INW abre edital para projetos na educação

INW abre edital para projetos na educação

Estão abertas as inscrições para o Edital 2022 do Instituto Nelson Wilians. Serão selecionadas cinco organizações sociais que receberão aporte de até R$ 25 mil para a execução, em 2022, de programa direcionado à Educação de Adolescentes e Jovens de 15 a 29 anos, em todo o Brasil. As inscrições vão de 27 de outubro a 19 de novembro.

O INW busca por organizações sociais com projetos que tenham metodologias e iniciativas na educação, que contemplem a somatória desses critérios: preparação para o mundo do trabalho e desenvolvimento de competências técnicas; desenvolvimento de competências socioemocionais; metodologias educacionais inovadoras; ações afirmativas de diversidade étnico-racial e equidade de gênero; mitigação das desigualdades sociais e exercício pleno da cidadania; direitos humanos fundamentais; e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030. O projeto deve contemplar em seu plano de trabalho e execução de todos esses elementos.

Para a seleção das propostas será considerada também a capacidade técnica e de gerenciamento da organização, viabilidade da proposta, consistência na metodologia, monitoramento e avaliação de impacto social, indicadores sociais e impacto na vida dos beneficiários. Os detalhes adicionais estão descritos no Edital.

O INW reforça, dessa maneira, seu compromisso com a educação de qualidade, inclusiva e equitativa, especialmente para pessoas em condição de vulnerabilidade. O Instituto sabe da importância de reconhecer e valorizar organizações sociais que já desenvolvem programas socioeducativos; por isso, acredita no impacto positivo do aporte financeiro. O link para inscrição está disponível no edital, que pode ser acessado no site: https://inw.org.br/

Sobre o Instituto Nelson Wilians - INW

Fundado em 2017, o Instituto Nelson Wilians - INW, braço de ações sociais do escritório Nelson Wilians Advogados, é uma organização sem fins lucrativos que atua com foco no empoderamento social como condição para superar as desigualdades, tendo a justiça social como seu norte. Para isso, uma das frentes de atuação acontece por meio de parceria com organizações sociais que tenham programas focados em Educação e Direito. Com três anos de fundação, o INW já impactou mais de 10 mil pessoas, entre adolescentes, jovens, grupos familiares e profissionais da educação, em 20 cidades brasileiras.

Add a comment

Paraná terá maior nível de contratações de temporários dos últimos sete anos

Paraná terá maior nível de contratações de temporários dos últimos sete anos

Sondagem da Fecomércio PR mostra que 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários em 2021

O Paraná terá o maior nível de contratações de funcionários temporários dos últimos sete anos segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). De acordo com o levantamento, 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários neste ano. Essa tendência segue a projeção brasileira feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela qual o Paraná é quarto estado com maior previsão de contratação em 2021, com 7,19 mil vagas.

Na segmentação por setores, o comércio deve fazer o maior número de admissões de temporários, com 41,3%, ante 27,3% entre as empresas de serviços e 36,4% nas de turismo.

Número de contratações

Este ano também serão contratadas mais pessoas. Em 2020, a média de contratação era de 2 a 3 temporários e em 2021 será de 4 trabalhadores. A maior parte das empresas (40,9%) planeja contratar de 2 a 5 pessoas e outras 36,4% devem fazer apenas uma contração. Os estabelecimentos que intencionam admitir mais do que dez trabalhadores correspondem a 12,1%.

Vagas ofertadas

A maior parte das vagas ofertadas serão para a função de vendedor, com 57,6%, seguidas por atendente geral (33,3%), caixa (21,1%) e estoquista (12,1%). E as chances de efetivação são bastante altas, com 81,8%.

Escolaridade

Para conquistar uma vaga temporária, a escolaridade exigida será o Ensino Médio em 66,7% dos cargos. Na comparação com anos anteriores, observa-se que o nível de escolaridade vem aumentando: em 2020, por exemplo, os cargos que exigiam Ensino Técnico correspondiam a 6,3%, ante 7,6% neste ano; já as funções que demandam o Ensino Superior eram de apenas 4,8% em 2020 e passaram para 9,1% em 2021.
Além da escolaridade, a experiência na função será requerida por 56,1% das empresas, sendo 27,3% de até seis meses e 28,8% das vagas exigirão experiência acima de seis meses.

Fatores de influência

Segundo o estudo da Fecomércio PR, a Black Friday não influencia na maioria das contratações (81,8%), sendo que apenas 16,7% dos empresários disseram que contratarão temporários para suprir a demanda de vendas da grande campanha de descontos do varejo.
A pandemia da Covid-19 continua impactando a maioria dos empresários no momento da contratação de temporários. Em 2020, 54,7% das empresas afirmaram que a crise causada pelo coronavírus influenciava nas contratações. Neste ano, essa parcela caiu um pouco, mais ainda corresponde a 53,4% das empresas.

Os principais impactos dizem respeito às dificuldades financeiras enfrentadas pelas organizações, forçando a redução do quadro funcional fixo e também na quantidade de funcionários temporários a serem contratados.

Add a comment

Help! passa a antecipar saque-aniversário do FGTS

Help! passa a antecipar saque-aniversário do FGTS

Rede de lojas de crédito lançou novo serviço em suas mais de 800 unidades espalhadas pelo Brasil

A help!, rede de lojas de crédito focada em aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, sempre atenta às necessidades de seus clientes, acaba de ampliar seu leque de produtos e agora passa a oferecer, também, a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Por essa modalidade de crédito agora oferecida pela help!, o cliente pode antecipar até cinco parcelas anuais do saque-aniversário do FGTS. A taxa praticada pela help! para a antecipação do saque-aniversário do FGTS é de 1,99% ao mês. O valor mínimo de contratação por CPF é de R$ 1,2 mil e o valor máximo, R$ 50 mil. A contratação do crédito pode ser feita toda a distância, de forma digital.

Tudo aprovado, o dinheiro entra na conta do cliente em até 48 horas e não há pagamento de parcelas, porque a quitação é feita no mês em que o saque-aniversário aconteceria mediante repasse do valor pela Caixa Econômica Federal, que administra as contas do FGTS. “É um crédito que não compromete o orçamento mensal do cliente”, explica Adelaide Simões, diretora Fidigital Help e produtos.

Podem optar pela antecipação do saque-aniversário do FGTS todos os trabalhadores que aderirem à modalidade e possuírem saldo disponível em suas contas FGTS. Uma vez selecionada essa opção, o cliente deverá permanecer nesse regime por no mínimo 24 meses, e durante esse período caso seja desligado de seu trabalho, não poderá sacar integralmente seu saldo do FGTS, recebendo apenas os 40% correspondentes à multa rescisória.

Para solicitar a antecipação na help! é preciso:

• Possuir saldo na conta FGTS (ativas ou inativas);

• Estar com o CPF regular na Receita Federal;

• Optar pelo saque-aniversário no aplicativo do FGTS;

• Autorizar, também no app do FGTS, a help!, por meio do Banco BMG, a ter acesso ao saldo do FGTS.

Criado em 2019 e em vigor desde abril de 2020, o saque-aniversário do FGTS permite ao trabalhador que tem contas do FGTS fazer uma retirada por ano de parte do valor ali depositado de acordo com o mês em que nasceu.

De janeiro a agosto de 2021, 12,9 milhões de trabalhadores aderiram à opção saque-aniversário do FGTS, totalizando R$ 16,5 bilhões em resgate, segundo dados do Ministério da Economia.

Sobre a Help

Rede de lojas de crédito do Banco BMG focada em aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2016, é uma das maiores franquias do país com mais de 800 lojas em operação espalhadas por todo Brasil. Oferece produtos como cartão de crédito e débito consignado, crédito pessoal e empréstimo consignado, entre outros.

Add a comment

Multifilmes inaugura unidade em Rio Brilhante

Multifilmes inaugura unidade em Rio Brilhante

Rede de franquia chega ao estado do Mato Grosso do Sul

A Multifilmes (www.multifilmes.com.br), rede de franquia especializada na aplicação de película de alta performance automotiva e residencial, além de amplo know-how em estética automotiva, inaugurou uma nova unidade em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul. Considerada uma das 10 cidades mais ricas do estado, Rio Brilhante é um polo atrativo para os serviços da Multifilmes.

Egnaldo França, um dos mais novos franqueados da Multifilmes, conta que sua história no empreendedorismo vem de longa data, pois já se aventurou em grandes desafios, serviços de borracharia, loja de pneus, máquina de milk-shake e locações de brinquedos. “Investi na franquia buscando uma base sólida para desenvolver meu negócio e escolhi a Multifilmes, pois é uma grande rede que presta apoio para que o franqueado possa prosperar e escalar seu negócio. Além de Rio Brilhante ainda não dispor desse tipo de serviço, o alto valor agregado e a excelente margem de lucro são grandes diferenciais para o negócio”, conta o franqueado.

Localizada sobre o Aquífero Guarani, o município de Rio Brilhante possui a maior reserva subterrânea de água doce do mundo sendo também um dos maiores em todas as categorias. Em termos de crescimento, o município apresenta um aumento da frota de veículos, entre 2002 e 2014, da ordem de 279%, sendo 242% de carros e 250% de motos, segundo dados do Detran. Isso aqueceu o mercado em termos de venda, manutenção e prestação de serviços especializado, gerando mais oportunidade para crescimento. De acordo com a RAES 2013, o número de empresas da região era de 1.543 e a maior parte delas atuavam no setor de comércio.

A nova loja, localizada na Avenida Lorival Barbosa, 1.820, começou a atender no início de outubro e o proprietário diz ter as melhores expectativas para o novo empreendimento. “Ter um modelo de negócios consolidado e com o padrão da Multifilmes me deixa mais tranquilo quanto a receptividade dos serviços que vou oferecer, ainda mais pelo fato de não ter concorrência na cidade”, explica.

O grande potencial de consumo de Rio Brilhante é outro estímulo para implementar novos serviços que tragam qualidade de vida para as pessoas, e isso a Multifilmes faz pela qualidade dos produtos, durabilidade e diversificação, pois o mercado de películas atende não só veículos, mas também aplicação em residências e prédios comerciais, garantindo conforto térmico.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento deste ano teve um aumento de 48,41% em relação ao mesmo período de 2020, momento em que o setor sofreu bastante devido a pandemia, mas no segundo trimestre de 2021 se recuperou apontando melhoras para o ramo de franquias.

A Multifilmes foi criada em 1999, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e entrou para o segmento de franquias em 2017. Na contramão da crise, a rede fortaleceu seu posicionamento dentro do setor de franchising e obteve sucesso em seu crescimento, vendendo mais de 76 unidades franqueadas em mais de 19 estados brasileiros.

Sobre a Multifilmes

Criada em 1999, a Multifilmes (http://www.multifilmes.com.br/) surgiu para atender clientes exigentes aplicando películas em vidros de veículos ou residências, seja para controle solar, antivandalismo, decorativas e também para privacidade. Além disso, oferece produtos de alta qualidade como papel de parede autocolante e adesivo para pinturas de veículos. Entrando para o segmento de franquias em 2017, oferece a Loja Multi, um modelo de negócio com investimento inicial a partir de R$ 92 mil. A marca já possui mais de 76 unidades franqueadas em 19 estados do Brasil, sendo duas próprias, em Ribeirão Preto (SP) e Sarasota, na Flórida (EUA).

Add a comment

Novembro é o mês de prevenção ao Diabetes

Novembro é o mês de prevenção ao Diabetes

Projeto Sesc Saúde promove Campanha de Saúde de Prevenção à doença, com postos de orientação e conscientização, live e ação simultânea de educação em saúde em 27 unidades do Sesc no estado

O Projeto Sesc Saúde promove neste mês a Campanha de Saúde de Prevenção ao Diabetes. Ao longo do mês postos de orientação e conscientização serão montados em unidades de serviço do Sesc PR, além de live e ação simultânea de educação em saúde em 27 unidades do estado.

Na próxima quarta-feira (10) será realizada a live "Desvendando o Diabetes", às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube. Participam do bate-papo on-line a enfermeira e mestra em enfermagem, Maria Luiza Amaro, e a nutricionista e mestra em alimentação e nutrição, Andressa Cristino de Oliveira, com mediação da técnica de atividades em Saúde do Sesc Água Verde, Simone Siqueira Pupia.

No dia 26 de novembro está prevista ação simultânea de Educação em Saúde em 24 cidades paranaenses, com orientações e testes rápidos de glicemia. Participarão da ação as unidades do Sesc: Água Verde, Apucarana, Caiobá, Cascavel, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Esquina, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina Centro, Londrina Norte, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Portão, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Diabetes

A Diabetes mellitus é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente esse hormônio. Produzida pelo pâncreas, a insulina tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) – essencial para a produção de energia. Um simples exame de sangue pode ajudar em um pré-diagnóstico da doença. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia.

O Brasil é o quinto país com maior incidência de diabetes, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. São 16 milhões de diabéticos e a estimativa é de que, em 2030, a doença acometa mais de 20 milhões de brasileiros, segundo a Federação Internacional de Diabetes. A doença pode ser prevenida e controlada a partir da adoção de uma alimentação saudável e balanceada e da prática regular e moderada de atividades físicas, além de acompanhamento médico e uso de medicamentos específicos quando necessário.

Campanhas

As campanhas de saúde do Sesc PR estão alinhadas ao ODS 3 (Saúde e bem-estar) da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo princípio é: “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. O cronograma desenvolvido pelo Sesc PR também segue as principais datas do Ministério da Saúde.

De janeiro a setembro deste ano, 88.862 pessoas foram impactadas pelas ações em campanhas de saúde, exposições mediadas, oficinas, orientações preventivas, palestra, rodas de conversa e sessões diagnósticas promovidas pelo Sesc em todo o estado.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos