na construção da cidade. Mas essa cidade é para quem?”, questiona Maria Eugênia Fornea, CEO da WeeFor.

Para Maria Eugênia, o paradoxo brasileiro reverbera em Curitiba e as incorporadoras são peças fundamentais nisso. “Entendemos que, quando se trata de cidade, a iniciativa privada tem recursos humanos e financeiros, sabemos que é possível fazer mais. Por isso, na WeeFor montamos um time com experiência em atuar em comunidade, para entender por onde começar”, comenta a CEO. “Sabemos que o que fazemos ainda é muito pouco e entendemos nossas limitações. Mesmo assim, vemos que o mercado da incorporação está pronto para fazer mais. Desenvolvendo essas ações, encontramos parceiros incríveis, outros incorporadores, que nos apoiaram para fazer acontecer. Se todos os responsáveis por esse VGV de lançamentos imobiliários trabalhassem em prol da cidade, veríamos mudanças significativas”, complementa.

Instituto WF e Vila Joanita

O anseio em trazer o lado humano para todos os processos e a inclusão da responsabilidade social como um dos pilares da WeeFor fizeram com que a empresa entendesse a necessidade de promover ações que fossem além de seu negócio principal. Para isso, a incorporadora concebeu o Instituto WF, iniciativa criada para viabilizar a concretização de projetos de impacto social a partir da articulação dos atores que ocupam e constroem a atual Curitiba.

Atuando ao lado de parceiros que também desejam colaborar na construção de uma cidade mais justa e humana, o Instituto WF exerce atividades como mapeamento de comunidades vulneráveis, identificação de demandas locais, análise urbanística e jurídica, concepção e gestão de projetos ESG (Environmental, Social and Governance). “Por meio de engajamento de voluntários, captação de recursos, conexão de iniciativas pautadas por demandas sociais diversas e requalificação de espaços voltados para a conscientização e a capacitação de pessoas”, detalha Maria Eugênia Fornea.

Recentemente, o Instituto WF deu início a uma série de ações que fazem parte do projeto Vila Joanita, comprovando a importância social dessa cooperação entre as grandes incorporadoras do mercado. Localizada na divisa entre o Bairro Alto e o Tarumã, no encontro dos rios Bacacheri e Atuba, a Vila Joanita, juntamente com as comunidades DER e o Morro, reúne cerca de 400 famílias em situação de vulnerabilidade social, a grande maioria em situação irregular de moradia.

Em 2020, a comunidade foi escolhida pelo Instituto WF para a implantação de um projeto de transformação social por meio de educação, educação ambiental, adequação e requalificação de espaços comunitários, além da captação e qualificação de mão de obra. Em contato com líderes comunitários, ativistas que já atuam na região e diretamente com os moradores foram levantadas as principais necessidades da Vila Joanita e iniciadas ações para promover as mudanças consideradas por eles como mais importantes.

A iniciativa teve início durante um dos momentos mais delicados da pandemia de Covid-19 e logo chamou a atenção de várias outras empresas do mercado imobiliário paranaense, como as incorporadoras Altma, Idee e Hiex e a construtora RAC Engenharia, que aderiram à causa. Desde então, o projeto Vila Joanita promoveu ações como doação de marmitas, produtos de higiene, roupas, cobertores e óculos de sol para os moradores; realização de um diagnóstico participativo; articulação com poder público e parceiros para prestação de serviços; e atualização da situação jurídica e contábil da Associação de Moradores da Vila Joanita.

"Quando o projeto teve início na Vila Joanita, estávamos no meio da pandemia e eles fizeram a diferença nos ajudando com alimentos e materiais de higiene. Agora, o projeto representa o reconhecimento da moradia, o que nos traz mais segurança", conta a líder comunitária Júnia Celle da Costa Silva, carinhosamente conhecida por todos na Vila Joanita como Dona Júnia. "Os moradores estão bem contentes e ansiosos para as inovações que o projeto vai trazer a cada morador da Vila Joanita, desde os jovens, até as pessoas com mais idade. As pessoas da vila estão se sentindo muito abraçadas pelo projeto", diz a liderança da comunidade.

O trabalho do Instituto WF e seus parceiros na Vila Joanita inclui ainda a readequação da sede da associação dos moradores, que será finalizada nos próximos meses. Completando a ação na comunidade, a WeeFor vai destinar 2,5% do Valor Geral de Vendas (VGV) do empreendimento MUDA WF para projetos comunitários da Vila Joanita.

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Shopping Estação completa 24 anos de história e anuncia 15 inaugurações

Shopping Estação completa 24 anos de história e anuncia 15 inaugurações

Entre as novidades estão Cacau Show Mega Store, Cotton On, Bibi, livraria A Página e os souvenires da Curitiba Sua Linda

O Shopping Estação foi inaugurado em novembro de 1997 e neste mês, comemora 24 anos de história e de participação ativa na vida dos curitibanos. Para celebrar o aniversário e marcar a retomada econômica pós pandemia, o empreendimento anuncia a chegada de 15 novas lojas.

Para os próximos meses, estão previstas as seguintes inaugurações: Cacau Show Mega Store, a marca australiana Cotton On, os cosméticos da Alice Salazar, Mia Shop de artigos domésticos, Bibi que é especializada em calçados infantis, QCafé, livraria A Página, a loja de souvenires Curitiba Sua Linda, Body Laser, a curitibana Dóffee Donuts, VA Jeans, Avatim, Tokyo Presentes, Use Evok e ainda um bar 360º.

“Somos reconhecidos pelas inúmeras operações gastronômicas, pelas opções de entretenimento para toda a família, pela praticidade e pela localização privilegiada. Com as novas operações, consolidamos um mix cada dia mais completo para compras e garantimos a praticidade e o conforto aos nossos clientes, que poderão encontrar tudo o que procuram em um só lugar”, explica Patrícia Rodrigues, gerente de marketing do shopping.

De acordo com Ronaldo Padilha, superintendente do Shopping Estação, estas novidades já fazem parte da transformação pela qual o empreendimento vai passar. “Em breve, o local se tornará uma grande referência em entretenimento, diversão e cultura”.

Milhares de pessoas passam pelo local, diariamente. O shopping carrega a memória da antiga estação ferroviária e conta parte da história da capital paranaense.

Frete grátis e isenção de taxa

Para comemorar tanto tempo de história, durante todo o mês, as compras acima de R$ 100 com a Assistente de Compras têm frete grátis e isenção de taxa. O serviço está disponível todos os dias da semana, das 11h às 19h. É só clicar aqui e chamar no WhatsApp (41 98869-3105) e receber os produtos, sem ter que sair de casa.

História

O Shopping Estação surgiu a partir de uma estação férrea e preserva o local até hoje. Ela foi construída em 1885 e abriu um importante canal de desenvolvimento econômico e social para a capital da província do Paraná. A arquitetura da estação tem como inspiração os modelos italianos: térrea, com linhas simples, três portas para acesso dos passageiros e um relógio no alto da fachada. Até hoje a fachada é preservada exatamente como era antigamente, além de abrigar um trem de verdade.

Toda a história da primeira estação férrea e do desenvolvimento da ferrovia no estado está preservada no Museu Ferroviário, que é o único museu dentro de um shopping da capital. Os visitantes podem conferir as duas locomotivas a vapor originais, uma delas a Maria Fumaça de 1917, um acervo com mais de 600 peças originais e réplicas de ferrovias, mobiliários e objetos como telégrafos, telefones, apitos, chapéus, relógio e sinos.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br

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Billie completa um ano de ParkShopping Barigui  

Billie completa um ano de ParkShopping Barigui

A primeira loja conceito da marca comemora seu primeiro ano de sucesso

A tradicional marca curitibana de moda feminina Billie completa seu primeiro ano da loja conceito no ParkShopping Barigui. Trazendo o que há de mais moderno para o ambiente de compras, a Billie PKB traz o conceito de loja omnichannel, que une as experiências de compras das lojas físicas com a loja on-line, oferecendo atendimento personalizado, com a velocidade e praticidade do e-commerce.

A primeira loja omnichannel da Billie foi justamente a loja de estreia da marca no ParkShopping Barigui. A ideia é que, nos próximos meses, o conceito omnichannel se estenda para as demais lojas da rede.

Junto com o aniversário da loja, a Billie traz a nova coleção alto verão, que chegará trazendo as principais tendências e referências da moda do verão europeu para Curitiba, proporcionando um mix de moda exclusivo, misturando o estilo e padrão de moda típico da brasileira com o que há de novo no mundo fashion.

Além da coleção alto verão Billie, haverá um coquetel para as clientes que forem conferir de perto a nova coleção, além de brindes especiais para quem garantir as peças da nova coleção.

Serviço:

Aniversário 01 ano Billie no ParkShopping Barigui

Nos dias 19, sexta-feira, e 20, sábado, a partir das 15h

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza - 600 - Ecoville

Piso Térreo – Loja 190

www.billiecombina.com.vc

Facebook e Instagram: @billie_combina

WhatsApp loja Billie PKB: 41 98863-0207

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Novembro Azul: Psiquiatra explica que o medo e o preconceito podem atrasar o diagnóstico e trazer consequências para o corpo e para a saúde mental

Novembro Azul: Psiquiatra explica que o medo e o preconceito podem atrasar o diagnóstico e trazer consequências para o corpo e para a saúde mental

Estima-se que a taxa de prevalência da depressão em pacientes com câncer gire em torno de 22% e 29%. Num estudo realizado no Hospital AC Camargo, a depressão foi diagnosticada em 30,5% das pessoas internadas para tratamento oncológico. As estatísticas acendem um alerta: o corpo emocional também exige cuidados. No mês de combate ao câncer de próstata, o psiquiatra Dr. André Gordilho, da Holiste Psiquiatria, aponta que o medo e o preconceito de muitos homens podem atrasar o diagnóstico e trazer consequências para o corpo e para a saúde mental.

“O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, mesmo assim ainda é um tabu. Por desconhecimento ou preconceito, associam o exame de toque retal à uma diminuição ou invasão da masculinidade. Essa dificuldade aumenta o risco de câncer de próstata e de outros problemas que podem advir disso. Desde a necessidade de procedimento cirúrgico ou quimio/radioterápico, risco de disfunção erétil, incontinência urinária, até o confronto com a possibilidade de morte, que pode afetar muito a saúde mental”, explica.

O combate a esta cultura que está colocando em risco a saúde de muitos homens passa, segundo o psiquiatra, por medidas educativas, informação e educação da população. Nesse sentido, as iniciativas da campanha Novembro Azul colaboram com o debate público sobre o tema e ajudam a desmistificar o diagnóstico e a doença. De qualquer modo, a saúde mental é um fator decisivo: um estudo do Journal of Clinical Oncology, aponta que a depressão pode, inclusive, comprometer a eficácia do tratamento oncológico.

“Caso seja identificada uma alteração do ponto de vista psíquico no paciente que necessite de intervenção profissional, as diferentes especialidades envolvidas no tratamento oncológico devem trabalhar em conjunto. O diagnóstico da depressão requer cuidado e atenção. psiquiatras que conhecem as peculiaridades do adoecimento e do tratamento oncológico são os mais indicados para detectar e ajudar a tratar o problema”, comenta.

O mais importante é entender que existem tratamentos para o corpo físico e emocional. Para conhecer mais sobre a importância da saúde mental, acesse: https://holiste.com.br/

Sobre a Holiste

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.

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Aumento de compras online com cartão de crédito durante a Black Friday demandam atenção redobrada com a segurança

Aumento de compras online com cartão de crédito durante a Black Friday demandam atenção redobrada com a segurança

CVC dinâmico é uma das soluções para evitar uso indevido de dados do cartão de crédito por fraudadores. DMCard foi pioneira, no Brasil, na utilização desse sistema em seus cartões da bandeira Mastercard na categoria standard, ou seja, a mais avançada tecnologia em segurança acessível a todos

A Black Friday está batendo à porta dos comerciantes brasileiros. Mesmo tendo como data oficial o próximo dia 26 de novembro, o varejo já se prepara para a semana, quinzena ou até um mês inteiro oferecendo preços e condições especiais. Cada vez mais, os consumidores aguardam a data para suas compras e os e-commerce e os pagamentos com cartão de crédito se tornam cada vez mais os formatos preferidos para essas compras.

Uma pesquisa conjunta da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, divulgada no final de agosto passado, aponta que o cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores do país, chegando a 52% nas compras online (53% das vendas são a prazo).

“As compras online e os pagamentos com cartão de crédito são ferramentas que facilitam muito a vida dos consumidores. Contudo, quanto mais populares se tornam, mais atenção é necessária com a segurança para evitar os golpes de pessoas mal-intencionadas. Infelizmente, em momentos de grande movimentação no varejo, como a Black Friday, os riscos se tornam maiores pois na ansiedade de aproveitar melhores preços acabamos diminuindo a nossa prudência”, destaca Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard.

No ano passado, a DMCard já identificou um aumento significativo no uso de seu cartão Mastercard, inclusive no número de clientes que utilizavam a forma de pagamento pela primeira vez. A projeção para este ano é que esse aumento agressivo seja ainda maior.

Edna Kohigashi, Diretora de Riscos da DMCard acrescenta que esse fenômeno comprova que o cuidado precisa ser redobrado. “Ao mesmo tempo em que ficamos animados com os resultados positivos para o período, também temos como nosso propósito orientar nossos clientes e buscar soluções para garantir o uso seguro do cartão. De acordo com a ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, as práticas de fraude devem crescer 52% na Black Friday”.

CVC Dinâmico: uma solução segura DMCard

Os consumidores devem ficar atentos com os dados pessoais que são registrados nos sites, muitos deles, cópias exatas dos originais, assim os hackers capturam as informações sigilosas dos clientes, principalmente o Código de Verificação de Cartão (CVC), que são os últimos três dígitos impressos na faixa para assinatura localizada no verso do cartão, que é a informação principal para efetuar compras online.

Uma solução que acaba com esse problema é o CVC dinâmico, que a DMCard utiliza em 100% de seus cartões de crédito e que possibilita que o código gerado para uma compra não seja utilizado mais de uma vez. A empresa foi pioneira na utilização desse sistema no país em cartões da rede Mastercard.

O cartão DMCard Mastercard não conta com o código CVC, utilizado em compras nas lojas virtuais, gravado no plástico do cartão como os outros do setor. Isso faz parte de um dos métodos de segurança mais avançados. “No Brasil, ele ainda é muito pouco utilizado e normalmente presente em categorias mais premium, acessíveis a uma parcela reduzida da população. No caso da DMCard, entregamos a mais avançada tecnologia em segurança a todos os usuários. Somos um dos únicos a ter esse modelo na categoria standard”, explica Sandra.

Para realizar uma compra à distância, nas quais o CVC é essencial, o portador do DMCard Mastercard consultará esse código no aplicativo. Com isso, não há a necessidade de gerar um cartão virtual com número diferente em cada compra, o consumidor passa a contar com um único cartão totalmente seguro para pagamentos de compras físicas e online.

Além da segurança dos dígitos não estarem expostos no cartão, o CVC dinâmico é alterado a cada 99 segundos. Isso impede que qualquer pessoa mal-intencionada e que tenha acesso ao CVC possa realizar compras não autorizadas pela internet, mesmo que tenha o número do cartão. E um detalhe importante é que essa tecnologia permite o uso do cartão em compras recorrentes, como assinaturas mensais de jornais e streamings, sem a necessidade de gerar um novo código.

“Além de tudo isso, o cartão DMCard Mastercard já é liberado para uso internacional e os portadores contam com o atendimento ao cliente que é o melhor do país entre as instituições que oferecem produtos financeiros, de acordo com o ranking do portal ReclameAQUI”, conclui a diretora.

Sobre o Grupo DMCard

A DMCard nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos, e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados por todo Brasil.

Desde 2019, começou a ampliar seu portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado, conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a concessão de crédito.

Além disso, também tem se tornado especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais, melhores produtos e serviços aos clientes.

Pessoas sempre foram prioridade na DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter Score), indicador que mede o quanto os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 93 de satisfação. Além disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,7 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.

Além do público interno, também conta com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.

A DMCard se transformou em uma grande plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais (B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e investimentos.

Atualmente, entre as empresas do grupo estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos financeiros), DMCard Ltda e Infocards.

www.dmcard.com.br

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