Linda Rojas venceu o câncer de mama duas vezes antes dos 30, tornou-se empreendedora social da causa, e agora, espera o primeiro filho
A paulistana transformou sua vivência no projeto de conteúdo 'Uma Linda Janela', em consultoria empresarial focada na visão e na palestra 'Pequenas Felicidades', levando seus aprendizados para o ambiente corporativo
Uma das vozes mais conhecidas no combate ao câncer de mama no Brasil, Linda Rojas, hoje, tem motivos de sobra para comemorar a vida! Linda enfrentou dois diagnósticos da doença antes dos 30 anos, em 2012 e em 2017. Superando os desafios que a condição trouxe com muita positividade, ela transformou suas vivências em um projeto de conteúdo, Uma Linda Janela, que começou como blog e perfil no Instagram, e que, com o tempo, converteu-se em um verdadeiro espaço de troca de experiências.
Com 25 mil seguidores no Instagram e com conteúdo do blog lido em mais de 70 países, Linda tornou-se empreendedora social, levando a sua trajetória de superação para o ambiente corporativo com a palestra “Pequenas Felicidades”, apresentada em diversas empresas, como TV Globo, Galderma, Total, PayGo, 4Bio, ChefsClub, Lenny Niemeyer, Hemorio, Oceaneering, Fundação Laço Rosa, Hospital São Carlos, Estasa, entre outras. Mais recentemente, também consolidou seu ofício de consultoria empresarial com base na experiência do paciente, oferecendo dicas e fortalecendo processos de empresas.
E as novidades não param por aí. Linda está vivendo um dos momentos mais felizes de sua vida. Aos 34 anos, ela finalmente vai alcançar um dos seus maiores sonhos: ser mãe. Linda está grávida de sete meses do primeiro filho, Martin, fruto do amor com o empresário carioca, Caio Barreto, com quem está há 10 anos.
Ser mãe era um sonho antigo de Linda, que precisou ser ressignificado após seus dois tratamentos de câncer de mama, que podem ter como efeito colateral a infertilidade. A sugestão, no início da quimioterapia, foi o congelamento de óvulos, que ela não conseguiu fazer, pelo alto custo do processo e pela necessidade de começar o quanto antes suas sessões para tratar a doença.
A boa comunicação entre médico e paciente, pela qual Linda sempre prezou dentro e fora do consultório, possibilitaram conversas francas sobre o assunto, o que direcionou a equipe médica a dar alternativas, de acordo com o caso. Após mais de 7 anos tomando medicações que também geraram menopausa precoce no seu corpo, uma decisão foi tomada: Linda tentaria engravidar, com o apoio do seu marido e, claro, de todos os médicos, que recomendaram a interrupção da medicação.
- Desde 2012 que essa possibilidade é conversada com os médicos e principalmente após a recidiva em 2017. Eu mantive a esperança de ainda estar fértil, mas ao mesmo tempo me preparei para o caminho mais longo. Tentaria engravidar, mas já havia compreendido que a maternidade tão sonhada poderia ser exercida de outras formas - comenta a influenciadora.
A tentativa foi um sucesso e em novembro chega o pequeno Martin, que já está sendo esperado cheio de amor por todos que acompanham a história de superação da família.
Outubro Rosa terá palestras, consultoria e muito mais
Enquanto isso, Linda Rojas se prepara para mais um Outubro Rosa, quando ministrará palestras virtuais sobre os seus aprendizados em diversas empresas, função que exerce desde 2016, quando foi convidada para palestrar por uma multinacional de recrutamento.
- A valorização das minhas "Pequenas Felicidades" e outros muitos aprendizados que tive ao longo da minha jornada, são compartilhados numa linguagem jovem, descomplicada e cheia de leveza. É um conteúdo flexível no qual abordo temas como a visão do paciente, autoestima, empreendedorismo social, espírito de equipe, desafio versus oportunidades e, principalmente, superação. A realidade de tudo o que vivi é transportada para o ambiente corporativo como uma mensagem de muita esperança e positividade e de que é possível. De que a vida continua. E de que os desafios podem se tornar, sim, grandes conquistas - explica a empreendedora, que vive no Rio de Janeiro.
Linda Rojas ministrando uma palestra virtual. Crédito: Caio Barreto
Em tempos de pandemia, a palestra também ganhou versão on-line e pode ser aplicada via internet em diversos formatos, chegando assim a qualquer lugar do país.
- Durante a pandemia, e especialmente no mês de outubro, quando acontece a campanha mundial de conscientização de combate ao câncer de mama, queremos levar esta mensagem cada vez mais longe não somente chamando a atenção de mulheres e homens pelo Brasil da importância da prevenção e diagnóstico precoce, mas também mostrando as grandes lições que aprendi nessa jornada - explica Linda, que, em outubro, também estrelará uma campanha com foco em conscientização para as lojas Marisa, para a Dasa e para a farmacêutica Daiichi Sankyo.
Já os serviços de consultoria empresarial também não param de crescer. A influenciadora possui uma visão única do tratamento com câncer, pois além de ter vivido a experiência duas vezes, seu perfil “Uma Linda Janela” também funciona como um espaço de discussão e de troca de informações entre pacientes. Linda já atendeu marcas como Nestlé Oncologia, Ana Saúde e, mais recentemente, a farmacêutica Daiichi-Sankyo, com quem conduziu um processo de conhecimento de público-alvo.
- A consultoria trabalha serviços e principalmente a comunicação não-violenta e sensível, voltada ao paciente. Desde a revisão do material, estratégias e identificação de possíveis gaps, até uma das partes que as empresas adoram, o Focus Group, em que um grupo de pacientes (público-alvo) aponta melhorias, sugestões, percepções, e por meio de histórias e experiências reais norteiam a efetividade do que está sendo criado para eles - diz Linda, que completa: - O segmento da saúde cresce exponencialmente, e nada mais justo que reconhecer que o paciente também é um cliente e que, como consumidor, quer cada vez mais que a comunicação, os serviços ou qualquer produto atenda, de fato, às suas reais necessidades.
Conheça a história de Linda Rojas
Linda Rojas recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de mama em 2012, aos 24 anos. Na época, namorava o empresário carioca Caio Barreto. Angustiada e sem plano de saúde, a então estudante de Relações Internacionais começou uma jornada de autoconhecimento e de descobertas sobre a doença. Ao se ver como paciente, Linda identificou diversas possibilidades de melhorias nesse tipo de atendimento, em procedimentos médicos e descobriu o quanto o psicológico de quem vive com o câncer é afetado.
- Muitos assuntos relacionados ao câncer ainda são tabus. Por exemplo, não se fala sobre a vida sexual dos pacientes, ou a questão da fertilidade que em alguns casos pode ser comprometida pelo tratamento, sobre a maternidade no pós-doença, sobre implantes e reconstrução mamária... Esse tipo de informação passada com muita responsabilidade e muitas vezes com suporte de especialistas, torna a jornada mais leve.
Após a primeira batalha e prestes a completar cinco anos sem a doença, Linda recebeu um novo diagnóstico, uma recidiva, o câncer tinha voltado na mesma mama. Em 2017, tudo recomeçou. Linda teve o segundo diagnóstico dois meses após o casamento com o seu amado Caio.
- O Caio realmente foi muito importante pra mim, o câncer de mama geralmente vem na mulher, mas todo mundo passa junto. O Caio representa todos aqueles que se colocam como parte da solução de um problema como esse, seja um vizinho, um filho, sua mãe... Pessoas que trabalham com você ou que fazem parte da sua equipe. É incrível quando se conquista algo juntos - conta ela.
Com a criação do projeto Uma Linda Janela, Linda viu sua história ser exposta amplamente, chegando a empresas, hospitais, e claro, pacientes. Assim, começou a receber inúmeras mensagens de apoio, de pessoas que assim como ela, enfrentam o câncer. Hoje, seu Instagram contabiliza cerca de 70 contatos diários.
- O que eu realmente pretendo é levar essa mensagem de superação adiante, alcançar muitos corações, em qualquer lugar! Essa linda janela que se abriu após tanta luta me fez querer compartilhar que é possível, sim, enxergar a beleza da paisagem, seja ela qual for - conclui.
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