Contratações de final de ano: dicas para preparar um currículo e conquistar um novo emprego

Contratações de final de ano: dicas para preparar um currículo e conquistar um novo emprego

Montar um CV de destaque aumenta significativamente suas chances de ser chamado para uma entrevista. Confira dicas e informações que não podem faltar em um currículo de qualidade

Possuir um currículo bem estruturado é um dos primeiros passos para chamar a atenção de recrutadores e alcançar a tão esperada oportunidade no mercado de trabalho. Em temporadas de final de ano, as contratações reaquecem no setor de varejo e é uma boa oportunidade para quem busca uma recolocação.

Mas, como destacar o currículo em meio a tantos? Erros de ortografia, falta (ou excesso) de informações e fontes inadequadas são apenas alguns dos fatores que podem diminuir a qualidade de um CV.

É inegável que cada empregador busca um perfil para a vaga que disponibiliza. Nesse sentido, dizer que existe um modelo ideal para um currículo certeiro seria errôneo. No entanto, segundo Bruno Gallucci Melo, Gerente de Negócios Corporativos da Thomas Case & Associados, existem algumas dicas que podem te ajudar a se sobressair entre seus concorrentes.

1) Clareza e objetividade

“Um CV bem feito apresenta todas as informações necessárias de forma objetiva. Currículos muitos extensos podem cansar os recrutadores e não abrem a oportunidade de se apresentar devidamente. Escolha sempre ser breve, organizado e sucinto, evitando ultrapassar duas páginas de escrita”, explica Melo.

2) Reforçar as últimas experiências

Na hora de descrever suas experiências anteriores, opte por detalhar mais precisamente as funções exercidas recentemente. O que você fez há muitos anos pode ser citado apenas de forma superficial.

3) Não se candidate para qualquer vaga

Segundo o gerente, focar em oportunidades nas empresas que se alinham aos seus objetivos profissionais te proporciona chances maiores de conquistar a vaga desejada. “Por exemplo, se você já trabalhou em empresas de tecnologia, é bem possível que seu nível de conhecimento nesse mercado seja elevado em comparação ao de outros candidatos”.

4) Destaque suas conquistas

Nunca esqueça de trazer suas principais conquistas obtidas em funções anteriores. Competências, números e fluência em idiomas agregam significativamente nesse momento.

5) Não tenha medo de inovar

Se você permaneceu muito tempo em uma mesma empresa, as chances de seu currículo ser antigo são grandes. “Um novo modelo de CV pode ser de grande ajuda na recolocação de um profissional que permaneceu muitos anos no mesmo emprego. Atualmente, por exemplo, os vídeo-currículos estão cada vez mais em alta”, destaca Melo.

Por último, mas não menos importante, conhecer bem a empresa onde quer trabalhar e estruturar seus dados de acordo com o perfil do lugar pode ser um fator decisivo para o sucesso. Além disso, mentir no CV nunca é uma boa ideia.

Sobre a Thomas Case & Associados

Referência em serviços de recolocação profissional e recrutamento & seleção no Brasil, a consultoria tem especialistas em diversas áreas, como Outplacement, Recrutamento & Seleção e Assessment, para colaborar com pautas. A Thomas Case & Associados atua desde 1977 com soluções em gestão de pessoas, carreiras e mercado de trabalho. Liderada por Norberto Chadad, a empresa é pioneira em recolocação de executivos e lançou o primeiro cadastro de currículos da internet brasileira (Catho), se consolidando como a mais tradicional e maior consultoria nacional. Atualmente, oferece um amplo portfólio para profissionais como programas de: Transição de Carreira, Gestão da Carreira Alternativa, Coaching de Carreira, Assessment e Plano de Pós-carreira. Já para as empresas oferece serviços de: Outplacement individual e em grupo, Executive Search / Hunting, Mapeamento de Mercado, Avaliação de Perfil, Coaching Organizacional, Pesquisa de Clima, Palestras e Treinamentos. A Thomas Case & Associados conta com a matriz em São Paulo e filiais em Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

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Pilar Hospital comemora alta do milésimo paciente pós-covid e UTI recebe dois importantes reconhecimentos nacionais

Pilar Hospital comemora alta do milésimo paciente pós-covid e UTI recebe dois importantes reconhecimentos nacionais

O Pilar Hospital comemora a alta do milésimo paciente com covid-19, depois de 1 ano e 8 meses de intensa atuação da equipe multidisciplinar de atendimento.

O trabalho intenso e a qualidade no atendimento à saúde, por meio da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), receberam dois importantes reconhecimentos nacionais. O primeiro, um certificado da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e da UTIsBrasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva, que aferiu a alta gestão de indicadores de Qualidade e Desempenho do Pilar Hospital.

Outro certificado foi concedido pela Epimed e a AMIB que reconheceram os esforços empregados pela equipe multidisciplinar da UTI do hospital no enfrentamento da pandemia de covid-19 e na continuidade do atendimento dos pacientes críticos, e que, ainda assim, continuaram a realizar a gestão dos seus indicadores de qualidade.

Segundo a coordenadora da clínica médica do Pilar Hospital, Dra. Fabiana Weffort Caprilhone, “esses são reconhecimentos de um trabalho árduo da equipe multidisciplinar que buscou desfechos de excelência para os mil pacientes que passaram pelo atendimento da UTI. Além do tratamento médico meticuloso, também fortalecemos o acolhimento, mantendo sempre os familiares informados sobre o estado de saúde e os procedimentos”.

Centro de Cuidados pós-covid

Para continuar a prestar uma assistência ainda mais completa ao paciente e auxiliar no processo de recuperação, o Pilar Hospital inaugurou o seu Centro de Cuidados Pós-Covid, localizado ao lado da Instituição (na Rua Emílio de Menezes, 811 - 3º andar). O local tem como objetivo disponibilizar um serviço de saúde para a readequação físico-funcional e a reintegração dos pacientes por meio da reabilitação pulmonar. O espaço conta com diferentes especialidades e serviços. Os que tiveram diagnóstico confirmado de covid-19 deverão ligar para a Central de Atendimento (41 3072-7272) e solicitar o ambulatório de Cuidados Pós-Covid para agendamento da consulta inicial. O atendimento pode ser realizado em caráter particular ou via convênio.

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Enfraquecido pela pandemia, setor de food service deve estar preparado para o boom das operações, que se dará em 2022

Enfraquecido pela pandemia, setor de food service deve estar preparado para o boom das operações, que se dará em 2022

Grande parte dos estabelecimentos do setor não faz uso de sistemas automatizados com o pretexto de "ser caro", mas o resultado é retrabalho, gastos desnecessários, alta taxa de rotatividade de pessoal e reclamações de clientes

Seja por prazer ou necessidade, comer fora de casa é um ótimo programa social que não sai de moda. A confirmação do fato está em uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), que aponta que, entre os anos de 2009 e 2019, as vendas da indústria alimentícia para o setor de refeições fora do lar, o qual compreende restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, redes de fast food, entre outros, cresceu 184,2%, uma média de 11% ao ano, registrando em 2019 um valor acumulado de R$ 184,7 bilhões.

A expectativa é de que o segmento, que fechou 2020 com um valor 24% menor devido à pandemia de Covid-19 (cerca de R$ 139,9 bilhões), encerre 2021 com um crescimento de 20% sobre este valor (R$ 166,9 bilhões); com uma previsão de recuperação completa em 2022. De fato, a retomada do food service fundamenta-se nos seguintes aspectos: declive de infecção e óbitos por Covid-19; evolução do calendário de vacinação; enfraquecimento do teletrabalho; aumento do número de pessoas circulando nas ruas; e flexibilização do funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação.

Porém, a “volta por cima” demanda cuidado e observação dos empresários do setor: o uso de tecnologias – desde a contratação de pessoal, passando pelas rotinas na frente do caixa dos estabelecimentos, até a gestão completa e eficiente do seu backoffice – deverá ser cada vez mais presente no cotidiano dos negócios daqui para frente, sendo fundamental para evitar falhas e garantir a competitividade perante a concorrência.

Procura por sistemas de gestão aumentaram na pandemia

O acesso à tecnologia com foco na gestão empresarial tem aumentado significativamente e, mesmo durante a pandemia, não foi diferente. Exemplo disso são os números da ACOM Sistemas, empresa de tecnologia que atende o setor de food service com um ERP exclusivo, o EVEREST. Só no primeiro semestre de 2021, em pleno pico da pandemia, o volume de vendas cresceu em 100%, alcançando resultados equivalentes a todo o ano de 2020.

“Gestão ineficiente do estoque; desconhecimento do seu CMV (Custo de Mercadoria Vendida), falta de padrão no preparo das refeições, desperdício de alimentos e matéria-prima; baixa produtividade; erros em operações de pagamento de títulos ou conciliações de recebíveis. Esses são problemas comuns na área. A boa notícia é que tudo pode ser resolvido com a ajuda da tecnologia, em grande parte com a implantação de processos automatizados, que aprimoram as principais frentes de um negócio food service”, explica Eduardo Ferreira, CCO da ACOM. “O objetivo é a melhora da experiência gastronômica para a empresa e o cliente. Sem dúvida, a informatização é uma grande aliada no controle de custos, redução de gastos, melhoria no aproveitamento de insumos e análise da operação”, complementa.

No parecer do especialista, a maioria dos estabelecimentos food service ainda não faz uso de tecnologia com o pretexto de “ser caro”. O resultado? Retrabalho; altas taxas de rotatividade de funcionários; baixa avaliação em sites especializados; reclamações por parte de clientes; problemas com os órgãos arrecadatórios. Com isso, menos faturamento e, por consequência, menos lucro. Uma operação “analógica” pode trazer consequências que vão desde o estancamento das atividades do negócio até o seu fechamento. Incorporar a tecnologia no dia a dia da operação do negócio já não é mais uma opção, passou a ser algo essencial para garantir a sobrevivência em um mercado tão competitivo e que prima pela qualidade, agilidade e entrega.

Contratações via tecnologia

Como dito, o uso da tecnologia deve começar já pela contratação da equipe que fará parte do negócio. Uma boa contratação garante ao empresário pessoas que farão seu negócio caminhar na direção do crescimento. Além de reduzir as chances de perder tempo e dinheiro com quem não vai permanecer na empresa.

Dentro do setor de food service, a tecnologia permite que os empregadores tenham acesso rápido a profissionais capacitados e que possuam o perfil de sua empresa, o que contribui para a retenção e engajamento desse colaborador.

“A tecnologia, hoje, permite que milhares de candidatos sejam analisados para uma vaga de acordo com diversos parâmetros de interesse do setor e que apenas as pessoas com maior relevância sejam chamadas para entrevista, otimizando o tempo de recrutamento e aumentando a assertividade das operações”, conta Alex Apter, CEO da Worc, empresa que possui uma plataforma de empregabilidade, gestão e desenvolvimento de pessoas focada somente no food service.

Desde 2018 (ano de desenvolvimento da plataforma), a Worc já impactou mais de 60 mil famílias e 500 estabelecimentos, gerando mais de R$ 4 milhões de candidatos para a comunidade”, ressalta Apter, que é Founder & CEO da plataforma. “A Worc centraliza toda a parte de recrutamento e seleção de mão de obra fixa e sob demanda, além de gestão de pessoas, contratação, otimização da folha, controle de ponto/frequência de colaboradores. Isso garante que o empregador encontre o profissional perfeito para o seu negócio”, complementa Apter.

Através da funcionalidade de “equipe na nuvem” a plataforma centraliza toda a parte de recrutamento e seleção de mão de obra fixa e sob demanda. Proporcionando aos estabelecimentos uma contratação assertiva que impacta diretamente na diminuição do turnover de funcionários e otimização da folha de pagamento.

Segundo o CEO da Worc, os empresários do setor têm optado cada vez mais por utilizar o recurso de “equipe na nuvem” da plataforma, que permite a alocação dos recursos de mão de obra nos horários de pico.

É muito importante que os empresários entendam a necessidade de se ter os melhores profissionais em suas equipes, para que, de fato, os resultados possam ser alcançados, ao passo que esses mesmos profissionais devem ter à sua disposição soluções tecnológicas que ajudem a potencializar talentos e que permitam construir um backoffice integrado, produtivo e com controles eficientes na operacionalização do negócio.

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Miami tem planos para atrair fãs de automobilismo

Miami tem planos para atrair fãs de automobilismo

Garantida como sede do GP da Fórmula 1, cidade coloca Indy e Nascar na mira. Para especialista do mercado imobiliário, esses eventos movimentam a economia local.

Após ser confirmada como sede do Grande Prêmio da Fórmula 1 para o ano que vem, Miami pensa em receber outros circuitos, sinalizando interesse em grandes eventos como Indy e Nascar.

Miami, que tem contrato com o GP da F1 para os próximos 10 anos em conjunto com o Circuito das Américas em Austin, Texas, se tornou o décimo primeiro local a receber uma corrida de F1 nos EUA desde o início do campeonato, em 1950. Segundo os organizadores do evento, o GP de Miami de 2022 acontecerá de 6 a 8 de maio.

O Hard Rock Stadium, lugar onde acontecerá o GP, é sede de diversos eventos esportivos e a proposta de trazer mais corridas para a cidade anima os bastidores, que tem como entrave o calendário. O diretor-executivo do espaço, Tom Garfinkel, indicou entusiasmo com a ideia de a pista receber outros grandes eventos, apesar do obstáculo logístico.

Para Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, empresa que atua há quase 30 anos no mercado imobiliário da Flórida, esses eventos automobilísticos aquecem a economia local e movimentam o setor de imóveis. “A região ganha mais visibilidade e atrai a atenção de investidores para compra e venda de imóveis, principalmente em bairros próximos de praias, shoppings e lugares que proporcionam inúmeros programas de entretenimento pela cidade”, comenta Ickowicz.

Ainda não houve uma conversa com o Circuito das Américas, mas, além de Tom Garfinkel, diversos setores econômicos de Miami poderiam se beneficiar com essas atrações, trazendo o maior número de fãs de corridas para a cidade.

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Economia comportamental aplicada ao dia a dia

Economia comportamental aplicada ao dia a dia

Tomada de decisões, tanto nos negócios como nas finanças pessoais, é alvo de estudo do doutor, consultor e professor José Balian

A economia comportamental estuda os efeitos dos fatores neuropsicológicos nas decisões de indivíduos e de instituições no segmento econômico. Esta linha de atuação é alvo de estudo do consultor, professor universitário e doutor em Ciências Sociais, José Balian.

Conhecida também como neuroeconomia, as dinâmicas mentais nos processos de escolhas das pessoas permitem que tenham uma percepção de erros e acertos quando o assunto é finanças, tanto pessoal como nos negócios. Para aproximar a realidade de quem quer conhecer mais sobre o tema, o professor Balian lança, pela editora Taygeta, a obra Economia para os negócios e finanças pessoais.

Um dos pontos mais examinados pelo autor é como este comportamento se aplica no dia a dia. Ou seja, como o conhecimento pode ser usado para equilibrar o caixa, viver melhor e ainda ter dinheiro para investir. Segundo Balian, grande parte das decisões relacionadas ao orçamento pessoal está ligada ao lado racional do cérebro e que, frequentemente, o ser humano considera as relações entre as coisas, ele mesmo e os outros, ou seja, o próprio contexto.

Esta parece ser a forma como o cérebro humano está programado para pensar. Será importante desmontar alguns preconceitos em relação à tomada de decisões com base em critérios puramente racionais e repensar profundamente sobre o que faz mover as pessoas que nos rodeiam. (Economia para os negócios e finanças pessoais, p. 311)

Balian dividiu a obra em quatro partes. Na primeira apresenta conceitos básicos de economia para compreender, interpretar e analisar a realidade econômica. Na segunda, dedica-se a compreender a atuação do governo e a forma com que se pode contribuir para o debate atual e importância de se posicionar.

Já na terceira, une a experiência acadêmica e de mercado com um panorama sobre macroeconomia; gestão de preços; teorias econômicas; etc. E, por último, traz tudo o que aprendeu com a vasta experiência em consultoria e ensina o leitor a organizar suas finanças pessoas com base na economia comportamental.

Ficha técnica:

Livro: Economia para negócios e finanças pessoas

Autor: José Eduardo Amato Balian

Editora: Taygeta

ISBN: 978-65-88901-02-01

Formato: 16x23 cm

Páginas: 379

Preço: R$ 80,00

Link de venda: https://bit.ly/livroprofbalian

Sobre o autor

José Eduardo Amato Balian, ou professor Balian, é escritor e consultor, doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, mestre e pós-graduado em Administração pela Universidade Paulista – UNIP. Sócio-diretor da LBS&C Consulting em que atua em diversos projetos como reestruturação empresarial, sucessão familiar, estudos de viabilidade financeira, custos e preços, fusões e aquisições, além de palestras e treinamentos in company.

Site: www.lbscconsulting.com.br

Redes Sociais:

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/jose-eduardo-amato-balian

Instagram: https://www.instagram.com/professorbalian/

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