O futuro do agronegócio: tecnologia em lubrificação aliada do meio ambiente

O futuro do agronegócio: tecnologia em lubrificação aliada do meio ambiente

Produtos e máquinas menos poluentes ganham espaço no campo e se tornam necessidade na produção

Não é de hoje que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Apenas em 2020, a produção agrícola do país atingiu R$ 470,5 bilhões, 30,4% maior que em 2019, totalizando mais de 83 mil hectares plantados, segundo a Produção Agrícola Municipal (PAM). O agronegócio carrega o peso de representar 1/3 do PIB nacional, sendo um dos setores que mais cresce no país.

Somente com tecnologia, será possível entregar melhor desempenho na produção. Equipamentos autônomos e a biotecnologia estão impulsionando mudanças na cadeia de operação. “Conseguimos observar uma necessidade de investimentos em sistemas e tecnologias modernas no campo. Principalmente soluções que aliam produção e cuidado com o meio ambiente”, explica Luiz Maldonado, especialista em lubrificação de maquinários.

“Os setores que trabalham diretamente com o agronegócio percebem um movimento nunca visto antes. O campo busca produtos biodegradáveis, como lubrificantes, e investem em maquinários mais eficientes e menos poluentes. Já percebemos que sem proteção, não há produção”, explica Maldonado.

Além de abandonar modelos de produção antigos, é preciso agregar a preservação do ambiente à produção. O futuro do agronegócio depende da preservação ambiental e os produtores, que antes não se preocupavam com a devastação gerada pela prática, buscam novas maneiras de conseguir manter a produção e diminuir os impactos na natureza.

Além de sistemas que traçam eficiência e utilizam menos água para a produção, por exemplo, toda a cadeia de produção está sendo modificada para atender a necessidade ambiental. “Cada detalhe faz toda a diferença. Um exemplo disso é o crescimento da procura de lubrificantes biodegradáveis, que apresentam maior eficiência e segurança, caso ocorra vazamentos ou contato com o alimento. A cadeia inteira está se adaptando e a tendência é construir um campo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e atendendo as demandas de forma sustentável”, finaliza Luiz.

Algumas marcas já são referência, atendendo um mercado com alta demanda, como é o caso da Kluber e Rocol. Existem inclusive, os lubrificantes de grau alimentício que devem ter os certificados NSF na categoria H1 e seguir as especificações e recomendações da FDA e ISO 21.469. As regulações sinalizam que esses lubrificantes, além de evitar a corrosão, desgaste e acúmulo de calor, também vão resistir ao crescimento microbiano, resistir à degradação por ação dos ingredientes dos alimentos e ser inodoros, sem sabor e quimicamente inativos.

Sobre a Lubvap

A Lubvap (www.Lubvap.com.br), empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções de lubrificação, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, atua em todo o Brasil, com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza industrial e (solventes e desengraxantes).

Add a comment

Novembro Azul: homens cuidam menos da saúde bucal do que mulheres

Novembro Azul: homens cuidam menos da saúde bucal do que mulheres

Estudo mostra que eles vão ao dentista somente quando problemas bucais já estão avançados e têm maior propensão ao câncer de boca

Um estudo publicado pela “Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo” mostrou que as mulheres cuidam mais da saúde bucal do que os homens. A pesquisa revelou também que o sexo feminino tem um cuidado maior com os dentes pelo fato de serem mais exigentes com a aparência do sorriso. Além disso, segundo o estudo, os homens tendem a buscar um especialista apenas quando os problemas bucais já estão mais avançados, isto é, apresentando dor ou alteração física.

O dentista e especialista em saúde coletiva da Neodent, João Piscinini, afirma que esse estudo brasileiro tem resultado similar a levantamentos mundiais. “As pesquisas mostram que os homens precisam ter a consciência de cuidar mais da sua saúde bucal. Cárie e doenças periodontais são mais comuns no sexo masculino”, comenta. O especialista alerta sobre a importância de manter uma rotina de visitas ao dentista. “Algumas doenças podem surgir com a falta de hábitos de higiene bucal. A cárie é mais comum, principalmente, pelo excesso de açúcar na dieta e uma higiene bucal ineficiente. Mas gengivite, mau hálito, placa bacteriana e periodontite também podem surgir com a falta de cuidado com os dentes. Por isso, é necessário procurar um dentista e conferir se a saúde bucal está em dia”, destaca.

Câncer de boca

Além disso, os homens são mais propensos a ter câncer de boca do que as mulheres. A doença consiste em tumores malignos que afetam lábios e outras estruturas da boca, como gengivas, língua, bochechas e a região embaixo da língua. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer é mais comum em homens acima de 40 anos. As informações de 2020 do Inca mostram que a estimativa de novos casos passa de 15 mil. Sendo 11.180 somente em homens. Ainda de acordo com o Instituto, o câncer de boca é o quarto tumor mais frequente nos homens na região Sudeste.

Há alguns fatores que aumentam o risco da doença, como o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, a exposição ao sol sem proteção e a infecção pelo vírus HPV. O especialista em saúde coletiva da Neodent orienta que precisam ser observados os sinais da doença. “Entre eles estão lesões como manchas, placas e nódulos na cavidade oral, e no pescoço e rouquidão persistente. Já nos casos mais avançados, há dificuldade de mastigação, fala e para movimentar a língua”, explica João Piscinini.

A principal recomendação é ter atenção e cuidados com os fatores de risco, como não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso. “Outra orientação é ter uma alimentação saudável e boa higiene bucal. O cuidado com a saúde dos dentes pode ajudar a evitar doenças como cárie e periodontite e, também, o câncer de boca. Porém, caso o paciente observe algo de diferente, é necessário procurar um especialista. A doença tem tratamento e a chance de sucesso está diretamente associada ao diagnóstico precoce”, finaliza Piscinini.

Sobre a Neodent®

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 70 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Add a comment

Coats patrocina World Climate Foundation - The Investment COP, na COP 26

Coats patrocina World Climate Foundation - The Investment COP, na COP 26

Iniciativa faz parte de uma agenda mais ampla de sustentabilidade da empresa, que visa atingir zero emissões líquidas até 2050

A Coats, multinacional líder em fabricação de linhas, anuncia o patrocínio ao World Climate Summit 2021, organizado pela World Climate Foundation. Reconhecido como um dos eventos paralelos oficiais mais importantes da COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima), é o principal fórum de soluções voltadas para negócios e investimentos para as mudanças climáticas.

Como contribuição ao evento, o presidente do Grupo Coats, Rajiv Sharma, participará de um painel de discussão focado na necessidade de iniciativas de estímulo à inovação e colaboração de empresas, governos e cidadãos para o desenvolvimento de uma nova indústria da moda alinhada com os princípios de uma sociedade neutra em carbono, visto que o setor têxtil ocupa o segundo lugar no ranking das indústrias que mais poluem o meio ambiente.

“O compromisso da Coats com as causas ambientais está presente em toda a cadeia produtiva. Adotamos os mais rígidos índices e metas de sustentabilidade, como o ZDHC (Descarga Zero de Produtos Químicos Perigosos), redução de 40% no consumo de água e 7% de energia até 2022”, afirma Aline Cunha, gerente de Meio Ambiente e Compliance da América do Sul.

A Coats é signatária do Pacto Global da ONU e, recentemente, estabeleceu parceria com a Ellen MacArthur Foundation, que defende os conceitos de economia circular para desenvolver projetos e ações sociais.

Sobre a Coats

A Coats é líder mundial em linhas industriais. Com operação em cerca de 50 países, emprega 17 mil colaboradores em seis continentes. Em 2020, alcançou faturamento global de US$ 1,2 bilhão.

A história de pioneirismo e cultura inovadora da Coats garante que a empresa seja líder em todo o mundo. Oferece produtos, serviços e soluções de software complementares e de valor agregado para as indústrias de vestuário e calçados. Aplica técnicas inovadoras para desenvolver linhas com materiais de alta tecnologia e performance para áreas como transportes, telecomunicações e energia e proteção individual.

Com sede no Reino Unido, a Coats é uma companhia FTSE 250, integrante da FTSE4Good Index Series, participante do Pacto Global da ONU e membro da Ellen MacArthur Foundation. Também se comprometeu com a meta de longo prazo de zero emissões líquidas até 2050, o mais alto nível da Science Based Target Initiative.

Add a comment

Pizzas artesanais entre os destaques gastronômicos do Âmbar

Pizzas artesanais entre os destaques gastronômicos do Âmbar

A arte da gastronomia tem lugar garantido dentro do Âmbar, espaço cultural inaugurado recentemente no Batel. Entre as opções para comer bem, a casa oferece atrações gastronômicas convidadas, que ficam em cartaz por um período determinado. A Linho Forneria, com suas pizzas artesanais, é uma destas convidadas especiais. Massas ao estilo napolitano, fermentação de longa duração e ingredientes especiais fazem a alegria dos fãs desta delícia italiana que invadiu o mundo.

Vários detalhes da produção tornam a pizza da Linho Forneria especial. Na massa, é utilizado um blend de farinhas branca e integral, que trazem textura equilibrada e sabor diferenciado. A fermentação é longa, por um mínimo de 24 horas, o que resulta num produto extremamente leve. O molho de tomate feito na casa é reduzido por mais de duas horas em fogo baixo, revelando a riqueza de sabor dos tomates.

“Utilizamos ingredientes frescos e de boa procedência, misturados com muita dedicação e amor pela gastronomia”, revela Gabriel Teixeira, fundador e pizzaiolo chef da Linho. “Trabalhamos em cima de muitos testes e buscamos proporcionar a melhor combinação de sabores”. Formado em Educação Física, Teixeira iniciou na cozinha como hobbie, a partir de fazer uma pizza desde o zero para um casal de amigos. “Enxerguei possibilidades e fui aperfeiçoando, até chegar onde estou hoje”, conta.

Totalmente voltado para a gastronomia hoje, o pizzaiolo levou a Linho Forneria para o Âmbar como uma “guest”, ou convidada especial. Vem fazendo tanto sucesso que a temporada foi esticada e tem previsão de ficar durante o mês de novembro.

Para criar o cardápio, Teixeira adapta receitas clássicas e cria novidades, sempre com um toque pessoal. A Pipi (R$ 46), por exemplo, foi batizada em homenagem ao amigo Pietro, que sugeriu o sabor. “Nela, a base é o molho pesto da casa e mozzarella de búfala com tomate cereja sweet grape, finalizada com parmesão ralado”, conta.

Um dos sabores de maior sucesso é a Calabréze, que combina calabresa com cebola roxa, mozzarella de búfala, molho de tomate da casa e é finalizada com um fio de melado (R$ 48). Outro destaque fica com a Búfala Pepper, que alia a picância do pepperoni com a leveza da mozzarella de búfala, além do molho de tomate da casa (R$ 48).

Uma pedida mais leve, segundo o pizzaiolo, é a Cerejinha: releitura da tradicional Marguerita, leva em seu preparo o molho de tomate da casa com queijo mozzarella, tomatinho cereja, orégano seco e manjericão (R$ 46). Sem dúvida, um grande convite para os fãs de pizzas especiais passarem momentos saborosos no Âmbar.

Âmbar – Espaço Cultural

Endereço: Rua Coronel Dulcídio 918, Batel – Curitiba, PR

Funcionamento: Quita e sexta-feira, das 18h30 às 00h30. Sábado, das 15h às 01h. Domingo, das 15h às 23h

Entrada: O atendimento é feito por ordem de chegada e na primeira hora de abertura da casa não tem valor de entrada. Depois, o ingresso custa R$ 20

Reservas: (41) 999-020-327 (WhatsApp)

Instagram: www.instagram.com/ambar.curitiba/

Add a comment

UOL é o novo parceiro da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais

UOL é o novo parceiro da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais

Sexta edição da maior conferência de jornalismo de dados da América Latina conta com importantes nomes do setor para tratar sobre crise climática, acesso à informação e proteção de dados

Pela primeira vez, o UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, será apoiador de mídia da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. Organizado pela Escola de Dados, programa de alfabetização em dados da Open Knowledge Brasil, o evento está em sua 6ª edição e acontecerá entre os dias 8 e 13 de novembro, inteiramente online. As inscrições já estão abertas pelo site do Coda.BR.

A maior conferência de jornalismo de dados da América Latina contará com 3 painéis de debate com acesso aberto sobre visualização de dados, mudança climática, machine learning no jornalismo e acesso à informação em tempos de proteção de dados. Além de 20 workshops com especialistas nacionais e internacionais, 18 palestras para se inspirar, três keynote speakers.

Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL, ressalta: “A iniciativa defende um dos pilares mais importantes para o UOL, que é o rigor jornalístico e uma boa qualidade editorial. A Conferência oferece uma grande oportunidade para gerar discussões sobre a importância da valorização do jornalismo de dados e práticas para um bom jornalismo com estudantes, profissionais da área e entusiastas”.

Durante o evento também terá a cerimônia de entrega da terceira edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com apresentações dos finalistas e o anúncio dos projetos vencedores desta edição.

Os painéis de debate, as apresentações e a final do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados serão transmitidos gratuitamente no site do evento.

Para participar das mais de 30 horas de workshops com os especialistas, é necessário fazer uma inscrição simples (a partir de R$40) ou aderir ao programa de membresia da Escola de Dados.

O Coda.BR oferecerá 295 vagas com isenção da taxa de inscrição para grupos de minorias na área de tecnologia, a chamada pública ficará disponível até o dia 1º de novembro no link.

Serviço:

6ª Edição do Coda.Br - Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais

Data: 8 a 13 de novembro

Valor: R$ 40 ou R$ 180

Inteiramente digital

Inscrições e informações sobre a programação, no link.

Para inscrever-se para bolsas de gratuidade, acesse.

Sobre o UOL Conteúdo e Serviços

UOL Conteúdo e Serviços oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Com cobertura de 90% (9 em cada 10 brasileiros acessam o conteúdo UOL todos os meses), o UOL tem a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. O UOL Conteúdo e Serviços oferece ainda produtos de entretenimento (UOL Play, UOL Economia+, Clube UOL), segurança e Assistência (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), soluções para mídia digital (Publicidade), entre outros. O Grupo UOL é o maior grupo brasileiro de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais e tem ainda as seguintes unidades de negócios: PagSeguro PagBank, companhia aberta na NYSE (EUA), que tem soluções completas para pagamentos online e presenciais (mobile e POS) para todos os meios de pagamento (cartões de crédito, débito e refeição), além das contas digitais gratuitas que permitem pagar contas, recarregar celular, fazer portabilidade de salário e enviar e receber transferências (TEDs); a Compasso UOL, que oferece soluções tecnológicas para a transformação digital de grandes empresas; e o UOL EdTech, plataforma com soluções para ensino online.

Acesse: www.uol.com.br/sobre

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos