Experiência do consumidor: Como engajar a equipe remota para garantir um alto nível de satisfação dos clientes

Experiência do consumidor: Como engajar a equipe remota para garantir um alto nível de satisfação dos clientes

Especialista traz 6 dicas para ajudar líderes em seu posicionamento com a equipe a fim de garantir uma melhor experiência do usuário

Em tempos atuais, muito se fala sobre a importância de cuidar da experiência do consumidor, e dentre tantas mudanças tecnológicas e sociais, o cliente mudou e passou a ser mais exigente com as empresas e marcas. É a partir desse cenário que Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, comenta sobre o quão relevante é cuidar das equipes para saberem lidar com os clientes, uma vez que esse desafio se intensifica com os colaboradores remotos.

Quem nunca teve uma decepção com alguma empresa, onde tal colaborador não conseguiu atender as expectativas do cliente por não saber se relacionar com um problema, pois não tinha preparo emocional adequado para lidar com a devida situação? São muitas histórias como essa, e de acordo com o relatório Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, a habilidade de solução de problemas e experiência do usuário é apontada como uma das principais habilidades.

Portanto, para fazer com que os clientes se encantem e tenham uma boa satisfação em usar produtos, serviços ou até sistemas é necessário, dentro da experiência, destacar os aspectos emocionais, afetivos e relevantes da interação entre a pessoa e o produto, como utilidade, facilidade, eficácia e performance, por exemplo.

Mas, dentro desse cenário, garantir a experiência do usuário com as equipes atuando de forma remota, é uma tendência que veio para ficar desde a chegada da pandemia. E segundo a especialista Rebeca Toyama, o COVID-19 trouxe mudanças profundas nas relações interpessoais a nível mundial, e o trabalho remoto, junto do avanço da tecnologia, levaram as empresas e empreendedores a repensarem formas de encantar seus clientes.

“A relação por meio da mídia digital se tornou muito importante, influenciando o tipo de relacionamento das empresas com seus clientes internos e externos. E diante das mudanças que foram geradas nesse contexto, perder a humanidade representa um perigo em um relacionamento digital ou uma oportunidade de se relacionar de forma diferente ao estabelecer um vínculo seguro. São inúmeros os desafios, mas entender a importância do capital humano, independentemente qual seja a solução ou resposta, tem se mostrado um bom caminho”, comenta, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Mas então, como garantir uma melhor experiência com os colaboradores de home office?

Segundo a especialista, o ser humano é projetado para se adaptar a diferentes situações e circunstâncias, foram muitas mudanças que ocorreram ao longo da história e nos diferentes projetos de vida de cada pessoa ou empresa. E durante a pandemia, as mudanças que ocorreram foram inesperadas, os líderes não estavam preparados para acolher as equipes, e já liderados, não estavam treinados para garantir a experiência do usuário.

Rebeca, ainda comenta, que as empresas têm investido bastante em tecnologia, e acabam esquecendo de quem realmente importa, as equipes que atendem os clientes. Portanto, cuidar do capital humano tem se mostrado um excelente caminho.

“E nessa circunstância, os líderes precisam criar espaços seguros e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança mesmo com a equipe de forma remota. Ser honesto e confiável é o primeiro passo, ser prestativo e se colocar à disposição para ajudar é super válido, além de respeitar o espaço e o momento de cada colaborador. Como você pode perceber, nenhuma das atitudes acima demanda qualquer investimento em tecnologia”, finaliza, Rebeca Toyama.

Para auxiliar os líderes e as empresas, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama aponta 6 principais dicas práticas sobre como garantir a experiência do usuário (UX) com equipes remotas em meio a uma pandemia:

1. Escuta ativa: Aguce a escuta, sustente silêncios e leia seus significados. Quando as questões forem de ordem pessoal, manter uma atitude de disponibilidade e não de intervenção.

2. Acalme o colaborador: Destaque a importância do controle interno para enfrentar a falta de controle externo, seja relacionado a um problema de ordem pessoal ou desafio junto a um cliente.

3. Seja autêntico: Faça revelações pessoais de situações semelhantes que você já tenha passado, isso promove empatia e aproxima líderes e liderados.

4. Ajude a resolver as necessidades básicas do momento: Algumas questões podem ser sanadas de forma simples: com uma orientação ou treinamento, troca de equipamento ou instalação de um novo software.

5. Organize uma lista de prioridades: Foco ajuda na redução de quadros de estresse e ansiedade e o líder tem um papel primordial nesse tipo de direcional junto à equipe.

6. Promova um ambiente leve: Estimular emoções positivas e oferecer um espaço onde as pessoas possam, de forma espontânea, exercer sua criatividade impactará diretamente na forma com que a equipe se relaciona com o cliente.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é fundadora da ACI que tem como missão desenvolver competências dentro e fora das organizações para um futuro sustentável. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.

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Unidades do Sesc PR realiza programação em alusão ao Outubro Rosa

Unidades do Sesc PR realiza programação em alusão ao Outubro Rosa

Live e ações presenciais voltadas à conscientização e prevenção ao Câncer de Mama e à saúde da mulher de forma geral serão realizadas ao longo do mês

A Campanha do Outubro Rosa já faz parte do calendário anual do Sesc PR, que se une ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e à promoção da saúde da mulher. Por meio do Sesc Saúde, as unidades do Sesc de todo o estado realizam uma série de atividades ao longo do mês, para promover a conscientização sobre a doença, como a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar feminino. Confira abaixo:

Live

A programação da Campanha Sesc de Prevenção ao Câncer de Mama inicia com a live “O cuidado não pode parar”, no dia 6 de outubro, às 19h, com transmissão pelo canal do Sesc PR no Youtube. A palestra on-line será realizada em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), e contará com a participação da nutricionista clínica e oncológica e Doutora em Bioquímica, Raquel Goreti Eckert Dreher, e da fundadora e idealizadora do Instituto Mulheres que Inspiram, Fernanda Marçal, com mediação da coordenadora estadual da CMEG, Claudia Colpi.

Sesc Saúde Mulher

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher – serviço itinerante que oferta gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero chega em um novo destino neste mês. A população de Guaraqueçaba será beneficiada com os atendimentos do projeto. O lançamento com a assinatura do convênio entre o Sesc PR e Prefeitura de Guaraqueçaba está marcado para o dia 14 de outubro, às 15h.

A unidade móvel permanece no município até o dia 18 de novembro e, no período, devem ser realizados 941 exames, 468 mamografias e 473 citopatológicos (preventivos), mediante agendamento prévio. O Sesc Saúde Mulher oferta mamografias a mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos) de 25 a 64 anos de idade. As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS.

Lançada em 2017, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher já atendeu a população de 32 municípios, e Guaraqueçaba será contemplada pela primeira vez. Ao total foram 7.331 mamografias, sendo que 96 exames (1,31%) obtiveram resultados com indício de câncer. Outros 6.834 exames citopatológicos também foram realizados, sendo que 43 exames (0,63%) obtiveram resultados com indício de câncer e em 1.058 (15,5%) foram identificadas patologias não cancerígenas que foram encaminhadas para tratamento pelo médico de cada município. Quanto às atividades de Educação em Saúde, foram realizadas até o momento 573 ações educativas, contemplando 15.647 pessoas.

Arrecadação de materiais de higiene

Uma campanha de arrecadação de materiais de higiene pessoal feminina também será realizada como parte das ações do Outubro Rosa. Unidades de serviço do Sesc PR receberão a doação de absorventes íntimos, shampoos, sabonetes, condicionadores, hastes flexíveis, desodorantes, hidratantes, entre outros, entre os dias 19 e 21 de outubro. Os itens arrecadados serão direcionados a instituições sociais que atendem mulheres em vulnerabilidade social e mulheres em tratamento de câncer.

Outras ações

As unidades de serviço do Sesc PR também realizaram ações da Campanha Sesc de Prevenção ao Câncer de Mama. Posto de orientação sobre saúde da mulher, câncer de mama e colo de útero, com aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia e colesterol serão realizados em algumas das unidades, assim como oficinas; palestras; rodas de conversa; aulas de dança; cortes de cabelo feitos em parceria com o Senac PR, com a doação para a confecção e perucas também fazem parte da programação. Consulte a grade completa na unidade do Sesc mais próxima.

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Dia das Crianças: sugestões de livros para todas as idades

Dia das Crianças: sugestões de livros para todas as idades

Pesquisa mostra lista de livros infantis preferidos por crianças de até 15 anos

O Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De acordo com o estudo, 82% dos leitores gostariam de ter lido mais; 34% alegaram falta de tempo e 28% disseram que não leram porque não gostam. Outra pesquisa mostra dados ainda mais alarmantes: o relatório divulgado em 2021 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que estudantes brasileiros em fase de conclusão do ensino fundamental não têm domínio satisfatório em leitura e apenas 2% dos jovens se mostraram capazes de diferenciar fatos de opiniões.

Quer mais motivos para presentear com livros no Dia das Crianças? O hábito da leitura estimula a neuroplasticidade, permitindo que as pessoas tenham capacidade mais rápida de aprendizado. Além disso, a criança que tem o hábito da leitura melhora o vocabulário, a memória, a concentração nos estudos, a escrita, a interpretação de textos e os conhecimentos gerais, se saindo melhor não apenas nas disciplinas de linguagens, mas inclusive em ciências e matemática.

Uma pesquisa realizada com 992 crianças e jovens de um a 15 anos das cidades paranaenses de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa, além das catarinenses Florianópolis e Joinville revelou a lista dos livros que as crianças mais gostam - citados por elas mesmas e divididos por idade e sexo. O levantamento foi realizado pelo Colégio Positivo, em abril de 2021, e pode servir de base para presentear neste Dia das Crianças.

Veja o ranking dos livros indicados pelas crianças:

1 a 5 anos

1º - Princesas

2º - Os Três Porquinhos

3º - Dinossauros

4º - Chapeuzinho Vermelho

5º - Turma da Mônica

6º - João e o Pé de Feijão

5 a 7 anos

1º - A Vaca Fotógrafa

2º - Telefante sem fio

3º - Princesas

4º - Menina bonita do laço de fita

5º - Turma da Mônica

6º - O Pequeno Príncipe

8 a 11 anos

1º - Harry Potter

2º - Diário de um Banana

3º - A casa na árvore

4º - O Pequeno Príncipe

5º - Homem Cão

6º - Diário de uma garota nada popular

12 a 15 anos

1º - Harry Potter

2º - Diário de um Banana

3º - O Pequeno Príncipe

4º - Divergente

5º - Percy Jackson

6º - Diário de uma garota nada popular

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo - Água Verde, o Colégio Positivo - Boa Vista e o Colégio Positivo - Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James', em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 17 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

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Os Benefícios da Vitamina C no Pós-Operatório

Os Benefícios da Vitamina C no Pós-Operatório

Sabia Que Além Dos Seus Inúmeros Benefícios, Esta Queridinha, É Uma Grande Aliada Na Sua Aplicação No Tratamento da Cicatrização no Pós-Operatório?

Nós sabemos da eficácia da vitamina C como um importante antioxidante, sendo muito indicado e usado para o rejuvenescimento da pele nos procedimentos estéticos, além dos demais benefícios. Hoje, o uso da Vitamina C já se tornou rotina nos cuidados com a pele, promovendo progressivamente a melhora na sua textura e cor.

Também chamado de ácido L-ascórbico por alguns dermatologistas, a vitamina C se faz presente nos dermocosméticos, nos protetores solares faciais, nos hidratantes e cremes manipulados e em outros produtos da área estética.

Em uma situação de Pós-Operatório, além dos medicamentos, recomenda-se uma dieta rica em vitamina C, dependendo da prescrição médica, para cada tipo de intervenção cirúrgica. Além de comidas leves, alimentos ricos em proteínas que geralmente são indicados, a vitamina C ajuda a dar resistência ao sistema imunológico, protegendo o organismo das doenças, principalmente em períodos mais delicados, como é o caso do pós-operatório.

Segundo a Dra. Priscila Afonso, fisioterapeuta dermatofuncional, diretora da Clínica Priscilla Afonso, onde atua com Estética facial e corporal há mais de 18 anos - A vitamina C ajuda com os radicais livres, evitando manchas e rugas. Ela é utilizada tanto no tratamento interno quanto externo, tendo assim seu efeito muito mais potencializado.

Alem disso, já existem estudos que mostram que ela ajuda na cicatrização dos tecidos, e entre eles podemos destacar o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) do Porto (Portugal) e da Universidade de Leicester (Reino Unido), comprovando o poder da Vitamina C na regeneração da pele.

“Como eu trabalho muito com o pós-operatório, afirmo que a vitamina C é de fato um excelente cicatrizante da pele, por isso eu sempre indico para os meus pacientes de pós operatório ou pós-procedimento, ou ainda quando algum paciente vai fazer determinado procedimento que pode manchar a pele, que faça uso deste maravilhoso antioxidante e despigmentante., completa a Dra. Priscila Afonso que assina uma linha de dermocosméticos que incluem tanto a vitamina C de uso interno quanto de uso externo, pelo laboratório MedFormulá, by Priscilla Afonso.

A vitamina C, agindo diretamente na região cutânea, pode ainda proteger a pele das agressões externas, seja pela radiação solar, pela poluição e demais agentes que podem levar ao envelhecimento precoce.

Dra Priscila também explica que o nosso corpo utiliza a Vitamina C para repor o tecido lesionado, trocando-o pelo cicatricial, curando com maior rapidez e facilidade as feridas e lesões, sendo ela a principal responsável pela cicatrização da pele.

Quando uma pessoa tem deficiência de vitamina C, a cicatrização de uma ferida cirúrgica, por exemplo, é mais lenta, mais difícil.

Como o nosso corpo não produz a vitamina C naturalmente, precisamos da suplementação através da alimentação e de produtos formulados com esse fim.

Segue abaixo alguns benefícios da Vitamina C:

• A produção de colágeno é estimulada

• Aumento da imunidade

• Atrasa os efeitos do envelhecimento

• Combate os radicais livres

• Deixa a pele mais firme

• Melhora cicatrizes de acne

É aconselhado o uso de vitamina C a partir dos 20 anos de idade, aumentando o consumo aos 30 devido ao processo de perda de colágeno e elastina.

Fazendo o uso diário de vitamina C o nível de imunidade das células aumentará, combatendo assim a ação dos radicais livres. Dra. Priscilla também diz que esta vitamina, associada ao protetor solar, potencializa a ação protetora do mesmo , sendo interessante fazer o seu uso pela manhã, junto à sua rotina Skin Care, pois também é um excelente hidratante.

Para qualquer tratamento de pele, pós-operatório ou não, consulte sempre um dermatologista para o devido tratamento – finaliza a Dra. Priscila Afonso

Dra. Priscilla Afonso é Fisioterapeuta, com especialização em fisioterapia cardiovascular e pneumofuncional, manipulativa, e fisioterapia dermatofuncional, onde atua há mais de 18 anos.

Criadora do Método de Massagens Detox que leva seu nome, Priscilla Afonso, ministra aulas teóricas e práticas para cursos de formação técnica em cosmetologia e estética, cursos livres de diversos temas dentro da eletroterapia estética e é docente no Curso de graduação em fisioterapia nas áreas de fisioterapia dematofuncional, tecnologia em estética, cosmética e harmonização orofacial.

A Dra. Priscilla também assina uma linha de dermocosméticos “by Priscilla Afonso” do Laboratório MedFórmula, desenvolvida para um skin care perfeito!

Instagram: @drapriscillaafonso

Site: https://www.medformula.com.br/priscila

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Herdei a empresa da família, e agora?

Herdei a empresa da família, e agora?

De acordo com dados do Sebrae e o IBGE, as empresas familiares representam mais de 90% das cerca de 20 milhões ativas no Brasil. Quando passadas de geração em geração, muitas vezes enfrentam desafios de gestão, sucessão e relacionamento.

O herdeiro que vai encarar o processo de sucessão precisa reunir uma série de quesitos para dar longevidade à empresa. O consultor sênior da GoNext Governança & Sucessão com experiência de mais de 30 anos em consultoria empresarial, Gilson Faust, aponta as dez principais características que o herdeiro deve ter para conquistar o sucesso nos negócios da família:

1 - Competência técnica: ter as atribuições de gerenciamento e a macro visão da gestão do negócio.

2 - Inteligência emocional: manter o distanciamento emocional das tomadas de decisão da empresa.

3 - Liderança: saber conduzir equipes e liderar pessoas com o propósito de resultados.

4 - Gestão de pessoas e de conflitos: gerir pessoas e eventuais conflitos com foco nos resultados da empresa sem desrespeitar as necessidades dos colaboradores.

5 - Comprometimento: estar alinhado com a missão e visão da organização.

6 - Criatividade: ter atitude visionária diante do mercado.

7 - Saber correr riscos calculados: saber o momento de ousar diante das exigências do público e mercado.

8 - Espírito empreendedor: conseguir empreender novas formas de ações diante de crises ou no lançamento de novos produtos e serviços fará a diferença.

9 - Foco: alcançar metas e objetivos conforme planejamentos resultará numa boa gestão.

10 - Comunicação eficiente: essa é uma das bases para ser um bom gestor. Saber ouvir também é característica de um executivo de sucesso.

Gestão mista e planejamento

Além dos herdeiros como sucessores das organizações, uma prática comum é a gestão mista, que envolve herdeiros da família e profissionais do mercado. “É muito comum e acontece quando os herdeiros ainda não estão com as competências técnicas e emocionais desenvolvidas para assumir os negócios. A gestão mista leva o sucessor para a convivência com executivos de mercado que possam compartilhar conhecimento e treiná-los para assumirem os negócios”, esclarece Faust.

Outro ponto que o consultor cita é a importância de iniciar o processo sucessório com bastante antecedência. “Percebemos na prática que os projetos vitoriosos são aqueles muito bem planejados com início, meio e fim. É um trabalho que se constrói devagar, que precisa ser maturado, em conjunto entre sucessor, sucedido e todo o ambiente empresarial, para que no final, a transição de legado e poder ocorra de forma eficaz”, reforça Faust.

Saiba mais

Se você é herdeiro da empresa da família e quer orientações profissionais de como proceder, a GoNext acaba de lançar o terceiro episódio do podcast GoNext Talk. A consultoria, especializada em empresas familiares, traz um bate-papo sobre o assunto com o especialista Gilson Faust. Para ouvir o episódio acesse: https://anchor.fm/gonext/episodes/Episdio-03-Herdei-a-empresa-da-famlia--e-agora--Como-identificar-a-solucionar-problemas-de-gesto-e17pgg8

O podcast GoNext Talk aborda o universo da Governança Corporativa e está disponível quinzenalmente no site da GoNext e também nas plataformas: Anchor, Spotify, RadioPublic, Breaker, Google Podcast e Pocket Casts.

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em mais de 180 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. Em 2021, a consultoria estreou no mercado de franquias, dentro dos planos de expansão da marca. www.gonext.com.br

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